Apesar de tudo…

Três foram as principais notícias vindas das Laranjeiras neste fim de ano.

A primeira – e a melhor delas – a contratação do técnico Fernando Diniz, ex-jogador do clube de 2000 a 2003, com duas semifinais de Brasileiro e a conquista do título estadual no ano do centenário, em 2002.

Adepto a uma filosofia de jogo sem chutão e de troca permanente de posições, Diniz é um sopro de esperança entre a nova safra de treinadores brasileiros.

Levou o nanico Audax à decisão do Campeonato Paulista de 2016, em que foi, inclusive, superior ao Santos.

Treinar um clube com a grandeza do Fluminense é o maior desafio até agora de sua carreira.

Em seu último trabalho, no Athtlético-PR (de novo com agá), viu o jovem Tiago Nunes dar sequência ao trabalho iniciado por ele, depois que foi demitido em meio ao Brasileiro, por amargar uma sequência de maus resultados.

Faltou-lhe experiência – agora agregada – para permitir um chutão e entender que nem todo zagueiro terá recurso ou se sentirá à vontade para driblar perto da área.

Foi por esta razão, por sinal, que, embora também não tivesse feito objeção pela renovação, não fez questão da permanência de Gum no elenco tricolor, sabidamente um defensor com deficiência na saída de bola.

Último dos moicanos do Time de Guerreiros de 2009, o zagueiro vive suas últimas horas como atleta do Fluminense, depois de não ter chegado a um acordo com a direção sobre a sua continuidade.

Até aceitaria reduzir pela metade seu salário, atualmente em R$ 400 mil (o maior do elenco, superior ao teto do clube), mas desde que renovasse por dois anos. A diretoria queria só um.

Gum disputou dez Brasileiros pelo Fluminense, conquistou dois (2010 e 2012), além de um título estadual (2012) e uma Copa Sul-Minas-Rio (Primeira Liga), em 2016. Entre participações internacionais, beliscou um vice de Copa Sul-Americana (2009), um terceiro lugar (2018), além de três participações consecutivas de Libertadores (2010-2012), sendo a melhor delas a de 2012, quando perdeu para o Boca Juniors a vaga na semifinal.

“Amei essa camisa, me entreguei mais do que poderia, no limite físico e mental. Guardei fé, esperança e caráter, e hoje talvez tenha sido meu último jogo. Já me emocionei, já chorei. Saio hoje com sentimento de amor ao clube e dever cumprido”, disse, após mais de 400 participações, em sua última, na vitória sobre o América-MG por 1 a 0, no último dia 2.

Gum passava longe de ser um primor de técnica, mas, tal como Marcão, era identificado e defendia como poucos o escudo do Fluminense. Será sempre lembrado como uma bandeira do clube. Deixará saudades.

Diferentemente do atual presidente, Pedro Abad, que, num acordão com lideranças políticas de situação e oposição, depois que teve seu impeachment arquivado por falta de quórum, pretende antecipar para março a eleição do clube, antes prevista para novembro/2019.

O Blog Terno e Gravatinha torce para que a razão e a consciência prevaleçam sobre as ditas cabeças pensantes do clube para que o Fluminense, que sob a atual gestão envergou e por pouco não quebrou no último biênio, respire novos ares e retome seus dias de grandeza em futuro próximo.

Aos leitores da coluna, votos de um feliz 2019 e meus agradecimentos por mais um ano juntos nesta casa de tantas e tantas histórias, que completará longevos 12 anos em maio.

Uma noite de réveillon iluminada a você!

_______________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

286 thoughts on “Apesar de tudo…

  1. Vendo a Copinha.
    Fluminense perdendo de 2 x 1 para o Londrina e perto de tomar o terceiro.
    Não existe tática alguma, como são mal treinados nossos garotos da base.

  2. STT.

    Li que o Fluminense esta interessado no Ganso. Novamente aquela história que me arrepia os cabelos: trocar jogador velho por duas, digo duas joias da Base. Esse senhor Abad deveria ter a hombridade, parece que não é homem, vive se arreganhando para os Europeus, até renunciar, ficar proibido de negociar jogadores, principalmente os da Base. Vá catar coquinho depois do meio dia lá na Bahia.

    Saudações Tricolores.

    1. Concordo. Tem que proibir qualquer negócio que esse sujeito faça, e ainda investigar as que fizeram. Penso que todos os atos desse sujeito é tão somente para nos prejudicar até a última hora, enquanto ele puder.

    2. Pois é, prezado Juarez.

      Há um papo de que o salário do Ganso é por perto de um milhão, que deve ser de reais, lógico, mas ouve-se dizer que o teto do Flu é aquele de 150 mil, por aí, que a gente sabe que parte da torcida ainda acha muito alto, e quer bem menos. algo em torno de trinta mínimos mais “bolsa proteção contra bala perdida” – por motivos óbvios.

      Eu fico assustado com certas tratativas no meio desse pessoal, porque se sabe que não pintou um grande patrocínio lá para bancar um salário desses dentro da situação atual, já que no tempo do CB, ele bancava aqueles caras mais valiosos que trazia, e que chegaram e ajudaram bem
      E se trouxerem mesmo o Ganso e conseguirem bancar, isso não provocará ciumeira etc etc?

      Mas, já que o ponto crucial no âmbito tricolor é um “‘meia” que fique ali só chancelando toda bola que lhe chegar aos pés, eu confesso que não vejo mais esse personagem no futebol de país nenhum, perque ele não mais terá tempo para fazer como Didi, Gérson, Ademir da Guia, Rivelino, que podiam pensar, sinalizar para o avante se meter numa brecha e lançar a bola redondinha para ele. .

      Eu digo que o negócio é arranjar bons homens de meio-campo hoje, que saibam jogar, atacar, marcar, se deslocar para qualquer canto ali do meio, porque não há mais como ficar paradinho, só recebendo no pé e distribuindo.

      Mas estou numa grande expectativa para ver se o Diniz vai fazer nossos homens de meio-campo e ataque pressionar adversários no campo deles, ou fará o que tantos fazem como o Marcelo fazia, deixando nosso time marcando atrás da linha divisória e recebendo morteiros em cima. Tomara que não, né?.
      Saudações tricolores.
      (12/01 – 15:00)
      yyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy

      1. Não acho que vá provocar ciumeira, não acredito que venha. É muito caro, lento d+. Como alguns vem falando, prefiro que contratem meias jovens do mercado sul-americano.

        Abraços Tricolores.

  3. Abad enrola enrolando e vai fica do afundando diminundo o flu. Um dos nossos rivais está com muito dinheiro contratando do bom e do melhor, resta saber se eles nos permitiram usar o estadio deles o maracana, para colocarmos 4 mil sofredores. Ta foda. Sem pressa por ganso kkkkmkk

    1. Daqui uns dias essa diretoria pra terminar de nos envergonhar ao extremo vai pedir dinheiro emprestado pra eles e penhorar nossas jóias da base pra pagarmos depois.

  4. Esse discurso vendido pelo Abad quanto ao estabelecimento do teto salarial de R$150.000,00 tem suas consequências em vários sentidos como o pagamento de baranga, atrasos salariais e até o desempenho do time dentro de campo.

    Se o time for tecnicamente desequilibrado certamente será presa fácil para uma equipe mais qualificada.

    Comprova-se tal raciocínio com as últimas participações do Fluminense no Brasileiros dos últimos anos onde para piorar, tivemos o Abel com a dupla função de treinador e administrando vestiário dado os sucessivos atrasos salariais dos jogadores causados pelas finanças cambaleantes do Clube.

    Clube grande sobrevive de títulos e se não vem essas conquistas como o Clube vai existir?

    Não é essa a preocupação do Abad e a Fluócio com os EO.

  5. EM HOMENAGEM AO PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO E AMPLA DEFESA!!
    O M.B quer falar!! – Fala M.B… somos todos ouvidos!
    “Vice de futebol em 2014, Mário Bittencourt se manifesta sobre publicação de Gabriela Sagulo.
    Em relação ao jogo entre Fluminense e América-RN, pela Copa do Brasil.
    – Perdemos naquele dia, perdemos de maneira inaceitável, como perdemos para o Santos em 95 e os personagens não eram os mesmos. As coisas ficaram feias depois no vestiário, lavando a roupa suja em casa, como deve ser feito ente homens de caráter e seguimos em frente ficando entre os 6 primeiros do brasileiro de 2014 – O advogado explicou a saída do atacante Fred no intervalo da partida, o placar agregado naquele momento era de 5 x 1 para o Flu e, então, houve uma decisão técnica no intervalo de poupa-lo, justamente porque não se imaginava uma reversão do placar. Fred queria seguir no jogo porque tinha o objetivo de ser artilheiro da competição, mas foi demovido da ideia justamente por causa do placar favorável.”
    NA MINHA OPINIÃO…“PIOR A EMENDA QUE O SONETO” – O M.B, confirma vestiário beligerante, e fala em homens de caráter! Depois na maior cara dura, mistura competições, e fala que terminou outra competição em sexto colocação. Sequer menciona a cobrança de Fred no Cavalieri, no Cristóvão Borges por ter bancado o simpático Fabrício. E a ele M.B, por ter contratado o ex mulambo. Ah, para variar reclamou do publico no maraca pouco mais 4 mil.
    É esse o homem que devemos confiar!? Tá feio M.B. Muito feio!

    1. kkkkkk você usa essas palavras (beligerante) é para se passar por culto e conhecedor da língua portuguesa ou é só para aparecer mesmo? Não era mais fácil escrever “em guerra”?
      kkkkk eu fico me perguntando qual o sentido disso!!!!! Fica parecendo aqueles menininhos metidos a saber de tudo que em sala de aula quando professor faz uma pergunta ele levanta todo saltitante para responder rápido e mostrar pra todo mundo que ele sabe das coisas!

      1. Fred, feliz 2019 para vc e toda família tricolor!
        Não. Nem uma coisa e nem outra.
        Graças ao bom Deus conseguimos bater uma bolinha, estudar e trabalhar. Tivemos sorte!
        Obrigado por lembrar… Fred, durante os estudos na nossa sala de aula, no curso Científico – Colégio Central da Bahia, tivemos o privilégio de ter colegas ilustres! Muita gente boa! Usuários de Próclise, mesóclise e ênclise. Locuções Verbais etc e tal.
        Penso que o sentido de tudo isso, é a busca incessante do saber! Não custa tanto! Tá tudo alí, ao seu alcance. Quando entramos nas livrarias Saraiva, Cultura é esse o sentimento. Experimente! Garanto! Vai gostar.

  6. Tive pensando e cheguei à conclusão de que Nenê e Ganso são duas tranqueiras e não podem ser contratados pelo Fluminense.
    Nenê é velho e encrenqueiro!
    Ganso, um enganador, nunca se firmou, é individualista e se acha o último biscoito do pacote.
    Ganso e Pato são duas aves enganadoras e devem ir pro zoológico divertir crianças, jamais pro Fluminense nos emputecer.
    Tão pensando que existe um outro Deco? Acordem pra cuspir!!
    E onde está o dinheiro pra pagar esses caras? Vão criar mais uma ação trabalhista contra o Flu? Se fosse pra penhorar a alma de quem fizer essa besteira, mas não, vão penhorar o busto do Castilho hora dessas.

  7. Caracoles!! Mais uma Mulher como poucos homens!! VIVA A MULHER!! – VIVA A MULHER TRICOLOR!! Viva Sra, Gabriela Sagulo.
    “Através de rede social, ex-estagiária publicou uma série de acusações bombásticas sobre os bastidores do Fluminense no ano de 2014.
    Abaixo, fragmentos da publicação da sra. Gabriela Sagulo:
    Acordo entre a diretoria, comissão técnica para entregar jogo para o América-RN
    Na sequência de publicações, a ex-estagiária afirmou que a equipe tricolor entregou o jogo para o América-RN, pela Copa do Brasil 2014. Gabriela Sagulo ainda disse que a decisão de entregar o jogo foi um acordo firmado entre o time, comissão técnica e diretoria. Após ter vencido o jogo de ida por 3 a 0, o Fluminense foi eliminado da competição nacional, em pleno Maracanã, pela equipe potiguar com uma goleada de 5 a 2.
    Fred cresceu no clube com razão e incomodou o Peter com declarações, e cobranças e também por meter dedo aonde não devia.
    A história de que o Levir falou mal dele pelas costa, é verdade, todos sabem, e também é verdade que o Peter usou o mau-caratismo do Levir para se livrar dele”.

  8. Caros, Garcez e demais frequentadores do blog.

    Espero que o período de festas não só tenha nos afastado da tensão que tivemos ao final do último campeonato, como tenha mudado a forma e lógica de montagem de time lá pelo Fluminense.

    Vejo que o time ainda apresenta inconsistências no equilíbrio do elenco. O meia é o que mais causa apreensão. Não sei como fizeram o planejamento para 2019. Certamente a falta de dinheiro provoca alguns desvios de metas. Mas espero que tenham planejado de forma profissional, tanto na avaliação do elenco, como no que se faz necessário para as completá-lo.

    Algumas contratações duvidosas, mas que podem render. Então, que tratem de fazê-las render em campo.

    Boa sorte ao Diniz para que o tempo seja suficiente na montagem da equipe. Espero que reflitam bem se Ganso ou Nenê viriam para somar ou para complicar. De qualquer forma… Cadê o meia???

    Parece que, ao menos, estão mais conscientes do que deve ser feito neste ano. Espero que dê certo.

    ST

  9. SIM SENHOR!! QUE NOS SIRVA DE EXEMPLO!!
    Mulher mais Macho que muito Homem!!
    “Sócia entra na Justiça contra antecipação de eleição e defende renúncia de Abad
    Ação alega que decisão de mandatário fere estatuto e direitos de sócios”.

    Ah, simples assim. E sem carapuça! Qualquer Semelhança e Mera Coincidência.
    Avante Fluzão!!
    Vida Longa aos Bons Tricolores.

  10. Eu ainda não estou digerindo futebol muito bem, não, Ainda estou meio de ressaca com tanta coisa ruim que vi e que, pelo jeito, continuarei a ver neste ano que se inicia.

    Nesta copinha SP não vi nenhum jogo inteiro, nem do Flu. No primeiro, que começou meio tarde, eu vi o primeiro tempo, dormi e só soube do resultado final no outro dia, No segundo vi grande parte, e no de ontem, quando lembrei de ligar, estava na metade do segundo tempo.

    Mas deu para ver que há uma molecada com boa capacidade, mas não há formação tática nenhuma, cada um joga como quer, e parece que a única instrução que o técnico dá é “calma, calma”.
    Parecia normal que todo mundo fosse para o ataque deixando um vazio entre eles e a defesa, onde adversários pegavam a bola e iam para o lado do gol do Flu, e não fizeram estragos porque não tiveram capacidade para tal.

    Eu gostaria de ver esses torneios “subtudo” que fazem hoje tendo um macete para determinar o vencedor do jogo. As jogadas e os gols tendo um “peso”, como certas matérias têm em certos currículos escolares.

    Gol de pênalti, de um chutão do meio da rua, falha do goleiro, bater na trave ou na defesa e sobrar para um cara fazer o gol; este e tantos similares tendo peso bem insignificante, podendo ser zero.
    Que um time ganhe do outro de cinco a dois, mas com todos os cinco gols de peso insignificante. Já o adversário fez dois oriundos de jogadas de valores bem maiores, e, desse somatório, ele poderá ser o vencedor levando mais pontos.
    Mas essa lei funcionando só nessas disputas da molecada, para esses porrinhas aprenderem o trato com a bola, driblar o adversário com sabedoria, ter noção de marcar o adversário também sem lhe dar uma porrada e achar que não fez nada, coisinhas que pouquíssimos demonstram saber.

    Sobre Nenê e Ganso, esta decisão será sinistra. Pessoal do blog vote aí.
    Mas Cabezas era esperado por muitos como a salvação quando entrasse. Entrou lá e saiu e quem estava ansioso por isso o que achou? Foi melhor a entrada ou a saída?
    Já estão esperando o Ganso também?

    Mas não é que narizinho foi representar um pessoal do blog numa festa macabra, logo ela e eles que choram até hoje por conta do golpe.
    (11/01 – 09:00
    wwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

  11. Destaque da nova contratação para o gol: goleiro tem histórico de problemas com a balança.
    É isso aí, padrão Abad de contratação.
    Grupo fechado e a cereja é o nenê.
    Nem apelando para o sobrenatural de Almeida ……
    Vamos que vamos.
    Fora Abad!

    ST

    1. Andrei,

      Espero que você tenha passado bem as festas.
      Todo início de ano temos a esperança e angústia como parceiras. Este momento ainda é bom. Ficamos na expectativa de os contratados renderem bem e tudo dar certo ao final da temporada. Mas não podemos deixar de analisar de forma lógica este início, ainda que o futebol nos reserve surpresas.

      Não temos dinheiro e as contratações não são exatamente aquelas que queremos. São as que podemos. Mas, ainda assim, podemos estabelecer critérios para as contratações.

      Confesso que não conheço suficientemente os contratados para ter alguma opinião sobre o passo da gestão. Mas estou temeroso quanto ao Nenê e ao Ganso.

      Acho que o rendimento de muitos jogadores dependem da direção, do nível de exigência e da forma como se dá a administração de problemas (egos e outros). Não sei se já saímos daquele pensamento em que os resultados do futebol eram atribuídos ao nível do contratado.

      Tomara que o Diniz possa fazer o pessoal render o que pode e mais um pouco. É aí que temo por Nenê e Ganso. Mas, ainda assim, falta-nos o meia.

      ST

      1. Caro TT, um feliz 2019!
        Concordo que pode haver uma grata surpresa entre as novas contratações, é possível.
        Mas não podemos esperar que um atleta que briga com a balança e que chega num clube acima do peso possa render o que esperamos .
        Vide história do Walter no clube.
        Confesso que não tenho acompanhado muito o que vem acontecendo, só tenho lidos as chamadas…. mas uma coisa é certa, nenê e ganso não.
        Estou curioso para ver como o Fernando Diniz vai colocar este elenco para jogar.
        Vamos torcer como sempre meu caro, espero que sem muito sofrimento.
        ST

  12. Um verdadeiro guerreiro, mas só em um clube como o Fluminense um zagueiro limitado receberia $400mil por mês, o que me faz a té duvidar dessa cifra, já que o teto salarial era de $150mil e outro jogador limitado, o Júlio César estava nesse patamar. $550 mil de economia. Nada mau.

  13. Para enriquecer ainda mais o debate acerca da reformulação de elencos especificamente no RJ, o Flamengo se reforça ainda mais que os demais clubes no estado aonde daqui a pouco vai sair jogador pelo ladrão.

    Eles estão a todo custo reforçando seu elenco onde a fonte de recursos parece ser inesgotável.

    Aí voltamos no tempo no final da década de 70 quando o Horta teve na minha opinião uma ideia que foi trágica criando o troca-troca na qual fez foi enfraquecer o Fluminense.

    Nos dias de hoje com a nova mentalidade no futebol, tal idéia nem de longe aconteceria dado os interesses comerciais e estratégicos dos outros rivais no RJ. Seria possível uma troca envolvendo o Marlon e o M. Calazans pelos dois Diegos do Flamengo?

    Impossível.

    Somente com o envolvimento de muitos recursos saindo dos cofres tricolores talvez fosse realizado a negociação.

    Portanto, se a torcida tricolor espera por conquistas de títulos, vai precisar ver o Fluminense ter uma saúde financeira sustentável e duradoura.

    Assim não veremos notícias de jogadores mea boca recusar vir para o Fluminense por receio de não receber sua remuneração ou mesmo o estabelecimento de teto salarial como é praticado atualmente.

  14. O protagonismo que o Fluminense perdeu há tempos no futebol brasileiro retrata bem a observação que o Flu TO e o Ric falaram abaixo com relação ao número de torcedores.

    Nem mesmo com as últimas conquistas nacionais o Fluminense pode reconquistar sua importância face as últimas gestões fracassarem num projeto de administração que levou o Clube no fundo do poço.

    E não será a próxima gestão o salvador da pátria e sim terá que haver um projeto ambicioso para reerguer o futebol do Fluminense que nem estimo quanto tempo poderá levar.

    Quando citamos os casos do América RJ e do Bangu não é por desdém e sim uma realidade triste.

    1. Rescisão com a Unimed
      Rescisão com a Adidas
      contrato com a Dry World que gerou um baita prejuízo
      Sem patrocínios master decente desde a saída da Unimed
      Venda dos bons jogadores e contratação de vários pernas de pau
      Dinheiro gasto com o Samorin sem propósito
      Incontáveis rescisões de jogadores que acabaram na justiça

      Esses são apenas alguns fatores que levaram o Flu ao patamar que está hoje…
      E se não achar uma solução urgente, é daí para pior!

      1. A lista é grande caro Zanitti, agora nos resta esperar que esta eleição coloque pessoas realmente preparadas no comando.
        Chega de amadorismo e incompetência.
        ST

  15. Mais uma vez vi uma equipe de base do Fluminense cair para um adversário tecnicamente inferior mas melhor armado.

    O time do Audax não era ruim, mas nos deu um banho em termos de organização e, principalmente, de marcação.

    O tempo passa e isso não corrigem.

    ST

    1. Vi também um Audax com mais organização e até mais comprometido em campo.

      A base do Fluminense vem tendo uma grande maioria de jogadores que depois vão parar no Samorin como é o caso dessa dupla de zaga, o Macula.

      Poucos se salvam e ainda assim são logo vendidos.

      Dura realidade Cláudio.

      ST.

    1. Tomara que seja invenção, piada ou algo similar.

      Quero esse enganador sanguessuga longe do Fluminense.

      Vive até hoje do nome feito pela imprensa paulista.

      ST

    2. Só podem estar alardeando isso, para encobrir alguma outra coisa, ou colocar o Fluminense nas manchetes da mídia. Ou então fumaram pedra da boa!

  16. Vendo o jogo da copinha, flu apanhando, 2 a 0, e jogando com esta camisa vagabunda com um calção ridiculo vermelho e um meiao podre. Under amour vai toma no abad.
    Torcer pro flu hj é uma tristeza sem fim.

  17. Tem como iniciar por parte dos torcedores uma investigação nas Laranjeiras? Se puxar os últimos 10 anos de maracutaias aí não sobra espaço nas celas pra turma do Peterabad e flasocio. Bora colocar essa turma aí na cadeia pessoal, ou em algum caixão.

  18. E contrataram mesmo o tal do Agenor.
    Moro do lado de Campinas e nunca ouvi falar dele.
    Não me parece apropriada esta contratação, imagino os caras fazendo o scout…….
    Enquanto isso o bolt está livre do time turco. Seria uma boa no Flu ..

    Vamos que vamos.
    ST

  19. Mais outra pancada que o Fluminense toma da Justiça Trabalhista.

    Dessa vez foi o calote que a Fluócio deu no Real Noroeste, clube que formou o Rich.

    Falta só o empresário dele ganhar na Justiça a sua parte e depois essa tragédia de grupo político vai chegar a conclusão que a venda do Rich causou mais outro prejuízo para os cofres do Fluminense.

    1. Desta vez não é a justiça do trabalho. É a comum. O Fluminense é polivalente: está enrolado na justiça do trabalho, na justiça comum e o presidente está indiciado em inquérito criminal.

    2. O pior é a vergonha que sentimos toda vez que vemos uma notícia dessas.. o pior é que isso virou rotina. O pior mesmo, é que quem está no comando nao sente essa vergonha, já acostumaram com isso, e o pior, já dao calote em todo mundo e ficam com essa cara de paspalhos sabichões que nem tem vergonha mais na cara. Continuam praticando. Pagar pra que né?? Quero saber é dos “milhões ” na minha conta. Tem nego aí que ficou milionário com nosso Fluminense.

  20. Toda a imprensa esportiva vem badalando as contratações do mulambo quase que diariamente com algum destaque.

    Enquanto isso no Fluminense a modéstia nos reforços adquiridos dão a tônica de como será o time nesse ano.

    O que chama a atenção na formação dos 2 times simplesmente retrata a prática de um favorecimento nocivo ao futebol que privilegia o maior rival do Fluminense.

    Esse favorecimento acontece nas mais diversas formas independente dos personagens serem um ente público ou privado.

    Eles têm o melhor patrocínio estatal.

    A sua cota de televisionamento é surreal.

    Não estou entrando no mérito deles terem conseguido esses e outros favorecimentos em relação ao Fluminense porque há tempos que a Instituição vem perdendo seu protagonismo.

    A realidade hoje é que o espaço para o Fluminense brigar por títulos a nível nacional vai se afunilando de um jeito que será importante um projeto de bastidor do próximo presidente para se reverter esse quadro.

    O que está acontecendo do lado de lá trás a lembrança da decisão do carioca de 1995 que sabemos o seu final e será que veremos aquele evento se repetir de novo em 2019?

    1. Eu não diria que há um favorecimento em relação ao Flamengo, mas sim que eles têm uma torcida infinitamente maior que a nossa e vão aos estádios em todos os jogos, além de que suas últimas administrações vem reestruturando o Clube.
      Enquanto que no Fluminense temos uma torcida que vem diminuindo ao longo dos anos, só comparece em jogos decisivos e a Flusócio está nos apequenando a cada ano de sua administração.

      1. Exatamente… por terem maior torcida as empresas colocam ali sua grana. Clube sem grande torcida, como o Flu o é, tinha de ter excelência em administração e estar sempre apto a disputar títulos.
        Vide o São Paulo e o Palmeiras… maior torcida de lá é do Chorintia. Só que os dois clubes conseguem disputar de igual para igual e, muitas das vezes, em situação melhor como atualmente.
        Não adianta colocar a culpa na torcida. A culpa de não termos torcida é da inépcia administrativa do clube nas últimas 4 décadas.
        Torcida só cresce com crianças. E crianças só viram torcedor ativo quando atingem maioridade. Ou seja… vc precisa estar disputando de igual para igual com os demais todos os anos e não esporadicamente.

        SSTT

  21. Nunca pensei que iria falar mal de um manto do Fluminense mas esses aí são de causar vergonha em qualquer torcedor. Parece um abada de bloco gay ( não tenho preconceito). Transformaram o Fluminense em uma verdadeira piada Nacional. Taca logo fogo nesse povo minha gente.

  22. Ministro Paulo Guedes promete passar a faca nos patrocínios da Caixa a times de futebol…
    Será que o Abad acertou nesta?… kkkkkkkkkkkkk
    SSTT

    PS: para os que não entendem ironia… foi uma… tá bom? Mas o ministro disse que irá rever os patrocínios sim.

    1. Pois é, você também levou sumido um bom pedaço, né?
      Eu sempre imaginei que a Caixa não deve poder patrocinar quem ela escolher, pois ela e cem por cento pública. Poderia fazer esses patrocínios mas com um revezamento sério que abrangesse todos os clubes sem queridinhos como parece haver.
      Sobre a facada, imagine se fosse um simples arranhão no adversário, ele estaria no poder.
      ST.
      09/01 – 17:00)
      >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

      1. Já não tinha mais saco para acompanhar futebol, ainda mais o timeco do Flu e seus treineiros horrorosos ano passado; e ficar perturbando vc, o Mundinho e os cavaleiros rosados estava ficando chato… então parei um pouco.
        Nem sei o que esperar este ano. Mas como no ano passado irei acompanhar no início e, se nada mudar (como tem acontecido a muito tempo), me preocuparei com outras coisas que não seja me aborrecer com futebol.
        Pelo menos contrataram um treineiro jovem e dos que me agradaram em passado recente por seu trabalho. Espero que eu não morda a língua e ele saiba fazer algo diferente do que a mesmice dos demais no Flu e não monte panelinhas e nem “intocáveis”.
        Que ele utilize o carioqueta de quarta divisão para montar uma equipe e não um time apenas e que a torcida o apoie.
        Melhor notícia é que os ultimos resquísquios de “intocáveis” parece que sairam do clube nestas últimas barcas.
        Esperar algo dos dirigentes? Aí fufudedeu tudo mesmo… mas… quem sabe? tem nova eleição por perto.

        SSTT

    2. Acho muito benéfica, a medida, pois, ainda mais nesse meio do futebol, não há dúvida de que há muita coisa que foi feita por debaixo dos panos, é só procurarem direito que vão encontrar.

      Porém, os clubes que talvez percam tal patrocínio, provavelmente encontrarão outra parceria, já o Flu, certamente, prosseguirá nessa de “caminhar (cambalear) com as próprias pernas”.

  23. Com a chegada de tantos jogadores, não é possivel que pelo menos um ou dois não sejam bons!
    A minha dúvida é: Nenê! Sim ou não, pessoal!

      1. Concordo plenamente… já estou vendo a cena: Nenê jogando mal, então é substituído e começa o chilique chutando garrafinhas de água, indo direto pro vestiário, xingando o técnico e causando mal estar entre os jogadores…
        E como o ajuricabatche disse, caro e velho… sai fora!

      2. Eu iria responder só de graça , mas com o desagregador que você escreveu, acho melhor mudar para nem de graça. Iria querer ser dono do time. Se em campo der certo , será um Fluminense com 100% dos jogadores de baixo status buscando justamente elevá-lo. Nenê de longe é peça deste quebra-cabeça tricolor.

    1. Pra mim, pelo menos, é absolutamente impossível ter uma ideia do potencial desse novo elenco que está sendo montado.

      Alguns dos contratados, nunca vi jogar, ou se vi, não prestei atenção no jogo deles.

      Tudo pode acontecer. Qualquer choradeira ou animação agora serão atos precipitados.

      ST

    2. Nenê neste time de perebas do Fluminense seria craque.
      Quanto a ser desagregador, é só ter alguém com pulso firme no comando no time.
      Mas teria de vir sem custo e o São Paulo bancando a diferença de salário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *