Flu evolui e sonha alto

Mais do que praticamente colocar o Fluminense na próxima Libertadores, a vitória do tetracampeão sobre o Bahia, em Salvador, foi a da afirmação do grupo tricolor.

Custou, mas o time passou de surpresa a realidade, com chances reais de conseguir uma vaga direta na fase de grupos da competição internacional – vive momento melhor até do que seus concorrentes diretos, Grêmio, São Paulo e Atlético-MG.

E o conceito de realidade tem mais a ver com a evolução de seu jogo do que com a sequência de bons resultados em 2021. É nítido: o Flu progrediu, tem jogado bem.

Contra o Bahia, o time mostrou equilíbrio entre os setores e só perdeu rendimento no fim porque Fred e Luiz Henrique, os melhores do time, foram sacados. Sem a dupla, o Flu não conseguiu prender a bola na frente e ficou sem presença na área adversária.

O gol do jovem LH, cuja jogada teve participação de Nenê (fez o cruzamento) e Fred (atraiu um marcador, abrindo espaço), foi o suficiente para que o time ganhasse pela 16ª vez e se mantivesse em quinto, posição que pode até vir a ser suficiente, caso o Palmeiras também vença a Copa do Brasil. Neste caso, seriam cinco as vagas diretas via Brasileirão.

O Flu, porém, tenta não depender de terceiros; quer ele mesmo resolver a parada. Contra o Galo, quem diria, o Tricolor fará um confronto direto por uma das vagas diretas. Vencendo no Maracanã, ficará a um ponto do time de Sampaoli, que tropeçou contra o Goiás.

A cinco de igualar a campanha de 2014, que o deixou em sexto, o Fluminense está perto de fazer seu melhor campeonato desde a conquista do tetra, em 2012. Ainda há chão a percorrer, mas o Flu está embalado e vive seu melhor momento justamente na reta final.

É o sprint tricolor!

***

Tem alguma dúvida, crítica ou quer simplesmente trocar uma bola?

Respondo a você pelo e-mail joaogarcez@yahoo.com.br

***

Tem mais Terno e Gravatinha, no Instagram. Siga-nos lá: @ternoegravatinha

Curta também a nossa fanpage no Facebook. É só clicar: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha

T&G no Twitter: https://twitter.com/blogdoflu

226 thoughts on “Flu evolui e sonha alto

  1. Opinião:
    Se continuar jogando assim o Luís Henrique será o próximo a ser ‘torrado em troca de alguns trocados. E não passará de Julho, podem crer.
    Mas, outros serão preservados, tipo assim : Caio Paulista, Lucca, Egídio, Danilo, Fernando Cardoso, Fernando Pacheco, e similares.

  2. Entendo a insistência que alguns (muitos), preferem partir para o campo da crítica negativista, tanto em relação ao desempenho do time em campo (desde os tempos do Odair), como pela capacidade técnica do treinador Marcão. Digo que entendo, porque sei que há e haverá sempre pessoas que sentem dificuldades de reconhecer o mérito de alguém, isso soa como algo que irá ferir seu modo de ver o mundo, modo este, que para essas pessoas não pode ser diferente daquilo que elas pensam ser o ideal, e que serão únicas merecedoras desse ideal.
    Algo que está incrustado na mente de muitos, é que “Santo de casa não faz milagres”, passando pela “certeza” que “a grama do vizinho é mais verde do que a nossa”, é que nos leva a não vivenciarmos de forma plena, tudo aquilo que temos de melhor. A situação do Fluminense administrativamente falando, é periclitante já faz muito tempo, mas é conveniente que saibamos separar os resultados do time em campo, aí incluídos o Odair e o Marcão, com outras situações vivenciadas dentro do clube, tais como saídas de jogadores de forma estranha, dívida mal administrada, contratações de jogadores sem critérios, etc. Partindo da premissa acima, eu acho, e aqui me estribo em resultados entregues, que a maldade de defenestrar o Marcão, é totalmente incabida, pois, não é difícil mensurar sua atuação frente ao time nas duas últimas oportunidades em que isso aconteceu – Brasileiro de 2019, quando ele pegou o time na Z4 e terminou classificado para a Sul Americana, e agora, que está conseguindo manter a possibilidade de disputar a Libertadores, e isso mostra, que o Marcão, é, o Marcão, aquela figura negra, gorda e desengonçada, que não está de terno e gravata, nem com roupas de grife à beira do campo (pode ser que isso seja um fator que incomoda alguns), não merece tanta ironia e desprezo pelo seu trabalho à frente do time, nem o time merece ser achincalhado como vem sendo.
    O torcedor do Fluminense (alguns), parece que prefere sempre lamentar o que não aconteceu, a agradecer o que de bom se conquistou, a lamentar a perda, do que festejar a conquista. Temos que aprender a olhar para todos os lados, e não apenas para aquele que nos parece ser o melhor. Neste momento temos mais é que festejar e agradecer a situação ( aqui me refiro ao time e ao treinador), a ficar apegado aos detalhes que nos incomoda. Vejam o que está se passando com Cruzeiro e Botafogo, e se perguntasse pra qualquer torcedor desses times, é fato, que queriam estar aqui no nosso lugar.
    Vamos praticar o reconhecimento 😉.

    1. Muito bem, meu jovem mancebo, também conhecido com Haguiar.
      É assim que se fala kkk melhor dizendo: é assim que se escreve!
      Oh, lembra da estória q contei…aquela do consórcio de uma moto, placa policial OCU 0800? Gostaria de corrigir um erro material. O proprietário da moto não é Haguiar. O proprietário é o Nando. Kkk
      Depois desse seu texto, é o mínimo que posso fazer! Hehehe

    2. Excelente comentário, meu caro Haguiar, finalmente liberado pela moderação.
      Ou seria o Limonta ?
      Comemorarmos o sucesso, porém nunca deixando nosso faro para o que pode ser melhorado.
      E cá entre nós, o Marcão só dá varada n’água quando mexe no time, não ?
      Acertou o time no CT e estraga tudo no 2º tempo do jogo.

  3. Opinião :
    Fizemos um primeiro tempo quase impecável, com destaque para Luiz Henrique, Nenê e Fred, na ordem.
    Parece que a volta do Nino e a consolidação do Martinelli deram à defesa uma consistência notável.

    O Luiz Henrique desponta como promessa de grande jogador, quase que confirmada. Tem ótimo porte físico, um estilo de jogo muito bonito, passadas largas, técnico, cheio de graça no jogo de corpo, chute forte, inteligência na distribuição, em suma, tem tudo para emplacar como um dos expoentes do grupo. É só seguir crescendo e pedir ao Marcão para nunca mais ‘encaixotá-lo’ como assessor de lateral. Este rapaz tem bola e descortino de jogo para bailar livremente entre as linhas de defesa adversária, assim como o Nenê.

    Mas, …….. não poderíamos ficar sem o tal do ‘mas ….’.
    Mas, ……., quase que o Marcão entorna o caldo.
    Não fossem quatro defesas milagrosas do Marcos Felipe nós teríamos tido uma possível virada de jogo por parte do Baêa.

    Não enxerga quase nada de futebol, nosso Marcão.
    Substituir o Luiz Henrique e Fred (porque estavam exaustos) tudo bem, mas pelo …… Caio Henrique e Michel Araujo, ainda mais que os dois substituídos estavam ARREBENTANDO no jogo ?
    E, pior, deixando em campo o Lucca – que errava quase tudo ?

    Deu sorte o Marcão, que o Marcos Felipe colocou a armadura de Super-Homem e saiu voando em tudo o que era bola. Arrebentou no gol, nosso jovem goleiro. Quatro defesas padrão ‘Castilho’.

    Destaques ainda para o Callegari, Yago e Martinelli, que jogaram tudo e mais alguma coisa.

    1. É, Amaury, você fez um MIX do elenco de 2019 com o de 2020 (e 21 pelo menos até o final do mês). Caio Henrique era o nosso EXCELENTE lateral esquerdo de 2019, assim estivesse até hoje no clube. Nossa defesa seria a MELHOR desse Brasileirão. O Caio atual é o “PEREBA” Paulista, atacante que não deixará na torcida, saudade nenhuma. Será que você está como o nosso ex-técnico CUCA? Com exaustão mental? Kkkkkk…

      Quanto às substituições do Marcão, parece que ele está apenas seguindo o roteiro do Odair, que também tinha como um de seus pontos fracos, esse quesito. Não precisava ser assim tão fidedigno né?! Kkkkkkk…

      ST

      1. Verdade, Jota. Obrigado, amigo.
        Digamos que …….. estou ficando cansado de tudo, meu caro.

        Embora muito bem colocados na tabela, estamos sendo ………… bem, deixemos pra lá.

        Há momentos em que me lembro da tese do ” pão e circo “.
        E me vejo no circo.
        Mas especificamente, no picadeiro.
        Mas claramente ainda, como palhaço, com nariz vermelho e tudo mais.

  4. Pois é, pessoal.

    Com este calendário bem atípico para o brasileirão deste ano, pode-se ter certeza que jogadores estão todos no limite de entrar na estafa tal o número de jogos que fazem com pouco tempo de descanso para recuperar musculatura e aguentar esse calorão que está fazendo no país todo. .
    .
    Eu imagino que o Marcão seja visto pelos jogadores como um colega e não um “professor” cheio de empáfia, e que, é lógico”, eles todos conversam francamente e dizem se aguentam até o fim do jogo ou não, se há problemas lá dentro do campo e por aí afora. .

    Desse papo aí, pode-se ter certeza, que nascem as substituições, porque técnico nenhum é tão burro de tirar um jogador que está bem só para demonstrar que é ele quem manda.
    Técnico pergunta a jogadores como estão após o primeiro tempo e substituem esses mais cascudos porque um deles pode estar sentindo uma fisgadinha, um incômodo e diz para o técnico, preparador, etc, e ele é poupado. Não creio em sacanagem “para botar jogador do empresário” como alguns dizem de boca cheia.

    Mas a minha “tese” está bem explícita aí. Neste campeonato, qualquer time pode ganhar de qualquer um e perder de qualquer outro. Quem tiver um contraponto lógico é só botar na tela.
    (04/02/21)
    ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    1. PCA, anota aí: jogador de empresário, Fred e Nenê não podem jogar juntos, Marcão é churrasqueiro, MB é pavão, Flu com esse time vai disputar rebaixamento, Odair é margarina, Marcão não sabe ler o jogo e etc PQP! Essa galera só sabe fofocar!

  5. Mais um ótimo primeiro tempo e um fraco segundo tempo, devido às presepadas do churrasqueiro Marcão.
    Um jogo que se desenhava até fácil, só não foi pro espaço, graças a pelo menos duas defesaças do MF.
    Pensando já em Libertadores, dá para colocar mais uns dois ou três jogadores para compor elenco. Com isso, temos Calegari, Lucas Claro, Nino, Yago e Luiz Henrique… só precisamos de mais uns 15 pra encarar as grandes potências do continente.

    Apesar dessa boa sequência de resultados, eu ainda não me iludo nem solto fogos com esse time, Marcão churrasqueiro e torcedores bipolares.
    O ideal seria ir direto pra fase de grupo, pois esses jogos eliminatórios da pré-libertadores sempre tem times complicados (como diria o técnico virtual campeão brasileiro).

    1. Tricolor de boa cepa kkk gostei.
      Melhor q Orinho, Orinho Eterno, Orinando.
      Mas, melhor q todos é o original: Amiguinho Nando.
      Você muda de opinião como muda de nome.

  6. Estamos no G5 por causa da camisa, não tem time não tem treinador e não tem Presidente. Nenê, Fred, Egídio,Lucca, Caio Paulista, Hudson. A camisa está jogando mesmo na época do Odair.
    Um clube que tem Matheus Martins, Gabriel Martins, Jonh Kennedy, Luiz Henrique, Jefter, Arthur, Kayky, Granada, João Neto, e ter que aturar essas barangas, ninguém explica uma base voando e ver Lucca e Caio Paulista.
    Espero que contratem logo um treinador de verdade. Tiago Nunes já.

  7. O time tá jogando bem.
    O Fred está jogando demais! Mas não entendo a insistência com o Caio Paulista, que ao meu ver é muito fraco tecnicamente, fica simulando toda hora e não joga nada.

    Ganhando o jogo contra o Galo, com certeza colocaremos os 2 pés na Libertadores.

  8. O time do Fluminense se comportou em campo bem até as alterações que o Marcão insiste em fazer onde pode acertar uma, mas por outro lado vem com o CP ai lasca tudo.

    A defesa vem se comportando bem na medida de não deixar a bola ficar ali pererecando na área.

    Enquanto está ocorrendo os tropeços dos adversários diretos para a Libertadores, o time via tirando a diferença de pontos.

    Contudo, o planejamento da gestão deve estar já contando com a vaga.

    A pergunta que fica é saber se o futuro treinador será o Roger Machado, pois não sabemos como será seu trabalho, pois destacando os últimos que ele realizou, não foram bons.

    Resta saber se vai ser confirmado ele e se aprendeu mais conhecimentos para não vir a colocar mais uma vez o Fluminense numa roubada como foi a eliminação na Sulamericana para o La Calera.

  9. A atuação do Fluminense contra o Goiás somada com a de ontem dá a impressão de que temos um bom time se consolidando.
    A defesa ontem foi muito bem, Nino jogou um partidaço, Lucas Claro perfeito como sempre, Calegari show de bola e mesmo o medíocre do Egídio jogou bem, na minha opinião.
    O que mais me alegrou, todavia, foi ver o Nenê e o Fred jogando juntos, de forma entrosada e muito eficiente.
    Fred tá jogando pra caralho, como garçom atacante e até defensor, é um cracaço, fez lançamentos, toques, passes, dribles, chutes sensacionais.
    Agora, vamos combinar, o Marcão tem merda na cabeça! Muita merda!
    Trocar Luis Henrique por Caio Paulista?
    Vá pra puta que pariu, Marcão! Eu pago o Uber.

    1. Ajudo a pagar Uber. Péssimas substituições. Não tem leitura de jogo, fundamental em uma Libertadores. Pode por tudo a perder em uma partida importante no campo do adversário, principalmente em grandes altitudes.

      Abraços.

  10. STT.

    Dizem que técnico não influencia no time quando joga dentro de campo, tem sentido já que o técnico não entra em campo. Na minha opinião, o técnico tem influencia em dois fatores dentro de campo, que pode ser decisivo na derrota e na vitória: na escalação e nas substituições. O primeiro fator se relaciona com a defesa, Lucas Claro e Nino estavam vindo bem fazendo uma boa dupla de zaga, a melhor do campeonato, Nino teve uma lesão e foi substituído pelo Matheus Ferraz. A defesa desandou, como consequência levou uma goleada do Corinthians, pelo simples motivo que a entrada do Ferraz mexeu com três posições, enfraquecendo a lateral direita e tendo que trocar o Lucas de posicionamento para o lado direito da defesa. Agora está acontecendo o mesmo com a frente da defesa, Martinelli não é volante é meia de ligação. O Marcão cismou de substitui-lo pelo André, volante, um equívoco! Deveria tirar o Yago para entrar o André. O Martinelli joga muito mais bola que o Yago, O André fortaleceria a proteção da defesa e o Martinelli melhoraria, e muito o meio de campo e o ataque, os dois gols que ele fez contra o Goiás é um bom exemplo do que estou falando. No jogo de ontem, quase que o Marcão pôs tudo a perder com as substituições, na Libertadores enfrentaremos times melhores, erros como esse pode custar uma derrota. Precisamos de um treinador que tenha boa leitura de jogo para enfrentarmos uma Libertadores.

    Saudações Tricolores.

    1. Opinião :
      Sua leitura está corretíssima, segundo o que penso, Franco.
      Martinelli é apoiador – camisa 8 – e não primeiro volante – camisa 5 -.
      Entretanto, creio que o André é baixo para jogar como primeiro volante. Em muitas circunstâncias esta função tem que dar cobertura aos zagueiros, e aí ………. já viu, não é ?

      1. André foi Campeão Brasileiro na base jogando com Martinelli. Eu escalaria essa dupla no time titular do Fluminense. Infelizmente barraria o Yago, com Martinelli mais avançado melhoraria o meio de campo. Nenê ficaria mais solto e Fred agradeceria.

        Abraços.

        1. O André é muito bom de bola, Franco.
          Receio que seja baixim para a 5.
          Note que todos os grandes 5 que conhecemos eram > 1,80m.
          Jandir, Zulu, Carpegiani, Falcão, e por aí em diante.
          O couro come naquela zona ali, meu caro.

  11. Caros repetindo,

    Parece que Marcão achou um time, infelizmente “desachou” com as substituições de Fred ( Porquê saiu? Saiu porquê? ) e de Luis Henrique ( que não tem como comparar com o limitado Caio “costas quentes” Paulista ).

    Este campeonato é tão doido que se o Inter virar o fio ( remember Abel em 2005 no Flu ) somados a alguns resultados, dá, pasmem, até para ser campeão… kkk.

    SDs T

    1. Em matéria de “desachar” ele não tem feito cerimônia, Carlos.
      O gajo tem assim uma certa dificuldade de enxergar o que está acontecendo em campo.
      Até estou começando a perceber que ele treina e monta o time competentemente.
      Mas, quando a bola rola, suas mexidas costumam ser de arrepiar.
      Ontem, não fosse o Marcos Felipe teríamos tomado uma virada, depois das mexidas dele.

  12. Vitória fundamental rumo a Libertadores 2021. Volto a dizer, é extremamente importante para o clube voltar a disputar o principal campeonato da América. Isso atrai mídia, possíveis patrocinadores e jogadores. A vitória dessa noite colocou o Flu numa excelente pontuação (56 pontos) e não podemos perder essa pegada.

    Jogar contra o Bahia, na Fonte Nova, nunca é tarefa fácil. Muito boa partida do Fred, que coordenou o time e até fez gol (até agora achei que fomos roubados nessa). Marcos Felipe, cada vez mais, se consolida como titular absoluto do gol. Fez duas grandes defesas no fim que nos garantiram os 3 pontos. Nené tb foi outro que se apresentou bem.

    Quem quase complicou o jogo, mais uma vez, foi o Marcão e suas mexidas equivocadas. Em primeiro lugar, o que os inoperantes Lucca e Egídio ainda fazem no time titular ? Não jogam rigorosamente nada ! Em segundo lugar, tirar o Luiz Henrique para colocar o Michel Araújo ? Mil vezes não, Marcão ! Você tirou o jogador que mais desarmes fazia, e ainda chegava ao ataque. Fred saiu cansado e Caio Paulista não conseguiu prender a bola no ataque.

    Faltam 4 jogos e teremos duas pedreiras fora de casa : Ceará e Santos. Jogos difíceis e confrontos diretos pela fase de grupos da Libertadores. Em casa, enfrentaremos o Atlético-MG e o Fortaleza. Serão partidas que não poderemos errar, nem dentro, muito menos fora de campo (ouviu, Marcão ?).

    Avante tricolor das Laranjeiras !

  13. Só quero ver se a torcidinha continuará sendo econômica nas opiniões! Não confundir opinião com comentários.
    Pois, só comenta quem sabe!
    Quem não sabe, apenas emite opinião!

    1. Opinião: O time jogava razoavelmente bem, até Marcão tirar Fred e Luiz Henrique.
      Comentário: Com a saída do Fred e do Luiz Henrique, o time perdeu poder de ataque e o Bahia cresceu no jogo.
      Argumento: Após a saída do Fred e Luiz Henrique, o melhor em campo foi o Marcos Felipe.
      Fato: Marcão errouuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!

  14. Boa noite e SAUDAÇÕES TETRACAMPEÃO BRASILEIRO. É incrivel que mesmo o FLUMINENSE vencendo na casa do adversário, há criticas. Esta torcida contra é demais. Abç.

  15. E o nosso Marcão continua matando a torcidinha maledicente do blog. Mais uma vitória, mais 3 pontos na tabela!
    Dá-lhe Marcão!

  16. Se o Fluminense não ganha esse jogo hj e fica fora da Libertadores por causa disso, a culpa seria sua, Marcão!
    O que vc fez hj é inexplicável e injustificável.
    Caio Paulista e Araújo é o c######o.
    PORRA!

  17. Alguém sabe de Nando?
    Alguém viu o amiguinho Nando?
    Kkkk acho que tá quebrando pau com o pai de santo.
    Fluzão travoltão tetracampeão!
    Nando, não tô te sacaneando.
    Oh, avisa para o Guilherme q o Liverpool perdeu em casa para um dos últimos colocados do campeonato.
    Detalhe: só chutou uma bola para o gol o jogo inteiro.
    Sabe quanto custa a folha de pagamento do Liverpool? Como pode perder para em casa para um dos lanternas?
    Amiguinho Nando, oh, tô te sacaneando, sim. Detalhe: regado a ampolas de Império! Kkk já tomou Império, Nando?

    1. Nando mandou te avisar q a cerveja tá esquentando, o marisco tá esfriando e as suas cabeças de bagre estão amolecendo…
      E que é pra vc não cumentar bêbado😬😬😬

  18. Uffa, uffa, uffa, apesar do esforço do Marcão para entregar o jogo, vencemos.
    Essa diretoria de merda tem de estar buscando um treinador de verdade.
    Marcão é treinador de time de botão.
    Ganhamos, apesar dele.
    Valeu Fluzão!

  19. Avenida Egídio enorme…….
    Como é fraco o gajo….
    Acabou.
    Jogo fraco, mas venceu.

    Agora falta um técnico para a sequência do ano, pois pelo menos a sula está garantida.

    ST

  20. Queda de rendimento absurda no segundo tempo.
    Tipico jogo com alto risco de tomar o empate.
    A sorte é que o baeha é muito ruim.
    Ainda bem…
    Torcedor sofre….
    ST

  21. Uma piada essas substituições do Marcão tirando Luiz Henrique e Fred prá colocar os péssimo Caio Paulista e Araújo.
    Desmontou o time.
    É foda, Marcão.

  22. 1 X 0 e o Fluminense tenta administrar, muito perigoso.
    Se forçar um pouco faz mais gols, se continuar nesse marasmo, sei não.
    Bora jogar moçada.

  23. KKKKKKKKKKKKKKK

    Sensacional este diálogo no NetFlu sobre a transparência da gestão (sic) do mb:

    “Andre Freitas • 4 horas atrás

    Cadê a gestão clara que foi dita na campanha, onde iria mostrar todos os valores de transações feitas pelo clube?”

    Carlos Mercúrio • 4 horas atrás

    Ele não prometeu gestão clara, ele falou em gestão transparente. Isso ele está cumprindo. Nessa gestão vc olha, olha, e não vê nada! Mais transparente, impossível!!”

    ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *