Até o fim

O empate em 1 a 1 com o já rebaixado Avaí é uma espécie de síntese da participação tricolor nesta edição do Campeonato Brasileiro. O mesmo time que venceu Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Grêmio (duas vezes) e Internacional, todos ocupando a zona de classificação para a Libertadores, é o mesmo que, em confrontos de ida e volta conta os cinco últimos colocados, só venceu dois deles (o também grande Cruzeiro e o CSA). Ou seja, em 30 pontos disputados contra o quinteto, o Tricolor levou apenas 11, um aproveitamento risível de 36%, que explica didaticamente por que o Fluminense chegou à 36ª rodada ainda lutando por sua permanência na Série A.

Marcão (foto abaixo) também deve ser responsabilizado pelo tropeço na Ressacada. Ao ver o time desmoronar no segundo tempo, assistiu impassivelmente ao jogo do adversário, que só não empatou mais cedo por sua fragilidade técnica. Tivesse o técnico colocado gás novo mais cedo no time – Marcão só mexeu quando faltavam poucos minutos –, o Fluminense poderia ter matado a partida, em vez de ter sofrido pela oitava vez um gol depois dos 40 minutos do segundo tempo.

Um dos jogadores que mais atuaram na temporada do futebol brasileiro, Caio Henrique disse que a maratona de jogos da semana e a intensidade com que foram disputados foram cruciais para a queda de rendimento dos atletas, que viajaram duas vezes no período e entraram em campo três vezes em intervalo inferior a seis dias.

Ainda assim, o Fluminense, que pareceu querer levar o jogo em banho-maria, produziu muito pouco para quem estava decidindo a sua vida no campeonato. Além do gol de Marcos Paulo pelo segundo jogo consecutivo, após bela jogada de Gilberto, o time só teve mais uma chance clara, desperdiçada por Pablo Dyego, que recebeu passe preciso de Guilherme.

Agora com 42 pontos, o Fluminense torce por vitória do Vasco, hoje à noite, contra o Cruzeiro, ou por um triunfo do Corinthians, às 19h30 desta quarta, contra o Ceará, para entrar em campo, às 21h30, com sua permanência garantida.

O adversário, Fortaleza, venceu quatro de seus últimos cinco jogos (só não venceu os cinco porque perdeu pênalti, no fim, no Beira-Rio), e vem embalado para tentar uma vaga que lhe seria histórica, na Libertadores.

Parada duríssima para o Tricolor, que não deve descartar o resultado de empate, caso ainda não esteja matematicamente livre.

Acreditando em dias melhores, a torcida tricolor deve chegar junto, enchendo o Maracanã, para o jogo que marcará a despedida do Flu em sua cidade na temporada.

_________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

213 thoughts on “Até o fim

  1. Todos pela sulamiranda. Kkkk, se dependesse do jogo contra o fortaleza estaríamos com o toba na mão; imagina depender do jogo contra o curintia. Mas tudo bem, acho que é muito pequeno para nós. Vamos ver se em vinte vinte teremos mais sucesso.

  2. Pois é!
    A imprensa esportiva, de uma maneira geral, está dizendo que o Cruzeiro seguiu à risca a cartilha (ou manual) do rebaixamento. Só escapa por um milagre.

    Aí eu fiquei pensando e resolvi pesquisar o que seria essa tal ‘cartilha do rebaixamento’.

    Existem 3 coisas básicas (na minha opinião), a serem seguidas e cumpridas, se o time NÃO quiser cair…
    – Contratação de um técnico de verdade desde o começo da temporada (não valem cientistas, inventores, aposentados, churrasqueiros, ‘paizões’, etc…);
    – pagar os salários em dia;
    – Jogos em casa, contra times pequenos ou médios, é OBRIGATÓRIA a vitória;

    Agora, se o time quiser uma vez mais seguir o manual para enfim ser rebaixado, como querem os piscineiros e participantes da famigerada Flu ócio, o manual está aqui…
    https://www.obeltrano.com.br/portfolio/manual-do-rebaixamento-no-campeonato-brasileiro/

    Que o presidente do Fluminense e sua diretoria tomem VERGONHA NA CARA e, pelo menos, evitem passar pelos sufocos e vexames dos últimos 7 anos, em 2020.

    1. E pensar que, quando Orinho Eterno, era o meu, o seu, o nosso amiguinho Nando, e, que escreveu falando de planejamento/time grande…
      Afirmou: o Cruzeiro não vai cair…vai faturar o Avaí em BH… resultado, o Cruzeiro, time grande, foi faturado pelo Avaí, idem com o CSA.
      Recado para o amiguinho Nando!
      Amiguinho, no futebol NÃO existe manual/cartilha para evitar rebaixamento; no futebol NÃO existe nó tático; no futebol NÃO existe técnico de verdade, no futebol NÃO existe jogador de série A,B,C,D,E; no futebol NÃO existe manual/cartilha para ser campeão.
      Andrade, Joel Santana, Parreira, Renato Gaúcho, luxa, Felipão, amantes de churrascos, amantes de rachões, amantes, amantes, amantes, todos campeões!
      Mauro Silva, Lúcio, Giovane, Mozer, Toninho Baiano, Edilson Capetinha, Juninho Paulista, Liédson, Obina, Oséas, Luan, Biro Biro, Everaldo, Ibanez, Firmino, Dante, todos ilustres desconhecidos, atuavam por:
      Bragantino, time de Brasília, Remo, Galícia, Santa Cruz, Poções, Maragogipe.
      Em tempo: não basta presidente e diretoria tomar vergonha na cara! É preciso que os proprietários também tomem vergonha na cara, e siga o exemplo do Vasco.

      1. kkkkkkkkkkkkkkkkk não ia nem responder, mas vou assim mesmo.
        Existe sim, cartilha (planejamento) para ser campeão ou ser rebaixado.
        E o Flu da Flu ócio, que FOI (felizmente, não é mais) o pior grupo político de todos os tempos, fez de tudo para seguir o manual e rebaixar o Flu, ao longo de uma década, sei lá.

        Preste atenção ser espacial, o Fluminense nesse exato momento, é infinitamente inferior à framengo, Grêmio, parmera, Santos e o ex-pathético (independente de resultados), inferior à São paulo, curica, Bahia, galo, Inter, Goiás, Fortaleza e asco, e do mesmo (des)nível de foguim e do Ceará (provável 16°)… irão subir Bragantino, Sport e Coritiba, muito superiores à Avaí, CSA e Chape, além do patético /GO (como tem patéticos).
        ou seja… com esse elenco atual e sem treinador, não adianta nem ficar todo mundo fazendo contas que não faz nem 30 pontos no brasileirão de 2020.
        Se vc como autêntico baba ovo de dirigentes e defensor da Flu ócio, torceu muito pro Flu ser rebaixado e está frustrado, vê se para pelo menos de encher o saco e vá procurar a sua turma. Volta pro dominó, amiguinho… futebol não é a sua praia.

  3. Estou retornando a um assunto que creio que foi o Amaury quem comentou.

    Mas antes, existe aquele ditado que se você não consegue vencer o inimigo…

    Acompanhei a entrevista do Bandeira de Mello no Debate Final da Fox e ele fez um apanhado do que realizou nos seus 2 mandatos e algumas informações importantes foram falados.

    Ele assumiu o Clube com uma dívida de mais de R$750 milhões entre valores de impostos e trabalhistas onde tinha mais de 600 processos.

    No início do mandato, implementou um programa de sócios que incrementou ainda mais as receitas.

    Realizou algumas vendas que também colaborou com as receitas.

    Eles foram atrás de defender os interesses do Clube nos bastidores e conseguiram alcançar os objetivos.

    Destacou que hoje o Clube tem condições de ter um estádio próprio.

    Conseguiu um bom patrocínio da CEF e conseguiu as Certidões Negativas federais e estaduais.

    Nos 2 mandatos conseguiu alguns títulos como a Copa do Brasil.

    O que estou expondo é que esse ex dirigente pôde trabalhar em colocar o Flamengo no patamar que é hoje mesmo com algumas benesses que ele não expôs obviamente.

    Não estou vendo muita diferença da realidade do Fluminense que tem hoje o valor da dívida igual que ele trabalhou para equacionar mais da metade.

    O que custaria o MB em trazer o Bandeira de Mello para realizar um trabalho no Fluminense pelo menos perto do que fizera no Flamengo?

    Sacrifício, austeridade, cortarem na carne e se unirem foi a frase que ele mais repetiu.

    O que mais o Fluminense está precisando é de um profissional competente como ele, pois ao que parece, os que passaram e estão lá nas Laranjeiras não conseguem trabalhar a governança do Clube que tem sim as condições para voltar a ser grande, só que estão jogando pelo ralo do esgoto.

    1. Faltou ele mencionar o apoio da família Marinho Washington.
      Não acredito que o Mello tenha feito este milagre sozinho.
      Mas sem dúvidas precisamos de gente mais competente no Flu..
      ST

      1. Esse ponto e outros mais que ele não falou Andrei que foram as benesses que citei.

        E ele acrescentou que não via problema nenhum trabalhar em outro Clube agora, saber quais são as intenções do MB na busca de um profissional como o Bandeira ou outro nome, aí que não sabemos.

        ST

    2. Prezado Washington.

      Você já cantou a pedra nessa sua linha em que ele diz que ele “Conseguiu um bom patrocínio da CEF e conseguiu certidões negativas federais e estaduais”
      Então, raciocinando, na época recente em que ele conseguiu tudo isso, quem eram os que davam as cartas no país e no RJ especialmente e onde alguns estão “morando” hoje?

      Eu sei que a CEF é uma empresa genuinamente pública, seu capital é totalmente integralizado pelo Tesouro, e acho muito estranho que seus gestores possam patrocinar certos clubes de sua simpatia, e não todos eles, até porque ela existe também “para fazer a política financeira social do governo”, segundo já foi dito, ou algo parecido.

      Mas eu fico lembrando que, nesses anos aí atrás, o pais fez obras no exterior com financiamento do seu sistema financeiro próprio a fundo perdido, nunca foi dito nada sobre isso, e o que custaria dar uma injeção numa entidade felizarda muito badalada?
      Não estou afirmando nada, não, e só imagino como amaciaram tanta coisa suspeita lá de trás, e que a grande imprensa não deu nem dá bolas.

      Sobre uma resolução rápida para essa questão do Flu, eu sou bastante cético, pois o único artigo que o Flu pode produzir e vender é o futebol, e só pode vender a uma clientela cativa.
      Se lembrarmos que esse mesmo artigo, só com embalagens de cores diferentes, está sendo absurdamente oferecido no mercado, é preciso muita imaginação para que se monte uma empresa desse ramo que faça sucesso permanente e possa dar garantia a investidores de boa rentabilidade.
      Mas o assunto é vasto, a bronca é livre, e todos podem dizer o que pensam sem futricas, né.
      ST
      (04/12)
      ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

      .

    3. É sempre assim, a grama do vizinho é linda, maravilhosa!
      Was Luiz, concordo com quase tudo.
      Todavia, não podemos esquecer que até 2016, tínhamos todas as CNDs, e 2012, conquistamos o brasileiro. O menino Gérson, negociado com a Roma, foi o maior negócio realizado no Rio, construímos CT, e, também, falávamos em estádio próprio, chegamos a ter promessa de compra e venda, assinada, para comprar e erguer o estádio tricolor, zero de penhora, cobranças. Aí…chegou 2017, e com ele… já sabemos, e estamos na sofrência!
      Quanto ao Bandeira de Melo, lembro da torcida, insatisfeita, pedindo a sua cabeça, sequer fez o sucessor. Sem esquecer da morte de 10 jovens inocentes! Né não? A caixa preta do BNDES, é o próximo capítulo.

      1. O Fluminense não vai conseguir tudo o que foi feito de positivo no Flamengo. A lição que fica é colher o que deu certo lá.

        E o Fluminense tem tudo para se reerguer dentro de uma boa governança e transparência que a torcida comprará a briga Oni.

        Se o MB ficar naquele discurso simplista, o Fluminense não sai do buraco e o pouco que já tem de receitas, cada vez mais ficarão extintos.

        ST

    4. Sempre encontraremos quem discorde frontalmente de qualquer ideia para recuperar o clube, Wash.
      É mais ou menos assim :
      Está tudo uma bosta no Fluminense, …… mas a bosta não é de agora, vem da época em que torcedores faziam vaquinha para a lavagem dos uniformes, ….. mas antes de 2017 era tudo maravilhoso, até que …. !!!!!!! Estas são as incoerências que noto nas colocações de meu querido amigo virtual – o Marmund – quando trata deste assunto, com todo respeito a ele.
      Verdadeira salada de emoções !

      Contra fatos não há argumentos.
      O homem não incinerou os meninos.
      O homem é comprovadamente competente, tendo posto nos trilhos um clube que tinha problemas como tem o Flu no momento, ou até piores que os nossos.
      O fato de ter tido a ‘cabeça’ pedida por torcedores …… bem, isso não nenhuma novidade e tampouco representa atestado de incompetência.

      Alguma coisa tem que ser feita.
      Quando lancei esta ideia aqui, não pretendia sugerir o Bandeira de Mello para a presidência do clube, mas como C-O-N-S-U-L-T-O-R, por ter tido uma experiência (muitissimo bem sucedida) em um campo muito específico, muito particular, que é a recuperação de uma administração atípica, como a de um clube de futebol.
      Consultoria existe para dizer O QUE FAZER E COMO FAZER !
      SE vamos fazer e QUANDO iremos fazer, é assunto privativo da gestão do Flu.

      Mas, repito, que algo tem que ser feito, não há a menor dúvida. E não será com estas figuras que lá estão que conseguiremos resolver a situação dramática em que se encontra o clube.

      1. Ainda acrescentando nobre Amaury que já estão pipocando as notícias que ainda que não sejam de todas verdadeiras sobre sondagens e possíveis saídas do MP e Evanilson.

        O Fluminense precisa de um choque de gestão e ficar assumindo que continuará a velha prática do vender e vender e que o reerguimento do Clube se dará daqui a 12 anos quando a maioria de nós estará com bastante cabelos brancos, é o cúmulo do absurdo.

        Como digo, os feudos arcaicos que tem no Fluminense estão travando a tomada de decisões importantes que essa diretoria deveria tomar e fica inerte com a situação vigente. Será que é isso que eles querem manter no Fluminense? O Botafogo está mobilizado para tentar mudanças em sua estrutura de gestão. E o Fluminense? Nesse momento, somente ouço o canto dos grilos.

        ST

      2. Meu caro Amaury, permita-me alguns esclarecimemtos, não estou discordando de nada, não disse que o Bandeira de Melo incinerou os meninos. Apenas, lembrei 10 (dez) infelicidades com morte, ocorridas no Flamengo, todas
        projetadasa na gestão Bandeira de Melo. Alojar seres humanos, em containers adaptados, é lamentável!
        Lembrei que o Bandeira, não fez o seu sucessor, da insatisfação da torcida etc., Ah, também, lembrei a caixa preta do BNDES.
        Também, lembrei que o Fluminense foi o campeão brasileiro de 2012, que em 2016, possuía todas as CNDs, e com a venda do menino Gérson, realizou o maior negócio para o exterior; lembrei que não tinhamos penhoras.

    5. Já pensei a mesma coisa que você, Washington. Não vejo problema algum em contratar o Bandeira de Mello para fazer um pente fino na bagunça financeira que é o Fluminense. Se hoje o Flamengo está colhendo títulos e sobrando grana, foi graças a administração que ele fez. Enquanto a mulambada sentava o pau nele, e os adversários caçoavam com o tal do “cheirinho”, o cara estava trabalhando em silêncio para equalizar as dívidas. É claro que contou com a generosa ajuda das cotas que a globo paga, que são 3 vezes maiores que as pagas aos demais clubes, no entanto, isso não tira o mérito dele. Afinal, imagine se o Flu ganhasse a mesma cota do Fla mas com os presidentes da Flusocio “administrando” a verba ? Fica muito claro que não basta ter o dinheiro, é preciso ter competência para administra-lo da melhor forma e isso o Flu não vem tendo nos últimos anos.

      O novo presidente parece perdido em meio ao mar de problemas que existem nas Laranjeiras e não sinaliza capacidade de reagir. Aquela fala do MB dizendo que o clube precisa de mais 12 anos para se tornar viável foi muito infeliz. O Flu não tem mais tanto tempo assim a perder e a torcida já esgotou a sua dose de paciência, já basta a década perdida da Flusócio, que tanto mal fez as finanças e a imagem do clube. Já passou da hora de resetar o sistema e recomeçar o clube do zero, um novo Fluminense. O antigo não está levando a lugar nenhum.

      ST

  4. Hoje, á tarde, no SporTV, apareceu o deputado Pedro Paulo, do DEM -RJ, que é quem bolou e propôs a criação de clube empresa no Brasil, e debulhou tudo o que imagina, mas a galera que o ouviu, Petkovic no bolo, não demonstrou grande entusiasmo com a ideia, até porque a coisa não é só assim, não, e ninguém vá pensar que uma entidade altamente endividada vá dizer que vai fechar as portas aqui e vá abrir uma similar logo ali na frente limpinha, limpinha até porque o poder público não aceita perder um centavo do que lhe devam.

    Sobre a gana do poder público por dinheiro, a União deveria cancelar essa exigência que obriga o clube a assinar carteira de trabalho de jogadores justamente para pegar essa grana de custos sobre a folha de pagamento deles, algo que boa parte nunca vai sacar, nem se beneficiar dela, e poderia até cancelar essas dívidas atrasadas todas que a cada ano se avolumam por contas de multas e juros. .

    Mas o homem disse que das enormes dívidas dos clubes a maior parte é com negócios privados, o que eu logo imaginei não ser tanto assim, não, pois uma empresa vai pro pau logo, faz pressão, e, se assim fosse, alguns clubes já estariam fechados há tempos, ou sendo geridos por um síndico de massa falida. Mas, pelo que ele detalhou, pode-se deduzir que será uma trabalheira do cão para quem quiser entrar nessa jogada que nem é obrigatória ainda, pois empresa privada não vai ser criada por decreto. .

    Eu imagino que uma entidade privada na área de qualquer esporte, e do futebol especialmente, tenha que ter o mesmo regime de igrejas, embora guardado o antagonismo enorme de propósitos, mas é assim que as tradicionais e comprovadamente sérias funcionam há muito tempo, e uma entidade esportiva, tendo à frente pessoas sabidamente honradas pode viver desse jeito também.
    Mas é só minha ideia de que pessoas que dirijam qualquer entidade sejam honestas.

    Mas o que se lê em certos blogs de torcidas é que dirigentes de clubes têm roubado grana deles, e há quem afirme que dirigentes do Flu fizeram e fazem isso com vendas de jogadores, tendo surrupiado milhões dele. Mas aí é imaginar que um presidente de clube mande sozinho lá, hão haja nenhum controle contábil , administrativo, não haja mais conselheiros, beneméritos e algo similar que não notem coisas desse tipo.
    Será que o Flu é isso mesmo agora?
    Está na hora dos que sabem disso denunciarem esses casos oficialmente sem medo. .
    (03/12)
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    1. Paulo, venho acompanhando o assunto do Clube Empresa e no Senado eles vão mexer nessa lei, pois o Romário que é o relator está recebendo alguns dirigentes de clubes e federações.

      Algum rumo o Fluminense vai ter que tomar já, que ficar do jeito que está não dá.

      Temos que aguardar o que vem por aí sobre o assunto depois que for aprovado no Senado e sancionado pelo presidente Bolsonaro.

      ST.

  5. Estamos de saco cheio dessa praga desse jogador. Que cara medíocre. Não corre, não acerta um escanteio. Marcão você poderia ser ousado cara, não vamos cair mais não o infeliz. Coloca os moleque porr@. Queria ver o Evanilson, o Calegari, coloca o JP e o MP pra jogarem juntos. Urgência um treinador, nós somos atrasados em tudo. Os molambos arrumaram um rival no RJ. O casco voltou a ser protagonista. Vão botar 72 mil pessoas Domingo, já passaram as carniças no sócio. E o FLU? Ah o FLU vai trazer o TN. Acorda Fluminense, estamos ficando pra trás dentro do próprio estado. Mário, cadê o planejamento? Já era pra ter um treinador seu desgraçado.

  6. Essa é para o nosso Guilherme, pai do
    Guilhermão!
    Achei no Netflu- Fluminense divulga segunda parcial – Texto de Carolina Paiva, torcedora do Flu.
    ‘Vasco sendo pessimamente administrado há anos. Com péssimos elencos. Trirebaixado nos últimos 11 anos. Último título de expressão em 2011, sendo uma espera de mais de 10 anos por uma taça decente. E mesmo assim são os primeiro em sócios no país!!! Tem um estádio capenga, barangas em campo, absolutamente nada que aspire confiança. Bato palmas pra essa mobilização, achei que os anões estavam mortos’
    Aí, vem o Guilherme, com cheiro mole…pq a Torcida Pó de Arroz, mimimi, Tititi

    1. “A Taça Olímpica é o mais alto e cobiçado troféu do desporto mundial. Também chamada de “Taça de Honra”, tem como finalidade reconhecer anualmente, aquele que, no juízo do Comitê Olímpico Internacional, mais fez em prol do olimpismo e do esporte. Este reconhecimento é considerado o Prêmio Nobel dos Esportes. A concessão do título é feita pelo COI após rigoroso e detalhado exame dos dossiês apresentados pelos candidatos.[1][2]

      Para receber a honraria, o pleiteador deve ser exemplo de organização administrativa e um vitorioso nos setores esportivos, sociais, artísticos e cívicos. Um complexo de perfeição durante um ano inteiro, e escolhido como o melhor dentre os demais clubes, instituições esportivas e mesmo países do mundo, através de suas federações.”

      *****

      É essa a diferença entre nós, na maneira de enxergar o Tricolor

      Eu quero o Fluminense parecido com ele mesmo, se inspirando na propria historia

      e voce quer ele parecido com o Vasco.

      1. Guilherme, a Taça Olímpica, não mais existe! Acho que foi filha única.
        Mais um belo discurso, porém vazio!
        Sem dúvida, a diferença que existe entre nós, na maneira de enxergar o Tricolor,
        Eu quero o Fluminense verdadeiro, altaneiro, corajoso, inspirado no que existe de melhor!
        E você quer ele parecido com Pinóquio, da mentira, maledicência, do acaso.
        Em tempo: a bola era vermelha, o goleiro usava gorro, os placares dos jogos era generoso, o centroavante marcava o goleiro, e a baliza, ah, valia gol de
        banheira.
        Olhe, eu, vou aí…

  7. É bom que esta turma da diretoria tricolor já vá pensando na montagem do elenco para 2020.

    Daqui a 40 dias já estaremos falando na apresentação dos jogadores.
    É hora de chamar bons empresários de jogadores sulamericanos e sondar nomes de um bom camisa 10 jovem, raçudo e que saiba chutar uma bola (já que os nossos só dão petelecos) e um zagueiro-zagueiro para fazer dupla com o Ferraz, além de um centroavante, que pode ser encontrado aqui na segundona.

    Isso feito, já teremos dado um grande passo, considerando que permanecerão no Flu, Gilberto, Nino, Ferraz, Digão, Caio Henrique, Yuri, Daniel, Marcos Paulo, Yoni Gonzalez, Dodi, Ganso e Nenê.

    Com os reforços de pelo menos dois sulamericanos e de um centroavante-centroavante, além da subida da turminha de Xerém, comandados por um excelente técnico – se possível também estrangeiro -, poderemos talvez fazer uma boa campanha.

    Mas este planejamento tem que ser feito AGORA e o elenco tem que estar definido até 31 deste mês de Dezembro.
    Dispensas e contratações têm que ser feitas durante o mês de Dezembro.
    Caso contrário, continuaremos naquele lenga-lenga tal como em 2019.

  8. Veja aí Guilherme!
    Na história do brasileirão somente 5 times tiveram melhor média de público mais vezes que o Flu.
    Estamos empatados com inter (referência em sócio torcedor) e o mega campeão palmeiras e na frente do vasquim. Foguim nem aparece.

    Clubes que mais vezes terminaram o Brasileirão com a melhor média de público:
    12 – Flamengo
    9 – Atlético-MG e Corinthians
    4 – Cruzeiro
    3 – Bahia
    2 – Fluminense, Internacional e Palmeiras
    1 – Grêmio e Vasco

    ST

    1. Com sua licença vou corrigir,
      O Fluzão terminou 03X, junto do Bahia,

      Proporcionalmente ao tamanho% da torcida,
      o Tricolor é o time que mais coloca torcedor em estadio.

      Nos 24 jogos de maiores publicos do Brasileirão, acima de 110 mil torcedores, o Fluminense figura em 05 X, atras do Vasco com 06X e do Flamengo,
      e destes 24 jogos em 18 deles o Maracanã foi o palco,
      daí a nossa obrigação historica, de reconstruirmos o maior estadio do mundo, no Rio de Janeiro, com o escudo do Tricolor no portão principal, e com 300 mil socios na carteira. Historia nós temos de sobra.

      p.s.
      a titulo de curiosidade, o Galo liderou essa estatistica por 07X na decada de 90, até hoje ninguem sabe porque, nem eles.

  9. A palavra cobrança deve estar martelando a cabeça dessa direção que não entende de futebol, pois além dos credores, a torcida tricolor está na mesma batida e agora os jogadores cobrando os salários atrasados.

    Portanto, que a direção se mexa e trate de cumprir com suas obrigações que é saber como tratar o futebol do Fluminense.

  10. Triste a sina da torcida tricolor.

    Se temos que conviver com um time que há muito tempo não nos dá alegria, ainda teremos que aturar a volta de algumas barangas como Robinho e outros menos votados.

    Vai lá que o Reginaldo para reserva pode ser útil, mas a maioria pode dar o papel azul.

  11. Caro Nando

    Como eu, você e tantos por aqui, estamos cansados dessa atitude vergonhosa que tem levado o nosso Fluminense ao que chegamos neste ano. Dias melhores virão porque temos uma torcida grande e que
    valoriza a bela história e o protagonismo do Flu no futebol carioca e brasileiro. Apesar dos dirigentes que não entendem e por isso não gostam do Futebol no nosso nome e bandeira.
    Entendo sua atitude, mas lamento você trocar o seu nome e o da bela Saquarema…

    Abraços a todos, nós que aqui lutamos com nossas palavras e nossa santa indignação pelo bem do Fluminense. A lista é grande, apesar de alguns que desmerecem o Fluminense nosso e de nossos pais.

    Saudações tricolores

    1. Valeu, Maciel!
      Digamos que é uma brincadeira em tom de protesto (rs). Acabei de ver uma reportagem que dizia que a melhor colocação que o Fluminense ficou nos últimos anos, foi o mentiroso 12º lugar do ano passado. Nesse ano de 2019, não teve UMA rodada sequer que deixasse a torcida tranquila. Não adianta a torcida se associar em massa, pro dinheiro ir parar nas mãos de gente que não entende ABSOLUTAMENTE NADA de futebol.
      Nada contra os atletas, mas chega de jogadores de séries B e C, que não tem a menor condição de jogar no Fluminense (alguns não jogam nem em times de pelada).
      O Fluminense tem que ser administrado como o que ele é… uma instituição pioneira, centenária e vencedora, e não um ‘cabide de empregos’ onde as pessoas são contratadas por amizades ou negócios ‘nebulosos’.
      Seria ótimo que houvesse mesmo uma investigação nesses clubes de futebol…tem muitas negociações no mínimo ‘estranhas’.

      Grande abraço e um ótimo 2020.
      Não se preocupe… é momentâneo. Depois eu volto ao ‘normal’ 😀

      1. Nando/Orinho Eterno, tô muito preocupado com você.
        É assim que começa e depois desanda a maionese…
        Nando, sabe como era o nome do nosso Ajuri? Era: Jacinto Pinto Aquino Rego.
        Começou fazendo escambo, evoluiu para bistunta, agora, tá trocando tudo! Sai dessa amiguinho.
        O Ricolorzinho, tá de lua de mel com o seu agricultor, no serrado.
        Olhe, eu, vou aí…

  12. Sormani acabou de falar: no RJ não tem só Flamengo, tbm existe o Vasco” viu como uma torcida atuante já muda o discurso dos cara? E a nossa? Vamos ficar olhando a banda passar e viver de reclamação?
    A nossa TORCIDA é TORCIDA de desculpas. Está chovendo, está sol, não vai ter mosaico, não tem transparência, o time é ruim. Meu Deus é muito mimimi pra pouca ajuda de verdade.
    Nós somos os piores em se tratando de sócio torcedor. O BOTAFOGO tem mais sócios que a gente. Se depender da nossa torcida o FLU não vai sair da mesmice.

    1. “Se depender da nossa torcida o FLU não vai sair da mesmice.”

      E qual é a saída então?

      Tem 07 temporadas que o Fluminense vem sendo desmontado, roubado, achincalhado na imprensa,
      e se amanhã esse conselho fiscal/administrativo honrar as calças e fazer pelo Fluzão o que tem que ser feito, quem vai elevar o Tricolor ao lugar de honra que lhe pertence de direito, é exatamente a torcida Pó de Arroz.

      O que precisamos é de dirigentes que não roubem e administrem o clube tão somente para a Torcida Tricolor, e daí o apoio vem como sempre veio.

      1. E o Vasco, Guilherme?
        Quantos anos?
        Toma vergonha na cara seu cabra…deixa de ser mentiroso… tá cobrando do conselho honrar as calças, e você boquirroto, quando vai honrar a sua? Olhe, eu, vou aí…

  13. Temos duas coisas importantíssimas ainda em disputa este ano, apesar da pifia campanha até então.

    1) Classificação para a Sula. Que poderá fazer com que 2020 seja bem melhor que 2019, e

    2) Alcance de melhor posição que a atual, na tabela do Brão, conquistando prêmios bem maiores. Cada posição ganha na tabela acrescentará R$ 900 mil ao prêmio de R$ 11 milhões já garantidos.

    Logo, são motivos para que esta turma ‘limpe’ um pouco do lixo que produziu este ano, até aqui.

  14. Essa questão da abrir as contas da quadrilha passada é bem intrigante.. Como os atuais e os conselheiros irão abrir se estão até o pescoço envolvidos nos esquemas? Acho que não veremos isso nunca. Mas seria um sonho, inclusive eu iria fazer um foguetório aqui em palmas se a quadrilha do Peterabad fosse presa e penalizada pelos mais de 200 milhões roubados. Ao longo de seus dois torturantes e vergonhosos mandatos.

  15. Prezados tricolores e parceiros de blog, o Flu ESCAPOU, UFAAAAAAAAA ! Graças a vitória do bacalhau, Botafogo e Fluminense foram beneficiados e se mantiveram na série A. Não é preciso dizer aqui o tamanho da catástrofe e do estrago que um novo rebaixamento traria a já desgastada imagem da instituição. No entanto a “comemoração” para por aqui. O Flu 2019 apresentou um dos piores desempenhos que eu já vi, com derrotas vexatórias, bagunça tática, jogadores abaixo da média e a eterna briga política nos bastidores. Se o Flu pretende voltar a ser um time grande (a Instituição é gigantesca) precisa “resetar o sistema” e recomeçar um novo clube do zero, pois esse que está aí e que vem se arrastando, ano após ano, está fadado somente ao fracasso com F maiúsculo.

    Um clube grande não pode viver sem dinheiro, com pecha de caloteiro, nunca ganhando nada de relevante e todo ano lutando para não cair. Esse combinado de fatos não anima, nem um pouco, o torcedor que vê os seus rivais locais se mexerem (Fla em outro universo, Vasco aumentando o número de sócios acima dos 100 mil e Botafogo estudando a possibilidade do clube-empresa) enquanto no reino do laranjal, o presidente briga com o vice-presidente (e vice-versa). A instituição Fluminense football Club não comporta mais tanto amadorismo e incompetência. já passou da hora da torcida tomar as rédeas e dizer em alto e bom som um sonoro BASTA para toda essa mediocridade que tomou conta do clube na última década.

    Para isso, o torcedor tricolor precisa entender que não virá nenhum salvador da pátria e que despejará milhôes no clube, como ocorreu no passado. O futebol brasileiro mudou e o tempo de patrocinadores milionários acabou, o tempo de Unimeds e Parmalats não voltará mais. A Crefisa, atualmente no Palmeiras, não será eterna e, em algum momento, sairá fora. Portanto, uma associação em massa é um bom caminho para o Flu, apesar de toda a incompetência do marketing e da direção do clube no sentido de criar planos mais atrativos. Eu sei que colocar dinheiro do próprio bolso no clube do coração nem sempre é fácil, a vida anda muito difícil e todos temos nossas próprias prioridades. As campanhas dos últimos anos não nos animam nem um pouco e o amadorismo dos nossos dirigentes geram desconfiança total. Apesar disso tudo, se nós não tomarmos conta do nosso amado clube, ele não conseguirá sair mais do patamar pífio em que se encontra. O Fluminense é NOSSO, não desses dirigentes de M*#¨*@ que se sucedem no poder do clube. Chega de aceitar “derrotas honrosas” e “eliminações dignas”, quem pensa pequeno, colhe pequeno também e eu já cansei de “passar fome” com esses timecos dos últimos anos. REAGE TORCIDA !

  16. “Evanilson pode assinar pré contrato com qualquer clube” meu Deus entra diretoria e sai diretoria e nada disso muda. Que sacanagem que é o Fluminense. Essa farra tem que acabar, nós torcedores temos que exigir transparência em tudo que rola na vida do clube, nós temos que ser chato. Temos que fazer esses caras não terem um dia se quer de sossego, o Peter roubou roubou roubou, agora não mora no Brasil e não quer ser investigado. Estou de saco cheio com esses roubos e sacanagem com a nossa cara. Nós temos obrigação de fiscalizar as coisas, exigindo no mínimo uma transparência. Chega de putaria!!!!

  17. Thiago Neves nos fo*eu em 2008, perdendo um pênalti na final contra a LDU, e agora fodeu o Cruzeiro, perdendo um pênalti contra o CSA.
    Boa bosta esse cara!
    Fred encerrará sua brilhante carreira com uma desclassificação pra Série B?
    Que m*rda em Frederico?

    1. Calma parceiro.
      Thiago Neves fez 4 gols nas duas finais em 2008 e não foi só ele que errou o pênalti, Conca e outros também.
      Hoje nem penso nele no Fluminense, mas não se pode negar o que ele fez no Tricolor.
      PS. Penso a mesma coisa a respeito do Fred.

    2. Que nada, Pedro.l
      Os dois estarão vestindo a camisa tricolor, no ano que vem.
      E a ‘torcedenha’ fazendo pipi aos pinguinhos, de tanta alegria.
      Haha !!!

  18. Abel bundão.
    Afundou mais ainda o Cruzeiro e, quando a vaca se dirigia pro brejo, pulou fora só pra não dizerem que o Cruzeiro quebrou nas mãos dele. Quebrou sim!
    Abel, já passa da hora de você se aposentar!

  19. Pra aquele que quer fazer a sua barca, na página da grobo tem. Pena que só podem embarcar 10…
    e não tem as fotos do Ovni nem do ‘pois é’. 😀
    Obrigado framerda por vencer aquele jogo de ressaca contra o Ceará; obrigado fiasco por ontem, obrigado Muriel; obrigado MP, garoto que abriu mão de seleção portuguesa; obrigado Marcão, apesar de ser burro pra krl foi muito superior ao professor Pardal.
    A esperança valeu a pena.
    Renovação total no Flu 2020…
    https://interativos.globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/monte-sua-barca/fluminense-2019

  20. Marcão errou muito, mas tem méritos. O ideal seria que mantivesse uma posição na comissão e se buscasse um treinador com quem ele possa aprender (Renato Gaúcho trabalho com o Espinoza muito tempo, por exemplo).

    Fluminense terminou o turno com 18 pts, quando o Marcão assumiu tinha 19. Livres do rebaixamento faltando duas rodadas. Inferior ao que se conseguiu em 2009, mas bem parecido com 2008. Abel, Adilson Batista, Argel rodaram, Marcão aos trancos e barrancos conseguiu.

    Tem o grupo na mão, acerta em algumas idéias, mas ainda tá cru. Precisa evoluir mais. A mudança pro esquema de 442, com Yuri e Allan, deu estabilidade defensiva ao time (resolvendo o problema que Diniz e Oswaldo não conseguiram), mas quando precisa ler o jogo, mexer, quase sempre erra. Roda o elenco, mas não usa opções como JP, Miguel e Evanilson.

    Ou seja, precisamos de um bom técnico ano que vem, porque em 2019 vimos que técnico faz sim diferença.

    1. Minha sugestão de técnico para 2019 é o Roger ( nosso artilheiro na final da Copa do Brasil 2007 ), mantendo o Marcão de auxiliar. Não sei decepe sai do Bahia, mas considero ele a melhor opção entre os técnicos brasileiros.

  21. >O adversário, Fortaleza, venceu quatro de seus >últimos cinco jogos (só não venceu os cinco >porque perdeu pênalti, no fim, no Beira-Rio

    Nos últimos 5 jogos, o Fluminense ganhou dois, mas em outros dois ganhava com certa traquilidade até 44 do segundo tempo. O roteiro do filme foi o mesmo. Fluminense faz um gol, segura o jogo, Marcão mexe mal, passamos sufoco… Rivotril, Dormonid e chá de camomila até os 50 do segundo tempo. 2 vezes quase deu errado, outras duas quase deu certo.

    Depois que o Marcão colocou o time no 442 com dois volantes, ficou até bem razoável. Só que ele ainda mexe muito mal. Pablo Diego entrando todo jogo, quando temos Evanilson, João Pedro, e outras opções que podem fazer aquele gol matador de jogo, não faz sentido.

    Nehemias

    1. ” …… Rivotril, Dormonid e chá de camomila …..”
      Ainda bem que escapamos nesta rodada.
      Sim, porque você estava caminhando na direção do Propofol ……, Morfina e ……. cemitério.
      Valha-nos, Senhor !
      Haha !

  22. Para descontrair depois do pânico:
    E o Thiago Neves hein?
    O Menon fez um bom resumo do gajo.
    E ainda tem gente querendo ele no Flu…
    Deus me livre…..
    O Diniz está por um fio no SP. Mais uma derrota e ele deve cair. O cara dizer que precisa de 8 meses para fazer o time do SP jogar melhor que o fluminense… tem mesmo um parafuso à menos…
    Sugestão de barca para o Flu:
    Gilberto
    Nenê
    Ganso
    Lucas claro (nem sei porque veio)
    Pablo Diego
    Guilherme ( nem sei porque veio)
    Agenor (brincadeira de mau gosto)
    Rodolfo
    Airton ( hora de se aposentar)
    Igor Julião
    Digão (pode voltar para o Cruzeiro)
    Vejam que dá praticamente um time! Dinheiro jogado fora.
    Deve ter mais um monte que nem lembro mais que estão no elenco, tamanha falta de planejamento dos “gestores”.
    Contratam jogadores que nem entram em campo.
    Feliz 2020 para nós!!!
    ST

    1. Acho que faltou o Nino. Lento, desengonçado, desprovidio de técnica e irresponsável (vide pênalty ridículo no jogo contra o Avaí).

      1. Faltou o Nino não, companheiros.
        Bom jogador, que nos salvou de muitas situações de gols quase consumados.

        E vou além : não foi por falha do Nino – no pênalti – que sofremos o gol do Avai.
        Se vs. fizerem um replay no lance, verificarão que quem falhou foi o Luccas Claro, ao perder o tempo da bola na intermediária (perdendo a disputa na cabeça, depois de um chutão da defesa do Avai) e deixar-se dominar pelo adversário que ficou livre para ir à entrada da grande área e deu o passe para aquele que sofreu o pênalti.
        Nino entrou naquela jogada já completamente vendido, na de ‘apagar incêndio’.
        Nino é um dos bons valores que revelamos este ano, penso eu.
        Claro que a discordância é livre.

        1. Concordo em parte Amaury, discordo somente no lance do pênalti, acho que neste lance ele vacilou mesmo, foi muito afoito.
          Mas tem futuro este menino.
          ST

      2. Sérgio, acho que o Nino não é o nosso elo fraco.
        Se bem treinado e orientado será um ótimo zagueiro. Coloca o Jorge Jesus para treiná-lo para ver…
        Na minha opinião…
        ST

    2. Andrei aí nessa sua sugestão de barca, tem jogador que para ser dispensado a diretoria terá que arcar com valores altíssimos de rescisão, coisa que ela não tem, pelo contrário.

      Portanto, tem gente aí que certamente ficará em 2020 no clube, porque não aparecerá nenhum outro interessado nele.

      Simples assim!

      ST

      1. É verdade, JB, sei disso, por isso os “gestores ” deverão mostrar competência em desfazer a lambança que fizeram.
        Mas infelizmente sabemos o que vai acontecer…
        ST

  23. ” o acaso vai me proteger, enquanto eu estiver distraído….”
    Essa música é em homenagem ao Gilberto, já que falta concentração nos jogadores segundo ele…….
    E o acaso, e o vasquim, e a raposa salvaram o Flu da degola.
    Agora, eu espero que os gajos não entrem de férias hoje, mas que joguem mais concentrados as partidas que faltam….
    MB e CB, deixem de bobagens agora e façam algo decente para o clube agora!
    Nada se Dinizes, Osvaldos ou Abels da vida! Hora de inovar, ou melhor, copiar dos outros o que está dando certo.
    Vamos buscar um técnico melhor e compor um elenco decente.
    Fechem as portas para os empresários chupins que só oferecem barangas.
    Aproveitem melhor os jogadores da base.
    Enfim, sejam dirigentes e ajam como tals, afinal vocês estão no FFC.
    Feliz 2020 para nós.
    ST

  24. No blog vejo duas correntes de opiniões…. os que criticam severamente a diretoria e os que criticam a torcida pela omissão. Concordo com as duas.
    Para cobrar mais a diretoria tem qie fazer mais, associações em massa, aumentar o público e o apoio nos estádios. E a diretoria usar mais a base em campo e não só vender para depois contratar refugos e barangas.
    O ano que vem tende a ser mais dificultoso. Uma hora não terá 4 times para cair por nós. Quarta-feira pelo menos vou ver um jogo “tranquilo”.
    STs.

    1. Junior, entendo seu posicionamento, mas torcedor tem disso mesmo, precisa de um motivo e um incentivo para dar apoio incondicional.
      Lembra em 2009? Você realmente acredita que se fosse este time o apoio seria o mesmo? Tínhamos um time que dava esperança e que podíamos acreditar numa virada.
      Este time de hoje não tem credibilidade.
      Se o clube montar um time competitivo, e este time mostrar que merece confiança, o público melhora. Como por exemplo aconteceu na LA de 2008.
      ST

  25. Podemos agora cobrar do Sr. Mário Bittencourt um planejamento decente a altura que o Fluminense merece?

    Ou veremos o Fluminense sendo esmagado por essa centralização do protagonismo que Palmeiras e Flamengo estão a exercer?

    Ainda tem as companhias do Grêmio, Athlético PR, Corinthians, Santos e o próximo será o RB Bragantino.

    Outros estão se preparando como Bahia, Botafogo e Vasco.

    Qual vai ser o discurso do MB diante do quadro que está a se desenhar no futebol brasileiro do ano que vem?

    1. O Corinthians está agindo nos bastidores caro Washington. Se bobear, na surdina eles montam um time forte.
      O Flu não pode dar mole, caio Henrique está nos planos de vários times.
      Ninguém fala em levar Gilberto e cia…..
      ST

    2. E o Fluminense termina o ano melancolicamente, sem mesmo ter conseguido ‘montar um time’, como era desejo da ‘derretoria’ no inicio do ano. Aliás, o tal ‘planejamento’ foi anunciado em fins de 2018.

  26. mais uma rodada onde nao fizemos a nossa parte mas os adversarios diretos fraquejaram e nos ajudaram mais vez vide resultados do ceara, do botinha e agora do cruzeiro, ainda bem que tem mais mediocres do que nos.obrigado bacalhau por esta ajuda e acabar de vez com nosso sofrimento.
    quem lembra ano passado com Marcelo Oliveira como tecnico ( por onde andas o coçador de careca ?) ficamos 08 jogos sem vencer e sem fazer gols, so escapamos na ultima rodada e ainda teve penalti perdido pelo america mineiro.
    todo ano tem sofrimento, todo ano tem sufoco e nao aprendemos as liçoes, um dia a casa cai.
    o NOSSO MAIOR TITULO e permanecer na serie A, uma Instituiçao pioneira, gloriosa, tradicional , vitoriosa e historica como o Fluminense se contentar com migalhas e lamentavel, que decadencia chegamos.
    Lamento pela simpatica e campeonissima raposa que sempre nos ajudou nos momentos dificeis em brasileiroes da vida que sucumbiu a disputa e beijou a lona.
    Como bom tricolor torci contra eles, antes eles do que nos mas e triste ver um gigante cair.
    por ironia do destino acompanhava a tragedia celeste apreciando a minha legitima e fiel mineira seleta envelhecida em toneis de umburana , a umburana confere um sabor amadeirado que acredito que o ilustre Onivaldo iria gostar pois entende da arte.
    Lembrando do assunto barca, mencionado pelo grande tricolor Nando, como ja nos escapamos , vai a minha lista: agenor, gilberto, yuri, airton de vidro, mascarenhas de cristal, igor julieta, lucas claro, pablo diego-come-alguem, dodi, nene,lucao, comes-e-dormes -que- so- treinam -e-nao jogam, marcao, capixaba sabichao, ovni,outros que eu esqueci, etc.
    depois da ajuda do urubu e agora do bacalhau, mando um abraço a todos , um bom natal e um ano novo feliz.
    obrigado Joao Paulo 2 , Joao de Deus e Nossa Senhora da Gloria por terem nos ajudado novamente
    NAO HA MAIS PROBLEMAS, SEM MAIS PROBLEMAS !

    Sharif Dean No More Troubles Tradução – YouTube

    Traduzir esta página

    https://www.youtube.com/watch?v=tH0y–uzSo0

    3:55

    02/02/2016 · 50+ videos Play all Mix – Sharif Dean No More Troubles Tradução YouTube The Walkers – There’s No More Corn On The Brasos (1971) – Duration: 5:24. 5zomaar 12,359,877 views

    Autor: Renata Carvalho

    Exibições: 6K

    1. O Cruzeiro caiu ainda não, caro Tim.
      Ele vai disputar com o Ceará, a permanência na Série A.
      Até que rimou. Haha !!!!
      E continuou a rimar com o ‘haha’.
      Haha !!!

  27. O prêmio para o 16º lugar é de R$ 11 milhões.
    Daí em diante este valor cresce em cerca de R$ 900 mil a cada posição acima.

    Vamos ver se pelo menos por dinheiro os caras resolvem ganhar os dois próximos jogos.

    R$ 11 milhões já estão garantidos. O que é uma vergonha. Premio ‘de consolação’.

  28. Fica Marcão ….. como Auxiliar.
    Ainda bem que o perigo de uma queda para a Segundona no ano que vem foi pro saco.
    Marcão não merecia, pelo seu histórico no clube, virar o judas do ano.
    É claro que ele não é um treinador de futebol, mas como é muito “gente boa” aceitou comandar o Fluminense neste final da quase tragédia 2019.
    Correu um risco grande e poderia ficar desempregado sabe-se lá até quando ou mesmo poderia ser difícil conseguir trabalho em outro clube.
    Agora Marcão, fique quieto e nunca mais aceite esta aventura.
    Mantenha seu emprego sem susto, você deve ter um salário razoável e vai se aposentar no Fluminense.

  29. Pronto !
    O Universo venceu. Quem evitou nosso rebaixamento não foi o Depto de Futebol, mas o Universo.

    Por mais que os malucos tenham tentado derrubar o Fluminense, o Cruzeiro perdeu para o Vasco.
    Cansado de fracassar tentando nos ajudar, o Universo acabou baixando em São Januário e conspirou a favor do Vasco.

    Estamos livres do risco de rebaixamento, já que -mantido nos 36 pontos- o Cruzeiro só poderá chegar aos 42, caso vença os dois próximos jogos.
    Mesmo que percamos os outros dois (o que ja virou rotina) o Fluminense estaria empatado com eles nos 42 pontos que tem hoje, mas levaria vantagem no critério de desempate, que é o número de vitórias. Temos 11, hoje, e o Cruzeiro chegaria a no máximo 7+2=9.
    Onze vitórias em 38 jogos.
    Uma verdadeira vergonha !

    Moral da história :
    coisa rara, o teto de rebaixamento deste ano ficará em 42 pontos, ou ainda menos que isso.

    Quero distancia de futebol por um bom tempo.
    O Fluminense nos fez mal à saude este ano. E isso vem acontecendo faz tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *