Em frangalhos (e em liquidação!)

A derrota do Fluminense quinta à noite em Salvador é mero pano de fundo.

A hecatombe que assola a política tricolor, sim, está nua.

Um clube desgovernado, acéfalo, completamente à deriva, afunda com velocidade semelhante à de Bateau Mouche IV, 30 anos após o trágico acidente da embarcação, na Baía de Guanabara.

Ainda mais constrangedor é o silêncio, a falta de dignidade, o desamor da direção.

Não há muito mais a acrescentar do que já escrevi há três dias, em minha coluna passada. Está ali tudo o que penso sobre o cenário atual.

O Fluminense está doente, vem sendo governado por pessoas que não gostam do clube, mas apenas de si.

E, tal como se fosse pouco, na calada da noite, ainda aprontaram mais uma: venderam a preço de banana, por apenas 4 milhões de euros, a jovem promessa Ayrton Lucas, cujo futebol, a bem da verdade, despencou, como o de todo o restante do time.

O elenco conta os dias para o fim da temporada. É certo que haverá debandada.

E Pedro pode nem mesmo voltar. Quando estiver curado, há chance de pegar um avião direto para Madrid.

A Flusócio, o presidente Pedro Abad e pessoas interesseiras estão destratando, humilhando o Fluminense, um patrimônio do Brasil e do mundo.

Se não têm capacidade de fazer uma autocrítica sobre o caos em que transformaram a instituição, agora também em liquidação, peçam licença e saiam de fininho.

É a única chance de acreditarmos que vocês têm um pingo de amor pelo Flu.

Não há elegância que resista a este descalabro.

E o elegante Flu só resiste ainda porque é monumental.

Como a imoralidade e “incompetência” dos que hoje desavergonhadamente o dirigem.

_______________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

64 thoughts on “Em frangalhos (e em liquidação!)

  1. Sei que muitos aqui não gostam que se critique. Parecem viver numa bolha imaginária onde tudo é lindo, florido e maravilhoso. Chegam ao cúmulo de culpar os torcedores que criticam pelos vexames, eximindo de culpa o presidente, a diretoria, o técnico e os jogadores.
    Um conhecido vascaíno desesperado me diz indignado que ‘meteram a mão no Paraná’ (vejam vcs). Marcaram um pênalti pro Ceará e deixaram de dar um claro no final do jogo pro Paraná. Não sei sei é verdade… não tenho paciência nem pros jogos do Flu.
    A verdade é que o Fluminense hj é uma piada dentro e fora dos campos…36 rodadas e nenhum pênalti a favor é no mínimo estranho.

    Palpite pra hj: 5×1 Inter. O Flu perde como sempre, mas quebra a sequência sem gols marcados…e ficam todos felizes (se eu errar, terei o maior prazer em ler as ironias e o kkk de um desaparecido ovni).

  2. Alguém escreveu que, no frigir dos ovos, a culpa é da torcida. Eu tenho sustentado a tese de que toda a culpa é da diretoria. Porém , sinceramente, sou forçado a mudar a minha opinião. A culpa é, SIM, DA TORCIDA, que não quer dar-se ao incômodo de deixar de ir aos estádios, à sede do clube, de comprar objetos do Flu. enfim, não se quer dar ao incômodo – sim, é incômodo – de boicotar o clube para forçar a queda de Abad e seu grupo (o Flusócio)! E, enquanto essa corja estiver no comando, nem sonhem com melhores dias.

  3. Da maneira como as coisas vão, vários jogadores irão processar o Fluminense, o que agravará terrivelmente as finanças do clube (o caso Marquinhos é um excelente exemplo…). Então, ou se consegue um patrocinador forte, disposto a correr riscos, ou será o FIM do nosso time de futebol profissional.

  4. A complacente “torcida” do flu, a que reside no Rio de Janeiro é uma das responsáveis pela péssima fase. Os maiores culpados são peter sumido, abad e os sócios flamenguistas vascainos e botafoguenses do fluminense. Os usadores de piscina. Os que reelegeram peter e abad. Eu aqui de floripa apenas torço pra que nao caia. Nem uniformes e produtos licenciados oficiais posso comprar pq nao existem mais.
    O flu foi grande devido sua torcida, e agora está pequeno por culpa dela tb.
    Expulsem o abad mesmo se nao cair.

  5. Até essa quadrilha sair do Fluminense, continuo torcendo para que seu objetivo não seja alcançado, a série B.
    Depois, quem sabe poderemos voltar a ser felizes.

  6. Quem tem Gum, tem medo !
    “Gumckenbauer” tentou sair driblando e perdeu a bola, ato contínuo, o cruzamento encontrou um cara livre, onde ele (Gumckenbauer) deveria estar.
    O que fez o goleiro, senão sair no desespero para tentar minimizar a cagada ?
    No segundo, troca de passes infrutífera do Gumckenbauer e do “Rockeiro”, mais uma vez o Rodolfo tentou consertar a cagada e foi infeliz, talvez pudesse chutar a bola para a lateral, todavia, teve um segundo para decidir.
    Se não fosse o Rodolfo, a vergonha seria maior.
    Aí, depois que o Gumckenbauer fez a merda, deu uma de puta arrependida, simulou uma contusão e saiu, supostamente porque não concordou com os jogadores que “estavam jogando de sacanagem”.
    Digo e repito, não tenho nada contra o Gum, muito obrigado pelo excelente profissional que foi, e que ainda é, mas isso não muda em nada o fato de que ele tecnicamente é sofrível, limitado, medíocre.
    Embora não acredite que o América e o Sport vençam Bahia e SP, respectivamente, jamais imaginaria chegar à última rodada temendo um jogo contra o América-MG.
    Pesadelo terrível, espero que tenha fim antes da última rodada.
    A despeito dessa diretoria calhorda, desonesta, incompetente, covarde, inqualificável, nunca torceria pela queda do Fluminense, sob qualquer pretexto.
    E, como torcedor e apaixonado, porquanto pareça inalcançável, até quarta-feira vou alimentar esperanças, de que esse grupo se reencontre, que façam a melhor partida do ano, e que alcancem a classificação perante o Atlético.
    Meu palpite: 2 a 0, ganharemos nos pênaltis, com a última cobrança deles batendo no travessão. ST !

      1. Não lhe devo satisfação sobre o que penso, mas a meu juízo, embora menos que o Paulo Ricardo, teve também.
        Isso não tem nada a ver com honestidade, de maneira que não admito ser ofendido por um Zé ninguém, que nem nome tem.

      1. De fato, não.
        Mas, acho que é mais um sentimento de torcedor, até porque pela qualidade dos nossos jogadores, nem é bom imagina-los em cobranças de pênaltis. ST!

  7. O que o Garcez fala sobre a debandada de jogadores do elenco atual pode envolver até jogadores da base e poderemos ter uma nova novela do estilo do Scarpa.

    E nessa debandada até jogadores mea boca vão processar o Fluminense.

    E parece hilário a direção confirmar ainda que esse Caique do Guarani possui um pré contrato faltando o Abad assinar mais um atestado de incompetência.

    Está claro que o Abad e sua corja tenham que sair, mas o problema passa também na composição dos conselheiros que muitos que estão lá certamente são membros da Fluócio, o que pode inviabilizar o impeachment ser aprovado.

    Enquanto isso a nau tricolor está a poucos metros das pedras.

  8. Sobre aquele manjado papo de que “não creio em bruxas, mas(…)”, a verdade é que o Flu está com uma maldição em cima desde muito tempo, e, quem sabe, isso começou até depois que o “grupo do mal asas negras” tomou forma no blog, e a sua maldição pegou todos os times que foram formados no clube, e atingiu até o próprio blog que parece no estertor da morte.

    O time está carregando uma cruz nas costas, e visivelmente sem uma jogada treinada como em ordem unida, começa até tocando certinho, mas a sensação de insegurança é constante, alguns estão vendo a bola como um bicho estranho, ninguém a domina com autoridade, ninguém faz um drible sequer que possa limpar uma jogada, ninguém chuta com convicção.

    Mas, a despeito disso, não se pode dizer que todos são cabeças de bagre, não, que não podem vestir a camisa tricolor, que estão de sacanagem, porque o que está ocorrendo é que as condições psicológicas são as piores possíveis, e muitos estão com medo de errar mais, e preferem se desfazer da bola o quanto antes.
    Uma falha com aquela do Paulo Ricardo não significa que ele seja uma nulidade, muito ao contrário, ele está dentro da média, até porque todo zagueirão que se preze já fez uma pixotada dessas, mas é a peste do clima. ,

    Mas, quanto ao goleiro, ele foi instruído pelos “treinadores de goleiro” do blog, e aprendeu com eles que toda bola que for passando no “espaço aéreo sob sua jurisdição” é para ser interceptada , e ele viu aquela lá na marca do pênalti e, lembrando das instruções, voou nela, quando podia ter ficado embaixo do gol e pega-la calmamente.

    Aquele lance do Everaldo foi mostrado do meio da arquibancada para o lado do gol, e, mesmo assim, pareceu que ele estava na mesma linha do defensor, mas nem fizeram aquela linha que fazem sempre, o que podia ter sido bem mais esclarecedor.

    Mas eu acho que a melhor coisa para o clube, seus dirigentes e para certos torcedores de hoje, é o time ir para a segundona mesmo, e eles provarão lá o que sabem fazer e o que não sabem. porque todo mundo sabe que não é possível fazer futebol no Brasil hoje sem dinheiro, sem credibilidade, sem ofertas do vil metal, e ficar esperando milagres,
    (23/11 – 16;00)
    The end.

      1. Misericórdia! Melhor deixar pra lá, Sérgio. Pode ser uma patologia séria…a Flu Ócio está deixando todos os tricolores doentes…
        O cara ser ruim de bola agora , é ‘maldição’ kkkkk
        Meu Deus, o que esses verdadeiros tricolores tem na cabeça?

    1. Esta realidade do Fluminense se deve a incompetência desse grupo nocivo que tomou conta das Laranjeiras e é isso que todos exceto vc e a hiena não querem reconhecer.
      As inúmeras dívidas trabalhistas acumuladas nesse período, por incompetência na hora de contratar e arrogância e burrice na hora de demitir é que esta acabando com nosso Tricolor.
      Quantos milhões entraram nos cofres com a venda de nossas promessas ?
      Onde foi parar essa grana toda?
      Não têm dinheiro nem para pagar a limpeza, nem a piscina dão conta de dar manutenção .
      Não somos nós torcedores críticos que estamos afundando o Fluminense, mas esse grupo apoiado por torcedores omissos em que tudo está bom, a culpa é da crise.
      Não torço para cairmos para a segunda divisão, mesmo que esteja merecendo, ainda tem mais um ano desse grupo e aí significaria a série C novamente .

    2. “Mas eu acho que a melhor coisa para o clube, seus dirigentes e para certos torcedores de hoje, é o time ir para a segundona mesmo”

      E esse sujeito ainda vem aqui se vangloriar de que ele é o verdadeiro tricolor e nós os falsos …

      É uma piada falante

    3. PCA,

      Você nem deve sair de casa para ir a um bar de sua preferência para bater um papo e beber umas cervejas super geladas com amigos. Desejar que o Fluminense vá para a segunda divisão, para você será fácil, não é capixaba? Para a minha felicidade e da grande maioria da torcida Tricolor, este seu vaticínio não se realizará.

      Abraços Tricolores.

    4. Estou reiterando o que disse, sim, porque, para ficar desse jeito, é melhor ir logo para a segundona mesmo, para que vocês – que se julgam tricolores fervorosos só porque vivem nesta aporrinhação de longa data, esculhambando tudo do Flu, e não é só a diretoria, mas jogadores são considerados incapazes de jogar futebol -, parem para pensar se isso que fazem é mesmo torcer pelo Fluminense.

      Mas, porra, vocês odeiam este time, estes rapazes todos, dizem as piores coisas de homens como todos somos, têm família como nós temos, mães, esposas, filhos que devem sofrer com a situação atual deles, e estão zangados porque eu digo que é melhor irem para a segundona, pois, de lá, eles podem se dispersar e deixar o time de vocês em paz, e melhorar a vida deles. .
      Depois ainda quiseram escrachar o Scarpa por ter saído e ficaram ao lado da diretoria que foi a única culpada pelo rapaz ir embora. Como é que vocês raciocinam, cacete?

      Juarez, o que mais faço é sair de casa, pois, graças a Deus gozo de saúde e não preciso ficar em casa como nego que faz hemodiálise, por exemplo, e sou eu que sempre digo aqui que converso com torcedores de diversos times, principalmente dos outros três mais badalados, e tenho esse relacionamento com amigos adversários que não vejo ninguém dizer que tem.

      Você está dizendo que é fácil para eu dizer isso, e vocês dizerem, à exaustão, que o time é uma bosta, o pior do mundo, que há jogadores que são lixo, mercenários,e o escambau, mas depositando nesses lixos as esperanças de ver o time não cair? Como vocês se sentem?

      Djacastro, esse negócio de sujeito, homem de caráter não se refere a outro desa forma, cara a cara, a menos se estiver a fim de arrumar encrenca séria. DE longe, é covardia. .
      Eu não sou sujeito, tenho nome e o coloco aqui, o que você não tem. .

      Mas, para lhe ajudar, sujeito era o cara que você via em sua casa, quando era criança, e que sua mãe sempre lhe apresentava um diferente e lhe dizia que era seu pai.
      Recorda bem se não era assim.

      FLUTO, Você não pode ser tão burro assim, de nunca ter notado que, no que eu escrevo, nunca fiz menção honrosa a esta diretoria do Flu desde de Peter até hoje com esse Abad.
      Muito ao contrário de todos, eu reclamo desde que começaram a vender os outros lá atrás, como Carlos Alberto, Rodolfo, Roger, Maicon, Allan, nem sei se nessa cronologia, mas sempre essa venda de jogadores me irritou muito.

      E nunca tive meu pensamento vinculado ao do Oni, embora a gente concorde em algumas coisas, faça algumas gozações, mas temos independência de ideias. Mas acho ruim esse troço e chamar um colega de bate-papo de apelidos pejorativos, como se ele fosse um idiota, já que ele é um cidadão, que, com certeza, não é pior que ninguém deste blog.
      Essa veadagem de falarem dos ” dois”, na “dupla”, não tem sentido nenhum, porque eu nunca torci por diretorias, sendo que o único nome que já citei aqui foi o do Horta.

      Só que eu não sou burro de não enxergar que a situação do país saqueado piorou muito a situação dos clubes de futebol e do esporte em geral, e essa cantilena que muitos de vocês fazem sobre o clube não ter dinheiro para nada, é uma boçalidade sem tamanho, pois, depois que CB saiu, e que muitos de vocês aplaudiram, o caixa começou a secar, nunca mais houve essa entrada forte de dinheiro no clube para comprar esses craques que vocês desejam, nem para segurar os garotos como vocês exigem em que seja feito.

      Por quê? Porque não há dinheiro, porra, não há endinheirados tricolores querendo injetar grana forte lá, a torcida também perdeu renda, e não tem obrigação de ver o time numa situação ruim como está, e futebol virou banana na feira, e perdeu mesmo aquele interesse.
      Depois, a torcida tricolor fica irritada com 40 reais pela entrada, fica pedindo para que reduzam para dez, e ainda não vai se reduzirem.

      Só se houver uma reviravolta no mundo e a Europa parar de aceitar jogadores estrangeiros, e exigir que todos saiam de lá o mais rápido possível, aí pode ser que os clubes daqui voltem a ter times qualificados, embora o petróleo dos árabes continue levando os melhores.
      Seguindo nesta balada, e o time cair, no ano que vem vocês todos estarão xingando tudo e todos, dizendo que o time é uma merda e vai cair, mas ficarão zangados se alguém disser que é melhor cair mesmo. Né não?
      .
      (23/ 11 – 23_00)
      BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB

  9. Caros,

    Nas atuais circunstâncias seria obrigação do Conselho do Clube retirar o Abad da presidência. Como diz o sujeito no G1, o Fluminense só não deve cair por alta de tempo. A arrogância, incompetência, e, porque não dizer, canalhice do pessoal da Flusócio não permitem que eles – um bando de profissionais liberiais brincando de Empresários – se enxerguem e que tenham a atitude digna de se retirar.

    Quanto a torcida abandonar de vez o time como estratégia, acho besteira, pois ficar sem a torcida “enchendo o saco” é justamente o que eles precisam para por em pratica seu plano de um “Fluminense clube formador”, ou seja, um clube pequeno-médio com fortes categorias de base que vive de fornecer talentos para os clubes “grandes” brasileiros ou do exterior. Esta é uma mamata boa, dá dinheiro, desde que não tenha de administrar uma equipe profissional de alto nível e competitiva.

    Portanto, agora, mais do que nunca, é que o Fluminense precisa da presença e da firme cobrança de sua torcida. Só sob pressão é que o Conselho irá afastar estes cretinos.

    SDs T

  10. Nós somos o único clube do mundo que perde, perde, perde. e o técnico não cai. somos o único clube no mundo que jogador andando em campo de sacanagem e a torcida não faz nada. somos o único clube no mundo que o time não faz gol a sete jogos, e a diretoria vai contratar um centroavante que tem 3 gols na vida, e a torcida não faz nada. somos o único clube no mundo que a diretoria esculacha com a gente e a torcida não faz nada. somos o único clube no mundo que jogador tira onda com torcedor. somos o único time no mundo que apanha e a torcida chama de guerreiro. somos o único clube no mundo que quando a torcida invade, chega um monte de retardado falando que isso é coisa de flamenguista, eu tenho inveja da torcida deles(fla) os caras ganharam do Grêmio e mesmo assim o pau comeu. tem que avisar os jogadores se eles rebaixarem o clube… isso se nossa torcida fosse torcida de macho. fico imaginando esses caras fazendo isso com uma mancha verde da vida, com uma força jovem, com uma gavioes da fiél, com uma jovem do Flamengo. ai chega na net, falam que a young e a Força Flu são fodástica, que faz e acontece, faz e acontece com quem? com povão do Flamengo? eu queria ver a torcida organizada comprar o barulho do clube, não ideologia de otário não, se for pra defender tem que defender o clube, falo isso porque também já fiz parte, hoje tenho até vergonha da nossa torcida. vou no Maraca fico bem longe deles, até porque é uma molecada que não aguenta…, as to do Flu foi enterrada junto com o antigo Maraca.

    1. Rodrigo, o retrato perfeito de nossa torcida corno manso é a Bravo 52 que fica cantando feito débeis mentais Enqto o time vai empatando com o Ceará dentro de casa .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *