Você, leitor, que há mais de dez anos me acompanha neste Terno e Gravatinha, queira, por favor, me desculpar. A coluna de hoje não terá como enfoque Fluminense x Salgueiro-PE, pela segunda fase da Copa do Brasil (transmissão exclusiva da Fox Sports, às 19h15). É que escrevo antes da partida, devido a uma situação excepcionalíssima, em que me vi sem alternativa. Um compromisso na noite de quinta, pós-expediente, somado a outro ainda antes do batente de sexta decretou este desfecho raro para a presente edição do blog.
Minha abordagem, porém, independe do resultado ou da atuação do time no jogo realizado no Engenhão. Classificado ou não, jogando bem ou mal, o tema seria o mesmo: preocupação.
Com este elenco, não há salvação. O Fluminense estará fadado a ser pela primeira vez rebaixado para a Série B do Brasileiro na era dos pontos corridos, se disputar o campeonato nacional com o plantel que hoje dispõe.
O clube é um dos cinco que participaram de todas as edições da competição neste formato, ao lado de Flamengo, São Paulo, Santos e Cruzeiro, e um dos que estão há mais tempo ininterruptamente na elite – jogou a Segunda Divisão apenas uma vez, há duas décadas, e conquistou a Série C, no ano seguinte. Disputou a Copa João Havelange, em 2000, depois que uma manobra livrou o Botafogo da queda em 1999 (Caso Sandro Hiroshi) e acabou prejudicando o Gama, que acionou a Justiça Comum, deixando a CBF impedida de realizar o campeonato, inclusive o da Série B, que acabou não acontecendo.
Preocupa-me ver Abel Braga já falando em alternativas de jogo e disputa por posição em alguns setores, num conformismo inquietante, tal como se fosse possível encarar o Brasileirão de frente apenas com as opções que tem.
O “espírito colaborativo” do técnico é um prato cheio para a diretoria tricolor, de novo prestes a lavar as mãos, ao sugerir que cumpriu seu papel de “reforçar” o time ao contratar meia dúzia de atletas meia-boca.
Parece evidente que não vai dar pé. E não dará nem mesmo se a cúpula contratar o prometido meia e o atacante de canto. Dependendo da qualidade deles, serão apenas uma ou duas andorinhas. Isso, repito, se forem atletas de ponta, o que também custo a crer.
Abel erra em não exigir jogadores com mais recursos e também ao topar dirigir um Fluminense que irá de novo apostar majoritariamente na inexperiência de meninos da base, repetindo o erro e o pesadelo de 2017.
Deixar a missão de manter o Flu na Primeira Divisão (o que, por si só, já é algo vexatório para um clube tetracampeão brasileiro) nas costas de meninos como Ibañez, Mateus Norton, Luiz Fernando, Ayrton, Marlon Freitas, Matheus Alessandro, Caio, Luquinha, Dudu e Pedro é uma atitude indigna da direção com os garotos, com a torcida e, principalmente, com o próprio Fluminense, de quem o presidente Pedro Abad parece permanentemente duvidar da grandeza.
O elenco que montou aponta para novos tempos, de dificuldades, sim, mas também de despreparo, falta de ambição, ousadia e inadequação às tradições do clube que representa. O time que hoje veste a camisa do Flu não produzirá nada além do que (não) vimos, seja Abel ou qualquer outro treinador o comandante.
Tal visão revela o abismo que se abriu na relação com o torcedor. Houve, ano a ano, um processo gradativo de distanciamento das arquibancadas, iniciado na gestão de Peter Siemsen, até que se chegasse ao escancarado e desalentador quadro atual. A despeito de todas as conhecidas mazelas do Campeonato Estadual, a média de público pagante do Fluminense contra pequenos na Taça Guanabara foi de humilhantes 949 torcedores por jogo.
Muito da descrença da torcida provém também da falta de transparência das últimas administrações. Em 2017, um estudo foi bancado por sócios para saber o diagnóstico financeiro deixado por Peter. Tal levantamento foi entregue já há mais de quatro meses por uma das quatro maiores empresas de consultoria do mundo, a Ernst & Young. O resultado, porém, até hoje é inexplicavelmente mantido em sigilo. Nem mesmo o Conselho Diretor, a quem Abad disse que mostraria primeiro, teve acesso.
A sucessão de equívocos cometidos em janeiro, quando um tsunami pareceu ter varrido Laranjeiras, foi o estopim para a falta de paciência e confiança. A sensação de apequenamento é inevitável quando o torcedor vê o Fluminense negociar seu principal jogador com o maior rival, tal como se o clube fosse apenas um provedor de bons jogadores aos grandes do país.
Ao perder Dourado, pela primeira vez desde 2008, o time não tem um homem forte de área, um ídolo, um cara que chame o público, desperte na galera o desejo de ir ao estádio. O time, na verdade, não tem nada, ninguém, não tem líder, não tem qualidade, não tem… salvação.
Quarta que vem, o Flu estreia na Taça Rio contra o Bangu, um dos semifinalistas do primeiro turno.
O Vasco, que também não chegou lá, tem a justificativa da Libertadores, o Flu nem isso.
Enquanto o choque de realidade não acontecer nas Laranjeiras, o torcedor continuará ouvindo frases como a de que o maior reforço tricolor na temporada é o pagamento do salário em dia.
Todos aos botes.
________________________________________________________________________________________
E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br
Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/
Tricolores elaboram campanha #MinhaRaiz para centenário do Estádio das Laranjeiras
Eu havia comentado, antes do jogo, em um dos primeiros deste post, mas acho interessante as pessoas verem e ouvirem o que os bostas de representantes da imprensa fazem para sacanear o Fluminense. Link abaixo…
https://www.netflu.com.br/serio-ou-deboche-comentarista-apostaram-na-eliminacao-do-flu-para-o-salgueiro/
Perdemos o direito de reclamar, caro Cleber.
Isso aconteceu a partir do momento em que este espaço foi ocupado por pseudos tricolores que só fazem ridicularizar o Fluminense.
Então, vem o ponto : se o Blog do Flu não faz outra coisa além de achincalhar com a instituição, como reclamar quando outros, arqui-rivais fantasiados de ” imprensa esportiva ” o fazem ?
E pior ainda, quando o texto-mestre do Blog, um Post, é terceirizado e desanda a enxovalhar nosso querido Fluzão ?
É aquela história : tenho que ser o primeiro a respeitar minha família se não quero que a vizinhança fale mal dela.
Abraços, parceiro.
É bom saber que ainda há tricolores com senso de amor próprio !
10:18>18FEV
Amaury,
Ah! “Pisada da galinha não mata seus pintinhos”
Acho que você parte da concepção de que o torcedor não pode reclamar do próprio time.
Cada um se manifesta de forma crítica movido por razões diferentes. O torcedor do próprio time pode estar errado, mas quer o melhor. O jornalista pode se manifestar levando sua opinião ao público, e até errar. O adversário pode até se manifestar para desprestigiar.
Destes, o mais difícil de criticar objetivando desprestigiar o time é o próprio torcedor.
Então, não vejo como o torcedor que reclama do seu time perder o direito de protestar contra o que, por exemplo, entende ser um deboche.
ST
Por favor, TT, procure ” não achar ” que eu parto da concepção a, b ou c.
Leia o que eu escrevo, pois é o que eu penso, meu caro.
Se eu deixei algum espaço no que disse que suscite alguma dúvida, não ‘ache’.
Pergunte, que na medida do possível eu esclarecerei.
Eu ‘acho’ que ‘achar’ o que os outros pensam não é muito legal.
Abraços, parceiro.
17:41>18FEV
Amaury,
Desculpe-me, mas você não tem como impedir que alguém ache qualquer coisa acerca do que você torna público.
Você tenha absoluta certeza de que eu li o que você escreveu. Como disse, não há como se impedir de alguém ter concepção formada sobre outrem ou alguma coisa que foi dita. Isso, assim como posto aqui por você, não é um favor a ser pedido a ninguém.
Aliás, você até pode aproveitar e esclarecer, se o desejar, o que você disse no seu texto.
Agora… Amaury, não é crível que você pense que alguém deve perguntar a você o que foi imaginado em um texto de sua autoria. Isto somente faço em situações excepcionais. Não é o caso.
Abraços, parceiro.
ST
Não estou tentando ‘impedir’, TT. Quem sou eu ?
Estou apelando para seu bom-senso, ‘pedindo’ que evite fazer isso.
Mas, se não quer concordar, …. fazer o que ?
12:10>21FEV
Amaury,
Vamos lá. O conceito, o pensamento, a avaliação, o julgamento, é ato pessoal.
Quando se trata de uma ofensa a se retribuir, no que se chama de retorsão, entre amigos ou camaradas é comum que se esclareça se mesmo aquela a intenção de quem proferiu a fala tida por ofensiva.
Mas, normalmente, todos acabam realizando julgamentos pelo que se diz, se faz ou pelo que é sinalizado.
Por isso o natural cuidado na escolha das palavras e no gestual de relacionamento.
Nada impede que, ante uma asserção educada, como foi claramente a minha, a pessoa esclareça que não foi aquilo que disse ou que pretendeu dizer.
Melhor do que as pessoas indagarem sempre antes de perguntar.
Não se preocupe porque isso não gerou qualquer entendimento negativo, apenas conclui o que transbordava do seu texto. Mas, repito, se isto lhe causa alguma apreensão, por favor, aproveite para esclarecer.
Vamos torcer pelo Fluminense hoje.
ST
Caro Garcez, Boa Tarde!
Depois da folia momesca, e muita agua q passarinho não bebe. rsrs
Precisei de dois dias de retiro para recarregar as baterias.kk
De volta ao cotidiano, especial no Terno e Gravatinha, levei
um baita susto! Com a coluna de vossa autoria intitulada “Apequenadores do Flu”
e, a julgar pelo conteúdo, lembrei o Roberto Sanderes. (Jesus! Livrai-nos
senhor) kkk
Garcez, permita-me, por favor, contrapor a tanta descrença/desesperança!
Brindando o mestre com respeito e carinho, através da oração de
São Francisco de Assis.
Senhor, fazei de mim um
instrumento de vossa paz
Onde houver ódio, que eu leve o amor
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão
Onde houver discórdia, que eu leve a união
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé
Onde houver erros, que eu leve a verdade
Onde houver desespero, que eu leve a esperança
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria
Onde houver trevas, que eu leve a luz
Ó Mestre, fazei com que eu
procure mais consolar
Que ser consolado
Compreender, que ser compreendido
Amar, que ser amado
Pois é dando que se recebe
É perdoando, que se é perdoado
E é morrendo que se vive para a vida eterna.
Amém.
Amaury, meu parceiro, aceite a minha solidariedade! Estou 1000% de acordo com você. Quanto aos comentários de alguns, ou melhor dos mesmos. kkk Creio q já estamos vacinados. Né não?
Da coluna, do nosso bom Garcez, destaco o parágrafo abaixo:
“Muito da descrença da torcida provém também da falta de transparência das últimas administrações. Em 2017, um estudo foi bancado por sócios para saber o diagnóstico financeiro deixado por Peter. Tal levantamento foi entregue já há mais de quatro meses por uma das quatro maiores empresas de consultoria do mundo, a Ernst & Young. O resultado, porém, até hoje é inexplicavelmente mantido em sigilo. Nem mesmo o Conselho Diretor, a quem Abad disse que mostraria primeiro, teve acesso”
Isso, isso, isso Garcez.
Ninguém melhor q o dono do blog, nosso anfitrião, para quebrar o paradigma do Terno e Gravatinha. Finalmente vamos por fim ao modelo/padrão q alguns insistem em empurrar goela abaixo. Refiro-me a maledicência/xingamento/psicologia infantil etc.
Nesse sentido, o Garcez está coberto de razão quando cobra a divulgação do diagnóstico! Precisamos conhecer a VERDADE, a realidade do FFC.
E, havendo ilícitos, seja oportunizados aos responsáveis o devido processo legal e ampla defesa. Confirmado o mal feito… Q recebam o rigor da lei. ST
Da nisso a Flusocio atrasar,
o cara some mesmo.
O soldo de Onivaldo atrasou, mas aparentemente foi quitado com o do restante do grupo.
Pô! Gui, nem todos tem a sua sorte! Fatura como Dragon e ainda recebe por trás. Haha
Meu caríssimo parceiro, ……… que os Anjos digam Amém !
Faço votos que estes dois dias de retiro tenham sido suficientes para prepara-lo para o que vem por aí, em termos de descrença com aquele chatíssimo bordão …. fora fulano, fora beltrano, fora todo mundo, fora Messi, fora Neymar, fora Ronaldo, fora Marcelo !!!
Haha !!!
Agora enfrentaremos o Bangu de Barcelona, semifinalista da Taça Guanabara.
E que os Anjos digam Amém !
Afetuoso abraço,
19:52>17FEV
Amém! Hahaha
Fique experto, Oni!
(17/02- 21:00)
hohohohohohohohohohohohohohohohohoho
Na mosca, PCA. Valeu parceiro!
Acho que o Fluminense deve cair para série B este ano. Não pelo time, porque acho que tem times piores, como Botafogo e Sport que já estão desclassificados da Copa do Brasil. Mas deve cair por causa da sua torcida que é fraca, na goleada sobre o Salgueiro teve menos de 3.000 torcedores, muito pouco, ainda mais sendo jogo único. No Carioca pelo que sei são menos de 1000 torcedores por jogo, público de time de série D.
Times como Fluminense, Portuguesa, São Caetano e outros com pouca torcida não merecem disputar o brasileiro da série A.
A Portuguesa e o São Caetano o destino já cuidou disto e hoje não fazem parte nem na série D do brasileiro. Era de se esperar porque são clubes de torcida fraca.
O América/MG é outro que parece um time “Oi Oi” sobe e desce o tempo todo. Como tem torcida fraca, não se sustenta na série A.
Portanto em 2018 times como Fluminense e o América/Mg são sérios candidatos ao rebaixamento.
Aquela figura com mais um nick novo.
Ajuda aí, produção.
kkkkkkkkkkkkk
deve ser por isso que um monte de gente já ‘atravessou’ o Jordão
Pois é, prezado Jordão.
No meu entender, nunca mais se verá timaços no Brasil, o futebol que é jogado agora, que é o resultado da Lei Pelé, será desse nível para sempre, sem estrelas, sem brilho, pelo motivo que todos sabemos, e essa diferença grande de um time para outro acabará, pois todos estão aproveitando jogadores que não servem lá, mas podem servir cá, e na base do “dê no que der”.
Com o interesse desmedido dos clubes estrangeiros pelos nossos craques, que levam nossos garotos fácil, fácil, sem que ninguém, nem clube nem torcida possa fazer alguma coisa, aí é que temos que entender que a era de ouro dos clubes brasileiros acabou mesmo.
Sobre isso de torcida não ir aos jogos, ainda mais à noite, pera aí; eu, se morasse no Rio, nunca mais sairia de casa para ver jogos noturnos, e brigariam muito para que membros da minha família também não fossem, e conselharia qualquer amigo ou conhecido a fazer tudo isso também. Portanto, a torcida, coitada, não pode ser culpada sozinha por estádios vazios.
ST.
17/02 – 17:30)
dddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddd
PS. Mas você tinha que dizer para qual time torce, né não?
Pelo seu raciocínio o vasco deve cair pra série c. E os demais, incluindo o flamengo, também não podem emplacar uma série a porque proporcionalmente estão levando bem menos.
E em jogos na TV aberta e ppv o Fluminense tem audiências superiores.
Portanto, leve seu time para a Série D e fique por lá.
Jordão, o brincalhão!
De acordo com aquilo que você afirma, por seus critérios, apenas Cruzeiro e Palmeiras não serão rebaixados para a Série B neste ano.
Vc inclui nessa lista as ironias grosseiras de Onivaldo ?
Qualquer uma, de quem quer que seja, inclusive minhas, o blogueiro que julgue.
As meninas do vôlei classificadas para os playoffs da superliga. Parabéns mulherada!
Vou colocar antes (sem estardalhaço, Drags): vamos atropelar o bangu e o fladrags.
Pois é. Um pequeno desabafo.
Para começar bem o dia, ainda bem calmo, estou lamentando muito que a quase totalidade dos escribas e analistas do blog, não tenha a perspicácia para notar a diferença de uma obra de Agatha Cristie, de uma de Raquel de Queiroz: de Graciliano Ramos para Montero Lobato, e que vejam escritos de “Roberto Sanders” e não identifique logo que é ele, em vez de achar que é de “outro”.
Estilos totalmente diferentes, que todos que conheçam ambos têm obrigação de notar logo e não sair chutando para todos os lados, isso já vem desde o ano passado, e só lamento não poder encontrar mais alguns comentários que fiz no ano passado, quando, sutilmente, tentei alertar para o fato, fazendo algumas gozações, muitos fáceis de ser entendidas, para poder posta-los aqui de novo.
Muitos comeram moscas nesse tempo todo, achando que eram abelhas sem ferrão. .
É por isso que alguns começaram a querer tirar sarro da minha cara, com esse papo de ” o cara que escreve muito e não diz nada que se entenda”, em que que tentaram fazer uma “inversão de valores”, muito em voga no país hoje, exaltando os que não conseguem discernir as coisas, para querer debochar de quem sabe fazer isso com simplicidade, e que, enquanto muitos ainda estão colhendo o milho, eu já fiz o fubá.
Eu nunca me atrapalhei para identificar os textos do Garcez, não. .
Saudações tricolores com mais matreirice por favor.
(17/02 -0830)
hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha,
.
.
ŹZZŹZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
Titio,
nessa onda do fubá aí de cima, o Mundin gosta mesmo é de sentar
que é pra ver se aparece alguma marquinha de espinha no bumbum, que ele odeia.
O know how do teste foi gentilmente cedido pelo Queens, que sempre faz uma limpeza de pele, antes de desfilar.
Quer mais frescura que isso Guilhermina?
Gentilmente cedido…
Coisa de quadrilheiro charlatão
Esse ZZZZ aí, está indicando que você é um dos que dormem de touca neste blog, Limonta? Pois é, cara como nego voa muito e quer botar banca.
(17/02 – 20:00)
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
É isso que chamo de ” decodificação ” e/ou ” ler entrelinhas “, dizendo que fui treinado a evitar.
Claro que identifico o estilo.
Neste caso, quase que inconfundível.
Porém, não me considero no direito de fazer insinuações ou ilações sobre autor anonimo.
Deixo minha questão : quantas vezes você leu – em textos de minha autoria – que eu ” custava a acreditar que o autor fosse o blogueiro ?”.
Amigo, se você é bom – o que não questiono – há outros que também fazem o fubá rapidinho.
Saudações efusivamente tricolores,
12:15 > 17FEV
Pois é Amaury.
Nessa aí eu joguei no ventilador, e, provavelmente, alguns continuaram voando, voando e voando, sem notar nada. Lá atrás, sim, eu me dirigi explicitamente a você, usei seu nome, e você viu e entendeu.
Mas você foi treinado para ler ou só evitar entrelinhas? Essa eu não entendi bem, até porque “pescar” qualquer coisinha, até inocente, é válido em qualquer situação, em qualquer ramo de negócios, você não acha?
Meu pai sempre dizia para que nós, seus filhos, sempre fôssemos expertos, sem dormir no ponto, e usava também alguns ditos como “mato tem olhos; paredes têm ouvidos”.
Aprendi outras depois, como: “fica bobo na praça, que jacaré te abraça”.
Essas são velhas, e você deve sabe-las de cor.
Saudações tricolores sempre de olhos e ouvidos bem atentos.
(17/02 – 20:20)
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Me caro PCA, não canse nossa beleza !
Não estudei pra tornar-me um ‘ingênuo’, meu amigo.
Leio, porque sei ler, interpreto, porque sei fazer isso, mas não dou continuidade àquilo que não tem transparência, que é subentendido, que deixa margens a ilações e deduções.
Em suma, como lhe disse antes, não faço réplicas baseadas em decodificações.
Fique frio, parceiro, pois você está pisando em graxa.
10:29>18FEV
Hahahahahahahahaha !!!!!
Na mosca !!!!!
09:06>17FEV
O time acabou de vencer bem e Abel imediatamente derruba o moral da equipe anunciando que está aguardando “os reforços”.
Neste momento, comentário totalmente inadequado.
Não confia no time nem em seu trabalho e já está trabalhando desculpas para o próximo fiasco.
Na minha opinião, urgência só temos por um reforço: alguém para o lugar do Abel.
Aleluia… concordo contigo em algo… hehehehe. Peço por isto desdeeeee…
SSTT
Que honra!
Lembro bem de você porque era um crítico feroz do Fred.
Eu concordava com tudo que você postava. Eu era igualzinho.
Acendi velas quando esse sabido foi chutado. Obrigado Levir!
Por este motivo, concordo com esta diretoria quando mandou o penúltimo da horrorosa “coluna dorsal” (Fred, Cavalieri, Jean, Wagner e Gum) para a rua.
Jogadores de má qualidade e irresponsáveis que tiveram os contratos renovados com valores inacreditavelmente altos após o vexame do rebaixamento no campo em 2013 por, ai meu Deus, quatro anos, juro, quatro anos.
Ou seja, até hoje poderiam ainda estar todos conosco, bebendo suas cervejinhas, treinando quando quisessem, tirando férias no departamento médico, etc.
Uma tragédia! claro que o clube iria quebrar.
E, quase quebrou.
Ainda bem que alguns foram encaminhados para clubes abobados (como nós) e o prejuízo foi um pouco reduzido.
Agora só falta o Gum, nosso perna de pau de estimação.
Então; não sou a favor da diretoria, nem contra, porque o Fluminense vinha me decepcionando tanto que achei melhor torcer pelo Barcelona, ou melhor, por quem tem Messi.
Uma boa, recomendo. Faz bem para o coração.
Se bem que no momento, a partir do pacotão do início do ano voltei a me interessar pelo nosso querido Flu e “estou”, por enquanto, a favor da atuação da atual diretoria.
Um abraço, Ricolor.
Escrevi com pressa no telefone e o português pode ser dúbio ao se escrever.
Ao me referir ao “Peço por isto desdeeeee…” quero dizer sobre tirar esta b… de treineiro do nosso Flu.
Estou na mesma posição que vc: nem contra e nem a favor da atual diretoria. Mas que eles andam trocando os pés pelas mãos… poutzzz…
E de resto pensamos bem parecidos.
SSTT
Temos uma sucursal de gestapo absolutamente ‘democrática’.
Concordo contigo.
Não quanto ao deboche ou gracinhas, isso faz parte.
Mas sim quanto as ofensas gratuitas.
Mas veja bem, isto serve também para quem patrulha quem crítica, ou não?
Caro FLU/TO, claro que deboche e gracinhas fazem parte do pacote bom do futebol, mas eu me refiro aos deboches e gracinhas grosseiros e agressivos.
Quem patrulha quem critica está fazendo patrulhamento também, claro!
No meu caso raramente respondo a comentário crítico sobre posições que discordo, leio qualquer um e considero, desde que seja feito com o mínimo de educação que se possa ler.
Comentários histéricos, não leio.
Conheço o passado desta pessoa aqui no Blog, Goncere.
Não tem cacife para falar de ética e criticas a colegas.
08:51>17FEV
Para quem nem lia meus comentários, me parece estar bem incomodado.
Quem é você para falar de ética?
Se intromete em uma discussão educada para me atacar.
Você não tem moral alguma para falar de ética, isto não te pertence.
O FLUZAO É NOSSO.
ESTE ESPAÇO É NOSSO.
Apesar de você achar que é só seu.
Haha
Estava lendo o comentário (RESPOSTA) do Goncere, decrepito !
Será que você não percebe NEM ISSO ?
10:32>18FEV
Existe um ditado, ou um pensamento comum a todos que é mais ou menos assim: “Eu posso falar mal de minha familia, mas não aceito que outros de fora o façam”.
Penso que com o Fluminense é parecido, nós torcedores que vibramos e sofremos, falamos mal ou criticamos, mas não aceitamos isso de torcedores de outros times.
Neste espaço existem três blocos, os que criticam os erros mas aplaudem os acertos (nesse está o blogueiro), o daqueles que ficam em cima do muro e que dependendo de quem comenta ele pende para determinado lado e o que aceita tudo e que tudo está bom.
Pensamentos divergentes que aqui são tratados de forma educada por uns, hilariamente por outros e inaceitáveis para uns poucos, quando são contrários aos seus.
Neste último, a arrogância de seu principal membro, chega a dar nojo.
Acredita ele piamente ser o único dono da verdade, não aceita ser contestado, quando o é, parte para ataques pessoais na tentativa de desmerecer quem o contesta.
Questiona notícias quando elas não condizem com suas idéias, mas utiliza das mesmas quando são favoráveis à seus argumentos.
Agora quer proibir até o blogueiro de emitir sua opinião, em sua arrogância peculiar sugere que o título deste post deveria ser um pedido de perdão a todos os comentaristas deste espaço e torcedores adeptos a pluralidade de pensamentos.
Bom, escrevi tudo isso só pra dizer:
O Fluminense é de todos nós, pessimistas, otimistas, sanos, insanos, cultos, ignorantes, ricos e pobres.
E o pensamento continua livre para todos, independente de chiliques alheios.
Dá-lhe FLUZAO.
O Fluminense é de todos nós,
menos de torcedores profissionais, rábulas e assemelhados
A proposito do titulo do post, eu mudaria para ‘ Traidores do Flu ‘.
Fora, Sindicato de Ladrões!!!
Estou preocupadíssimo com este ataque pessoal que você dirige à minha pessoa.
Terei uma noite de total insônia. Sniff ! Sniff !
Haha !!!
22:28>16FEV
Nobre Flu TO,
O Fluminense é de todos. Sabias ponderações.
Durante boa parte da trajetória de apequenamento o nosso bom guardião foi um baluarte na defesa institucional das três cores que traduzem tradição.
Por vezes não conseguia entender como ele conseguia separar as coisas, e faltava aquela crítica mais contundente com um quilo de coisa errada sendo destilada na torcida.
Se fôssemos beber da fonte (e não me refiro a Flapress), já poderíamos ver um Gustavo da Globo com posicionado de forma a expor mazelas que precisavam ser tocadas.
Deve ter sido difícil pro Garcez mostrar as caras de torcedor depois de anos segurando a onda.
Existe momento para deixar de expor a verdade?
É preciso enxergar que a transição para apequenamento pode ser tão perigosamente rápida e soturna que pode não sobrar tempo sequer para se ter ideia do que pode ainda rolar pela frente e do que deve ser feito para conter filosofia de mediocridade e desgaste da marca.
Quanto ao ‘dono da verdade’, não é de hj que faz isso…acha q tudo o que ele diz deve ser feito no melhor estilo ‘que seja escrito, e que se cumpra’. É completamente ‘bipolar’ (sem ironias) . Sinceramente, há muito já não leio, só fico sabendo através de outros comentários.
É de enojar mesmo… ele e um outro q entrou no ônibus agora querem ‘censurar’ as palavras e a indignação do João com esse momento Tricolor. E aproveitaram para fazer isso agora, pq estão ‘se achando’ depois de uma vitória ‘épica’ sobre o grande Salgueiro. Por causa desse pensamento q o Fluminense é o que é hj…
E por falar em “dono da verdade” lembra disso que você postou aí por baixo?
“Impressionante como tem gente na torcida do Fluminense que não entende patavina de futebol.”
Haha !!!
É o que digo, ou não é, Goncere ?
São desorientados mental e psicologicamente.
10:37>18FEV
Haha !!!
Desorientação mental, Goncere.
Ligue não !
Eu teria vergonha em continuar no Blog depois de ter feito insistente campanha para sabotar o programa Sócio Torcedor.
E teria vergonha em continuar no Blog depois de ter postado aqui a noticia de que havia batizado com o nome de um comentarista o cachorro filho da cadela da mãe dele.
Eu teria vergonha em continuar no Blog depois de ter desancado com o blogueiro e dito que estava saindo daqui para não mais voltar. E o idiota do Amaury ainda fez um apelo para que ele voltasse. E – finalmente – voltou para continuar esculachando com qualquer coisa que se tente fazer ou falar a sério.
Esta é a cara do “novo” torcedor tricolor.
Cuide-se, amigo, pois já estão tentando identifica-lo (fizeram comigo) como ” integridade a ser destruída “.
De minha parte, divirto-me de montão, assistindo a estas aberrações humanas.
10:46>18FEV
Como já disse… relaxem que daqui a pouco ele volta a criticar. Está no momento… assopra a diretoria e morde os que aqui escrevem. Já já o vento muda…
SSTT
Sem o Scarpa para boicota-lo creio que o Sornoza vai deslanchar este ano e estou apostando que vai despertar interesse de alguma boa equipe européia.
É um jogador que tem boa chance de se adaptar bem aonde um futebol moderno é jogado.
Tem boa visão de colocação dos companheiros, passa bem mantendo a bola no chão, procura espaços e colabora bastante com a marcação.
O Palmeiras certamente levou o homem errado e vai se arrepender.
Fora a encrenca que ainda virá por aí e é forte candidato a perder um bom trocado na ação do Fluminense.
Bom para nós.
Falou a Flusocio
“e estou apostando que vai despertar interesse de alguma boa equipe européia.”
e finaliza
“Bom para nós”
O cara já tá apostando na venda de mais um jogador
PQP
mais um arauto do VENDER ou VENDER
Se o Palmeiras se interessar, vai assediar o jogador e levá-lo … Por qq trocado o A Bad libera …
Caro Djacastro, na minha opinião, agora ficou mais difícil para os clubes brasileiros tirarem nossos jogadores com mercado; estamos melhorando o Caixa.
Concordo que se fosse há uns dois meses, levaria.
Sentinela-Chefe de plantão hoje.
A propósito, você gosta de futebol?
Já assistiu algum jogo?
Eu te explico meu texto, compreendo a dificuldade alheia para entender:
1. A frase sobre o Sornoza é um elogio.
2. “Bom prá nós” está relacionado com o caso Scarpa-Palmeiras.
Conseguiu entender agora?
Caso contrário, avisa que eu tento explicar de novo.
Bom sábado!
Cheguei a escrever exatamente nesta linha.
Mas desisti, preferindo deixar que você o fizesse.
Mamão com açucar ! Mel na sopa !
Mas não é inocência ou dificuldade para entender o texto, Goncere.
Guilherme é muito esperto ! De bobo não tem nada !
Ele retirou as duas frases do contexto, uma do inicio e outra do final do texto, justamente para montar a interpretação que queria estampar.
O nome disso é (no mínimo) maldade, para não dizer má fé !
Haha !!!
08:55>17FEV
Eu sei disso, ele deve ser jovem.
Sabe? “Envelheçam!”
Tudo bem!
É jovem não, Goncere !
Lembro-me da figura no lançamento de livro do JMG.
É jovem não !
Passa dos 30 com sobras.
15:12>17FEV
924 anos tem essa criatura. king tut era filho mais novo dele.
No baixo Egito chegou a ser conhecido como dragkamon em homenagem à ilustre família.
No minimo foi com luva de basebol para pegar os livros lançados, sem deixar macular o uso dos polegares quando faz o gancho.
Haha !!!
Você é uma figura, Reis.
Eles jamais vão entender.
Haha !!!
13:46>18FEV
Rindo muito aqui, parceiro.
Goncere,
O Scarpa, apesar de não ser craque, sempre se mostrou como um bom valor naquele time, já que não tínhamos jogadores “diferenciados”. Certamente não era um jogador que o Fluminense gostaria de perder, “dispensando” como fez de forma equivocada com os outros jogadores, que até deveriam ser negociados, ou que pelo menos se tentasse uma negociação qualquer, ou mesmo dispensados de outra forma. Negociá-lo, sim.
Mas eu acho que o Sornoza, sozinho, não consegue “levar” o time ali pelo meio. Basta aparecer alguém que aperte a marcação, para ele ficar sem ter o que fazer, já que precisa de parceria para tabelar ou de outro de importância semelhante para armar jogadas e que demande atenção do adversário.
Aliás, nunca vi o Scarpa boicotar o Sornoza e nem me lembro de nada parecido. Não me parece que este tenha sido o problema com o Sornoza, que teve evidente queda de rendimento depois que voltou da recuperação da grave lesão.
De qualquer forma, é muito bom ter o Sornoza jogando bem. Espero, isto sim, que venha um companheiro que trabalhe trocando de posição com ele e também metendo bola para atacantes e fazendo gols. Até o Abel está esperando por isto.
ST
Caro Torcedor Tricolor, concordo que o Scarpa tem algumas qualidades: chuta bem, faz jogadas boas, etc. mas acho ele muito displicente, lento e convencido.
Independente da forma como saiu, que foi muito feia, eu gostei dele ter ido embora.
Acho melhor o Fluminense sem ele.
Dourado não, na minha opinião foi uma perda grande, mas foi uma escolha dele.
Escolheu mal, acho.
Assim como achei a escolha do Conca de ir para a China uma bobagem sem tamanho.
Esses caras não levam em conta o ambiente totalmente favorável que deixam e saem por alguns trocados a mais sem se importar com os riscos de um fracasso.
Hahahahahahahahahahaha… o bipolar agora está na “Tchurminha” do planeta rosado. Que legal… pegou carona no disquinho do Marmundinho… ops…
Relaxem galera, daqui a pouco o bipolar muda e volta a criticar o treineiro, o tesoureiro, o torneiro… enfim… até o Abadeiro será criticado. Neste momento os que escrevem no blogue, incluindo o dono do mesmo, são uns… uns… uns… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
SSTT
Prefiro não comentar, Pobrelor !
21:09>16FEV
Faço muita força para evitar ‘ler entrelinhas’, PCA.
Fui treinado profissionalmente para evitar os paradigmas e as meias-palavras.
Vida que segue, meu caro !
19:18>16FEV
Mas, neste caso, Amaury, não coloco nada em entrelinhas, nem em meias palavras, não. Muito ao contrário, eu dou pistas certas contando com a perspicácia da galera. .
Mas estranho mesmo uma grande ingenuidade reinante neste blog.
Eu digo que se você leu algo de Machado de Assis, com certa frequência, sempre que pegar qualquer coisa dele, mesmo que não tenha o seu nome, você terá obrigação de saber tratar-se de algo dele, pelo seu estilo.
E de Euclides então?
Se eu ler qualquer coisa que você escreva em qualquer outro blog, mesmo que não tenha seu nome, ou um nome estranho, eu me lembrarei do seu estilo, e de mais alguns daqui. Estilo é inconfundível, cara.
Aplaque a sua ira, pois esta sendo dirigida ao alvo errado.
Saudações tricolores sem entrelinhas nem meias palavras.
(16/02 – 20:000
hahahahehehehehihihihihohohohohohuhuhuhuhu
Não existe ” ira “, PCA.
Sob minha palavra de honra, nenhuma ” ira “. Tampouco aborrecimento.
Você não entendeu o espírito da coisa.
Fique frio, caro PCA.
21:14>16FEV
Aí PCA,
sugere a contratação desse Euclides pro Abel, vai dar negocio.
Caros Tricolores, este post não é direcionado a ninguém, por favor nada de achar que é para alguém específico…..
Simplesmente para mencionar que o blogueiro tem opinião própria como todos os frequentadores, então se alguém não concorda, argumente.
Mas criticar apenas porque não gostou da opinião, porque como blogueiro ele não poderia fazer isso, não dá.
Espaço livre para todos, inclusive o blogueiro.
Salve a democracia!
Salvem o fluzão!
Fora incompetentes!
É isso ai caro JG!
ST
Concordo plenamente, só acho que agressividade, principalmente por parte do blogueiro, é desagradável.
Caro Goncere, acho mesmo que é o seu ponto de vista, sinceramente nunca nesses 10 anos que acompanho este espaço vi o JG ser agressivo.
Pelo contrário, para mim, é evidente a preocupação dele em se manifestar sem ser ofensivo, até no uso das palavras.
ST
Tricolor Andrei, eu também não, o blogueiro é super cortês e educado, por este motivo estranhei tantos ataques, alguns até raivosos, nos últimos dois posts
Eu também o acompanhei nos últimos dez anos, desde que o blog era hospedado no NETFLU, quando o outro blogueiro (esqueci o nome dele, um jornalista que esteve na Globo) era o grosseiro, principalmente respondendo comentários, apesar de eu concordar com ele na maioria dos textos.
Eu usava outro pseudônimo e comentava muito pouco.
Agora fiquei velho e não tenho muito o que fazer, aí tento me divertir aqui.
Mas ……. está um pouco difícil;
Acho que é a fase ruim.
Já vi outras, isso passa.
Andrei, claro que ” o blogueiro tem opinião própria, como todos os frequentadores “.
Diria o NR, ” óbvio, ululante ” !
Questiono o conteúdo claramente político, partidário, do ultimo post, voltado para mensagem de desesperança, de terra arrasada.
Contrariando dramaticamente o espírito do Blog e … indo além … o próprio NOME do Blog, qual seja ” Terno e Gravatinha “, ignorando suas profundas raízes mantidas com o mais lunático de TODOS os tricolores que já baixaram na face desta terra, o amado Nelson Rodrigues.
Arrisco-me a dizer que este Post está muito mais para ser intitulado ” Sobrenatural do Almeida ” do que propriamente o oficial ” Terno e Gravatinha “.
Em suma, não fui habituado a ver o blogueiro assumindo posições de oposição política tão radicais, nestes sete anos em que tenho participado ativamente deste espaço.
Espero que você tenha compreendido minha intenção, caro Andrei.
O Blog deve manter-se apolítico, neutro, como sempre entendi que fosse.
Chego a duvidar que este texto tenha realmente sido escrito pelo blogueiro.
21:05>16FEV
‘nestes sete anos em que tenho participado ativamente deste espaço.’
uai sô, peraí
o cara chegou junto da Flusocio?
hummm…
Este ‘cara’ sou eu !!!!!!!
Este ‘cara’ sou eu !!!!!!!
Não, Guilherme, não cheguei junto com a Flusócio.
Dê uma olhadinha no meu ” 21:24>16FEV “, ok ?
9:23>17FEV
Vc não consegue entender que quem critica essa gestão patética da Flu Ócio não precisa ter lado político ????
Eu acompanho esse blog um pouco , canso da pavonice do seu grupo , sumo , volto um ano depois e vc continua aqui batendo ponto e falando o mesmo tipo de tolices … Mas nesses curtos intervalos bissextos em que leio o Garcez, já percebi que uma coisa, definitivamente,ele NÃO é… ligado a qq grupo político dentro do clube.
Será que vc, que bate ponto aqui diariamente não percebeu essa obviedade ???
Cada vez mais me convenço de que Por trás de toda essa sua gramática esmerada falta conteúdo.
Vou tentar ser o mais educado possível.
Todos que aqui acompanham este Blog, desde os tempos da Globo, inclusive você, sabem muito bem que o João Garcez nunca se manifestou de forma política neste espaço, pelo contrário, já fez por diversas vezes entrevistas com candidatos da posição e oposição, sem nunca ter manifestado apoio a nenhum deles.
Da mesma forma que eu, você e tantos outros, vimos aqui e expomos nossas opiniões, políticas ou não, o “Tricolor” e autor do texto tem toda a liberdade de expressar a opinião dele, concordemos ou não.
Isto aqui sempre foi um espaço democrático (com algumas censuras) e é de livre direito de “qualquer um” expressar seus sentimentos.
Vou desenhar: Quando eu comento que a administração do Garoto da Terra do Nunca foi uma das piores de todos os tempos e que a do Abobad segue pelo mesmo caminho, eu não estou dizendo que o Celso Barros ou o Mário Bittencourt seriam excelentes Presidentes, eu simplesmente estou emitindo minha opinião de “torcedor” sem nenhuma ligação política que a administração do Fluminense está uma MERDA.
Se você acha que está uma maravilha, apesar que sua opinião muda de acordo com a temperatura, tudo bem, é um direito seu.
O TRICOLOR É NOSSO.
ESTE ESPAÇO É NOSSO.
” Vou tentar ser o mais educado possível.”
Os que são educados de berço não precisam fazer tal ‘esforço’ Tocantins.
Ou será Teófilo Otoni ?
Estas coisas me fazem feliz !
” Eles ” acabam cedendo e aderindo à causa da ” educação acima de tudo “.
Continue se esforçando bastante para resistir à grosseria, pessoa !
08:06>17FEV
Oi Amaury, entendo sua opinião, mas sinceramente não vi nada demais no posicionamento do JG.
Entendo que um blog sobre um clube de futebol é um espaço para se discutir e se manifestar sobre todos os temas.
Por acaso eu compartilho da opinião do nosso blogueiro, mas se a opinião dele fosse ao contrário, eu iria apenas discordar.
Assim como ele, eu temo de verdade a possibilidade de rebaixamento neste ano.
Mas tenha certeza de que estaremos juntos na torcida para que isso não aconteca, que iremos torcer juntos cada vez que o nosso querido fluzão entrar em campo!
ST
Com classe, como sempre, Andrei.
Vejo o Blogueiro como um líder – no topo da pirâmide – exposto a que suas opiniões ecoem muito mais ruidosamente do que a de qualquer um de nós. Especialmente se ele escreve com criticas tão contundentes aos dirigentes e com uma visão tão derrotista, deprê, sobre as possibilidades do time neste ano.
Eu só me surpreendo (como foi o caso) com aqueles de quem espero muito e, circunstancialmente, saem fora do contexto.
09:05>17FEV
” Na atual conjuntura, quem enxerga algo diferente de tudo isso que o João postou, ou é porque gosta de ser do contra…. ” .
Isto é sua opinião, Zanitti !
Penso o oposto !
Com todo respeito, claro !
17:52>16FEV
Esse texto é até certo ponto realista, mas exagerado no pessimismo. É verdadeiro no que diz respeito a administração desastrosa e criminosa de Peter Siemsen e sobre a falta de ambição ou orientação de Abad. Mas muito pessimista quanto as possibilidades do Flu no Brasileirão. Obviamente, concordo que precisamos de reforços, mas acredito que os dois reforços de boa qualidade, não necessariamente “de ponta”, ou estrelas, poderão fazer muito pelo Flu. Fazer o time jogar em grupo, ter um jogo coletivo bem orientado é tão importante quanto contratar bom jogadores. Se o colunista achava e acredito que continue achando Abel Braga capaz de fazer o time jogar bem, por que não daria certo?
Eu penso que ao invés de contratar muitos reforços, ou poucos jogadores de ponta, seria melhor contratar um bom treinador. O treinador no Brasil que eu vi fazer seus times jogarem em bloco, tanto marcando, quanto atacando foi Marcelo Oliveira. Duas vezes finalista da Copa do Brasil com o Coritiba e bicampeão com o Cruzeiro, com um time de refugos. O Cruzeiro bicampeão não tinha “jogadores de ponta”
Você confia no Abel e eu preferia Marcelo
Like !
Exceto quanto à questão do técnico, que não considero o rei da cocada preta mas tem inúmeras qualidades para lidar com grupo e respeita muito o Fluminense.
19:10>16FEV
O Abel é isso aí,
“Abel comenta “efeito positivo” da eliminação precoce na Taça Guanabara”
esse é o mesmo Abel de 2013
“Pra mim, 0 a 0 em casa é melhor do que ganhar de 2 a 1”, diz Abel
Por Redação – 17 de Maio de 2013 13:24
Me impressiona a quantidade de frequentadores do blog que estão sofrendo com os 5×0.
Completamente magoados e fazendo questão de mostrar como foi banal a vitória de ontem.
Vamos ver se perdemos na próxima vez para alegrar um pouquinho mais isso aqui.
Não contem com minha ajuda porque eu vou torcer a favor, de novo.
Like !
Também não torço por uma derrota para que eles se alegrem.
Duplo imerecimento.
Eles não merecem esta alegria e o Flu nunca merece perder.
Haha !!!
19:12>16FEV
Lembro de várias ocasiões, em que, PEQUENOS sucessos do Flu, levaram muita gente a falar, até, em ganhar o brasileirão. É impressionante como muita gente adora se enganar e ser enganada. Até ia estabelecer um paralelo, mas certamente o meu texto seria censurado… Contra o Salgueiro, o time “brilhou”… kkkkkkkkk. Que façanha!!!!! Ora,caiam na real, gente! O jogo contra o Salgueiro não pode, nem em sonhos, servir de referência!
Acho inacreditável isso, Rui… houve um ano (em 2013, se eu não me engano) que eu li um sujeito dizendo que ganharíamos todos os 5 títulos disputados naquele ano… e foi o que foi. Sornoza virou Messi, Gilberto é o novo Cafu; Marlon, Branco (gostei dessa, Marlon Branco), e Abel é o próprio Rinus Michels. Nem a torcida do Sampaio Corrêa comemorou tanto a goleada quando os times se enfrentaram. E, se a gente disser que o Salgueiro é horroroso, tem gente que faz beicinho e diz que ‘torcemos contra’. Já me xingaram de todo jeito no Facebook. kkkkkkkkkkkkk
Nando, amor por um clube é uma coisa. Fanatismo é outra, bem diferente. Pessoalmente, condeno qualquer tipo de fanatismo, porque isso cega as pessoas, tira-lhes a capacidade de raciocinar. Mas, na realidade, eu postei o meu comentário, mais para “lembrar”, aos “impetuosos”, da realidade. Você, pelos vistos, procura ser objetivo, o que me parece sensato, até porque eu mesmo tento ser assim. Quanto aos xingamentos, eu também já os recebi e, como você, achei engraçadíssimo, de tão ridículos que alguns eram. Falta de massa cinzenta e, também, de educação, são coisas que sê muito por aí…
Permita-me discordar de você. Não vejo o time desse ano mais fraco que o do ano passado. Prefiro a juventude de um Ibañez e um amor ao clube de um Gum que a experiência de um Henrique, que reserva do Thiago Silva na seleção, foi preterido pelo Dante, no jogo no qual perdemos de 7 x 1 da Alemanha. Dourado foi importante, mas não é nenhum super-craque. Scarpa acha que joga muito mais do que de fato joga e não pode ser líder de um time de futebol e está melhor no Palmeiras como terceiro reserva. WS perdeu velocidade, Wendel se deslumbrou, Lucas só tem folego para o primeiro trimestre do ano e Leo Pelé não tem nada a ver com o seu sósia mais famoso.
Salários em dias, patrocinadores que não impõe jogadores e nem técnicos, jogadores aguerridos e de futuro são melhores que aquele bando do ano passado. Santos e Vasco não têm medo de deixar os garotos tomarem conta do time, porque o Fluminense fica com essa onda toda de querer medalhões ou jogadores cascudos?
Like !
15:17>16FEV
PERDÃO, COMENTARISTAS DO BLOG !
PERDÃO, TORCEDORES ADEPTOS DA PLURALIDADE DE PENSAMENTOS !
Este deveria ter sido o titulo deste Post do sr. João Marcelo Garcez.
Do mesmo JMG a quem sempre considerei de lucidez e isenção inquebrantáveis
E que abandona o torcedor tricolor, em meio à turbulência formada pelos da oposição política.
Desencanto : é tudo o que foi passado neste Post.
Fiquei profundamente decepcionado com o radical partidarismo demonstrado pelo autor.
Nada a ver com o resultado do jogo de ontem, pois não sou criança e não creio em Papai Noel.
Mas tudo a ver com aqueles que ainda estão em dúvida sobre se vale a pena torcer.
Se vale a pena continuar acreditando no Fluminense – Instituição – forte amanhã e sempre.
Lamentável !
Desculpe-me, mas lamento muito !
Um dono de blog não deve (pode, mas não deve) assumir tão radical oposição.
Fazendo como foi feito inibe até mesmo aqueles que o admiram mas que neste momento sentem-se constrangidos em continuar participando de algo estranho a seu modo de ver e de pensar.
Pelo simples fato de insistirem em continuar sendo tão somente … torcedores.
Sinto-me ( quase que como ) comentando em um Blog do Flamengo.
Com tristeza destaco abaixo o que chamaria de ‘cerne ‘, de ‘plasma ‘, de ‘néctar ‘, de ‘ essência ‘ daquilo que foi passado no Post em pauta :
Eis o derramamento de ” Desencanto ” com que fomos brindados :
Aspas :
° Com este elenco, não há salvação. O Fluminense estará fadado a ser pela primeira vez rebaixado para a Série B …
° Preocupa-me ver Abel Braga já falando em alternativas de jogo e disputa por posição em alguns
setores, num conformismo inquietante, …
° O “espírito colaborativo” do técnico é um prato cheio para a diretoria tricolor, de novo prestes a lavar as mãos, …
° Parece evidente que não vai dar pé. E não dará nem mesmo se a cúpula contratar o prometido meia e o atacante de canto. Dependendo da qualidade deles, serão apenas uma ou duas andorinhas …
° … uma atitude indigna da direção com os garotos, com a torcida e, principalmente, com o próprio Fluminense, de quem o presidente Pedro Abad parece permanentemente duvidar da grandeza.
° O time que hoje veste a camisa do Flu não produzirá nada além do que (não) vimos, seja Abel ou qualquer outro treinador o comandante.
° A despeito de todas as conhecidas mazelas do Campeonato Estadual, a média de público pagante do Fluminense contra pequenos na Taça Guanabara foi de humilhantes 949 torcedores por jogo.
° Quarta que vem, o Flu estreia na Taça Rio contra o Bangu, um dos semifinalistas do primeiro turno.
° O Vasco, que também não chegou lá, tem a justificativa da Libertadores, o Flu nem isso.
° Enquanto o choque de realidade não acontecer nas Laranjeiras, o torcedor continuará ouvindo frases como a de que o maior reforço tricolor na temporada é o pagamento do salário em dia.
Fecha aspas.
Chego a imaginar que o JMG tenha ‘terceirizado’ a redação do Post.
Lamento muito, mas discordo frontalmente desta visão depressiva e destrutiva sobre as coisas no Fluminense.
E digo de antemão : nunca votei no clube e não faço parte de qualquer canal político.
Claro que vão chover insultos à minha pessoa, daqueles que querem ver o circo pegar fogo.
A questão é se este é ( também ) o propósito do blogueiro. Custo a crer nisso !!!
12:11>16FEV
Concordo integramente.
Texto inacreditavelmente agressivo e parcial partindo de um mediador que sempre foi exemplo de isenção e tranquilidade, com um histórico nos últimos anos que tinha como principal virtude uma classe coerente com a fidalguia tricolor além de suas crônicas possuírem um certo charme que tornavam atraentes suas postagens.
Gostaria muito de ler seu pedido de desculpas aos frequentadores isentos e admiradores de seu comportamento.
Não conheço ninguém que atue politicamente no Fluminense, seja de que facção for, mal sei o que é Flusócio, a última vez que pisei na sede do clube foi há mais de trinta anos atrás para ver meus filhos jogarem tênis, e frequentei as Laranjeiras somente quando era garoto e ia com meu pai, então sócio.
Meu pai já faleceu há mais de quarenta anos.
Vai no blog da Flusocio…… La so quem elogia eh bem aceito. Se nao sabe o que eh Flusocio, deveria se informar e saber o porque do FFC estar se apequenando cada vez mais.
Ele sabe o que é Flusocio, participa
só que lá, ele não é ‘Goncere’.
Meu caro sabidíssimo Guilherme, eu sou quem?
E sei o que?
Você acha que todos os torcedores do Fluminense tem a sua cultura e inteligência para perceberem todas as maldades da vida?
Sinto lhe decepcionar, mas eu não tenho.
Não sei nem quero saber o que é Flusócio.
Só me interesso pelo Fluminense jogando futebol, não consegui ser tão espetacular como você que deve ter uma vida riquíssima e feliz com seu vasto conhecimento.
Sem contar o seu senso de humor.
Você é uma pessoa engraçadíssima.
Sempre que tem uma postagem sua corro para ler e morro de rir.
Sou uma pessoa comum e invejo demais sua esperteza e seu savoir-faire.
Um grande abraço.
Dragon dá de lado pra maldade, Goncere. E segundo Pança, o parceiro dele, dá de costas pra picardia.
Vai pro blog da Flusocio…… La quem critica e banido.
clap clap clap
lá ele é o terceiro reserva, e ele gosta é de ser estrela
o rapaz vive se achando.
Doidinho para que eu dê uma ” carteirada “, verdade ?
Esqueça !
22:42>16FEV
By vc caro Amaury: Like!
Saudações tricolores!
Abraços, parceiro !
Like !
19:27>16FEV
O cara sucumbiu ao movimento messiânico ortodoxo pink wings, Amaury.
Não posso crer, porque conheço o blogueiro pessoalmente.
Doce criatura, repleta de bons sentimentos, homem honrado, família !
Não se deixaria levar por marés tão infecundas e lamacentas.
Não posso crer.
Continuo imaginando que este texto tenha sido redigido por outro, caro Reis.
O texto é a verdadeira antítese da alma tricolor, de um “Terno e Gravatinha”.
Coisa de lorpas e pascácios, diria NR.
Decididamente não há ali, naquela minha ‘seleção de infelicidades’, uma única frase que mostre o mínimo de semelhança com o perfil do blogueiro que conheço.
Não posso crer que seja dele.
22:32>16FEV
Bela vitória do Fluzão.
5 x 0 foi pouco.
Valeu pela exibição, pelo resultado e pela frustração do microfone forte e cítrico da grande mídia que já se preparava para escrachar e defenestrar mais uma vez o pioneiro do futebol. Cada jogo constrói as grandes campanhas de uma temporada portanto toda peleja tem sua importância, independentemente.
O trabalho de reestruturação seja no plano pessoal, profissional, empresarial etc; é árduo e complicadíssimo, principalmente em ambientes desfavoráveis, instáveis; por isso até que se PROVE o contrário, inclusive levando-se às últimas consequências, nas esferas legais, algum ato ilícito comprovado na consecução dos objetivos traçados, o trabalho de reestruturação do FLU até agora tem sido, na minha avaliação, satisfatório e compatível com a realidade do clube. A tomada de decisão num processo como este, muitas vezes não é a mais correta, mas para quem está à frente do processo é a necessária em dado momento. Torço muito para que tudo dê muito certo em prol do Fluzão.
João Garcez, acompanho desde sempre às suas postagens, e como tricolor tenho muito orgulho de poder dizer que você é um dos nossos notáveis representantes na midia; mas respeitosamente, os dois últimos posts não combinam com a sua essência.
No mais bola prá frente e, que o Fluzão possa nos surpreender à todos este ano com uma bela campanha e com mais esse Timinho.
Saudações Tricolores!
Like !
13:42>16FEV
Sete anos nao e tempo suficiente para isso? Vc fala como se esse trabalho estivesse “comecando agora”. Nao, isso eh o que a FLusocio usa como defesa. Peter foi president FLusocio; Abad do conselho fiscal. Olhe o material de campanha do Abad e as metiras proferidas; ele falando em ter “orgulho” em continuar o trabalho do Peter. O post do Garcez eh completamente coerente.
Ta todo mundo cansado dessa mentalidade pequena, perderoa.
Esta feliz com os 5×0 no Salgueiro? Isso prova o que?
” Todo mundo ” quem, cara-pálida ?
Fale por si, e olhe lá !
Haha !!!
19:22>16FEV
A grande maioria, meu caro.
O próprio Garcez expressou a opinião dele e está sendo criticado pela “meia dúzia” de sempre.
Nessa meia dúzia eu te incluo, e me excluo, gracas a Deus!
Devia era estar postando na Flusocio em vez de ficar tentando censurar ou desmerecer quem não concorda com esses caras.
Tática que a Flusocio usa.
Nao ficarei supreso se vc for da tropa de choque deles, muito atuante na internet.
Mesmo que seja, irá dizer que não.
É a maneira que eles agem.
Se voce nao eh Flusocio, deveria se “alistar”, tem todos os predicados pra fazer parte do grupo que esta acabando com o FFC.
Nesse grupo, eu nao me incluo.
Gracas a Deus.
Não posso fazer nada se você não está habituado a lidar com homens de palavra, Sylvio. Talvez isso não faça parte do meio em que você vive.
Já disse aqui neste Blog, trocentas e noventa e nove vezes, que JAMAIS tive qualquer contato ou envolvimento com membros da política do clube, que jamais participei de qualquer atividade social ou política no Flu e que não conheço (e nem quero conhecer) qualquer pessoa da atual ou de passadas gestões.
Digo isso porque é a verdade, e isso é o que me basta.
21:24>16FEV
kkkkkkkkkk
pô, o Amaury ainda não cansou dos fracassos, 13°, 14°, 15°
Impressionante como tem gente na torcida do Fluminense que não entende patavina de futebol. Bastou uma simples vitória contra um time fraquíssimo, que Sornoza virou Shownoza, Gilberto é melhor que Daniel Alves, Marlon é superior à Marcelo e um time abaixo da crítica, se transformou numa máquina de jogar bola. Por falar em máquina, me lembrei hoje da ‘Dinamáquina’, apelido dado ao time da Dinamarca, que encantou o mundo e esse que vos tecla, em uma partida no ano de 1986, em um jogo em que aquela seleção só faltou fazer chover. Resumindo: a Dinamarca fez uma partida perfeita contra o Uruguai, goleou por 6×1, parecia ter um timaço, imbatível… mas, mais á frente, levou uma cacetada da Espanha por 5×1, foi eliminada da Copa e não ganhou rigorosamente nada. Aliás… minto. Ganhou o apelido de ‘Dinamáquina’.
O que isso tem a ver com o jogo do Flu? Nada, rigorosamente nada… o Salgueiro nem de longe se compara ao Uruguai e nem com o Flu com a Dinamáquina. Continuamos com um time muito fraco que ontem enfrentou um adversário que é uma verdadeira piada. O Boavista também golearia o Salgueiro, o Bangu golearia, e acho que até um time composto por componentes da bateria do Salgueiro, ganharia. Mas, pelo menos, o time jogou de maneira decente e goleou sem contestação, como tem que ser, sempre que um time grande (espero que o Fluminense ainda seja) enfrenta um pequeno.
p.s.: Incrível como, depois de uma goleada, os ‘nicks estranhos’ se multiplicam kkkkkkkkkkkkkkk
FORA ABAD!
FORA FLU ÓCIO!
FORA ABEL!
FORA PEDRO!
FORA NICKS FAKES!
Acho o time deste ano muito mais equilibrado que o do ano passado. Claro, o adversário de ontem era muito fraco, mas o badalado time do ano passado sofreu para ganhar do Globo. O importante nesse momento é o time ter um padrão de jogo, com os jogadores sabendo como se colocar e as suas funções em campo, independentemente do adversário. Ano passado, só com Richarlison, WS, Lucas, Scarpa e Snonorza no início do ano que sobressaiam.
Esse ano, já temos um trio de zagueiros melhores que no ano passado, a lateral esquerda melhor e a direita ainda tendo que mostrar evolução, mas considerando-se Lucas e Renato, é fácil ser melhor que no ano anterior. Os volantes são melhores. Perdemos um meia, mas que se achava um Ademir da Guia, um atacante que desde que voltou de uma malsucedida negociação perdeu o futebol em algum lugar, um wendel deslumbrado, um dourado que dificilmente vai ser artilheiro esse ano e um Richarlison, que realmente foi lamentável a sua saída.
Discordo, xará… a minha esperança para a zaga é o Ibañez, se o ‘mercador das Laranjeiras’ não o vender por um punhado de dólares. E o ataque é uma piada. O pior que pode acontecer é a torcida se iludir com essa goleada contra um time tão fraco, ou vitórias contra ‘Caldenses, ‘Macaés’, ‘Bangus’… e achar que o time está pronto para disputar o brasileirão.
Está aprendendo com o Abel.
Já antecipou Bangu.
Bom aluno.
Desculpe a piada, sempre leio suas postagens porque gosto.
Não fique zangado comigo.
É gozação amistosa.
Um abração.
Você é ” mara “, Goncere.
Já dizia a formidável figura do Ladim.
Haha !!!
15>51>18FEV
Like !
19:23>16FEV
Nando, relembrando grandes seleções que fracassaram temos a Hungria 54 e a Holanda em 74.
ST.
Eu quis dizer que uma simples goleada contra um time medonho, já transformou o time num timaço para alguns, Wash… não dá nem de longe para se iludir com esse time fraquíssimo.
As citações que fiz foi para lembrar que os fatos acima são coisas do futebol…
E quanto ao time, acrescento também que hoje está sem alma Nando.
ST
Meu caro Garcez, voce foi cirúrgico!
Só pra completar, queria fazer uma pergunta aos amigos do blog: A direção do FLU tem o técnico que merece ou o técnico tem a direção que merece?
À propósito, queria perguntar ao meu amigo de longa data PCA se ele se sentiu representado em alguma ala, de alguma agremiação no desfile da Sapuca.í.
Ora, ora, ora.
Nunca vi esses desfiles de escolas de samba, nem quando eles começavam bem mais cedo.
Imagine agora, depois que a Globo tomou conta dessa ex-festa popular e obriga que esses desfiles comecem das 23 horas para frente, como obriga que um jogo de futebol comece quase nesse horário.
Como cidadão de bem que sempre fui e sou, quem me representaria ali? Que crítica me representaria num evento desses, onde os procedimentos de grande parte dos autores e atores é o mesmo, ou pior, do que o das figuras que eles tentaram malhar?
Aliás, críticas bem bestas para uma situação em que cidadãos estão vivendo dentro do ambiente retratado nelas, e que mão têm nada mais para tentar entender o q0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000ue essas “mensagens’ quiseram transmitir. Eles são parte desse espetáculo macabro.
Mas, e você? Sentiu-se representado na crítica feita por esse pessoal fantasiado e desfilando na passarela? Ou por outro pessoal que, fantasiado ou não, atuou com enorme desenvoltura e realismo em outras passarelas da cidade, como vem atuando, impunemente, desde o limiar deste século?
Veja aí a que grupo você pertence.
(16/02 – 14:00)
oooooooooooooooooooooooooooooooooooo
PS:
Estou esperando o Iludido de Padre Miguel postar a sua foto com a fantasia de baiana com que desfilou por aí.
Lá atrás, nos post passado, o Reis postou uma foto de um do jeito como saiu fantasiado, mas houve jogo de empurra e nego ficou com medo de se revelar. .
xxxxx
Já já o Palmeiras aparece oferecendo duas mariolas e uma tubaína pelo Sornoza … e o A Bad aceita …
Nao duvido nada…..
Fizemos uma boa partida, Sornoza esteve excelente e ganhamos bem.
Eu assisti o jogo e fiquei muito feliz.
Dormi tranquilão.
Eu sei que muitos ainda não gostaram da nossa atuação.
Espero que as coisas continuem indo bem e que estes possam voltar a gostar de ver o Fluminense vencer.
ÒÒÒH! que maravilha! sobre o poderoso Salgueiro.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk só rindo. O time do Salgueiro perderia até pra ala das baianas do próprio Salgueiro.
Sinto muito LARANJAL INFELIZ de ter uma opinião contrária à sua.
Me desculpe!
Garcez; Você foi direto, preciso e perfeito. Esta diretoria causa indignação.
O time no geral foi bem, tanto coletivamente como individualmente. O Sornoza jogou demais, nota dez para ele.
Com um centroavante mais cascudo, mais um meia e um zagueiro já dariam esperanças para a torcida de um 2018 sem agonia.
Para deixar mais otimistas os tricolores no Campeonato Brasileiro, vejamos o seguinte:
Flu se classifica goleando time da série C.
Botafogo e Sport (times da série A) são desclassificados por times da série D.
O futebol brasileiro está nivelado por baixo, com a organização e determinação demonstrada no jogo de hoje somados a alguns reforços pontuais dá para o Flu fazer um brasileiro melhor que o do ano passado.
ST.
Caro Tricolor, é por pensamentos como esse que o time não deslancha! Digo porque a cúpula que comanda o Flu deve pensar como você! Para mim esse tipo de comparação não funciona. Não é porque um time de série A caiu para um de série D que o nosso time deve se vangloriar por ter se classificado tirando um time de série C. Esse papo de “futebol está nivelado por baixo” é puro conformismo. Esse papo também de “reforços pontuais”, isso não existe. Todo reforço, na cabeça de quem contrata é pontual. Reforço não é pontual! Reforço é coletivo. Reforço é um cara que saiba jogar, que tenha “bola” e que não se esconda no decorrer da temporada! Vamos pensar como time grande! Deixem esse papo de nivelamento por baixo para os times que realmente estão num nível muito abaixo do que o Flu deveria estar.
Fred, não parece a mesma maneira de pensar de um certo amiguinho do espaço sideral? rsrs
kkkk Nando, você escreveu isso ali em cima: “…p.s.: Incrível como, depois de uma goleada, os ‘nicks estranhos’ se multiplicam … ”
Eu também reparei isso! Nicks que nunca vemos por aqui fazendo postagens atrás de postagens… é no mínimo estranho!
Mas não é? kkkkkkkkkkkkkk
Lá no blog deles, o pessoal é barrado, censurado. Aqui, não.
Cara, você não entendeu nada do que eu disse.
Eu quis apenas dá apenas um sopro de esperança aos tricolores que estão desiludidos e mais triste a cada ano que passa e com toda razão.
O time é fraco, elenco para disputar rebaixamento e a chances de isso não acontecer é se o time jogar organizado, se desdobrando em campo e contando com alguns reforços pontuais que façam a diferença. E ainda esperando que o campeonato brasileiro tenha times iguais ou piores que o Flu e isso é possível porque o futebol brasileiro está um lixo.
Torcedores querem jogadores melhores mas não vão ao estádio, e ontem mesmo jogando no Engenhão que é mais barato que o Maracanã o Flu teve prejuízo de mais de 100 mil reais.
Torcida consegue mudar as coisas indo ao estádio para apoiar o time e protestando cada vez mais forte contra esta diretoria.
E ontem os somente 3 mil torcedores que estavam no estádio deu para ouvirmos alto os protestos contra o Abad nos momentos estratégicos da partida. Se fossem 30 mil torcedores o barulho e a repercussão seriam bem mais.
A diretoria é ruim mas torcedor que tem o sangue tricolor nas veias, não fica apenas reclamando, age de alguma forma para cobrar melhorias no time.
Com pouco dinheiro e com torcida fraca no Estádio é impossível um clube disputar títulos.
É surreal as pessoas cobrarem comparecimento aos estádios quando o time está um lixo sem previsão de substancial melhora! Já descorri sobre assunto aqui neste blog e resumidamente, torcedor não é trouxa de gastar os tubos com transporte, alimentação e ingresso, que deve ficar por baixo uns 150 reais no mínimo para assistir um show de horrores desses! Se eu morasse no RJ eu não iria de forma alguma ver esse time medonho jogar.
Pensa errado quem pensa que torcida é que deve levar o time… não, não assim que funciona, é o time que tem obrigação de levar a torcida! Como? Jogando bola, dando sangue, correndo, e se perder, saberemos que não foi por falta de atitude! É assim que funciona! Aí vem um babaca e diz: “ir na boa é fácil”… cara, não é ir na boa! É ir quando o time te dá orgulho, mesmo perdendo! Quantos e quantos exemplos você já viu de time sair aplaudido de pé até pela torcida adversária depois de uma derrota? Muitos!
Esse time do Flu, não merece palmas nem deitado!
Exatamente.
Perfeito.
ST
Você continua sem entender nada. Acho que nem desenhando você conseguria entender. O seu papel parece ser mesmo de torcedor acomodado que fica só reclamando em frente ao computador.
É, eu devo ser burro mesmo!