Ares de revanche

O Fluminense começa a travar nesta quinta uma batalha com o Goiás, para chegar ao funil da Copa do Brasil.

O confronto, válido pela quarta fase da competição, classifica seu vencedor às oitavas de final.

Aos cinco classificados, juntam-se Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético-MG, Botafogo, Atlético-PR, Grêmio e Chapecoense, clubes brasileiros que disputam a Libertadores deste ano.

Além deles, entram diretamente também nas oitavas os campeões da Copa Verde (Paysandu), Copa do Nordeste (Santa Cruz) e do Brasileirão da Série B (Atlético-GO).

Equipe média, o Goiás não ocupa atualmente a elite do futebol brasileiro. Rebaixado em 2015, o Esmeraldino esteve longe de garantir o acesso no ano passado (terminou em 13º).

Contudo, já conquistou um vice-campeonato da Copa do Brasil, em 1990, logo em sua segunda edição.

Outro resultado expressivo do clube se deu em 2010, quando avançou até a decisão da Copa Sul-Americana.

Coincidentemente, foram nestas duas competições os últimos confrontos eliminatórios entre Fluminense e Goiás.

Pela competição nacional, em 2013, fase de oitavas, o Tricolor venceu no Rio por 1 a 0, mas perdeu por 2 a 0 no Serra Dourada.

No ano seguinte, ainda na primeira fase da Sul-Americana, vitória por 2 a 1 no Maracanã (sofreu um gol aos 48 do segundo tempo) e derrota por diferença mínima em Goiás.

O Flu levou a melhor só em 2009, quando dois empates (2 a 2, fora, e 1 a 1, em casa) classificaram o time às quartas de final da Copa do Brasil.

Apesar de ter mais vitórias que o adversário no confronto direto (20 a 14, em 46 duelos), o Fluminense amargou em tempos recentes duas desclassificações difíceis de serem engolidas para o Goiás, que tem o periquito-verde como mascote.

A ave, constata-se, anda dando voos mais rasantes nos últimos anos, mas nem por isso deixou de catar coquinhos, um de seus alimentos prediletos, lá pelas bandas das Laranjeiras.

Com objetivos mais ambiciosos em 2017, o Fluminense não pode cair na esparrela de olhar o Goiás de cima para baixo, como uma equipe de Segunda Divisão, se quiser mesmo se emparelhar com os outros 15 finalistas da Copa, cuja mudança de regulamento conferiu mais charme ao torneio, ainda mais difícil a partir deste ano.

Goiás x Fluminense será quinta, véspera do feriado, às 21h30, no Serra Dourada.

Vale muito a sua torcida!

***

Bota 3 x 1 Flu

Há uma semana, este Blog do Flu – Terno e Gravatinha escreveu:

“Para o Clássico Vovô do próximo fim de semana, Abel deve escalar reservas de novo.

“Além de fazer um jogo em Goiás quatro dias depois, o treinador não quer correr o risco de ter jogador suspenso na hora de a onça beber água.

“O empate talvez seja o resultado mais honroso ao Flu, que sairia à francesa do “torneio amistoso” e poderia se dedicar exclusivamente aos confrontos da quarta fase da Copa do Brasil, nos dois meios de semana subsequentes ao duelo pela Sul-Americana.”

O Flu saiu. Nem tão à francesa. Mas saiu.

O gol de Richarlison no fim deu ao menos um sopro de dignidade à derrota por 3 a 1.

***

Não será sempre que Abel escalará um time de reservas e o Flu terá sucesso.

Mas ao deixar de marcar pênalti claro em Marco Júnior e, dois minutos depois, confirmar gol de Dudu Cearense com cinco jogadores em impedimento (um recorde!), o árbitro Alexandre Vargas de Jesus interferiu diretamente no andamento e no resultado do jogo.

Não que o Flu merecesse melhor sorte. Jogou mal.

Fosse em sua área defensiva quanto na ofensiva, não ganhava uma pelo alto.

Sem lateral direito de origem, Abel improvisou Luiz Fernando na posição.

Na zaga, o inexperiente Frazan claudicou.

Estreando como titular, falhou em dois gols e se mostrou o tempo todo inseguro.

Outros como Marquinho e Osvaldo reiteradas vezes não se criam.

Abel vai fazendo a triagem e vendo com quem efetivamente contará no Brasileiro.

Sabidamente, tem um bom time.

Mas não, necessariamente, ainda um bom elenco.

E ele sabe disso. 

*** 
O lance do gol irregular de Dudu Cearense, em que cinco jogadores estavam em posição de impedimento, chama a atenção pela bizarrice, mas a realidade é que o Flu vinha jogando um Estadual como há muito não acontecia: sem problemas com a arbitragem, nem com a Federação.
 
O fato de um erro crasso ter acontecido justamente neste momento talvez até o “beneficie” na semifinal, contra o Vasco, já que o árbitro escalado entrará emocionalmente pressionado para não errar (sobretudo de maneira tão contundente) outra vez contra o Flu.
 
E com uma arbitragem isenta, sem interferência do trio, sou mais Flu!
_____________________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/

141 thoughts on “Ares de revanche

  1. Caro JG, mais uma análise sensata.
    É claro que o time reserva não ia ter sucesso sempre, mas obviamente hoje jogou bem abaixo das outras apresentações.
    Quanto ao Marquinho, acho que o tempo dele já foi, mas pode até ser que numa jogada repentina ele ainda consiga alguma coisa. Mas o Osvaldo é um caso raro, é impressionante como ele não produz nada quando entra, não abre opções de jogada, fica ciscando pra lá e pra cá….não entendo realmente como o Abel tem coragem de escalá-lo.
    E também acho que na quinta o time tem que entrar super focado, pois o Goias nestes mata-mata sempre dá trabalho, apesar de estar com um time bem fraco (ainda perdeu o Walter estes dias…).
    Que venha mais uma vitória!
    ST

    1. Isso aí, Andrei! Walter se transferiu para o rival, o Atlético-GO, depois de se envolver em confusão no Goiás (deu uma cotovelada no goleiro Walter, companheiro de time). Uma ótima semana a você.

  2. STT.
    O Fluminense jogou mal e a arbitragem jogou muito bem. O Flu tem jogadores melhores que Frazan, Marquinhos, Oswaldo e Marcos Júnior no elenco. Se são escalados, a culpa é do técnico. Alias, ele já tem tempo suficiente para conhecer o grupo, a torcida sabe que estes jogadores não são úteis ao time, que para o técnico seria obrigação saber, é pago para isso! Ou ele não tem discernimento tático para as alternativas. Para não falarem que digo bobagens, dou um exemplo: O Marcos Felipe é o melhor de todos os outros goleiros, mas nunca é escalado.
    Saudações Tricolores.

  3. Quero aqui pegar um gancho do comentário do Amaury à qual transcrevo abaixo:

    “Sobre o jogo : foi ótimo para não imaginarmos que Xerém é um saco sem fundo do qual tiramos pepitas de ouro a cada momento.”
    “Há pérolas, há promessas e há jogadores que sabidamente não irão longe.”

    “Além disto, o jogo serviu para constatarmos que precisamos urgentemente de
    um ótimo goleiro – pode ser um sul-americano – um zagueiro e um ótimo
    meia de criação. Sendo os três cascudos, com credenciais para titulares
    da posição.”

    Acrescento ainda que Xerém não pode ser considerada a tábua de salvação do Fluminense que vira e mexe, estamos vendo sucessivamente os zagueiros por lá formados nos últimos tempos falharem talvez por algum problema no quesito famoso de como ser um defensor em sua essência de ser. Talvez a filosofia do que é praticado pelos de times italianos poderia vir a ser trabalhado lá em Xerém por que não?

    Tomara que ao chegar a hora de se fazer as contratações, que a direção busque no futebol sulamericano jogadores que venha sim para dar mais consistência a esse Fluminense que anda tomando gols que não deveria estar tomando em demasia e que possa também aumentar o poder de criação das jogadas.

    É isso também Amaury.

    ST.

  4. Ufa! Enfim o Fluzão alterantivo/misto etc etc., perdeu. Alô galera o pirão está na mesa! Aproveitem bem. Sabemos que estão arrolhados a muito tempo. Que tirem o atraso. Vou assistir ficar assistindo. Vai sobrar para o Abel, molecada, Marquinho, Osvaldo etc etc., eita que vai ser pintos no lixo rsrsrsrsr

    1. Fora Urubu. Tá querendo que o Abel saia para ver se o menguinho contrata um técnico de verdade.
      O Abel vai conquistar muitos títulos ainda no Fluzão. A Taça Guanabara foi apenas um aperitivo.

  5. Sinceramente, credito a derrota de hoje ao que o Abel praticou ao escalar esse time.

    Como o Clube passando por enormes problemas financeiros, pode abrir mão de disputar a final ao perder assim para o time alternativo do foguim?

    Vejam bem, houve erros da arbitragem lógico que sim, mas não foram determinantes, pois o foguim tirou o pé do acelerador que poderia ter ampliado o placar com o atacante deles se sobressaindo em cima da zaga do Fluminense.

    O Douglas entrou desligado e perdeu a bola na defesa do foguim que deu o contra-ataque para sair o 3º gol deles.

    Aliás, o setor de defesa do Fluminense carece sim de ser reforçado para o brasileiro e isso o Abel sabe muito bem assim como a diretoria.

    Após a derrota, sempre há já o discurso pronto de que o “time tem que aprender a lição”…..

    Mais uma vez vemos o time não ser efetivo na criação e hoje essa insistência do Abel com o Marquinho com a entrada do M. Jr mais a cereja do bolo com o Osvaldo no segundo tempo, foi o cúmulo do absurdo.

    Só voltando a essa questão do Fluminense ter aberto mão de disputar a final da Taça Rio e reforçar seus cofres, prejudica ainda mais o que toda a torcida sabe que é a direção procurar qualificar o time e evitar o Fluminense fracasse na busca de títulos.

  6. Estava na cara que este segundo turno teria que ficar em mãos dos dois alvinegros.

    Premio de consolação aos aliados do presidente da Ferj.

    A arbitragem de hoje foi vergonhosa.
    É a primeira vez que vejo um árbitro assumir um erro fatal ao final do jogo, como fez quando desculpou-se com o Abel.
    Uma verdadeira vergonha.

    Sobre o jogo : foi ótimo para não imaginarmos que Xerém é um saco sem fundo do qual tiramos pepitas de ouro a cada momento.
    Há pérolas, há promessas e há jogadores que sabidamente não irão longe.

    Além disto, o jogo serviu para constatarmos que precisamos urgentemente de um ótimo goleiro – pode ser um sul-americano – um zagueiro e um ótimo meia de criação. Sendo os três cascudos, com credenciais para titulares da posição.

    Insistir com Marquim, Gasparzinho, Osvaldo e semelhantes é perda de tempo.
    Insistir em dar a braçadeira de capitão ao Marquim é depreciar aquela importante função.

  7. Muito bom o Flu ter se livrado da final da Taça Rio.
    Calazans jogou muito bem e Júlio César também foi bem.
    Orejuela e Douglas jogaram para cumprir tabela.
    De negativo o zagueiro Frazan, que falhou em dois gols e de torcedores que estão se rasgando por um jogo sem importância e de um time de reservas. Coisa de Doido.

  8. Em homenagem ao paladino Oni e aos demais que reclamam que nas derrotas a caixa de mensagens entope, vou fazer somente este comentario sobre o time.
    Independente da lambança da arbitragem, o time nem de longe lembrou as demais apresentações ( estou falando dos reservas).
    Marco jr mais uma vez aprontou. Que foi aquilo?
    A zaga ainda é um drama……como se colocam mal.
    Mas a cereja do bolo foi a entrada do Osvaldo. Este jogador tinha que pagar para entrar em campo…..mas é muito fraco o gajo…..meo Deus…..

    Agora é focar o jogo de quinta para não ter surpresa…..

    ST

    1. Caro Andrei, estamos batendo nessa tecla e apontado que o elenco está na conta do chá e lógico alguns jogadores não vão corresponder.

      Faz parte e é um direito dos que militam aqui criticar e elogiar quando for necessário e disso ninguém tem o direito de abrir mão.

      ST.

      1. Caro Washington, sem dúvida nenhuma crítica e elogios fazem parte e todos tem o direito de se manifestar.
        Mas como vc já deve ter percebido tem gente que fica incomodada aqui com alguns comentários.
        Como vc bem disse, está mesmo na conta do chá, não podemos ficar na ilusão de que xerém é uma maquina de produzir garotos talentosos. Tem garoto ali que não joga esta bola toda, infelizmente. Sendo assim, e como o próprio Abel já falou, é preciso pensar em alguns reforços sim. Combinando isso com os garotos que realmente tem futuro podemos ter um time mais equilibrado.
        Agora é focar na vitória contra o Goiás!!
        ST

    2. Andrei, não sou paladino, mas agradeço a lembrança! Cara, aproveita que é boca livre e manda ver nos teclados. rsrsr

  9. Esse goleiro não é só “mole”, junto com a “zaga” é ponto fraco do time, precisamos de um “Arqueiro” de verdade, senão, seremos presa fácil.

  10. Este jogo (que não valia nada), só serviu para mostrar que júlio césar tem que ser o titular, está cada vez melhor.
    E que os zagueiros reservas não são confiáveis.
    E que infelizmente neste excelente blog ainda tem muito torcedor sem discernimento algum, torcedor politiqueiro e torcedor muito mala.

      1. Amaury,
        Acho que a grande falha foi do limitado e inexperiente garoto Frazan.
        Um zagueiro melhor não deixaria o atacante botafoguense cabecear.
        Eu e provavelmente o Júlio César achamos que o zagueiro fosse cortar o cruzamento.
        O Júlio César fez três grandes defesas e deu pena ver ele no gol com uma zaga frágil.

      2. E no tolas.erceiro, meu caro Amaury, ele ficou com medo, fechou os olhos e virou o rosto pro lado pra bola não pegar nele.
        Esse rapaz é uma temeridade e o Cava já está sem reflexo, parece o Rubinho Barrichelo chega sempre atrasado nas bolas.

  11. Caros,

    De fato, é mesmo duro ver Marquinho como cérebro do Time, Marco Junio como solução e Oswaldo como opção: o time fica acéfalo; sem encontrar saídas e sem opções. Vamos precisar de alguns reforços, bons reforços, à frente.

    Mas agora está chegando a hora da onça beber água. Desta moçada mostrar o seu valor, fritando o bacalhau e depenando o urubu ou dando um banho de água fria no foguinho.

    SDs Tricolores

  12. Mais um:
    Não é possível que este time continue tomando gols de bolas paradas deste jeito.
    Todo jogo é a mesma coisa, seja com os reservas ou titulares.
    Abel anda reclamando da estatura do time, mas penso que isto é falta de posicionamento e treinamento.
    Independente da derrota, quinta´feira com compromisso firmado no Serra Dourada.
    O Tocantins é TRICOLOR.

  13. PAPELÃO!
    Abel cometeu a sua primeira GRANDE CAGADA como técnico. Errou do começo ao fim!
    Ele NÃO TEM O DIREITO de nos submeter a uma derrota como a de hoje. DESRESPEITOU a torcida, que NÃO ACEITA perder clássico, ainda mais para esse time chinfrim do Bostafogo.
    Abel DESFIGUROU o time, ao escalar o que havia de pior.
    Primeiro, Marco Junior é uma bosta de jogador. O gol que ele perdeu é pra demissão por justa causa. Esse cara é um enganador faz tempo. Jogador veloz porra nenhuma! Não passa de um apostador de corrida que se enrola com a bola e perde todas as jogadas. Não sabe driblar, não sabe chutar, não sabe passar e muito menos cabecear, porque tem estatura de anão!ém na marcação.
    FORA MARCO JUNIOR!
    NO INTERVALO, o ABELANTA tinha de trocar o tal do Frazan — muito ruim — pelo Henrique; o Douglas em pelo Wendel e o Marco Junior pelo Richarlison, pois o Lucas estava jogando muito bem, tanto na direita, quanto na esquerda.
    Mas o que a toupeira fez? Colocou o energúmeno do Oswaldo, que ainda não foi embora do clube, porque ninguém quis pegar essa droga!
    Tou muito puto da vida com o que aconteceu hoje!
    ABEL TOU DE OLHO EM VOCÊ! NÃO COMEÇA NÃO HEIN!

  14. Caros,

    Sem stress…Sobre o escandaloso impedimento quintúplo no gol irregular do Botafogo, o segundo, hoje contra o Fluminense (mais um que acontece numa semifinal de um Carioca) me restou só uma dúvida: tivesse sido marcado contra o Flamengo haveria alguma informação de fora para anulá-lo corretamente?

    E la nave va…

    SDs Tricolores

  15. Apesar de ser proibido comentar quando o time perde, lá vai:
    1. Para torcedor não existe este negócio de que clássico não vale nada (nada contra o time reserva).
    2. Quando comentei com meu filho que neste Carioca não tínhamos sido garfados pela arbitragem, o juiz ignora um pênalti claro no Marco Júnior e o bandeira valida um gol escandaloso do Botafogo.
    3. Fim do 1º tempo e ainda penso em virada, começa o 2º e o Abel me entra com o Oswaldo, Ptz.
    4. Abel, desta vez pisou feio no tomate, jogo em 3 x 0 pra eles e ele coloca o Da lua, minutos depois o Sornoza, pra que correr o risco dos caras se machucarem, tinha de ter feito isto no intervalo e quando estava 2 x 0.
    5. Esta é para o João Garcez e demais defensores do Júlio Cesar: Quando foi a última vez que o Cavallieri tomou três gols em uma partida?

    FUIIIIIIIIIIIIIIII.

    1. Prezado amigo, Cavalieri era o goleiro tricolor na derrota para o Santos por 4 a 2 em 22 de junho do ano passado, em Cariacica (ES). Na ocasião, a atuação do camisa 12 foi, por sinal, bastante contestada. ST!

  16. Time de merda…
    Cuja torcida gosta de passar a mão na “cabeça” dos meninos….
    Só pode dar nisso.
    Um bando de merda que não vão chegar a lugar algum.
    Poupar um monte de marmanjo milionário…
    Coitadinhos, não aguentam correr.
    Saí agora do sócio-futebol.
    FUI !!!!!!!

    1. Tem que ser muito sem noção, para sacanear o clube por uma derrota do time reserva em um jogo que não vale nada.
      Esta gestão dá orgulho de ser sócio torcedor.

      1. Dá seu dinheiro fácil de ganhar (só pode ser) para distribuirem para o gum, frangalieri, , marquinhos e outras merdas do elenco.

        Meu dinheiro suado eles não vão levar nunca!

        Não estou aqui para sustentar analfabetos funcionais!

  17. Pqp queria entender cabeça de treinador, o cara entra com os reservas.
    medo de contusão sei lá, ai o time tomando uma piroc@d@ de 3×0 ele coloca Rick e Sornoza.
    e se perde um desses por contusão?
    Cadê a coerência?

  18. Esse Sassá não joga p… nenhuma, e só parar na frente do “cara”.
    Cadê você Abel, quando o time precisa de colocação, um marca o “cara” e outro na sobra simples assim.
    Vergonha!!!!
    Joguei de “cabeça de área”, esse Jeferson não desaprendeu jogar, houve alguma coisa interna!

  19. Parabéns Abel

    O time precisando de gols e você escolhe o “artilheiro” Osvaldo. Além de jogarmos contra arbitragem caseira, contamos com a sua excelente visão de jogo. Osvaldo vai resolver os gols que precisamos.

    ST

  20. Esse goleiro do Fluzão é mole demais, ainda tem torcedor pedindo ele como titular.
    Nesse primeiro tempo o Fluzão perdeu todas as divididas, rebotes, bolas áreas, enfim deve entrar em campo no segundo tempo.

  21. O bayer vai pegar o real madri pela liga dos campeoes semana que vem, esta com 10 pontos a frente do leipzig , time pequeno segundo colocado, mesmo assim em respeito a sua torcida pos em campo o melhor que tinha contra o borussia, nada de time reserva, nada de poupar, nada de medo contusao, e o car*lho, enquanto isto aqui no brasil………..
    O jogo de hoje contra o botinha nao vale nada exceto a grana do titulo, parece que ambos irao com o time reserva, em sa conciencia qual trouxa que vai ao jogo de hoje ?
    O certo seria ingresso a 10 reais ou jogo de portoes abertos , regulamento de merda para encher o campeonato de classicos e engordar a grade de programaçao da tv globobo.
    Eu nao me iludo mais !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *