Ao sabor das circunstâncias

Quantos pontos mais o Flu terá que perder por erros na saída de bola para que Fernando Diniz se convença de que há jogos e jogos no Campeonato Brasileiro?

Assim como aconteceu contra outro Atlético, o do Paraná (agora Athletico, com agá e sem acento), o Flu, salvo nos minutos iniciais, quando o Galo ainda não tinha entrado no jogo, não conseguiu implantar seu estilo dentro de um estádio em forma de alçapão, como os são o Horto e a Arena da Baixada.

Eu currais assim, com pressão ostensiva da torcida adversária e uma defesa reconhecidamente limitada, sair tocando desde a própria meta é um convite à roubada de bola e ao gol adversário, sobretudo quando os zagueiros são carentes de recursos, caso de Digão, que tornou a falhar.

Diniz é ótimo treinador, tem entre os entusiastas ao seu trabalho craques como Tostão e Paulo Cezar Caju, mas tem de saber também quando variar seu esquema de jogo.

Foi assim que fez, por exemplo, na ótima vitória sobre o Peñarol, partida em que o time jogou um futebol franco, objetivo, com passes verticais, que ocasionaram inúmeras oportunidades de gols, sem quase se expor.

Contra o São Paulo, apesar da derrota, como Cuca orientou sua equipe a não marcar a saída de bola, o Flu se viu obrigado mais uma vez a diversificar. Em sua coluna do Globo, PC Caju chegou a escrever que, na companhia de amigos franceses, assistiu, em dado momento, a 15 minutos “primorosos, de arrancar aplausos” do time de Diniz, que, segundo Caju, “não tem o perfil marqueteiro que a imprensa busca, mas que de bola entende”.

“E bem jogada”, concluiu.

***

Embora futebol se ganhe dentro de campo, dada a sua situação atual, o Fluminense tem a obrigação de somar seis pontos em seus dois próximos jogos no Brasileirão, contra o vice-lanterna, CSA, e o lanterna, Avaí, dentro do Maracanã.

Se pudesse fazer sete pontos nestes dois confrontos, teria a mesma obrigação.

Chance ímpar para desafogar.

Em tempo: o confronto contra o Palmeiras, pela 16ª rodada, foi adiado para 10 de setembro.

***

Feliz Dia dos Pais!

_________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

285 thoughts on “Ao sabor das circunstâncias

  1. Algumas pessoas parecem não enxergar o q é tão notório, claro, cristalino…se o Inter tivesse vindo com seu time titular, o Fluminense estaria agora com uma sequência de 9 jogos sem vencer e 9 ou 10 pontos na tabela, na ZR. Nem aqui nem na China o Flu venceria os titulares do Inter. Iria no máximo empatar, o que deixaria escancarada a farsa q é esse sistema de jogo que pode parecer bonito para os ‘românticos’, mas é uma tortura para os torcedores (trocas de passes, às vezes até dentro da área, até alguém errar).

    O Fluminense, na minha opinião, deveria ter trocado de treinador durante a parada para a copa América… não o fez, voltou do mesmo jeito, e irá continuar assim.
    Acho até que não o fazem, pq a imprensa iria criticar duramente um presidente recém chegado, já trocando um técnico que a imprensa considera quase um mito.

    Ok, vou parar de criticar o treinador, pq alguns acham q é pessoal (o que é ridículo) e se torna chato vc ficar sempre falando a mesma coisa…
    e começar a elogiar e aplaudir o time como muitos querem, mesmo q perca pra CSA e Avaí…
    ou quem sabe, parar de acompanhar futebol.
    Torcer pra esse clube que se acostumou a perder, hoje, tá mais pra masoquismo.

    1. É a sua opinião, amiguinho! Carregada de preconceito, superstição, depressão e derrotismo precoce! Nostradamus do Paraguai. E por ser opinião, é ato pessoal, sem compromisso com fatos! É pular no escuro! Obrigado por compartilhar.
      Lamento, mas sou filiado a corrente dos otimistas! Sou tricolor! Sou otimista de plantão!

      1. Kkkkkkkkkk só rindo. Acabo de ver uma reportagem q diz q o Flu fará uma sequência de jogos decisivos contra ‘adversários diretos’ (CSA, Avaí, Fortaleza e Goiás)… mas pra vc(s) continua tudo lindo, florido e maravilhoso.
        Isso não é otimismo… tá mais pra loucura, fantasia ou polianismo.

        1. Também li, Nando. Li, que o Fluminense acumula dívida de 1 milhão de reais junto ao Flamengo. E pq isso? Pq lugar de torcedor é no estádio. Mas, o torcedor do Fluminense, prefere a rede social.
          Vc q adora fazer previsões… não acha q já, já o Fluminense vai pedir emprestado ao Flamengo torcedores, amiguinho?

  2. Olhando o fim da rodada, será obrigação o Fluminense ganhar a partida contra o CSA e ainda torcer que o Cruzeiro e a Chapecoense não vençam seus jogos e assim ter uma folga na classificação do brasileiro.

    E a vitória do Fortaleza fez com que chegasse aos 17 pontos.

    É hora também do Fluminense tirar a diferença dos que estão a 5 pontos que é o caso do Vasco para cima e não deixar esse grupo desgarrar na classificação.

    1. Veja a que ponto chegamos caro Washington, perseguir fortaleza, Ceará, Bahia, Goiás na tabela…
      Sem falar foguim e vasquim, qie na minha opinião tem elenco pior, mas estão sendo orientados no resultado, não em futebol bonito.
      Tá feia a coisa.
      ST

        1. Dói muito quando o nosso lote de bons atacantes não conseguem colocar a bola para dentro do gol, até pênalti os caras perdem, Goncere.

          1. Concordo que nossos atacantes andam descalibrados, mas isso acontece em todos os outros clubes e, mais uma vez, acho que é um caso para o treinador tentar fazer correções aumentando um treinamento específico.
            Na verdade, não sei se ele já vem fazendo isso.
            Outro aspecto evidente é que nossos zagueiros são fracos, como é opinião quase unânime; então eu te pergunto: como pode o treinador insistir numa saída de bola em passes curtos, incluindo o goleiro, desde a nossa área, se é nosso pior setor?
            A probabilidade da bola não andar muito e de termos problemas é enorme.
            Você não acha?
            Eu estou preocupado com nosso destino, se você não está meu caro Onivaldo, ótimo para você.
            Um abraço.

            1. Garanto que sim, Goncere, preocupadíssimo com nosso destino! Se, na série A, a situação é periclitante! Imagine na B? não sei se os 20 mil heróis q se revezam no maraca suportará! Tudo é risco, Goncere, inclusive, a troca de passes no nosso campo de defesa! Prejuízo é o cara errar o último chute! Não há o q ensinar Goncere.

    2. Veja a que ponto chegamos caro Washington. Perseguir Ceará, fortaleza, Bahia, Goiás na tabela do campeonato.
      Sem contar foguim e vasquim que para mim tem piores elenco que nós, mas que estão sendo treinados focados no resultado, não em jogar bonito.
      ST

      1. Esqueceu os sucessivos rebaixamentos, Andrei. Aconteceu ali, nos anos 90.
        A propósito, o brasileiro tem início em 1970, Fluminense campeão! Legal – nos 13 anos seguintes, qual foi a nossa colocação? Ah! Não existia o descenso. Legal –
        1984, após 14 anos Fluminense campeão! Legal – acho desnecessário perguntar da classificação do Fluminense, nos anos seguintes. Né não?
        Sorte a sua que tem memória seletiva!

        1. Não entendi nada….
          Minha memória não é seletiva, é qualitativa!
          Mas ainda bem que alguém acha que está tudo bem!
          Né não?
          ST

  3. O Diniz tem que parar com essa de que quem pede vitórias, pede time jogando mal.
    Ele costuma dizer que se jogando bem as vitórias não estão vindo, jogando mal é que não virão mesmo. E está certo.
    Ele não está certo é qdo não reconhece que ele NÃO está conseguindo fazer o time ser agressivo o suficiente para vencer os jogos.
    Já são catorze rodadas, Diniz e a ineficiência do time qdo a bola chega na frente da área é absurda e inaceitável.
    Qdo vc ataca vc tem que ter velocidade, jogadas treinadas e contundência.
    O time não mostra nenhuma das três.
    É lento nos contra ataques, na frente da área é puro improviso e não agride, não pressiona.
    Presa fácil.
    E abre teu olho naquela tua meiuca tb.
    Precisa urgente de alguém ali ajudando o Allan. O meio de campo do Atlético ontém fez o que quis qdo roubava a bola, ou estou maluco?
    Isso não é coisa prá se preocupar nos dois próximos jogos contra CSA e Avaí: temos que vencer os dois jogos, temos que ATACAR.
    O Allan sozinho dá conta disso.
    Mas para os jogos contra o Curintia pela SA ou fecha o meio ou vai tomar um vareio.
    Precisa melhorar, Diniz.
    Precisa melhorar.

  4. Está mais do que claro que o planejamento do resto do ano vai ser para o Fluminense buscar os 33 pontos (se não for mais a linha de corte) para a manutenção na série A 2020.

    O problema que o Fluminense tem que não são poucos, é que não vem obtendo uma sequência de resultados em sequência que o credencie a permanecer na série A do ano que vem.

    Há chances de recuperação? Claro que sim.

    Mas precisa que o Fernando Diniz reveja alguns conceitos como “bola para o mato que o jogo é de campeonato”, pois ele estar a achar que treina um elenco de ponta e quer a todo custo implantar um estilo de jogo que não vem dando certo, aí considero um erro fatal.

    Incomoda também se a direção está acompanhando para promover as cobranças que lhe compete, pois sabidamente os prejuízos são enormes para a Instituição caso não se faça algo antes da vaca e o bezerro irem para o brejo.

    Excelente a notícia da saída do Bruno Silva. Abre-se espaço para a descoberta de mais algum valor na base que não venha tendo oportunidades.

  5. Se o Fernando Diniz acha que pode, minimamente, se comparar ao Guardiola e ao Klopp, talvez ele devesse treinar algum clube europeu.
    Mas, por que será que aquele mercado ainda não o descobriu ?
    Será que é porque ele nunca ganhou nada ?
    Se ele pretende revolucionar o futebol, até acho louvável, que seus times pratiquem um conceito diferenciado, ofensivo e com posse de bola, não há mal nenhum nisso.
    Mas que haja responsabilidade, consciência do peso da camisa que envergam.
    Não dá para fazer omelete sem ovos !
    Não dá para sair tocando a bola em 100 % do tempo com jogadores do nível do Digão e afins !
    E, cá pra nós, só sendo muito cego e teimoso, para não admitir que os erros individuais são inerentes ao jogo de futebol, o que se pode fazer é minimizá-los, jogando com seriedade.
    O que não pode, é ele querer inventar de forma até irresponsável, com um grupo de jogadores ruins em seu sistema defensivo, o qual é a mola propulsora deste esquema.
    Sua teimosia já virou burrice, só que o grande prejudicado é o Fluminense e seu torcedor.
    Quando ele for demitido, e mais ou cedo ou mais tarde será (a não ser que mude, e acho difícil), deixará nosso clube na merda, e rumará para outro clube de menor expressão, teimando em reinventar a roda.
    Hora de acordar, faltam 24 jogos, 72 pontos em disputa, e precisamos de 34, ou seja, 47 % de aproveitamento, que convenhamos, está bem complicado. ST !

    1. Pois é, Marcelo! Acabo de dar uma olhada no jogo do CSA e tá 2×0 Fortaleza… aí é capaz do Diniz não vencer essa potência e a maioria dos torcedores continuarem dizendo q ele é um gênio, infalível…e que tudo está lindo, florido e maravilhoso.
      O time tem q ganhar praticamente a metade dos pontos e estão ‘endeusando’ esse cara…isso é incrível!

      1. Se o Fluminense, a despeito de todos os problemas e teimosia, não vencer CSA e Avaí, será um indício seríssimo de que não merece disputar a primeira divisão do futebol brasileiro.

        1. Penso da mesma maneira…mas acho q mesmo se empatar com o CSA, continuarão defendendo o treinador e, no caso de uma simples vitória, haverá a euforia exagerada de sempre. Enquanto tem gente pensando em Sula, o Fluminense está se metendo num atoleiro q será difícil sair.

    2. Por isso que a vitória contra o CSA tornou-se obrigação e que venha com uma boa sequência, pois se não acontecer e continuar a tomar gols, ele não passa de domingo Marcelo.

      ST

    3. Eu também acho que ele se imagina tão capacitado quanto o Guardiola e tenta colocar na prática algo semelhante ao que vimos no Barcelona, que foram momentos marcantes na história do futebol.
      Todos nós somos admiradores daquela espetacular equipe.
      É claro que é uma boa ideia tentar copiar o que é bom e que teve ótimos resultados e válido procurar adaptar os jogadores que estão disponíveis para, em menor escala, chegar a esse objetivo.
      Só que já não deu certo há muito tempo, seja qual for o motivo, mas Diniz insiste com essa linha tática que está nos derrotando e nos colocando em um risco muito sério num campeonato onde há rebaixamento com todos os seus prejuízos, principalmente o financeiro.
      Isso para mim é um caso de inteligência questionável e falta de percepção da realidade.
      Nós não podemos sair da primeira divisão no próximo ano na situação horrorosa em que o clube se encontra.
      Não podemos!

      1. Sou a favor do futebol arte, mas muito mais a favor das vitórias e dos títulos.
        A seleção de 82 jogou muito, mas o nome que ficou gravado na taça foi o da Itália, mesmo caso da Holanda e Alemanha em 74, respectivamente.
        Qualquer pensamento diverso, é conversa pra boi dormir.
        Vale dizer que, em caso de queda, o prejuízo financeiro seria imenso, mas o moral catastrófico.
        Ressalto o tempo verbal que empreguei, pois não acredito que cairemos. ST !

  6. Aí está o grande risco de erros de leitura e interpretação da atual situação do time : culpar os jogadores.

    É claro que qualquer jogador está sujeito a errar passes.
    Só quem nunca rolou uma bolinha em um gramado, por melhor que seja, diz que o craque não erra.
    Montinhos artilheiros povoam todos os torneios e campeonatos.
    Quando você tira os olhos dela para ver o companheiro livre a quem passar …. ela já quicou ou mudou de direção, por conta das irregularidades do gramado.

    Então, meus caros, o problema da defesa do Flu não está nos jogadores, mas no SISTEMA de marcação.
    O bom sistema previne a ocorrência de possíveis falhas individuais -previne- com cobertura, compactação!

    A questão não é o erro do Digão, do Nino, do Nenê, do Ganso, mas a falha de sistema, o que torna fatal qualquer erro cometido.
    A ausência de um marcador na entrada da área para cobrir os rebotes de goleiros e zagueiros é – vejam – é simplesmente INADMISSÍVEL.

    Não peço ou luto pela cabeça do Diniz.
    Quero que se arrume a defesa.
    Não temos grandes técnicos no sub-20, no sub 17 ?
    Pois bem, façam um comitê de crise para arrumar esta droga deste sistema de defesa.
    A começar acabando logo de vez com esta maldita paranoia de promover ‘rodinhas de bobo’ dentro de nosso gol.

    Se não fizerem isto vão crucificar todos os bons jogadores que temos no time.

    1. Carapuça ativada, nobre Amaury.
      Eu, graças ao bom Deus! Sei o q é empurrar uma bolinha em bom gramado, e ERREI algumas vezes, meu bom Amaury.
      Digão, Nino, são bons zagueiros, e nada deve a zagueiro algum. Ganso e Nenê são craques! Ganso é fora de série!
      A defesa do time é composta de todos 11 jogadores, não apenas os defensores. Todos defendem, todos atacam e todos marcam gols. Gilberto, Digão, Matheus Ferraz e Caio Henrique, fizeram gols para o Fluminense. Inclusive, vencemos jogos com gols dos defensores. Detalhe: nenhuma cobrança de pênalti e/ou falta, gols com bola rolando. Para variar os atacantes desperdiçaram oportunidades, ninguém reclamou pq vencemos.
      Se, os atacantes pecam no fundamento fazer gol, é pq as chances foram criadas, graças ao sistema de jogo.

      1. Esta é a dura realidade do futebol, caro Oni : Atacante pode errar. Defensor ? Nunca !

        Então, cabe fechar a cozinha e tratar de empatar ou ganhar por 1×0, meu caro !
        Sem essa de ‘ show de bola ‘ !.
        Quem não tem cacife não se meta a bancar a mesa !
        (Obs : nunca joguei cartas ! Haha !)

    2. É claro que nossa defesa vem sendo falha Amaury, mas o nosso ataque não fica atrás. Se tivesse convertido metade dos gols feitos e que foram perdidos, acho que nossa realidade seria bem outra e não estaríamos aqui cobrando tanto o Diniz defensivamente. Agora não pode um time da grandeza do Flu ser a segunda defesa mais vazada do campeonato. Como tbm ter um ataque oscilante que às vezes goleia outras passa em branco ou só faz um golzim tendo tido umas 3, 4 ou 5 chances claras de gol. Acho que resumindo falta ao time um equilíbrio positivo entre os setores.

  7. Com todo o respeito às opiniões dos amiguinhos, acho uma sacanagem esculacharem o Dorival…ele pegou o time numa tremenda canoa furada em 2013.
    Estive dando uma olhada nos resultados dele…em 15 pontos disputados, conquistou 10, ou seja…
    Em 5 jogos, teve quase a mesma pontuação q o Diniz em 14. Cadê a coerência q o nosso querido Ovni tanto prega?

    De qualquer forma, já entrei na página do Inter para parabenizá-los pela aquisição do B. Silva, e ofereci uma troca do Diniz pelo Helmmans, rsrs

    1. Está aqui, Nando, sempre presente. Aliás, não sei pq o Dorival tá disponível? falta coerência aos 20 clubes da série A? Ah! Vai fazer uma trinca, e pedir música.

  8. Fernando Diniz consegue aumentar a chatice do nosso futebol a cada jogo.
    Não adianta, ele gosta de futebol lento e com muito risco.
    Realmente seu esquema tático, supostamente bonito (eu não acho), provoca fortes emoções (raiva é emoção) e ….. derrotas previsíveis.
    Ele tem um grupo de bons jogadores, bem melhores do que os dos anos anteriores, mas não consegue montar uma boa equipe porque é uma pessoa aparentemente com QI baixo.

    1. Gostar ou não de uma pessoa é pessoal, agora dizer que uma pessoa que tem a capacidade técnica de especificar o teste de quociente de inteligência e aplicar a qualquer um e dizer que o mesmo tem aparentemente o QI baixo, se tornou um infeliz comentário.

        1. Eu não quis dizer exatamente isso. Interessante é que o Diniz teve o mesmo problema no Athetico-PR. Um zagueiro diferenciado ficou lesionado, causando algumas derrotas que o levou para o Z4, quando o zagueiro retornou, ganharam a Sula. No Fluminense está acontecendo a mesma coisa, perdemos o Matheus Ferraz. Ninguém fala sobre este detalhe super importante, falam mal da defesa e do técnico.

          Abraços Tricolores.

          1. Juarez, sem contar que o grupo de jogadores a todo instante sofre alterações, seja por contusão, negociação e insatisfação por atraso salarial.
            Outra coisa, a defesa de um time de futebol é composta por 11 jogadores, todos defendem, todos atacam, todos marcam gols. Note quantos gols assinalaram Gilberto, Digão, Matheus Ferraz e Caio Henrique. Ninguém falou pq vencemos os jogos. Detalhe: quando anunciados como reforços Matheus Ferraz, Alan, Caio Henrique e Ganso lembra o que falavam os críticos do Diniz? Fazer o q?
            Q venha o Corinthians! A depender do resultado milhões de posts ou, greve no blog! É sempre assim…

    2. Jogadores BONS??? para com isso, que papo ‘cabuloso’

      Os zagueiros do Fluzão são pernas de pau, o Digão nunca jogou nada, todos limitadissimos, muito fracos mesmo, talvez funcionem em um jogo ou outro no esquema 5-5-0.

    3. Não conhece nada de sistema de defesa, Goncere.
      E é turrão o bastante para rechaçar o auxilio de um especialista no assunto.
      Nunca o Marcão, por favor.
      Jogava bem como volante, mas ….. nada além disso.
      É inerte, inócuo e invisível.

  9. Atendendo o pedido do amiguinho Ovni…
    Erros na saída de bola (o famoso titicaca tricolor)… apenas os q resultaram em gols, sem contar os inúmeros que resultaram em chances perigosas para os adversários…
    2a rodada contra o Santos- erro de Rodolfo e B. Silva;
    5a rodada contra o Cruzeiro- erro do Ganso;
    6a rodada contra o Bahia- erro bizarro de Agenor;
    14a rodada- outro erro bisonho do Nenê.
    Se procurar, tem mais…

    1. A saída errada do Allan propiciou o nascimento da jogada do primeiro gol do Atlético.

      Todos os adversários trazem pânico para a zaga tricolor quando eles marcam a saída de bola e cada vez está mais perto do gol se vc reparar.

      Se o Fluminense não começar a jogar o feijão com arroz, a coisa só tende a virar um trem desgovernado nos trilhos Nando.

      ST.

      1. Enquanto o Diniz insistir em jogar dessa maneira com jogadores como Danielzinho água com açúcar, Juliinho, Ninho, etc…as derrotas vão continuar se acumulando.
        Treinadores como Barroca, luxeesburger e o do Ceará, sabem q os times são limitados, mas estão pontuando e não ficam arrumando desculpas esfarrapadas.

        1. Foram consideráveis Oni e sabe porquê??

          Falta de treinos de finalização para se corrigir isso mais o pocionamento da defesa.

          É obrigação do técnico corrigir o equilíbrio do time em todos os setores do time.

          1. Exato, Was Luiz. Inclusive, quando o atacante erra pênalti, o goleiro papa frango, e o time perde! Demite-se o técnico, pq é mais fácil, cômodo e barato!
            Ah! Faz a média com a torcida, dá de ombros para o planejamento! Aí o torcedor vem para rede social dizer q o clube é quem mais demite treinador, inclusive, comparando com clubes vencedor por ter o mesmo técnico em 5, 6, 8 anos. É mole?

            1. O que dizer então de um técnico que em 10 anos nao ganhou absolutamente nada, com média de aproveitamento de 37%?
              Já imaginou ele no Flu por 5 anos? Vamos inaugurar a série D…
              ST

    2. Obrigado! Mas, vc só achou esses em 7 meses de atividades? então tá! Fazer o q!?
      No gol do Santos, a falha foi do Bruno. Falha individual. Também ocorreu no ataque, Luciano perdeu sem goleiro na pequena área.
      No jogo do Cruzeiro, a falha foi do Ganso, mas vencemos bem. O ataque não falhou.
      No jogo do Bahia, a falha individual foi do Agenor, igual a falha individual do Muriel no jogo do São Paulo.
      Por fim, a falha individual do Nenê, alguma dúvida quanto a capacidade técnica do Nenê? Ganso? Ademais 99% dos gols, só ocorre por falha individual e/ou coletiva.
      Contra fato não existe argumento!
      Em tempo: agora é a vez do Elias, festejar o trabalho do Diniz, fazer o q? Elias não jogou nada, né não, Nando?

      1. Ué??? Mas o campeonato começou no finalzinho de abril e ainda ficou um mês parado. Que conta é essa? Na verdade, não dá nem 3 meses.
        No jogo contra o Santos, o Ninho fez exatamente a mesma coisa q o Digão no primeiro gol.
        Não tô nem aí pro q dizem Elias, Caju, Tostão…
        o maior jogador da história só abria a boca pra falar bobagens. Se continuar com esse lixo de esquema, o Avaí vai conquistar a tão sonhada primeira vitória…e vcs vão continuar batendo palminhas pro Pardal.
        E tem mais…se até jogadores bons de passe erram com esse esquema infalível, imagine Digão, Ayrton, Agenor…

        1. Digão, Airton, Agenor são ótimos jogadores, não devem nada a ninguém. Vc sempre preconceituoso, Nando. Fico pensando depois do Diniz, qual a próxima vítima?

  10. NÃO DÁ PRA SER DIFERENTE!

    Enquanto o Fluminense continuar caminhando na Sula, MB&CB não demitirão o Diniz, por pior que estejamos no Brasileiro.
    Não dá pra ser diferente, por mais esquizofrênico que possa parecer.
    Já pensaram: campeões na Sula com vaga garantida na Liberta e rebaixados no Brasileiro?
    Descer pra série B traz alguns problemas serios: a zoação dos torcedores rivais difícil de suportar; perda de dinheiro; debandada de jogadores; medo de demorar a voltar à Seria A (já fomos parar na C).
    Se sairmos da Sula, no dia seguinte Diniz e sua teimosia ‘ já eram’ .
    Também não dá pra ser diferente!

  11. A um técnico que nunca conquistou coisa alguma, embora com ideias bem expostas, demos uma chance.
    Está há oito meses comandando o elenco e … nada.
    Campanha pífia e só se fala (inclusive eu) que o time joga bonito. E isso é verdade !
    Mas não ganha e tem um sistema defensivo que é uma peneira. Coisa de pelada ! De futebol na praia!

    Não me esqueço da cena no ultimo jogo, quando o goleiro adversário fez um lançamento com a mão e com isso coloca seu atacante na cara de nosso goleiro. Nunca vi algo semelhante entre profissionais.

    Não fosse as seríssimas consequências deste fracasso, leia-se Série B, valeria insistir com o esquema.
    Sim, porque o problema é o esquema de jogo, do qual o gajo não arreda pé.
    Teimosamente, não arreda pé !
    E os técnicos adversários, astutos e experientes, deitam e rolam na ingenuidade de seu jovem colega.

    Então, apelando para o racional, fica a pergunta : Em que v. preferiria apostar ?
    ° Na manutenção dos atuais resultados e iminente risco de queda para a segundona (?) ou
    ° Tentar com outra cabeça, novo treinador, que desse uma sacudida no trabalho tentando sair da crise ?

    É uma questão de avaliar a relação risco/beneficio :
    Prestigiar o surrealismo do jovem técnico que nos leva para o abismo, pagando o preço do descenso?

    1. Depois das declarações dele após o jogo, eu joguei a toalha. Agora, acho que a saída dele é só uma questão de tempo. O problema é quem virá substituí-lo. Eu contrataria um estrangeiro. Essas tranqueiras nacionais não nos levarão a nada. O Cruzeiro contratou o único que ainda pode render alguma coisa, junto com o Roger, embora ambos sejam apostas em formação, também.

      ST

  12. Senhores,

    Ontem tive o dia tradicional dos pais com os filhos. Mas espero que pais e filhos aqui do blog, inclusive o blogueiro, possam ter confraternizado, não só aproveitando o dia em família como evoluído na relação afetiva entre si, engrossando as memórias que acabam sendo o presente eterno que deixamos da vida.

    ST

  13. João o grande problema de Diniz é que ele não abre mão de suas convicções em certos momentos , no jogo de sabado fomos muito superiores nos primeiros 30 minutos aí o que faz o tecnico do Atletico coloca o Cazares na esquerda e Diniz o que faz nada , o que aconteceu sumimos do jogo e começou o massacre para cima de Muriel .
    Outro erro dele não sabe substituir , no sabado como Pedro se machucou era só colocar o JOão Pedro e aproveitaríamos o entrosamento com Marcos Paulo que estava bem no jogo e o que Diniz faz tira Marcos Paulo e deixaria Nenê e Welington Nem para entrar caso não surtisse efeito .
    Diniz tem que vir a público e dizer preciso melhorar o sistema defensivo , pois no jogo de sabado quem mais marcou foi Ganso , então tem coisa errada não é Sr. Diniz .
    Do meio para frente Diniz é um Guardiola do meio para trás Diniz é Ricardo Dubruski .
    Saudaç

    1. Prezado Ramirez, o Guardiola não escala um meio-campo de jogadores lentos como o nosso, e muito menos deixa a retaguarda completamente desguarnecida quando seu time está no ataque.

      O técnico do Atlético Mineiro viu o que nenhum outro tinha visto antes e ganhou o jogo à base de ligação direta, inclusive com lançamentos oriundo do goleiro.

      É preciso ao mesmo tempo mudar a escalação e o posicionamento defensivo do time, só que o Diniz acha que tudo está bem e que merecíamos empatar ou ganhar o jogo.

      ST

  14. Tem q ter muita paciência…um sujeito q nunca conquistou absolutamente nada como treinador; em14 jogos ganhou 3, empatou 3 e perdeu 8…tem a segunda defesa mais vazada, não ganha clássicos, leva gols em todos os jogos, pratica o futebol mais previsível dos últimos 100 anos, não ganha em casa, não ganha fora, não ganha de grande, não ganha de pequeno…
    e o sr Ovni diz q ele não tem culpa em absolutamente nenhuma derrota e nem da campanha ridícula do Flu no Brasileirão.

    Ou esse disco voador desorientado faz isso pra irritar todo mundo, ou quer realmente q o time seja rebaixado.

    1. Antes do início da competição, é você que sempre faz previsão catastrófica para o Fluminense, Nando.
      Eu, quero ver o Fluminense campeão! É vc que fica esculhambado o Fluminense. Aí quando o time ganha, vc diz que o time é bom, joga com asa!

      1. Não sou que esculhambo o time, amiguinho… é só vc olhar pra tabela. Por enquanto, quem defende o método do treinador, está se agarrando no Cruzeiro…a hora q o azulão começar a emendar vitórias, vc vai ver o buraco em q o Flu está se metendo.
        Esqueça os jogos contra o curintia…os dois jogos mais importantes da temporada, são contra CSA e Avaí. Se não vencer os dois, pode começar a ir se acostumando a jogar bonito contra Oeste, Operário, Cuiabá, etc…

        1. Obrigado pelo aviso! Mas, não posso esquecer os jogos contra o Corinthians, vamos vencer! Ah! Acostumado a jogar bonito? Sim. Salvo o período do furacão Levi. rsrs

  15. Estava lendo que o MB se reuniu com o grupo que idealizou a reforma do estádio das Laranjeiras e penso que depois de se resolver alguns problemas fora de campo, a direção possa tocar o projeto no ano que vem.

    Algumas vantagens poderiam ser tentadas como evitar os visíveis prejuízos que o Fluminense vem tendo em alguns jogos no Maracanã, principalmente no brasileiro.

    E está mais do que na hora de levar alguns jogos importantes como contra o Vasco. Mas não pode só essa mudança acontecer como também se fazer presente na FERJ e exigir uma arbitragem isenta nem que seja de fora dos quadros de arbitragem do RJ, que já sabemos para que lado eles pendem.

  16. Só relembrando, em 10 anos o Diniz tem um rendimento médio de 37% como técnico.
    Sendo os anteriores ao Flu míseros 20%.
    É para refletir.
    Ele dizer que o Flu mereceu vencer ontem é piada de mau gosto.
    Vejam, vasquim abrindo 5 pontos da gente.
    Então tá.
    ST

  17. Quem errou o passe foi o Nenê!! Esse erro originou o gol do galo. Alguém fazendo o favor, pode lembrar outro erro de passe que originou gol nos últimos 7 meses!?

      1. Falha individual, Andrei. Sem querer ser abusado pode lembrar outro? são quase 8 meses de Diniz, certamente não terá dificuldade.

        1. Sim, mas foi falha decorrente do sistema de jogo exigido pelo técnico. Já foi mencionado acima outros que resultaram em gols, foras as chances perdidas.
          Se pesquisamos bem a fundo veremos muitos outros erros.
          Temos acertos também, mas pela pontuação fica fácil ver o que aconteceu mais.
          ST

        2. Mandando de novo, acho que não foi da primeira vez.
          Onivaldo, são falhas individuais decorrentes do sistema de jogo exigido pelo técnico. Mais acima foram citadas outras situações que tomamos gols, fora as que foram desperdiçadas pelos adversários.
          Claro que temos alguns acertos, mas pela nossa posição na tabela dá para perceber o que está acontecendo mais.
          ST

  18. Flu 1 x 1 Ceará – JP perdeu dois gols na marca do pênalti, Pedro perdeu um e Yoni perdeu outro.
    Flu 1 x 2 São Paulo – Muriel papou um frangaço.
    6 pontos disputados e 1 ganho, deixamos de somar mínimo 4 pontos, por falhas individuais, zero de culpa para o Diniz.
    Alguém com saudade do Levi? Nando tá.

    1. Ano passado, e em 2018 tb, muita gente boa já pedia aqui o Diniz como técnico no lugar do tiraleitedepedra do Abel.
      Eu, que só observava, lembro uma pergunta sua à época: “que time grande o Diniz dirigiu?”
      Lembra?
      Mudou o Diniz ou mudou vc?

      1. Tem certeza? não é minha característica esse tipo de abordagem.
        O único treinador que critiquei foi o Levi Culpi, Tinho. Foi fraco como jogador, e muito fraco como treinador.
        Por favor, se possível, confirme a informação do Diniz.

    2. O problema Oni é o Diniz ver que a coisa não esta dando certo e ele não consegue enxergar as mudanças na forma de jogar foi assim contra o Goias , Botafogo , Ceará e São Paulo todos os jogos o flu dominava mais não conseguia os gols e ele não cria situações novas como por exemplo colocar velocistas dribladores nos jogos e ainda para azar do Flu tomou gols nos finais dos jogos seja no primeiro tempo ou no segundo tempo .
      Tambem gosto do Diniz mais vai ficar dificil de defender esquema de jogo dele se não ganharmos esses próximos 02 jogos .
      Diniz tem que saber melhorar o sistema defensivo , pois ja fomos bi campeões com Gum e Leandro Euzebio sendo defesas menos vazadas , em que Nino e Digão é diferente desses dois ? No sabado contra o atletico o melhor marcador nosso em certos momento estava sendo o Ganso , tem coisa errada aí .

      1. Não se trata de gostar do Diniz, Ramires. Goiás até penalti perdemos, Bota, Ceará e São Paulo, perdemos trocentas oportunidades claras de marcar. E o Muriel papou um frangaço! Como disse o problema não é gostar do Diniz, o problema é ser justo. Dizem que o melhor time brasileiro de todos os tempos foi o Santos de Pelé, tomava muitos gols, mas o ataque fazia muito mais.
        O Santos é bicampeão do mundo! Pelé, o atleta do século, e o Gilmar Neves um franguista, idem o nosso Félix. Franguista, tricampeão do mundo.

        1. Mais Oni me desculpa hoje não temos os jogadores do passado que desequilibravam , hoje qualquer time minimante organizado e sabedor das suas fragilidades faz jogo duro com qualquer adversário , e isso é atribuição de um bom tecnico e Diniz esta mostrando que tem muitas fragilidades principalmente defensivas .
          Diniz não abre mão das suas convicções, como disse Amaury se não fosse o risco de sermos rebaixados valeria a pena insistir ,mais não é o caso corremos sim sérios riscos de rebaixamento.

    3. Se os cara perdem gols, a culpa é do treinador também. Não deve treinar finalização. Os treinos do FLU devem ser chato pra crl. Deve ser um tal de toque toque dos infernos.

  19. Até o botafogo ganha.

    Menos o fluminense.(que não ganha de ninguém).

    PCA,

    Quando vc tiver uma posição para me dar sobre o Fundo, me avise.

    Tô doido para entrar no seu Fundo.

    ST

  20. Caros,

    Podemos discordar do que dizem os outros. Mas quando o que dizem é ilógico, aí não se trata só de discordar, porque o caso é grave.

    O Diniz ficou irritado e citou Guardiola e Klopp, reclamando que o tempo é pouco à frente do time e houve muitas alterações.

    Ora, ele é treinador no Brasil e está é a nossa realidade. Ele jamais ficará cinco anos treinando o mesmo time com a maior parte dos mesmos jogadores.

    Então, ele acabou de admitir que a sua estratégia de treinamento é fadada ao insucesso. Ele pode treinar um time inglês ou espanhol. Pode, ainda, esperar mudar a realidade do futebol no Brasil.

    Está difícil insistir com ele assim.

    ST

    1. TT a contradição reside nessa comparação que ele fez com os 2 técnicos que dirigem elencos de primeiro mundo.

      Como vc citou, a realidade no futebol brasileiro é outra e se o Fluminense conseguisse contratar jogadores de fora como no mercado sulamericano, talvez encontrasse a reposição para a zaga que queira ou não, alêm de ser fraca tecnicamente, está muito exposta com o buraco que o meio de campo deixa como foi mostrado ontem na partida.

      Os resultados falam por si só e estão aí para mostrar.

      O Cruzeiro pelo elenco que tem e com a mudança de técnico com a vinda do Ceni pode reagir no brasileiro e aí resta ao Fluminense torcer pelos que estão na sua frente como o Fortaleza e o Goiás caírem de rendimento.

      Tomara que esse seja o último ano que o Fluminense não fique só brigando com rebaixamento no brasileiro.

      ST

      1. Caro Washington, se nada for feito imediatamente iremos brigar feio para não cair. Daqui a pouco vai bater a pressão de marcar pontos, aí já viu né?
        ST

  21. As declarações de Diniz ontem, após o jogo, são inaceitáveis.

    Ao dizer que o Fluminense não merecia a derrota só revelou duas coisas possíveis: ou ele não entendeu o que aconteceu em campo; ou acha que a torcida é idiota e vai se deixar levar pelo seu gogó.

    Denota, portanto, falta de leitura tática do jogo e incapacidade de fazer autocrítica.

    Ou então, tentativa de embromação, mesmo.

    Ambas as posturas, se válidas, são deploráveis.

    ST

  22. Flu 0 x 1 Goiás – gol anulado pelo VAR, Luciano perde pênalti e Goiás faz de falta a bola passou por baixo da barreira.
    Santos 2 x 1 Flu – Luciano perdeu gol na pequena área.
    Flu 0 x 1 Bota – todos, inclusive o amiguinho Nando desperdiçaram oportunidades em profusão, mais 13. Ah! O goleiro do Bota fechou o gol.
    9 pontos disputados, com possibilidade real de ganhar 7, perdemos todos por falha individual dos nossos atletas, sem esquecer do VAR. Zero de culpa para o Diniz.

  23. Torcedores do Fluzão, desejo-lhes, aos que são pais, um dia maravilhoso pelo dia dos pais.
    Com relação ao time do Flu, penso que, se um outro treinador pegar esse time, basta interromper essa besteira de que toda saida de bola, tem que sair tocando da defesa, e com isso não deixando o outro time saber quando irá sair dessa forma, e o time já tendo uma bagagem com esse tipo de jogada, vai ser mais produtivo, pois o adversário não estará ali pressionando.
    Outra modificação que o cara irá fazer, é a marcação em cima de cada jogador adversário, pois o que se vê hoje, é digno de pelada em campo de terra.
    Acho também, que irá promover alteração no posicionamento do Ganso, o cara não é camisa 10, pra ser volante; o cara tem que produzir numa faixa de campo mais adiantada, um meia que além de dar assistências, também pode aprimorar o chute à gol, bem como cobrança de faltas ali perto da área.
    Jogando com marcação frouxa, e o meio desguarnecido, não tem como evitar a tomada de tantos gols. Então, adiantaria o Ganso, tiraria o Daniel, colocando mais um volante de contenção, ao lado do Allan – este o cara pra da saída de bola, e o outro volante para proteção.
    Faria um “intensivão” de definição das jogadas, pois a criação das chances está acontecendo.
    Aí, vai acontecer igual aconteceu no Athletico, o Diniz ensinou o jeito de jogar, ter mais acertos de passes, mas como é teimoso, e acha que basta ver o time jogando bonito, deixará o resultado para o outro treinador, que certamente irá preferir, além do jogo bonito, também ganhar os jogos.
    Se o Fluminense não mudar, irá permanecer, na maioria dos jogos, derrotas e mais derrotas.

  24. Na eventualidade de o Diniz cair, aí vai uma sugestão de substituto :

    https://www.google.com/url?sa=i&source=web&cd=&ved=2ahUKEwicnq3D1_vjAhUfKrkGHbwUA78QzPwBegQIARAC&url=https%3A%2F%2Fgloboesporte.globo.com%2Ffutebol%2Flibertadores%2Fnoticia%2Flos-hermanos-rescalvo-gemeos-assumem-emelec-e-dao-corda-ao-sonho-de-eliminar-o-flamengo.ghtml&psig=AOvVaw1LjnNAOAHLjqBuKbxTgOsU&ust=1565642654407137

    O Emelec deu um baita calor na Carniça, tendo um time fraco. Forte na defesa, objetivo no ataque e joga com posse de bola.

    A mudança não teria grande impacto em termos de filosofia de jogo.

    Outro bom nome seria o treinador do Independiente, mas esse seria mais difícil de ser contratado pois o clube argentino é bem maior que o Emelec.

    Que o destino não nos puna com as sugestões de treinadores que têm aparecido aqui e nas mídias sociais.

    Dorival? 😭😭😭😭

    Ninguém merece!

    ST

  25. Caros,

    Para adotar em qualquer circunstância este estilo de jogo tem de ter um time de bons e ótimos jogadores, e craques se não leva gol a torto e a direito como vem levando. Mas se está difícil no brasileiro com o Dinis, ficaria muito pior sem ele.

    E veio o tal Lucão e não veio o zagueiro. Este, para mim, o problema.

    SDs T , feliz dia dos pais à todos.

  26. Caros tricolores

    Não vi o jogo porque não tenho o canal pago exclusivo, e os jogos do Flu não são muito escolhidos pelos canais abertos. Acompanhei pelo rádio e internet e ouvi comentários de que o time jogou bem até a metade do primeiro tempo.
    Entretanto, ao ver os melhores momentos, editados num site de notícias tricolores, verifiquei uma predominância de chances de gol do time adversário, e a boa atuação do goleiro Muriel, o que culminou com os gols de mais uma derrota do time do Flu pelos motivos que a maioria aqui concorda.
    Não vou comentar nada sobre a atuação dos juízes, nem para observar uma falta escandalosa do goleiro adversário no Yoni Gonzalez, que em outro jogo motivou a expulsão do nosso goleiro. O Flu perde por si mesmo. A colaboração dos julgamentos tendenciosos é só um mero detalhe!

    Saudações tricolores

  27. Primeiramente desejar a todos os caros colegas do blog um senhor dia dos Pais!

    Agora, outra semana de trabalho perdida e a ameaça de voltar a zona de rebaixamento é latente.

    O Fernando Diniz pelas declarações dele pós jogo, ainda acredita que o time ainda vai engrenar!

    Em que planeta ele está ao declarar isso e não está olhando a tabela que mostra o contrário aonde o time está seriamente com risco de ser rebaixado no final do ano se algo não for feito??

    O Fluminense de 2010 sob o comando do Muricy tinha Gum e Leandro Euzébio e foi a menos vazada do brasileiro. Ele consegui ajustar a defesa para isso.

    Digão e Nino são do mesmo nível e o Fernando Diniz não consegue acertar essa zaga que toma gols em quase todas as partidas???

    É obrigação do Fernando Diniz encontrar a solução para resolver isso e tempo ele já teve.

    O que mais precisa nesse momento é o Fernando Diniz ser mais humilde e ver que mudanças tenham que ser feitas sendo uma delas barrar o Digão e deslocar o Caio Henrique para o meio e entrar com o Mascarenhas.

    Pode ser a solução? Não sei. Aí é papel do Fernando Diniz procurar as respostas o quanto antes.

    E o brasileiro está virando o turno. Ainda dá tempo.

    1. Washington Luiz,

      Não sei se os problemas são bem ou só esses. Não acho que eles se situem sobre os jogadores.

      No nosso caso há problemas com o próprio Diniz.

      ST

      1. Meu caro TT, a teimosia dele conhecida por nós é evidente.

        Ele não pode alegar a falta de tempo e de jogadores que em muitos casos, indicou alguns nomes ainda na gestão Abad.

        E lembrando que ele teve toda a parada da Copa América para corrigir os problemas do time como posicionamento e finalização.

        ST.

        1. Exato Washington, quanto tempo mais ele precisa? A parada da copa América foi a prova de que nada de prático ou diferente foi feito.
          ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *