Adeus a Fred

Logo que chegou à coletiva que marcou o fim de sua extensa história no Fluminense, Fred não escondeu a consternação. Com a testa franzida, olhar compungido, procurava enterrar a cara entre as barras inimagináveis da dor. Talvez não visse nada, talvez não visse ninguém. Quando um casamento assim acaba, as chagas são inevitáveis. O mundo parece saltar e voltar. E embarcam todos – atleta, clube e torcida – na reverberação da relação, que parecia ser para sempre.

Ainda assim, Fred será eternamente uma bandeira tricolor, independentemente do que vier a fazer até o fim de sua carreira. Sua trajetória a partir da sua chegada às Laranjeiras lembra um pouco a de Ézio (a quem homenageou quando morreu, em 2011 – foto acima), que ficou por muitos anos no Fluminense e também se transferiu para o Atlético-MG logo após conquistar o título mais importante de sua vida – o inesquecível Campeonato Estadual de 1995. Como havia construído um roteiro de sucesso nas Laranjeiras (é o décimo maior artilheiro de todos os tempos), jamais deixou de ser conhecido como o Ézio do Flu. Tal como se repetirá agora com o ex-capitão.

Fred também cometeu erros. E não foram poucos. Como sua trajetória no Flu se confunde um pouco com a trajetória deste Terno e Gravatinha, há nove anos no ar, durante este tempo, o blog acompanhou e opinou sobre os deslizes do capitão. Fred é humano, por vezes, mimado. Bateu de frente com outras lideranças. Não queria ser ofuscado. Seu temperamento às vezes difícil ocasionou saias-justas para o time e para ele próprio – a mais grave delas na decisão da Copa Sul-Americana de 2009, quando uma cabeçada no juiz resultou em sua expulsão, freando a reação pela busca do título, que, graças ao destempero do atacante, ficou no quase.

Sua contribuição para o Fluminense também foi de valor formidável. Dois títulos brasileiros e o posto de terceiro maior artilheiro do clube dão a medida de seu legado, que antes mesmo de construído já levantava a torcida e inspirava este colunista.

lendaFred ficou feliz – muito feliz – quando escrevi um texto em sua homenagem em 2010, depois que propôs um contrato vitalício à diretoria. Chegou a reproduzir a postagem, intitulada “A lenda”, em seu site oficial. Coincidentemente, tomei conhecimento quando estava próximo de sua terra, em Minas Gerais, e compreendi que minhas palavras o tinham tocado, contribuindo, direta ou indiretamente, para seu sucesso nos anos subsequentes.

Tentar entender agora o que aconteceu para que Fred saísse é direito de todos, mas não mudará em nada o fato, consumado na noite de sexta 10. Embora, ultimamente, de forma mais contundente, andasse fazendo restrições à sua conduta e também pensasse que seu custo-benefício já não compensava, jamais deixarei de reconhecer a importância de Fred para o Fluminense. E vice-versa.

Ao fim da coletiva, encaminhou-se para a saída. Deixou o Salão Nobre pela última vez. Encerrava-se uma era.

vibra

Quando uma bandeira deste tamanho parte, nosso mundo não fica menor, nem pior.

Mas, ídolo que foi, certamente diferente.

Adeus, Fred!

***

Era uma vez… o Grêmio. Uma vez, não; três.

Nos últimos 11 meses, o clube gaúcho tem sido uma espécie de coadjuvante de luxo na história do Fluminense.

Três “eras”, três vezes o Grêmio pela frente.

E ele tem até trazido sorte ao Fluminense. Na estreia de Ronaldinho, em 1º de agosto, deu Flu, no Maracanã: 1 a 0. Nas quartas de final da Copa do Brasil, em 1º de outubro, primeira partida após a passagem meteórica do Dentuço, o empate com gols eliminou o time de Roger Machado: 1 a 1, na Arena Sul. Por fim, neste 11 de junho, ao fim da longeva Era Fred, de novo o Grêmio como primeiro oponente: como aquele, 1 a 1, em Volta Redonda.

MJRNão sei se o Grêmio atentou para esta coincidência. Mas, com certeza, o que não lhe escapou foi a presença ostensiva do carequinha Marco Júnior em sua área. Grande algoz dos gaúchos, o atacante marcou em todos os jogos, exceto no empate do ano passado. Mas até naquele foi decisivo, já que foi dele o cruzamento na cabeça de Fred, que finalizou com estilo.

No confronto do Raulino de Oliveira, contudo, a expectativa de todos no Flu “era” de vitória. O time lamenta não ter aproveitado a chance de ter jogado a maior parte do tempo com um a mais, depois que o volante Ramiro foi expulso por reclamação, ainda na etapa inicial.

Mas o campeão da Primeira Liga não enfrentou qualquer equipe. Do outro lado, um dos líderes da competição até o início da rodada: o forte e bem-armado time do Grêmio, que, como o Flu, só perdeu uma partida na competição – e para o mesmo adversário, o Palmeiras.

É o típico clássico nacional, em que qualquer resultado pode ser considerado normal. Como também o será o bicho que der contra o Corinthians, quinta, em Brasília. Apenas com a diferença de que o Flu estará um pouco mais pressionado.

Não entendi a opção de Levir por Maranhão. Pareceu-me um tanto quanto temerário lançar o menino recém-contratado logo de saída contra o Grêmio. Sentiu a pressão do desafio e de ter sido logo o primeiro substituto de Fred. Não correspondeu. E ainda falhou na marcação no gol de Marcelo Hermes. Levir, então, tirou-o para a entrada de Marco Júnior, que deveria ser, como Magno Alves, o herdeiro natural da vaga.

2Embora sem brilho, o Flu jogou bem, martelou, criou e, de novo, pecou na finalização. Cícero e Edson perderam oportunidades incríveis de dentro da pequena área. Tivessem os laterais em jornadas um pouco mais inspiradas e evitassem o excesso de bolas levantadas na área – jogada “viciada” do Flu nas últimas temporadas para que Fred resolvesse sozinho –, o time teria mais chance de sucesso.

O Fluminense não perde há quatro jogos e não ganha há três. Mas é bem possível, nos jornais e sites por aí, que a mídia amiga só faça questão de mencionar esta última.

Uma vitória contra o atual campeão Corinthians, porém, ratificará a sequência invicta – contra adversários difíceis, registre-se – e servirá de impulso para que o motor tricolor, cujo veículo anda misturando muita água à sua gasolina, engrene de vez.

______________________________________________________________

Leia também as opiniões deste colunista, bem como todo o noticiário tricolor, no portal NETFLU (www.netflu.com.br). Para falarmos por e-mail, joaogarcez@yahoo.com.br

344 thoughts on “Adeus a Fred

  1. A sensação é de que a situação virou oposição e vive versa..rs.
    Comentarios divertidos.
    Mas já tivemos provas de que este time pode render mais, vide titulo da primeira liga.

    Cabe agora ao Levir arrumar a casa e fazer deste grupo um time mais competitivo.

    ST

      1. Como não Felício, ora, já li aqui no blog que o Levir matou a pau, fez e aconteceu nessa primeira liga!! Segundo alguns o FFC até parecia o Barcelona.

    1. Andrei, sobre o “cretino” que utilizei lá atrás, vc tem toda razão. Acho, que de tanto ler o que vcs escrevem fiquei sugestionado. Sei que não deveria ter escrito. Agora, Andrei, cá pra nós. A palavra “cretino” perto do q vcs escrevem é perfumaria. Mas, vc está certo. ST

      1. Caro Onivaldo, é isso aí, temos que deixar este blog mais ameno. Tambem não concordo com alguns termos usados aqui, vamos trocar ideias sem xingamentos.

        ST

  2. É isso.
    Repetindo sempre para que ninguém esqueça que sempre diz que não confia no time, “chega!” de uma porção de gente que está nele, que vai lutar só para não cair, mas vem esculhambar mais ainda depois de um empate contra esse time de várzea que é o Grêmio.
    Esses bocas de trovão não aceitam o time, mas ficam exigindo tudo dele, e, quando não ganha, vomitam tudo de novo o que sempre tiveram para botar para fora.
    Ora, este papo besta de que ” há os que usam óculos róseos com que veem tudo bonito e maravilhoso”, é criado justamente pelos que veem tudo horrível, nada presta, mas ficam esperando milagres, que o time faça algo extraordinário no que eles sempre dizem não acreditar.
    “Quem vê tudo bonito e maravilhoso”, é quem sabe que futebol é assim, com lado bom e ruim, e não é otário que crer que este time seja uma máquina de jogar futebol, que deva estar no primeiro lugar, que tinha que golear o Grêmio ontem, coisinhas irritantes desse tipo que alguns neófitos no futebol vivem repetindo e repetindo, como se todos do blog fossem ingênuos.
    Um empate contra o Grêmio foi um resultado normal para um time que não é uma seleção, que não tem ninguém na seleção, que se vale de jogadores do mesmo nível que os outros se valem, e por que alguns torcedores ficam tão histéricos com um resultado desses?
    “O time não presta mas tem que ganhar todas, pô!”. Esse é “pensamento” de quem usa óculos para encobrir a cegueira total.
    aaaaaaaaaaaaa

    1. PC, a verdade é que esses companheiros que tentam tocar terror aqui no blog, estão se borrando de medo. Veja PC, eles escreveram tantas bobagens, tantas coisas sem nexo causal e o álibi sempre os mesmos Fred e a famigerada reunião. Pois bem, quis o destino que as coisas se resolvessem em prol de seus argumentos. E agora? como é que fica? já saiu o pivor de tudo e pq não deslanchamos? É por isso PC, que eles estão se borrando de medo. Medo de restar comprovado que tudo aquilo que eles escrevem é por absoluta ignorância da matéria. Podemos chama-los, com certeza de BOQUIROTOS . ST

  3. O elenco é bom, mas, infelizmente, não entendo como um clube com a dimensão do Fluminense conta com dois laterais que não conseguem lançar uma bola na área, coisa que até amadores fazem com facilidade. Obrigado, Garcez!

  4. Trabalho na Netshoes e ontem faturei um pedido de uma camisa do atlético mg com o número 9 e o nome do fred estampado nas costas.

    Como o pedido era para o RJ e o comprador chamava-se Guilherme, eu pergunto:

    – Foi você Gui Gui ?

  5. LEVIR vem fazendo um trabalho bem fraco, a verdade é essa.

    Esse time não tem jogadas, sequer um lance de bola parada treinado. Um atacante isolado, bola girando pra lá e pra cá e cruzamentos da intermediária. O SCARPA que se vire pra criar jogadas individuais, porque coletivamente esse time não existe.

    Escalações equivocadas (MARANHÃO, OSWALDO, WELLIGNTON SILVA improvisado, PIERRE) e substituições ineficientes.

    Aliás, cabe uma CPI para investigar a contratação desse MARANHÃO, quem inventou isso aí, quem levou quanto.

  6. Calma pessoal! O time ainda está em formação, mas … Não podemos perder tempo. Sabemos que temos problemas nas duas laterais, de chance a outros. experimente outro meia para ajudar o Scarpa e, principalmente, jogadas ensaiadas. AI, Levir! Coloca o pessoal para treinar finalizações, chega de perder gols.
    Feliz dia dos namorados.

    1. Caro Juarez,

      O problema é que o campeonato já começou tem algum tempinho.

      No nosso futebol temos que parar de arrumar “probleminhas” que impedem a regularidade do time ao longo do ano. Montado o time e treinado o esquema de jogo e suas variações, cabe à gestão do futebol afastar, pelas regras do clube, quem causa problemas.

      Não tem treinador no mundo que consiga montar um time com confusão a cada momento. O Levir deu a receita certinha. Não é possível que o pessoal não tenha assistido as reportagens. Os links eu postei aqui, em vários coments em artigos anteriores do blog.

      Coisas do tipo: “Jogador joga, treinador treina, dirigente dirige e presidente manda em tudo”. “Não é possível que o aluno vá querer ensinar o professor”. “O jogador quando está insatisfeito tem mesmo que pedir para sair, como fez o Diego Souza”. “Eu tenho ‘tantos anos’, e acho que ele deveria vir falar comigo’. “Não sou eu que tenho que ensinar como as coisas devem funcionar.”

      As frases, ainda que não estejam exatamente com as palavras ditas por Levir, mas representam a essência de algumas entrevistas na época da confusão que culminou (ou não culminou?) com a saída do Fred.

      Acredito que, em breve, não haverá espaço para Levir e a direção, já que, aos poucos, ele vem mostrando o que parece simples de fazer no nosso futebol.

      Ninguém tem reparado isso, não? As opiniões dele, nas frases acima, são fortes, para quem deseja entender, é claro.

      Aliás, daria um belo texto sobre as interpretações possíveis, pelo menos um texto provocativo. Não é Garcez? Qual a mensagem do Levir, como pessoa experiente e que, aparentemente, tem sido bem espontâneo?

      ST

      1. Caro Júlio, estamos esperando, pacientemente, o treinador treinar, já estamos na sétima rodada e até agora nada. ST

        1. Onivaldo,

          O seu forte não me parece interpretar os acontecimentos.

          Por isso talvez seja compreensível a boa-fé da sua visão de uma administração positiva em nosso futebol (Veja que não afirmo que só tenha feito coisas ruins).

          Compreenda que não é aqui, afirmando o que não é, que você conseguirá mudar o que parece óbvio.

          Mas tenho certeza que somos tricolores de boa cepa.

          Apraz-me sua resposta , porque mostra a vontade de que a realidade você aquela por você afirmada.

          Seja bem vindo tricolor.

          ST

          1. Júlio, realmente eu confesso ter alguma dificuldade para acreditar no imponderável. Mas, prometo ser paciente, e esperar que o treinador treine e por consequência o FFC vença. Quanto a interpretação dos acontecimentos, não tenho do que me queixar. Diria que estou satisfeito. Em tempo: estou assistindo o time de Cuca e vejo que no Palmeiras, o treinador realmente treina. Belo jogo. ST

      2. Nobre Julio,
        O que falei acima, o tempo é curto. As confusões estão no passado. Agora sobre o tempo curto, como disse a Mauricéia no seu último post, que parece esquizofrênico insistir no WS na lateral esquerda, não da certo e nunca dará. Isso é tempo perdido. O Jonathan não está dando certo. Isso é perder tempo. Como também mudar um jogador de posição, seria mais lógico tirar o jogador e colocar outro, se não deu certo na posição em que estava, porque repetir o erro. Isso é perder tempo. O goleiro, por suas falas nos fez perder várias partidas. Isso é perder tempo. O técnico tem que usar o elenco, porque trocar os mesmos jogadores de sempre, é perder tempo. Como disse outro frequentador, o Marcos Júnior faz gol em uma partida, decide alguma coisa e entra como titular na próxima partida e … não faz nada … isso é perder tempo. Como outro participante do Blogue falou que o técnico tem que mexer na estrutura, isso, é não perder … Tempo!
        Abraços Tricolores.

        1. Juarez,

          Só para constar, quem falou sobre o Marcos Junior joga uma bem e na seguinte ir mal fui eu.

          Blza

          ST

          1. Bem lembrado Julio Cesar. Ele mesmo falou uma vez em uma partida, que era para dar a bola para ele que decidiria o jogo. É jogador para entrar no segundo tempo, quando o adversário estiver cansado. Que coisa! O Brasil veio para casa mais cedo. Rsss. A cara do Dunga foi hilária.
            Boa semana a vc e a todos os nobres tricolores.

      1. Se perceberes, nobre Felicio Seixas, se alguém lhe perguntar qual o time titular do Fluminense, você conseguiria responder? Fora o que restou da espinha dorsal, não tem nada definido. Urge inteligência e raciocínio rápido para encontrarmos uma formação que nos dê segurança para seguirmos em frente.
        Abraços Tricolores.

  7. Estou convicto que o Levir precisa mexer na estrutura do time onde as laterais e o Cícero não estão funcionando pelo fato de que os primeiros não estão cumprindo suas funções como cruzar na área enquanto que o segundo, está numa letargia que mata a velocidade que é necessária para a equipe.

    E enquanto a direção está atrás de reforços para o Fluminense, o Levir está ficando sem as opções para montar um time com outra cara, pois já passou da hora de encontrar a formação que possa ter condições de brigar pelas primeiras colocações do brasileiro.

  8. Levir acorda, porque o próximo a sair poderá ser você. Tem que reconhecer de uma vez por todas que inventar o Wellington Silva na esquerda é demais, saiba que já seria difícil para seus neurônios jogar na direita, imagine pela esquerda é um destrambelhado nato. Agora, o Jonathan com 30 anos rodados e nitidamente acima do peso, poderia jogar bem na lateral e ter a velocidade esperada? E sem falar que os nossos laterais fazem na grande maioria das vezes péssimos cruzamentos. O Cícero, nas partidas parece estar em outro mundo, sem vontade, ao meu ver um zumbi, com reações lentas e como se tivesse tomado um calmante, banco para ele. Onde em um time de primeira divisão, um goleiro profissional sai na defesa já caindo? Em vez de ficar de pé, uma vez que tinha tudo para pelo menos ir de encontro ao jogador do grêmio, para fechar e atrapalhar o seu ângulo de chute, agora caindo foi facilitado para ele a cavadinha. O Edson, realmente está errando a maioria de passes de curta distância, era quem deveria ter sido substituído e não o Douglas. Errou também em não começar com Magno Alves. O Richarlison, tem potencial, mas necessita de uma conversa para controlar a ansiedade apresentada e precisa de treinamento de finalizações. Necessitamos com urgência de um meia inteligente, rápido e com bom passe, para poder dividir com Scarpa a criação, porque uma andorinha sozinha não faz verão.

    1. Cara Mauriceia,

      O risco para o Levir, para mim, decorre do fato de ele, em suas entrevistas, ter deixado a nú o que falta, em simplicidade, na gestão do futebol.

      ST

      1. Júlio, nú quem ficou foi o pífio trabalho do Levir até aqui. Principalmente, após a saída do Fred. Agora, não temos mais Fred e nem tampouco a reunião para usar como álibi. Jogar contra o segundo time do Criciúma é uma coisa. Outra totalmente diferente, e jogar contra times da primeira divisão. Júlio, não quero parecer impertinente. Mas, é jogando contra clubes da primeira divisão que teremos o termômetro para sabermos se o time melhorou. ST

  9. Fonte: https://www.facebook.com/SerFluminense/?fref=nf

    Que parceria é essa, Dryworld?
    Caros tricolores, a Dryworld está tratando o Fluminense como um clube de quinto escalão do futebol brasileiro.
    Graças à ajuda da empresa canadense, o Atlético Mineiro conseguiu contratar o atacante Robinho e segurar o argentino Lucas Pratto no seu elenco.
    Em seu Twitter, o presidente da Dryworld, Claudio Escobar, divulgou uma foto do atacante Fred ao lado do Robinho, em seu primeiro treino pelo Atlético Mineiro. Na legenda, consta seguinte frase: “Grande momento para os torcedores e para o Atlético. Outro sonho se realizou para a D (Dryworld).”
    O Fluminense acaba de perder o seu principal jogador, e o presidente da fornecedora do clube posta algo do tipo nas redes sociais? Será que ele se esqueceu que a Dryworld também patrocina o Tricolor?
    Enquanto isso, o Fluminense demorou meses para receber o seu material de treino. Em dias de chuva, os jogadores e a comissão técnica eram obrigados a usar agasalhos da Adidas. A situação só foi minimamente resolvida nos últimos dias.
    Assim, caros amigos, fica difícil ter uma parceria justa. O Fluminense é um clube tão grande ou até maior que o Atlético Mineiro. Merecemos o mesmo tratamento! ST ‪#‎LeandroAlves‬ ‪#‎SerFluminense‬

    1. Caro,

      Os termos do contrato são objeto de análise e vontade dos contratantes. Cada clube concorda ou não em assim contratar.

      Algo diverso é o não cumprimento das cláusulas contratuais, que pode levar ao rompimento contratual ou a alguma compensação.

      A verdade é que se pararmos para analisar cada movimento da atual gestão no nosso futebol veremos que há equívocos, na minha opinião muitos até, e algum azar.

      Mas é o último ano e nunca tivemos um time confiável. Toda hora aparece um “probleminha” que prejudica o ano inteiro.

      Mas quando olho para as opções também não sinto firmeza.

      Vejo muita gente aqui, e certamente não é o seu caso, almejando o melhor, que não deve conhecer bem o passado de glórias e lutas, que sempre fizeram os clássicos ficarem lotados, fosse lá com os jogadores que fossem. Fosse com a máquina, fosse com o timinho, ou mesmo antes, com Assis, Galhardo, Oliveira, Manfrini, Mickey e outros. Antes disso, não estava vivo para ver.

      Parece que acham normal o meio da tabela e termos o time sendo montado ao longo do campeonato. Justamente quando foi mantido o time, talvez devesse ter sido alterado.

      Afinal, é o último ano da atual gestão e vamos ficar com o título da Primeira Liga, que foi legal, mas…

      Cada um tem a ambição do seu tamanho. Não é mesmo?

      Voltando ao assunto… Botar toda a culpa na fornecedora, acho que acaba deixando de fora os termos do contrato e a sua gestão, que deveria levar o clube a ter compensações.

      ST

  10. Na minha opinião, logo que o volante deles foi expulso, eu colocaria um meia no lugar de um volante (Edson). Em uma partida de futebol, o técnico tem que estar atento a todos os detalhes. Fora isso, o Fluminense jogou certinho, muitas jogadas pelos lados da defesa adversária, mas nossos laterais são péssimos. Tivéssemos pelo menos um lateral de qualidade, venceríamos o jogo, o goleiro do Grêmio quase não saia do gol (presta atenção Levir, coloque outros laterais). Lamentável.
    Saudações Tricolores.

  11. O Levir erra, erra e erra!
    Insistir com o WS na esquerda, é coisa de esquizofrênico!
    Com um jogador a mais, em vez de tirar o péssimo Édson, tirou o único jogador do meio capaz de dar um passe certo, o Douglas!
    E ainda por cima, levou prá casa uma substituição, mesmo precisando ganhar o jogo…mesmo estando com um jogador a mais…mesmo com o horroroso do Jonathan errando tudo!
    ***
    Resumindo: esse empatezinho caiu dos céus!
    E vamo que vamo!

  12. Que coisa ridícula e degradável as atuações desses pseudo jogadores que se intitulam laterais. Que ruindade explícita desses indivíduos que, infelizmente e deploravelmente, vestem a nossa histórica camisa. Esse balofo do jonathan e o patético do wellington silva deveriam ser demitidos por justa causa. Sem falar nos outros perebas, como o tal do edson, que tantos por aqui gostam de exaltar, mas que não consegue acertar um passe de meio metro. Essa siriema do cerrado, o tal do jonathan, também é a maior enganação que empurraram para os otários da diretoria. Credo, que time horroroso! Outro ano de sofrimento e muitas velas para acender suplicando para não cair.

    1. O Edson não acertou quase nada e apanhou bastante da bola. Imagino que esse atleta deve estar se achando titular em uma zona de conforto.

  13. “Destaque do Atlético Nacional-COL na Libertadores, Alejandro Guerra é um potencial alvo para reforçar o Fluminense. Diretor-executivo tricolor, Jorge Macedo admite que o nome é interessante, apesar da negociação ser considerada bem difícil. O dirigente lembra que o apoiador está defendendo a Venezuela na Copa América e, quando acabar a competição, ainda terá uma semifinal de Libertadores pela frente.

    – Ele (Guerra) é um excelente jogador, vem fazendo uma Copa Libertadores muito boa. É um meia muito inteligente, com bastante técnica. Hoje ele está na Copa América, é titular da seleção, classificou. É uma situação muito complicada, porque o time dele disputa agora a semifinal da Libertadores. Com uma possível classificação para a final é complicado, porque a janela já vai ter fechado. É uma situação que não é para se definir agora – comentou.”

    Ora, pombas! Fecha a negociação antes e o jogador se apresenta depois, bando de medíocres!

    O Atlético Mineiro (ou o Santos), não me recordo agora, contratou um jogador que está na Libertadores. Só esses panacas do Fluminense não conseguem contratar além de jogadores medianos e ou perebas. E vamos continuar sofrendo com esse bando HORROROSO de preguiçosos.

  14. O Gustavo Scarpa esteve, mais uma vez, irreconhecível. Errou quase tudo que tentou. E o que dizer do Jonathan? Horrível!!! Enfim, mais uma decepção desse time lento, preguiçoso, que só sabe fazer cruzamentos/chuveirinhos horrorosos.

    PQP, é uma decepção atrás da outra.

  15. Vendo o jogo com meu filho, comentei: se este time conseguir empatar, nem comemoro.
    Mas ao ver quem fez o gol, não resisti.
    Podem falar o que quiserem deste moleque, mas é um dos poucos que se entregam em campo e que tem DNA cem por cento Tricolor.
    Faltam só 36 pontos.

    1. Impossível não vibrar com o Marco Junior. O cara tem vontade, garra, comprometimento com o Fluminense. As vezes parece marrento, meio sem controle, mas essa é o espírito do cara com a camisa do Flu. Marco Junior não se conforma com menos de 3 pontos conquistados. Mais dois com a garra desse menino atuando no meio-campo e esse time seria outro.

    2. Finalmente um comentário justo sobre MJ, lembro que fazia muitos gols na base, é um ótimo jogador. O que estou vendo é que o Levir e mesmo um burro com sorte, ontem deveria ter tirado um volante para entrada do M J, poderia ter colocado o Welingto Silva na lateral direita, onde rende mais ofensivamente. Onde está o Danielzinho, o garoto tem um bom passe, seria ótima opção para o jogo de ontem.

  16. Sem um meia que segure a bola, que tenha noção de que ela não “morde”, que saiba distribuir o jogo – sem passes laterais o tempo todo -, que lance a bola, e não uma “pedra” -, o time vai rodar e rodar, inutilmente, dependendo de muita garra para vencer as partidas.
    Cícero está totalmente ultrapassado para os dias atuais (se não melhorar deve ir sair, na minha opinião), deixando o time absolutamente lento; Edson tem sido um beque no meio; e Scarpa (bom jogador) ainda não tem condição de comandar um meio de campo em alto nível.
    Não teria substituído Douglas, e sim Cícero.
    Um jogo muito tenso pelas circunstâncias, mas, se pouco fizemos, também quase nada sofremos.
    Muito legal o texto, Garcez. É isso aí, sem tirar nem pôr.

    1. Concordo com todos. E, Mylena, também começo a duvidar dessa capacidade toda do Levir Culpi. O cara é tão inteligente (jenial) que em quase todos os jogos deixa de fazer uma ou duas substituições, mesmo o time empatando com times reservas ou o adversário com um jogador a menos.

      P****, o banco de reservas é ou não para ser utilizado? E qual técnico minimamente consciente, diria que mediano, se conforma com um empatezinho, em casa, com um jogador a mais?

      E, assim, com esse técnico bunda mole, vamos nos distanciando da ponta da tabela….

  17. Nação tricolor

    Um jogo abaixo da crítica marcado pela ausência de padrões tático. A estreia do Maranhão não foi boa. O meio não funciona. Edson mal. Cícero inexistente. Scarlatti ruim.o Jonathan errou quase tudo. Ou seja lutaremos no miolo da tabela ou para não cairmos.

  18. CONSTATAÇÕES PÓS JOGO;

    Levir escalou mal inicialmente o time, colocando o tal Maranhão, um estranho no ninho, para sair jogando quando ele teria que ter saído com Marco Junior que já tem entrosamento com o time. Aconteceu o inverso e perdemos um tempo de jogo com isso já que o tal Maranhão foi figura decorativa no primeiro tempo.

    Também teria que ter voltado para o segundo tempo (perdendo o jogo ‘em casa’ e com um jogador a mais) com 3 atacantes, tirando um volante, coisa que ele só fez aos 17 minutos do segundo tempo.

    Parece que o nosso MAIOR problema nesse campeonato serão as FINALIZAÇÕES. Como esse time PECA nesse quesito PRIMORDIAL para que os GOLS aconteçam. Hoje, mais uma vez, isso ficou gritante.

    Richarlisson parece não ser mesmo no momento, o atacante que possa substituir o FRED. A inhaca entranhou nele e parece que só depois de um demorado banho de sal grosso, ela sairá do rapaz e ele deverá então perder a virgindade no FLU marcando um gol. Até que se chegue um atacante mais cascudo penso que MAGNO ALVES deva ser escalado de início nos jogos.

    Será que vai virar marca registrada nesse time do Flu, levar GOLS dos adversários quando está em vantagem numérica em campo? Ficamos com um jogador a mais mas parece que era nós que tinha um a menos.

    Nesse campeonato, vamos recuperar os EMPATES que não tivemos nos outros, principalmente em 2015?

    Se serve de consolo (mas não serve pelo resultado do jogo) fomos o segundo time que conseguiu em 7 rodadas fazer gol na defesa gremista (antes só Parmêra) havia conseguido.

    Por mais que eu queira ser otimista não consigo, após esse jogo de hoje, vislumbrar uma vitória frente ao Corinthians na 8ª rodada, lá em Brasília. Mas no futebol, tudo é possível, quem sabe até lá esses jogadores consigam colocar os pés na forma! Como diz o Amaury: Não custa nada SONHAR, né?

    ST

  19. Está aí. A mediocridade continua, mas para muitos míopes o problema desse time SEM GARRA, SEM GANA, SEM TÁTICA, SEM VONTADE DE GANHAR, enfim, SEM VERGONHA NA CARA, era somente o Fred.

    Está aí, em casa, com um jogador a mais durante quase todo o jogo quase não consegue nem empatar. Cadê os craques-goleadores que muitos decantavam aqui?

    Vamos lutar somente para não cair, de novo. Com esse bando sem campo, sem tática, sem garra, sem vontade de vencer será muita felicidade se não cairmos.

    Para mim, fora a venda do Gérson, que foi tirar leite de pedra, essa é a marca registrada da administração Peter Siemsen: MEDIOCRIDADE. Esses três empates representam bem isso.

  20. Falei aqui anteriormente: Gostei da saída do Fred, foi um alívio financeiro e também no campo, mas é obvio que ele não era o único culpado. Há uma série de fatores.

    CHEGA de Cavalieri, Wellington Silva, Henrique, Gum, Pierre e Osvaldo. Não dá mais para esses jogadores. CHEGA!!!

    Cícero pode ir para o banco também, está merecendo, o cara não acorda. Quanta má vontade de jogar bola!

    O que está acontecendo com o Gustavo Scarpa, hein? Será que já foi vendido e está só esperando a janela de transferências abrir? Erra tudo, não corre, não marca, chuta todo torto…

    Insistir na formação colocando um centroavante isolado é burrice, isso é claro para todo mundo que não dá certo.

    1. Cavalieri, mais uma vez, falhou. Demorou a sair do gol (novidade!) e caiu antes da hora (o jogador do Grêmio deu um toquinho baixo e fraco por cima, o encobrindo). Lance fácil que dava para ser defendido sem nenhuma complicação.

      Sempre ele… SEMPRE atrapalhando. Péssimo goleiro! Desde 2012 que não joga nada. 300 mil sendo jogado fora todo mês com esse cara.

    2. Olá Bruno, tb estou p da vida com o FFC!! Lembra quando eu usei a expressão PSICOLOGIA INFANTIL!! Usei, para defender o nosso FFC, e não o Fred. Essa babaquice de tentar atribuir ao cara tudo de errado que acontece ao FFC só serve para fazer pirracinha, aliás, essa babaquice tem pai, o Sr. Energúmeno Sander. Bruno, o problema do nosso time está no coletivo e isso não é de hoje. Precisamos saber se de fato o Levir tem cacife para fazer esse time jogar. Assim como, já está fazendo o Cuca no Palmeiras. Quando alguns companheiros acusam o Fred de um monte de bobagens, refiro-me a situação de jogo, ex: velocidade, todos jogando em função de Fred, muitos chuveirinho, cone, etc etc etc isso só serve para colocar uma nuvem de fumaça na causa real. Bom, agora vão jogar a culpa no Peter. Bruno o Peter só tem mais 180 dias no comando do FFC, depois disso, já era. O Peter deixa de ser Cartola do futebol e volta para sua profissão de respeitável advogado. Portanto, pegar o teclado para escrever bobagens não vai ajudar o nosso FFC a ser respeitado como clube de futebol. Dia desses, li aqui no blog, que o Fred não tinha e nunca teve proposta e que tudo não passava de onda da mídia. Sem dúvida, o autor daquele texto, além de mal informado, estava transbordando de carência e outros sentimentos não tão nobres. Pouquíssimo dias após, o cara é contratado e vai ganhando 1milhão de reais. E, agora como fica esses boquirrotos aqui do blog? quem vai contratar e pagar 1milhão para um ex jogador? e a estupidez do custo x beneficio? será que os homens que dirigem o galo mineiro são retardados? e mais, se a nossa campanha for inferior a do galo mineiro, seremos motivo de piada nacional. Sinceramente Bruno, confesso, que estou dividido. Como ser humano deveria torcer para o Fred se dar bem no galo. Mas, se isso acontece e o FFC fracassar, vai ser muita gozação. O Levir e o Fluminense precisam mudar de atitude dento do campo. Nós precisamos, tb, mudar de atitude aqui no blog. Não temos mais o Fred para usarmos como pretexto/álibi. Bruno, se fracassarmos na competição e o galo/Fred ficar numa boa. Aí, ferrou tudo. É a prova cabal, de que o que postamos e fruto de muita ignorância da matéria. ST

      1. Oi, Onivaldo. Também fiquei muito puto com o time ontem. Deu muita raiva. Pô, os caras com menos um, acuados e nervosos, aí os jogadores do Fluminense não atacavam com objetividade, não tinham velocidade e nem raça, principalmente. Com o jogo na mão, não aproveitaram a oportunidade e ainda tiveram a cara de pau de ir para o intervalo perdendo de 1×0. Os pontos que estamos perdendo por bobeira fará falta, pode anotar. Era bolinha para o lado o tempo inteiro, cruzamentos insistentes que não davam certo, não tentavam dar um passe vertical, não arriscavam um drible, pegavam a bola e logo queriam se livrar dela, mesmo que tivesse só um jogador na frente deles, etc. Toda hora era a mesma jogada, não conseguiram criar nada de diferente, isso me indignou bastante. E olha que o juiz nos ajudou, coisa que é raríssima de acontecer…

        Realmente não faz sentido atribuir toda culpa num jogador, até porque existe pessoas com mais responsabilidade no clube (dirigentes) e também há outros jogadores em campo; não somente um. Sempre achei isso e deixei bem claro no blog. Duvido que os nossos problemas serão todos sanados por causa da saída do Fred, não é assim que funciona. O elenco tem nítidas carências. Segundo o que alguns falam, então se o Fred era daquele jeito e tinha aquelas atitudes, o verdadeiro presidente era ele? Assim como Celso Barros na época? Será que é verdade ou mentira? Não dá para saber, fica muito complicado dizer sem estar acompanhando os bastidores. Só quem está lá no dia a dia poderia confirmar de fato, pois nós, meros torcedores, ficamos sabendo somente do que é publicado na mídia e ela não é confiável, então é um assunto difícil de abordar. Agora, se o Fred vai se dar bem lá no Atlético-MG, só o tempo nos dirá. Ele está em outro clube e o Fluminense continua, isso é o que importa. Cada um vai seguir com a sua vida. Assim como achava que o ciclo dele tinha acabado aqui no clube, da mesma forma acho o mesmo em relação ao Cavalieri e ao Gum. Também “já deu” para eles, sabe?

        O que sei, Onivaldo, é que o Peter e o Jorge precisam reforçar o Fluminense o mais rápido possível (dinheiro é o que não falta) e que o Levir terá que rever alguns conceitos e necessita colocar os jogadores para treinar bastante os fundamentos básicos.

        1. Pois, é Bruno. Assim como nós ficamos indignados, acredito que outros tantos tb ficaram. E, aí vem a pergunta. Se assistindo e torcendo deu para ficar puto, imagina jogando? o que não faríamos dentro dos vestiários? Bruno, assim como a raiva, a cabeça quente não é boa conselheira, idém a carência. O cara carente não consegue discernir nada bem. Quando o Levir chegou, a carência era tanta, que alterou a nossa consciência, pensávamos que havia chegado o mestre Telê Santana. Sou pragmático, acho que o Levir está perdidinho da Silva, é hora do Peter ter uma conversa séria com ele. Até agora, zero %,de time jogando bem. A galera carente, delira quando dizia que o Levir estava arrumando o time e o Fred e a tal reunião atrapalhavam. Pois bem, não existe mais reunião e tb Fred e continuamos na mesma. Mas, vamos ter fé e continuar a torcer!! ST

  21. Jogaço.
    Time jogando com velocidade, toques envolventes, Scarpa batendo faltas como o Thiago Neves, cruzamentos constantes na área para o Marco Junior cabecear.
    Um empate sensacional em casa com um a mais, enfim, faltam só 36 pontos.

  22. Não deu para virar, faltou objetividade.
    Scarpa quando não vai bem o time vai mal também. O Levir tem que orientar bem este gatoto.
    Jonathan tambem muito mal hoje, errando demais.
    Vamos que vamos Fluzão, pra cima do corinthians agora.

    ST

  23. Caro João, mais um belo texto para variar.
    hoje começa uma nova fase no nosso tricolor. O que passou, passou.

    E o primeiro tempo contra o gremio foi corrido, mas um erro foi punido com um gol.

    Acho que com um a mais conseguiremos virar no segundo tempo,

    Avante Fluzao!

    ST

    1. Fim do primeiro tempo.
      Do jeito que está jogando O FLUMINENSE É CANDIDATO AO REBAIXAMENTO.
      Por que?
      Insistem em jogar como se o FRED estivesse em campo, com muitos cruzamentos para quem cabecear?
      SCARPA e CÍCERO estão sumidos. Sem o FRED, eles que deveriam armar o time. Resultado: mesmo com um a menos, o adversário está ganhando.
      RICHARLISSON vai chutar 200 vezes e não vai fazer gol, pois é pífio na finalização. Tem que ser cirúrgico e não produtivo sem o gol.
      Vamos ver se no segundo tempo isso muda, mas A COISA ESTÁ FEIA.

  24. Maravilha de texto caro Garcez!! Quando eu crescer vou querer ser assim!! Obrigado por tudo Capitão. Seja feliz no galo mineiro e que Deus nos ajude. ST

  25. No futebol, dificilmente se vê um jogador encerrar sua trajetória num clube de forma gloriosa, no auge, dando volta olímpica nos braços da torcida. É sempre uma coisa melancólica.

    EDINHO saiu escorraçado em 1988, ROMERITO saiu pedindo “QUIERO MEU DIÑERO”, BRANCO foi pro Framengo, ASSIS se eu não me engano foi dispensado, CONCA saiu daquele jeito. Somente anos depois os caras passam a ser reverenciados.

    É uma pena, mas o FRED (e seu procurador FRANCIS MELA) forçaram a barra por 300 ou 400 mil a mais pra um cara que já era realizado financeiramente. Não precisava, até uma redução salarial, nesse momento sem patrocinador master, teria sido mais prudente para a sua carreira.

    Enfim, boa sorte e bola pra frente.

  26. Fred será sempre Fred. Tivemos muitas alegrias com ele e várias decepções… a última foi ele gravar a mensagem para o Galo dentro das Laranjeiras… seja feliz Fred e obrigada.

        1. Jota, acaba com esse negócio de Fredetes. Velho isso não existe. O criador dessa babaquice foi o cretino do Sander. Vamos focar no Flusão amigo!!

          1. O Sander é um eterno insatisfeito, mesmo com uma campanha irretocável em 2012, o cara só sabia falar mal do time, do Fred e do Abel.
            Quem dera tivéssemos um time tão ruim (na concepção dele) como aquele de 2012, inclusive o treinador,
            É uma pena uma pessoa tão inteligente como o Sander usar sua sabedoria somente para falar mal do clube, como se não soubéssemos onde estão os problemas, parece que ele se esquece que o Fluminense hoje, entre os 12 grandes do Brasil, só tenha um orçamento maior do que o do Botafogo e que isto faz uma baita diferença.
            Saudações Tricolores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *