Lapsos finais

Não chegou a ser uma atuação indecente quanto a do sábado passado. Mas a partida que marcou a despedida do Fluminense no Campeonato Brasileiro, contra o rebaixado Atlético-GO, foi melancólica, tal como a sua campanha. O estádio vazio deu ao jogo um aspecto de fim de feira, com direito à mais uma falha clamorosa da defesa, desta vez com Léo, que, ao tentar dar uma pixotada na bola, acabou falhando e originando o gol de empate do Dragão. Antes, Wendel havia marcado um golaço, pintura que não acompanhou o nível de sua atuação, na média dos demais.

Depois de terminar na 13ª colocação nas duas edições anteriores, ao fim de mais um Brasileiro, o Tricolor conseguiu a façanha de piorar, decaindo mais um degrau. Até mesmo a volta à Copa Sul-Americana só foi possível porque o Grêmio conquistou a Libertadores, aumentando a oferta de vagas.

Mas o que não caiu no colo foi a meritória artilharia de Henrique Dourado (ao lado de Jô, com 18), obtida com muito suor e senso de profissionalismo. Os gols do Ceifador, também goleador do país na temporada, fizeram do Fluminense um dos clubes com maior número de artilharias em Campeonatos Brasileiros (cinco), atrás apenas de Vasco, Flamengo, Atlético-MG, Botafogo e Internacional.

Gustavo Scarpa, que, como Conca em 2010, atuou nas 38 partidas na competição, apesar dos altos e baixos, e até de uma certa pinimba com a torcida, é um dos nomes do elenco que também deve ser exaltado em 2017. Scarpa, que terminou o Brasileiro como líder de assistências (12), superou uma fratura no pé a tempo da estreia vitoriosa contra o Santos, em 14 de maio. Desde então, teve queda de rendimento, mas jamais se escondeu.

Gustavo Scarpa e Henrique Dourado deverão – ou, ao menos, deveriam – encabeçar a lista de jogadores com os quais o clube deseja contar em 2018.

Com a temporada do futebol nacional encerrada, o Fluminense deverá definir nos próximos dias a situação da comissão técnica, para iniciar o seu planejamento.

E se em 2017 houve uma certa benevolência com a direção, que, por pegar um clube em grave crise financeira, apostou num time de pratas da casa, em 2018 a cobrança promete ser bem mais ostensiva.

Os erros estratégicos não foram poucos, promessas foram descumpridas e o ato final, com condução coercitiva do presidente até a polícia, uma mancha à bandeira, acabou por fritar de vez a paciência dos tricolores.

Para o chamuscado Flu, 2018 começa já nesta segunda-feira.

________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/

194 thoughts on “Lapsos finais

  1. um amigo meu, frequentador do Leme, me informou que o sofisticado Abel adora vinho, no Marius so pede o vinho portugues ” Cabeça de Burro ” Cabernet Sauvignon, entao ta explicado o desempenho do Flu este ano, o vinho lhe da muita “inspiraçao”.
    ahe candango Ricolor ja experimentou este ?

  2. Pois é, pois é.

    Certa vez, num casamento, já faz um bom tempo, estávamos batendo papo de gente que se conhece nesses ambientes, onde sai todo tipo de conversa, e um cidadão, que era médico, cuja especialidade era analisar o desenvolvimento do corpo humano, se todos os membros e órgãos ficaram do tamanho normal até certa idade, disse que um homem que cresce demais pode ter algum órgão interno que não acompanhe a sua envergadura meio fora de padrão, e esse órgão possa não atingir o tamanho ideal. A isso ele deu um nome técnico que não me lembro mais.

    Estou dizendo isso porque alguém que se vangloria de ter um metro e noventa de altura escreveu o que segue:

    “Qual a novidade Carlos? Ou vc achava que esta gestão iria ao mercado internacional e trazer um zagueiro argentino daqueles que comandam a cozinha, um meia habilidoso paraguaio que dita o ritmo, dois laterais rápidos e com bom senso de marcação e com invejável preparo físico e um volante daqueles com saída de bola sem errar passes de forma a complementar o resto do time e sem vender nada? Ou vender somente os “inválidos”?”

    Ora, depois de se saber explicitamente a situação do Fluminense e de tantos outros coirmãos, alguém querer que o clube faça isso tudo, conseguindo crédito com quem?

    E esses cinco espécimes com essas características todas serão encontrados, facilmente, onde?
    E os salários desses feras todos seriam de quanto para cada um?
    Será que todos aceitariam 20 salários mínimos, vale refeição e um apartamento de graça, cedido pelo Iludido e Madureira na estância balneária do Piscinão de Ramos?

    É aquele negócio do cara crescer muito e o cérebro não acompanhar
    (05/12 – 19:00)
    quemnãopensaoquefalanaosefazentender.

  3. Não se pode negar que muito dinheiro correr frouxo e por debaixo dos panos em muita negociação envolvendo jogador de futebol. Vide o caso Neymar.

    Há também de se ressaltar muitas saídas que deram em confusão aonde o Clube ficou a ver navios como foi o caso do R10 do Grêmio e agora mais recente aquele bom lateral esquerdo Zeca do Santos que também está numa briga danada para se desligar do peixe.

    Já tivemos casos de jogadores que optaram por sair pela porta dos fundos das Laranjeiras que foi a do zagueiro Dalton que tinha contrato até 2012 e fez a burrada que fez e hoje está pagando seu preço.

    Essa estória de jogador a, b ou c ficar jogando chantagem para dizer que seu futuro está em aberto, blá, blá, blá em conjunto com seu empresário, muitas das vezes serve de cortina de fumaça para dali sair alguma vantagem para ambos. Que o Clube coloque seu contrato na mesa e quem vier pagar a multa rescisória leva na hora.

    Acontece que no Fluminense tem uma cambada de dirigentes que fazem suas “mierdas” e que são capazes de nem exercerem o direito que o Clube tem nos contratos assinados e por outro lado, o atraso salarial tem sido mais que a gasolina no incêndio.

    E vejam o quanto eles são “estraordinários” que venderam o Biro-Biro e o Rich e o que fizeram com os recursos das vendas. Isso sem falar nas vendas do Kenedy, Marlon, Fabinho, etc.

    Ainda para completar a “mierda” feita, o Abel mete sua opinião e indica o Romarinho….

    1. E não esqueça que da outra vez o Tapir das Arábias indicou o Marcio Rosário… era este o nome mesmo? Aquele zagueiro que o Botafogo ficou rindo de orelha a orelha por terem levado embora.
      E não teve um outro que veio das Arábias com seu chinelinho e tudo? Ou este foi antes do Tapir?
      SSTT

    2. Caro tricolor Washington, esses empresários estão acabando com o futebol… seja por indicações dos seus amigos técnicos que sempre ganham um por fora pela negociação, seja por empurrar um jogador condicionalmente na contratação de outro, seja na alienação feita na cabeça do jogador, quase sempre um menino que nunca viu tanta grana na vida…

      Veja, só esse ano teve dois casos no Fluminense de jogadores contratados que tiveram um contrapeso vindo junto: Sornoza – contrapeso: Orejuela e Robinho – contrapeso: Richard! No segundo caso o contrapeso valeu mais que o “peso”.

      Indicações de técnicos, na maioria das vezes, é só para os dois (técnico e empresário) lucrarem com a indicação, infelizmente!

      E as falcatruas envolvendo futebol são inúmeras… outro dia mesmo, estava num evento aqui em BH e na ocasião tinha um cara que no passado era influente no futebol do Cruzeiro, e ele falava que em uma das peneiras, os moleques chegaram, se prepararam, entraram em campo, deram seu máximo e o responsável ficava de papo com outros caras nem prestando atenção no futebol dos moleques e no final disse: quem é o moleque sobrinho do lateral do time profissional do Cruzeiro? E completou: “beleza, você fica, aos outros agradeço a participação.

      E ele disse que isso acontecia várias e várias vezes… assim está ficando o futebol: cheio de QI’s e os jogadores de valor realmente vão ficando pelo caminho frustrados por causa de caras como esse responsável pela peneira do Cruzeiro aí… triste realidade!

    3. O Fluminense não tem grana. Para 2018 , ou o clube arrisca gastando o que não tem ,ou arrisca em pontaria calibrada. O mais importante hoje seria o olho clínico para encontrar no mercado jogador competente a preço de banana. Existem e muitos. Só que deve beirar à perfeição esta busca. Pode ser aquele cara da série D desprovido de musculatura mas com personalidade e técnica ou o colombiano que nasceu numa aldeia remota e despontou para o mundo do futebol há pouco. Psicólogo bom faz milagres, se não conseguir fazer descarte o jogador – eu , por exemplo já teria descartado o Michael há muito tempo. Tem gente muito barata que pede muito pouco para ter uma chance que seja na vida. Mas isto é o difícil. Este olho cirúrgico não existe no Flu hoje.Ontem, na rádio globo, o Torres repetiu o mantra de muitos que vai buscar em séries inferiores sem descartar série A através de trocas, dispensando estrangeiros por problema de adaptação. Tá errado, não tem visão global ! veja o elenco do Grêmio atual. Quem era o argentino Kannemann antes da Copa do Brasil do ano passado? Custou ao Grêmio 3,9 milhões de reais. Robinho, lesionado do dedo nos custou 2 milhões de Euros , quase 2 Kannemans. Quem era Geromel 1 ano e meio atrás? Pegue todo elenco do Grêmio e verás que tem muito quem era além dos ditos refugos de outros times. tem que saber escolher e saber encaixar. Eu vi o Pratto em 2011 pela LaU e o cara era praticamente o ataque todo do time. Quanto ele custava lá atrás? Posso estar errado , mas para mim, estrangeiros são mas profissionais que brasileiros. Tirando o Valdívia do Palmeiras e talvez uns poucos nomes que nem lembro, os caras não aparecem tanto no extra campo quanto os brasileiros.Fosse eu presidente do Flu, contrataria uns 2 matemáticos/estatísticos a custo praticamente zero em termos do que gira no futebol, os colocaria em salas confortáveis com alguns telões, para ficarem analisando jogos de futebol ao menos de toda a América do Sul. Todos os campeonatos que puderem, apenas para produzirem relatórios completos sobre jogadores potenciais, custos, projeções, etc… Durante competições, ainda serviram para analisar adversários. Softwares de desempenho só funcionam quando a colheita da amostragem é bem feita. Ou alguém acredita que hoje o Flu faz algo parecido? O máximo que devem fazer é ver títulos de notícias na mídia e pegar estatísticas do cartola da Globo para dizer se jogador A ou B é bom. Tem que saber garimpar. Infelizmente falta muito ainda nesta administração incompetente no gerenciamento desde a aquisição até a venda.

  4. Nao sei se é verdade mas ja ouvi falar que muitos socios do flu nem flu são por isso pensam na sede piscina e o time que se f….. peço auxilio pra quem mora no rio pra me responder.

    1. Eh fato. Muitos dos socios do FFC moram em predios ao redor das Laranjeiras, predios das decadas de 50 e 60 que nao tem estrutura de lazer nenhuma. Nao torcem pro time e estao puco se lixando pro futebol.

  5. Prezado Rodrigo Guaratiba,

    Não sei a sua idade, mas eu com mais de 50 anos, dei a sorte de acompanhar e ir aos jogos do Fluzão, na época em que ele era considerado time grande e temido por todos.

    Hoje, tenho pena da juventude e dos adolescentes que são sacaneados diretos na escola por causa do Saco de Pancada FC em que nos transformamos.

    Hoje, somos a vergonha do Brasil.

    Vc não irá ver uma criança querendo torcer pela mediocridade que nos foi imposta pela flasócio.

    Esqueça essa porra e lembre-se que ainda tem o Real Madrid para nos dar alegria este ano.

    ST

  6. Saudades da época em que quando em dezembro, janeiro eu ficava na expectativa de contratações, jogadores de nome que iriam usar a bela camisa do flu da Adidas. Agora são só vendas e jogadores sofríveis que usarão esta camisa cheia de patrocinadores que nao pagam porra nenhuma e não ajudam em nada.

  7. STT.
    Eu não entendo como ainda tem gente acreditando nessas propostas para tirar o Abel do Fluminense. Seja na Europa, na China, na Arábia ou até no Brasil. É tudo Fake! Esse cara pensa que nós somos otários igual ao Abadé que acredita nisso e faz o possível para que ele permaneça no Fluminense. É exatamente o que o Abel quer, permanecer no Fluminense, trabalhando uma ou duas horas de treinos e olhe lá. Todo mês recebendo o seu salário, pouco se importando com o time, se vai ser rebaixado ou não, um enganador. Sou torcedor do Fluminense, pouco importa o presidente, técnico ou jogadores. O Fluminense é muito mais que essa mediocridade.
    Saudações Tricolores.

    1. O Abel é um pilantrão, um tecnico sob medida pra essa quadrilha de flusocios.

      Mentirosos, incapazes, venais, incompetentes e inconsequentes e falastrões, isso é uma coisa só.

      1. Eles devem ter feito um pacto no jogo contra a Ponte Preta: Nós vamos livrar o time do rebaixamento e você finge que treina e nós fingimos que jogamos em 2018. Quanto a essa história de vender o melhor jogador para contratar dois ou três bons já é velha. Lembram do Richarlison? Fizeram exatamente isso, e todo mundo ganhou dinheiro, menos o Clube, a dívida aumentou. Tratam a Instituição como um negócio e a torcida, como sempre, não ganha nada, só dissabores e chacotas.
        Abraços Tricolores.

  8. Encerrado o Brasileirão e consumado o fiasco do time, nada melhor do que as férias para por água na fervura e voltarmos à mediocridade do dia a dia.
    Leio por exemplo que o tal do Torres vê com bons olhos as voltas do Edson, Giovanni e do Wellington Silva, o que faz a minha falecida avó gritar lá do túmulo:” PQP”
    Agora é a hora perigosa dessa Diretoria mequetrefe fazer merda dentre elas — a que mais me preocupa — vender o Scarpa a preço de banana, ou trocá-lo por refugos de outros clubes.
    Scarpa tem contrato até 2020 e, na minha opinião, não pode ir embora, tem de ficar.
    Teve um ano ruim, em virtude da lesão e principalmente do papel que lhe coube nesse esquema de jogo estúpido do Abel.
    O menino se tornou muito manjado– aquela jogada de sair da direita,cortar pro meio e chutar ou levantar a bola na área — foi facilmente marcado pelos adversários, apanhou pra caralho, jogou ao lado de um monte de pernas de pau e visivelmente tudo isso o irritou e muito.
    Ele quer sair, mas nós não podemos deixar.
    Na minha opinião, Scarpa tem de flutuar na entrada da área, da esquerda pra direita e vice versa, sem posição fixa, a critério dele e de acordo com a conveniência do momento.
    Não pode ser ajudante de lateral, nem de volante, como o pobre do Sóbis foi nos últimos tempos.
    Só há uma hipótese em que eu aceitaria trocar o Scarpa: pau a pau pelo Thiago Neves! Todavia, como o Cruzeiro não é idiota, digo que esse número de telefone não existe.
    Tricolores, sinal amarelo de alerta ligado, todos atentos, porque a penumbra deste final de ano é ambiente propício para que os dirigentes do nosso futebol façam as cagadas que haverão de comprometer o nosso 2018.

      1. Tim, a pescaria foi ótima (Rio Negro). Peguei (e soltei) o maior peixe do período, um belo tucunaré de 8 kg). Fora a paz de estar na Amazônia, em estado de silêncio absoluto! Forte abraço.

  9. Aí Oni, fala com o pessoal do Flu ócio colocar o meu nome no amigo oculto de vcs… aí, se eu tirar o nosso amiguinho ‘abade’, eu vou dar uma passagem de ida pra Coréia do Norte, pra ele ficar juntinho daquele gordinho babaca que acha que é o senhor dos anéis, e quer destruir o mundo…

    1. Nando, desencana esquece a Flusócio homem de Deus! Sem dúvida o fato relevante foi o post do Ricolorzinho em resposta ao ilustre PCA. Você leu? Ricolorzinho, disse ter 1,95 m. E, por isso, tá todo garboso! kkk Amiguinho, fala para ele q o saudoso tricolor Jorge Lafond (Vera Verão) tb tinha 1,95 m. E, qualquer semelhança é mera coincidência. Né não? kkkk

      1. Hmmmm… senti um interesse depois que falei minha altura… hahahahaha.
        Sabe tudo dos que gostam de outra fruta como altura e outras coisitas mas.
        Mas desencana que a fruta que eu gosto sempre foi mulheres… e terrestres.
        Não sei o que rola no seu planeta rosado, mas tô fora. Vc já tem os Cavaleiros da Távola Rosada para te ajudarem a preencher seu vazio… existencial.
        SSTT

    2. O gordinho eh um fantoche da China, que eh quem banca aquele pais de m*rda. Como agora tem gente em casa, ele esta com o dedo atochado tocando uma “curirica”…. Qdo se tem comando, nego enfia a viola no saco.

  10. Tudo indica que a flusócio é composta por pessoas com total falta de aptidão para gerir um clube de futebol que não é grande, é gigante.
    Não há um indicador de melhora.
    Não há uma notícia animadora.
    Não há uma rota estabelecida para organização.
    Não há inspiração.
    É tudo burocrático, pragmático, sem alma, sem sangue nos olhos, sem pegada, sem raça, sem graça.
    Nunca vi o futebol do Fluminense em uma situação tão caótica assim.

    Enquanto estava com campeonatos em disputa eu não faria coro com quem critica tudo e todos, agora que acabou não dá é pra ficar em silêncio.
    Eu não sou torcedor de time formador, o time para o qual aprendi a amar possui a história de se VENCEDOR.
    Na situação atual, pra ficar ruim, tem que melhorar muito.
    O Fluminense precisa de um choque.

    1. ” Enquanto estava com campeonatos em disputa eu não faria coro com quem critica tudo e todos, agora que acabou não dá é pra ficar em silêncio. ”

      Perfeito, Dinei.
      Isso é o que pouca gente aqui no blog compreende.
      17:08 > 05DEZ

    2. Então, a partir de 12.01.2018, quando o Fluminense estreará na portentosa Florida Cup, e até o início de dezembro/2018, quando terminará o campeonato brasileiro, você vai ficar caladinho? É, talvez seja melhor assim.

    3. A Flusócio é uma incógnita sobre o que é para mim. Um destes organismos ocultos. Tive a curiosidade de entrar no site deles apenas há 1 mês atrás. Um site muito mal feito por sinal. No “quem somos” nenhum nome. Sabemos que o Peter e Abad fazem parte! Em um único vídeo eu encontrei com um rapaz Dhaniel Cohen falando. Ah, tem comentarista aqui que faz parte “obviamen.. Oniviamente’. Mas controlam de forma muito obscura para a torcida fazendo um marketing esconde-esconde. E controlam mesmo, pois nada me tira da cabeça que sem tal controle sobre a carteira de votantes, nunca o Abad ganharia do Celso Barros. De qualquer forma, foram mais competentes que o Eurico nos 94% da urna 7, pois ninguém comentou nada da virada de último na boca de urna para primeiro com vitória de lavada . Enfim….

  11. Caros,

    Segundo o noticiado, arguido se Scarpa e Dourado vão sair a resposta de heer Abad foi que é “o mercado que vai dizer”. Vamos então inverter a questão: Luan e Neymar virão para o Fluminense em 2018? Será que é o mercado que vai dizer? Ou o mercado manda no Fluminense só na hora da política do “Vender ou Vender” deste cretino funcionário público “neo-liberal”? Podem dar adeus ao pouco de qualidade que havia neste plantel. O Fluminense afunda e alguns idiotas ainda o defendem.

    Com a Flusócio não há nada de ruim que não possa piorar.

    SDs T e FT

    1. Qual a novidade Carlos? Ou vc achava que esta gestão iria ao mercado internacional e trazer um zagueiro argentino daqueles que comandam a cozinha, um meia habilidoso paraguaio que dita o ritmo, dois laterais rápidos e com bom senso de marcação e com invejável preparo físico e um volante daqueles com saída de bola sem errar passes de forma a complementar o resto do time e sem vender nada? Ou vender somente os “inválidos”?
      Claro que não… ele vai vender o que tem de melhor. Por merrecas, a serem pagas sabe Deus lá quando e trará o que o Tapir “jênio” indicar… como aquele zagueiro do Botafogo (Rosário ou algo assim), o portentoso do ABC de Natal, o que estava encostado nas Arábias e por aí vai… tudo indicado e mandado colocar na conta dele, o Tapir das Arábias.
      É só lembrar da venda do Richarlisson e comparar com as vendas de Flamengo e Vasco… kkkkkk
      SSTT

    2. É só questão de tempo,Carlos.Os jogadores que ainda possuem mercado tais como Scarpa,Dourado e Henrique,creio que até o início do BR 2018 estarão reforçando outros clubes e se não nos bastassem Marquinhos e Romarinho,outros do mesmo naipe serão despejados no Fluminense.

  12. Galera, olha a frase do Abad. Sobre os jogadores Gustavo Scarpa, Henrique e o Dourado, o FDP tem a cara de pau de falar que todo bom jogador interessa aos grandes clubes, e o nosso clube? Fica com refugos?

    Cara, eu nunca odiei tanto uma pessoa. É sério, gente, tem que arrumar um jeito de tirar esse cara. Ele é louco, não acho que seja só incompetência, eu acho que rola maldade, não é a toa que são chamados de flasocios, os caras fazem de tudo pra f* o clube. Eles mandaram embora o único tricolor de verdade que fez algo pelo clube que era o PA. E o mas triste que foi por causa de estádio que o Abad queria deixar para o “amiguinho” bandeira.

    Eu entro aqui todo dia pra saber de algo bom do clube, e só tem desgraça, perco tempo com essa p*de rede social por amor ao clube, mas tem hora que da vontade de abandonar. Tenho outras prioridades, tenho meu trabalho, meu filho, minha esposa reclamando que todo dia fico nesse vício de Fluminense. Pra um desgraçado fazer o que faz com a gente.

    É desanimador, já não tenho quase amigos por causa de Futebol, de tanta sacanagem que a gente escuta da instituição. Não tenho nem prazer de mexer no zap. É só humilhação. Será que os filhos do Abad são tricolores? Os netos? A torcida do Fluminense não aguenta mas tanta humilhação. Gente, desculpa o desabafo, mas tá f*da!!!!!!

    1. Esse é o meu sentimento também, Rodrigo. Estou a centenas de quilômetros de distância, mas minha vontade é tomar de assalto a sede do Flu e colocar esse boçal do abadeza e seus miquinhos amestrados da flubócio no lugar que merecem estar, ou seja, lá na esgotosfera da gávea.

    2. Caro Rodrigo… parece que vc gosta muito de futebol. Então vou te dar uma dica…
      Esquece o Flu. Deixa o Flu no banho maria por um aninho ou mais (tempo em que esta besta deste treineiro estará a frente) de forma que estes asnos saiam do clube.
      Neste meio tempo lembre que teremos Copa do Mundo que poderá absorver boa parte da nossa atenção.
      Estará rolando boas pelejas no cenário europeu que podem ser acompanhadas pela internet. Basta digitar no Google o jogo que quer assistir… algo como “Fulano x Beltrano ao vivo”.
      Hoje em dia com um plano 4G vc pode assistir a estas partidas no seu celular (desde que ele seja um smart bonzinho) em qualquer local.
      O Flu está fazendo mal aos seus torcedores, infelizmente. Só não afeta o Cavaleiro Rosado baiano do Espirito Santo amém. Para este e seu outro “cumparsa” alienígena… está tudo bem, está tudo maravilhoso e nós é que não sabemos apreciar as nuances róseas da vida.
      Assim… relaxe, curta sua família, assista a um bom basquete na NBA (tem cada partida) e… em última opção… escolha um outro time que vc tenha algum afeto para assistir a algumas partidas. Eu tenho o Grêmio por causa de minha ascendência gaúcha.
      Faz bem se desligar do Flu quando nossos dirigentes querem f… com ele.
      Antes que o alienado e o usuário de oclinhos róseos falem mal, acompanhei o Flu na saída da terceirona e no 1% de chances com vibração e até ajudei monetariamente comprando camisetas e participando de vaquinhas porque via o time brigando e tentando. Hoje em dia… pffffff… nem tentar eles tentam.
      SSTT

  13. Tempos atrás o Fluminense conseguiu resgatar o futebol de muitos jogadores questionados nos times que jogavam como fora o Rivelino no curinga e o Renato Gaúcho no CAM.

    Eles vieram e fizeram a diferença no momento certo das conquistas que o Fluminense teve com a participação deles pela experiência e porque não aquela dose de “malandragem” característica que tinham quando atuaram com a camisa tricolor?

    Nessa época de especulações, renovações de elencos, dispensas, contratações, etc, existem alguns jogadores brasileiro que estão em baixa no exterior como o Lucas do PSG e o Rafael, lateral revelado no laranjal e joga no Middlesbrough da Inglaterra.

    É também uma boa chance olhar os 4 times que foram rebaixados para a série B que tem bons jogadores e que poderiam ser opções de reforços para a montagem de um elenco que possa vir a ser competitivo como hoje o Fluminense precisa ser.

    Aí eu entro na seara do recente episódio da cessão dos ingressos que o Abad “assumiu” sozinho a ação e bem que poderia baixar um santo nele que o fizesse a decidir por reforçar o time do Fluminense com base nas oportunidades que apontei acima fazendo com responsabilidade, pois recursos o Clube possui, basta fazer com criatividade e se cercando das pessoas certas que entendam do ramo como o Branco, o Parreira, etc.

    Agora se a opção do Abad for ficar na zona de conforto, aí vamos de Romarinho, Marquinhos e seja o que Deus quiser em 2018 com Abel no comando.

    1. Algumas coisas devem ser analisadas pois os tempos são outros. Sobre estes 2 exemplos que citou, o Rivelino eu não vi jogar pelo Flu pois sou de 74. O Renato Gaúcho sim, acompanhei dos estádios.Aqueles tempos eram outros. Falando por mim , são só minhas “achâncias” a partir de agora , ou seja , a história que montei em minha cabeça ; Naquele tempo não existia um abismo financeiro entre o Fluminense e os outros mais ricos. Ou melhor, o Flu era tão forte quanto os outros em poder de barganha. Flamengo por exemplo, não tinha nenhum título nacional na época do Rivelino. Corinthians também não. Lembro de quando era criança que a revista Placar, que era o termômetro de medição de torcidas no início dos anos 80 apontava a do Fluminense com cerca de 9,5 mlhões de torcedores ; hoje os meios afirmam que temos 2,5 milhões apenas e até pesquisa do Datafolha chegou a dar empate técnico com a Portuguesa-SP uns 3 anos atrás.Eu acho que estas pesquisas são todas mal intencionadas. A família do Montenegro, dono do IBOPE a partir de 86 (acho que mais ou menos isto), inclusive a meu ver favoreceu tanto o Botafogo e desmereceu tanto o Fluminense que fizeram os alvinegros nos ultrapassarem. Repare que se em 82 cantavam “120 milhões em ação” na copa da Espanha , hoje o Brasil tem 207 milhões de pessoas. A população quase dobrou, a torcida do Flu quase toda morreu e a do Botafogo , como cresceu tanto com 21 anos sem sequer um carioca e 1 brasileiro conquistado há mais de 20 anos atrás. Sabe quando a torcida do Botafogo pode se comparar a do Fluminense? Nunca ! E tenho muitas dúvidas sobre a do Vasco ser tão maior assim. Repare que a saída do regime militar deu-se em 85 quando o Figueiredo ( que aliás era tricolor) saiu e abriu caminho para esta democracia toda que na verdade não existe no Brasil e meios de comunicação profissionalizaram mais o futebol. Nos anos 80 somente jogos finais apareciam na TV. Futebol não era o principal produto dela. Nos anos 90 aumentou o fluxo e depois da virada do milênio disparou de vez. Junto com a mídia (IBOPE de certa forma está incluso nisto e parece que matou mais torcedores do Flu outra tragédia na história da humanidade ) vieram as mentiras que contam e sempre direcionando as pessoas para os objetivos dela. Mais ou menos como em campanhas políticas que são todas mentirosas (vide ABAD) e SEMPRE mantêm ali na esfera de disputa somente os que mais abusam de mídia. Flamengo ganhou 5 Brasileiros e Corinthians 7 depois de 80 e o poderio financeiro oferecido a eles por empresas de TV são absurdos comparando com os outros. O radinho de pilha saiu de cena e os torcedores que enchiam estádios foram junto com ele. Por que ir aos estádios se apertando um botão o cara está com a visão privilegiada do jogo? Até o subproduto 2a divisão ficou interessante com os grandes caindo. Repare que em 15 anos de patrocínio bom da Unimed ganhamos mais títulos que são importantes nos dias atuais do que os outros 100 anos de nossa existência sem ela. O São Caetano, através de alguns empresários malandros chegou à “glória deles” com implantação de estrutura apenas e administração de elenco competente. Uns 10 anos antes, o Bragantino com o dindin do Nabi Abi Chedid (acho que se escreve assim) e o bom olho do Luxemburgo. Parmalat montou um Palmeiras bom demais e levaram brasileiro, Libertadores, etc… Dinheiro faz a diferença, não tem jeito. A Chapecoense começou do zero e se ela ganhar uma Libertadores com o time que tem, pode crer que seria um feito absurdamente inacreditável. Algo como nós termos nos salvado em 2009 nas 10 rodadas finais. Hoje, o Fluminense teria que ser muito competente como a Chapecoense foi para se destacar. Esqueça que a camisa de Dry Fit hoje nem enche de suor para pesar tanto quanto as antigamente e por isto um Fluminense X América -MG não é mais igual a um Brasil X China. Perdemos uma chance de ouro com a administração paralela incompetente enquanto a Unimed injetava dinheiro. A torcida do Fluminense tem que pressionar estes bostas aí que administram o clube a conseguirem patrocínio e trabalharem com competência e expulsarem eles caso não obtenham resultados e não ficar conformada nesta diminuição que nos é imposta. Pelo que acontece atualmente , tem que botar eles para fora. Enquanto não acontece tal fato, até porque infelizmente é uma administração recente por direito, tem que pressionar o tempo todo, pois eles têm que realizar algo mesmo sob pressão. É a chance de ouro dos caras poderem se manter no poder mesmo sendo xingados. Eu sinceramente achei que nunca mais veria o Fluminense indo para o fundo do poço , mas tá difícil continuar acreditando nisto. Finalizando, é uma vergonha o Fluminense não ter um estádio para chamar de seu quando até o América tem.Quando até o Tigres do Brasil tem. A Portuguesa de SP, sem divisão nacional, tem. O Tupi-MG tem. É….foi mal pelo texto grande

      1. Pode ter sido grande o texto… mas concordo com vc.
        E não discordo da queda de 9,5 mi para 2,5 mi não… de cada 10 moleques no Rio que ainda não se decidiram para que clube vai torcer se vc achar unzinho que escolha o Flu paparique muito este moleque. Os outros 9 uns 5 irão ser mulambo e o Asco e Bota dividirão os outros 2 de acordo com o que apresentarem no momento.
        Se vc sair do Rio então… aí o número tende a zero facinho.
        SSTT

        1. Beleza Ricolor. Mas não foi tão somente o Flu que sofreu processo degradante ao longo dos últimos 40 anos. Pode até discordar pelos dias atuais , mas nestas 4 décadas , com exceção do Flamengo, nós sofremos 2 rebaixamentos consumados, o Botafogo também 2 e o Vasco 3. Em títulos , desconsiderando estaduais que hoje nem surtem tanto efeito assim, ganhamos mais ou menos a mesma coisa que o Vasco e mais que o Botafogo. Não vejo tantos motivos para perdermos tantos torcedores enquanto os outros se mantiveram em suas posições. Ou as pesquisas da época , quando eram mais ingênuas eram muito mentirosas ou as de hoje é que são. Não sei. Mas Data Folha comparando empate técnico com a Portuguesa de SP é de longe absurdo. Efeito marketing: o nosso é uma bosta e desde que me entendo por gente , sempre foi (desconsiderando antes de 80 ; não vi a máquina tricolor do Horta jogar e nem toda a publicidade que ele gerava). Mas também não vejo nenhuma discrepância em relação aos dois alvinegros neste quesito. Aliás, nenhum dos 4. O Flamengo tem mídia 0800 por conta de ser um dos escolhidos como carro chefe da Globo.Enfim, torço para que melhoremos e que os outros piorem.

      2. nobrissimo tricolor Cleber, otimo texto, parabens, tive o privilegio de ver o grande Rivelino jogar, o elastico no Alcir do Vasco foi espetacular em 1975, tente ver no youtube.
        tenha fe, dias melhores virao !
        sds.

  14. Acabou o campeonato e a barca zarpando nada?
    E as contratações? Nada?
    E o patrocínio máster, nada?
    Torres ainda está no clube?
    E o Teixeira faz o que lá?
    Em janeiro tem Flórida c*.
    E pelo jeito com Léo Pelé, Romarinho, Nojeira, Lucas, Marlon frita, Peu, Loquinha, Marcos Jr, Pedro, pqp timaço desses ganha até a champions.

  15. Trecho do blog Flupress do Gustavo albuquerque:

    “É um show de inabilidade. A verdade de ontem é a mentira de hoje; a austeridade apregoada na semana passada é o jeitinho que o clube necessita para seguir em frente.

    E as desculpas devem fazer corar até um menino de sete anos de idade.

    Quer dizer que os tais duzentos ingressos influenciariam a arquibancada para levar o time às vitórias? Quer dizer que sem esses duzentos ingressos não haveria união dos torcedores?

    Amigos, não há zona cinzenta nessa história. Abad aliou seu interesse em obter apoio das organizadas ao conforto de não ser ameaçado por elas.

    Mais do que ultrapassar unilateralmente os limites instituídos pela máxima “o Fluminense não dá ingressos para organizadas”, nosso presidente repisou o mesmo padrão arcaico e ineficiente da relação clube x arquibancada. E tudo isso por debaixo dos panos, sem que ninguém soubesse. E tudo isso sem se importar com o que pagam os sócios futebol, sem lembrar de tanta gente que se estrepa toda para pagar seu ingresso. Os 200 de Abad merecem mais do que os outros. Não só porque podem ir de graça aos jogos (ou faturarem na revenda dos ingressos), mas também por serem os responsáveis pela retomada da torcida tricolor. Faça- me o favor!

    Reinventar a relação com o torcedor está na ordem do dia. O Fluminense precisa muito disso. Mas reforçar essa “parceria” com as organizadas, no modelo antigo e predatório, é simplesmente fazer mais do mesmo, quando precisamos exatamente do contrário: inovar para mudar uma relação muito desgastada.

    Aliás, mais do mesmo que é a tônica da gestão de Pedro Abad e seu grupo. Mais do mesmo que é habitar os últimos lugares da tabela. Mais do mesmo que é vender jogador para pagar salários e nem assim conseguir quitá-los. Mais do mesmo que é colocar a culpa na gestão anterior, a mesma que foi determinante para sua própria eleição. Mais do mesmo que é abusar do diversionismo “pega trouxa” como os pronunciamentos clichês do Marcelo Teixeira e seus Samorins da vida. Mais do mesmo que é abusar do “tá difícil” num cenário no qual apenas os que fazem e pensam diferente irão se sobressair.

    O episódio “ingressos” apenas coroa com manchetes nos jornais estrangeiros e reportagem no Fantástico o que todos já sabemos: o Fluminense de Pedro Abad representa a manutenção da velha forma de pensar e fazer o futebol. Sem inovação, sem criatividade, sem transparência.”

    ST

  16. Galera… quando eu olho a tabela final do campeonato e vejo onde o Flu ficou eu lembro do começo do ano quando os “Asas Negras” previam isto e os “verdadeiros tricolores” babavam de ódio e nos chamavam de tudo quanto podiam.
    E ainda achavam que a gente queria isto. Santa ingenuidade Batman… era exatamente o contrário. Avisávamos que se nada fosse feito era disto para pior.
    Aí eu olho onde ficaram o Asco (realmente um presidente casca grossa faz diferença) e a Chapecoense com todos os problemas que tiveram (gestores competentes fazem muuuuuita diferença) e olho onde o Flu ficou…
    E pior… o que vislumbramos para o ano vindouro.
    Aí o que dá é uma puta vontade de esquecer o futebol e somente assistir a jogos europeus e a Copa do Mundo… ainda bem que tem isto ano que vem.
    Voltando a Chapecoense… trocaram quantas vezes de técnico durante o ano até acertarem?
    SSTT

    1. Ricolorzinho esse negócio de ódio/inveja/recalque é matéria reservada aos Asas. Fato combatido pelos verdadeiros tricolores. Ricolorzinho deixe a sua vontade mandar esquece o FFC e vai torcer para a Chape. kkk

      1. Enquanto o Tapir estiver a frente do Flu… não é má ideia não. Mas prefiro o tricolor dos pampas porque minha família é de lá.
        SSTT

  17. Essa é pra ‘enlouquecer’ qualquer torcedor. Olha o que o presidente do Fluminense acabou de dizer: – todo bom jogador interessa a outros clubes. Referindo-se ao Scarpa e ao Dourado.
    E, pelas entrevistas do Dourado, dizendo q o Flu tem que brigar por coisas maiores, tá na cara q ele vai sair, já q esse mentiroso e o seu grupo de araque, são adeptos do ‘quanto pior, melhor’…
    Ei, Abad, vai pra Punta del leste , cara. Larga o Fluminense…

    1. Amiguinho, pirou de vez? Nando o q disse Abad é o óbvio e ululante! Haha Com relação ao H. Dourado tem um excelente aproveitamento em cobranças de penalltys, é um gladiador briga muito c/ as defesas. Contudo, precisa melhorar qdo for ajudar a nossa defesa em lances de bola parada. Né não? – Não esqueça o pedido do papa Francisco e deixe o Abad trabalhar. kkk

  18. Pois é.

    O começo do ano do time, como sempre, foi sob total desconfiança, mas, apesar disso, queriam que ele ganhasse o carioquinha, “que não valia nada”, o Brasileiro, com vaga na LA automaticamente, Taça Brasil, a Primeira Liga, a Sul-americana e o que mais pudessem inventar de uma hora para outra.

    Mas, no fim, ganhamos só dois “troféus de lata”, a permanência na primeira e a vaga na SA, que estão sendo detonados impiedosamente, mas que podem se tornar, deveras, de ouro no próximo ano, se ganharmos justamente o Brasileiro e vaga na LA, até porque só disputaremos esses dois no ano que vem por termos ganho esses de ” lata” agora.

    No mais, como será o time, quem será o técnico, o que ganharemos no próximo ano, isso eu considero incógnita braba, só ficarei na expectativa e torcendo de longe, como sempre, porque seria muita cretinice minha querer responsabilizar torcida por maus resultados do time, ou quer atribuir a ela a força para que ele conquiste algo.

    Esperemos, então, que nenhum jogador da nossa defesa, nem o Léo queira mais “tentar dar uma pixotada na bola”, para que não tenhamos tantos dissabores visuais.
    Do contrário a gente deste blog morre de um jeito ou de outro.
    (04/12 – 17/00)
    uiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiuiu

    .

    1. E vc deve estar com as mãos vermelhas de tanto bater palminhas para estes dois “troféus de lata”, certo?
      Afinal de contas… nós os Asas temos de engolir esta belíssima performance do SEU Flu… sim… porque o Flu dos Asas teria de ficar entre os 5 primeiros…. pelo menos.
      Como para vc tudo está bom… somente falando em alemão para os que conseguiram este belo resultado este ano: “Vãusss Phuder”.
      SSTT

      1. Você, como sempre, não tem argumento válido.

        Em tudo que eu digo, você tenta contraditar, mas sempre demonstrando nenhuma capacidade de fazer isso de ou modo que não seja nesses papos rasteiros que nada significam.

        Esse papo besta de que eu “bato palminha” para tudo, não tem nenhum significado, porque eu não faço carnaval se der bons resultados, nem funeral em qualquer situação como você faz de praxe.

        Mas eu creio que esse “bate palminha” que é impregnado na sua mente, deva ser desde quando você era criança, que as meninas maiores lhe ensinava a brincar de boneca, e mandavam você dizer “bate palminha” para as suas, né não?
        Ora, você cresceu, cara. Ou não ?
        (05/12 – 08:00)
        quandonaosouberoquedizernãodiganadaestupido.

        1. Argumento válido? Argumento válido se utiliza para quem pensa com o cérebro… vc somente pensa que pensa… hahahahaha… vive no Nirvana onde qualquer merreca de resultado que o Flu tenha vc acha maravilha e os seguidos anos de cacas feitas pelos pseudos dirigentes, “cistécnico” e coisa e tal vc acha que é normal e que nós é que somos os errados em ficarmos p…
          Tenho 1,95m. Acho que cresci bastante… quer saber diâmetro e comprimento de outras partes também para ver se cresceu?
          Ahhh… em uma coisa vc acertou… sempre gostei das meninas maiores… hehehehehe
          SSTT

  19. O que você acha que custa mais caro?

    1) Manter Abel Rousseff Braga e cair para a segundona em 2018
    2) Pagar a multa contratual e trocar de treinador.

  20. Pois é, atendendo a milhares de pedidos, aqui vai a minha ‘barca’ 2017…
    A bad, Torres, Abel, Cavalieri, Julio cesar, Gum, Henrique 480, Chaves, Naldo, Nojeira, Pelé, Lucas, Renato, Mascarenhas, Pi R, Luiz Fernando, ‘Zé ruela’ (Pintinho do Paraguai), Marquinho, Luquinha, Peu, Romarinho, Oni e PCA…
    Que sejam felizes nos seus novos clubes, e deixem o Fluminense para quem realmente gosta dele. …

    1. Amiguinho, magoou! Nando, esqueceu o conselho do papa Francisco? penso q vc está com falta de estabilidade lamari no eixo central da catarineta! kkk

  21. Abad, se tivesse um mínimo de vergonha na cara, pedia demissão! Por aquilo que estou vendo, ele consegue o inacreditável: ser pior do que Peter!!! Quanto a Abel, sem dúvida, ele é um cara gente boa, bom caráter e, acredito, entende de futebol. Porém, ele tem coisas que me fazem questionar sua lucidez. Ontem, lá veio ele, mais uma vez com o Romarinho! Sinceramente, estou receando que, em 2018, ele resolva colocar Romarinho e Marquinhos como titulares absolutos! Sem dúvida, o que temos, aí no mercado, de treinadores disponíveis, não anima nada e é isso que faz com que me pareça que, apesar de todos os pesares, ainda seria melhor continuarmos com Abel. Mas há momentos em que me pergunto: será que é mesmo uma opção correta?

    1. Rui,

      Positivo quanto às questões envolvendo os equívocos nas escolhas. Também critico a montagem do time por esta gestão do clube e a própria forma de fazer a gestão dos problemas, inclusive extracampo. Mas, Rui, só não acho que seja falta de vergonha na cara. Há interesses políticos de um grupo de pessoas, que chegou à presidência com Peter Siemsem, o reelegeu, e agora elegeu o Pedro Abad.

  22. Sobre está polêmica de uma possível troca de jogadores.
    O Fluminense não tem nenhum ótimo jogador, temos jogadores que tiveram seu passe valorizado, ou melhor, um jogador valorizado, Henrique Dourado, só e dois jogadores que tem mercado, Henrique e Scarpa.
    Então se conseguirem negociar um ou dois desses por 3 ou 4 jogadores medianos como eles, mas cascudos, que venham para ser titulares e a somar com os garotos, creio ser um bom negócio.
    De preferência dois laterais, um meia é um zagueiro.

  23. O Abel está louco, não pode ser outra coisa !

    Primeiro deixa claro que só continuará no clube se chegarem R-E-F-O-R-Ç-O-S !

    Agora, vem com esta de que ” na falta de dinheiro para investimentos, poderemos trocar ‘ um ótimo por dois ou três bons jogadores ! ‘ “.

    Em suma, nivelar por baixo.
    Ceder alguns dos (poucos) ótimos que temos em troca de vários refugos, jogadores medíocres.

    Este homem deve estar louco !!!!!
    Só pode ser !!!

    A menos que os ‘ótimos’ que ele cita sejam o Cavalieri, Gum, Marquim, Lucas, Chaves e similares.

    Depois desta brilhante ‘sacada’ eu já cancelei sua promoção a Diretor de Futebol. Natimorto !!!!!

    12:16 > 04DEZ

      1. Haha !!!!!

        Este ” Aja ” seria do verbo Agir ?

        Ou do verbo Haver ?

        Convém que você AJA logo com uma resposta, para que não HAJA dúvidas a respeito.

        Haja ignorância !!!!!

        Não dá nem mesmo para começar um papo contigo, PLU/TO.

        16:01 > 04DEZ

        1. “aja” nada mais é do que a forma flexionada, demarcada também pela primeira ou terceira pessoa do presente do modo subjuntivo, como também das formas imperativa e negativa, se referindo ao verbo “agir”.

          1. E segue sem entender nada sobre o assunto.
            Desenhar ? Jamais o farei !!!
            Haha !!!!

            ” Aja ” também é uma forma flexionada e pressionada pela rebimboca da parafuseta da sobrejética e da melesquência dos aracnídeos leporvegitosos, anta !

            ” Aja aja aja aja aja aja aja aja aja aja !!!!!!!! “.

            Haja saco !!!!!
            9:18 > 05/DEZ

    1. Amaury,

      Não entendi assim. Para mim ele disse o óbvio: O time está mal montado, desequilibrado.

      Mas dependendo de quem venha, vai continuar o mesmo, já que, se a diretoria tiver o mesmo pensamento e prática, vamos continuar precisando do treinador bom de vestiário.

      ST

    2. Ou se trata do rei do disfarce ou pirou de vez. Aliás, Amaury, sem desmerecer os jogadores e a própria pessoa do treinador, um camarada que lança Romarinho e Pedro seguidamente para alterar o panorama de uma partida demonstra não estar batendo nada bem das ‘bielas’.

      1. Fernando Reis,

        Entendo, já que esse Romarinho pode até render muito no clube, mas não pode ser como estreou em jogo anterior. Parecia desespero. E era.

        Mas em relação a este último jogo, imagino que naquele momento da substituição o Abel tenha idealizado a forma de melhorar o poderio ofensivo do time.

        Considerando que não adianta dizer que o Robert seria a solução, porque não sabemos como ele está, tanto em termos de “tempo de bola”, como em razão do que imaginou o treinador para o jogo da equipe, olhe bem para o nosso banco de reservas, da nossa diretoria, e diga quem seria melhor do que o Romarinho para fazer a função imaginada pelo técnico: Júlio César, Gum, Pierre, Renato, Romarinho, Robert, Marlon Freitas, Mateus Norton e Pedro.

        É duro! Cadê o elenco organizado?

        ST

        1. TT
          Todo jogo tirar meias e enfiar atacantes (os mesmos), insistindo seguidamente na mesma ‘tática’, me parece falta de bom senso.
          Ele disse inclusive que treinou aquela situação e que os jogadores se adaptaram bem porque são muito obedientes taticamente.
          Não vou nem falar nos jogadores reservas porque mesmo quando estávamos com Richarlison e WS a mil por hora a tática era a mesma. Perdemos alguns jogos assim.
          Veja que ele disse que não alteraria o time por respeito à Ponte. E contra o Atlético manteve o time e a tática. Ou mudou para a tática Pedro & Romarinho.
          Enfim, concordo com Amaury.
          ST

          1. Reis,

            Não falo de outros jogos.

            Mas não fez isto desta vez. O Scarpa continuou em campo e o Romarinho, nitidamente, entrou para romper a defesa adversária.

            É o que tínhamos no banco. Esta é a questão que desejo mostrar para você: Como está o elenco este ano.

            Até o Abad sabe disso, ao admitir, estranhamente, que 2018 o elenco será melhor montado.

            Digo estranhamente porque a gestão tinha dito que não abriria mão de sua convicção quanto ao time, que só iria melhorar a partir de 2019.

            Na hora do desespero fazem tudo igual..,

            ST

            1. TT
              Torres & Cia montando um elenco com Abel indicando… me preocupa.
              O nobre tricolor concorda que contando com Richarlison voando, WS voando, Calazans, Scarpa jogando bem, Orejuela e Sornoza jogando bem, no início do campeonato, tínhamos um time que daria para competir.
              A par da questão da organização, que você sempre bem expõe, falta uma mentalidade vencedora, de gana, de respeito e defesa das cores. Não têm reação alguma na adversidade. Quando você provoca um jogador estruturado, ele reage com brios. Os nossos ‘reagem’ se omitindo ou fazendo charminho. A mentalidade vencedora deve vir da base.
              E nem aleguem a questão de salários porque quando um barco está avariado e depende dos marinheiros das duas uma: ou se rema mais forte ou só resta pular fora. Os nossos optam por pular fora há anos e anos.
              Veja que se o Fluminense com sua base não tiver condição de formar um banco completo competente estamos no ramo errado. Temos obrigação de formar dois bancos completos com prata da Casa. Como o Santos faz seguidamente.
              Jogador que chegar de fora deve logo de cara entender que os formados no Clube abominam sanguessugas.
              Meu brother tricolor, se você me disser que o Fluminense não tem condições de formar um atacante igual a Romarinho (com todo o respeito ao jogador) e um meio campista à altura de qualquer outro mediano do futebol brasileiro, em pleno Rio de Janeiro, é melhor fechar as portas porque acabou.
              Fosse qualquer um no banco, portanto, pelo menos a média deveria ser mantida. E a média é o que vigora no futebol brasileiro atual.
              Então, se Abad sabe minimamente disso ele precisa se assessorar de gente que agregue e que leve ao rumo correto.
              ST

              1. Reis,

                Acho que em boa parte do seu texto você acabou ratificando o que venho dizendo. Neste ponto nada mudou com as duas gestões posteriores a do Horcades.

                Falei uma vez aqui em “filosofia” e um dos participantes apenas conseguiu emitir deboche, ao invés de fazer alguma discussão mais séria.

                Mas acho que falta isso mesmo. E não é só no Tricolor. É, também, não só uma visão antiga de direção de futebol no clube, mas decorrente da realidade da lei Pelé e da entrada dos empresários/agentes.

                Daí, apesar de fazer parte do modelo antigo de direção de futebol, é que acabaram ou praticamente foram extintos os “olheiros”, contratados ou mesmo com vínculos emocionais ao clube, descobriam jóias que se tornavam jogadores. Não como hoje, em que agentes colocam jogadores em clubes grandes e eles se imaginam Neymar.

                Quanto aos jovens, acho, apenas, que não dá para ter o time construído sem jogadores mais experientes e com alguma relevância no futebol, desde que comprometidos, é claro!

                Tem que saber “misturar”.

                ST

  24. Bom dia…
    Só voltando à essa questão das declarações do Abel pós jogos, não é possível que ele ache, ou acredite, nas coisas que ele fala!
    Ele viu melhoras decorrentes de “mudanças drásticas” na forma de jogar!
    Que mudanças drásticas? Que melhoras?
    Não é possível que vc ache, ou acredite, que somos um bando de idiotas, que a gente engole essa sua verborragia, Abel!
    ***
    O que assusta é qdo ele diz que, como o Fluminense não tem dinheiro, e temos jogadores que se destacaram como Dourado e Scarpa, é possível um troca troca 2×1 ou 3×1!
    “Perdemos um de qualidade e ganhamos três bons, o que dá para cobrir a equipe como um todo”, disse!
    Quem vai indicar os 2 ou três, Abel, é vc?
    Vc, que trouxe Márcio Rosário e Romarinho?
    ***
    Não me surpreenderia se vc aceitasse, por ex., dar o Scarpa pro Palmeiras numa troca pelo Lucas e mais um!
    Esse é o perigo que corremos tendo gente como vc, Abad e Flusócio, lá!
    ***
    Estão falando na chegada do Fernando Bob, bi rebaixado pelo Inter e pela Ponte.
    Putaquelospáriu!
    ***
    FORA ABAD, FORA ABEL, FORA FLUSÓCIO!
    VOLTA, PEDRO ANTONIO!

  25. Caríssimos existem jogadores principalmente zagueiros e laterias assim como goleiros na segunda e terceira divisão (alguns deles novos) que caberiam no Flu. O lateral direiro Ruan do Boas Esporte tem 22 anos , ainda e Norberto do America Mineiro tem laterais esquerdos como os Airton do Londrina e Para do Juventude, zagueiros como os Rafael Lima e Messias do America Mineiro e ainda o Maidana (excelnte) do Paraná sem falar no Luis Otavio do Ceará e Wesley do Vila Nova . Enfim existem varios jogadores que poderiam serem contratados

      1. Joga sim Eduardo não teve oportunidade em se firmar . Pode acreditar . Fuim muitas vezes em Xerém e o acompanhei de perto. Mesma coisa diziam de outros mais que conseguiram depois se destacar e foram pra Europa.

    1. Olá, caro amigo ‘ dos boi ‘ !
      Você conhece do riscado.
      Os caras devem ser bons mesmo.
      Este LE é do Flu, como diz o Eduardo. É aquele que tem o ‘beijinho na nuca’, lembra ?
      Você estava sumidão, caro Boiadeiro.
      Faz falta !
      12:00 > 04DEZ

      1. Amaury sumido sim rsrs ,mas obrigado por suas palavras !!! Sai um pouco pra deixar o povo novo dar seus palpites mas deu saudades , embora jamais tenha deixado de ler os posts . Abraços !!

  26. Estava dando uma olhada na cara do José Aldo…gente, o que foi aquilo? Só o Fluminense apanhou mais que o Zé Aldo em 2017.
    Fora ‘abade’!
    Fora Flu ócio!

  27. Sem dinheiro o Fluminense deve se renovar através de trocas.
    Henrique, Dourado e Scarpa devem ser usados como moeda de troca.
    Sinceramente não sentirei falta de nenhum deles, apesar da raça de Dourado e Henrique.
    O problema é que como esses dirigentes não entendem nada de futebol, provavelmente sairemos perdendo em todas elas.
    2018 tende a ser a mesma coisa ou talvez pior, chegando a flusócio a conquistar o que vem procurando desde 2013, o descenso para a série B.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *