Vaga ameaçada

O Fluminense escolheu a dedo a ocasião para fazer sua mais tétrica apresentação de 2020: na TV aberta, com apenas uma partida sendo disputada em horário concomitante, e às vésperas do Natal, para que os tricolores passassem bem esperançosos a data quanto ao futuro, num ano que, devido à pandemia, já foi tão triste.

Foi um circo de horrores em Goiás, a começar pela atuação de Marcão, que, impassível, deixou em campo quase até o fim (Fred, moribundo, nem saiu) três jogadores que se arrastavam (além dele, Nenê e Marcos Paulo), jogando com oito quase a totalidade do tempo. E, mesmo assistindo ao time inerte em campo – apenas dois chutes a gol até os 15 do segundo tempo –, o treinador efetivado foi incapaz de injetar algum dinamismo.

E quando o fez, com quase 30 minutos da etapa final, tirou um volante (Yuri) e colocou um atacante (Lucca), desarrumando de vez o meio de campo tricolor, no qual Hudson e Nenê parecem ter vaga cativa com Marcão, que precisa aprender a gerir grupos, em vez de se dobrar às muitas opiniões e influências que recebe.

Foi uma atuação sofrível medonha, de entristecer, que terminou com um justo 2 a 1 para o Atlético-GO. Por sinal, o gol marcado por Felippe Cardoso nos acréscimos só fez enervar ainda mais os tricolores, que notoriamente percebiam a necessidade de jogadores mais leves e rápidos para incomodar a defesa goiana, o que Marcão só fez nos minutos finais, matando qualquer chance de melhora.

E o clube, que tem pressa em emitir nota oficial para negar o noticiado pela coluna, não tem a mesma agilidade (e, ao que parece, nem interesse) em tranquilizar a torcida, deixando-a crer que ficaremos mesmo sem governo em campo e reticente quanto à sua mais cristalina oportunidade de voltar a uma Libertadores, vendo-a escoar, por indiferença, pelo ralo.

Em tempo: em janeiro, o T&G também antecipou o retorno de Fred e o expediente institucional foi idêntico.

***

Tem alguma dúvida, crítica ou quer simplesmente trocar uma bola?

Respondo a você pelo e-mail joaogarcez@yahoo.com.br

***

Tem mais Terno e Gravatinha, no Instagram. Siga-nos lá: @ternoegravatinha

Curta também a nossa fanpage no Facebook. É só clicar: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha

T&G no Twitter: https://twitter.com/blogdoflu

427 thoughts on “Vaga ameaçada

  1. Lisca “Doido” !
    Este é o nome do técnico ideal para esta fase do Fluzão !
    Coloca o time arrumado na defesa e partindo para o ataque como enxame de abelhas !!!
    Este esquema – de cara – elimina os ‘velhinhos’, que não terão gás para acompanhar o ritmo.
    Então, por exclusão, teremos jovens de Xerém povoando o time principal.
    É nesta onda que teremos que surfar, turminha.
    Ex-jogadores em inatividade que se lixem.
    Garotada, ……. já !!!!!!
    Experiência só na defesa, para dar segurança aos meninos.

  2. Para quem acha que as críticas à diretoria do Fluminense são injustas, vou citar um pouco da história do River Plate nos últimos 8 anos (período em q o pessoal da Flu ÓCIO colocou o Flu no mesmo nível do River do Piauí…).

    Depois de ser rebaixado em 2011, o River rapidamente se recuperou e conquistou nada menos do que 2 Libertadores, 1 sula, 3 Recopas, além de outros títulos argentinos e de ter perdido mais uma liberta, graças ao senhor Lucas Pratto, que deu de bandeja pro framerda, uma libertadores que já estava no papo.
    Ah…o time está novamente na semifinal da liberta, depois de ter trucidado o Nacional do Uruguai por 6×2, na casa do adversário.

    Enquanto isso, o time de guerreiros não conquistou absolutamente nada nesse período e a diretoria maravilhosa promete exatamente isso pro ano que vem… NADA.
    …mas a culpa é da torcida que não se associa.

    1. Muito bem, Nando.
      Mas, lá atrás você reclamou quanto aos exemplos de times menos famosos!
      Àquilo que lhe prometi será cumprido, bem comprido!
      Nesse sentido, os Torcedores de River Plate e Vasco, mesmo amargando rebaixamentos discordam de vc e outros bobões, são mais de 100 sócio torcedor!
      Oh, amiguinho Nando, eles estádio!
      Nando, és o maior pagador de mico! Comenta aí PCA.

  3. Creio que o Fluminense poderia (deveria?) promover a criação de um Conselho de Aficionados (Torcedores) que acompanhe a essência da gestão do do clube e proponha soluções para os problemas mais urgentes e importantes.
    Deveria ser constituído por sócios-torcedores, profissionais aposentados e/ou ainda em atividade, que se dispusessem – em tempo e dedicação – a contribuir para a melhoria das questões mais críticas da gestão, mormente no futebol.
    Eu me ofereceria a enviar meu curriculum para tal missão.

    1. Nobre Amaury, já falei sobre isso neste espaço. A situação do Fluminense só terá uma saída, à medida que a torcida fizer algo, não só falar algo. Uma das grandes barreiras a ser destroçada é a máfia do conselho administrativo, que atualmente só serve pra passar pano.

      1. Isso, isso, Haguiar, a torcida tem que fazer algo, algo de positivo, só falar não adianta, não tem eficácia!
        Tamos juntos! Melhoras para vc.

  4. O Marcão ficou um tempão de camarote assistindo ao Maionese trabalhar com os jogadores.
    Será que ele aprendeu porra nenhuma?
    Ou será que quer dar uma de independente, mostrar personalidade, algo assim?
    O simpático Marcão, seja qual for a resposta, é muito desqualificado para treinar o Fluminense, porra!
    Só cego não vê!
    Fora Marcão, pede pra ir cagar e sai fora!

  5. Eu não dou um centavo pra ir parar nas mãos de Mario Ballantines e sua trupe…e indiretamente para Gansono, Egydio, Ruindson, etc…
    Parabéns aos q fazem isso…
    Eu não tenho condições… prefiro dar pra uma Instituição de caridade.
    Se isso não me torna um ‘verdadeiro tricolor’…’so be it’.

    1. Caro Nando,

      E quem te disse que o Fluminense não é uma instituição de caridade?

      Vive fazendo caridade com os empresários, jogadores, o Mundim, etc

      ST

      1. E faz caridade ao entregar pontos para os times da Z4 e arredores, seja perdendo vergonhosamente para eles, seja ganhando eventualmente de seus concorrentes diretos.

      2. O caridoso é você Titio!
        Aliás, caridoso e educado!
        Tá sempre pronto para receber!
        Sabe receber como poucos, inclusive, quando nós chegamos, vc muito gentil…corre e faz questão de sentar-se no nosso colo!

  6. O Fluminense vendeu o Wendel por 47 milhões, agora o Wendel foi vendido por 125 milhões, tem alguma sujeira nessas vendas, não é possível, foi a mesma coisa com o Richarlisson, e vão continuar fazendo isso sempre, se essas vendas fosse feita de maneira honesta não estaríamos nessa lama, como expulsar esses sangue sugas de uma vez por toda do clube?

  7. Os números abaixo demonstram que Esportes Olímpicos são a raiz dos problemas econômicos do Flu, segundo o Orçamento para 2021.
    Prevê-se para o Depto. de Olímpicos um prejuízo de 2,3 milhões, enquanto para todos os demais é previsto resultado positivo.
    Aí fica a pergunta : se você tem um setor notadamente deficitário, que arrasta sua empresa para o abismo, você tem três alternativas :
    1) Corrige a situação imediatamente, no inicio do período de planejamento, para evitar tal prejuízo. Isso poderá ser feito aumentando a receita ou reduzindo a despesa, ou ambos, combinadamente, ou
    2) Corta na carne. Elimina o Depto. deficitário, tornando a organização rentável, ou
    3) Não faz nada e espera que o Depto deficitário leve toda a organização à falência.

    Aliás, uma gestão competente, que apresente um Orçamento apontando prejuízo em um Depto. já traria para si a obrigatoriedade de um Plano de Ação que corrija aquela anomalia, antes que ela se tornasse realidade.

    Pura e simplesmente apresentar uma área deficitária, sem mais nem menos, é de um amadorismo e de uma leniência gerencial que não tem mais tamanho.

    Os números são estes, extraídos do Orçamento do clube para 2021 (globoesporte.):

    ” Na divisão por setor do clube, o futebol tem um lucro previsto de cerca de R$ 1,8 milhões, o social de R$ 2,5 milhões, Xerém de R$ 883 mil, enquanto esportes olímpicos apresentam projeção de déficit de R$ 2,3 milhões.”

    Por justiça, elogie-se a transparência da gestão do clube em deixar tão clara o desmembramento dos resultados da organização por centros de custos, como feito.
    É a primeira vez que vejo as coisas postas com tamanha clareza pelo clube.

    1. Amaury, vc não acha contraditória as verbas prevista para bilheteria e marketing?
      Será que teremos público?
      Será que teremos empresas investindo no Flu?
      E o sócio torcedor, como arrecadar 11 milhões de reais, se em novembro a arrecadação foi de 850 mil reais?
      Amaury, complicado!

    2. E você acha que eles ligam para isso. Nem o Clube, nem o dinheiro são deles. Eles estão mais interessados nos ativos que podem vender.

      Abraços.

  8. Mário e diretoria são péssimos! A torcida faz muito tempo não chega junto, se é que algum dia se portou como torcida qie ama o clube. Eu sou um idiota que tem 40 anos e que sou conhecido por ser fluminense, nunca torci por títulos e sim pelo nense, mas é duro saber que vamos sempre ficar nesta lenga lenga de apequenar o clube. Futebol feminino volei esportes olímpicos com todo o respeito mas enfia no rabo, assim como esta lacração em redes socias. Usa a porra da base para dar resultado em campo e depois vende! Para de comprar baranga para depois ter que dar até as cuecas nas dívidas! As notícias sempre são ruins e daí vem com lembranças? Porra! e que a torcida acorde pois só reclamar não adianta e logo vamos virar um time lembrado apenas por nós.

      1. Quem vem com lembranças é vc, amiguinho. Relembra 1985, 1971… até a época do velho oeste, pra defender essa diretoria de merdaaaaaaaa.
        Pensei até que se tratava do quarto filme da franquia ‘De volta pro Futuro’.

        1. Não tenho culpa, Nando, é a história do clube!
          2020, 2010, 1985, 1971- o Fluminense não tem só 10 anos de vida.
          Desculpa, não acredito que o linchamento diário do Fluminense, seja a solução!

    1. Boa, Felício Seixas.

      Essa sua mensagem arregimentante deve tocar os sentimentos de torcedores tricolores, e, se mora na cidade do RJ, você pode sair às ruas e convidar esses torcedores que moram aí, e fazer uma “brigada TG” e ir lá no clube, sem violência, e dizer para eles o que vocês querem. em nome de toda a torcida tricolor do país e do mundo.
      Se eu morasse no Rio, entraria nessa brigada fácil, fácil, mas moro longe.

      Mas, aí no Rio, há o amiguinho de Saquiá, o Limontam, Guilherme, Amaury, Guaratiba, Juarez e outros bravos e autênticos torcedores tricolores que farão tudo pelas nossas cores, e, se preciso,, morrerão por elas. .
      Vamos sair da palavra e partir para a ação, e essa cruzada pode gerar efeito.
      (19/12/20)
      >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
      , .

      1. Graças à ‘verdadeiros torcedores’ iguais à vcs, o Fluminense está nessa m.
        Continuem aplaudindo e alisando cabeças…
        Esses presidentes atuais estão perto de repetirem as façanhas de Gil carneiro e Álvaro Barcellos…
        Mas em futebol se perde, se empata e se ganha né?

        1. Desde quando NÃO rezar na sua cartilha, é aplaudir, é alisar cabeças, Nando?
          E àquela estória de “aprender a lidar com opinião diferente” como fica? Não vale para vc?
          Mais uma contradição lógica de seus argumentos!

      2. Moro em Florianópolis. Nasci em Joaçaba no interior de Santa Catarina, cidade com 99% de torcedores de grêmio e internacional. Mas com 3 ou 4 anos vi um quadro com o retrato da máquina e foi paixão a primeira vista. Sorte ou não amo ser fluminense! Noto que as opiniões basicamente se divide em 2 grupos aqui no blog e posso dizer que ambas tem razão e uma não precisa ser oposta a outra. Abraço.

      3. Ir até as laranjeiras com nariz de palhaço e com gritinhos de guerra eu estou fora, com essa gangue que não larga o osso do Fluminense a conversa tem que ser outra, tipo uns 12×1 se é que você me entende kkk
        E esse negócio de protesto com 100 torcercedores não causa efeito nenhum.

        1. Guaratiba, no final de Janeiro de 2018, estávamos na cidade maravilhosa, por conta de assuntos profissionais!
          Ficamos sabendo de um movimento da Torcida Tricolor que protestava contra o Abad, em Laranjeiras.
          Com muita pressa, seguimos para Laranjeiras, na esperança de assistir o furdunço, e, quem sabe, com sorte! Encontrar alguns críticos do T.G, chegando qual foi a nossa surpresa…um grupo de gatos pingados. Isso mesmo, uma moquequinha, como falamos por aqui.
          Exclamei: tô acreditando nisso não! Cadê os caras?
          Kkk tomou Doril.

  9. Atenção!
    Para quem reclama da eliminação do Fluminense para o Lá Calera – Chile. E, foi vergonhoso mesmo.
    Precisa conhecer o poderoso Deportivo Itália – Venezuela, eliminou o Fluminense na Libertadores, no Brasil, 1 a O em 1971.

    Sem esquecer da campanha vergonhosa na Libertadores 1985. – dois empates com o Vasco; duas derrotas para o Argentino Jr; uma derrota e um empate para o Ferro Carril Oeste. VERGONHA! NENHUMA VITÓRIA!
    Peço desculpas, mas, é a realidade!

    1. Carissimo Marmund, fico na dúvida : Você dirige olhando pelo espelho retrovisor todo o tempo ?
      Cuidado para não encontrar-se com um ‘poste’.
      Haha !!!

      1. Caro Amaury, acho que 99% olhando para frente, e, 1% olhando para os retrovisores traseiro e lateral. Sabe como é Amaury, tem sempre um desavisado, maldoso, querendo bagunçar.
        Você que é muito observador deve tá muito chateado quando alguns aqui do blog, tentando sacanear o Fluminense/Odair, ficam dirigindo olhando para o retrovisor com um papo furado e requentado de q o Fluminense foi eliminado para Lá Calera e Atlético-Go.
        Eu só estou sendo justo! Afinal, o pau q da em MB/Odair, é o mesmo pau das Libertadores 71 e 85. Né não?

        1. Amigo, uma coisa é citar os resultados recentes DESTE TIME atual, para reforçar uma eventual tese de perda de rendimento.
          Outra coisa é fica citando, p ex., desastres de 1971 e 1985 para justificar desastres atuais.
          Uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra.
          Assim, uma coisa é uma coisa e …… outra coisa é outra coisa.

          1. Amaury, não estou justificando nada.
            Por obséquio, observe o último parágrafo: “Para quem reclama da eliminação do Fluminense para o Lá Calera – Chile. E, foi vergonhoso mesmo.”
            Conquistas e desastres tem apenas valor histórico.

    2. Meu querido Oni,
      Você parece que gosta de viver com justificativas, aceitando TUDO que lhe colocam, com parcialidade e resignação.
      Se lhe arrombam hoje, você logo se lembra que já foi arrombado antes, e aí tudo bem.
      Amigo, seja mais reativo, não aceite qualquer um lhe perseguindo por trás.
      Promete que vai pensar?

      1. Kkk Haguiar, quem fica esculhambando o Fluminense não sou eu.
        Acaso vc ler os comentários dos outros?
        Muito pelo contrário, mostro a incoerência de vcs.
        O Nando, deu o maior chilique! Pediu para boicotar o sócio torcedor!
        O nosso FLUMINENSE precisa de ação, apoio do seu torcedor, ou vc acha que linchando o clube diariamente ajuda?
        Rapaz, vc já pensou em utilizar o blog para fazer algo de útil para o Fluminense?
        Promete q vai pensar?
        O Fluminense é problema do seu torcedor! É problema nosso!
        Ficar reclamando não adianta, não resolve.
        Segura essa: se você tem problemas com o Fluminense!
        Disk Haguiar! Ah, deu ocupado disk Nando!
        A propósito, Haguiar, quem foi q te arrombou? Estragou muito? Tá sentando direito?
        ST

      2. O Mundim tem esse defeito:

        – Ele aceita tudo que colocam nele com parcialidade e resignação. Às vezes até grita, mas sempre acolhe de bom grado o que é colocado.

        Por isso que eu desejo um bem grande para ele.

        ST

    3. Eu jurei que não voltaria a falar com você diretamente, mas essa menção ao La Calera foi, claramente, uma indireta a minha pessoa, já que escrevi que é uma VERGONHA SIM, para qualquer pessoa que se diga tricolor de coração (não parece ser o seu caso), não ficar incomodado em ser eliminado na 1 FASE da Sulamericana por essa bostinha de La Calera. E, por favor, não me venha com aquele seu velho papinho de que “o adversário teve seus méritos” e outras desculpinhas esfarrapadas que você, usa, a todo instante, sempre que o Flu apronta alguma vergonha com o seu torcedor.

      Eu sou torcedor do Fluminense que cresceu frequentando o Maracanã, desde criança. Vi o Flu ser tricampeão carioca (83,84,85), campeão brasileiro (84), campeão carioca, no histórico Fla Flu do gol de barriga (1995), campeão carioca em cima do Volta Redonda (2005), final da Copa do Brasil contra o Figueirense (2007) – com direito a comemoração no gramado das Laranjeiras depois, arrancada anti-rebaixamento e o histórico time de guerreiros, em 2009, derrota na final da Libertadores (2018) e quase todos os jogos do Flu aqui no RJ, na campanha do tetracampeonato de 2012. Em todos esses jogos eu ESTAVA PRESENTE NO ESTÁDIO. Pergunto a você : Qual são os seus momentos com o Fluminense (se é que você tem algum) ? Você é, realmente, torcedor do Flu ou torcedor da FLUSOCIO futebol clube ? Você tem algum envolvimento emocional com o clube ou é apenas mais um perdido da internet, que nunca pisou em um estádio de futebol, e acha que entende do assunto? Perguntar não ofende, né ?

      Você é criticado por 99 % das pessoas que escrevem neste blog. Tem gente aqui, como eu, que escreve desde a época que o João era colunista do Fluminense no Globo Esporte. Obviamente, cada pessoa tem seus próprios pontos de vista, mas, pelo que percebo, durante todos esses anos, é que todos querem ver o Fluminense novamente brilhar, voltar a ser GRANDE, no real sentido da palavra (cada um levantando os seus próprios argumentos). Até mesmo o PCA, seu amigo, é um cara que tem as opiniões dele e eu o respeito, pois sabe dialogar – pelo menos comigo (tb não é o seu caso). Deveria aprender com ele a lidar com opiniões diferentes da sua. Se você acha normal ser eliminado na 1 fase da Sulamericana, ficar anos sem ganhar nada – nem o carioquinha – e aplaudir “derrotas honrosas”, com toda a certeza você não é torcedor do Fluminense Football Club, logo, está no lugar errado e esse espaço não é para você.

      1. Esquece, Rafael! Esse cara torce pro Flu de feira, igual ao ‘tanto faz, tanto fez’…
        E se acham ‘verdadeiros tricolores’. Pra lidar com essas peças, só rindo…

  10. E o nosso amigo Felício Seixas afirmou:

    “Falou tudo, a galera quer esperar ter um time bom e títulos para se associar, mas tem que ser sócio na fase magrela, na ruim, para quem sabe fazer o flu se erguer e ser o clube que sonhamos.”

    Uma coisa é mesmo em fase ruim, vc ver uma gestão que cobra, planeja, tem metas, prazos a serem cumpridos, títulos a serem conquistados, etc…

    Uma gestão dessa levantaria o nosso Fluzão em 2 anos no máximo e eu ainda contribuiria com uns milhões se visse a parada evoluindo e o nosso time conquistando TODOS os títulos que disputasse nesse prazo.

    Outra coisa, é rasgar dinheiro para dar para aqueles jogadores e empresários.

    Aí não rola.

    Trouxa eu não sou.

    Mas não tenho pena de quem é.

    Fiquem à vontade!!!

    ST

    1. A desculpa do cego é não enxergar, Titio.
      O Felício está certo!
      Tínhamos um time poderoso com o presidente Horta, a Torcida sempre a mesma… só comparecia na final do campeonato.
      Inclusive, pagou o maior mico na história do futebol…no episódio que ficou conhecido como INVASÃO CORINTHIANA!
      Tudo que acontece no Fluminense, de certo e/ou errado, acontece com todos os clubes de futebol.
      Tem time no futebol brasileiro, q nunca conquistou título nacional, e o seu torcedor não vive esculhambando o clube nas redes sociais.

      1. A Invasão Corinthiana foi promovida pelo Dr Horta, então presidente do clube, quando encheu a mala de seu carro de ingressos para o jogo, pegou a Dutra e foi bater na porta do Presidente do Corinthians, entregando-lhe todos os ingressos.
        Resultado : os caras tomaram conta do Rio, nas praias antes do jogo e no Maracanã, literalmente preto e branco que ficou.
        Eu estava lá e presenciei tudo.
        E a história dos ingressos eu ouvi – não me contaram – e ví do próprio Dr. Horta, em entrevista na televisão.
        Se alguém pagou o mico não foi a torcida, mas nosso Presidente na época.
        Não estou criticando, mas apenas relatando os fatos, a bem da verdade.
        Nem tudo o que acontece de errado com o Fluminense acontece com todos os demais clubes, como cita você, meu caro.
        Nunca soube de um presidente de outro clube que tivesse ‘jogado’ a torcida adversária em cima de seus jogadores, em seu próprio campo, em final de Brasileiro, pegando seu próprio carro e levando quase todos os ingressos para as mãos do adversário. E fomos massacrados por isso, em pleno Maracanã.
        Fui testemunha da ” Invasão Corinthiana “. Dava medo !

        1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Invas%C3%A3o_corintiana

          “Estima-se que pelo menos 70 mil corintianos, de um total de 146.043 espectadores pagantes, na tarde do dia 5 de dezembro e mais de 160 mil presentes daquele ano no Maracanã, palco do evento, se deslocaram do Estado de São Paulo em direção a capital fluminense, por ônibus, trem, avião ou automóvel particular, para irem torcer pelo Corinthians.[6][7][8] Assim como em todo jogo decisivo contra um time grande local, muitos torcedores de outros clubes cariocas rivais do Fluminense – como o Vasco da Gama, o Botafogo e o Flamengo – teriam ajudado a completar a “divisão ao meio” do Maracanã em favor do Corinthians, mas há de se ressaltar que a grande massa de torcedores que compunha a torcida alvinegra era composta basicamente de corinthians”

          https://infograficos.estadao.com.br/public/esportes/os-40-anos-da-invasao/os-numeros-das-torcidas

          “Dos 146.043 ingressos colocados à venda, 52 mil vieram para São Paulo e foram vendidos no Parque São Jorge e na sede da Federação Paulista, segundo reportagens da imprensa na época”

          Conta de padaria, pra quem não sabe fazer, e insiste em desmerecer o Fluzão.

          Presentes 160.000 torcedores

          146 mil pagantes – 52 mil que foram pra São Paulo + 10 mil invejosos cariocas

          saldo – 94 mil + 15 mil cortesias

          Total 99 mil torcedores do Fluzão

          Gambás 52 mil e outros 10 mil – 62 mil

          E zé fini

          Aê Mundin,
          vai procurar o que fazer, deixa de ser mané e detrator do Tricolor, e toma vergonha nas fuça.

          1. Putz! Guilherme sentiu, acusou o golpe!
            Mas, a culpa é dos mineiros uai. Oh, 1974 Vasco x Cruzeiro, Maracanã aconteceu isso não.
            1980 Flamengo x Atletico-MG, Maracanã, aconteceu isso não!
            Tá vendo Guilherme? A culpa é dos mineiros!

          2. Caro Guilherme, como você confirma, dos 146 mil pagantes cerca de 70 mil eram Corinthianos, dos quais 52 mil foram ‘oferecidos em delivery’ ao adversário pelo Fluminense.
            Então, a metade (48%) das arquibas foram ocupadas pelos gambás.
            As cortesias certamente contemplaram tricolores, vascainos, flamenguistas, botafoguenses e ……. corinthianos, meu caro.
            Não é conta de padaria não, prezado.
            Metade do Maracanã era contra o Fluminense, em uma final de campeonato brasileiro em que enfrentava um arqui-rival paulista e tinha mando de campo.
            INADMISSÍVEL !!!!! Hoje o mandante dá 10%.
            Eu estava lá.

            1. Esses 70 mil gambás citados é uma peça de ficção da oposição carioca,
              eles eram 52 mil, nem nos ‘anais’ corintianos consta 70 mil.

              O problema nesse dia não foi essa ‘invasão’, foi perder o jogo
              em quantos classicos cariocas, houve ‘invasão’ maior ainda dos adversários e nós ganhamos os jogos e os titulos ?

              Tem uma lista enorme de grandes ‘invasões’ de flamenguistas, vascainos e botinhas, e nóis ó, créu neles.

              Em tempo, havia naquele jogo 99 mil TRICOLORES !!!

              1. ” Em tempo, havia naquele jogo 99 mil TRICOLORES !!! ”

                Você está apelando com ilações.
                Esqueça o assunto, meu caro.
                Fique com a sua opinião que eu fico com a minha.

        2. Por isso tens a minha admiração, Amaury.
          Essas coisas precisam de esclarecimentos.
          Conhecia outra versão: ouvi do Márcio Braga, ex presidente do Flargh, que a mídia paulista, criou a invasão corinthiana, e a mídia carioca, o Fluminense e, a acomodada Torcida Tricolor foram silentes! Aceitaram o desaforo!
          Segundo Márcio o q aconteceu foi: demais torcidas dos times cariocas Fla, Vasco, Bota, América, Bangu por motivos óbvios juntaram- se aos muitos corinthianos e deu no q deu.
          Disse mais: tivesse o Fluminense eliminado os paulistas ninguém, ninguém falaria de Corinthians, mas, sim do Fluminense, máquina de jogar futebol.
          Encerrou afirmando que tinha muito mais Tricolor que paulistas.
          Agradeço pelas informações, para mim esse assunto não mais existe. Obrigado Amaury. ST

      2. Eu não esculhambo o clube que eu amo.

        Eu critico as péssimas gestões que estão apequenando o clube.

        E vc só fica defendendo o indefensável.

        Pode isso Arnaldo???

        ST

    2. Concordo com você sobre os jogadores empresarios dirigentes e o senhor Mário que eu já não esperava muito. Triste então é constatar que estamos fudidos e logo nos tornaremos um América.

    3. “Uma coisa é mesmo em fase ruim, vc ver uma gestão que cobra, planeja, tem metas, prazos a serem cumpridos, títulos a serem conquistados, etc…” falou tudo, Limonta ! Essa é a razão principal do número de sócios do Fluminense nunca crescer. O torcedor não vê nenhum planejamento, nem a curto nem a longo prazo. O que se vê, todo ano, é um improviso que nunca chega a lugar algum. Vou citar apenas um exemplo recente, para não me alongar muito : como pode um clube falido, como o Flu atual, assinar um contrato de 5 anos com o Ganso ? Das duas uma : ou quem assinou não entende rigorosamente nada de futebol ou está levando algum na transação. Qualquer das duas respostas é extremamente lesiva a instituição. Não adianta pedir que o torcedor se associe em massa se você não entrega nada em retorno, se a gestão é obscura e totalmente não transparente em suas ações. Dinheiro não cai do céu e deve ser valorizado por quem rala para consegui-lo.

  11. Resumindo o orçamento e as metas …

    – ser vice pro framerda;
    – chegar na terceira fase da sula (já descartando uma possível classificação pra liberta, se é que me entendem);
    – sexta fase da copa do Brasil…antes de entrarem os times grandes;
    – manter o professor Marcão;
    – manter os guerreiros ganso, Egydio, Fred 37, Yuri, Nenê 39, FC, Julião, Ruindson , etc…
    – manter o Ovni defendendo a gente nos blogs;
    – manter PCA dizendo pois é …futebol se perde, se ganha e se empata…
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  12. Agora, a bola da vez é o tal orçamento
    2021, kkkk só tem maluco! Tá todo muito louco!
    Quem entende essa gente? Cadê a coerência? Quem tem Xerém TEM TUDO!
    O sub 17 disputando a final do brasileiro; o sub 20, bem; idem o sub 23.
    Antes a cantilena era o JP, snif, snif, venderam o JP, ninguém conhecia o Evanilson, o choro continuou snif snif perdermos o Evanilson.
    Caceta! Quem tem Luiz Henrique, J. Kenedy, Samuel Granada, + o a dupla do sub 17, não precisa de JP, Evanilson, Dodi e Marcos Paulo.
    Aí, o amiguinho quer morrer!
    Quem revitalizou Xerém?

    1. Todos esses que vc citou, vão sair de graça.

      Podem ser do sub-fraldinha, sub-cueca, sub-8, sub-10,sub-14, sub-16, sub-20, sub-23….não importa. Todos terão a mesma conduta. Mandarão o Fluzão se F%d#r na hora certa.

      Cada um no tempo certo deles: Já podendo assinar um pré-contrato com outro time.

      Aliás, Mundim, quando vence o seu contrato com a fluócio?

      Vc também poderá assinar com outros clubes seis meses antes do vencimento para defender as cagadas das direções deles.

      Já pensou nisso?

      Vc é um cara que está nas cabeças.

      Se vc acha que alguém está te devendo, pega a cobra dele.

      ST

  13. Caramba.
    Estou vendo agorinha mesmo que o João Pedro, dezenove anos, se casou hoje mas não foi dito com quem. Será que foi com a mesma aprendiz de atriz?
    Tomara que se acertem mesmo, embora a onda não esteja boa para matrimônio.
    Felicidades para o jovem – demais – casal, até porque dinheiro não será problema.
    (18/12/20)
    oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  14. Pois é.

    Sem muita coisa para dizer, resolvi fazer uma pequena pesquisa neste espaço.

    Há um amiguinho que fica bem frustrado quando faz previsões catastróficas sobre o time mas elas não se concretizam. Ele dizia que o time não sairia da lanterna este ano e pediu que lhe cobrassem depois,
    mas não aconteceu o que ele queria, e, por isso, ele vivia meio morto no blog, amuado com o time chegando lá em cima junto com os eleitos dele para ganhar o título. Essa situação lhe causou danos.

    Mas, foi só dar esses dois resultados em que o Flu perdeu cinco pontos, para ele voltar sorridente e feliz. Dos cento e dezoito comentários – até agora às dezoito horas, momento em que escrevo – ele fez vinte e seis postagens, e nota-se que ele parece bem mais solto, descontraído e sempre com o kkkkkkk em tudo que disse e em tudo que leu dos outros.

    Pode haver dúvidas sobre a fidelidade desse “torcedor tricolor” do tipo que Nelson Rodrigues nominava?
    (18/12/20)
    pppppppppppppppppppppppppppppppppqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqpppppppppppppppppppp

    1. Show, show, PCA, show de comentário! Como sempre, muito oportuno e necessário, quero ver o Titio ficar com soninho zzzzzzzzzz
      Mas, o nosso Nando, em verdade tem uma relação com o nosso amado FLUMINENSE, parecido com àquele sujeito q tá querendo a gatinha, mas, tem vergonha de chegar na mina, e aí desdenha.
      Quanto a sua pergunta, acho que a resposta é: Torcedor marca bufa! Acertei? ST

  15. O orçamento para 2021, chegar na final do carioca e ser humilhado pelo Rubéns lopes e flamengo, e ficar em 10 no BR. olha o pensamento dos cara? eles ainda pensam em carioca?
    Vão botar o Flu pra jogar em moça bonita, cabo frio, arraial do cabo, madureira, e o flamengo TODOS OS JOGOS NO MARACANÃ.

  16. As metas que a gestão MB elaborou traduz simplesmente que o Fluminense 2021 não vai diferir nada de anos anteriores.

    Eles adoram afirmar que estão conduzindo o Fluminense com os pés no chão, mas na verdade é jogar o futebol no abismo pelo descalabro que é feito.

  17. STT.

    “O técnico Miguel Ángel Ramírez se emocionou ao anunciar sua saída do Independiente Del Valle.” GE.com

    Como o presidente só entende de jogador e nada de futebol, se apressou em negar a contratação do técnico que estava louco para treinar o Fluminense. Quem nunca comeu caviar se contenta com um “prato feito”. E o Fluminense segue perdendo partidas e posições. Sem planejamento de alto nível, a Sulamericana parece ser a competição mais viável e ao alcance do atual Fluminense e de seu presidente. E tem gente aqui do Blogue que fica comemorando renegociação de dívidas, feitas por eles mesmos.

    Saudações Tricolores.

  18. Desse jeito o amiguinho Nando pede a
    morte!

    “Fluminense renegocia dívida com a PGFN e obtém desconto de quase R$ 20 milhões. Sendo assim, a quantia de aproximadamente R$ 63 milhões devida pelo clube ao governo, o Fluminense conseguiu uma redução para cerca de R$ 44 milhões no saldo devedor, que foi parcelados em 145 meses – pouco mais do que 12 anos. As parcelas inicias são na faixa de R$ 200 mil, e a diretoria já quitou a primeira referente ao mês de dezembro.”
    Tá vendo, Nando? O Fluminense não precisa do se rico din din!

    Agora, vamos aguardar o Torcedor Tricolor, àquele q tá sempre caçando o caos, e, não diz o q fazer com o contrato do Marcos Paulo. Como é q é sabe tudo, o Fluminense faz o q com o Marcos Paulo?

    1. Certamente deve ter havido muita competência da (falta de) direção do Flu nesta negociação.

      Isso é que nem carnê de IPTU.

      Quanto mais cedo começar a pagar, maior o desconto.

      Regra vale para todos !

      Não houve mérito de ninguém aí.

      ST

      1. Confesse Titio, tá putinho com a notícia! Né não?
        Falando em mérito… quem tem é o Atlético-go, tirou 4 pontos da dupla Flu Fla e não perdeu para Botafogo e Vasco. Né não?

      1. O Fluminense perdeu o Scarpa, por falta de pagamento. É a lei.
        Evanilson, não performou, perdeu espaço para o JP, mais novo q ele.
        Evanilson, perdeu a mãe, com 18 para 19 anos, ficou sem chão e sem cabeça para a prática do futebol.
        O Fluminense, mandou para o Samorim, lá, tbm não correspondeu. Voltou, não aceitou a proposta do Fluminense, preferiu sair, retornou por empréstimo, dessa vez, jogou um pouquinho, foi vendido, e virou bancário em Portugal.
        Oh, se vc somar os gols de JP e Evanilson, NÃO é páreo para o Nenê.

        1. A falta de pagamento programada pelos flusocios, criou a situação pretendida por esses vagabundos da diretoria.

          Mas a verdade é que a venda correta dos ‘ativos’ pagaria essa divida a vista,
          não interessa quantos gols eles estão fazendo agora, eles não foram (mal)vendidos pelos gols que marcariam depois.

      1. Fala isso, para o Torcedor do Galo, Inter, Grêmio, Santos, São Paulo, Vasco, Botafogo, Bahia, Coritiba etc
        Os últimos campeões do brasileiro: FLUMINENSE, Flargh, Corinthians, Palmeiras, Cruzeiro
        Todos conquistaram o brasileiro duas vezes!

        1. Galo campeão da libertadores, Inter campeão mundial, Grêmio idem, Santos e São Paulo multicampeões… daí em diante só a galera q a Flu ócio se espelha.

  19. As ‘metas’ do Fluminense são menores q as do Ceará e Coritiba kkkkkkkk
    As minhas metas pro futebol em 2021 são mandar Mario e sua trupe pra PQP!
    (Deus que me perdoe, mas não aguento com o pensamento medíocre desses caras).

  20. Agora vejam vocês : depois daquele vexame em Goiás, o time ganhou DOIS DIAS DE FOLGA.
    Valha-nos, Senhor !!!
    Então, os treinos só começam hoje, sexta-feira.
    Agora, é remontar o time.
    O Marcão terá as voltas de Calegari, Yago Felipe, Well Silva e Luiz Henrique.
    São quatro belos reforços.
    Hudson está suspenso e Claro é dúvida, sentindo um músculo.

    Creio que o Marcão poderia treinar o André no lugar do Yuri, que está em péssima fase.
    E assim fazer :
    …………Marcos Felipe
    …Calegari – Nino – Claro – Danilo
    …………André – Yago
    …..Nenê – Marcos Paulo
    .Well Silva – Luiz Henrique

    Deixando porém o Nenê e o Marcos Paulo atuando como MEIAS, i.e., nunca como pontas encaixotados nas laterais do campo, como temos visto. Isso acaba com o futebol dos dois.

    Querem saber se creio que alguma mudança será feita ?
    Não aposto nem um tostão nesta hipótese.

  21. Vou tentar contribuir para esclarecimento do tema ” torcedor que muda de opinião ! “.
    Pergunta 1 –
    É legitimo que o torcedor mude de opinião durante o transcurso de um campeonato ?
    Resposta 1 –
    Claro, Amaury, pois manter-se fixo em uma única posição é coisa de marrueiros, teimosos, tacanhos !
    Pergunta 2 –
    Então, não é errado elogiar o time em um jogo e critica-lo no jogo seguinte ?
    Resposta 2 –
    Claro que não, caro Amaury. Isto é torcer ! Jogou bem, elogia, jogou mal, critica !
    Pergunta 3 –
    Então, por que razão alguns comentaristas criticam aqueles que postam elogios, e logo após críticas ?
    Resposta 3 – Porque eles ainda não alcançaram o nível de discernimento que lhes permita perceber que a crítica não é destrutiva, mas um sinal vindo da platéia, indicando se o espetáculo agradou ou não.
    Pergunta 4 –
    E para que serviriam estes elogios e logo após as críticas ?
    Resposta 5 – Ora, Amaury, é simples :
    ° Elogios servem para estimular a comissão técnica e os atletas a que façam ainda melhor no futuro.
    ° Críticas servem para indicar aquilo que a platéia (torcedores) julga que foi mal e precisa melhorar.
    Pergunta 5 –
    Então, o que fazer para orientar as pessoas que não aceitam mudanças de opiniões ?
    Resposta 5 –
    Só a vida, Amaury. Só o tempo, o Mar, o Mundo (sacou?) farão com que elas percebam seus erros.

    E o Amaury se despediu, agradecido ao velho sábio chinês pelos ensinamentos recebidos, na esperança de que os incrédulos subam o monte das laranjeiras e meditem, mudando seus conceitos.

    1. Amado mestre, saquei!
      Saquei, saquei, Amaury.
      Tô aguardando pacientemente, chegar a vez da pergunta/resposta número 1, referente aos simpáticos Wel Silva, Fred e cia.
      Afinal, o tempo, o Mar e o Mundo são testemunhas q a resposta número 3, se confunde com o ilustre guru!
      Oh, amado mestre não sabes o quanto te admiro e te respeito.
      Quando eu crescer gostava de ser como você! Hahaha

      1. Hahahahahahahahahahaha !!!!!!!

        Mas até que a parábola do ” velho sábio chinês ” ficou boazinha, não ?

        Talvez v. não tenha entendido : a resposta n° 3 refere-se aos que CRITICAM aqueles que mudam de opinião vez por outra, um dia elogiando e no jogo seguinte criticando, i.e., refere-se aos que me chamam de ” bipolar “; sacou, querido amigo ?

    2. Um outro sabio, o Maradona, ensinou ao pres. do Napoli, Corrado Ferlaino, há 15 anos no cargo sem ganhar nada, como montar um time para ser campeão

      “venda os jogadores que a torcida vaiar”

      Segundo o DataFolha, o PCA e mais um, discordam do Maradona

  22. A descrença é tão grande que já há pedidos por Roger Machado que enquanto técnico de futebol é um.placebo igualzinho ao boa praça Marcão.

    1. Eu fui um dos que sugeriu o Roger.
      Mas, pensando bem, você pode estar com a razão.
      Creio que o único bom trabalho que ele fez foi no Baêa.
      Isso porque ele tinha a assessoria do Marmund, buzinando nos ouvidos dele 24h por dia.
      Haha !!!

      1. Buzinei não, Amaury, de fato, o Roger trabalhou legal no Bahia, Grêmio e Palmeiras.
        O mérito é todo do gajo.
        Como dizer que o trabalho do Roger é placebo?
        Fazer o q? É, A liberdade de expressão! Né não?

  23. São inacreditáveis as ‘metas’ do Fluminense para o ano que vem.
    É pra parar com o futebol de uma vez por todas.
    Aconselho a todos para pararem de assistir jogos do Flu, e cancelarem o sócio torcedor, pelo bem de suas saúdes. Eu não dou um centavo pra esses abutres.
    Os ‘coveiros’ estão a todo vapor com o plano de extinguir o Fluminense.

    1. Kkk Nando, tá maluco?
      Vc é asa!
      Vc é abutre!
      Olha o q vc escreveu!
      Tá fazendo campanha contra o Fluminense,!
      Tá pedindo para cancelar o sócio torcedor!
      Decididamente quem tem vc como Torcedor, não precisa de adversário!
      Vá matar o diabo!

    2. Eu vi o TINHO e agora você falando dessas metas. Onde saiu isso ? Eu procurei, mas não achei. Se isso for para valer é caso de cair o presidente e toda a sua diretoria. Nós, torcedores, não podemos nunca aceitar o apequenamento do Fluminense, ainda quando vem de dentro do próprio clube. Isso é um absurdo !

        1. Que ABSURDOOOOOOO ! Esse MB é o maior estelionatário eleitoral que eu já vi (enganou-me direitinho, com aquele papo furado dele). Prometeu rios e fundos e entregou um Fluminense ainda menor que o da era Flusocio. Tem que sofrer impeachment JÁ ! FORA MB e toda a sua diretoria perdedora e incompetente !

          1. Pois é Rafael! Como q querem aumentar o sócio torcedor de um clube que diz:
            – metas para o ano que vem…ser vice do framerda no Carioca e não ganhar absolutamente NADA!
            Venha ajudar o Fluzão!

            Mas há quem goste…

            1. Nando, a campanha do sócio torcedor” É PELO FLU” tem quase 11 meses.
              Oh, o Vasco tem mais de 120 mil sócio torcedor, tá em segundo lugar. Enquanto o time vascaíno tá no Z4.
              Nando, respeite o Fluminense.

            2. Exatamente isso que você falou, Nando. Não existe essa de “ajudem o clube” apoiando-se, única e exclusivamente, na paixão do torcedor. A grana anda curta, ainda mais depois desse ano apocalíptico da Covid. É preciso apresentar um projeto concreto voltado para a reconstrução do clube. Voltar a torná-lo grande dentro dos campeonatos. A torcida cansou de tantos presidentes bla bla blas, que nada apresentam e nada acrescentam.

    3. Se isso é verdade ………. trata-se de uma verdadeira vergonha !
      Mas, se foi divulgado pelo NetFlu, não dê um tostão pela notícia. Certamente é ‘fake’.
      Já estariam tratando de conturbar o ano de 2021.

    4. Nando, este foi um dos motivos do estremecimento em nossas relações no passado distante.
      Creio que NINGUÉM aqui no Blog – e não só você – NINGUÉM, repito, tem o direito de aconselhar a que torcedores abandonem o clube, o programa de sócio torcedor.
      Insatisfação é uma coisa.
      Sabotagem é outra completamente diferente.
      A forma de fazer um time melhor é criticar construtivamente, nunca destrutivamente.
      Discordo frontalmente desta sua postura, meu prezado.
      Outra vez, discordo disso !

        1. Mas, vc tá sempre com raiva, Nando, quem paga a conta é o nosso FLUMINENSE! Tá parecendo o cara q gosta da garota, não tem coragem de chegar na mina, e fica esculhambando.
          Nando, respeite o Fluminense!
          ST

          1. Não lembre esta época de ” gostar da garota “, pois isso me faz lembrar os ótimos tempos dos bons “amassos” . Como era gostoso !!!!
            Haha !!!

          2. Vc q não respeita amiguinho, defendendo esses abutres. Pega sempre como exemplos Bragantino, Xv de Piracicaba, Oeste…em vez de citar Boca Juniors, Liverpool, River Plate…

            1. Não defendo, Nando, apenas mostro incoerências, q não ajudam o nosso FLUMINENSE.
              Pode anotar…vou citar Boca, River e os grandões da Europa. A ver.

        2. Era uma vez um irmão mais velho, muito respeitado pelos mais novos, que em um dia de extremo nervosismo virou-se para a mãe e disse ” um dia desses eu mato você.”
          Pois bem, na primeira ocasião em que o mais novo foi contrariado pela mãe, revoltou-se e deu-lhe uma facada no peito, matando a pobre.
          Ao que o mais velho disse : ” Foi só na hora da raiva, que eu disse aquilo “.
          Mas, a mãe já estava morta !!!!

          1. Kkkkkkkk nossa Amaury! Pra que tanto drama? Não mato nem mosca. Mas, parar de me irritar com esses abutres vindos da Flu ÓCIO, ainda não consegui…estou em evolução.

  24. Pois é!
    99,9999999999 % da torcida tricolor está p. da vida, como sempre acontece depois de uma apresentação bizarra como a de ontem…
    Só 1 pessoa, Alice (aquela do país das maravilhas) acha que continua tudo lindo, florido e maravilhoso.

    1. Imagine as torcidas do Galo e Inter!
      O galo soma + 1 ano sem brasileiro, = 49; o Inter 39.
      Enquanto isso o sócio torcedor de ambos mais de 120 mil.

      1. Falou tudo, a galera quer esperar ter um time bom e títulos para se associar, mas tem que ser sócio na fase magrela, na ruim, para quem sabe fazer o flu se erguer e ser o clube que sonhamos.

        1. Felício, esse comportamento de nossa Torcida é antigo!
          É quase uma tradição!
          O futebol do Fluminense é pioneiro no Rio de Janeiro, no entanto, Flargh e Vasco, destaque para o Flargh, nos passou desde a década de 40. Detalhe: o Fluminense era o bicho papão dos campeonatos e torneios.
          Sem esquecer da estreia do Rivelino no Fluzão, pouco mais de 38 mil presentes; e, não menos vergonhoso, a invasão corinthiana no Maracanã. ST

        1. Guilherme, eu respeito quem dá dinheiro pra esses caras, mas o meu ele não vê.
          Vende os garotos promissores pra pagar salários absurdos pra um time de barangas veteranas e acomodadas.

  25. Já viu as metas ousadas da diretoria para 2021?
    Conseguir chegar às finais do Carioca, chegar em 10o no Brasileiro, à 3a fase da Sulamericana e à 6a rodada da CB.
    Espetacular!
    Fora MB!
    Fora medíocres!
    Deixem nosso Fluminense em paz.

    1. É serio isso ? Onde saiu essa notícia ? Se for verdade é caso de impeachment imediato do MB e toda a sua diretoria. Não podemos aceitar, passivamente, o apequenamento da instituição, ainda mais vindo de dentro do próprio clube.

  26. Bem, bem, bem …

    A torcida tricolor atribuía ao pessoal da Flusócio todas as desgraças do time e nunca fez menção que foi com esse pessoal que o clube ganhou dois campeonatos brasileiros, quase ganha uma Libertadores das mais recheadas de bons times, e que andou, por um tempo, na parte de cima do futebol sul-americano, coisa que nunca se viu.

    Quem segurou a peteca neste tempo bom que citei foram Berna, Mariano, Gum , Leandro Eusébio, Carlinho, Diguinho, Julio Cesar, eles e todos os outros do elenco – devidamente esculhambados como são alguns de hoje -, ganharam o campeonato de 2010.
    Outros repetiram o feito em 2012, onde estavam Cavaliere, Bruno, a mesma dupla de zaga de 2010, Carlinhos, Edinho Jean, Valência, Wagner, W. Nem, Sóbis, todos, também – devidamente esculhambados durante o transcorrer do campeonato como são os de hoje.

    Eu não lembro de ter visto o time disputando torneios desses nem mesmo nos tempos da máquina de Carlos Alberto Torres, Marco Antônio; nem da era Rivelino, Gil, Pintinho; depois Assis, Ricardo Gomes, Branco.

    O presidente atual foi saudado por todos como o homem que daria jeito no time, mas que o esculhambam agora, e que lhe mostram que a solução é fácil, fácil. É só “comprar” jogadores de nível de seleção, trazer um técnico estrangeiro de nome, e estará resolvido o problema, porque na hora de pagar os salários deles isso será feito com “ticket alimentação” que um supermercado famoso vai voltar e emitir para ajudar o clube e colocar sua marca no uniforme tricolor.
    .
    “Este presidente fica trabalhando com empresários esses caras que escalam o time e que só levam barangas para lá”. Mas, quando vão embora, deixam um baita buraco no time cujo presidente não teve dinheiro para segura-los, e a torcida solta os cachorros nesses jogadores que não têm ” um mínimo de reconhecimento pelo que o clube fez por eles”.

    Ora, eles só querem receber seus salários em dia e melhores, e vão fazer falta , sim.
    Sem dinheiro não dá para fazer futebol profissional hoje. Como resolver isso?
    (17/12/20)
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>><<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
    .
    . .

      1. É sério? Pensava que tinha sido na década de 90, com três rebaixamentos consecutivos, doação do time inteiro, campeão da copinha São Paulo,
        O clube foi entregue literalmente ao flamenguista Renato Gaúcho, era jogador, técnico e pagava às contas.
        Fala sério! Fala sério!
        Quantas vezes o Fluminense participou da libertadores, antes de 2000?
        Participou em 1984, de forma vergonhosa!

    1. Permita-me corrigir algumas coisas, PCA. Em 2008, naquela Libertadores que dói até hoje na gente, a Flusocio ainda não estava no poder, assim como no tricampeão de 2010, tb não (O presidente ainda era o Horcades). Já em 2012, aí sim o tenebroso grupo já estava na presidência, mas ainda havia o forte aporte financeiro da Unimed, o que possibilitava ter um time, realmente, competitivo : Cavalieri (no auge), Gum e Euzebio (jogando bem), Edinho, Deco, Valencia, Wagner, Thiago Neves, Bruno, Carlinhos, Fred, W. Nem, Marcos Jr, Rafael Sobis, Samuel. Como dá para perceber um plantel com opções muito melhores que as que vemos atualmente nas Laranjeiras.

      Concordo quando você diz que não há milagre sem dinheiro. Ocorre que, vemos times com folhas salariais inferiores ao Fluminense e que jogam um futebol muito melhor e mais competitivo. Um excelente exemplo é o Atletico-GO, que tirou pontos de todos os times cariocas nesse campeonato. A receita para driblar a falta de grana chama-se criatividade e competência, coisas que o presidente MB e sua diretoria não têm. Além disso, é preciso ter cobrança. No Fluminense, as eliminações vexatórias e derrotas medíocres são encaradas como normais, não são. Um clube do tamanho do Flu não pode ser eliminado na 1 fase da sul-americana por um timeco do Chile (Lá Calera) e isso ser encarado como uma coisa normal. Clube que é conformado com derrota acaba se apequenando. E isso afasta os bons jogadores e treinadores, pois ninguém quer trabalhar em um clube que não pensa grande e onde não há um projeto concreto voltado para a conquista dos principais títulos.

      1. Caro Rafa, existe milagre sem dinheiro, sim !!!!!!!
        Aqui mesmo, no Fluminense, isso já aconteceu por várias vezes.
        Por exemplo, fui testemunha dos times que o Flu montava sob a direção técnica de Zezé Moreira. Os ‘craques’ do time eram aqueles revelados pelo Fluminense.
        Só ganhava por 1×0 , e por isso recebeu o apelido de ” Timinho “.
        Por exemplo (2), aquele time composto de Jandir, Leomir, Washington, Assis, Tato, e outras feras foi montado sem que sequer um medalhão fosse contratado. Tornaram-se famosos depois de terem sido multi-campeões com o Fluzão.

        Em resumo, existe milagre sem dinheiro, sim, caro Rafa.
        A questão é conhecer de futebol, contratar um bom técnico, com ele contratar bons nomes desconhecidos e ….. o principal de tudo, deixar o técnico trabalhar sem interferências.
        Este resumo é muito difícil de ser cumprido neste Fluminense de hoje.

        1. Ora, Amaury.

          Isso que você presenciou e mencionou nos dois exemplos foi naquele tempo em que se amarrava cachorro com linguiça. Esses “milagres” foram no tempo que os estrangeiros não levavam os nossos jogadores como fazem hoje.
          O mesmo que disse para o Rafael vale para você. Dá uma olhadinha.
          (18/12/20)
          >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
          .

        2. Eu era criança, mas lembro dessa época do casal 20 e o time com o Paulo Victor, Jandir, Ricardo Gomes, Branco, Tato etc. Passei a infância toda frequentando o Maracanã quase todo fim de semana, levado por meu pai, um tricolor tão roxo quanto nós.

          Concordo quando você diz que é possível montar um bom time, gastando pouco,mas não é fácil de fazer isso. Vai depender de uma série de fatores, dentre eles, competência na hora de contratar, se os jogadores contratados “darão liga” e se o treinador conseguirá fazer um bom trabalho. Se tudo der certo, a probabilidade de perder os destaques do time, no final da temporada, é muito grande, já que o dinheiro fala cada vez mais alto (e o Flu vive na pindaíba né ?)

          O que eu não consigo aceitar é a eterna mesmice institucional que se alojou no Flu, nos últimos anos. Nada de novo acontece e continuamos vendendo o almoço para comprar a janta. Enquanto o clube não separar o departamento profissional de futebol do restante do clube, incluindo orçamento e receitas destinadas exclusivamente ao futebol, será impossível do Flu dar a guinada de volta a grandiosidade de outrora.

          Não dá para assinar um contrato de 5 anos com um Ganso da vida, que não trará nada de retorno ao clube. Não dá para perder o Evanilson porque a diretoria dormiu no ponto é só foi perceber que ele era bom quando já estava acertado para sair do clube. Não dá para ficar tantos anos seguidos sem um patrocinador master, para ajudar nas despesas. Enfim, são muitos “não dá” e pouca transparência do que ocorre nos bastidores das Laranjeiras.

      2. Prezado Rafael.

        Esses jogadores todos que ganharam o campeonato de 2012, esse “plantel com opções muitos melhores” como você diz, todos os integrantes dele foram rigorosamente esculhambados durante o transcorrer do certame, sim, e nos mesmos moldes que fazem hoje com esses que estão no grupo de cima dos vinte por ação deles próprios. Esta “plateia” é implacável.

        Sobre fazer bons times sem dinheiro – o que significa pagar salários insignificantes a um grupo bom hoje – pode até ser possível para um campeonato. Mas, se alguns se destacarem, logo os de fora vão em cima , até porque seus agentes estarão se mexendo para leva-los para onde ganhem melhor, e ele, agente, ganhe o seu também.
        Então, esse time “bom feito sem dinheiro” se evapora logo, logo hoje.

        O Flu teve bons jogadores agorinha, ali ali atrás, mas todos foram embora pelo fator falta de dinheiro. Foi não?
        (18/12/20)
        >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

        1. Sabe o que acontece, PCA ? O torcedor é, antes de tudo, paixão. Sendo assim, quando o time ganha, tudo vira festa e euforia, já quando perde vira o fim do mundo. O futebol desperta esses sentimentos tão extremos e que mudam de um jogo para o outro. O que eu critico nas diretorias e presidentes que passaram pelo Flu, nos últimos anos, é essa eterna mesmice. Pode reparar que nada de realmente novo acontece no Flu. É sempre vendendo o almoço para comprar o jantar, assim complica né ? Sem falar na péssima gestão da nossa base, que vive ganhando títulos mas não chega a levantar canecos no time principal, pois são vendidos muito precocemente para fazer caixa. Eu sei que a Lei Pelé tem muita culpa nisso tb, pois transformou o jogador numa fatia de pizza, onde cada um quer um pedaço. No entanto, é notória a incompetência tricolor na hora de negociar os contratos, seja para vender bem (geralmente saem por um preço muito baixo) ou renovar (vivemos perdendo jogadores bons porque faltou habilidade de negociação).

          Agora, o que você disse é verdade : os times ditos pequenos, quando conseguem fazer boas campanhas, como o próprio Atletico-GO, são logo desmantelados, pois os times grandes pegam todos os seus destaques. O dinheiro sempre acaba falando mais alto e isso nunca mudará. Por isso o Flu tb precisa mudar. Enquanto continuarmos administrando a base com essa incompetência e falta de transparência, somados a total falta de critério na hora de contratar, não conseguiremos sair do lugar.

    2. PCA, essa turminha tem memória seletiva! É claro, por conveniência.
      Ficam falando das eliminações para La Calera e Atlético – Go.
      O time goiano, eliminou o Fluminense com mérito. 4 jogos, 2 vitórias, 1 derrota e 1 empate.
      Desafio: quem não foi eliminado por um La Calera da vida, atire a primeira pedra!
      PCA, pq esses chorões, maledicentes de plantão, não comentam como foi a participação do Fluminense na libertadores de 1984?
      ST

      1. É isso, ONI
        A de 84, com aquele time, foi de lascar.
        Na de 71, se não me engano, o time meteu uma carroça lá num time dessas montanhas, 5 ou 6 a 1, por aí, mas perdeu em casa para esse mesmo time por 1 a 0.
        .
        Realmente, todos os grandões já foram eliminados por outros insignificantes que apareceram em seus caminhos. Isso, em todos os continentes onde o futebol se faz presente.
        ( 18/12/20)
        >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  27. Pois é, a coisa tá feia!
    Pô, cadê os cavaleiros do Apocalipse, falando do prejuízo que o Fluminense terá se não renovar com o Marcos Paulo? Q o Abad, fez doação ao time inglês, deu o JP, (garoto de 200 milhões de Euros) putz! O time foi rebaixado, e o JP apenas 3 gols; e o MB, pq não renovou com Evanilson?
    Q o Diniz, é o professor Pardal.
    Se cuida Marcão!

  28. Pois é pessoal!
    Há uma explicação plausível para o horror que assistimos ontem (eu, só até um certo tempo).
    O campeonato brasileiro costuma terminar no início de dezembro (ano passado foi dia 08).
    Marcão acreditou q o campeonato já tinha acabado, e chamou os amigos para a tradicional pelada de fim de ano.
    Pode parecer meio louco, mas é a única explicação que eu encontro.

    1. Kkk Amiguinho, a explicação é muito fácil, não precisa inventar a roda! Kkk é tudo uma questão de mérito, o Atlético – Go, pelo brasileiro, jogou duas vezes com a dupla Fla e Flu e ganhou 4 pontos de cada, vitória e empate.
      Ah, não perdeu para Vasco e Botafogo.
      O seu problema e de alguns é esquecer o mérito do adversário, e, achar culpados! No jogo do primeiro turno, o culpado do empate foi o Hudson (expulso); no segundo jogo da CB, o culpado foi o Muriel. E, contra o Flargh? Os caras meteram 3 a O e empate no Rio. E Vasco? E Botafogo?
      Amiguinho, chega, tá ficando patético.
      Tô lembrando vc torcendo para o MB, e agora? Não vai assumir?

  29. Comentar sobre o Fluminense virou mesmice, nada a acrescentar.
    O que fico impressionado é com alguns integrantes desse blog que mudam de ideia a cada momento do Clube.
    Para alguns, o Marcão era o cara e agora não vale nada, kkkkkkkkkkkkkkkk.
    Muito hilário, Marcão nem como jogador se destacou, só vontade e raça, mas futebol e inteligência nunca foi o seu forte, não sei por que agora iria ser diferente.
    Faltam 5 pontos.

    1. Exatamente, Fluto, em matéria de “alguns integrantes mudar de ideia” bota impressionado nisso!
      Sugestão: que os simpáticos após suas ideias, coloquem data de validade!
      Com relação ao Marcão não ter tido destaque como jogador, há precedentes, Fluto.
      Lembra de Felipão, Luxemburgo, Dorival JR etc. A lista é extensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *