Boas-festas, leitor!

Chegada de Odair Hellmann, acerto com a Umbro, pagamento dos atrasados, sorteio da Copa Sul-Americana, abate de R$ 30 milhões em débitos e parcelas do Profut, esperança de recuperar CND, tentativa de ficar com Caio Henrique e Allan (este, mais provável)…

Os assuntos tricolores neste fim de ano podem ser recebidos como bons, dependendo da maneira como se deseja enxergá-los. A diretoria parece aos poucos começar a arrumar a casa – vem ao menos se mostrando bem-intencionada nesse sentido –, passada a apreensão da incerteza sobre a permanência na Série A.

O Blog do Flu – Terno e Gravatinha se despede de 2019 torcendo por mudanças substanciais no Fluminense. O clube não vem conseguindo, é verdade, fazê-las em tempos recentes, por incapacidade administrativa de gestões temerárias ou pelas constantes penhoras sofridas, em face de sua dívida astronômica, superior a meio bilhão de reais.

Seja em seu aparelhamento, seja na formação de um time competitivo, seja no avanço do marketing do clube, seja em ações que aproximem o torcedor do clube, seja na regularização das dívidas com seus profissionais e credores, o Fluminense precisa crescer, evoluir. Um passo importante é a transparência. E a prestação de contas a cada trimestre vem se mostrando um acerto da atual direção.

Deseja-se o melhor para o Flu, o que é bastante para que se torça por uma boa gestão, que passa também pelo fim da exposição gratuita de eventuais divergências entre seus mandatários. O Fluminense, que já não goza da simpatia da grande imprensa, tem muito a ganhar, ao se resguardar.

E você, querido leitor, tem muito a ganhar ao abraçar seu pai, mãe, filho, sobrinho, avó ou qualquer outro ente ou amigo por quem nutra amor e admiração.

Eu, Joao Marcelo Garcez, daqui, envio-lhes meus votos de boas-festas neste finzinho de 2019, com agradecimentos sinceros por mais esta temporada juntos – a 13ª desde a inauguração do blog, em 2007, ainda no portal da Globo.

Seja feliz, ame, viva e respire fundo: o Fluminense vai entrar em campo em 2020.

A interpretação é toda sua.

Feliz Ano-Novo!

_________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

263 thoughts on “Boas-festas, leitor!

  1. Perdas irreparáveis: Caio e Allan!
    Quem quer ficar num clube que atrasa salários?
    Uma pena. Tínhamos de manter, no mínimo, um dos dois.
    Motel Fluminense: venha, ilustre desconhecido ou desacreditado, tenha uma noite de amor nas Laranjeiras e depois vá trepar com o primeiro que aparecer por aí.

    1. Tudo pela incompetência de quem fez os contratos, onde o Fluminense serviu de vitrine para jogadores desconhecidos ou em baixa, que tiveram boa performance e que saem do Clube sem nenhum retorno financeiro.
      Assim foi com Everaldo, que para mim não faz falta, mas que o Clube poderia ter levado algum em sua transferência.

      1. Incompetência? Tem certeza?
        Você conheceu os termos do negócio?
        E o caso do Richard? Veio 0800 e o Flu vendeu ao Corinthians.
        E o caso do Ibanez?
        Ah, vai falar do Robinho e 7 milhões de reais? e daí?
        Ah, tbm, tem que falar do Richarlyson, etc., etc.
        Isso é futebol!
        Corinthians comprou Ramiro do Grêmio por uma fortuna, e daí? O cara nem no banco vai; São Paulo comprou Jean do Bahia, por uma fortuna, e daí? Além de não jogar, vai ser desligado; Palmeiras comprou um monte de gente, dentre esses o Zé Rafael do Bahia, gastou uma fortuna, agora, tá oferecendo 0800 ao Bahia, q não quis. O Flamengo comprou Bruno Henrique do Santos, por 23 milhões, tem proposta de 90 milhões..
        E daí? O Santos vai acabar? Isso é Futebol!

  2. A ‘torcedenha’ do Flu (pelo menos aqui no Blog) está puro ….. deprê.
    É impressionante, como quase todos reclamam de qualquer passo que seja dado pela diretoria.
    E reclamam também se a diretoria não tiver dado nenhum passo.
    Impressionante !!!!

    Isto não é ‘torcer’, na acepção da palavra. Querem ‘ ter a certeza do sucesso ‘, o que não significa torcer.
    Sim, porque a certeza nunca virá. Nunca existirá, até que conhecidos os resultados na vida real.

    Assim sendo, resta-lhes (aos torcedores) criticar tudo o que é feito no sentido de montar um time, porque tudo lhes traz a ….. incerteza. Tudo é errado. Nada lhes garante a supremacia sobre os outros.

    Aquele que quiser – de fato – considerar-se um torcedor, deverá entender as coisas tal como são feitas pelos dirigentes e chegar aos estádios para assistir aos jogos como torcedores, na acepção da palavra, i.e., que irão ‘torcer’ para que tudo dê certo para seu time, mesmo que em teórica inferioridade (se o caso) e apesar das diferenças existentes.
    Isto, sim, é torcer.

  3. Mais um dia se foi e nenhum mísero jogador contratado. O nosso planejamento sempre é o pior de todos no Brasil. Depois vai sobrar só baranga e ainda vão montar um elenco todo desequilibrado.
    Tá fod@!!!

      1. Flu enfrentou a concorrência do Internacional e do Atlético Mineiro, na renovação do Gilberto, Claudio.
        E, convenhamos, ele está longe de ser um mau lateral.
        Particularmente, gosto do futebol dele !

          1. Eu vi o próprio Gilberto jogando em 2018 e 2019, Claudio.
            E, excetuando-se aquele período pós-contusão, achei que ele foi bem.
            Como já disse, é bom jogador, na minha opinião.

  4. Matéria Netflu.
    “Produção ofensiva do Flu em 2019 foi a terceira pior do século”.
    Galera, a coisa tava feia, como diria o simpático Abel…com pli ca do.
    2020, com muita bola na rede dos adversários!

    1. 46 gols sofridos pela peneira defensiva ‘organizada’ pelos técnicos, Mágico de Oz e Dedo Médio.
      Salvamo-nos graças ao Marcão, que organizou o sistema de defesa e passamos a ganhar por
      1×0.
      Sim, porque não tinhamos time para fazer nada melhor do que o Marcão obteve.
      E, francamente, não sei se 2020 será melhor.
      Pela movimentação no mercado, …… sei não, caro amigo !

      1. Vamos formar mais um timinho, vamos ganhar tuuuudooo, Amaury.
        Ah, e o time milionário dos mulambos, vão ficar no cheirinho. A ver!

  5. STT.

    Para ficar com o Allan (de empréstimo) temos que dar o melhor que temos? Devolve logo e coloca para jogar os que eles querem. Falta inteligência futebolística nos nossos dirigentes, que sobra lá no Liverpool. Ganham de graça o que de melhor que temos, depois ganham uma pequena fortuna com uma futura venda.

    Saudações Tricolores.

      1. Principalmente o primeiro Pedro. Tem uma música do Engenheiros Do Hawaii que lembra muito a sua administração na saída da UNIMED, quando de fato assumiu o futebol do Clube.

        Abraços.

  6. Havan confirma patrocínio ao Vasco. É um patrocínio importante, de uma grande empresa, o que dará maiores possibilidades aos cruzmaltinos. Vamos agir, Fluminense!

  7. Gostaria de enviar a todos os meus sinceros votos de um Feliz Natal e um excelente ano de 2020. Que Deus possa nos abençoar nesse fim de ano e durante todo o ano que irá se iniciar, com muita saúde, paz e felicidades.

    Se o João me permite, queria falar apenas mais uma coisa sobre o assunto futebol. Pelo Twitter, o André Rizek disse q é (foi) vergonhosa a diferença de tratamento dada ao vice mundial do Vasco em 98 e à esse agora do framengo. Eu vou além…quando o Flu perdeu a libertadores pra LDU, foram várias manchetes como: ‘o sonho acabou’ (pejorativamente), ‘Flu fracassa nos pênaltis’, etc…
    Dessa vez, teve um jornal q colocou ‘orgulho do Brasil’, além do fantasioso ‘fla jogou de igual para igual’.
    Não há mais ‘eixo Rio – São Paulo’… há um protecionismo , uma coisa nojenta em relação à flamengo, palmeiras e corinthians. Ou os outros grandes se unem e se fortalecem na imprensa, ou isso só tende a piorar.

    p.s.: em que pese a falta de empregos, Orinho foi ‘demitido’ do cargo. É gente boa, mas uma grande mala sem alça…e, ao que parece criou confusão com os amiguinhos da dupla dinâmica (principalmente). Levou cartão vermelho…pelo menos por enquanto.
    Vamos nós…Firme no propósito. 😄😄
    https://uploads.disquscdn.com/images/71cd387db095f8ac2c4ea9e2e3100d1eefa671b998d8f78d1152e81954d79e4b.jpg

    1. Flamengo fez algumas ótimas partidas, não dá para não reconhecer, mas esteve acompanhado pela sorte em todo o ano de 2019, incluindo esse último jogo contra o Liverpool.
      Era para ter tomado uns 4×0 e só levou um golzinho.

      1. Não era nem pra ter ido ao mundial… tem que agradecer ao idiota do Lucas Pratto. Jogou mal o primeiro tempo contra o Al Hilal… e, como disse o próprio técnico, o Liverpool jogou apenas o suficiente para vencer. Se joga sério, meteria os 3 ou 4×0.
        E mesmo assim, a rede bobo quer nos fazer crer que o framerda jogou de ‘igual para igual’.
        p.s.: 17 horas tem Leicester x Liverpool na espn.

    2. Esclarecendo…o simpático Orinho, chegou tentando copiar o nosso Nando, não teve sucesso…acabou sendo reclassificado para Orinando (by Amaury)
      Em tempo: não tô acreditando…você tira um período sabático, vai curtir, passear…e aínda sobrou tempo para ouvir André Rizek! É isso mesmo, Nando? Já sei… vou falar com o nosso PCA, para prepararmos um plano no sentido de tornar a sua audição mais seletiva! Tô aceitando sugestões!

    3. Um exemplo de mala sem alça( recheada )

      NetFlu
      Como você avalia a gestão de Mário Bittencourt até o momento?

      Boa (49%, 1.944 Votes)
      Ótima (33%, 1.310 Votes)

      Pô, Papai Noel, 82 % de bom e otimo ???

      Até o Mario Sem Alça ficou envergonhado

      Tudo bem que ‘negocios’ são negocios, mas…
      menas NetFlu, menas.

      Respeito à Torcida Tricolor é o minimo !

      1. Renovações de Julieta, Gilberto, Caio II, Pablo(pqp)… quem deve estar satisfeito é o amiguinho Ovni e seus blue caps, que adoram uma mediocridade.
        Eu quero elogiar, mas tá complicado. Por enquanto, elogios mesmo é com o pagamento dos atrasados… e só.

  8. Daqui a pouco vamos entrar no mês de janeiro. E o que tudo indica que nossas contratações vão ser bizarras. Não tem pinta nenhuma que vai montar um bom time. Não vejo o FLU se mobilizando pra ganhar uma taça Sulamericana que nos daria uma chance de disputar o Mundial.
    Não tem contratação nenhuma de nenhum gringo. Nossa zaga é o Digão, vamos ter no ataque um cara chamado Lucão. Na lateral direita um traste chamado Gilberto que só joga bola no final pra renovar o contrato. O Fluminense não tem mentalidade de time vencedor, seus Dirigentes são pessoas com pensamentos minúsculos. Não estou animado. Pode ser que isso mude. Mas não vejo mudança nenhuma.

    1. Caramba Rodrigo, que postura negativa ….. tenta ser mais otimista e feliz.
      2020 vai ser bom para você em todas as áreas, pode ficar relaxado.

      1. Negativo? Não contratamos ninguém, e em fevereiro já tem estréia de sula. E na hora que começar a contratar vai chegar o Joãozinho, mansinho, Manoelzinho. Não tem planejamento nenhum, um clube que não sabe nem das prioridades do elenco. Ano passado tinha 25 atacantes e 2 meias mortos que vão continuar no elenco. Aí depois vai ser aquela mesma choradeira o ano inteiro vocês reclamando do rebaixamento. Sabe porque? Porque vocês se contentam com essa vergonha que hoje é o Fluminense, um time sem ambição nenhuma. Essa sula da vaga no Mundial, era pra gente está tentando trazer até o messi.

  9. Atacante que em 35 jogos não fez um gol e não deu uma assistência?
    Desse tipo nós temos de monte no Fluminense, não precisa gastar para trazer outro.
    Um Natal de paz e harmonia a todos.

  10. E a primeira missão do Helmann está definida: ensinar o Gilbertovich a jogar futebol, pois parece que o gajo vai ficar.
    Que fase… que parece não mudar….
    ST

  11. Refiro-me ao atacante do Avai, Caio Paulista, de 20 anos, que fez + de 30 partidas no Brasileiro, não marcou nenhum gol e não deu nenhuma assistência durante estes jogos, e está sendo pretendido pelo Fluminense.
    Sugiro calma e paciência à turminha daqui do Bloq que já se apressa em torpedear a eventual chegada do rapaz.
    O vídeo de demonstração mostra que o rapaz tem qualidades. Sabe jogar bola, é muito veloz, alto, forte, e dribla com boa técnica.

    Vamos imaginar que quem trata da vinda do rapaz é a mesma pessoa que trouxe o Richarlisson (também trombadão naquela época) trouxe o Allan, o Nino, o Caio Henrique, o Ferraz, o Muriel, o Yuri, o Yony, o Luciano, e o Everaldo, todos eles titulares que fizeram sucesso no time principal.
    Claro que ‘erramos’ em alguns nomes que não tiveram tanto sucesso, mas isso faz parte da ‘peneiragem’.

    Assim sendo, vamos imaginar que este seja outro ‘trombadão’ (Richarlisson) que chegará, vai se adaptar e renderá como outros rendem ou renderam.

    Que tal, turminha, darmos uma chance ao scout que já acertou em tantos nomes importantes ?

  12. Feliz natal para o João e os demais tricolores que, durante todo o ano de 2019 (e anos anteriores tb) procuraram debater o Flu, expondo seus pontos de vista e argumentos, sempre procurando achar soluções para que o tricolor volte aos dias de glória e boa administração da instituição.

    Que 2020 seja um ano muito melhor para o Fluminense e para cada um de nós. Feliz natal e um 2020 espetacular !

    OBS : Grande abraço para os queridos Washington e Amaury. Tudo de melhor para vocês e suas famílias nesse natal !

    ST

  13. Se por um lado chega a boa notícia da possível permanência do Allan, por outro, o interesse do Liverpool em dois dos nossos melhores jogadores da base, Wallace e André, dá um desânimo do cacete.
    Tá na cara que uma coisa deve estar ligada à outra.
    Com Wallace e André no elenco em 2020, precisa gastar dinheiro com o Yuri?
    O Caio Henrique, diferentemente do Allan não quer ficar.
    Na direita, vamos de Gilberto e Julião? Tão achando que tá bom?
    Precisamos de um centro-avante!
    O caminho é longo.
    Zerando as pendências salariais até o fim de 2019, entraremos em 2020 com mais credibilidade.
    Gostei da vinda do Odair. Pode ajudar, colocando a base prá jogar.
    Isso tudo prá dizer que estou confiante e animado prá 2020.
    Que o Natal traga a todos a alegria de sentir a presença de Deus e do Menino Jesus em nossas vidas e que em 2020 a gente tenha muita saúde e força prá enfrentar esse horror que, a cada dia, mostra mais e mais a sua cara.
    Feliz Natal e um 2020 de0 saúde, paz e resistência.
    Fiquem com Deus.
    🙏🤓🙏

    1. Fico impressionado como qualquer jogador de Xerém quando algum clube se interessa para compra são sempre promovidos a “os melhores jogadores da base”.
      Fluminense não tem dinheiro, está duro, duro não, endividado com cobrança judicial … precisa fazer caixa para pagar o salário dos jogadores e de todos os funcionários.

      1. Aí, lembro do simpático Danielzinho, ilustre desconhecido… não tenho certeza, acho q foi o Enderson Moreira, ou Nelsinho Batista, q lançou o garoto, e deu conta do recado…time da Ucrânia ficou interessado…maior chilique dos torcedores dizendo NÃO VENDE! Inclusive, vários torcedores q esculhambavam o trabalho de Xerém… faziam 5,6,7 posts dia, protestando contra a venda do futuro Messi…hoje, os mesmos bobões criticam o Danielzinho.
        Vá entender a cabeça do torcedor!

  14. Essa conta não fecha!!
    Milagre de Natal!??
    “Veja o destino dos cerca de R$ 43 milhões liberados:
    Cerca de 3,5 milhões de reais considerados bloqueados em excesso pela Justiça foram devolvidos ao clube. O Fluminense usou o valor para quitar o 13º salário de 2018 a jogadores e funcionários.
    1,5 milhão de reais em multas por “ato atentatório à dignidade da Justiça, por ter “driblado” a penhora da venda de Wellington Nem em 2013
    7 milhões de reais em multas somadas diariamente desde a época do processo
    9 milhões de reais para o pagamento de prestações em atraso do Profut, de outros parcelamentos junto à Receita e à Procuradoria da Fazenda, de impostos correntes e com a Previdência
    31 milhões de reais em abatimento das parcelas finais no Profut, o que antecipará em cerca de 5 anos o fim dos pagamentos, em cálculo feito por clube e Justiça
    Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!”

    1. Esta matéria deixa uma pálida ideia do desastre que foi a gestão Siemsen quanto a finanças.
      ” 1,5 milhão de reais em MULTAS por ” ato atentatório à dignidade da Jutiça, por ter “driblado” a penhora da venda de Wellington nem em 2013.”
      ” 7 milhões de reais em multas somadas diariamente desde a época do processo “.

      A (indi)gestão daquele senhor foi a pá de cal que seguiu-se ao (des)governo Horca.

      O mínimo que se esperava de um Conselho minimamente digno seria coloca-lo na Justiça e repatriar esta grana para o clube.
      Mas, a questão é que parece que todos ali estão de alguma forma com ‘a bunda na janela’.

      1. Concordo, em número e grau, Amaury, o grande problema é a credibilidade da fonte.
        Já, já, pelo andar da carruagem ficaremos sabendo de tudo! E rigor da lei para quem merece.
        S.T

  15. FLAPRESS NOJENTA!
    Desde a derrota para o Liverpool, a Flapress não para de enaltecer, isso mesmo, enaltecer a derrota do Flamengo!
    Jogou de igual pra igual, é tão bom quanto, tem padrão de time europeu, perdeu com dignidade.
    Sem dúvida, o Flamengo tem um baita time, o melhor do Brasil, e ganhou praticamente tudo o que disputou, com destaque para a Libertadores, nosso sonho de consumo.
    Mas – cá pra nós — jogou muito mal, o Liverpool mandou na partida quando e como quis, colocou o Flamengo na roda, cansou o time deles até ficarem esgotados e marcou o gol no momento certo, quando não dava mais para o Framengalho reagir.
    O Liverpool perdeu uma sacola de gols!
    Mas não foi só! O tão cantado em prosa e verso Mister (Mister Ed) deu uma de técnico do Fluminense (todos eles), substituindo mal pra ca*alho, tirando toda a armação do seu time, que perdeu a identidade sem Arrasca e Everton.
    Não existe essa de ‘ perder com dignidade’, derrota é sempre derrota e é uma m*rda!
    O Flu perdeu a Libertadores para a LDU jogando com dignidade, em 2008? Claro que não, aquela foi uma derrota indigna.
    Quando o Flu domina o jogo, tem 20 finalizações, bola na trave e o ca*alho, sufoca o adversário, mas perde pra ele por um gol no último minuto, perdeu com dignidade? Claro que não.
    No dia seguinte, toda a imprensa desce o cacete no Fluminense, esculhamba conosco, time isso, time aquilo.
    Mas para a Flapress as vitórias são épicas e as derrotas são dignas!
    O Flamengo jogou mal pra ca*alho, como time pequeno, se acovardou, considerando o objetivo de ganhar o mundial.
    E c’est fini !

    1. Concordo com quase tudo que você escreveu menos que o português errou completamente nas substituições.
      Everton e Arrascaeta, totalmente inúteis e “amarelos” não foram notados em campo e o Gerson, um dos que jogaram bem junto com o goleiro mais os quatro defensores (Bruno Henrique e Arão também se saíram bem), foi substituído porque estava esgotado.
      Everton Ribeiro é um amarelão de carteirinha.
      Gabigol, cheio de marra, era a figura mais ridícula do jogo, totalmente zerado.
      Creio que este foi o erro do Jesus porque deveria ter substituído essa peça logo ao final do primeiro tempo.
      Gabigol esnobou o Flamengo na renovação, como fazem muitos jogadores superestimados (vem acontecendo muito no Fluminense) porque achou, pelos gols que fez no ano, que mostraria para o mundo o craque maravilhoso que ele acha que é e, no mínimo, Real Madrid e Barcelona após este jogo brigariam por ele (Suárez e Benzema já estão no fim da linha).
      Se deu mal, vai ter de ficar por aqui no Flamengo e possivelmente teremos a repetição do que aconteceu com Henrique Dourado e Hernane Brocador, se houver uma debandada no time atual.
      Sem contar, para sorte do Jesus, que o Vitinho, vejam só, melhorou muito a agressividade do time.
      O português é bom e enxerga o jogo e o desempenho dos jogadores.

        1. Discordo Amaury. O português não está no mesmo nível dos grandes técnicos Europeus. Fez substituições que normalmente técnicos brasileiros que só tem nome costumam fazer, tiram meias para encher o time de atacantes. O que acontece com o time? A defesa faz ligações diretas para a bola chegar nos atacantes. Como sempre, defensores altos desarmam todas as bolas alçadas.

          Abraços.

      1. Sabe o que mais me impressiona? É saber que vocês assistem esses fdps jogando. É sério? Vocês dão audiência pra eles? Ainda vê na globo?
        Por isso a cota deles é de time gigante e a nossa é de time minúsculo.

    2. Se fosse o Flu, a manchete seria : ” Deu a lógica. Flu joga mal e perde o título ! “, ou similar.

      Como foi o Fla, a manclhete (O Globo) foi : ” O sonho foi adiado ! ”

      Hahahahahahahahaha !!!!!!
      É ridículo !

  16. Natal é época de amor, compreensão, perdão, compaixão, alegria e esperança, pois foi tudo isso que a vinda de Jesus nos trouxe.
    Desejo aos amigos do blog — somos uma família virtual muito bacana — um Natal iluminado por todos esses sentimentos.
    E que 2020 seja repleto de muita saúde, sucesso, realizacão de sonhos e projetos e — obviamente — de muitas vitórias e conquistas do nosso Fluzão.
    Garcez, um abraço especial pra você e toda a família.
    NENSE!

  17. Garcez e demais leitores,

    Feitas em postagem anterior as felicitações, e agora falando em relação ao seu texto quanto às dívidas do Tricolor, é bem interessante o trecho da matéria abaixo destacada:

    https://www.jb.com.br/esportes/2019/12/1021068-com-dono-especialista-em-encerrar-tabus–liverpool-ganha-o-mundo.html

    Nos últimos dez anos, a receita do Liverpool saltou 145%. Foi de 185 milhões de libras (cerca de R$ 962 milhões) para 455 milhões de libras (R$ 2,36 bilhões). Sob a supervisão de Henry e a partir da contratação do técnico Jürgen Klopp em 2015, o clube começou a contratar baseado usando banco de dados, estudos técnicos e de mercado.

    Nesta década, ao mesmo tempo em que conseguiu melhorar a equipe em campo, lucrou 350 milhões de libras (R$ 1,8 bilhões) no balanço entre compra e venda de jogadores. Isso apesar de ter quebrado o recorde de valor pago por um goleiro (Alisson, comprado por R$ 338 milhões) e zagueiro (Virgil van Dijk, R$ 390 milhões).

    Assim, o equilíbrio das finanças no futebol passa pelo investimento no time como forma de captar torcida e patrocínio. Mas o investimento não feito de qualquer forma. Veja:

    “O Fenway Sports Group investiu pesado em tecnologia, dados analíticos e fizeram uma escolha certeira no treinador. Isso resultou em sucesso dentro de campo. O gasto líquido deles não é muito alto. Ao mesmo tempo que compraram Alisson e van Dijk, venderam Phillippe Coutinho, Luis Suárez e Raheem Sterling”, completa Maguire.

    Até porque quem não entende de futebol não pode ser o gestor desta parte do clube:

    Henry é quem viabiliza a filosofia, mas sem se intrometer até porque já reconheceu, em uma das suas raras entrevistas, entender muito pouco de futebol. E por entregar a execução do plano nas mãos dos especialistas, colhe os frutos.

    Isto sempre me pareceu muito claro como equívoco de gestão no Fluminense nas gestões que deveriam ser de recuperação, desde a do Horcades.

    Vamos ver se entendem isso e, tão logo haja um equilíbrio mínimo (quem sabe depois deste ano de 2020), o gestor possa buscar o investimento de forma correta para o nosso futebol.

    Mais uma vez, boas festas e felizes anos novos… Para todos!!!!

    ST

    1. Um trabalho desse tipo, de uma década, seria impossível no Fluminense ou na maioria dos grandes clubes brasileiros, com o modelo atual de associação esportiva.

      É claro que transformar o futebol em empresa e vender o direito de exploração a um grupo que vise o lucro não é uma panacéia.

      A própria reportagem fala do antigo administrador que quase faliu o futebol do Liverpool. E há outros clubes na Inglaterra que têm dono e não têm protagonismo na Premier League, mas fora desse modelo, no caso brasileiro, só o que temos é a manutenção do amadorismo, da incompetência e da roubalheira.

      E os torcedores tendo sua paixão manipulada por dirigentes espertalhões.

      Eu joguei a toalha e 2019 ficará marcado pra mim como o ano em que dei um fim a essa tola ilusão de que algum torcedor dirigente vai colocar nosso Fluminense no lugar que merece.

      ST

    2. Caros,

      Não precisa ser Clube S/A para dar certo, a competência em gerir os negócios do futebol de um Clube como o Fluminense seria fundamental para o seu sucesso. Agora leio que o Fluminense tem interesse em Fred, deixou escapar um jogador jovem e talentoso que nos daria muitas alegrias para contratar o Fred? Jogador caro e veterano! São decisões como essa que explicam porque o Fluminense nos últimos anos disputa o meio da tabela para baixo. São incompetentes e péssimos gestores que afundam cada vez mais o nosso Fluminense. Para contratar executivos em gestões futebolísticas, tem que garimpar muito no mercado. Existe poucos profissionais gabaritados em gestão de futebol. Acredito que uma administração compartilhada entre o torcedor, cuidando das coisas políticas e executivos sendo responsáveis pela parte técnica do setor futebol. Na minha opinião, o ideal. Já disse aqui e vou repetir: vender (vender?) jogadores de futuro para pagar jogadores do passado é um cumulo do absurdo.

      Abraços.

  18. À todos os colegas do blog e ao Garcez, desejo um feliz Natal e que 2020 seja amplamente positivo em todos os sentidos, pois precisamos muito.

    Falando um pouco de futebol, o título do time da terra dos Beatles pelo menos serviu para baixar a bola do preferido da imprensa, pois assim diminui-se os impactos da possível hegemonia que eles querem exercer no futebol brasileiro.

    Independente disso, o Fluminense quem precisa de reencontrar seu caminho e não perder sua existência de ser.

  19. STT.

    Antes de tudo, um feliz natal e prospero ano novo a todos os amigos virtuais aqui do Blogue e, principalmente para o seu mentor. Por incrível que pareça esse time do Liverpool lembra muito o Fluminense do Diniz, até nos gols perdidos. Considero que foi um erro a sua demissão, estávamos jogando o mesmo futebol do melhor time da Europa, falo isto sem nenhum constrangimento, sou adepto desse futebol com toques rápidos e posse de bola, onde o goleiro joga como jogador de linha, um a mais dentro de campo. Não ligo para críticas e nem para agradar alguém, escrevo o que penso. A pessoa que demitiu o Diniz foi praticamente demitido também.

    Saudações Tricolores.

    1. Compartilho da sua lembrança, Juarez, detalhe: o material humano do Diniz, é infinitamente inferior ao Liverpool. Vida q segue…2020 melhor para nós.

      1. Marmund, com todo respeito, tenho que acrescentar mais uma frase para sua lápide :

        ° ” O Fluminense estava em vias de rebaixamento porque seu ataque perdia muitas chances de gol, e apesar de sua defesa ter sofrido mais de 40 gols, sendo uma das piores do Brasileiro.”

        ° ” O Fluminense do Diniz lembra muito o Liverpool – campeão mundial de clubes 2019.”

        É inacreditável como vocês são lenientes com aquela porca performance de 32%.

        1. Esteja a vontade! Pode acrescentar, Amaury, entendo e respeito muito a sua opinião.
          Retornando ao mundo real…
          O Cruzeiro foi rebaixado com 36 pontos, enquanto, o Ceará escapou com 39 pontos! Exatamente, 01 pontinho a mais que o time que jogou todas as partidas não venceu, não perdeu, só empatou…tivesse a defesa do time, terminado no Brasileirão, sem tomar um golzinho, ainda assim, seria rebaixado, pq o seu ataque não marcou um golzinho!

          1. Nego-me a editar mais uma frase para a sua lápide, amigo !
            Seria esta :
            ” … só empatou…tivesse a defesa do time, terminado no Brasileirão, sem tomar um golzinho, ainda assim, seria rebaixado, pq o seu ataque não marcou um golzinho!”

            Não estou defendendo o projeto ” Zero gol marcado “, mas o projeto ” Nunca mais tomar quarenta gols no Brasileirão “, amigo.
            Claro que marcar gols é importante.
            Mais que importante, quase inaceitavel, é sofrer gols como aquela ‘peneira’ sofreu.

            Mas, já entendi que você jamais dará o braço a torcer apesar da obviedade da tese, de teimosão que você é.
            Feliz Natal e Próspero Ano Novo, repletos de saúde e alegria, caro amigo !

    2. Muita gente que nunca viu um jogo dos melhores times da Europa e achava uma barbaridade o nosso time sair jogando de pé em pé , sem rifar a bola, teve um choque de realidade hoje vendo o Liverpool.

      Acho que o Diniz ainda não é um técnico pronto. Tenho a impressão de que é muito mais um entusiasta do melhor jogo praticado na Europa que tenha implantar aqueles conceitos sem ter tido estudo e preparação suficientes.

      De qualquer forma, vários bons legados que ele deixou no time do Fluminense, após alguns ajustes defensivos, ajudaram a nos salvar da degola.

      ST

      1. Bons legados significa classificação depois do Bangu no Carioca, 12 pontos em 45 disputados. Afff!
        Paixão braba! Pede ele em casamento. Mas antes tem que vencer a concorrência com o OVNI desorientado,

      2. Faltou treinar e aperfeiçoar o sistema defensivo, o ponto fraco do nosso time, e tempo também. Na verdade, cinco anos é tempo suficiente para encaixar uma ideia (período do alemão dirigindo o Liverpool até o momento).

        Abraços.

  20. Caríssimos colegas do Blog

    Boas festas e um ano novo proveitoso para todos.

    Ao responsável pelo blog desejo outros tantos anos de mais sucesso, a começar pelo próximo com novos e positivos caminhos para o Fluminense.

    ST

  21. A todos os colegas de blog, desejo um Natal repleto de alegria, harmonia e confraternização.
    De antemão peço que releguem a um plano de menor importância os eventuais desencontros, mágoas ou ressentimentos para com minha pessoa virtual, porventura ocorridos neste ano que se finda.
    E que 2020 traga para todos uma fase de saúde, paz e realizações em todos os campos de atividade.
    Afetuoso abraço virtual a todos vocês, indistintamente.

  22. Feliz Natal a todos do blog!
    Ótimo 2020, com saúde e muita paz!
    Que o tricolor M.B, presidente do Fluminense, tenha sorte e competência na condução do nosso Fluzão!
    Saravá!
    Aí, Ajuri, Guilherme, Nando, Orinando, tô com o negócio de fora pra vcs!
    Por favor, não briguem…dá para todos!

  23. Caro João Garcez

    Obrigado por sua hospitalidade, por nos permitir em todos estes anos virmos aqui despejar nossa paixão comum pelo Fluminense. Obrigado por sua coerência e paciência para com as nossas impaciências e incoerências diante dos problemas que nós torcedores teimamos em apontar e criticar aqui neste espaço democrático.

    Também estou com um pouco mais de otimismo para o próximo ano, acreditando que não precisamos de mais “12 anos” para voltarmos a ser o que o Fluminense é de fato, uma força do futebol do Rio de Janeiro e do Brasil. Acredito que no máximo, em 12 meses estaremos de fato no patamar que sempre foi o da dignidade do Fluminense.

    Um abraço fraterno a todos os nossos amigos tricolores daqui do blog. Prefiro não nominar ninguém, para por todos no mesmo nível, sendo tolerante com aqueles que nos incomodam com suas palavras, mas enfatizando que alguns são mesmo especiais e nos contemplam com as suas opiniões críticas ou irônicas, porém, de profundo amor e respeito pelo nosso Fluminense Futebol Clube.

    Ótimo Natal
    Excelente Novo Ano

    Saudações tricolores

  24. Caro João e colegas do blog, um Feliz Natal e que 2020 seja um ano de muita saúde, felicidade e realizações.
    E se ser, que o Flu tenha um ano digno de sua história.
    ST

  25. Sempre na esperança de dias melhores para nosso Flu, retribuo os votos de Feliz Natal desejando um lindo 2020 para você e sua distinta familia, João Marcelo Garcez.

    Pela experiência de vida profissional, posso arriscar um palpite de que 2 mandatos de presidentes honrados, competentes e trabalhadores sejam o suficiente para recolocar o Flu na direção do sucesso.
    E pelo que se tem lido – como você citou resumidamente no texto – o Mario Bittencourt parece estar fazendo um bom trabalho neste sentido.
    Tomara que isto se confirme pelo restante deste seu mandato. Até lá, e mantido o atual cenário de seriedade, transparência e trabalho, o Fluminense já será outro, podemos crer.
    Um afetuoso abraço, querido companheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *