Flu evolui e sonha alto

Mais do que praticamente colocar o Fluminense na próxima Libertadores, a vitória do tetracampeão sobre o Bahia, em Salvador, foi a da afirmação do grupo tricolor.

Custou, mas o time passou de surpresa a realidade, com chances reais de conseguir uma vaga direta na fase de grupos da competição internacional – vive momento melhor até do que seus concorrentes diretos, Grêmio, São Paulo e Atlético-MG.

E o conceito de realidade tem mais a ver com a evolução de seu jogo do que com a sequência de bons resultados em 2021. É nítido: o Flu progrediu, tem jogado bem.

Contra o Bahia, o time mostrou equilíbrio entre os setores e só perdeu rendimento no fim porque Fred e Luiz Henrique, os melhores do time, foram sacados. Sem a dupla, o Flu não conseguiu prender a bola na frente e ficou sem presença na área adversária.

O gol do jovem LH, cuja jogada teve participação de Nenê (fez o cruzamento) e Fred (atraiu um marcador, abrindo espaço), foi o suficiente para que o time ganhasse pela 16ª vez e se mantivesse em quinto, posição que pode até vir a ser suficiente, caso o Palmeiras também vença a Copa do Brasil. Neste caso, seriam cinco as vagas diretas via Brasileirão.

O Flu, porém, tenta não depender de terceiros; quer ele mesmo resolver a parada. Contra o Galo, quem diria, o Tricolor fará um confronto direto por uma das vagas diretas. Vencendo no Maracanã, ficará a um ponto do time de Sampaoli, que tropeçou contra o Goiás.

A cinco de igualar a campanha de 2014, que o deixou em sexto, o Fluminense está perto de fazer seu melhor campeonato desde a conquista do tetra, em 2012. Ainda há chão a percorrer, mas o Flu está embalado e vive seu melhor momento justamente na reta final.

É o sprint tricolor!

***

Tem alguma dúvida, crítica ou quer simplesmente trocar uma bola?

Respondo a você pelo e-mail joaogarcez@yahoo.com.br

***

Tem mais Terno e Gravatinha, no Instagram. Siga-nos lá: @ternoegravatinha

Curta também a nossa fanpage no Facebook. É só clicar: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha

T&G no Twitter: https://twitter.com/blogdoflu

226 thoughts on “Flu evolui e sonha alto

  1. Aí, turminha, a montagem do elenco para a Libertadores 2021 já começou !

    O Fluminense irá renovar o contrato de ……………………………… Caio Paulista !!!!!

    PÓIMmmmmmmmmmm !!!

  2. Saudações tricolores
    Bom nome Roger pra comandar o Flu. Tem que dar pelo menos 1 ano pra ele trabalhar. O ponto fraco dele vai ser a proximidade com a diretoria, vai ser mais fácil pressioná-lo. Se MB fizer o mesmo que fez com Odair, bancar o técnico mesmo nas derrotas, ele vai fazer um bom trabalho. E comparando com o atual, ganha de lavada, aliás quem é pior que Marcão? O problema que ele vai enfrentar é a escalação, todo mundo vê que a escalação do Flu é uma combinação de vários fatores, não só o desempenho. Fatores na maioria corretos, como exposição de atletas para venda, mais rodagem para os atletas terem bom desempenho, mas a insistência com algumas peças do plantel são muito estranhas. Pro jogo com o Galo um empate ficaria de bom tamanho. O time deles é bom,mas no 1º turno jogamos de igual para igual. 1 x 1. A derrota não será nenhum absurdo, por que a diferença de qualidade entre os times é significativa. Vamos torcer por vitória, mas quando lembro de egídio … Já que estamos embalados , podia continuar o embalo com um a zero magrinho.

  3. Com a iminente classificação do Fluminense na Libertadores o fato que é uma competição difícil que até a altitude de alguns países também é um adversário.

    O Fluminense confirmando a classificação, vai precisar sim ser reforçado.

    Contudo, vejo como negativo a forma como o galo vem fazendo que entope o elenco com jogadores que só tem nome fechando a oportunidade para a base.

    Essa mesma tentativa o Cruzeiro fez lá atrás em 97 e não deu certo na decisão do mundial contra o Borusia da Alemanha..

    O Fluminense agindo diferente pode sim fazer uma boa campanha sabendo que se usar a base mesclando com alguns jogadores experientes, aumentam as chances de fazer uma boa campanha até diferente do que foi a de 2008.

    Concordo com a contratação do Roger caso seja confirmado sua contratação. Como jogador soube honrar a camisa tricolor.

  4. Caros,

    É o Roger? Ok. Vamos ver no que vai dar, torcendo para dar certo. O único problema continua sendo justamente a “amizade” com o mandatário. Uma administração – qualquer administração – não pode ser sempre, como tem sido com MB, uma “ação entre amigos”. O padrão das substituições com Roger, se se manter a “opção preferencial” por Caio Paulista poderá ser um termômetro do grau de interferência do “amigo presidente MB” no futebol, pois não é possível, devido a recorrência, que este jogador não esteja sendo privilegiado por alguma questão de ordem política.

    SDs T

  5. Amaury,

    O que está acontecendo com o Mundim é a mesma coisa que acontece com todos que vendem sua alma ao diabo.

    O sujeito está todo encalacrado. Não fala mais coisa com coisa.

    Vem sempre com exemplos de timecos para justificar o que a fluócio dele faz.

    Acabou de citar o Internacional como exemplo, para desviar a atenção.

    Porra, o Inter é uma bosta de time. Todos os times brasileiros são uma bosta de merda.

    Podem reparar no elenco dos riquíssimos Palmeiras e Flamengo. Só tem jogador sem mercado. Se fossem bons mesmo, estariam na Europa.

    Está aí o exemplo do Hulk. É uma bosta de jogador, supervalorizado pela mídia e que só jogou ultimamente em centros sem expressão. Agora, vem para o ATM como grande contratação. Me poupe.

    Aqui só jogam os perebas e os “craques de 35 anos” que não tem mais mercado lá fora.

    O dia que o Bayern emprestar o Robert Lewandowski para um time árabe, europeu, americano, etc às vésperas de uma decisão de Mundial, aí o Mundim pode vir aqui e usar como argumento.

    Assim como se o Barcelona emprestar o Messi para o Botafogo disputar a série B ou a Juve emprestar o Cristiano Ronaldo para o Bahia.

    Ou o sujeito é extremamente bem remunerado ou as ampolas da Império acabaram com a cognição dos neurônios dele.

    Pena…parece ser um bom sujeito.

    ST

    1. Nosso amigo está irreconhecível.
      É preocupante, Limonta.
      Vou dar um tempo a ele, para q relaxe um pouco.
      Não conhecemos a realidade que cada um de nós enfrenta na vida ex-blog.
      Tenho grande respeito pelo Mundim.

      1. Caramba, ONI, este Titio será um dos que dão boa vida aos “sobrinhos” ?

        Mas olhe só a evolução dele. Olhe o quanto ele escreveu se bem que podia fazer três parágrafos cheios, mas já demonstra que evoluiu e nem fica mais reclamando de meu poste grande. .

        Mas, é verdade incontestável que a primeira e segunda linhas do futebol brasileiro estão jogando fora do país e já foi dito muito isso aqui.
        O Flamengo acertou num “brechó” e conseguiu dar uma arrumada no plantel, mas nenhum clube europeu pensa em contratar ninguém de lá, Mas estão dando pro gasto até agora, .

        No mais, pode-se ter certeza que qualquer jovem que demonstre talento pro futebol, seja do clube que for, ele vai parar na Europa mesmo. Se os dirigentes não forem burros podem ganhar alguma troco com ele.
        (07/02/21)
        >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    1. Não! Não tenho a mesma habilidade do dr. Horta.
      Delegaria tal tarefa para você Titio e o amiguinho Nando. Com certeza levariam a “mensagem ao Garcia”.

  6. O Fluminense tem uma molecada pronta babando pra jogar uma Libertadores, só quero ver qual vai ser desse abutre chamado Angione.

    Precisamos de 2 bons meias e laterais, se subir a molecada da pra encarar qualquer time da América do Sul.

    Agora se for disputar uma Libertadores da América com: Hudson, Yuri, Lucca,Paulista, Gidão, Barcelos, Nene, Fred, Ganso Esquece kkkkkkkkk

  7. STT.

    Eu estou otimista se de fato a contratação do Roger Machado for concretizada para ser o nosso próximo técnico, principalmente que vamos disputar a Libertadores, claro que na fase de grupos. Em 2008 ele disputou a competição pelo Fluminense chegando ao vice-campeonato. Dentro e fora das quatro linhas foi um observador privilegiado, sendo testemunha dos erros e acertos do Renato Gaúcho, sendo o comandante do time, na época. Na minha opinião o Renato teve um erro que foi fundamental na primeira partida da final da Libertadores contra a LDU, jogou de igual para igual lá na altitude e nos domínios do adversário, o certo era se defender jogando com três zagueiros, no 3 x 5 x 2 e tomar o mínimo de gols possível e tirar a diferença na segunda e decisiva partida no Maracanã. Talvez fosse hoje, mais experiente, teria feito como citei. Bola dentro da Diretoria! Com a experiência de ter jogado uma Libertadores pelo Clube e mais experiente como técnico deveremos estar na expectativa e termos um certo otimismos na almejada competição.

    Saudações Tricolores.

      1. Perderam porque estavam exausto depois da maratona que foi a partida. Talvez possa ter sido fruto deles terem sido poupados anteriormente. Quem sabe? Uma pena!

        Abraços.

    1. Juarez, o Baldaci também colaborou para o resultado daquela trágica partida, pois deixou de marcar uma penalidade no tempo normal, o que mexeu com o time também.

      Vida que segue.

      Nós ainda teremos a oportunidade de ver o Fluminense sendo campeão de uma Libertadores e quem sabe mundial.

      ST.

      1. Também espero, Rodrigo-Guaratiba. O cara que está para assumir o Fluminense estava lá, que tenha aprendido e muito a amarga lição.

        Abraços.

  8. Pois é!
    Há cerca de 2 anos eu conversei com um amigo vascaíno, se valia a pena acompanhar o Vasco igual a um ioiô, caindo num ano e subindo no outro, pra cair novamente? Ele até levou na brincadeira e disse q não acompanhava mais futebol como antes.
    Agora parece q é o Botafogo que se encontra nessa situação…em menos de 20 anos, 3 rebaixamentos e 2 subidas, por enquanto.

    Contando só na era dos pontos corridos, o Flu raspou em 2008 e 2009, e 2013 foi aquilo q todos já sabem.
    Enquanto esses 3 clubes estão quase sempre rondando a ZR, outros dificilmente aparecem por ali, como por exemplo framerda e São Paulo. Aliás, a torcida do São Paulo tá desesperada com os mesmos 8 anos sem títulos do Fluminense, só q o São Paulo é tri da libertadores e mundial…e nunca caiu.
    Enquanto isso, os 3 do Rio se acostumaram com a mediocridade…cada vez q um adversário cai ou faz uma campanha horrível, o outro usa esse argumento como desculpa. É o que tá acontecendo com o Fluminense agora…não ganhamos absolutamente nada, mas pelo menos não corremos risco de rebaixamento.

    Na história só há espaço para clubes campeões… ninguém liga pra boas campanhas, eliminações e derrotas ‘honrosas’, etc… como sempre faz questão de citar um certo amiguinho aqui, que se considera o ‘mestre dos magos’, e defende muito mais os cartolas do que o clube (isso é evidente).

    Mesmo com esse bom momento do Fluminense, eu duvido q algum torcedor tricolor acredite em conquista de título nesse ano. Tudo indica que será mais um ano de ‘colocaçoes honrosas’…e desculpas esfarrapadas

    1. Limitando-me às linhas em que v. fala do fenômeno “ioiô”, considero cristalinas as colocações.

      E reitero minha opinião que no caso do Flu só existe uma saida : a separação do departamento de Futebol do restante do clube, abrindo seu capital ao investimento externo, pessoas físicas e/ou jurídicas, que – aplicando no Futebol – estariam ” comprando e zerando ” a dívida do clube e participando de sua reconstrução, dali em diante. formando timaços e conquistando títulos.

      Mas aí começam os problemas : a parte Social do clube é deficitária. Enormemente deficitária. E como é o Futebol que a “alimenta”, jamais os piscineiros que formam o Conselho do clube irão aprovar tal projeto.
      Em tempo : é mera “opinião”, pois confesso que não conheço TUDO do assunto.

      1. Amaury, na verdade o Flu passou muito perto desse ‘ioiô’ em várias ocasiões. Não há necessidade disso…o Flu tem condições de fazer sempre campanhas como a atual, mas pra isso tem q mudar a mentalidade. Acabei de conversar com um amigão botafoguense (nem zoei). Ele está totalmente conformado. Isso é que não pode acontecer com o Flu…se acostumar com a mediocridade.
        De que adianta ficarmos mais 10 ou 20 anos só com ‘participações honrosas’? É ridículo isso…

    2. Nando, você pediu autorização para olhar o retrovisor? Pergunto pq vc tá fazendo alusão a fatos pretéritos. Vc disse: a cerca de 2 anos conversei…em menos de 20 anos…o Flu raspou 2008, 2009 e 2013.
      Nesse sentido, é nosso dever lembrar que um dos seus paradigma Flargh, foi nosso companheiro de Z4 em 2013.
      Aliás, só não caiu para segundona por conta da Portuguesa e, tbm pq a CBF do Ricardo Teixeira mudou o regulamento, caiam 4, a CBF mudou para 2, salvando o Flargh.
      Oh, pior que às torcidas de Flu e São Paulo, estão outras 15. Pois, nos últimos dez anos, apenas Flu, Fla, Cruzeiro, Palmeiras, Corinthians, tiveram a honra de ser campeão do brasileiro, cada com DOIS títulos.
      Destaque para Inter, 43 anos na fila, Galo 50 anos de fila, mimimi e
      tititi.
      Em resumo: Nando, deixa de ser NEGATIVISTA.

      1. Oni, o Fluminense ‘raspou’ mais de 3 vezes…houve um ano que se safou com um gol de um jogador chamado Marcelo, na última rodada. Tem 2 brasileiros, graças à Unimed, mas vc e outros se recusam a aceitar isso.
        O Inter está na fila do brasileiro, mas tem libertadores e mundial…e o galo também conseguiu a sonhada Liberta. Não é negativismo, é realismo.

  9. Há algo que paira, voando serenamente por sobre nossas cabeças, que é a confusão que se faz entre TIME e CLUBE.
    Vou citar um exemplo :
    ° O TIME do Flu está fazendo campanha heroica ao manter-se entre os melhores com uma folha de pagamentos menor do que até o Baêa, talvez.
    ° O CLUBE Fluminense (apesar disso) está pessimamente gerido, tanto que fortunas se lhe escorrem por entre os dedos .
    Esta deveria ser a primeira pergunta da entrevista de seleção para uma vaga em jornalismo esportivo : Qual é a diferença entre Time e Clube ?

    Receio q muitos ‘me²dalhões’ seriam reprovados.

    1. Exatamente, Amaury, nesses pontos, concordo com vc.
      Reprovando os muitos ‘me²dalhões’/jornalistas maledicentes, não teríamos um monte de torcedor desinformado= gado, falando coisas sem conhecimento de causa, e, prejudicando o clube com linchamento diário.
      Sugestão: assistir Live do Jorand/Pedro Antônio.
      Em tempo1: qual é o embasamento para afirmar que o clube está pessimamente gerido?
      A dívida é tão antiga q virou tradição;
      O FLUMINENSE ainda deve uma fortuna aos atletas e funcionários referente 2020, é usual que quem deve é obrigado pela situação vender patrimônio para não ficar fora de tudo.
      Em tempo 2: o presidente MB, não tem a nossa simpatia, não é nosso desejo ter o MB na presidência do clube.
      Contudo, na condição de Torcedor Tricolor e Democrata, ambos por paixão e convicção, e, por NÃO ter prova cabal do ilícito, sigo apoiando e torcendo por quaisquer q esteja no comando Tricolor.
      O texto do nosso Haguiar é fantástico!

      1. ” Prova cabal do ilicito ” ninguém nunca terá, Marmund.
        Fala sério !
        Na avaliação da gestão DO CLUBE como péssima baseio-me (1) no ‘chocolate’ que o clube toma de qualquer ”adevogadozinho’ de porta de cadeia, cobrando-lhe (e levando) fortunas nas indenizações de contratos pessimamente feitos, muito mal rompidos e terrivelmente conduzidos na justiça e (2) nas maleditas bolas nas costas que tomamos de todos os empresários de jogadores, que saem dando as costas ao clube sem deixar-lhe um tostão sequer de compensação pelos anos e anos investidos na formação profissional do jovem, incluso hospedagem, alimentação, tratamento dentário, cuidados médicos, etc.

        Ora, Marmund, chego até a pensar que estou me comunicando com outra pessoa que não o Marmund de algum tempo atrás.
        Alguém ‘assumiu’ um codinome igual ao seu ?

        Você demonstra tamanho desconhecimento sobre os fatos que estão em todos os jornais – talvez os ignorando por conveniência – e depois vem falar de ” um monte de torcedor desinformado=gado ” ?
        Fala sério, meu camarada.
        Somos gente crescidinha e não temos tempo a perder correndo atrás do rabo.
        Se não há como contestar, não o faça desta forma, meu caro.
        Sua imagem está indo para o ralo !

        1. É através da ‘prova cabal’ que faz o advogado comprovar o ilícito.
          Bolas nas costas, guardam relação com: não tem grana, só empresto assim…se o atleta performar e aparecendo negócio…vcs não levam um tostão.
          99% do q é noticiado são fake news, sugestão: assistir Live Jorand/PA.
          Continuo o mesmo, Amaury.
          Não posso acreditar q na cidade maravilhosa, berço da civilização brasileira, compactue com tantos ilícitos, conforme noticiado nos jornais.
          O Pedro Antônio, disse que nunca viu ninguém cometendo ilícitos no FLUMINENSE, se tivesse conhecimento denunciaria!
          Tá vendo? Eu, acredito no PA.
          Ah, a nossa imagem não tá indo para o ralo, não é água!

    2. Eu não disse que ‘eles’ talvez não fossem aprovados no ‘exame de admissão ao jornalismo’ ?
      Eis a matéria de capa do NetFlu, assinada pela ‘Redação’ :

      Abre aspas :
      O Fluminense é um dos melhores clubes na disputa do Campeonato Brasileiro. Ocupando a quinta colocação, a equipe tricolor também dispõe de…
      Fecha aspas.

      O nome disso é …… falta de escolaridade. Ou frequentou mas não estudou.

  10. Pois é, pois é…O Internacional, líder do campeonato, perseguindo um título brasileiro desde os anos 70, emprestou o seu goleador ao time Árabe.
    Fico pensando…se fosse o Fluminense, o diria a torcidinha!?
    Reafirmo: comentar é diferente de opinar!
    Quem comenta tem conhecer TUDO! Tudo relacionado ao tema, tem que ser fiel, tem que ter compromisso com a verdade!
    Já quem opina, não é tão comprometido, se tá com a raivinha…o compromisso é só com o fígado.
    O Internacional possuí mais de 100 mil sócio torcedor, estádio, ct, etc. Mas emprestou o seu artilheiro para o time Árabe, a 4 rodadas do final.
    Ufa! O FLUMINENSE escapou dessa!

    1. Há controvérsias, nobre mancebo.
      Há uns tolos, cognominados ‘sábios’ que afirmam que “ninguém conhece TUDO de coisa alguma”.
      E outros, também sábios, que dizem que o progresso é resultado do confronto de ideias e opiniões divergentes .
      Logo, podemos deduzir que :
      1) Se ninguém conhece TUDO , comentários não são exclusividade de quem conhece TUDO, pois estas figuras não existiriam, e ainda que
      2) Se o progresso surge de opiniões divergentes, as opiniões são deveras importantes, mesmo que vindas do fígado, como cita Vossa Senhoria.

      Mas, isso tudo considerando que os “sábios” não sejam pessoas burras.

      1. Nesse caso, o nobre colega terá que decidir: ou é burro, ou é sábio! Os dois pressupostos não se comunicam.
        Contudo, acolho e defiro seus argumentos em parte: “Se o progresso surge de opiniões divergentes, as opiniões são deveras importantes”.
        Rejeito de plano e determinação a supressão do final da frase… “mesmo que vindas do fígado”.
        Pois, se vem do fígado, está deveras viciada, contendo sentimentos inferiores tais como: irá, inveja, recalque, vaidade, capricho etc.
        Isto posto, não deve prosperar, não terá guarita deste quase moicano!
        Amaury, é pelo Flu!

  11. Ninguém segura mais o FLUZÃO, quarta é 5×0 3 do Fred e 2 do Nene, ainda acredito que da para buscar o título. E se continuar jogando esse lindo futebol é muito favorito para ganhar a libertadores. Pronto estão satisfeitos agora?
    Ah não fod&!!!!

      1. Caceta, ONI !
        É esse tipo de “torcedor” que diz que a torcida é o maior patrimônio do clube e que ele está inserido nela.

        O cara vivia chorando, esculhambando tudo e todos e está perplexo por ver que o time não seguiu o script que essa torcida “maior patrimônio do clube” tinha programado que era a segundona para sempre.

        Há até um que já mudou de nome uma porrada de vezes parecendo tentar amortizar tanta besteira que dizia antes mesmo do campeonato começar.

        Não vi, neste blog, ninguém soltando foguetes, fazendo carreatas nem fazendo bloco de carnaval porque o Fluminense está em quinto lugar na tabela. Mas percebo que há neguinho entalado com algo grosso na garganta.
        (06/02/21)
        pppppppppppppppppppppppppp.qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq.pppppppppppppppppp

        1. Verdade, PCA.
          O Torcedor é o maior patrimônio do clube, detalhe: patrimônio INDISPONÍVEL!!
          Torcedor que por quaisquer motivo não vai ao estádio assistir o time;
          Torcedor que não vai votar;
          Torcedor que diz não ao sócio torcedor;
          Torcedor que faz campanha para boicotar o sócio torcedor;
          Torcedor que usa rede social para LINCHAR o clube o ano inteiro;
          Torcedor que torce contra o clube, só para sacanear o verdadeiro Torcedor Tricolor;
          Torcedor marca bufa!

    1. Ora, Washington.

      No NetFlu há uma notícia de um zagueiro revelado em Xerém e que está fora do clube há bom tempo, que vai receber a cem mil por algumas coisinhas ocorridas com ele lá e depois que saiu.

      Mas há um volante da base, Alexsander, que assinou contrato profissional com multa rescisória de quarente milhões de Euros, e o que valerá isso se ele aparecer e os gringos gostarem, aí não tem nem graça mais. O clube não vê nenhum centavo disso.

      Então é aquele negócio: por que os clubes não lutam para que o valor dessa multa seja fixado no momento em que o outro quiser leva-lo de verdade.
      Lembrar que MP tinha essa multa bem grande também, e, quem sabe, se isso não atrapalha um negociação que poderia render uns trocados ao clube.
      (05/02/21)
      uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

      1. PCA, a julgar pelas opiniões do nosso querido Was Luiz, o Fluminense precisa do trabalho do companheiro para ontem.
        Gostava do nosso Was Luiz na direção do Fluminense.

          1. Não vai arrepender pela oportunidade, caro Was Luiz,
            Nosso lema: nunca perguntar o q a América (FLUMINENSE) pode fazer por mim, mas sim o que posso fazer pela América/FLUMINENSE).
            By Abraão Lincolin!

      2. Sim caro capixaba.

        Não vemos numa venda o Clube exigir o pagamento da multa rescisória.

        Portanto fica a pergunta:

        O valor x elevado a bilionésima potência previsto em contrato serve para quê mesmo?

        ST.

  12. Ah, e ainda sobre o quadrinho que expus ali abaixo, com o histórico dos clubes por onde passou o Roger,
    reparem que ele teve melhor performance quando dirigiu os melhores times, o que significa que ele :

    ° Não é técnico retranqueiro, apenas de clubes pequenos.
    ° Provavelmente logrou obter tudo o que podia dos times fracos, e se mais não fez é porque eram fracos.
    ° Quando teve material humano de melhor qualidade (times grandes) teve ótimas performances.

    Não entendo como dirigentes podem demitir (isso mesmo, ele foi demitido) um treinador com tal trabalho.

    1. Não é tão difícil de entender, Amaury.
      É uma questão de tradição!
      O que acontece aí Rio de Janeiro, acontece aqui Salvador, e acolá resto do Brasil.
      Funciona + ou – assim: a mídia sacana, atiça a torcidinha (aqui tbm tem) contra o treinador, a torcidinha maledicente compartilha, o presidente é pressionando por seus pares (alguns cretinos) pronto…tá feito a merda! O Bahea tá na segundona.
      E a mídia? E a torcidinha? Ambos tão nem aí para o clube.

      1. Ahhhhhhhhhhh !!!!
        Agora que você desenhou eu entendi direitinho.
        Só restou uma dúvida : isso que você postou como resposta é (1) um comentário – de quem conhece TUDO, ou (2) ‘raivinha ‘ de quem só tem pensado com o fígado ?
        Vai lá !
        Desenha a lição aí, colega.

        1. Sem falsa modéstia, Amaury, é o número 1. Conhece de Tudo! No caso em tela, apenas reproduzir o que o Guilherme Bellintani, presidente do Bahia tem afirmado.
          Oh, o Paulo Carneiro, nosso conhecido, presidente do Vitória, disse o mesmo: está arrependido de ter demitido o jovem treinador, promissor Bruno Pivete.

  13. Um apelo ao Marcão, feito de público :

    PELOAMORDEDEUS, Marcão, nunca mais encaixote os dois meias coladinhos nas linhas de flanco do campo, atuando como “assessores de laterais”. PeloamordeDeus, homem, jamais volte a fazer isso.

    Deixe o Nenê e o Luis Henrique bailarem livres, leves e soltos, por entre as linhas da defesa adversária.
    Deixe os volantes “lateralizados”, i.e., dando cobertura à subida dos laterais.
    Deixe os dois laterais subindo ALTERNADAMENTE, i.e., quando trocamos a bola para o lado de lá, o lateral de cá volta para a linha de meio-campo e o lateral de lá avança para participar do lance.
    Deixe os volantes “lateralizados” (haha), i.e., dando cobertura à subida dos laterais.
    Deixe os dois zagueiros atentos, na sobra, esperando o desenrolar do jogo e cobrindo as lacunas.
    Faça isso e deixe o jogo rolar na grama, que os meninos resolvem a questão para você, Marcão.

    Ah, e mais : peloamordeDeus, pare de gritar como um louco, berrando aquilo que deverá ser feito pelo cara que está com a bola. Você não tem a mesma visão de campo dele que está no lance, Marcão.
    E além disso, é horrível você receber a bola e imediatamente receber ‘ordens’ do que fazer com ela.
    Eles são profissionais, Marcão.
    PeloamordeDeus, Marcão.

  14. Diz a imprensa que Roger Machado está praticamente fechado com o Fluminense para 2021.
    Contribuindo para o embasamento da opinião dos amigos, deixo o histórico da passagem dele como técnico.
    Aproveitamento médio de 60%, se não errei na média ponderada.
    Isso não é para qualquer um, turminha.

    Clubes …………….Jogos……..Vitórias…….Empates…….. Derrotas……..Aproveitamento
    Juventude…………….16 ……………8………………..4 ……………….4………………..58.33%
    Novo Hamburgo…….32…………….12………………15………………..5………………..53.13%
    Grêmio……………….102……………..58………………26………………18……………….65.36%
    Atlético Mineiro……..43……………..23………………..9……………….11………………60.47%
    Palmeiras……………..44……………..27……………….9…………………8……………….68.18%
    Bahia……………………74……………..30………………22………………22……………….50.45%

    Gosto da ideia de ter o Roger como nosso treinador.
    Lembro-me de que – entre outros – o Baêa era osso duro de roer, quando tinha ele como técnico.
    Foi demitido injustamente por causa do resultado de dois jogos, como sempre.

    1. Exato Amaury, eu também acho que o Roger será (caso se concretize sua contratação) uma boa! O Baêa deve ter arrependido muito de tê-lo demitido, pois caso estivesse ainda por lá, com certeza não estariam passando esse perrengue agora, perigando serem rebaixados. Depois que ele saiu, o time desandou de vez!

      ST

      1. O presidente do Bahia, cara sério, competente, vacilou quando caiu na esparrela da mídia/torcidinha.
        Disse: que se arrependeu muito…o presidente do Vitória, nosso amigo, deu entrevista… dizendo que deveria ter mantido o primeiro treinador Bruno Pivete, vacilou ao ouvir conselhos e mimimi tititi quase vai parar na série C.

  15. Será que exemplos assim não podem ser copiados pelos dirigentes do Fluminense?

    https://globoesporte.globo.com/sp/tem-esporte/futebol/times/mirassol/noticia/como-a-venda-de-joia-do-sao-paulo-transformou-o-mirassol-em-nova-potencia-do-interior-de-sp.ghtml

    O que se vê é totalmente o oposto em se tratando do pouco dinheiro que entra no Fluminense.

    Agora a novidade vai ser estudarem a viabilidade para colocar grama sintética no campo de jogo das Laranjeiras!

    1. Devemos esquecer Laranjeiras para o futebol profissional, caro Wash.
      Pela entrevista do Mario a respeito do assunto ficou claro que com a reforma o estádio acolherá apenas jogos da base e futebol feminino.
      Ah, e provavelmente também os piscineiros/peladeiros.
      Os profissionais só jogarão no Maracanã.

      Acho bobagem queimar dinheiro apenas para este fim. Melhor seria aguardar um patrocinador que nos ajudasse a construir um estádio para 40 mil pessoas, se possível na Barra.

      1. A prioridade é a reforma do parquinho também Amaury.

        Aí quando marcarem um show no Maraca, o Fluminense tem que pedir emprestado outro estádio para mandar seus jogos e no dia que surgir um mecenas, a nova cada do tricolor será erguida possivelmente.

        ST.

        1. Oh, eu, relutei, relutei e, confesso não consegui…foi mais forte.
          Então…Was Luiz, lembra o que o nosso Pedro Antônio, falou na live do Jorand a respeito do parquinho?
          Disse q o parquinho é onde o Flu fatura mais.
          Importante: o entrevistador, qdo fazia a sua introdução, desdenhou do parquinho… aí o Pedro Antônio teve q interromper toda pantomima do entrevistador e perguntou: você tá falando, criticando o parquinho…sabia que o parquinho é onde mais o Flu fatura? O sujeito ficou sem graça. Pois estava falando, criticando sem conhecimento de causa!
          Não entra nessa Was Luiz, oh, é pelo Flu!

            1. Wash, o presidente disse, com todas as letras, que a reforma do Estádio objetivará tão somente as divisões de base e o futebol feminino.

              E ainda justificou, alegando que o clube `por contrato de concessão – tem compromisso com o número minimo de jogos no Maracanã e que assim sendo restariam apenas dois ou três oportunidades a que jogos dos profissionais fossem realizados nas Laranjeiras.
              Daí deduzimos que ele conta 100% com o uso do Maracanã como nosso estádio, em companhia do Flargh.
              Nota : tomamos um prejuízo de 2 milhões de Reais com o Maraca em 2020.

              1. Antes mesmo da reforma do maraca, o prejuízo era noticiado onde o borderô mostrava o quanto a ferj levava e ainda havia casos de oficiais de justiça que iam fazer execuções judiciais.

                Coisa de louco.

                ST

  16. Caros,

    Sobre o caso Brenner…

    “Brenner foi vendido ao FC Cincinnati, dos Estados Unidos. Segundo informa o jornal Lance, os valores da negociação giram em torno de 15 milhões de dólares (R$ 81 milhões) a 18 milhões de dólares (cerca de R$ 97 milhões).” ( G1)

    Puxa! Como é que o “Sum Paulo” conseguiu vender com esta legislação terrível que já nos fez perder, coitadinhos de nós, Evanilson, Dodi e agora Marcos Paulo, de graça? Talvez quem tenha e dar uma aula para alguns aqui explicando este milagre seja um dirigente do “Sum Paulo” e não MB, o eterno coitadinho.

    SDs T

    1. J não se justifica ser recorrente o Fluminense estar fazendo péssimos negócios com suas revelações e os clubes se aproveitando como querem.

      Esse movimento do MB sugerindo a CBF e a FIFA para mudar a forma de contratos vamos ver aonde vai chegar.

      A mentalidade dos dirigentes daqui tem que passar por mudanças também.

      ST

      1. O “movimento” do MB não objetiva a manutenção dos jogadores, Wash.
        Propõe a extensão do prazo de contrato para 5 anos, para poder vendê-los, interrompendo a atual saída de jogadores a ” custo zero ” para o novo clube.
        Em suma, eles continuarão saindo, só que rendendo alguns trocados para o clube.

    2. A dúvida terrível!
      O FLUMINENSE foi procurado pelo Manchester, querendo comprar os atletas, ou ofereceu os atletas, dizendo: oh, meu senhor temos dois atletas no sub 17, e, como estamos precisando de grana, pq devemos a Deus e o mundo, temos uma torcidinha q só reclama, por favor o senhor aceita comprar?
      Oh, compre que Deus te ajuda…
      Pqp!

      1. Não.
        Provavelmente o Manchester que monitora o mercado Brasileiro, deve ter observado muitos garotos do sub 17, não só do Fluminense e aí optou por fazer uma proposta para aquele que “sempre” vende o bom e barato.

        1. Tem certeza, Fluto? Oh, familiares do Marcos Paulo/agentes estavam a meses desde 2020, na Europa, oferecendo o jogador.
          Ah, quem disse isso, foi o presidente do Fluminense.
          Disse mais: autorizou.

      2. Opinião :
        O clube não existe a propósito da torcida, Marmund.
        Em suma, não é a torcida que irá sustentar o clube.

        Creio que é exatamente o oposto : a torcida nasceu e cresceu em fase(s) em que o clube era admirado, exemplo de dignidade, perseverança e conquistas.
        Lamentavelmente isso faz parte do passado.

        Não há por que nos orgulharmos deste clube no presente.
        Apenas por seu passado muito distante, relembrado agora por palavras ao vento.
        Caloteiros, contratam e não honram os compromissos, aproveitam-se de tudo e de todos.
        Já não mais me representa.
        Em suma, não é a torcida que irá sustentar o clube.
        Nem eu !

        1. Peço-lhe permissão para dar uma olhadinha no retrovisor, Amaury.
          Desde a época do TIMINHO, com Pinheiro e cia, acho que a década era de 60. Desde que conheço Miranda é assim que anda! Oh, não citei o episódio lavadeiras!
          Bom, década de 70, o presidente Horta, em 75, pega o clube sem um tostão furado! Lembra do troca troca? Foi assim que montou o time.
          Década de 80, sem dinheiro, catamos jogadores desconhecidos pelo Brasil, e formamos um time.
          Década de 90, sem dinheiro, além de três rebaixamentos consecutivos, éramos sustentado por Renato Gaúcho.
          Século XXI, sem dinheiro, éramos sustentado pelo torcedor Celso Barros/Unimed – alguma dúvida que não fosse o CB Torcedor Tricolor, a Unimed estamparia o rival Flargh?
          Continua…final de 2015, Unimed mete o pé.
          Sem dinheiro, o Flu é sustentado por Pedro Antônio. (Sugestão: assista a live do Jorand, + de 2h com participação do nosso PA).
          2016, sem dinheiro, o Flu, sai oferecendo seus jogadores para poder pagar as contas e sobreviver.
          Oh, interstício de 61 anos!
          Em tempo: como era muito pequeno, sou de 57, fui pesquisar a situação econômica e financeira do Fluminense décadas de 40 e 50. Que tristeza! Que tristeza!
          Amaury, o dinheiro é seu, use-o como quiser. Mas, o FLUMINENSE é dá sua Torcida, é Torcida que tem obrigação moral de cuidar!
          QUEM AMA CUIDA!

          1. ” Mas, o FLUMINENSE é dá sua Torcida, é Torcida que tem obrigação moral de cuidar ! ” (sic)

            Não é, não foi e jamais será, meu nobre mancebo.

            Nem um centavo daquela divida monstruosa de R$ 700 milhões é devido pela torcida.
            E isso é a prova cabal de que o clube NÃO É da torcida.
            O clube é (no sentido de ‘existe’) para a torcida. Isso sim.

            Sobre sua ‘olhadinha pelo retorvisor’, fique à vontade, mas cuidado com o poste que está crescendo aí, à sua frente.

            Vou dar-lhe uma sugestão sobre o encadeamento cronológico das gestões anteriores, de Pinheiro – como diz você – para cá :

            Alinhe estas gestões com a evolução da dívida do clube e você verá que são rigorosamente coincidentes, i.e., à medida em que comprava craques a divida crescia assustadoramente.
            Ah, não inclua a fase Unimed neste alinhamento, pois naquela fase quem ‘pagou o pato’ foi a cooperativa médica, que quase faliu depois de ter feito investimentos gigantescos no futebol (vejam só !) do clube.
            Coisa de R$ 600 MM, à época.
            Nossos dois campeonatos brasileiros tiveram este amargo custo : a quase falência da cooperativa médica. Daí sua presidência e toda a diretoria terem sido devidamente defenestradas.

            Meu caro, seu espelho retrovisor está gasto, assim ….. oxidado, o que o faz ficar meio míope.
            Não tente usá-lo para justificar seus argumentos indefensáveis, que só tentam contestar o obvio.
            Assim, você desgasta a boa imagem que construiu aqui, de homem sensato e coerente.
            Concluindo, acho que já escrevemos o bastante sobre este assunto, né ?

            1. Obrigado pela substancial ajuda, Amaury. Você disse: quem criou a dívida foi a gestão!
              Mas, quem fazia parte da gestão, não era Torcedor Tricolor?
              Oh, o pai e a mãe fizeram amor, o cara nasceu, cresceu, escolheu ser Torcedor Tricolor, alegrias e tristezas mil, virou gestor do Fluminense com o apóio de outros tantos Tricolores vide estatuto do clube.
              Então… quem é o
              responsável pela bagaça? É ou não é a Torcida?
              O meu retrovisor tá muito bom, Amaury, idem o tv colorado RQ. Hahaha

  17. Se o framengo ganhar do bragantino , será campeão novamente. Impressionante como nenhum time quer ganhar esse campeonato, e por isso estão entregando de mão beijada pra mulambada (pra alegria da galera da Flu ÓCIO).
    O único time q pode tirar pontos do fra é o Braga, e segundo consta, os caras já estão assediando o Claudinho. Não sei não…

    1. Deixa de ser medroso, Nando, qual é o problema do Flargh desejar o Claudinho? O Renato Gaúcho tbm conversou com o atleta.
      O problema é que a mulambada tem Torcedor participativo, enquanto o Flu tem uma torcidinha mequetrefe!

      1. Oni, não generalize e deprecie toda a torcida tricolor que há sim pessoas lúcidas que querem o melhor para o Fluminense onde o prezado incluo.

        Que há torcedor que prefere que as coisas no Fluminense seja de terra arrasada tem como em outros clubes existem.

        Agora toda essa discussão passa pelas cagadas que dirigentes fazem no Clube em conluio possivelmente até com membros que vivem o dia a dia do Fluminense.

        Os acertos devem ser elogiados.

        ST.

        1. O problema caro Was Luiz, é que o Fluminense é sempre o alvo.
          Tanto das coisas erradas/cagadas, quanto das coisas mentirosas q são compartilhadas por ignorância e maledicentes!
          Was Luiz, vc assistiu a Live do Jorand, com o PA, deu para perceber quantas MENTIRAS foram ditas aqui no blog, e compartilhadas pq o sujeito a torcidinha tá com raivinha…e aí desanda a linchar o clube.
          Não estou generalizando, Was Luiz, sei que aqueles 25 mil heróis q se revezam e frequentam o Maracanã, são dignos do nosso respeito. A nossa postura é a favor do Fluminense, e CONTRA o sujeito bipolar/maledicente que criou o hábito de falar o que não sabe.
          Se eles tem certeza que estão roubando o Fluminense, (vc ouviu o q PA, falou sobre o assunto…disse q nunca viu ninguém roubando, se tivesse visto denunciaria) então, não é melhor denunciar o ato ilícito, q ficar no blog insinuando coisas? Was Luiz, isso não ajuda o Fluminense, muito pelo contrário, só prejudica. Isso tem que ter fim.
          Vc leu o excelente texto do nosso, Haguiar?

  18. Caceta!!

    Há neguinho mudando de nick como muda de humor diante de derrota, empate e vitória.
    Mas se alguém que discute futebol não está vendo que times de cima têm perdido para os de baixo, e o campeonato todo tem sido assim, o que faz num blog sobre futebol ?.
    Ora, é só passar a ver novelas porque um lado sempre vence e o galã fica com a mulher no fim. Simples, simples, simples. pô.
    ( 04/02/21)
    pppppppppppppppppppppppppppppppp.qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq.ppppppppppppppppppppppppppppp

  19. Parabéns Flusão. De um jeito ou de outro estamos ali no pelotão de frente. O time é fraco, mas estava e continua sendo mal aproveitado. Marcão demorou muito tempo, gastou muitos jogos insistindo com uns caras que já vinham mal com Odair. Quanto tempo perdido com hudson de titular. Yuri? Algumas poucas mudanças ele fez Martineli, Nino… mas continua insistindo com Caio Paulista. Ainda temos mais 4 jogos pra aturar a ruindade de Caio P. A campanha é pra lá de excelente , levando em conta com que jogadores o Flu o “conta”: danilo barcelos, igor julião, felipe cardoso, hudson, egidio. Tudo isso dito, tá passando da hora do Flu pensar seriamente quem vai ser o técnico. Roger parece uma boa, só não pode demití-lo por causa de três derrotas consecutivas, tem que dar tempo. O tempo de Marcão já expirou. Tem que aprender um pouco mais de fuutebol.

  20. Aqui tá parecendo a página do parmera…uma euforia desmesurada, fogos e confetes pra todo lado.
    Alguns comentários até se compreendem, devido aos 8 anos sem conquistar rigorosamente NADA…
    mas eis que me deparo com um comentarista que diz novamente que ‘qualquer um pode ganhar ou perder…’
    Pqp mil vezes, amiguinhos!

    1. Oh, Nando, peguei parte do excelente texto do nosso Haguiar.
      “O torcedor do Fluminense (alguns), parece que prefere sempre lamentar o que não aconteceu, a agradecer o que de bom se conquistou, a lamentar a perda, do que festejar a conquista. Temos que aprender a olhar para todos os lados, e não apenas para aquele que nos parece ser o melhor. Neste momento temos mais é que festejar e agradecer a situação ( aqui me refiro ao time e ao treinador), a ficar apegado aos detalhes que nos incomoda. Vejam o que está se passando com Cruzeiro e Botafogo, e se perguntasse pra qualquer torcedor desses times, é fato, que queriam estar aqui no nosso lugar.
      Vamos praticar o reconhecimento 😉.”

      1. Agora virou amiguinho do Haguiar? O menino prodígio vai ficar ‘jealous’.

        O problema é que vcs dois (vc e peceá) só fazem essas comparações com os piores (botinha, cruzeiro, Oeste, Tabajara, Íbis)
        Pq não pegam River, parmera, framengo pra comparar, tipo assim: poderíamos estar comemorando a libertadores, ganhar títulos como o River, etc…

        1. Haguiar é um grande companheiro, Nando.
          Vc pediu… então…quanto custa a folha de pagamento do Flamengo, River, Palmeiras? Quantos sócio torcedor esses clubes tem?
          Ainda assim, pq o River perdeu a Libertadores para o Flaghr em dois minutos? E pq o River foi eliminado em casa para o porco?
          E pq o Flargh não está na final da Copa do Brasil?
          E pq o porco está atrás do Fluminense no Brasileirão, faltam 4 rodadas?
          Responda.

          1. Sim, eu sei q o Haguiar é gente boa…mas vc tinha uma linha de raciocínio completamente diferente, e foi só ele usar óculos rosados por um momento e vc mudou de opinião em relação à ele.
            Quanto às suas perguntas…o River ganhou tudo depois q voltou do rebaixamento, o framerda ganhou 4 títulos só em 2019 e o porco é apenas o campeão da libertadores e disputando o mundial.
            Tá bom???

  21. Nando, veja o que o seu guru escreveu:

    …Após vitória sobre o Bahia, PVC classifica campanha do Fluminense no Brasileirão como “espetacular, surpreendente e emocionante”

    Kkk – Nando, faltando 4 rodadas para o final do campeonato, o seu guru, bostético (entendido de bosta, não confundir com bola/futebol) vem com essa novidade!
    Nando, oh, eu, já sabia!

  22. É uma porra, mesmo !

    Esse Rodrigo ficava fera quando o time perdia, empatava. Se ganhasse apertado, falava em ir no clube e dar esporro em todos. Mas, na hora que o time, por sua conta, chegou a uma posição boa no certame, ele virou fera contra isso e quer ferrar todos e não se conforma com o que vê.

    Ora, cacete, são esses jogadores que estão lá que ganharam e perderam em desse jeito, estão botando o time onde está. Não fizeram nada de excepcional até agora, só mostraram que o plantel que há no clube hoje não é essa tragédia toda que alguns veem. Se fosse, já estaria na segundona como era a crença inicial do ano.

    Ninguém, com conhecimento real de causa, pode falar que é só pegar um subdezessete e botar no titular que essa molecada vá arrebentar com o jogo. Pombas, não sejamos ingênuos a esse ponto, e é só ver que perderam um título para um time da mesma idade e da e mesma experiência. Devagar, torcida. .
    (04/02/21)
    pppppppppppppppppppppppp.qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq.ppppppppppppppppppp

    1. Tinha propaganda no comentário. Vocês precisam saber que o Blogue está alinhado ao Disqus (uma plataforma de discussões e postagem de comentários para sites). É de São Francisco, Califórnia – EUA. Acima da barra de discussões tem um cadeado e escrito Disqus ‘Privacy Policy, política de privacidade, lá especifica tudo.

      Abraços.

          1. Completamente fora de questão, Franco.
            O comentário foi limpo de qualquer alusão a propaganda de qualquer naturreza.
            E muito bom, diga-se de passagem, o comentário.
            Em tempo : seria comentário ? Ou uma simples ‘opinião’, segundo a classificação determinada pelo Senhor OMS ?
            Que não tem nada a ver, necessariamente, com Organização Mundial da Saude ?

            1. Isso, isso, Amaury, é só coincidência os OMS.
              Quanto ao texto, creio que podemos chamar de comentário informativo.
              Só disse coisas boas! Zero de raivinhas.

          2. Parece até que fui eu que excluiu o comentário! Nem li a post, quando abri o Blogue tinha uma advertência em inglês e uma resposta do Marmundinho perguntando sobre o ocorrido. Só quis ajudar. Na próxima vez vou cobrar a tradução (rss).

            Abraços.

      1. Propaganda?
        Não! – O texto é muito bom!
        Reflexivo, oportuno, necessário, inteligente.
        Valeu Haguiar!
        Mandou muito bem!
        Xô baixo astral!

      2. Tinha propaganda não, Franco.
        Acho que a moderação é feita pelo Limonta, que só gosta de negativismo.
        Como o comentário (ou ‘opinião’?) do Haguiar era puro positivismo, o gajo simplesmente o considerou como ‘spam’ e bloqueou sua publicação.
        Haha !!!

  23. Já estou com saudades do brasileirao de 2020, muitas vitórias. Eu não acreditava e queimei a língua. Quarta-feira vamos depenar o galo e a quarta vitória consecutiva virá! Pena ter perdido alguns pontos, principalmente aqueles 2 contra o vasco. Mas todos os times podem lamentar isto.

  24. O que rola de ‘cavadinhas’ oferecendo ao Flu jogadores considerados ‘oportunidades’ é uma glória.
    No Net Flu persiste uma foto de um ‘gabigol genérico’ da Série B que chega a dar náuseas.
    Se v. quiser perder seu tempo com a tal matéria, lá vai ” Raio-x tricolor: indicações da Série B 2020 “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *