Heroico!

Era o ducentésimo quinquagésimo jogo do Fluminense sob o comando de Abel Braga, total que o treinador acumula desde a primeira das três passagens pelo clube, em 2005.

Se só o número já o enchia de orgulho, ao apito final do polêmico e controverso Jean Pierre Gonçalves (RS), Abelão, que pedia uma vitória como presente – “é como se fosse um aniversário” –, não só a obteve, como assistiu, de posição privilegiada, a outra atuação escorada naquela que é a principal marca da garotada – a alma tricolor.

Como resultado, uma vitória maiúscula sobre um dos favoritos à conquista do título, o Atlético-MG, quarto colocado na edição passada e, na atual temporada, avassalador no Estádio Independência (até então, eram 11 vitórias em 11 jogos).

Vale lembrar que o Tricolor já havia vencido o atual vice-campeão brasileiro na rodada de abertura – o Santos.

Contra o Galo, Abel deu logo a receita. “Aqui, temos que jogar. Senão, leva”.

Dito e feito. Sob uma atmosfera de intensa pressão, de estádio cheio, o Flu, com Nogueira no lugar de Renato Chaves, barrado, jogou como gente grande.

Bem postado, com a defesa rechaçando todas, tocando de pé em pé, firme na marcação.

Era a receita de sucesso do Flu ante o campeão mineiro, que só não contou com Robinho, substituído por Otero.

O time contou também com a volta do ainda desritmado mas imprescindível Gustavo Scarpa, recuperado de uma fissura no pé direito.

Em campo por alguns minutos contra Santos e Grêmio, o meia, que havia feito quatro gols em oito jogos, não iniciava uma partida desde 25 de fevereiro, três meses, praticamente.

Do outro lado, o ex-capitão e ídolo da torcida do Fluminense, Fred, a exemplo do encontro anterior, não assustou. Sua única finalização ao gol de Cavalieri, aos oito, parou numa defesa segura do goleiro.

Em vez dele, seu antigo companheiro de Flu, o menino Richarlison, fez a diferença no Horto, onde ainda não perdeu pelo clube carioca – com mais esta, agora são duas vitórias (uma sobre o América-MG) e um empate.

Sofreu o pênalti, cometido por Marcos Rocha, e convertido por Henrique Dourado (dez gols em dez cobranças), e, dois minutos depois, marcou o segundo, de cabeça, no contrapé de Victor, em bola cruzada por Dourado, artilheiro do Brasileirão (três), que retribuiu a gentileza.

Na comemoração, Richarlison abriu o sorriso e, diante de uma câmera de TV, deixou transbordar todo o seu orgulho por defender o decano entre os gigantes do país: “Fluzão”.

Fluzão. Do menino onipresente Wendel, do artilheiro Dourado, de Abelão, todos eles notáveis personagens da vitória em Belo Horizonte, além do próprio Richarlison.

Pelo Galo, não teve para Elias, não teve para Cazares, tampouco para Fred, que já coleciona duas derrotas em dois jogos contra o ex-time.

Excelente na marcação, o Flu segurou a onda na técnica, na raça e na grandeza de seu escudo – mesmo com um a menos nos últimos 18 minutos (Sornoza se lesionou sozinho e teve que deixar o campo, quando Abel já havia feito as três substituições).

Grande vitória. Justa, limpa, heroica.

Abel a merecia, o grupo a merecia, o Fluminense a merecia.

Há, entre todos os profissionais, honestidade, vontade de acertar.

Em campo e fora dele, a conduta é irrepreensível, exemplar.

Palmas que eles merecem.

_____________________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/

251 thoughts on “Heroico!

  1. Cheguei a conclusão que esse time joga se tiver os vencimentos (salário ou direitos de imagem) em dia … não pode ser coincidência isso …

    1. Infelizmente, a mesma impressão que tenho, por isso no texto anterior havia selecionado para leitura, a informação sobre o empréstimo feito de 36 milhões para pagamentos de dívidas, incluindo os tais direitos de imagens. Sinalizei: ” Será que agora vai?”
      Não quero aqui julgar ninguém, porque é justo o recebimento destes pagamentos. Mas, para que não fiquemos a mercê de péssimas apresentações por causa de gestão irresponsável com seus deveres, que se faça presente todas as responsabilidades de ambos os lados.

      1. Mauri, infelizmente essa cultura vem impregnada no Fluminense há muitos anos … as melhores atuações do time se dão sempre após uma notícia de que salários atrasados foram quitados ….
        Mas isso prova que , se essa Diretoria fizer ao menos o básico, que é pagar seus funcionários em dia, teremos time para enfrentar de igual pra igual qq um desses top que estão aí (Palmeiras, Cruzeiro, Patético-MG, Gremio, Império do Mal, etc)

    2. Então vamos destruir no campeonato porque só quitaram a metade dos direitos de imagem (os salários estavam em dia). A hora que pagarem tudo…
      Djacastro, penso que o técnico conseguiu melhorar o meio campo e alterou a defesa, acertando um erro que vinha cometendo reiteradamente nos últimos jogos (até por causa das contusões de alguns como Scarpa e Douglas). Scarpa que ainda está fora de ritmo. E também em substituições equivocadas e insistentes.
      Além disso, H Dourado esteve impecável. Se faz aquele que deu o corte no zagueiro seria apoteótica a atuação dele.

    3. PÔ, Dj, fala sério !
      Largar uma insinuação desta natureza depois de uma vitória heroica é – no minimo – uma baita maldade.
      Fala sério, colega.
      Com todo respeito, fala sério !

    4. Falei algo parecido ali embaixo e os dois patrulheiros já imaginaram misérias.
      Fica esta dúvida mesmo… coincidência né?
      Eu não afirmo que sim nem absolvo ninguém, principalmente porque isto impregnou o passado do Flu onde muitos ainda permanecem no time.
      SSTT

    1. Zanitti,

      Wendel está jogando muito, mas muito mesmo.

      Tínhamos o Douglas, que entrou bem, avançado no meio. Achamos que não dava para melhorar. Aí vem o Wendel, que mesmo em posicionamento diferente, se mostrou superior para a equipe.

      ST

    2. Pois é, Zanitti.

      Eu fico pensando como agem certos comentaristas de futebol, na TV, principalmente, e, ainda mais, esses ex-jogadores, hoje, comentaristas.

      Caramba, parece que ninguém viu o Wendel jogar ainda, não vi um deles dizer nada do garoto realmente bom de bola, e sem frescuras de viver caindo por qualquer trombada normal do jogo, que joga ligadíssimo, que prevê o que a bola fará após o toque no chão, que sofre falta e já está pronto para cobra-la, e nem fazendo teatro para a plateia.

      Acima de tudo, faz aquilo – exatamente o que eu sempre desejei ver alguém fazendo no Flu -, que é receber ali no nosso campo, e entrar no corredor que fica entre dois ou mais adversários em velocidade, em que ele deixa marcadores para trás, e pode aparecer ali até em cima do último homem da defesa inimiga.

      Só que é preciso avisar aos demais colegas que ele faz isso, e para eles ficarem bem atentos, porque essas penetrações dele não têm surtido efeitos ainda, que são questões de treinamentos sérios para não desperdiçar o talento do rapaz, mas que não é um robot movido à energia atômica, que também cansa, e só é pena que não haja mais uns dois iguais a ele ali ao lado.

      Mas, Já que estão falando que o Real já bancou cento e tantos milhões pelo garoto, também bom de bola, Vinicius Junior, eu imagino o Fla querendo trocar o garoto deles e mais dois de lá, qualquer deles, pelo Wendel, eu, como PG no Flu, não aceitaria.

      E não vejo mesmo como trocar o Wendel por uma trinca jogadores de qualquer time brasileiro no momento. sem uma grande compensação em dinheiro.
      Bravatas de um tricolor?

      Mas, infelizmente, o clube já não terá como segura-lo por muito tempo.
      (22/05 – 09: 40)
      ruimruimruimruimruimruimruimruimruimruim.

  2. Parabéns Fluzão porque todos jogaram bem, mas o Wendel, Henrique Dourado e o Henrique Capitão jogaram muito.
    Mesmo com todas as dificuldades e as adversidades que o clube enfrenta estamos fazendo uma boa campanha até aqui.
    Com o trabalho sério desta diretoria e comissão técnica, teremos um Flu muito forte a médio prazo. Estou muito motivado em apoiar o time independente se seremos campeão. O importante é que está dando gosto de ver este jovem time jogar.

  3. Assaltado no Horto.
    Lutando por cada bola até o apito final.
    Com importante variação tática.
    Com um a menos em boa parte do segundo tempo e mesmo assim vitorioso.
    Parabéns Fluzão.
    Foi muito bom te ver jogar neste domingo.
    Vence o Fluminense!!!

    1. O jogo do Fluzão é esse, com 02 no ataque e um quadrado no meio.

      O problema é quando o cérebro do Abel dá pau, até reiniciar, pqp!!!

      1. Sim Guilherme, este é o esquema que mais favorece o encaixe.
        É uma pena perder o Sornoza agora.
        Mas, mesmo sem ele o time pode surpreender muito positivamente.
        Agora é enfrentar o Vice da Gama com a mesma garra, com garra a soma de pontos é bem provável.
        Vence o Fluminense.

  4. Boa e importante vitória do Fluminense.

    O clone do Vin Diesel foi omisso em jogadas que quase resultaram numa contusão séria no Sornoza ou aquela entrada que o Richarlison sofreu no segundo tempo.

    Hoje o Abel deixou em parte sua teimosia e mexeu no esquema e trocou o R. Chaves.

    Mas insiste com M. Jr. mesmo com o Lucas Fernandes treinando bem na semana. Vai entender.

    São partidas assim que o time do Fluminense deveria se comportar brigando pela bola e o espaço, bem diferente do que foi aquela derrota para o Grêmio no meio da semana.

  5. Parabéns aos nossos guerreiros pela vitória.
    Wendel e Dourado, atuações espetaculares.
    Juizinho safado, 6 amarelos para o Flu e nenhum para o Atlético, absurdo.
    100 minutos de jogo ?
    Vamos Fluzão, podemos fazer bonito nesse brasileirão.
    Parabéns ao Abel pela escalação do Nogueira, que não seja apenas para poupar o Renato Chaves, o garoto merece a titularidade. ST!

  6. Vitória muito boa. Conseguida na raça, na vontade e dedicação.
    Parabéns ao time que surpreendeu. Só fico chateado que fez isto logo depois de sair a notícia que pagaram os atrasados de direitos de imagem. Fica aquela dúvida: jogam por grana ou pelo clube que os emprega?
    O tão criticado Dourado hoje jogou muito bem. Ele e o Richarlisson deram muito trabalho para a defesa adversária.
    Quem realmente tem subido muito é o Wendel. O garoto tem comido a bola. Joga com leveza e sem afobação procurando sair da marcação com dois toques na bola.
    Agora… como o Tapir gosta de ferrar com o que está indo bem. Tirar o Richarlisson para colocar o M. Inutil Jr. acabou com o que estava bom. Era muito mais o Richarlisson se arrastando em campo do que o nada do anão. Se for para trocar o Richarlisson, arrume outro meio. O M. Inutil Jr…. não, né?

    Adorei estar jogando contra o Flu de até dois anos atrás. Sinceramente… vi o time de 2013/2016 do Flu vestido de preto e branco hoje. Jogando bola de onde pudessem para dentro da área para o Cone e seu cupincha tentarem algo. Como eu odiava ver isto. Hoje adorei assistir… kkkkkkkkk
    As viúvas do Cone devem ter chorado muito, pois até o Nogueira (por ser muito novo) se criou em cima dele. Como todo zagueiro o faz.
    E tem gente que ainda chora a saída desta múmia… amor que fica… fica…
    SSTT

    1. E você sempre duvidando da dignidade dos outros, né?
      Caceta, então você acha que os jogadores do Flu – só os do Flu – se estiverem com pagamentos atrasados, não jogam, fazem cera, sacaneiam, entregam jogos?

      Mas, você faz isso pelo mal estar que lhe sobrevém quando o time ganha um jogo que você considerava perdido.

      Quem preza a sua dignidade, não vive atacando a dos outros, cara, preste atenção.

      Mas está faltando comentários muito esclarecedores, brilhantes e sensatos, que já seriam uns duzentos se houvesse ocorrido o que muitos sonhavam.
      (22/05 – 09:00)
      vsfvsfsvfvsfvsfvsfvsfvsfvsfvsfvsfvsfvsfvsf

      1. PCAzinho… uma aulinha de interpretação de texto gratuita para vc…

        “Só fico chateado que fez isto logo depois de sair a notícia que pagaram
        os atrasados de direitos de imagem. Fica aquela dúvida: jogam por grana
        ou pelo clube que os emprega?”

        Quando no texto vc ler que colocaram, neste caso, uma dúvida entre um ponto e outro, quer dizer que tanto pode ser uma coisa como pode ser a outra.
        Em momento algum nas duas frases foi feita afirmativa ou posto um caso definido. Foi coincidência que logo após anunciarem que pagaram os atrasados o time comeu a bola e fez uma bela partida contra uma equipe encardida e na casa deles.
        Vc e o Marmundinho precisam de analista… ou melhor… de uma professora de português. Tentem fazer um Kumon… eles prezam muito gramática e análise de textos.
        SSTT

    2. Ricolorzinho, cadê o ânimo? kkkk – Já sei! Para ter ânimo nos seus comentários tem que ter pressupostos tais como: mídia especulando inverdades, factoides a respeito do Fluzão e o Fluzão perder. Né não? aí você Nando e cia se lambuzam é uma farra. Pintos no lixo. kkkk

      1. Caracoles… leia de novo o que escrevi. Ahhhhh… entendi… é difícil para vc.
        Vou resumir: fiquei muito contente com a apresentação do time e sua garra em campo, não gostei da substituição do Tapir ao tirar o Richarlison e colocar o Inutil Jr. e adorei ver o Cone no outro time com o mesmo dando balõezinhos inúteis de onde estavam para a nossa área… da mesma forma que o Flu jogava até a saída da Múmia Cônica.
        Entendeu agora ou quer um desenho?
        SSTT

  7. Mas, todos não já estavam dizendo que o Abel não sabe de nada, é teimoso, não sabe escalar nem substituir, e por que mudaram de conceito sobre ele?
    E as barangas do time fraco, que só ganhou dos perebas sazonais do Rio?
    Jogo é jogado, cacete, o resto é papo de quem parece neófito em futebol.
    (21/05 – 20:43)
    HOHOHOHOHOHOHOHOHOHOHOHOHO´

  8. Hahahahahahahahaaaa !!!!!

    Esta é para vocês, torcedores covardes, fracassados, insensatos, obtusos, incoerentes, e o que mais haja para definir o torcedor que nunca soube, não sabe, nem quer aprender que futebol e essa porra aí, onde se ganha quando é difícil, e perde-se quando parece fácil, mas não se ganha nem se perde jogo antes da bola rolar e antes do jogo terminar, nem por conta de opiniões “esclarecedoras” de alguns torcedores derrotados por natureza. .

    Esse negócio de dizer que é tricolor mas ficar fazendo clima de funeral com o time, chacota com o jogadores, humorismo barato, que “hoje perde feio, pois não tem jogador confiável”, e “auauauau”, não é coisa de quem entende, um pouquinho só, que futebol é imprevisível, não é nada exato.

    “Ah, mas levou sufoco, não perdeu por sorte e este time é uma droga mesmo”, dirão os que ficaram frustrados por não ter o assunto “lugar comum” para postar trinta “comentários” dentro de poucos minutos, e então terão que queimar os poucos neurônios para tentar dizer algo e sem nexo ainda.
    Ou, então, saírem de cena porque assim saem muitos traíras se fazendo de tricolores,

    Vitória difícil, dramática, mas limpa, e para ser comemorada, mas sem carnaval, sem despeito, pois não há nada que diga que o time não perde mais depois desta.
    Este é o pensamento de torcedor verdadeiro, que é tricolor nas horas boas e nas más,e que detesta derrotistas querendo se passar por sábios.
    ( 21/05 – 18:40)
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      1. É mesmo, Flu/TO? Eu é que tenho que me tratar?

        Preste bem atenção. Se uma junta de psicólogos e psiquiatras fizer uma avaliação por aqui, a única certeza que tenho é que me garanto.
        Quem mais?
        21/05 – 20:00)
        GGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGG

    1. Excelente ! Disse tudo o que se pode dizer. Que as coveiras do apocalipse rasgem as próprias pregas de raiva pelas previsões frustradas! NEEEENNNNSSSEEEE!!!

      ST

    2. PCA, entendo você, compartilho e hipoteco-lhe a minha solidariedade! Mas, acredite não vale apena contrariar loucos/ébrios/invejosos/recalcados etc. – Bela vitória do Fluzão! Mais uma competição que iniciamos muito bem! Oxalá continuemos assim. ST

      1. Você parou, porque a verdade dói lhe trancou a garganta. ,
        Você se viu em cada palavra que leu, né não?
        Mas, cadê as suas verdades?
        Ora, vá você!!!
        (22/05 – 08: 15)
        HUHUHUHUHUHUHUHUHUHUHUHUHUHU

        1. PCA, o Ricolorzinho parou de ler porque é um BOQUIRROTO! Além de nada saber a respeito de futebol. Ah, a bola que o Ricolorzinho conhece é a de boliche. kkkkk

    3. Beleza @paulocarajoes:disqus, eu fiquei felicíssimo com a vitória do nosso Fluzão, fui um dos poucos torcedores do Flu presente nas arquibancadas do Independência… estava com medo sim de uma derrota, qualquer torcedor centrado estaria! Você não pode contar com a imprevisibilidade do futebol até o fim do ano… mas deixa quieto, porque comentar aqui tá ficando cada vez mais difícil…

      Agora esse papinho de “torcedor verdadeiro” de novo?

      1. Parabéns Frederico Zanitti. Todos estávamos receosos mas tiveste a coragem de estar presente e assistir a uma vitória épica. Os torcedores do Galo doido estavam seguros de uma goleada e até agora não entendem o que aconteceu. Depois de formar Marlon que vai aos poucos assumindo a titularidade do Barcelona, estamos vendo que Nogueira é mais uma cria de Xerém que desponta para nos dar alegrias. O que ainda assusta são as notícias de que teremos que vender jogador na próxima janela. Não entendo porque venderam o Samuel mas nem disseram por quanto. Não poderia ser ele o jogador a ser vendido?

      2. Por que fica difícil comentar aqui, Zanitti?

        É só dizer a sua verdade, ou o que acha que é, e ter condições, argumentos fortes para defendê-la com unhas e dentes. Eu faço assim.

        Ora, um mote de torcedores trocando mensagens medrosas: “‘ai, não sei o que será de nós com esse timeco diante do Galo?”. “Ai, quem dera que tivéssemos defesa, goleiro e ataque. “ai, ai,ai ai, ui, socorro! “, Porra, isso não é comportamento de torcedor verdadeiro de qualquer time, não. .

        Quando falo de “torcedor verdadeiro”, refiro-me a torcedor de qualquer time, esse que encara futebol sabendo que é um esporte imprevisível na maioria dos casos, fica tenso, sim, na hora de certos embates, mas não fica de conversinha com outros para aliviar a tensão.

        Há quem diga que só está no blog porque João pensa como ele, se não fosse assim não estaria, mas detesta outros que não falam o que ele quer.
        Mas eu não faço isso, não.
        (22/05 – 08:30)
        humhumhumhumhumhumhumhumhumhumhumhum

        1. Está difícil comentar meu caro @paulocarajoes:disqus, simplesmente porque ninguém respeita a opinião de ninguém… a começar pela sua linda frase inicial de seu post “…torcedores covardes, fracassados, insensatos, obtusos, incoerentes…”, ora, ser você tem suas conviccções, e acredtia nelas, ótimo!

          Agora, como diz o ditado: “Respeito e bom e eu gosto!”. Então quer dizer que nenhum torcedor pode ficar receoso quando o seu time vai jogar contra uma equipe candidata a título, que vem jogando bem, que vinha de ONZE vitórias consecutivas dentro do independência, que por ora é o melhor classificado na fase de grupos da libertadores… então ficar receoso por uma derrota para um time assim é ser covarde, fracassado e outros adjetivos mais que você usou? Ainda mais vindo de uma derrota por 3×1 para um time menos qualificado! É completamente NORMAL estar receoso!

          Felizmente a vitória veio! Jogamos bem! Aproveitamos as oportunidades!

          Não existe nada mais prepotente do que esse papinho de “torcedor verdadeiro”… O fato de temer uma derrota não significa que você não acredita no seu time!

          ST

          1. Parabéns amigo, e que tem gente que não tem a mínima noção de futebol ( nunca deve ter jogado ) além de não ter tido educação.

          2. Veja só Zanitti.

            Todo torcedor fica em suspense quando o seu time está para enfrentar um adversário de respeito, decidir um título, isso é normal, e eu também fico muito, pô, mas com uma confiança inicial bem forte. .

            O que aporrinha é esse papo de velório que antecede certos jogos que o Flu tem feito, com gente já prevendo goleada, vexame, já esculhambado time e técnico por antecipação, e fazem isso desde a LA de 2008, quando diziam que o Boca nos meteria uma carroça de gols lá no campo dele.

            Mas, engraçado, eu nem imaginava que você fosse desse tipo de torcedor que não acreditava no time, mas viu uma melhora, já passou a acreditar, não deu tudo certo já começa a desconfiar de novo, mas ele ganhou um jogo difícil, e já volta todo feliz e “tô dentro outra vez”.

            Mas não acredito que você seja dessa turma de torcedores chorões e covardes mesmo. Você pode ter tomado algumas depois do jogo e acordou meio confuso. Só isso. Volte logo ao normal.
            (22/05 – 18: 00)
            buábuábuábuábuabuábuábuábuábuá.

          3. Caro Frederico, é isso mesmo. Quando se joga contra um time mais forte ainda mais depois de algumas apresentações ruins, dá mesmo aquela aflição e o temor de uma derrota.
            Totalmente compreensível, mesmo para os verdadeiros tricolores, do qual você certamente faz parte.
            Com certeza aqui ninguém é:
            “torcedores covardes, fracassados, insensatos, obtusos, incoerentes,”
            “loucos/ébrios/invejosos/recalcados etc. ”

            Este espaço já foi mais educado.

            Salve o Fluminense!!

            ST

    4. Faltou acrescentar que o jogo só termina quando acaba,
      e aí sim, fica definido o resultado do soccer, que em condições normais pode ser um empate ou a vitoria de uma das agremiações. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      1. Esquece, cara… esse amiguinho está sempre mais perdido do que ‘cego em tiroteio’. Se dependesse dele, o Fluminense teria que ser aplaudido mesmo se caísse para a série D. Melhor ‘pular’ e esperar pelos comentários da galera mais sensata, coerente, educada e bem-humorada.

    5. Não concordo não PCA , eu quero que o Flu ganhe todos os jogos, mas não posso deixar de ser realista. então você acha que temos time pra ganhar o Brasileirão? eu não acho, e por isso não sou nem – nem + torcedor que ninguém, temos que torcer sim, mas tem jogo que realmente acho que o Flu vai perder, e fico muito feliz quando ganha.
      ridículo seu comentário cara, eu mesmo achei que o Flu fosse tomar um sacode, você viu o jogo contra o Grêmio? jogamos nada, sem contar com a zaga dando doce direto, e o teimoso do Abel falando que não mudaria o esquema, eu duvido que nesse jogo tinha alguém apostando em vitória la dentro da casa dos cara, duvido!!!
      espero que o Flu ganhe o Campeonato Brasileiro, estou torcendo muito, mas não acredito, tem time melhor que o nosso, mas como você mesmo disse, mas não se ganha nem se perde jogo antes da bola rolar e antes do jogo terminar.

  9. Exalto o espírito de luta dos jogadores nessa vitória histórica, porque atuamos grande parte do segundo tempo com 10 jogadores. Mas o que me deixou emocionado foi a atuação do Wendell. Comi jogou bola esse garoto. Pra mim já deixou de ser promessa. Parabéns garoto. O Nogueira também fez jus ao substituir Renato Chaves. Uma pergunta: será que o Abel anda dando umas visitadas aqui no blog?

  10. Caros,

    Grande vitória sobre um time muito bom mas muito mascarado também. Estavam nos devendo esta há tempos. O Atlético é aquele time que segundo as suspeitíssimas pesquisas da Folha sobre torcidas de times, estava a trás de nós no início dos 2000 e, não mais que de repente, triplicou sua torcida. Como o futebol de Minas foi controlado pelo império do pó, e eles tem um banco por trás, nada me surpreende. A sorte ajudou a incrível entrega dos jogadores, mas continuamos mesmo com a conta do chá. Uma hora vai faltar, ainda mais que vem aí em Agosto o “Vender ou Vender”

    SDs Tricolores e DJ

  11. Realmente, uma partidaça do Fluminense, taticamente. Detalhe: o Flu
    jogou não com um a menos, mas com 2 a menos, nos últimos 25 min. Esse
    Marcos Jr é uma nulidade só. O cara não consegue segurar a bola na
    frente, não consegue puxar contra ataque, muito menos marcar.

    Em compensação, o Galo jogou com 12. Isso mesmo: esse árbitro gaúcho é
    safado, roubou o Fluminense na cada dura, na cara de pau. Esse pilantra
    tentou o possível e o impossível para o Atlético empatar o jogo.

    E que partidaça (mais uma!) desse garoto Wendel. Logo, logo vai se tornar
    um dos maiores volantes do futebol brasileiro. Podem anotar…

    Grande jogo também no H. Dourado. O crescimento dele ao longo do ano, em todos
    os fundamentos, é notável. Que bom que ele está queimando minha
    língua…kkk

    E gostei também de o Abel ter, finalmente,
    feito variação tática para surpreender o Galo. Aquele esquema no 4-3-3,
    estático, já estava manjado.

    ST

  12. O dia em que Abel matou o CA(i)M !

    Hoje o Abel fez tudo certinho. Não errou nada !

    1) Entrou com 4 no meio-campo : Orejuela, Wendel, Sornoza e Scarpa.
    E que quadrado !
    2) Substituiu o Scarpa pelo Douglas, mantendo a estrutura do meio-campo.
    3) Deu mais uma chance ao Nogueira, que acabou com o jogo. E com o Fred.
    4) Não inventou, substituindo o Lucas (cansaço) pelo Renato, que – aliás – também jogou muito bem.
    5) Substituiu o Richarlison (cansaço) pelo Marco Júnior, que era a melhor opção no banco.
    6) Não deu sorte, na contusão do Sornoza quando já havia substituido três por cansaço, mas ao final do jogo foi abençoado pela vitória.
    7) Porque fez tudo certinho ao rearrumar o time com duas linhas de 4 + o Dourado.

    Parabéns ao Abel e parabéns a todo o time.

    Parabéns aos torcedores que acreditam acima de tudo !

    Deixo um abraço para os coveiros que fazem plantão no CTI, i.e., que já contam com a ‘morte’ do Fluzão antes de findo o jogo. E alguns antes mesmo de seu início.

    Fui !!!
    18:32 > 21/Maio.

  13. Boa noite tricolores!
    O FFC deveria “fechar” as portas para essa Blobo. A matéria do bloboesporte Fluminense: “Fluminense faz dois gols em dois minutos e segura o galo”.
    Isso explica o desinteresse do torcedor tricolor e a baixa popularidade do clube!
    Avante Fluminense, contra essa “mídia marrom esportiva”!

  14. Galera, o time do Fluminense é cascudo, difícil e com algumas peças de reposição, tende a incomodar ainda mais! Gostei do que assisti hoje. Nosso ataque corre e as bolas alçadas para o Fred não resultaram em nada. No entanto, os Tricolores não lamentam mais por isso… Pedreira e três pontos conquistados com raça, no campo adversário! Chato é vir aqui deixar um comentário e ler um monte de desdém do nosso time, atribuídos pela própria torcida!
    Saldações Tricolos e ótima semana à todos.

  15. Antes de mais nada: Wendel, garoto você joga muita bola. Se o garoto do flamengo vale 100 mi, você vale 200 mi. Colocou a bola no chão e correu feito gente grande. Segue sério porque seu futuro é grandioso.
    Estava saboreando um whisky, mas achei melhor trocar por um limão com fanta. E como bem disse Roberval na entrevista coletiva, comemos o melhor dos frangas: as asinhas heeheheheh (trocadilho para Amaury)
    Falhamos no gol do adversário, mas fomos guerreiros. Dourado, um Fred que corre, jogou muito.
    FLUMINENSEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

    1. Ah
      Juiz venal. Assim é que são criados os técnicos “geniais” no Brasil: arma-se um time cheio de jogador “porrador”, manda-se partir pra cima aos trancos e barrancos, os juízes venais fingem que nada veem ou invertem tudo e estão criados os “gênios”, as “imensas” torcidas e os privilégios na divisão do dinheiro.
      Por isso, parabéns aos tricolores que foram pra empurrar o FLU. Vocês falam pouco, e fazem muito.

      1. Deu tapinhas nas costas do Adilson, depois que o brucutu quase ter quebrado o Rich.

        Deu ‘afetuoso’ abraço em jogadores do Atlético, depois do jogo.
        Uma leitura labial poderá detectar algo como ‘vocês vão dar a volta por cima’. Não posso afirmar porque não sou técnico, mas entendi isso.
        Entretanto, bastaria o ‘afeto’ do abraço para o desmascarar.

      2. Figura “estranhíssima”, Amaury. Mais de 100 minutos de jogo (a maior prorrogação de tempo em condições normais dos últimos 100 anos, sem dúvida). Temos que tomar muito cuidado nos próximos jogos porque se o Flu dispara…A máfia enlouquece e coloca marcola de juiz contra nós.

    2. Não dá pra ficar perdendo tempo por causa da insignificância, mas Limão&Anta não pode ser tricolor. Trata-se de algo estranhamente enrustido e plantado.
      Está certo ter suas preferências (sexuais, políticas, etc…), mas invariavelmente torcer contra o FLUMINENSE por causa dessas preferências…

      1. Meu ‘detector de chorume’ lançou o alerta imediatamente, Reis :

        ” Muuuulambo, muuuulambo, muuuulambo, muuuulambo ! ”

        ” Urubuuuu, urubuuuuu, urubuuuu, urubuuuu, urubuuuu ! “

      2. Por mais que eles – os Asas – queiram se auto-proclamar Águias ou Condores, meu detector de chorume é implacável e grita logo :

        ” Urubuuuu ! Urubuuuu ! Urubuuuu ! Urubuuuu ! Urubuuuu !

        Haha !!!
        11:40 – 22/Maio.

  16. Caros,

    O Fluminense teve em Wendel, Dourado e Richarlisson peças importantíssimas. A defesa estava bem postada e, apesar do gol, conseguiu dar conta. Tivemos sorte em uns três lances, que foram criados pela qualidade do jogadores deles. Perderam os gols. Como o Henrique Dourado também perdeu.

    Grande vitória. Lá no fim veremos para que foi importante. Para o título ou para escapar.

    ST

    1. Caro TT, o Nogueira apesar de ter km pela frente foi bem hoje. Ele se coloca melhor e não toma os dribles que o renato chaves toma.
      Mesmo nos momentos de pressão do galinho, tirando uma bobeada ou outra que acontece, a defesa foi bem. Teve falha também no gol deles, mas não podemos esperar perfeição, se continuarem assim já está muito bom!

      ST

      1. Andrei,

        O Nogueira foi melhor, mas, como é jovem, está sujeito a falhas.

        Enfim, ontem foi suficiente. As bolas de área aconteceram pela qualidade dos adversários, que, graças a Deus, concluíram mal a trama.

        Torcer para o Sornoza não ficar fora e o Abel não inventar o MJ no meio.

        ST

      2. O Nogueira tem mais corpo e mais força física que o Chaves, Andrei.
        Ressalte-se que disputar no corpo-a-corpo com o Fred e levar a melhor em todas não é para qualquer um ! O cara é um touro.
        Este garoto precisa apenas de rodagem, de experiência.
        E isso só conseguirá enfrentando batalhas como a de ontem.

        1. Exatamente Amaury, vai ser necessário ter paciência, pois ele ainda vai errar. Mas para mim tem um bom potencial para virar um bom zagueiro.
          ST

  17. Rapidinha.
    Juizinho safado, inverteu trocentas faltas a nosso favor.
    O Dourado não podia ganhar uma bola e falta pra eles.
    Mas quando se joga com raça, não tem juiz que de jeito.

  18. Parabéns aos jogadores pela garra, luta, entrega……
    Abel para de colocar o MJ num jogo desse nível, é menos um…..vc entrega o jogo ao adversário, a sorte nos ajudou hj porque perder esse jogo seria uma injustiça com os jogadores…..ouviu com os jogadores.

  19. Com está alma que estes jogadores entraram em campo, meu orgulho de ser Tricolor fortalece.
    Se jogar assim contra o Grêmio eu acredito na classificação pela Copa do Brasil.
    Hoje Abel foi perfeito mas substituições, fechou o meio campo.
    Puta que o pariu, como joga este garoto Wendel.
    Eu to muito feliz, obrigado Fluzao.

  20. Valeu pela dedicação, entrega e vontade de vencer!

    É disso que estamos falando, superação até mesmo com um a menos.

    Ganhar do galo é sempre muito bom, ganhar na casa deles é muito melhor!!

    Apesar de não ser fã do dourado, tenho que reconhecer que hoje ele foi muito bem, bela participação.

    A única observação a fazer é quanto ao marco jr. Esse garoto tem que colocar a cabeça no lugar. Mal entrou e já tomou amarelo por ser afobado demais.

    Valeu Fluzão!

    ST

  21. Abel, vc me queima uma substituição com esse inútil MJ, agora que precisava fazer já queimou, vc estraga que ta certo é muita burrice, o Richarlyson estava bem no jogo ……. entregou o jogo pro Galo.

    1. Na verdade, ele deveria ter levado Calazans ou Lucas para o banco. MJ (quem dera queimar nossa língua) até agora não tem conseguido em nada alterar o panorama dos jogos. Acaba é nos complicando.

  22. O time está bem.
    Falta o de sempre, criatividade.
    Pelo menos garra não está faltando.
    Uma pena é falha de marcação no gol deles, mas futebol é isso aí.
    Bora ver se aguentamos a pressão no segundo tempo.
    Este primeiro foi bom.

  23. É bom lembrar.
    Hoje, o Flu terá pela frente dois jogadores que estiveram lá, mas que foram execrados pelos “críticos construtivos”, que fizeram festas quando eles se foram, e o que eles mais têm feito e gol. .

    Também, no Cruzeiro estão dois que nunca agradaram aos críticos tricolores e eram sempre tratados pejorativamente, mas têm feito bons jogos e marcado gols, e gostam deles .lá.
    Na Chape há outro que corre o tempo todo e está fazendo gols, e é o grande nome do time.

    Esses cinco jogadores não jogariam no time de pelada de alguns do blog, certamente muito sabidos em futebol.
    (21/05 – 15: 20)
    vlfvlfvlfvlfvlfvlfvlfvlfvlfvlfvlfvlfvlfvlfvlf.

    1. Eu adorei ver os dois cones no time deles hj… kkkkk
      E tome balão para nossa área. Os nossos zagueiros lavaram um pouco seus nomes hoje e devem ter saído com dores de cabeça de tanta bola que tiraram.
      SSTT

  24. Vejam a imensa lucidez e sensatez do comentário do Marcos Schwartz, extraído do blog da Flusócio:

    “Essa conversa de “está sendo estruturado” eu ouço desde 2011 quando o Peter assumiu. Já deu. O Flamengo se “reestruturou” em dois anos apenas. E para mim, quando o torcedor some de fóruns é porque está tudo bem com o time(ele retorna em títulos ou em momentos de grandes vitórias ou impacto, é um movimento absolutamente natural, até porque participar de fóruns de internet nada tem a ver com idas ao estádio ou pagamentos de mensalidades). A hora de concentrar esforços e de queixas naturalmente é a das crises. Apareçam mortos, coveiros e todos, não se intimidem ! Metam o pau mesmo. Gente mala antidemocrática que gosta de varrer sujeira pra debaixo do tapete. Apareçam, zumbis, até porque a torcida está diminuindo preocupantemente em número com os últimos 3 anos vergonhosos do doutor adebogado. Sport, Bahia e Botafogo vão nos botando vantagem, olha que vergonha. É nisso que deu optar por “finanças” ao invés de títulos, e apenas por isto não temos a nossa tão sonhada Libertadores pra calar a boca de rivais e aumentar nossa importância, poder e influência no futebol nacional. Este último é que tem a culpa, não torcedores que reclamam, que decerto não gostariam de fazê-lo e sim de vibrar com títulos e de contratar Concas, Diegos, Prattos, Messis e Ronaldos. Os melhores deveriam ser do Flu, ou então manter por muito tempo os garotos até que dessem retorno em títulos. Aliás, para quando a prioridade do clube passará a ser a conquista de títulos ? Lembro de ler o Lauro Jardim, colunista político do Globo, tricolor, no final do ano passado, desejando para 2017 um “Carioquinha, que, pelo andar da carruagem, já estará de bom tamanho”. Porque sonhar com mais, não dá mesmo. Mas não houve competência nem pra isso … Viva o apequenamento a que estão submetendo o outrora gigante Fluminense ! Que eficiência ! A Flapress ama vocês.”

    Titio Jacques curtiu muito esse comentário e tenho certeza de que os realistas também curtirão.

    ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *