Noite de reencontros

Ao golear o Avaí na Ressacada, o Fluminense, de uma só tacada, interrompeu a série sem vitórias (quatro), viu sua defesa deixar o campo sem ser vazada pela primeira vez no Brasileiro, o garoto Mascarenhas marcar seu gol de número um pelos profissionais e, de quebra, seu artilheiro – e o do campeonato – manter a média de um por rodada (nove), confirmando que vive seu momento dourado na carreira.

Tudo bem que o adversário era o lanterna da competição, mas o time catarinense ainda não havia perdido em seu estádio – o Flamengo mesmo cortou um dobrado por lá há poucos dias e saiu com um suado 1 a 1.

Avaí x Fluminense foi, provavelmente, o duelo das equipes de maior e menor média de idade da competição.

O veterano Maicon, que estreou marcando um gol contra, entre outros conhecidos como Betão, Marquinhos, Juan e Joel, compunha o time de atletas rodados do Avaí.

Do lado tricolor, só molecada, praticamente.

Matheus Norton, que levou o terceiro amarelo, jogou no lugar de Wendel, machucado.

Já o lateral Renato, no de Lucas, poupado.

Na zaga, Reginaldo, a cada dia, parece adquirir as credenciais de companheiro ideal para Henrique no setor.

Mascarenhas, que havia ganho a posição de Léo já no Fla-Flu, tornou a jogar bem, fazendo aproximação com Orejuela, Calazans e Norton, dos pés dos quais saíram passes curtos e boas triangulações.

Marcou pela primeira vez entre os profissionais e se emocionou.

O momento genuíno vivido pelo garoto esteve entre as imagens mais legais da partida.

Que marcou o reencontro do Flu com o bom futebol, esboçado já no clássico de três dias atrás.

Que seja o recomeço de tempos auspiciosos! 

______________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/

74 thoughts on “Noite de reencontros

  1. Acho que enquanto não se resolve o lance do estádio do Flu (que se o Fla quiser vai levar por força politiqueira), deveríamos juntar forças como Botafogo mesmo e usarmos o estádio “deles”.
    Ia mais longe… proporia um “troca-troca” de jogadores (calma PCA e Marmundinho) onde o primeiro seria do Cavalieri com o Jefferson… hehehehehe
    Depois poderiam ir vendo um moleque por um mais “cascudo” ou algo do tipo mandar o Gum…??? Aí pode vir qualquer um que tenhamos falta…
    SSTT

  2. A despeito do nível do nosso adversário, foi uma bela vitória, e é isso que conta.
    Até porque, é como brigar com bêbado, se perdêssemos, seríamos defenestrados pela mesma razão, o nível do adversário.
    Só “esquecem” que o queridinho da Globo não venceu lá, empatou com uma generosa ajuda da arbitragem e, ainda, apito amigo externo.
    Gostaria de pegar um gancho no comentário do Nando: se não fosse a teimosia do Abel, se ele desse ouvidos às arquibancadas, se ele pusesse o Calazans para jogar a mais tempo, não teríamos perdido o estadual para os molambos (estou puto até hoje).
    Sobre o jogo, mais uma vez destaco o Reginaldo, tá jogando muito (e olha que o critiquei duramente, cheguei a dizer que ele não tem nível para vestir nossa camisa).
    Contra o SP, jogo difícil, muito mais pela situação deles, mais confio em nova vitória. Dependerá muito da nossa postura.
    Por fim, acho que estamos todos ainda muito ressabiados, mas dependendo de uma conjunção de fatores (como por exemplo, o fim dessa maré de azar, com tantas contusões), ainda acredito que tenhamos alguma chance na sulamericana e, por que não, de almejar uma posição honrosa no brasileirão.
    Notem que o time do Corinthians não tem nada demais, inclusive acho o nosso time bem melhor que o deles. ST !

    1. Marcelo,

      O Reginaldo vem tendo grandes atuações.

      Por motivo de viagem não consegui assistir ao último jogo, mas as observações foram muito boas em relação ao nosso zagueiro.

      Que bom!

      Também acho que o jogo contra o São Paulo será difícil. Nestes casos sempre temo por pressões sobre a arbitragem.

      Apesar da nossa última vitória, li que o Abel mostrou-se preocupado com o futebol apresentado.

      Então o negócio é torcermos para que tenham corrigido os problemas, o que é difícil, em conta do pouco tempo, ou que tenhamos sorte para não tomarmos gols e fazermos os nossos.

      ST

    2. Pois é, prezado Marcelo.

      Você está pegando gancho no comentário do amiguinho Nando. mas cuidado que você pode não se desenganchar a tempo, e ter que vê-lo nervoso, irritado, esperando ver um certo zagueiro do Avaí, que eu inadvertidamente citei como bom jogador, e aí fazendo algum chorinho por não ter maiores informações sobre o figurão, isso que atormenta Rio e Brasília também. kkkkk

      Mas, sobre o Abel dar ouvidos às arquibancadas, será que funciona mesmo ?
      Veja que você mesmo diz que descartou o Reginaldo logo que o viu jogar, “que ele não tinha nível para vestir a nossa camisa”, e se o Abel fosse nessa opinião e de outros tantos que também descartaram o grandão, como estava a nossa zaga agora?

      Do mesmo modo que o amiguinho fez quando o viu jogar pela primeira vez, que o descartou de pronto.
      Ele deu a sua risada costumeira: “kkkkkkk, Esse Reginaldo, o que é isso?!?!?”
      Mas, pensando bem agora, pode se que ele tenha se impressionado com a estampa do rapaz, né não? Só que terá concorrência séria de mais gente, principalmente da capital federal. hahahahaha !
      ST/T
      (24/ 06 – 09: 30)
      hihihihihihihihihihihihihihihihihihihihihi

  3. Tudo leva a crer que o Abel poderá mandar a campo este time :

    …………………..Julio Cesar
    Lucas – Reginaldo – Henrique – Mascarenhas
    ……………………Orejuella
    ……..Scarpa…..Wendel…….Calazans
    ………….Dourado …..Richarlison

    Dá para o gasto, turminha !
    Se entrarmos para jogar com inteligência, marcando muito atentamente no inicio do jogo e explorando o desespero do São Paulo, sei não, turminha, mas acho que dá para trazer três pontinhos na bagagem.
    Time para isso não falta.
    Só tem jogador bom de bola.

    A ver, turminha !
    19:44 > 23JUN

    1. Fernando Reis,

      Reside aí um trabalho que melhorou bastante a situação que tínhamos antes.

      Apenas discordo de uma observação que, salvo engano, foi feita também lá atrás, no sentido de que nestes times de formação o foco não é o de vencer campeonato, mas sim onde preparar jogadores para o futuro.

      Acho que uma coisa não impede a outra.

      Mas o trabalho tem sido muito interessante.

      ST

      1. TT
        Juntando-se a este (http://www.fluminense.com.br/flu-europa/), considero a mola mestra da nossa manutenção, ao longo da fase de transição com a saída da Unimed, e o caminho para o futuro.
        Com o Pedro Antônio focado em levantar um estádio, um cara que deveria ser valorizado e incentivado por todas as correntes, vislumbro o Fluminense caminhando rumo a consolidação de sua estrutura.
        Espero que haja união de esforços para continuar traçando este caminho em prol do Flu.
        Concordo contigo com relação ao foco. Inicialmente, não há como dissociar parcela da formação para equilibrar contas (e investimentos) e vencer campeonatos. Mas, equilibradas as coisas, o foco deve ser vencer, só vender muito caro e depois de aproveitar bastante os jogadores no time principal..
        http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/pedro-antonio-detalha-projeto-do-estadio-fotos-espera-por-abad-e-critica-ao-fla.ghtml
        Abs e ST!

  4. Quantos que postam aqui vão a estádio? Acho que viramos torcida de rede social. Nas redes sociais são vários tricolores falando um monte, queria eu que a maioria que posta em rede social fosse nos jogos.
    Fico imaginando essa molecada com Maracanã com 70 mil pessoas cantando, essa molecada iria correr igual capeta.
    I Fluminense precisa da nossa torcida.
    Só a gente pode salvar o Fluminense, tem que pegar ele no colo, ele está precisando de carinho. Se depender dos dirigentes estamos fud!d0.
    Temos que fazer a nossa parte.

  5. STT.
    A questão de vender jogador é muito relativo:
    Se vender jogador, haverá um ganho financeiro, que acredito não será para o Clube.
    Se não vender jogador, haverá um ganho significativo para o Clube, tanto financeiro com a chegada de títulos, prestígio e valorização dos atletas quanto o mais importante que é trazer muita alegria para a torcida. Por conseguinte, estádios lotados e dívidas sendo pagas e mais investimentos sendo feitos, como o sonho se transformando em realidade com a construção do nosso tão esperado estádio. Isto é o que queremos para o nosso Clube, uma Gestão atuante, inteligente e sabedor do que é melhor para toda a comunidade Tricolor. Não e tão somente para um grupelho que não faz parte da grande maioria dos torcedores da “Nação Tricolor”.
    Saudações Tricolores.

  6. Eu havia comentado que foi um desserviço do Netflu anunciar “em primeira mão” o interesse do Fluminense em construir um estádio no Parque Olímpico. Como previ, surgiriam forças contrárias ao projeto. Agora, foi divulgado que o flamengo também tem interesse, o que deve levar a uma licitação. Creio que fica fácil adivinhar que venceria caso fosse iniciada uma disputa em termos financeiros…

    1. Acertou em cheio, Juca.
      ” Eles ” atingiram o objetivo e – orgulhosos – noticiam que o Fla está na parada.15:27 > 23JUN

    2. Sem falar que a Goebels News deverá auxiliar a construir o estádio para poder os dois midiáticos estarem no mesmo nível zootécnico: gambás e urubus.
      SSTT

  7. Pois é! Não sei quantas horas depois temos pouquíssimos comentários em relação à vitória sobre o Hawaii (se lê ‘rauai’). Se tivéssemos feito o ‘normal’ e perdido com erros da defesa e do nosso paredão, blá , blá, blá, tá tá tá, etc. e tal, teríamos 1.659 comentários.
    Gosto mais de comentar mais nas derrotas, mas vou dar uma ‘força’ hoje aos verdadeiros tricolores (pessoal do país das maravilhas). Da mesma maneira como não me iludi com a vitória do time das organizações globo/cbf ontem sobre a Chape, também não me iludo com essa vitória sobre esse time fajuto que assumiu o ‘favoritismo’ ao rebaixamento. Mas ganhamos e isso é o que interessa. Se o Abel não fosse tão teimoso e já tivesse colocado outro no lugar do Lebron, quem sabe não teríamos alguns pontinhos a mais. Se o presidente A bad fosse um pouco mais ousado, poderíamos sim conseguir ao menos uma vaga na próxima Liberta (nem que fosse para depois dizer que seria bom ser eliminado por causa do calendário), mas só fala em vendas, balancetes, profut, estamos preparando o clube para daqui a 50 anos, etc… não dá para esperar muita coisa.

    Algumas observações:
    Sobre o Flu – Não vejo ‘ambição’ no clube. Isso passa para o elenco. Fica aquela sensação de ‘dever cumprido’ se o time conseguir apenas uma colocação honrosa (sétimo ao décimo lugar).
    Sobre a Chape – parece que acabou o período de ‘comiseração’ dos outros times e jogadores pela Chape. O time está deixando transparecer o que realmente é… um time fraco.
    Sobre o campeonato – sei que não vão gostar, mas a liderança do curintia pra mim é ilusória, o galo tá numa draga danada (pra mim já sem chance de conquista) e o parmera tá priorizando a Liberta. Tirando o Grêmio não vejo ninguém mais para competir com um certo time que tem sempre ‘ajuda’ da imprensa em geral, da cbf, das organizações ‘bobo’ (particularmente) e das arbitragens. Precisa dizer qual é?

    p.s.: Acho que ninguém conseguiu ver o jogador alto, forte, viril e musculoso que um certo amiguinho olheiro indicou. Será que ele tem algum outro em vista?

    1. É, ficou feia a coisa.

      Realmente estou bem preocupado com uma galera do blog, que ficou animadíssima quando falei sobre um zagueiro parecendo ser bom na zaga, mas que despertou tanta curiosidade nuns aí sobre seus dotes físicos, e não cansam de perguntar pelo cara, e o amiguinho já ficou decepcionado porque não viu o cara alto, forte, viril e musculoso ontem, e já está perguntando se não há outro igual. “Cadê outro, já!?”

      Ora, ora fiquem espertos e façam um clubinho fechado nas redes sociais para discutir esses aspectos sobre jogadores, que tanto mexe com o emocional de nego do Rio, Brasília, Saquiá, e por aí afora.
      Lamento, mas não tenho como ajuda-los, amiguinhos.

      Sobre clubes brasileiros venderem jogadores hoje, isso é inevitável, e Amaury já falou aí sobre receitas operacionais, isso que os clubes tinham até muito para a época em que uma rapaziada muito boa de bola jogava por salários razoáveis, pelo glamour de serem famosos, e que enchiam estádios mesmo, cujas rendas de determinados jogos cobriam, com sobra, custos operacionais, pois o torcedor era “obrigado” a ir ver feras de verdade.

      Não haviam todas essas informações minuciosas que a imprensa dá hoje, mas ouvia-se que o pessoal da bilheteria levava as sacolas de dinheiro para um certo ponto, os clubes dividiam ali mesmo no estádio, e o vencedor pagava bichos extraordinários aos seus jogadores ali, e sobrava grana de montão.

      Lembro que o Marco Antônio, certa vez, disse que tinha um carro americano, Falcon, se não me engano, e que o estava equipando só com dinheiro de bichos que recebia, e o Manga falava que esse dinheiro extra ajudava no leitinho das crianças.

      Ora, o moleque pensa, hoje, em ganhar uma “graninha” para comprar uma Porsche, uma Ferrari, ou avião até, mas ele não mais leva público aos estádios, e nem mais pensa no leitinho das crianças, embora já tenha filhos desde que é dente de leite , e força a barra mesmo para ser vendido, e clube nenhum tem meios de cobrir sequer o salário mensal dele que advirá desse contrato com um grande do exterior.
      Todo mundo sabe disso.
      ST/T
      (23/06 – 16:50)
      $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

  8. Causa me estranheza o fato de tanto a atual gestão como o Abel estarem batendo na mesma tecla de que o Fluminense precisa por que precisa vender e vender.

    Não vejo em nenhum momento eles colocarem que é interesse de todos no Fluminense buscar conquistar um título que seja para quem sabe ajudar a reverter parte das dívidas para menos e consequentemente aumentar a valorização do elenco para se abrir a chance de uma boa negociação futura de determinado atleta.

    O que percebo é totalmente uma visão equivocada, principalmente da gestão que assumiu sabendo da situação que herdou da anterior e ainda vendeu a promessa de reforçar o elenco como bem declarou o Abad na campanha.

    Reforços esses que serviriam para qualificar mais o time e suprir as ausências que por vezes acontecem como o caso do Sornoza e a de um jogador que venha a comandar a equipe dentro de campo principalmente naqueles momentos de dificuldades no decorrer da partida.

    A vitória contra o Avaí foi importante. Agora é encarar o São Paulo no Morumbi onde o Fluminense não tem bom retrospecto diante do time paulista.

    Importante será o Fluminense conseguir a vitória e assim ter uma sequência que o favoreça na tabela do brasileiro e assim se aproveitar que outras equipes não vem bem como o galo e a raposa de Minas.

    E também vem aí nos próximos dias o jogo de ida pela sulamericana e que precisa do Fluminense fazer e bem o dever de casa, haja que por ser uma competição internacional e de mata mata, o time não pode ter uma atuação vexaminosa como foi aquela diante do Liverpool que alí, quase a classificação foi pra o brejo.

    1. Caro Wash-BSB, permita-me uma opinião a respeito de seus quatro primeiros parágrafos :

      ° O Flu só tem dois meios de reduzir o atual montante da dívida, a meu ver :

      1) Obter um ” lucro operacional “, digamos assim, que seria um cenário em que as receitas no futebol (bilheteria, midia, patrocinio, socios, etc) seriam superiores ás despesas do clube, i.e., departamento de futebol + atividade social.
      Desta forma, o excedente – se existisse – seria destinado à amortização de parte da dívida.

      Duas observações a fazer sobre este item (1) :
      ° Jogos têm gerado prejuízos (e não lucros), patrocínio master ainda não existe e programa Sócio Torcedor parou há anos nos 33/35 mil assinantes. Enquanto torcedores de outros clubes dão show de solidariedade os nossos não emitem uma só palavra de estímulo a este programa. Muito ao contrário …… deixa pra lá !
      ° Isso posto, não temos ” lucro operacional ” mas sim – e infelizmente –
      ” prejuízo operacional”, que só pode ser contido com medidas de redução de despesas.
      Daí os cortes na folha de pagamento, no elenco de profissionais e a relutância em contratar reforços de peso.

      2) Se a este cenário de prejuízos operacionais soma-se a incidência dos juros sobre a dívida ( que – segundo já exposto na mídia- chega perto de 50 mi, ou cerca de metade das receitas operacionais) só resta uma alternativa : a venda de ‘ativos’ do clube, que podem ser ativos fixos (sede, Xerém, CT, etc) e/ou ativos em recursos humanos, quais sejam os jogadores de futebol.

      Considerando a excelência do trabalho em Xerém, esta hipótese (2) é na minha opinião nossa única chance de sobrevivência. E quanto mais sucesso alcançarmos no lançamento de novos talentos tanto mais rápido será o processo de recuperação patrimonial do clube.

      Esta é a dura realidade, caro Wash.

      11:50 > 23JUN.

      1. Bem colocado o raciocínio caro Amaury.

        O engraçado na política de austeridade financeira empregada pela atual gestão passa também pela ciranda das antecipações de cotas de tv (com os quais a plim plim coloca o jogo a hora e o dia que assim desejar) e os constantes empréstimos bancários para honrar o pagamento da folha salarial que deve ser uma caixa preta, haja visto que alguns diretores devem ter remunerações acima dos praticados pelo mercado.

        O andamento quanto ao patrocinador master gera dúvidas o quão deve a área de marketing ter competência em buscar uma parceria e perceba que o time vem até fazendo uma campanha razoável no brasileiro, o que poderia facilitar encontrar alguma empresa séria para esse fim e a própria marca Fluminense que tem seu peso.

        Mas que a atual gestão apoiada pela Flusócio parece que não enxergaram isso desde que assumiram a direção do Clube.

        Aí o resultado pode sim a de que uma potencial “promessa” nem tenha a chance de vir a virar um “ídolo” no Clube haja vista a necessidade de se fazer caixa.

        Nos últimos anos, quantos valores como o Marcelo saíram e nem isso ajudou a pelo menos deixar a dívida do Clube razoavelmente em patamares condizentes?

        Chega a ser escandaloso que certas receitas (que não chegam a 100%) o gestor não saiba como utilizar devidamente em pró do Clube e as joga no ralo como foi o PS com as últimas vendas realizadas a pouco tempo atrás como o Kenedy e o Gerson.

        ST

        1. Não disponho de informações confiáveis que confirmem suas colocações sobre a politica de ‘austeridade financeira’.

          Se partirmos da premissa de que recursos que sejam obtidos serão ‘desviados’ para bolsos alheios …. não há o que discutir!

          Repito : não disponho de um mínimo de informações sobre esta possibilidade.
          E, sinceramente, prefiro não acreditar que isso ocorra.

          Se há tanta hiena buscando carniça na ravina, isso já teria sido detectado, comprovado e divulgado.

          Ao invés disso, perdem tempo sabotando projetos, tal como ocorreu com a noticia do natimorto estádio na cidade olímpica.
          Prefiro não embarcar nesta canoa, caro Wash.
          É furada !
          É fria !
          15:33 > 23JUN

  9. Pois é, Zé.

    Dezessete horas após o jogo e só uns poucos se pronunciaram até agora, e imagino se fosse um goleiro nosso – qualquer um deles – que tivesse feito aquilo que o deles fez, e certos torcedores já teriam armado o cadafalso, depois de centenas de ataques à vítima da vez. kkkkk.

    Mas o Abel já foi taxado de “retranqueiro” por alguns analistas deste blog, mas não vem fazendo isso nesta sua nova passagem pelo Flu. e, agora, está deixando o adversário jogar como quer, não há marcação forte contra nenhum, o nosso time joga e deixa o inimigo jogar, e isso, certas horas, é meio espeto, porque adversários ficam muito tempo de posse da bola.

    Eu gostaria muito de ver o Flu marcando forte na defesa adversária em certos momentos, sem esse negócio de zagueiro pensar, olhar, trocar passes com colegas, fazer pose e tocar para um colega lá na nossa intermediária, o que, em muitos casos, tem gerado sufoco, pois esse inimigo tem dominado bolas quase ali no meio dos nossos zagueiros.

    É claro que um time não pode marcar forte durante todo os jogos, mas há aquelas horas de bancar o “predador”, em que a defesa inimiga está meio autossuficiente e uns cinco nossos cercam os deles de surpresa, e, pegos desprevenidos, podem fazer coisas bem feias contra a própria defesa, porque afirmo que não há um zagueiro desses, aqui no Brasil, que saia fácil de uma carga, como alguns saíam em outros tempos.

    Mas o joguinho de ontem já estava ficando meio enjoado, o Flu não tomava atitude de partir para dentro, isso já estava ficando meio aflitivo mas ainda bem que o goleiro deu uma substancial ajuda, e ganhamos de modo limpo, o que temos que comemorar.

    Mas, assunto extrafutebol, já estou me culpando por ter provocado desejos enrustidos em uns três ou quatro, algo que não tive a menor intenção de provocar, quando falando simplesmente de um zagueiro do Avaí, que me pareceu saber jogar e tem o físico ideal para a posição. Só isso.

    Peço desculpas, “queridos”, mas quem tem que acertar esses detalhes são vocês, e lamento muito ainda que o cara não tenha jogado essa partida para ajuda-los na qualidade desse devaneios que devem estar tomando conta desses cérebros atormentados no Rio, Brasília e nem sei mais onde.
    Saudações tricolores sem culpa.
    (22/06 – 18: 00)
    umumumumumumumumumumumumumumumumumum

  10. Boa partida,considerando que Fla e Galo passaram dificuldades nos domínios do Avaí.
    Único senão foi a entrada do Marquinhos.Ainda bem que não comprometeu.

    Grata surpresa esse Mascarenhas.Mal chegou e já colocou o Léo para escanteio.
    Reginaldo vai se firmando cada vez mais.
    Aguardando que o Scarpa volte à antiga forma.Caiu muito de produção.

    Abad e diretoria,temos uma molecada muito boa de bola e que pode ajudar o Flu
    a levantar taças.Segurem um pouco esse ímpeto de vender.

    1. Nenhuma dúvida, prezado.
      Quando vi a escala. Mas sempre há esta “coincidência”, quando o Fluzão está perto de decolar ou joga por uma classificação, são escalados: Daronco, Vuaden, Luis Carlos Oliveira, Dewson e mais uns dois que não me lembro. Metem a mão sem pena e o pior, fica por isso mesmo.
      Enfim vamos torcer para que o percentual de aproveitamento das finalizações em gol do Fluzão sejam altas.

      Saudações Tricolores!

  11. ” Em relação à dívida, o equacionamento foi para conseguir pagá-la, não fazê-la aumentar e, dentro das possibilidades, tentar fazê-la diminuir. Era de 400 mi em 2011 e continua de 400 mi em 2017. Até agora. Quase tudo no Fluminense era penhorado na fonte e a dívida poderia ter dobrado, a exemplo da do botafogo que está beirando o 1 bi e se tornou irremediável. ”
    Fonte : ” Post Pontos Ceifados – Fernando Reis > Carlos Rodrigues “.

    Ao que peço licença para acrescentar :

    ° 45 % foi a desvalorização do Real (IGPM) no período 2011>2016. (Indice 1,45).

    ° E se a dívida era 400 mi em 2011 e continua 400 mi em 2017 …

    ° houve uma redução de 45% no valor da dívida, considerada a inflação no período.

    ° Não fosse isso a mesma divida teria tido um crescimento vegetativo para 580 mi.

    Nota : minha insistência em tentar esclarecer o assunto tem por objetivo tranquilizar aqueles que acham que o Flu está falido.
    Muito ao contrário, nosso clube está sendo recuperado.

    16:17 > 22JUN.

  12. Que pese o choro das viúvas… não tenho a menor, a ínfima que seja, saudade dos tempos em que aquele Cone se arrastava em campo e queria bolinha no pé para empurrar para dentro.
    O Dourado está, aos poucos, mostrando como deve ser um centro avante no futebol atual. Participativo, marcador, ajudando ao pressionar as saídas de bola do adversário e aproveitando as poucas oportunidades. Além de ter mostrado ser um bom batedor de pênaltis.
    Terá vezes em que não marcará. Pode ficar vários jogos sem fazer gols. Mas se nestes atuar como tem atuado, ajudando a equipe… estaremos bem.

    Concordo com a avaliação da galera sobre o Richarlisson: ele está amuado mesmo. Ontem dava para notar que estava ali de corpo presente apenas. Estava com o freio de mão puxado.

    De resto… belíssima vitória. Parabéns a molecada que vai mostrando que se forem bem utilizadas, com rodízios, colocando vários deles em campo nos jogos sem ficar mantendo apenas uma panelinha teremos um bom time no segundo turno.

    PCA… cadê o teu zagueiro espadaúdo, belo, forte e de olhar penetrante? Não jogou ontem?
    SSTT

    1. É Ricolor. Eu também não tenho a mínima saudade do cone, que, além de pouco fazer na maior parte dos jogos, ainda exigia, exigia, exigia… Um dos poucos acertos de Peter, foi exatamente despachar esse cara. Não que Fred não tenha potencial superior a Dourado. Sem dúvida tem. Porém Fred tinha-se transformado num menino cheio de vontadinhas, de caprichinhos e, nitidamente, não estava nem aí para o Fluminense, apesar de suas juras em contrário. Um detalhe: o gol que Dourado fez, roubando a bola do goleiro, alguma vez Fred o faria? Fred nem sequer correria para cima do goleiro!

  13. Bela iniciativa do presidente do Botafogo ao oferecer ao Fluminense uma parceria para uso do Engenhão.

    Sem dúvida jogar no Engenhão é muito mais interessante, sob todos os aspectos.
    14:35 > 22JUN

      1. Isso, isso, isso, Dj.
        Penso ser uma solução digna do Flu.
        E traz em seu bojo um belo gesto de fraternidade e boa-vontade de um co-irmão.
        19:21 > 22JUN

  14. Há os que dizem que – se temos que vender alguém – que seja o Richarlisson.

    Penso o oposto : o Rich deveria ser mantido no Fluminense a todo custo.

    Este rapaz é um touro !
    E um touro razoavelmente bom de bola !
    Que não para de atazanar os miolos dos adversários, levando todos à loucura.

    Se pararmos para analisar com calma veremos que a maior parte dos lances de ataque em que o Flu vem se dando bem nascem de seus pés, de sua velocidade,
    de sua enorme força física.

    Penso que enquanto tivermos atacantes como Rich, Well, Dourado e Calazans estaremos muitíssimo bem servidos, muito agressivos, agudos .

    Outras posições são relativamente mais fáceis de ressuprir.

    Claro que o ideal é que não tivéssemos que vender ninguém. Mas, se não há outro jeito, que preservemos nossos atacantes.

    Eles estão levando as defesas adversárias à loucura.

    14:14 > 22JUN

    1. Amaury e demais tricolores.
      O Wellington Silva está com pubalgia.

      Eu não me recordo de um único atleta que recuperou-se de pubalgia sem intervenção cirúrgica.
      Parece que o DM está enxugando gelo e as chances de ele não conseguir uma alta performance é muito maior do que a de arrebentar na temporada. Tomara que eu esteja equivocado.

      É aguardar.
      Vence o Fluminense.

      1. Esta deve ser a doença de jogadores de futebol… caracoles…
        Toda vez que um cara está machucado tem isto. No passado eram meniscos e ligamentos. Mas a medicina esportiva evoluiu e hoje em dia quase não se vê mais problemas crônicos do tipo. Pubalgia porém…
        Deixo aos doutos explicarem.
        SSTT

    2. Discordo. Acho o Richarlysson bom jogador, mas temos opções ali para repor como o Calazans e o Wellington

      Se sair o Wendel é que a perda será irreparável.

      Ademas, se a diretoria o vendesse agora sem que complete sequer 6 meses no time titular seria a maior prova de miopia e burrice dessa diretoria.

      1. Ele lembra o Bufalo Gil dos tempos da máquina, acha não, Dj ?
        Como é muito jovem, digamos ser um … ” Bezerro Gil “.
        Haha !!!
        19:23 > 22JUN

    3. Muito abaixo do Richarlison, está, atualmente o Scarpa. Caramba esse cara está errando passes que até dá raiva. Ontem, quase nada fez, em todo o jogo e ainda estragou, com seus erros de passe algumas jogadas promissoras. Acho que, se o Scarpa for vendido e mais ninguém, o time pouco ou nada sentirá.

      1. Sinceramente, penso ser melhor vender qualquer outro jogador para preservar (na ordem) o Wendel, o Well, o Dourado e o Richarlisson, e em plano um pouco abaixo o Reinaldo, o Mascarenhas e o Calazans.

        Com isso estou concordando com v. sobre o Scarpa e incluindo o Douglas neste pacote, Rui Lourenço.
        12:03 > 23JUN.

  15. Da série ” O dia em que os adultos não atrapalharam os meninos”.

    ° Deu gosto observar atentamente o desempenho dos meninos ontem.
    ° Palmas para o Masca, para o Norton, para o Calaza e para o Rich.
    ° Passando (as palmas) pelos já não tão meninos Reginaldo, Renato e Orejuela.

    Todos estes jogaram um futebol de quem quer vencer. Acima de tudo : garra !

    Como teve (garra) o Dourado. Sua incessante luta é contagiante. É um guerreiro.

    Com isso já citei OITO jogadores que suaram cinco litros bem medidinhos, cada.

    E pelo menos desta vez não foram atrapalhados pelos adultos. Ao contrário.

    ° Julio Cesar esteve irretocável. Se jogasse sempre assim estaríamos bem servidos.

    ° Enquanto que o Henrique deu conta do recado, discretamente. Mas deu !

    ° Exceção foi o Scarpa. Talvez por ter estabelecido um alto padrão de referência.
    Ficamos habituados a vê-lo como protagonista do show.
    Porém, ele ainda não recuperou totalmente seu belo futebol. Mas chegará lá !

    14:05 > 22JUN

  16. o flu fez boa partida, o primeiro tempo ao meu ver foi muito bom, no segundo apos o terceiro gol se acomodou e levou sustos desnecessarios ,se nao puxasse o freio a goleada seria maior.
    finalmente depois de 15 jogos nao levamos gol do oponente, reginaldo jogando cada vez mais seguro e calazans ja e uma realidade , otima atuaçao , em alguns lances levou porrada mas nao se intimidou.
    por incrivel que pareça estou achando o lateral renato mais produtivo que o sempre “cansado” e inutil no apoio, o lucas.
    o outro menino, o mascarenhas ja botou o leo-basquete no banco.
    assim como o avai , o sao paulo vai querer vir com tudo, espero que abel saiba aproveitar a ansia deles e traçar uma boa estrategia de jogo,bola fora foi a entrada do insosso marquinhos mais uma vez.
    o querido e desejado zagueiro do PsCA estava em campo ou nao ?

  17. Abel reclamou que o time recuava muito a bola, então ele como um treinador malandro e inteligente pensou o que?
    Vou pô o MARQUINHO, esse cara é bão.

  18. As palavras do Abel após o jogo resumem bem esta partida:
    ” Foi um jogo feio e um 3 x 0 exagerado, não fizemos um grande jogo, mas estou feliz por ter feito um gol e não ter sofrido”.

  19. STT.
    O Abel virou além de técnico, presidente interino e empresário no Fluminense. Disse que o Clube irá vender pelo menos um jogador. Pela primeira vez na vida, um técnico que fala em vender jogador em vez de pedir jogador ao presidente do Clube.
    Saudações Tricolores.

    1. Ele é o cara ideal pra essa diretoria/flusocio, liga pouco pra futebol, até porque entende muito pouco, e faz o jogo dessa cambada que só pensa em vender.

      O Abel devia ter vergonha de ver um monte de jovens com caimbras, goleiros mal treinados e a garotada se repetindo em erros infantis.

      Estão colocando toda essa geração no risco, e foda-se.

      VAMOS VENDER!

    2. Prezado Juarez,
      Penso apenas que ele está sendo sincero, já falou por diversas vezes que sabia onde estava entrando quando assinou com o Fluminense.
      Então não tem porque ele não repetir oque ouviu da presidência.
      É notório para todos que o Fluminense vai vender um ou mais jogadores para tampar um pouco do rombo deixado pelo garoto da terra do nunca e seus asseclas, a flusocio, do qual este presidente fez e faz parte.

      1. Sei que a gestão anterior foi espertamente perdulária e que comprou (alguns com qualidade duvidosa) e vendeu jogadores. Mesmo com essa política o time não conseguiu sanar seus débitos, pelo contrário, portanto, vejo com extrema desconfiança tal política de se desfazer de jogadores promissores para pagar dívidas. Como falei em post’s anteriores, dívidas se paga mantendo um elenco forte, disputando finais e ganhando títulos. Falam que estamos jogando com o terceiro time, discordo! Na minha opinião (sempre humilde), não jogamos na várzea, onde tem primeiro e segundo quadros e até juvenil, o Fluminense joga profissionalmente. Nós temos um time formado, que é o elenco como um todo, que considero um dos melhores do Brasil e também não está na conta do chá como foi devidamente comprovado no jogo de ontem. Precisamos sim de dois reforços, mas de ordem técnica. dois cabeças de área brucutus (que nem o Brito de 70) que quando os adversário estiverem batendo nos nossos jovens, eles peguem um e entre pra quebrar mesmo. Como fizeram Grêmio e Flamengo contra nós. Se um for expulso, entra outro, tipo xerifão, que peite juiz. Somente assim seremos respeitados por todos.
        Abraços Tricolores.

  20. Bom dia João…

    Concordo com vc..o adversário, a pressão, e a forma deles jogarem ajudou muito.. lógico que não é parâmetro, mas é importante ganhar, para trabalhar com mais tranquilidade, depois dos 2 pontos jogados fora no FLA-FLU, ganhar fora era crucial….

    Nosso goleirinho, em fim, fez uma defesa, que ainda bateu na trave (que sorte)….

    O Reginaldo mesmo com suas limitações, está complementando o Henrique, tem cancha da série B, rodagens por outras equipes, está muito mais preparado do que o Nogueira, e leva vantagem na bola aérea tb, faz boas antecipações, como no fla-flu…. e com seus 1,93 acaba fazendo alguma diferença.. ..
    Wendel fez falta .. Douglas faz falta como opção….Norton me parece ser bem mais fraco do q os concorrentes….

    Macarenhas ainda vai precisar desse ano para se adaptar, vai ter muitos altos e baixos ainda …. o Léo só conseguiu jogar mesmo, depois de encarar uma série B..lógico que é pessoal, ele pode amadurecer direto agora, mas depende muito de como o time estiver, se for bem, ele irá bem tb..

    E Dourado em rapaz, o homem faz gol de tudo que é jeito, quase fez de bicicleta ontem, quem diria, lógico que não dá para comparar ao Fred, mas o que vale é gol, e não se pode negar, como ele briga e se doa em campo…está de parabéns..ainda deixou Rich na cara do gol, não pode perder gol assim, ainda bem que no escanteio logo após, saiu o 2º gol..

    Como eu tinha dito, Calazans está se adaptando ao time, mas é muito bom jogador, pode ser companheiro de Scarpa “voltando do mundo da lua”, ou substituto de W.silva, que tb faz falta…

    Domingo, temos que aproveitar o desespero do SP, ótima chance de jogar com a nossa melhor arma, a velocidade, virão para cima, dando espaço, e com a zaga lenta que só, se jogarmos com inteligência, poderemos sair com mais 3 pontos, o SP de hj não é mais aquele…temos que aproveitar essa chance de ouro…não é todo dia, que eles tem um time todo bagunçado….Wendel deve voltar no meio…e W.silva, ser opção, já começa a melhorar um pouco…

    Abel finalmente, tem escolhido L.Fernandes como opção, pois tecnicamente é melhor M.junior,Maranhão,M.alessandro……..

    Vamos torcer como sempre…ST

  21. uma boa vitória ontem.
    apesar do avaí mostrar porque é o lanterna, realmente muito fraco, o time se comportou melhor.
    verdade que o Avaí também não marcou sob pressão, isso ajudou a meninada tocar a bola com mais calma.
    Ontem foi jogo treino para nós.
    Quem para mim ainda está destoando é o scarpa, desde a contusão a produção caiu muito. vamos torcer para melhorar logo
    Agora é pegar o SP que está numa fase muito ruim e tentar somar mais 3 pontinhos.
    ST

    1. caro tricolor paulista, os caras fizeram bom jogo contra o galo e urubu , nao perdiam dentro de casa, nos jogamos bem sim ao menos no primeiro tempo.
      vamos festejar momentaneamente.

      1. Estou festejando, fica tranquilo.
        não vi estes outros jogos, mas ontem a atuação do Avaí foi muito fraca, não acha?

        ST

  22. Nação tricolor,

    Jogo interessantíssimo, que marca uma inflexão na curva da maré de azar da síndrome dos gols sofridos nos últimos instantes das partidas.
    Mais que isso, toda bola espirrada sobrou para o tricolor.
    Não bastasse isso, o primeiro gol foi dado ao Fluminense pelo goleiro a vai ano, o segundo também na forma de um gol contra e o terceiro desviou no jogador do Avai embora tenha sido um golaço.
    O juiz não só não atrapalhou como apitou quase tudo em nosso favor.
    É aquele dia em que quase tudo deu certo.
    Estamos sem Wellington Silva ,
    Wendell, Sônia e o Lucas, titulares desse time.
    Louvado seja Deus! Vai embora uraca e pousa em território inimigo.

  23. Jogo começou dificil, mas o time foi bem, reginaldo bem de novo, nao tomamos gol, agora que venha o São Paulo. Lucas fernandes não consegue jogar bem.

  24. Caros

    Richarlison depois do embrolio com o Palmeiras me parece meio desligado, seria uma boa dar ritmo pro Welligton Silva.

    SDs Tricolores e FT e DJ

  25. Caros,

    Time jogando bem e abrindo uma boa vantagem. Acho que se continuar ligado vai até fazer mais gols pois o time deles é mais velho e acho que não aguenta o ritmo.

    Comentário do Juninho Pernanbucano com o qual concordo: “Se não perder jogadores Flu pode ter time para mais uns dois ou três anos.” Disse também que ainda falta um jogador experiente no time para ser uma liderança em campo. Com o que também concordo.

    Times bons que são mantidos por algum tempo ( um, dois anos ) ganham conjunto e se reforçados com inteligência podem dar muitas alegrias. Foi assim com o time de 1983 até 1985.

    SDs Tricolores e FT e DJ

  26. Até os 25 min dez passes errados. Os dez de Scarpa. O cara simplesmente não vem acertando uma.
    Jogo para ter feito mais dois gols. Muito passe de lado (jogadas que podem avançar sozinhos e recuam). Mas nessa fase de time toda hora modificado melhor vencer de qualquer jeito.
    Renato errar uma cabeceada daquelas só tendo cabeça quadrada. E o último lance do jogo: erro de Scarpa.
    Vencemos pela aplicação e correria. Vamos em frente.
    Mais um juizinho estranho.

  27. Não será uma partida das mais fáceis haja vista o Avaí está pressionado pela torcida e quer fazer valer o fator casa.

    Se o time do Fluminense souber se aproveitar da situação difícil do Avaí, pode sim trazer a vitória desde que faça saiba explorar as oportunidades que surgirem e não deixar os jogadores adversários chutarem de fora da área que vai ser um Deus nos acuda com J. César no gol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *