Tríplice vexame

Março ainda nem chegou ao fim, e o Fluminense já tem, em menos de três meses, uma coleção de vexames na temporada.

Depois de voltar da Flórida sem uma vitória sequer em sua terceira participação no torneio e, às vésperas do Carnaval, ficar de fora das semifinais da Taça Guanabara num grupo com Macaé, Madureira, Portuguesa e Boavista, o Tricolor agora brindou a sua torcida com a desclassificação precoce na Copa do Brasil.

E diferentemente da edição passada, em que caiu nas oitavas para um time graúdo – o Grêmio, campeão da Libertadores e vice mundial –, nesta, o Flu se despediu apenas na terceira fase, ante um adversário rebaixado no fim do ano.

Igualdade mesmo só na maneira como pulou fora – com derrotas lá e cá –, o que deixa a eliminação ainda mais constrangedora e a fragilidade do apanhado tricolor escancarada.

A um mês do início do Brasileiro, a cúpula tricolor está brincando com a sorte, achando que vai se garantir de novo na Série A com um time juvenil. O que mais será que precisa acontecer para que ela saia da inércia e reforce urgentemente o elenco?

***

No dia 15 de fevereiro, a exatamente um mês deste novo vexame, este Terno & Gravatinha escreveu:

“Com este elenco, não há salvação. O Fluminense estará fadado a ser pela primeira vez rebaixado para a Série B do Brasileiro na era dos pontos corridos, se disputar o campeonato nacional com o plantel que dispõe hoje.” (Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.)

A desqualificação na Copa do Brasil com duas derrotas para o Avaí e atuando parte do segundo tempo com 11 contra dez expõe ainda mais a gravidade do quadro, mostrando que nem para a Série B, talvez, o Fluminense estivesse preparado.

O buraco, pelo visto, é ainda mais embaixo.

***

Quer dizer que o Fluminense joga com três zagueiros, Reginaldo, Ibañez, com Gum pontificando como líbero, e é derrotado com um gol de cabeça num lance em que o jogador do Avaí, livre, não precisa nem sair do chão?

Assim complica, Flu! E muito.

Em tempo: o trio, sobretudo Ibañez, nem vinha mal na partida, mas uma falha de marcação do substituto de Renato Chaves, infelizmente, pôs tudo a perder.

***

O Rio está em colapso. E o sistema, falido.

________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

167 thoughts on “Tríplice vexame

  1. Garcez e demais tricolores, diria até que esses néscios não estão apenas brincando, não! Diria que além de um bando de incompetentes, sem a mínima condição de dirigir um grande clube, falta-lhes um mínimo de ousadia, arrojo mesmo, para tentar tirar o Fluminense do buraco em que eles mesmos colocaram.
    O Abel não mostra serviço, não mostra resultados e o pior, não mostra nenhuma evolução, muito pelo contrário, vai colecionando um vexame atrás do outro. Mesmo estando há mais de um ano no “comando” do time. Isso, pra quem chegou em 2016 com um discurso de revolução.
    Diria ainda que pra esses trastes parece que tanto faz o Fluminense ser humilhado e dar vexames, não faz a menor diferença. O próprio Abel vomitou umas asneiras nesse sentido. Só falta mesmo o fundo do poço: o rebaixamento, que, como você bem pontuou (e quase toda torcida com um mínimo de racionalidade) parece estar a bater às portas, tal qual um fantasma. E se depender apenas de atitude e ousadia dessas lesmas, pronto, ferrou….
    O time é fraquíssimo, o técnico vive de fazer lambanças comprometedoras e a diretoria um bando de trapalhões.

  2. Gui de Cupuar, tá maluco? sabia q links é sinônimo de Bráulio? tá mandando o Reis botar o links? é vero? resolveu escancarar com direito a testemunha? cuidado! O Reis é mizeravão.

    1. Coitado do Mundin…

      o Fluzão sair da Copa do Brasil, perdendo 02x pra um timeco da serie B, não machucou tanto
      mas essa barração vai doer.

  3. Nando,

    Programão para hoje:

    – Ir assistir o pior time do Brasil perder em Saquá para a Cabofriense e ainda poder se associar ao sócio-sofredor.

    ST

  4. Amiguinho Oni, vou respondê-lo no melhor estilo ‘fidalguia’ possível quanto ao fato de insinuar q eu sou debochado…
    Vc e os outros dois defensores ferrenhos do pior grupo político da história do futebol mundial, deveriam me agradecer, pois sou um dos poucos q consegue entender e brincar com as bizarrices q vcs escrevem. Todos os blogueiros tricolores, vários comentaristas conceituados (Felipe Cardoso, Alvaro Oliveira Filho, PVC, PCV, Casagrande…) já comentaram e deram a entender q esse grupo do Fluminense é fraquíssimo para disputar o campeonato brasileiro. Na minha opinião, não e sequer razoável…acho medíocre. Será rebaixado com extrema facilidade, talvez até sendo o lanterna. Vc e os outros dois (Larry e Curly) estão conseguindo irritar até o mais bem humorado torcedor tricolor…vc com o seu insuportável kkk, o outro q escreve e não diz nada, pra quem tanto faz perder, empatar ou ganhar e que quer q todos os jogadores sejam elogiados , e o ‘morde, morde, morde e assopra…
    Com todo o respeito, são 3 sem noção. Esse elenco não será rebaixado, esse elenco já está rebaixado…e vcs querem nos convencer de que temos um grande time.
    Vou dar uma sugestão pra vcs 3… fundem o blog ‘Alice tricolor’…talvez lá , alguém acredite na lenga lenga de vcs…aqui não, amiguinho.
    Agora me dá licença q eu vou tomar uma ‘holandesa verde’ q é boa pra kct.

    1. Amiguinho, ufa! agora, mais aliviado. Pensei q estava zangado com o seu baiano. Observe o teor da sua resposta…
      Nando, Saquarema Junior nense • 2 dias atrás
      “Por uma questão de educação e respeito às opiniões, temos que ‘aceitar’, mas já tá enchendo o saco mesmo, um ficar debochando o tempo todo, outro escrever um monte de baboseiras para defender um dos piores times já vistos e o terceiro ficar assoprando várias vezes e mordendo de vez em quando”. Amiguinho é vero q tá de saco cheio? kkk

      Abaixo fragmentos do seu texto atual.
      ” Vc e os outros dois defensores ferrenhos do pior grupo político da história do futebol mundial, deveriam me agradecer, pois sou um dos poucos q consegue entender e brincar com as bizarrices q vcs escrevem. Todos os blogueiros tricolores, vários comentaristas conceituados (Felipe Cardoso, Alvaro Oliveira Filho, PVC, PCV, Casagrande…) já comentaram e deram a entender q esse grupo do Fluminense é fraquíssimo para disputar o campeonato brasileiro”.
      Amiguinho, você tá muuuiiittooo equivocado, tá confundindo Nabucodonosor c/ nabo no cudo senhor, kkk o fato de não seguirmos o seu modus operandi (esculhambar por esculhambar) não quer dizer q estamos satisfeitos e muito menos defendendo.
      Dois desafios: mostrar um comentário defendendo Abad e/ou o grupo politico, e responder quem te meteu no maraca Flu, Fla ou Boavista? kkk.
      Quanto ao time de cretinos q você escalou: blogueiros, comentaristas etc., na minha opinião são um bando de BOSTÉTICOS! Entendem muito de bosta, futebol q é bom nada. Basta o time vencer dois jogos q mudam de ideia e opinião como fossem camaleões.
      Em tempo: na última linha, você disse: “Agora me dá licença q eu vou tomar uma ‘holandesa verde’ q é boa pra kct”. Amiguinho, q analogia é essa? tem certeza q kct é bom? kkkk Ah, vou saber do Ricolorzinho, nosso enólogo, se KCT é bom. Enquanto isso, recomendo tomar kct com moderação. kkk ST

    2. Caro Nando

      Sábias palavras e como você prometeu com o estilo “fidalguia”, o que necessariamente não tem grande importância diante do teor de sua fala. Não vou falar muito porque estou mesmo cansado dessa triste realidade à qual nos legaram esses tristes dirigentes e seus apoiadores.

      Você é realmente um dos que conseguem levar os desaforos num tom esportivo, numa boa como dizem, gosto do seu humor verdadeiro e lamento termos que temer o fracasso, muito mais do que torcer pelo sucesso do nosso time. Repito como de outras vezes, não culpo os jogadores, acho-os até esforçados, alguns se superam em campo, mesmo quando o time joga mal e alguns ou vários cometem erros bobos. Quando vestem a nossa camisa, eu respeito todo e qualquer jogador, mesmo que tenha que lamentar a contratação de determinados. Em campo, estão vestindo a nossa camisa, defendendo o nosso nome, o nosso escudo. Eu não vaio um jogador do meu time, ainda que tolere quem o faça.

      O problema é realmente a intenção política do grupo dirigente: futebol de massa, campo (ou estádio) tradicional e tombado como patrimônio histórico do futebol brasileiro e carioca, protagonismo nas competições nacionais, inserção no futebol internacional, são itens que esses dirigentes não respeitam, pois desconhecem o valor do Fluminense Futebol Clube no cenário nacional.

      Continuo torcendo, neste momento quero o campeonato carioca como meta. Continuarei como sócio torcedor como já defendi aqui, e para renovar o esclarecimento de que não tenho intenções políticas na política podre do clube com esses dirigentes no poder. Meu papel é rigorosamente ser um sócio torcedor, consciente de que meu voto é importante na democracia (se for este o caminho escolhido pelos dirigentes…) tricolor. Mas, é impossível acreditar e apoiar as escolhas políticas dos dirigentes que tomaram conta do clube e tentam transforma-lo num time de segunda categoria, favorecendo a visão do clube social, patrimônio de uma elite que se pensa hegemônica. E continuarei afirmando que é essa política que está sendo responsável pela mudança de patamar do clube no cenário do futebol brasileiro. Não irei ler os comentários maldosos de alguns que o Nando mencionou no seu texto, já criei meios de me livrar desses comentários dirigidos e negados como “políticos”.

      O Fluminense é nosso! De toda a sua imensa torcida. Não desses dirigentes autoritários e de seus apoiadores sem noção da grandeza do Fluminense. Rumo ao título do carioca, mesmo que a maioria dê pouca importância à esta competição.

      Saudações tricolores

  5. Guixesca
    Desse você participou. Eu sei:

    “Já Peter Siemsen também confirmou que se encontrou com Celso Barros na casa do médico. Contudo, afirmou que o fato aconteceu após o genro do candidato que sugeriu um encontro com o ex-presidente da Unimed.

    – O genro do Celso falou comigo que ele estava preocupado com a eleição. Avisei que não havia problema nenhum. Aí ele me pediu que eu estivesse com ele. A ideia do Celso era convidar o Pedro Abad para ser o seu vice. Afirmei que isso não aconteceria, pois a candidatura do Abad era forte e ainda tinha o apoio do Pedro Antonio. O Celso, que me recebeu muito bem, falou que estava negociando com o Mário, que poderia ser o cabeça de chapa com o apoio dele. Eu falei: “Segue esse caminho, porque aqui não vai acontecer. Respeito muito sua trajetória no Fluminense e te desejo boa sorte na caminhada” – declarou. ”

    “- Ninguém é unanimidade. Tem gente que gosta e quem não goste. Eu apoiei o Peter (Siemsem, presidente), e se isso serve de alguma coisa, eu apoio o Alcides – deixou claro Celso Barros.”
    Se quiser os links…. Você não precisa porque sabe.

    1. Meu caro Fernando Reis, dessa vez você pegou pesado com o nosso Guilherme de Cupuar. Já Percebeu q o nosso Gui de Cupuar, por vezes não sente o espirito da coisa! Tá com problema de suscetibilidade.

  6. Pois e, e pois e.

    Eu sempre fui e continuo sendo um intransigente defensor do que penso, do que digo, do que observo, do que sinto, do que vejo, e, se há algo estranho num ambiente onde tudo corria de um modo mas muda repentinamente, eu, automaticamente, noto. Isso é um dom, não defeito.

    Mas fico perplexo que alguns ainda falem, com deboches, de que houve patrulha da minha parte ao comentário “Apequenadores do Flu”, postado há um mês, quando eu disse que estranhei o modo aziago que o texto demonstrava, e que não parecia o estilo do JG, por saber do seu estilo “Tricolor Rodrigueano” que conheço desde que entrei no blog TG.

    Eu tenho certeza que o João, que viu o jogo contra o Avaí, notou, como eu notei, e vários tricolores com quem conversei também notaram, que o Flu tomou conta do jogo a partir dos oito, dez minutos do início, e que fazia crer que era questão de tempo para abrir o placar e marcar mais uns dois gols, tal foi o domínio tricolor, o que me fazia pensar que só um azar muito grande faria o Flu perder aquele.

    Mas os nossos matadores lá na frente têm encontrado dificuldades no arremate, o Pedro chutou algumas sem muita inspiração, acertou a trave numa que poderia ter entrado, o Sornoza tentou mas tem alguma dificuldade de encher o pé, e isso foi minando a fé nesse primeiro tempo.
    No segundo, houve um início meio lento, mas o time ainda dominou bem mais que eles, não passou perigo terrível, e só ficou mais vulnerável quando saiu do esquema com três zagueiros.

    Sobre a falta criminosa do Dudu, o pé dele pegou na grama, entre os dois pés do cara, com boa distância deles, que fez aquilo tudo, e, dos outros cinco árbitros, nenhum fdp viu que foi sacanagem “craque”.

    Sei que João viu isso tudo, mas esqueceu de dizer no seu post, até por andar bem atarefado, e preferiu rotular de “Tríplice Vexame”, o que foi mais uma derrota besta, injusta, diante de um time que não é melhor que o do Flu, mas que fez uns gols que nossos craques não fizeram.

    Mas estou esperando mesmo o João postar aqui que foi a uma churrascaria e traçou uma baita picanha com aquela linguiça de porco, que só o cheiro já diz tudo, tomou umas “estupidamente” geladas, e tenho certeza que todos vibrarão por ele e ficará por isso mesmo.
    Saudações tricolores sem discrepâncias.
    (17/03 – 19:00)
    mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

    1. Enquanto isso la no blog do grupo que comanda a pior “jestao” da historia do FFC a censura e banimentos sao regra de conduta.

    2. Queens,
      voce que é um especialista em Flusocio, um futuro historiador desse periodo sombrio do Fluminense e provavelmente o cara mais abalizado pra ser o biografo do Peter Pilantra,

      quanto custa ao cofre Tricolor manter essa meia duzia de cabra safado elogiando uma diretoria e um tecnico que não merecem a menor consideração e o menor respeito e que estão destruindo o Fluzão?

      Fala sem-vergonha!

  7. Caro Garcez,
    Suponho que é permitido discordar do que você escreve, considerando seu histórico liberal que acompanho há anos.
    Ou você, como alguns comentaristas, considera “críticas inadequadas” as opiniões contrárias?
    Certamente não!
    Gostaria que você escrevesse algo a respeito para que eu possa me sentir confortável para estar em direção oposta à sua, quando for o caso.
    De qualquer forma as postagens que li, divergentes dos seus pontos de vista, foram educadas e com um conteúdo positivo.
    Minha percepção foi que foram bons feedbacks que poderiam ser levados em consideração.
    Obrigado.
    Um abraço.

    1. Prezado Goncere, não apenas é, como eu lhe peço que o faça sempre que desejar, a fim de enriquecer o fórum com distintos pontos de vista o quanto mais forem possíveis. É esta, inclusive, a minha orientação à Moderação deste Blog Terno & Gravatinha, que desde a sua fundação, em 2007, procede unicamente desta forma. Retribuo o abraço e votos de um bom fim de semana.

  8. Pois é, pois é.
    Justa causa a qualquer trabalhador é coisa comum, e, no caso do jogador que está mesmo a fim de sair do emprego, pode ser ótimo.
    Mas é claro que há gente muito entendedora desse assunto de leis trabalhistas, que estupidamente, tratam jogadores de futebol como qualquer trabalhador comum, que estão aí disputando dos dois lados.

    Achado no Google.
    “Justa causa é todo ato faltoso do empregado que faz desaparecer a confiança e a boa-fé existentes entre as partes, tornando indesejável o prosseguimento da relação empregatícia.

    Os atos faltosos do empregado que justificam a rescisão do contrato pelo empregador tanto podem referir-se às obrigações contratuais como também à conduta pessoal do empregado que possa refletir na relação contratual.

    Observe-se que imputar uma justa causa ao empregado sem esta existir poderá ensejar, em alguns casos, uma indenização por danos morais.

    O empregado demitido por justa causa tem direito apenas a:
    – saldo de salários;
    – férias vencidas, com acréscimo de 1/3 constitucional;
    – salário-família (quando for o caso); e
    – depósito do FGTS do mês da rescisão”.
    Júlio Cesar Zanluca.

    (17 /03 – 10:00)
    lawlawlawlawlawlawlawlawlawlawlawlawlawlawlawlawlawlawlaw

  9. Essa semana muitos comentaristas esportivos já declararam que o Fluminense é um sério candidato ao rebaixamento no brasileiro desse ano.

    Álvaro Oliveira Filho e o Casagrande assim como a maioria da torcida tricolor são unânimes nesse quesito e essa parece ser uma tragédia pré anunciada que nem o Abel e o Abad estão nem aí.

    E por fim, essa Fluócio em nada difere daqueles presidentes que afundaram o Fluminense no pântano no fim dos anos 90.

  10. Dentre os grandes nao estamos entre os maiores. Somos pequenos entre os grandes. E nunca estivemos tão pequenos tão abaixo dos outros, inclisive os médios e os pequenos. Ou alguém acha que estamos melhores que a chapecoense? Nao temos nem chance de ser campeão da libertadores, não temos torcida, nem estadio, nem uniformes descentes. Mas pergunta pra que time eu torço? NENSEEEEE!!!! Mas já sei que este ano será de rebaixamento ou de fuga dele.

  11. Já que virou zona, se eu fosse o Abel, só de sacanagem, escalaria o Scarpa no time que jogará no domingo!
    Se ele não aparecer, ou se recusar a jogar, que seja dada uma justa causa nesse fdp!
    Repito: já que virou zona!

    1. Pedro, o q você sugere seria de bom alvitre! Todavia, instruído pelos advogados o bigodinho alegaria fatores subjetivos tais como: lado psicológico, fadiga, dor etc., e sairia pela tangente. Mas, o dele tá guardado.

  12. Jogo foi ontem a noite (claro que não perdi meu tempo assistindo e nem vou assistir “piores momentos”) e até agora não vi nenhum comentário do maior entendedor de futebol das galáxias. Onde se enfiou ele? Terá entrado (ui) no disco do Oni e se mandado para o planeta rosado?
    Até quando deixarão este Tapir Ruminante retrógrado e paneleiro a frente do nosso Flu?
    Como sempre… nem é preciso bola de cristal para saber que no rumo que vamos… vamos mesmo. Vamos para a p… que p… E esta b… de treineiro ainda vai se mandar e deixar a barcaça indo de encontro às rochas no maior despudor do mundo.
    Aí a diretoria de série Z vai trazer outro Drurys (gostei desta) para tentar reverter o rumo. Seria melhor um Dreher… a propaganda diz que “desce” mais macio. E é o rumo do Flu este ano: precipício abaixo.
    Aí assisti aos melhores momentos de jogos da Champions e… bahhh… nem preciso dizer.
    SSTT

  13. Do pouquinho que assimilei a respeito de pratica jurídica – leis trabalhistas – o Fluminense poderia proceder da seguinte forma, no caso Scarpa :

    ° Situação de fato > o clube obteve o restabelecimento do vinculo contratual de trabalho com o jogador.
    ° Como consequência, o contrato do jogador com o Palmeiras foi rescindido por força de lei.
    ° Assim, o jogador terá que se reapresentar ao clube.
    ° E, por outro lado, voltará a fazer jus aos rendimentos mensais vigentes no contrato original.

    ° Ocorre que existe o risco de o jogador se considerar moralmente impedido de apresentar-se ao clube.
    ° O que lhe daria um ‘gancho’ para pedir a reconsideração da decisão que revalidou o contrato original.

    ° Caberia ao Flu lançar uma notificação judicial, exigindo sua reapresentação no local de trabalho.

    ° A partir daí :

    °° O jogador se reapresenta e treina em separado enquanto o clube decide o que fará com ele, ou

    °° (Mais provável) O jogador se nega a voltar ao clube, o que criará condições para uma notificação de “abandono de emprego” e, seguidos os trâmites legais, uma ação de rescisão de contrato por justa causa, cobrando dele e de seus empresários a multa contratual que reza o contrato original.

    Com a palavra os doutos colegas causídicos que queiram trazer luz a este tema.
    20:17>16Mar

    1. Porra, que Scarpa o que, c@r@lho?

      o Fluzão virou saco de pancada, tá sendo destruido por uma quadrilha, virou piada do futebol brasileiro, acaba de ser eliminado por um timeco da segundona e o papo aqui é esse jogador?

      1. Caro Guilherme de Cupuar, a derrota do FFC foi sofrida! Assim como, foi sofrida as nossas eliminações para a LDU em pleno maraca. Faz parte… vida q segue.
        Em tempo: gostou do Cupuar? no formato brasileiro? ou prefere o original? kkk

  14. STT.
    Fui um dos que estavam incluídos nos 28% que votaram na derrota do Fluminense na enquete do NetFlu. Votei na derrota mas nem por isso vou deixar de ser torcedor de coração. Não votei nesses alienígenas, não entendem nada de futebol. De uma coisa penso que eles entendem: tentar roubar o futuro do nosso futebol. A derrota já estava anunciada, antes mesmo do jogo começar. A única mudança na escalação para o segundo jogo foi o retorno do MJ, convenhamos, ele jogando ou não, não mudaria o panorama da partida. Se perdemos aqui, sem algo novo, claro que perderíamos lá também. O Fluminense precisa de uma balançada, balançada não, de um terremoto que abale as suas estruturas. Se continuarmos assim, será tudo do mesmo. Das mesmas escalações, das mesmas derrotas, das mesmas desculpas esfarrapadas, das mesmas fugas do rebaixamento. Muda Fluzão!
    Saudações Tricolores.

  15. Eu devo ser culpado pela derrota. Só tive a oportunidade de acompanhar o jogo la8 pelas tantas do segundo tempo. Liguei a TV na exata disputa que o tal do Dudu tomou o vermelho, e 4 minutos depois o Flu levou o gol para eu desligar imediatamente a TV. Sinceramente, alguém acredita que poderia dar certo um time em que o Renato Chaves que sequer defende bem tem carta branca para virar ponta direita de vez em quando? Não dá. E outra, o Avaí é bem fraco por isto está na série B , mas está de parabéns por manter um técnico que se adapta às condições que tem para fazer o melhor possível. Como pode uma zaga com Alemão e Betãobauer ser melhor que a do Fluminense?

    1. A imprensa brasileira afundou junto da nossa politica
      e a imprensa esportiva afundou junto da mediocridade do nosso futebol. Como dão espaço pra um babaca como o Abel???

      Um cara como o Abel tinha de ser proibido de dar entrevistas falando de futebol, esse cara é o maior 171 do futebol brasileiro.

      VAZA FDP
      FORA FLUSOCIO sindicato de ladrões.

      1. Ontem o Flu iria para uma decisão. Justamente ontem , nem um dia a mais e nem um a menos, saiu decisão sobre queda de liminar do Scarpa. Mas o mais impressionante é que também justamente no mesmo dia saiu na imprensa que o escroto do Diego Souza estava processando o Flu. Está é a nossa imprensa…

  16. Caros,

    Mais um pequeno detalhe significativo, você pode, se quiser, torcer os fatos e agir de um modo, que é ao mesmo tempo primário e picareta: recolhe um dado isolado, tipo 72% dos torcedores acreditaram que o time poderia vencer o Avaí (e aí até eu me coloco entre eles, pois postei que dava pra ganhar e escrevi “Afinal, é o Avai”), afirma que por isso eles é que são os “verdadeiros tricolores” e tentar deduzir implicitamente sem dizer que, “se 72% apoiam o time, 72% devem apoiar também o trabalho da diretoria”.

    Só não fazem, e nem querem saber de fazer, qualquer pesquisa sobre o desempenho da atual diretoria da Flusócio, porque até os mosquitos da Dengue e da Febre Amarela, como as pulgas nos cachorros e nas hienas já sabem o resultado.

    E segue a bola rolando…

    SDs T

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *