Adeus a Fred

Logo que chegou à coletiva que marcou o fim de sua extensa história no Fluminense, Fred não escondeu a consternação. Com a testa franzida, olhar compungido, procurava enterrar a cara entre as barras inimagináveis da dor. Talvez não visse nada, talvez não visse ninguém. Quando um casamento assim acaba, as chagas são inevitáveis. O mundo parece saltar e voltar. E embarcam todos – atleta, clube e torcida – na reverberação da relação, que parecia ser para sempre.

Ainda assim, Fred será eternamente uma bandeira tricolor, independentemente do que vier a fazer até o fim de sua carreira. Sua trajetória a partir da sua chegada às Laranjeiras lembra um pouco a de Ézio (a quem homenageou quando morreu, em 2011 – foto acima), que ficou por muitos anos no Fluminense e também se transferiu para o Atlético-MG logo após conquistar o título mais importante de sua vida – o inesquecível Campeonato Estadual de 1995. Como havia construído um roteiro de sucesso nas Laranjeiras (é o décimo maior artilheiro de todos os tempos), jamais deixou de ser conhecido como o Ézio do Flu. Tal como se repetirá agora com o ex-capitão.

Fred também cometeu erros. E não foram poucos. Como sua trajetória no Flu se confunde um pouco com a trajetória deste Terno e Gravatinha, há nove anos no ar, durante este tempo, o blog acompanhou e opinou sobre os deslizes do capitão. Fred é humano, por vezes, mimado. Bateu de frente com outras lideranças. Não queria ser ofuscado. Seu temperamento às vezes difícil ocasionou saias-justas para o time e para ele próprio – a mais grave delas na decisão da Copa Sul-Americana de 2009, quando uma cabeçada no juiz resultou em sua expulsão, freando a reação pela busca do título, que, graças ao destempero do atacante, ficou no quase.

Sua contribuição para o Fluminense também foi de valor formidável. Dois títulos brasileiros e o posto de terceiro maior artilheiro do clube dão a medida de seu legado, que antes mesmo de construído já levantava a torcida e inspirava este colunista.

lendaFred ficou feliz – muito feliz – quando escrevi um texto em sua homenagem em 2010, depois que propôs um contrato vitalício à diretoria. Chegou a reproduzir a postagem, intitulada “A lenda”, em seu site oficial. Coincidentemente, tomei conhecimento quando estava próximo de sua terra, em Minas Gerais, e compreendi que minhas palavras o tinham tocado, contribuindo, direta ou indiretamente, para seu sucesso nos anos subsequentes.

Tentar entender agora o que aconteceu para que Fred saísse é direito de todos, mas não mudará em nada o fato, consumado na noite de sexta 10. Embora, ultimamente, de forma mais contundente, andasse fazendo restrições à sua conduta e também pensasse que seu custo-benefício já não compensava, jamais deixarei de reconhecer a importância de Fred para o Fluminense. E vice-versa.

Ao fim da coletiva, encaminhou-se para a saída. Deixou o Salão Nobre pela última vez. Encerrava-se uma era.

vibra

Quando uma bandeira deste tamanho parte, nosso mundo não fica menor, nem pior.

Mas, ídolo que foi, certamente diferente.

Adeus, Fred!

***

Era uma vez… o Grêmio. Uma vez, não; três.

Nos últimos 11 meses, o clube gaúcho tem sido uma espécie de coadjuvante de luxo na história do Fluminense.

Três “eras”, três vezes o Grêmio pela frente.

E ele tem até trazido sorte ao Fluminense. Na estreia de Ronaldinho, em 1º de agosto, deu Flu, no Maracanã: 1 a 0. Nas quartas de final da Copa do Brasil, em 1º de outubro, primeira partida após a passagem meteórica do Dentuço, o empate com gols eliminou o time de Roger Machado: 1 a 1, na Arena Sul. Por fim, neste 11 de junho, ao fim da longeva Era Fred, de novo o Grêmio como primeiro oponente: como aquele, 1 a 1, em Volta Redonda.

MJRNão sei se o Grêmio atentou para esta coincidência. Mas, com certeza, o que não lhe escapou foi a presença ostensiva do carequinha Marco Júnior em sua área. Grande algoz dos gaúchos, o atacante marcou em todos os jogos, exceto no empate do ano passado. Mas até naquele foi decisivo, já que foi dele o cruzamento na cabeça de Fred, que finalizou com estilo.

No confronto do Raulino de Oliveira, contudo, a expectativa de todos no Flu “era” de vitória. O time lamenta não ter aproveitado a chance de ter jogado a maior parte do tempo com um a mais, depois que o volante Ramiro foi expulso por reclamação, ainda na etapa inicial.

Mas o campeão da Primeira Liga não enfrentou qualquer equipe. Do outro lado, um dos líderes da competição até o início da rodada: o forte e bem-armado time do Grêmio, que, como o Flu, só perdeu uma partida na competição – e para o mesmo adversário, o Palmeiras.

É o típico clássico nacional, em que qualquer resultado pode ser considerado normal. Como também o será o bicho que der contra o Corinthians, quinta, em Brasília. Apenas com a diferença de que o Flu estará um pouco mais pressionado.

Não entendi a opção de Levir por Maranhão. Pareceu-me um tanto quanto temerário lançar o menino recém-contratado logo de saída contra o Grêmio. Sentiu a pressão do desafio e de ter sido logo o primeiro substituto de Fred. Não correspondeu. E ainda falhou na marcação no gol de Marcelo Hermes. Levir, então, tirou-o para a entrada de Marco Júnior, que deveria ser, como Magno Alves, o herdeiro natural da vaga.

2Embora sem brilho, o Flu jogou bem, martelou, criou e, de novo, pecou na finalização. Cícero e Edson perderam oportunidades incríveis de dentro da pequena área. Tivessem os laterais em jornadas um pouco mais inspiradas e evitassem o excesso de bolas levantadas na área – jogada “viciada” do Flu nas últimas temporadas para que Fred resolvesse sozinho –, o time teria mais chance de sucesso.

O Fluminense não perde há quatro jogos e não ganha há três. Mas é bem possível, nos jornais e sites por aí, que a mídia amiga só faça questão de mencionar esta última.

Uma vitória contra o atual campeão Corinthians, porém, ratificará a sequência invicta – contra adversários difíceis, registre-se – e servirá de impulso para que o motor tricolor, cujo veículo anda misturando muita água à sua gasolina, engrene de vez.

______________________________________________________________

Leia também as opiniões deste colunista, bem como todo o noticiário tricolor, no portal NETFLU (www.netflu.com.br). Para falarmos por e-mail, joaogarcez@yahoo.com.br

344 thoughts on “Adeus a Fred

  1. PABLO OSVALDO – A segunda passagem do ítalo-argentino Pablo Daniel Osvaldo pelo Boca Juniors se encerrou de maneira complicada. De acordo com o jornal argentino Ole, os Xeneizes rescindiram o contrato do jogador após o técnico Guilhermo Schelotto entrar no vestiário e flagrar o atacante com um cigarro na mão.

    xx

    Devem ser principios esportivos como esse que fizeram o Boca Juniors ganhar tudo em sua historia.

    O Fluminense na era Fred tinha virado uma casa de tolerancia.

    É necessario retomar a historia de organização exemplar e disciplina.

    BORA FLUZÃO!!!

    1. Gui, um pouquinho de coerência nunca é de mais! Não é mesmo? – Antes de Fred quantas vezes o Fluminense disputou a liberta? Gui, a nível de conquistas é covardia comparar o Boca com os nossos. Exceção São Paulo/Santos. – O cigarro é péssimo, indefensável. Mas, quantos dos nossos tricampeões no México, fumavam? e isso impediu de ganharmos a copa? – E, falando em coerência devo lembra-lo que com Fred dobramos as nossas conquistas de âmbito nacional. Saímos de um modesto BI campeão brasileiro e passamos para o TETRA CAMPEÃO BRASILEIRO!! – Guilherme, por Deus, esquece o cara. Foca no FFC. Entenda, que o Fred está a quilômetros e quilômetros de distância de vc. E mais o cara saiu de 800.000 para 1milhão c/ garantias reais.

  2. Ideias & Pensamentos

    Lazzini, foi vendido a peso de ouro para a Inglaterra. Há época, ele não teve muita oportunidade com o paneleiro do Abel. Grande treinador mas com ideias retrogradas, é aquele treinador paizão administrador de vestiário. Nos trouxe frutos, mas na minha concepção é retrogrado.

    Hoje de novo mas, nem tão novo assim, temos o Fernando Diniz técnico do Audax e o Cuca técnico do Palmeiras, ambos, são herdeiros da escola do nosso saudoso e tricolor, Telê Santana, que tinha uma proposta pedagógica de treino.

    Ele gostava de atletas habilidosos ou com características fisiológicas promissoras e os ensinava a sua função tática dentro do campo. Como exemplo clássico, podemos citar o Cafú, um dos maiores laterais de todos os tempos, que tinha como característica fisiológica o fôlego e a velocidade. Reza a lenda que Telê amarrava uma venda nos olhos do Cafú e o pedia para cruzar na área, de igual forma, reza a lenda que ele fazia incessantes treinos com o Cafú indo ao fundo e cruzando na área.

    Há quem diga que hoje, o camisa 10 clássico, aquele que é jogador cerebral, que pensa o jogo, não teria mais espaço em função da velocidade que o futebol moderno chegou. Mas há também quem diga o contrário.

    Minha tese, o clássico 10 adquiri habilidade aprendendo a jogar bola na várzea, controlando a bola no campo imperfeito, no desnível entre a o meio fio e a rua, na pelada, no futsal. Perdemos para Alemanha de 7×1 muito em função da velocidade e do entrosamento que o time deles nos impôs, parecia até que era outro esporte.

    E de fato está se tornando um “outro esporte” e o Brasil precisa se adaptar, introduzindo de alguma forma a velocidade na formação dos nossos atletas. Contudo, o Brasil também não pode perder sua essência (habilidade). O futuro mostrará que o método que superará o método Alemão, será aquele que balancei esses dois elementos: velocidade e habilidade.

    O Fluminense dá um grande passo construindo um centro de treinamento moderno próximo das residências dos Atletas, sem dúvidas um grande passo. Mas o mais importante que um CT, é o método que será aplicado nas categorias de base em Xerém.

    Algo me diz que gramados sintéticos – onde a bola role com velocidade -, bolas adaptadas -que rolem com maior velocidade -, e treinamento que tenha como intuito introduzir uma maior velocidade no estilo de jogo sejam a chave do sucesso.

    Quem viver verá.

    Vence o Fluminense.

    Abraços Garcez.

    ST,

    Felipe Martins

    1. Na verdade, não é que o camisa 10 sumiu por causa da velocidade do jogo, mas porque a compactação dos times tirou o espaço naquela zona de campo.

      Agora o jogo se cria mais de trás (onde tem mais espaço para pensar o jogo), na saída de bola com qualidade. Enquanto o mundo tinha PIRLO, POGBA, INIESTA, SCHWEINSTEIGER, etc, os brasileiros ainda estão na Era dos “volantes de contenção”, “cão de guarda”, como LUIZ GUSTAVO, FERNANDINHO, etc.

      No Fluminense, mais importante que um camisa 10, é necessário volantes de qualidade, que joguem, pensem, façam gols. O Futebol atual acontece ali e não é com PIERRE, EDSON e DOUGLAS que se criará alguma jogada.

      As categorias de base estão formando errado nossos volantes há décadas.

  3. Muito bom que o Dunga tenha sido demitido, junto com aquela coisa, o tal do Gilmar.

    Na verdade todos deveriam ter sido demitidos, a direção da CBF deveria renunciar,
    e os jogadores encaminhados a um psicologo/terapeuta e depois terem aulas de marketing esportivo,

    tudo isso teria que ter acontecido apos o 7 x 1 no Haiti.

    Qualquer placar, menos 7 x 1, e ainda diante de um Haiti.

    Sinceramente…
    temos que recomeçar, urgente.

  4. “Inicialmente o Flamengo estava absoluto para contratar Abel. Mas a diretoria suspendeu a ideia por conta da repercussão negativa junto à torcida. Com a iminente confirmação de Tite na seleção brasileira, Abel passou a ser um alvo do Corinthians”

    xx

    É por essas e outras que o futebol brasileiro vai de mal a pior,
    dois grandes clubes nacionais disputando um treineiro bagaço como o Abel, demitido nas arabias por incompetencia.

    A torcida é contra, mas que importancia tem isso?

    É gol da Alemanha, 7 x 1 foi pouco.

  5. “Preço total de R$ 1,1 bilhão por Pogba teria “apavorado” Real”

    xx

    Eu acho que esse tipo de noticia deveria ser ‘censurada’ na imprensa esportiva

    como veicular que um jogador possa valer 200 ‘Fred’ ???

  6. Acompanhando a série B do brasileiro, tenho visto jogadores interessantes que poderiam reforçar o Fluminense até quem sabe tecnicamente.

    Quem puder acompanhar o Felipe camisa 10 do Ceará verá que se trata de um bom meia e talvez viesse a cair como uma boa opção na meiúca do Flu junto com o Scarpa.

    À conferir.

    1. Alguém aí já prestou atenção no meia, que costuma dar saída de bola pela esquerda, no time do Oeste?

      Joga muito bem e como participa.

      Mas, cadê os olheiros?

      ST

    2. Esse Felipe do Ceará é um bom jogador! Em 2013 fez um bom campeonato no Atlético-PR e depois passou por Figueirense, Ponte Preta e agora está no Ceará, é um jogador interessante! Tem também o Renan Oliveira que era do Atlético-MG e passou por uma cacetada de times. Goiás, Sport, América-MG, Avaí e agora está no Náutico.

      Na série B e no mercado brasileiro tem bons camisas 10 sem bem que vale a pena procurar no mercado sul-americano, mas aqui tem bons jogadores que podiam vestir a camisa 10 do Fluminense.

      Vamos ver adiante! ST!

    1. Gui, realmente é muito bom!! Mas, companheiro lá isso não é mais novidade: Toca da Raposa 1 e 2 ; Cidade do Galo ; CT do América, etc etc .

  7. Boa noite, grande Garcez!
    É evidente que, após a saída do Fred, nós leremos na imprensa trocentos nomes que possam vir para ocupar o seu lugar.
    Ventila-se o nome do Nilmar; eu torço pra que seja uma mera especulação, pois é um cara que já passou dos trinta, e que tem um amplo histórico de lesões.
    Eu já disse e reitero: se a diretoria do Flu der uma boa “garimpada” no mercado sul-americano, encontrará bons valores.
    Times como Grêmio, Inter, Atlético e São Paulo fazem isso há algum tempo, e estão a colher bons frutos.
    ST

      1. O uruguaio realmente não vingou,
        mas o argentino que é muito bom de bola, contou com uma ajuda providencial do Abel pra ser rifado, numa má vontade declarada em escalar,
        pra não justificar o valor pactuado junto ao River, que era um pouco alto, e satisfazer o CB que não era a favor do negocio.

        Tá na Inglaterra jogando muita bola.

      2. Discordo Garcez, dói o meu coração, mas discordo. O Lanzini fazia parte do time campeão de 2012. O Abel com a sua miopia aguda (não entendo porque tanta admiração por um técnico incompetente, a prova está aí com a sua demissão na Arábia), não enxergou o grande craque que é o Lanzini. Perdeu o Fluminense por ter deixado escapar a chance de vender o Lanzini por uma grande soma de Euros. Por isso sou contra o técnico pedir a contratação de jogadores. O Edinho “Jamanta” ficou e o Lanzini foi embora, dando um extraordinário lucro ao River Plate. Em tempo: A torcida do Flamengo rejeitou o nome do Abel massivamente, não são tão inteligentes quanto os torcedores Tricolores, mas são mais inteligentes que a gestão atual do Tricolor, que deixou escapar o Lanzini, e também que o “doutor”, que apalavrou o Abestado, se for eleito. Se for eleito? Ele não vingou pelo motivo acima.
        Abraços Tricolores.

  8. É direito de cada Tricolor abordar o assunto que bem entender, reconheço. Mas o Fred já se foi. O Garcez já disse tudo, esgotou o assunto, penso eu. Vamos seguir a nossa trilha sem ele. Aliás, já estava mais do que na hora dele sair. Não estava mais rendendo. Acabou e pronto!

  9. Gostei da notícia que acabei de ler. Refiro-me à escalacão provável do Levir para o próximo jogo, que será contra o Corinthians. Nem Giovanni, nem Pierre, nem Osvaldo. Ufa! Parece que Levir, finalmente, decidiu deixa esses três caras muito ruins de fora. Os três tiveram muitas oportunidades pra mostrar alguma coisa, e na verdade mostraram que são umas bombas.

    Daqui pra frente é necessário insistir com o mesmo time, ao menos por umas cinco partidas: Cavalieri, Jonathan, Gum, Henrique e Well Silva.
    Edson e Douglas.
    Marco Jr, Cicero e Scarpa.
    Richarlyson.

  10. UFAAAAAAAAAAAA… O Dunguete e sua tropa vazaram e o Tite parece estar a caminho e deverá ser anunciado ainda hoje pela CBF.

    Com isso não deve dirigir os Gambás amanhã contra o Flu e isso deve mexer com a gambazada que poderá meter os pés pelas mãos nesse jogo.

    Resta saber, se isso acontecer, o Flu irá tirar vantagem e conseguir uma vitória!

    ST

  11. Estou morrendo de rir com o post do Blog do Torcedor do Atlético-MG. É hilário ele afirmar que o Galo é o time que mais finaliza no campeonato e o que menos faz gols. E com Fred o problema será resolvido. Ele só não se atentou para o fato que o segundo time que mais finaliza e menos faz gols é exatamente o ex do novo Galinha, que não resolveu isso para o Fluminense em seis jogos.

    Deixa eles acharem que compraram uma Ferrari… na verdade é um Fusca, que fez muito sucesso em sua época e agora só vive de lembranças.

  12. Em primeiro lugar mais uma vez gostaria de parabenizar o belo comentário acima do nosso JG, merecido reconhecimento do legado do nosso Fred, orgulho-me de ser um dos mais árduos defensores do capitão mesmo nos momentos mais difíceis que passamos, tanto o clube quanto a ele próprio, tentando apenas ser grato por essa imensa contribuição à nossa instituição. Ele mesmo reconheceu que as pessoas passam mais a instituição continua, assim continuaremos seguindo sob o manto tricolor glorioso, claro respeitando sua história vitoriosa, agora como adversário mais nunca como inimigo com todo merecido respeito, certamente o que fica para a história tricolor é aquela célebre frase do NR “a predestinação para a glória, esse foi o seu legado, boa sorte para ele e para nós todos. SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  13. Continuo olhando para os demais times do Brasil e não vejo ninguém muito à frente do FLU. O que está mais adiantado é o Palmeiras, mas isso se dá devido à presença de Cuca, o melhor treinador brasileiro disparado. O FLU, comparado aos outros, não fica a dever, ao contrário disso, temos bons jogadores.

    Acredito que se o Levir for mesmo um treinador firme, de personalidade e independência, imagem que ele costuma vender, há de manter a melhor escalacão em campo (sem Giovanni, sem Pierre e sem Osvaldo) e o time vai encontrar o seu jogo.

  14. O Sander não é mais só jornalista, caro Julio de Carvalho. O Sander passou a jogar no time dos “jornalistas-empresários-políticos”, ou seja: escreve, edita e vende livros, e usa a sua condição de jornalista para atuar em campanhas políticas, no caso dele, política interna do Clube.

    E já adianto que não há nada de ilegal, de ilícito nisso não. Apenas acho que um jornalista precisa dizer isso aos seus leitores, alertá-los de que ele, o jornalista, “pertence” a tal ou qual lado e tem esse ou aquele interesse envolvido. Creio que isso seja algo que se aprenda cedo na cadeira de ” ética jornalística”.

  15. STT.
    PQP! O Maranhão foi ousado, deu ovinho, fez a alegria da torcida e é substituído. Os laterais por total falta de categoria e o mínimo de habilidade, continuam titulares absolutos. O elenco do Fluminense para o técnico, é restrito a apenas uns catorze jogadores. Nos treinos, ele tem a mesma postura que nos jogos, economiza substituições. A Ladainha é sempre a mesma: Entra Richarlison no lugar do Osvaldo. Sai Richarlison entra Osvaldo. Sai Osvaldo entra Maranhão (que nem esquentou a chuteira). Sai Maranhão entra Marcos Junior. O Fluminense só tem estes três atacantes?
    Abraços Tricolores.

  16. O ano de 2016 está sendo de grande feitos:
    – Contratação de um técnico de verdade como o Levir.
    – Saída do Fred que representava um custo/benefício ruim, além da melhora do ambiente interno.
    – Construção de um CT finalmente.
    O clube está em evolução e temos tudo para ter um 2017 melhor ainda.

  17. O Scarpa disse que adoraria jogar na Europa que é o sonho de todo garoto.
    Não tem jeito, ninguém quer mais jogar no futebol brasileiro e também já estão querendo cedo conseguir a independência financeira.
    Por isso já não estou mais esquentando a cabeça e torcendo para jogador tal ficar no clube. Até o Scarpa que parecia ter vontade e interesse de jogar no Flu já está pensando na Europa e no dinheiro da transação.
    O importante mesmo é fazer do Flu um clube independente e bem estruturado com a construção de um CT e principalmente um Estádio para 30 mil torcedores (é o suficiente para a torcida tricolor), porque aí teríamos um clube com estrutura para jogador poder treinar bem, ter salário em dia para jogador jogar com comprometimento e um estádio próprio e do tamanho certo para a torcida exercer pressão no adversário e na arbitragem.

  18. Oi pessoal! Depois de 3 dias ‘afastado’ estava dando uma olhada nos comentários da galera nesse momento. Concordo inteiramente com alguns quando enxergam alguns ‘defeitos’ em determinados jogadores do Flu. Ricky, o ‘ansioso’, Cícero o ‘homem invisível’ (e olha que eu sempre defendo o Cícero)… mas o que mais me deixou ‘comovido’ (pra variar) foram as palavras do amiguinho PCA.
    ‘Eu sou tricolor desde garotinho, sim, sempre vibrei com momentos bons, e me aborreci com momentos maus, sempre sabendo desde cedo que essa é a rotina do futebol.’

    Não dá para deixar passar… até pq dessa vez ele não começou com a sua marca registrada ‘pois é’…
    Até hoje procuro entender as palavras do PCA (e o que significam aquelas letrinhas no final)… no seu último comentário, ACHO que ele quis dizer o seguinte: é ABSOLUTAMENTE NORMAL o Brasil (pentacampeão mundial) perder de 7×1 da Alemanha, fazer partidas abaixo da crítica contra Equador e Peru, ser humilhado, esculhambado, vilipendiado, estuprado, açoitado… por qualquer time, pela torcida e pela imprensa mundial, jogando por água abaixo o que craques do passado ‘construíram’ em décadas de hegemonia e ótimo futebol. . Tudo é ABSOLUTAMENTE NORMAL. E o mesmo raciocínio serve para o Fluminense… tanto faz perder, ganhar ou empatar, pq existem esses 3 resultados possíveis no futebol… e os vexames, vergonhas, rebaixamentos, freguesias, etc… devem ser entendidos como coisas comuns e normais… ou seja, o ‘faz parte’. E depois ainda reclama se a gente chama de usuário de óculos rosados e habitante do país das maravilhas. Enfim, entendo que cada um pensa de uma maneira diferente, mas eu, particularmente, discordo TOTALMENTE.

    Quanto ao time do Fluminense, é lógico que , com esse plantel, não chegará a lugar nenhum, a não ser o 10º ou 11° lugar. Só a saída do nosso querido Jotalhão (não podemos mais falar o nome dele, pq o Oni não quer…) não irá resolver nada. Estamos no aguardo pois, de pelo menos uns 3 jogadores de bom nível, pois agora, ao que parece, vai sobrar muito dinheiro. Repito: com essa zaga de horrores e laterais medíocres não chegaremos à lugar nenhum. Olha que eu reclamava de Bruno e Carlinhos, mas vendo Johnathan e W.C.Silva (desculpe, mas vou chamá-lo assim agora) jogando , chegando na linha de fundo e cruzando por trás do gol , na arquibancada ou na outra lateral, ouso dizer que os dois antigos poderiam ser comparados à Aldo e Branco (eles que me perdoem). Como são ruins esses laterais. PQP! E pensar que na reserva , temos o Pelé e o Giovanni maravilha.
    Enfim, presidente Peter, sei que o senhor entende tudo de futebol… com esse time atual, além de não conseguirmos nada, quando começarem as contusões, a tendência é o time despencar na tabela e chegar próximo da posição hoje ocupada pelo ‘glorioso’. Contrate pois, presidente!

    É isso amiguinhos… abçs à todos, especialmente ao nosso querido e receptivo ‘Joker’, que depois de tanto tempo, deu o ‘ar da graça’.

    1. Amiguinho, vc esqueceu do Levir? nenhuma palavrinha, é isso mesmo? tá satisfeito com o Levir? e o tal custo benefício, tá tudo ok? – Amiguinho, quem disse que não pode falar no Fred? pode e deve sim. O que não pode e nem deve é deflagrar uma campanha infame contra o Fred. Tremenda babaquice!! E falando em Fred. Por essa vc não esperava. O galo mineiro, assinou contrato até 2018, com garantias reais, pagando 1milhão de reais. Tá vendo amiguinho, de novo, vcs fazem previsões equivocadas. O pessoal do galo que são profissionais de futebol, ganham a vida com o futebol, ao contratar o Fred discordam pontualmente de vcs. Ou seja, vcs continuam pagando mico. Nando, não pretendo aprofundar no tema. Mas, vc reprovou a zaga e as laterais. O Levir não concorda. E vc nada diz do cara. Que passa amigo? acabou o estoque? ST

      1. Oni, amiguinho… pode ser que eu esteja enganado, mas existem apenas 2 amiguinhos que não se conformam com essa saída do Jotalhão e estão com uma dor de cotovelo de dar dó. Um é vc e o outro, eu não quero falar, mas começa com P e termina com CA. Vcs estão visivelmente inconformados, cabisbaixos, de ‘farol baixo’ pela saída desse fanfarrão presepeiro e péssimo ator. Não vi em nenhum lugar (com certeza) que o salário desse centroavante seja mesmo de 1 milhão… pelo contrário, VI na espn o valor (que eu já acho absurdo) de 500 mil. Oni, estou muito satisfeito com o presidente Peter, pq ele mandou esse ex-jogador para um dos nossos atuais arqui inimigos. Jogada de mestre do presidente Peter. Agora, os torcedores galináceos vão ter uma pequena noção de como esse cara é irritante e SUPER, mega, hiper valorizado. Cada gol dele é considerado uma coisa de outro planeta por vários da imprensa e por vários amiguinhos (que eu não preciso falar o apelido), mas a verdade é que ele muito mais irrita a torcida consciente e atrapalha o time. Domingo já deu pra ter uma idéia do que virá… faz gol, mas atrapalha a velocidade do time, que acaba , quase sempre, perdendo as partidas. Mas, como vc vem dizendo, isso são águas passadas, amiguinho… chega!

        Quanto ao nosso grande furacão Levir, ele não tem culpa de nada… não foi ele que montou esse elenco horroroso, que na opinião de vários de vcs, habitantes de wonderland, tinha tudo para ser campeão brasileiro. Na minha opinião, é um elenco de fraco para razoável (sempre falei isso) e que não vai passar muito disso aí (meio de tabela) se não vierem reforços , principalmente para a defesa. O Levir é muito bom treinador Oni, mas quem que aguenta com uma zaga que tem W.C.Silva, Gum, Heinrique? … ? O cara não é milagreiro, amiguinho.

        Para todos aqueles que por algum motivo, estão na ‘fossa’, recordar é viver…
        https://www.youtube.com/watch?v=FYwNEadcvWU

        1. Amiguinho, sem essa de dor de cotovelo. ZERO, de dor de cotovelo!! Já disse, e vou repetir, o meu compromisso é com o FFC. E, por isso divergimos. A muito, vc e cia, vem dizendo que o Fed era o culpado de tudo. Enquanto, eu, divergia, dizendo que o problema é, e continua sendo o coletivo. Não obstante, tenhamos alguns bons jogadores individualmente. Agora, amiguinho, vc livrar a cara do Levir, é o fim da picada. Amiguinho, arruma outro argumento. No Palmeiras tb, não foi o Cuca quem montou o grupo. E, no entanto, o Cuca já mostrou a que veio. Nando, por tudo que vcs postam, só resta aguardar o FFC ir para as cabeças. Não é razoável, agora, vc atacar outros jogadores. Seja, ao menos coerente com a sua tese. Lembre-se o problema do FFC é o Fred. ST

          1. Ah Oni, amiguinho, faz isso não… eu nunca disse que o ex-jogador era o único culpado. Pra mim ele era o PRINCIPAL culpado, Oni. é bem diferente. E, convenhamos, não dá para comparar o elenco do porco com o do Flu, Oni. O Levir está fazendo o que pode com o que tem ‘nas mãos’… mas as coisas começam a melhorar. Parece que os caras estão FINALMENTE seguindo os ‘conselhos’ de vários e ‘monitorando’ o mercado sul-americano. Os caras dão de 10 a 0 nos jogadores brasileiros atualmente, Oni… e ainda vem por um preço bem menor. Vamos aguardar…

    2. Nando, o Pelé não está mais no Flu. Foi emprestado, se não me engano, para o Londrina no PR.

      ST

    3. Nando, comecei a travar uma discussão com o PCA sobre o tema “seleção”, mas desisti, pois é exatamente isso que você falou, o cara acha normal tomar de 7 numa semifinal de copa, ser desclassificado na Copa América estando num grupo que até o Fluminense se classificaria, por ora não estar pegando nem vaga da repescagem nas eliminatórias e por aí vai… tudo normal, coisas do futebol! E o cara ainda veio dizer que eu era “massa de manobra” kkkkkk que não tenho opinião própria e só repito o que a imprensa diz… aí, depois dessa parei, ia ser perda de tempo.

      1. São os óculos, Fred. Dizem que é uma maravilha… transforma uma mulher feia na Scarlett Johansson, um time horroroso na seleção da Alemanha (atual)… enfim… é bom demais. O problema é que ‘vicia’ e vc acaba achando que tudo é lindo, florido e maravilhoso. É tentador, mas ‘tô fora’.

  19. Tem momentos que ao se ouvir sobre quem pode vir a reforçar o Fluminense como vem sendo ventilado a possível vinda do Nilmar que está no Oriente e seu histórico de problemas físicos vem a questão se esse scout do Clube realmente funciona e quais são seus critérios para indicar jogador a, b ou c.

    Esse questionamento faço já que os alguns reforços contratados de uns tempos pra cá, está difícil de ver qual jogador tem sido justificado o preço pago pelos seus direitos e logicamente, os salários que recebem.

    1. Pois é Washington…

      Algum tempo atrás havia a figura do “olheiro”. No trabalho que realizavam entrava um componente que nenhum scout consegue superar: A intuição.

      Esta intuição não era algo tão subjetivo assim, que não se pudesse ver em um jogador. Na verdade também era observado o seu comportamento na equipe.

      Por falar nisso, que contratação boa a do Nenê, pelo Vasco. Chegou, foi logo jogando e precisou de pouco tempo para entrar em forma e se readaptar ao nosso futebol.

      O próprio Riascos, que não rendeu logo no início, como todo o time vascaíno, depois se estabilizou e conseguiu desenvolver um bom futebol.

      Ou seja, é a velha questão: Há que se estabelecer nos clubes um ambiente favorável para todos possam ali desenvolver seu melhor futebol. Normas gerais mínimas, que envolvam mecanismos de avaliação de desempenho e até de punição, de forma impessoal, ajudam na criação deste ambiente.

      O resto vai sendo administrado a cada situação.

      ST

  20. Essa camisa que o Fred esta usando no post do Joao em homenagem ao nosso saudoso Ezio que se foi prematuramente em 2011 foi usada no jogo contra o America-MG no engenhao.
    O jogo valia a liderança e nos perdemos de 2×1 para um time que nos ganhou dua vezes naquele brasileirao, o estadio estava lotado e foi uma grande decepçao para torcida que compareceu em massa.Perdemos ali as chances de sermos campeao.
    Esse mesmo America estava na lanterna do campeonato , nos tomou 06 pontos mas viria ser rebaixado ao final do torneio.
    Como cantava Alain Barriere, c”est la vie.

    1. Pois é, vale lembrar também que nesse mesmo campeonato perdemos as duas pro Bahia (quase rebaixado) e para variar, não ganhamos nenhum clássico! A classificação final foi:
      1º Corinthians (SP) – 71 pontos
      2º Vasco (RJ) – 69 pontos
      3º Fluminense (RJ) – 63 pontos

      Os 6 pontos perdidos para o América/MG e 3 dos 6 perdidos para o Bahia nos davam o título!

  21. Eu sou tricolor desde garotinho, sim, sempre vibrei com momentos bons, e me aborreci com momentos maus, sempre sabendo desde cedo que essa é a rotina do futebol.
    Até hoje, jamais vi o Flu numa podre e torci para que essa situação piorasse.
    Do mesmo modo, logo comecei a torcer pela seleção brasileira, logo a vi ganhar o primeiro e o segundo título mundial, a imprensa brasileira fez festa e passou a rotular o nosso futebol como mais fabuloso do mundo, e que nunca mais perderia de ninguém.
    Meteu o cacete em todos quando perdeu o que seria o terceiro seguido, daí já passou a achar que o futebol força europeu, que decidiu aquela copa de 66, agora era o novo modelo a ser seguido, influenciaram o novo treinador que jogadores tinham que ser altos e fortes, do goleiro ao ponta esquerda, e aparecem alguns com esse biotipo como o meu conterrâneo Fontana, o goleiros Ado e Leão, embora outros não tão fortes tenham sido chamados.
    Aquela seleção, após treinos no Brasil, pela vontade da imprensa da época, nem teria viajado para o México, porque aqueles baixinhos raquíticos que vivam fazendo firulas com a bola, na hora de trombar com os europeus fortões, jogar sério, não mais dariam nem pro cheiro. Aí, todos já sabem o que aconteceu.
    Eu fico muito puto da vida quando uma nossa seleção de futebol tem um mau desempenho, e que aparece a mídia brasileira repetindo tudo o que foi dito lá para trás por seus ancestrais, porque já começa a fazer a cabeça do torcedor, e ele começa a falar pelos cotovelos, repetindo o que uns garotões e garotinhas dizem na TV, estes que, por sua vez, repetem o que já foi dito em outros tempos.
    Eu fico muito irado em ver nego depreciar todos os integrantes de uma seleção brasileira por ela ser desclassificada numa competição, como se ela fosse obrigada a ganhar tudo, depois que ganhou cinco títulos, algo que afirmavam que o nosso futebol nunca conseguiria.
    Nas vezes que ganhou Copa do Mundo, Copa América, das Confederações, nego da mídia ficou querendo sentar no colo dos craques, e certos torcedores seguem a ideia.
    Quando perde, “só tem bandido lá, gente descompromissada com a seleção!”, berram algumas bestas ao mundo, dizem logo que nosso futebol nunca mais ganhará nada, e que o bom agora é o europeu.
    Eu torço para que os caras do poder público, que ferraram os nossos clubes tirando deles o direito de vender atletas que eles formam desde pequenos, o que lhes ressarce o custo que têm com eles pelo menos, tenham bom senso e revejam essas leis que põem jogadores de futebol em pé de igualdade com trabalhadores comuns.
    No momento que o jogador começar a sair do Brasil com idade acima de 25 anos, por aí, ele não perderá a jinga do futebol brasileiro, isso que encantava o mundo, mas que alguns fdp achavam ruim e queriam ver o “futebol força” no sangue do nossos jogadores.
    Agora, já recomeçaram com essa ideia de novo, e alguns já falam que nem mais ligam para a seleção… mas isso só até ela ganhar outra vez.
    Haja imprensa e torcida volúveis!
    rrrrrrrrrrrrr

    1. Falou muito mas nao disse nada pra variar, fale sobre as ultimas atuaçoes da seleçao, fale de certos jogadores, fale do pessimo Dunga que nunca reuniu condiçoes para dirigir a seleçao.
      Esse cara cometeu um vacilo imperdoavel em 2010 estava no ostracismo e foi reabilitado misteriosamente como o ex- ministro do apagao.
      Pare de “chover no molhado” , acorda alice !.

      1. Valdick, você é do tipo de torcedor que anda numa manada, se um corre para um lado todos correm ou entram em pânico e se dispersam.
        O que eu disse, qualquer pessoa que saiba interpretar um texto tem obrigação de entender.
        Não me referi a técnicos nem a jogadores, referi-me a uma situação que ocorre em determinados eventos esportivos.
        Pense mais um pouco antes de falar pelos cotovelos.
        yyyyyyyyyyyyy

    2. Cara, você quer o que?
      1) Toma de 7×1 numa semifinal de copa do mundo DENTRO DE CASA;
      2) Perde de 3×0 uma disputa de 3º lugar na mesma copa;
      3) Não se classifica num grupo que contava com as PODEROSÍSSIMAS seleções do Peru, Equador e Haiti!
      4) Diz que foi desclassificada injustamente porque o gol do Peru foi irregular, mas esquecem de dizer que o gol do Equador foi incorretamente anulado, o que colocaria o Brasil na mesma posição atual;
      5) É 6º colocado nas eliminatórias, ou seja, hoje não tá indo nem pra repescagem para tentar ir pra copa;
      6) Já não bota medo em ninguém há muito tempo!
      7) Não tem craque;
      8) Só jogadores de marketing (só se preocupam com seus cabelos espalhafatosos, chuteiras coloridas e quantidade de tatuagens cada uma mais ridícula que a outra), ou seja, seleção só serve para render um bom contrato pro cabra;
      9) Não tem técnico (e não tem mesmo, nenhum, Tite? Mano? Quem?). Se não buscar um Guardiola da vida, vai continuar nas mãos desses aprendizes de técnico que temos por aqui… no Brasil não tem NENHUM técnico em condições de assumir a seleção.

      Você quer mais o que?
      Ninguém se interessa mais pela seleção brasileira!

      1. Eu gosto de ver a seleção jogar bem e ganhar, mas sei que isso nem sempre é possível porque há outras que se preparam também e merecem ganhar.
        Porra, o nosso futebol só é sensacional quando ganha, imprensa faz os mais altos elogios a todos, e quando perde ninguém vale nada? É assim mesmo que a situação tem que ser vista?
        Você, Zanitti, está dizendo exatamente o que a imprensa sempre disse, e que eu citei no que escrevi, e até técnicos, como você e tantos querem agora, eles queriam lá atrás antes de ganhar o primeiro titulo mundial.
        Mas foram 5 técnicos brasileiros que ganharam os 5 títulos. Eles não sabiam nada? Nem estou defendendo ou indicando técnico nenhum, porque todos têm que ter material humano para resolver lá dentro do campo.
        Era assim mesmo como você esta raciocinando agora. Perdeu!?, ninguém vale nada!
        Tenho muita bronca de torcedores que vão na pilha da imprensa e repetem o que ela diz e parecem não ter luz própria.
        lllllllllllllll

        1. Caro PCA, meu desencanto com a Seleção independe da opinião alheia.

          Eu pelo menos, acho que tenho o direito de reprovar um técnico que já provou, anteriormente (e agora também), que não serve para o cargo.

          Não entrarei, para não fazer um comentário extenso, em maiores detalhes.

          Agora respeito o seu ponto de vista. Todo mundo é livre para pensar da forma que melhor lhe aprouver.

          O que não se pode é generalizar e radicalizar!

          ST

        2. kkkk beleza, só te falar, amigo, que as seleções que foram campeãs do mundo seriam campeãs mesmo que não tivesse técnico! Caramba, não dá pra acreditar que ainda tem gente que vê algum futuro nesses caras que estão lá na seleção! É sério? Eu não vou em pilha da imprensa não meu amigo, tenho minha opinião e minha opinião é de que o futebol brasileiro está uma porcaria, não tem jogadores a altura de vestirem a camisa da seleção… vamos só comparar:

          Brasil 2002 x Brasil 2016
          ========================
          Marcos x Allison
          Cafu x Dani Alves
          Lúcio x Gil
          Roque Júnior x Miranda
          Roberto Carlos x Filipe Luis
          Edmílson x Elias
          Gilberto Silva x Renato Augusto
          Kléberson x William
          Ronaldinho Gaúcho x Neymar
          Ronaldo x Gabriel
          Rivaldo x Phillipe Coutinho

          Sinceramente, você acha que tem comparação? Podia ser o Abelão tecnico em 2002 que o time seria campeão com o pé nas costas…. no jogo contra o Peru, essa seleção de 2002 enfiava no mínimo uns 4 e não tava nem aí se o gol deles foi de mão!

          Você deve ser daqueles que acha normal ser eliminado num grupo com Peru, Equador e Haiti, deve achar normal também o Flu empatar com Chapê, Galo reserva e Santa Cruz…
          Eu não acho que é só perder que não presta, eu só acho que perder desde 2014 é que tem algo errado… afinal meter 7 num Haiti é mole, até o Flu mete 7 se brincar… quero ver contra Argentina, Alemanha, França, Inglaterra… Aliás, desde da copa de 2010 que o Brasil não vem apresentando nada convincente… e te garanto que não sou só eu que vejo isso!

          kkkk só rindo mesmo!
          Nem precisa de imprensa para me dizer que a seleção tá um lixo não, eu mesmo consigo ver! Até cego consegue ver isso!
          Faça me rir….

          1. Aí, Zanitti, onde você leu no meu comentário algo que eu dissesse que a seleção está uma beleza?
            A minha bronca é com o histerismo que a mídia faz, menininhas e meninões aparecem na tela da TV, de cara amarrada, cara de nojo, e dizem uma porção de sandices, que torcedores como você endossam, e isso sempre que há um mau resultado.
            Pombas!, todos acham que somos os maiores quando ganhamos, e os piores quando perdemos, e já tem que mudar tudo? É claro que técnico e jogadores que não rendem são substituídos, e isso sempre funcionou assim .
            Só não é possível ganhar todas.
            Meu primeiro cometário está aí; leia com mais atenção e verá que eu não falei nada do que você imaginou.
            ffffffffffffffff

          2. Beleza PC, não vou alongar nessa discussão que não leva a nada! Cada um tem sua opinião, e a minha (independente do que a imprensa fala, pois eu tenho a minha própria) é que a seleção já não empolga há um bom tempo. Achar que isso é normal, não dá!
            Vida que segue e vence o Fluminense (que, pra mim, é o que importa!).
            ST!

        3. PC, relaxe. Esse é o sistema a ser seguido. O torcedor é lamentavelmente massa de manobra. Para ilustrar lembro o nosso Telê Santana, que tentando modernizar o nosso futebol, virou motivo de piada nacional, lembra do “BOTA PONTA TELÊ” a imprensa criou esse bordão/babaquice e o torcedor adotou. E, tem mais. Antes, do Telê iniciar o seu trabalho no galo mineiro e depois no São Paulo, ele procurou o FFC, que não se interessou pelo projeto. E deu no que deu. O Telê encantou o Brasil com o galo mineiro e não foi campeão; também encantou o mundo com a seleção e não foi campeão. Já no São Paulo ganhou tudo. Em tempo: vc esqueceu que parte da imprensa em 1970, dizia que Pelé não enxergava? e nós sabemos o que aconteceu…Brasil Tricampeão!! PC e a imprensa fez o que? – PC, guardando as devidas proporções é a mesma coisa que fizeram com o Fred aqui no FFC. Os caras soltam o balão de ensaio e os incautos adotam. Fazer o que? ST

          1. É isso aí, Onivaldo.
            Eu digo algo num sentido, e o cara entende no sentido que bem quer.
            O meu pensamento foi nesse caso da imprensa que faz a festa quando o time ganha e reprova tudo quando dá algum tropeço, e que certos torcedores fazem o mesmo porque vão no pensamento dela.
            Em hipótese alguma eu falei que a seleção atual é fenomenal, que Dunga é fantástico. Não fiz alusão a isso.
            Nego não sabe interpretar o que lê e vem dizer que eu só falo besteiras como sempre.
            Ninguém, numa conversa, pode se dirigir a outro desse modo.
            ffffffffffffff

      2. Eu, pelo menos, no estágio caótico que a ‘selecinha’ está, parei de acompanhar!

        Quando voltar a ser SELEÇÃO, voltarei a me interessar.

        SOFRER, já basta com o Flu!

        ST

  22. Fiquei muito feliz com a saída do Fred. Alívio pra folha salarial ..mas por culpa somente da Diretoria que pagava um salário sem noção para esse atleta..
    Alívio para os meninos que eram achincalhados por esse pseudo atleta que se achava acima de todos
    Alívio pro time que era obrigado a jogar unicamente em função dele para que ele conseguisse fazer seus gols. St.

        1. Meu caro, foi apenas um jogo até agora, e só para lembrar, o ataque não passou em branco. E por acaso com o Fred marcávamos em todas as partidas?

      1. parabéns é isso tbm que penso e acho, pode ter certeza que os tricolores de verdade sabem que a relação flu e fred era bem mais benefica para o segundo….

  23. Vamos aos fatos:
    1 Estamos invictos há 4 jogos.
    2 Não ganhamos há 5 jogos.
    3 Empatamos em casa com o poderoso Santa Cruz e o Grêmio com um jogador a menos durante grande parte do tempo.
    4 Empatamos fora contra Atlético MG e Chapecoense desfalcados.
    5 Ganhamos de dois times que são sérios candidatos ao rebaixamento e por 1×0.
    Eu não consigo ver o copo quase cheio.

  24. Fala Garcez!

    É meu amigo, Fred já passou, jogou ontem pelo Atlético-MG, não faz mais parte do Fluminense e o clube agora vai depender de si mesmo, fiquei sabendo de Nilmar! Seria uma boa?

    Mas enfim! Agora o foco será na quinta-feira contra o Corinthians, uma equipe muito forte, tem um ótimo treinador apesar de eu achar o Tite um técnico muito bom mais chato pra cacete! Vejo um jogo muito difícil para o nosso tricolor! Eu confio no Richarlison, é um garoto ainda, mais porque não dar uma chance ao Samuel que é um camisa 9 clássico assim como o Richarlison e o Pedro da base.

    Não sei Garcez! Vamos torcer para uma vitória do Fluminense perante ao perigoso Corinthians, não vai ser fácil, mas se não tiver dificuldades não é Fluminense! Acredito que será um dos jogos mais difíceis desse Campeonato Brasileiro, eu acho que a partir do dia 20 pode ter novidades, pois William Matheus deve assumir a lateral esquerda, se bem que eu queria pro jogo de quinta a entrada do Giovanni no lugar do Wellington Silva até porque joga na posição de origem, Ou então coloca o Ayrton que é a mesma coisa, um lateral canhoto.

    Agora sobre Seleção Brasileira! Seleção não! Selixão! Adorei a eliminação de ontem, eu perdi totalmente o respeito dessa seleção que era o motivo de orgulho e hoje é essa vergonha, que tem com todo o respeito um atleta ridículo como o Neymar que agora fica chamando o povo brasileiro de babaca! Babaca é ele! Então estou torcendo para mais eliminações e quem sabe mais 7 a 1 pois essa Seleção da CBF merece! Prefiro sofrer com meu Fluminense do que ver essa ridícula Seleção que sofre pra ganhar do Panamá, rouba o coitado do Equador que se classificou, goleou mais tomou um gol do Haiti! E ainda é eliminado pelo Peru! Não merece o meu respeito, acabou! Sou Fluminense e só!

    Grande abraço Garcez! Vamos torcer para quinta-feira a pontaria tricolor esteja afiada e a pontaria do Corinthians esteja péssima. ST!

    1. Mesmo porque Tadeu se a nossa pontaria estivesse certeira, dois gols perdidos (aquele do Magnata frente ao CAM já nos descontos e o do Edson aos 43 do segundo frente ao Grêmio) teriam nos colocado em 4º lugar na tabela de classificação. Desperdiçados, nos jogou para 11º lugar na tabela. E justamente pelo SALDO de gols pois de 7 times com 10 pontos, somos o que tem o pior saldo, justamente por conta dessa péssima pontaria. O santos, com o mesmo número de pontos, está em 5º.

      ST

        1. ANSIEDADE! Esta é a palavra que tem norteado nossos atacantes, principalmente o Richarlisson.

          Só isso para justificar perder gols fáceis como estão perdendo.

          ST

  25. Boa tarde, e boa semana a todos.
    No domingo, depois do jogo contra a Chapecoense, o Levir saudou a possibilidade de ter uma semana sem jogos, onde poderia treinar, descansar o time, ensaiar jogadas…
    Teve o problema do Fred, que, sendo otimista, deve ter prejudicado o que já havia sido treinado, mas o certo é que jogamos um tempo e meio com mais um jogador e em nenhum momento ameaçamos o Grêmio de verdade.
    O Roger, depois da expulsão, mudou o posicionamento de um ou dois, e simplesmente anulou o Fluminense, que não soube sair daquilo.
    É muito pouco o que a gente têm visto. Muito pouco!
    Esperava mais.
    ***
    Não temos laterais, Levir.
    Pode mexer, mudar, testar um ou outro, que não vai andar.
    Assim, melhor três zagueiros, um volante fixo e outros dois volantes que sabem jogar mais à frente, criando um maluco 3,1, 2, 3, 1.
    X X X
    X
    X X
    X X X
    X
    Por ex.:
    Gum, Henrique e Marlon (ou Renato),
    Édson,
    Douglas e o Cícero mais à frente,
    Maranhão e Marco Jr (meu Deus!!!!!!) pelos lados, com Scarpa centralizado,
    E Richarlisson na frente.
    ***
    Outra providência é parar de jogar em Volta Redonda! Chega!
    Aquilo lá é um cemitério.
    Juiz de Fora e Vitória, pertinho, e com certeza, vão colocar mais de 10 mil por jogo.

  26. Fred faz parte da história do Fluminense. E com certeza o Flu foi importante para ele. Mas agora é procurar outro caminho sem ele. Ele já não estava mais sendo aquele Fred de outros tempos. Em parte era, mas em parte não era. Já há a limitação física e a questão do relacionamento com o técnico e outros também eram algo mal resolvido, além de que seu salário estava alto para a sua produção em campo, querendo ele, segundo li, um aumento para um milhão.
    Pena não encerrar sua carreira no Flu. Mas não adianta ficar lamentando o que não pôde ser. O certo é o que o Flu tem que voltar a ser vitorioso. Não perder não é ruim, mas ficar continuamente empatando não é bom para quem almeja uma ótima colocação e até mesmo ser campeão. Acredito que são necessários pelo menos mais dois reforços, jogadores que possam fazer uma grande diferença. Acho que estes reforços poderão contribuir para uma verdadeira ascensão do time em direção ao sucesso. No entanto, enquanto eles não vem, o jeito é o técnico conseguir acertar o time, fazer os ajustes corretos e o grupo ter muita disposição.

  27. Pois é, João, eu continuo ainda estranhando este novo formato do blog, e ao ver, lá em em cima, o “Adeus Fred”, nem me interessei ler mais, pensando não haver nada mais.
    Agora e que vi o papo sobre o jogo de sábado.
    ST
    ffffffffffff

  28. Uaaai, João !, com a saída do Fred, ficaste sem inspiração para fazer a crônica do nosso acachapante empate contra o timeco do Grêmio?
    hhhhhhhhhhh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *