Adeus a Fred

Logo que chegou à coletiva que marcou o fim de sua extensa história no Fluminense, Fred não escondeu a consternação. Com a testa franzida, olhar compungido, procurava enterrar a cara entre as barras inimagináveis da dor. Talvez não visse nada, talvez não visse ninguém. Quando um casamento assim acaba, as chagas são inevitáveis. O mundo parece saltar e voltar. E embarcam todos – atleta, clube e torcida – na reverberação da relação, que parecia ser para sempre.

Ainda assim, Fred será eternamente uma bandeira tricolor, independentemente do que vier a fazer até o fim de sua carreira. Sua trajetória a partir da sua chegada às Laranjeiras lembra um pouco a de Ézio (a quem homenageou quando morreu, em 2011 – foto acima), que ficou por muitos anos no Fluminense e também se transferiu para o Atlético-MG logo após conquistar o título mais importante de sua vida – o inesquecível Campeonato Estadual de 1995. Como havia construído um roteiro de sucesso nas Laranjeiras (é o décimo maior artilheiro de todos os tempos), jamais deixou de ser conhecido como o Ézio do Flu. Tal como se repetirá agora com o ex-capitão.

Fred também cometeu erros. E não foram poucos. Como sua trajetória no Flu se confunde um pouco com a trajetória deste Terno e Gravatinha, há nove anos no ar, durante este tempo, o blog acompanhou e opinou sobre os deslizes do capitão. Fred é humano, por vezes, mimado. Bateu de frente com outras lideranças. Não queria ser ofuscado. Seu temperamento às vezes difícil ocasionou saias-justas para o time e para ele próprio – a mais grave delas na decisão da Copa Sul-Americana de 2009, quando uma cabeçada no juiz resultou em sua expulsão, freando a reação pela busca do título, que, graças ao destempero do atacante, ficou no quase.

Sua contribuição para o Fluminense também foi de valor formidável. Dois títulos brasileiros e o posto de terceiro maior artilheiro do clube dão a medida de seu legado, que antes mesmo de construído já levantava a torcida e inspirava este colunista.

lendaFred ficou feliz – muito feliz – quando escrevi um texto em sua homenagem em 2010, depois que propôs um contrato vitalício à diretoria. Chegou a reproduzir a postagem, intitulada “A lenda”, em seu site oficial. Coincidentemente, tomei conhecimento quando estava próximo de sua terra, em Minas Gerais, e compreendi que minhas palavras o tinham tocado, contribuindo, direta ou indiretamente, para seu sucesso nos anos subsequentes.

Tentar entender agora o que aconteceu para que Fred saísse é direito de todos, mas não mudará em nada o fato, consumado na noite de sexta 10. Embora, ultimamente, de forma mais contundente, andasse fazendo restrições à sua conduta e também pensasse que seu custo-benefício já não compensava, jamais deixarei de reconhecer a importância de Fred para o Fluminense. E vice-versa.

Ao fim da coletiva, encaminhou-se para a saída. Deixou o Salão Nobre pela última vez. Encerrava-se uma era.

vibra

Quando uma bandeira deste tamanho parte, nosso mundo não fica menor, nem pior.

Mas, ídolo que foi, certamente diferente.

Adeus, Fred!

***

Era uma vez… o Grêmio. Uma vez, não; três.

Nos últimos 11 meses, o clube gaúcho tem sido uma espécie de coadjuvante de luxo na história do Fluminense.

Três “eras”, três vezes o Grêmio pela frente.

E ele tem até trazido sorte ao Fluminense. Na estreia de Ronaldinho, em 1º de agosto, deu Flu, no Maracanã: 1 a 0. Nas quartas de final da Copa do Brasil, em 1º de outubro, primeira partida após a passagem meteórica do Dentuço, o empate com gols eliminou o time de Roger Machado: 1 a 1, na Arena Sul. Por fim, neste 11 de junho, ao fim da longeva Era Fred, de novo o Grêmio como primeiro oponente: como aquele, 1 a 1, em Volta Redonda.

MJRNão sei se o Grêmio atentou para esta coincidência. Mas, com certeza, o que não lhe escapou foi a presença ostensiva do carequinha Marco Júnior em sua área. Grande algoz dos gaúchos, o atacante marcou em todos os jogos, exceto no empate do ano passado. Mas até naquele foi decisivo, já que foi dele o cruzamento na cabeça de Fred, que finalizou com estilo.

No confronto do Raulino de Oliveira, contudo, a expectativa de todos no Flu “era” de vitória. O time lamenta não ter aproveitado a chance de ter jogado a maior parte do tempo com um a mais, depois que o volante Ramiro foi expulso por reclamação, ainda na etapa inicial.

Mas o campeão da Primeira Liga não enfrentou qualquer equipe. Do outro lado, um dos líderes da competição até o início da rodada: o forte e bem-armado time do Grêmio, que, como o Flu, só perdeu uma partida na competição – e para o mesmo adversário, o Palmeiras.

É o típico clássico nacional, em que qualquer resultado pode ser considerado normal. Como também o será o bicho que der contra o Corinthians, quinta, em Brasília. Apenas com a diferença de que o Flu estará um pouco mais pressionado.

Não entendi a opção de Levir por Maranhão. Pareceu-me um tanto quanto temerário lançar o menino recém-contratado logo de saída contra o Grêmio. Sentiu a pressão do desafio e de ter sido logo o primeiro substituto de Fred. Não correspondeu. E ainda falhou na marcação no gol de Marcelo Hermes. Levir, então, tirou-o para a entrada de Marco Júnior, que deveria ser, como Magno Alves, o herdeiro natural da vaga.

2Embora sem brilho, o Flu jogou bem, martelou, criou e, de novo, pecou na finalização. Cícero e Edson perderam oportunidades incríveis de dentro da pequena área. Tivessem os laterais em jornadas um pouco mais inspiradas e evitassem o excesso de bolas levantadas na área – jogada “viciada” do Flu nas últimas temporadas para que Fred resolvesse sozinho –, o time teria mais chance de sucesso.

O Fluminense não perde há quatro jogos e não ganha há três. Mas é bem possível, nos jornais e sites por aí, que a mídia amiga só faça questão de mencionar esta última.

Uma vitória contra o atual campeão Corinthians, porém, ratificará a sequência invicta – contra adversários difíceis, registre-se – e servirá de impulso para que o motor tricolor, cujo veículo anda misturando muita água à sua gasolina, engrene de vez.

______________________________________________________________

Leia também as opiniões deste colunista, bem como todo o noticiário tricolor, no portal NETFLU (www.netflu.com.br). Para falarmos por e-mail, joaogarcez@yahoo.com.br

344 thoughts on “Adeus a Fred

  1. Fala Garcez!

    Meu amigo, o meu comentário hoje vai ser light! Fluminense e Corinthians em Brasília, o Mané Garrincha com certeza vai ter mais torcedores do Corinthians do que o do Fluminense, mas dá pra ganhar deles pois eles tem desfalques importantes como o Cristian e o Danilo e mais ainda a não presença do Tite que foi pra Seleção da CBF.

    Para os comandados de Levir, se ganhar beleza! Se empatar sinal de alerta acesso, agora se perder (eu espero que não) ai é sinal de alerta nas Laranjeiras! Espero que a pontaria do Fluminense esteja boa e calibrada e a do Corinthians esteja péssima! Mas com os reforços e a base espero um ano de 2016 positivo. E espero que Edson Passos já esteja pronto, eu soube que será contra o Coritiba no dia 2 de Julho justamente quando fará oito anos da perda da Libertadores para aquela maldita LDU e que no final se ferrou no Mundial de Clubes para o Manchester United.

    ST!

  2. Irei ao jogo hoje a noite. Sem a Mumia daquele Cone vou aproveitar para torcer pelo meu Flu.
    Tomara que ele corresponda lutando a partida inteira com vontade e brio.
    Se perder ou empatar jogando assim… Baterei palmas ao final. Agora, se ficarem de corpo mole… Vaiarei como qualquer torcedor normal.
    Só lembrando que não uso olhinhos róseos.
    SSTT

    1. Faz isso não, deixe o Flu em paz.
      Vá fazer seus churrascos que são coisas bem atrativas do que ver o Flu jogar. Palavras suas.
      hhhhhhhhhhhhhh

    1. Mostra a cultura, a inteligência, a isenção e o senso crítico da torcida tricolor, caro Reis.

      À exceção de um ‘mal-amado’, todos os comentários citados estão alinhados com o que penso.

  3. Caros,

    Venho dizendo já tem um bom tempo que uma das coisas que influencia no rendimento do jogador é o clube. Alguns chegam e, ao entenderem como as coisas funcionam, acabam se deixando levar e não rendem. Outros, rendem independente de como as coisas são tratadas em um clube. As normas internas, que tanto servem para punir como para estimular os atletas, a forma como é permitido a um treinador comandar a equipe, seja com o banco de reservas, seja como forma de motivar quem retorna de lesão ou quem deseja alcançar a sua vaga no time titular, tudo isso é fundamental.

    Vi ontem o Felipe Amorim no Coritiba em jogo contra o Palmeiras. Jogou bem. Não foi o destaque da partida, mas mostrou lucidez e foi importante no jogo. Há muito o que melhorar, mas ele não rendia nem isso no Fluminense.

    ST

    1. Mas ele é um jogador mais ou menos, Júlio. Nas partidas em que jogou pelo Flu foi razoável.
      Agora, uma coisa é jogar no coritiba; outra é jogar no Flu.
      Ele não está à altura de um meio campo que o Flu precisa. Mas no coritiba pode ir bem.
      Lucas Gomes tem ido muito bem na chapecoense também. Mais um pouquinho e vira craque por lá.
      ST

  4. Fora Pierre brucutu!
    Fora W.C. Silva!
    Fora Tite!
    Fora Japonês cara de pau da Federal!
    Fora Nilmar (vai trocar havaianas por rider)!
    Fora Alices que acham empate bom resultado (0x0 melhor que 2×1)!
    Salve Levir!
    Vem Guerra!
    Vem Sornoza!
    Volta Marcio Rocha!
    Volta Ant (formiga)!
    Volta Adalberto Maia!

  5. Como contribuição, João, acho que vc poderia criar cores diferentes para cada comentário.
    O “G” como está, na cor azul, para os comentários principais…
    O “G”, na cor vermelha, para os comentários a esses comentários principais…
    E o “G” na cor verde, por ex, para os comentários aos comentários em vermelho…
    Acho que facilitaria na visualização.
    Abraços e ST!

  6. Bom dia, João…torcida tricolor…
    Tem que vencer hj…
    Levir, já estamos em 12º, podendo terminar a rodada em 13º se o Galo vencer bem o Inter!
    Sei que vc, e como vc mesmo disse, Levir, veio por dinheiro, mas esperava mais…
    ***
    Falar desse time…e o que eu acho da maioria desses jogadores…é ser repetitivo…
    Até pq isso não é desculpa: tem muito time por ai, com jogadores não tão conhecidos, com folhas de pagamento que são metade da nossa, fazendo jogo duro em todos os jogos…times valentes…
    E não poderia ter adversário melhor hj que o Corinthians, prá chegar lá, vencer e convencer!
    Tomara que hj seja o dia!

  7. Caros,

    É rir pra não chorar…

    “Peter reafirma compromisso de reforçar o Fluminense e aposta em boas campanhas…”

    “Peter admite interesse por Ábila, mas destaca forte concorrência.
    Peter diz que atacante do Huracán está muito valorizado e negociação é difícil”

    “Presidente não quer vender Gustavo Scarpa e já conversou com o apoiador”

    Mas… e se houver uma proposta e (como sempre) “o jogador quiser sair”?

    “Oscar é viagem, não existe”, afirma presidente do Fluminense”

    “É difícil sair do México, quero jogar no Tigres”, avisa Zelarayán”

    “Peter informa que Fluminense não negocia com Nilmar”

    SEM CRAQUE NÃO SE GANHA NADA. Com Peter acabaram-se os craques e foram-se as promessas. E… não se ganha nada de importante. O fio da esperança – improvável – é que o ainda imaturo Richarlison vingue, acertando as finalizações; o irresponsável Robert se centre, e jogue tudo o que pode; e o Scarpa, “queira ficar” (porque com o Peter é sempre jogador que quer sair).

    SDs Tricolores pela Democracia

    1. Nobre Carlos Rodrigues,

      Esse é uma das principais deficiências dos dirigentes tricolores: não saber o “quê” contratar. O prior representatne dessa escola foi o Mário, mas os demais não ficam muito longe desse ex-VP.

      Além disso, o tempo de resposta para ir ao mercado é lento e o retorno da trazida de jogador é baixo. Em geral compra-se jogadores de performance mediana e que demoram a engregar, se é que vão dar certo. Os quintais da Laranjeiras são terreno fértil para desova de jogadores lentos, sem pedrigee…

      Ontem estreiou o Réver no Flamengo, atleta que se sabe usar como poucos a impulsão que lhe favorece fazer um monte de gols, sem contar que defender bem. Resultado: o Fla ganhou do Cruzeiro justamente com um gol dessa forma. Em contrapartida taí o Henrique que está demorando um tempão para dar retorno qualitativo> isso sem falar de diversos outros jogadores que não se sabe ao certo para que vieram.

      Se é para trocar 6 por meia dúzia é prferívekl testar as opções caseiras.

      O problema das contratações ruins não pode ser apenas a conjugação de uma má avaliação de scout com a falta de dinheiro, pois há quanto tempo preenciamos a baixa efetividade dessa gestão que aí está.

      O processo de compra tricolor é tão atacado pel amídia ue chegou-se a noiticiar que Grafite estaria na nossa alça de mira.

      1. E o Peter, em entrevista, defende o scout.
        Este cara só pode estar de brincadeira.
        O Fluminense está economizando 800 mil por mês, destes, 350 mil vão para o Osvaldo.
        Isto se chama administração séria, kkkkkkkkkkk.
        Quanto será que ganha o Jonathan?

  8. Amiguinhos Oni e PCA, vcs dizem que eu tenho ‘seguidores’, me chamam de ‘chato divertido’, ‘guru’, etc… o PCA fica até com ciúmes quando alguém concorda com o meu pensamento, mas a verdade é que vcs constituem a maior dupla da história do blog. Onde está um, está o outro; tudo o que um fala o outro concorda. São comparáveis às ‘maiores’ duplas da história…Abbot e Costello, Laurel e Hardy, Tonico e Tinoco, Grande Otelo e Oscarito, Frodo e Sam, Thelma e Louise, Butch Cassidy e Sundance Kid, Salsinha e Scoby-doo…
    Ninguém faz parte de nenhuma ‘seita’, é ‘extremista’, ‘maria vai com as outras’… muito, mas muito pelo contrário. Nós, que criticamos mais esse marasmo que vem sendo o Fluminense nos últimos 4 anos, apenas gostaríamos de ver no clube um presidente muito, mas muito mais atuante; jogadores compromissados e que honrassem os seus polpudos salários; o time brigando SEMPRE por títulos importantes, etc…
    todas as torcidas tem torcedores como vcs, usuários de óculos rosados, habitantes de wonderland, que vêem tudo florido, lindo e maravilhoso. Isso não é ‘proibido’, de maneira alguma. Só que para alguns, o mundo não é isso aí… não dá para ficar achando todos esses vexames, vergonhas, eliminações, freguesias ‘normais’. Não dá para se conformar com fugas de rebaixamento e 12° lugar na tabela… não dá ‘comemorar’ empates contra times ‘esfacelados’ ou muito fracos… não dá ficar satisfeito com uma vitória a cada 4,5 jogos…
    tem gente que pensa diferente, amiguinhos. Respeito a opinião dos amiguinhos, mas também temos a nossa maneira de pensar.
    Querem ‘apostar’ uma coisa? Se o Fluminense empatar hoje (independente do jogo ser contra o curintia) com um time sem treinador, passando por um momento pra lá de turbulento e muito diferente daquele time campeão ano passado, alguns torcedores vão ficar putos e considerar 2 pontos perdidos, mas vcs, habitantes do país das maravilhas e usuários de óculos róseos e as ‘Alices e Pollyanas’, vão considerar um resultado espetacular e virão com aquele velho e manjado discurso de que ‘não tem ninguém bobo’; ‘se ganha, se empata e se perde’; ‘os jogadores estão de parabéns’, etc…
    Aposto uma mariola… ou melhor, 2… isso eu posso pagar…

    1. Amiguinho, nada contra os seus seguidores. Eles te seguem, e vc a imprensa marron. Vc faz um discurso e defende outra coisa bem diferente. Se fosse escolher um apelido, carinhosamente o chamaria de “PARADOXAL”. Mas, estou satisfeitíssimo com o “AMIGUINHO” acho bem simpático!! Veja, vc se diz satisfeito com o pífio trabalho do Levir. Ora, Amiguinho onde está a coerência. Acaso, esqueceu em Saqua? vc traz um arrazoado de insucessos do FFC, com os quais eu concordo, todos sob o comando do Levir e vc diz que que ele é inocente, alegando que não foi ele, Levir que montou o elenco. E, pq o Levir não faz todas as substituições? Amiguinho, acaso foi Eduardo Batista quem montou o elenco da Ponte Preta; idem o Cuca no Palmeiras? e quantos treinadores assumem times no meio da competição e ainda assim, são campeões? percebe amiguinho o paradoxo? vc afirmou que o FFC, estava jogando bem com o Levir. Eu, perguntei qual partida o FFC, jogou bem? o Júlio respondeu que foram as partidas da primeira liga, justamente, pq o Fred não participou e vc concordou, dizendo que o problema era o Fred. Depois, vc diz que nunca disse que era o Fred o único culpado. Quer mais? O FFC empata com Flamengo e Inter (vence nos pênaltis) disputa a final com Atlético-PR vence sem convencer. A rigor Amiguinho, só ganhamos bem do segundo time do Criciúma. Na primeira liga a única partida que jogamos ganhamos e convencemos foi contra o Cruzeiro. E o técnico era o Eduardo Batista. Nando, esse papinho de que eu e PC formamos dupla é tudo papo furado. Vc, sim é FREDETE ALICE POLIANA E USA ÓCULOS RÓSEADOS. Essas características que vc tenta atribuir a nós a bem da verdade são suas.

      1. kkkkkkkkk, eu fredete e usuário de óculos rosados? EEEEEUUU? Só pode ser brincadeira ou então quer confundir a cabeça dos demais amiguinhos… no seu último comentário vc disse o nome do ex-centroavante 7 (SETE) vezes. Agora falou mais 3… e não quer que ninguém mais diga. E eu é que sou ‘incoerente’… vai entender… Pô Oni, vc já foi melhor, amiguinho…
        P.s.: Tá valendo a aposta hein… se o Flu empatar com o curintia e vcs comemorarem, ficarei devendo 2 mariolas…

    1. Eu penso que, no atual momento do futebol brasileiro jogado aqui, time nenhum da série “a” pode descartar qualquer jogador do tipo Osvaldo, Giovanni, Marco Júnior, e tantos outros similares.
      Com a safra que há aqui, os clubes têm que dar valor a quem estiver no seu plantel, e exigir dos técnicos que ensinem algo aos mais novos, e saibam explorar as características de qualquer um dos mais antigos.
      Novas eleições, amigo? Imagine o PT, PCB e outras tralhas que pensam do mesmo modo fazendo campanha e dizendo que têm condições de governar o Brasil. Não merecemos mais isso.
      ttttttttttttttt

  9. O QUE É REALMENTE PRIORITÁRIO?
    Um tal “camisa 10”, como aponta o senso comum, ou um lateral esquerdo e depois um direito?
    Eu afirmo com segurança que os laterais (primeiro o da esquerda) deveriam ser as prioridades do FLU.

    Jonathan sabe jogar, mas ao que parece lhe faltam os joelhos. Well Silva é dedicado e maluco, um maluco dedicado, portanto. Do Giovanni eu me recuso a falar, é um absurdo de ruim.

    Portanto, a prioridade ‘AAA’ deveria ser um lateral esquerdo. E a prioridade ‘AAB’ deveria ser um lateral direito.

    ST !

  10. STT.
    – Não há teste com Osvaldo. Ele é titular. Pode entrar no decorrer do jogo. Um trabalha melhor com a esquerda, outro cortando a diagonal. Osvaldo, Maranhão e Marcos Junior jogam na mesma posição, ou na direita ou na esquerda. Vai haver um revezamento deles durante a competição. Claro, de repente, um deles tem aproveitamento fantástico e vai permanecer – disse o Levir, segundo NETFLU.

    E o Samuel, Pedro, o …

    Para finalizar: Plantaram essa notícia que o Corinthians quer o Abel. Eles querem o Fernando Diniz ou um técnico estrangeiro.
    Saudações Tricolores.

  11. Essa questão de se buscar reforços oriundos do futebol sulamericano conforme amplamente foi debatido nesse espaço possui considerável aprovação da torcida.

    Porém, há de se observar o cuidado com determinada contratação Garcez para que a empreitada não vire um muco para o Fluminense.

    Temos dois casos recentes no próprio Fluminense que retratam o caso.

    O Primeiro foi o Conca que jogou no vasquim e lá não rendeu. Só depois de estar adaptado ao futebol brasileiro, seu futebol cresceu justamente no Fluminense.

    O Outro caso do do Urrutia que jogou pela LDU e foi um fiasco depois que foi contratado pelo Fluminense.

    Acredito que num primeiro momento, determinado jogador vindo do mercado sulamericano possa ter suas dificuldades de adaptação ao futebol brasileiro. Por isso, tomara que a direção esteja com planos de fazer um acompanhamento desse jogador e assim evitar que o mal desempenho dentro de campo influencie num todo o time.

    1. Põe nessa conta aí também o Martinuccio! O cara fez chover na libertadores e no Fluzão não disse a que veio!

      O que eu não gosto é de ver esse auê todo aí por contratações e no final não fecha com ninguém!

  12. E o pigarreante promete reforçar o time com novas contratações. Bem, depois de Maranhão e Dudu, devem estar na lista dele Piauí, Rondônia, e Amapá, além de Didi, Mussum e Zacarias dentre outras grandes figuras do futebol mundial.

  13. Realmente, o blog ficou mais complicado para que se use certas referências, e fica “longe” para se achar um cometário já que a distância aumentou consideravelmente, e a gente não tem mais números de páginas nem de cometários, e só com ajuda de um GPS consegue-se chegar a alguns lugares e ver alguns comentários mais antigos.
    Agorinha, a acabei de ver o comentário do novo amiguinho Zanitti, que como o antigo amiguinho Nando, não consegue entender o que eu escrevo, mas os dois dizem coisas que eu não disse, e nunca diria por não ser esse cara estúpido que querem achar que sou.
    Eu nunca disse que achei normal que a seleção brasileira de futebol tenha perdido da Alemanha por aquele placar que ninguém que entenda de futebol jamais imaginou, nem disse que estou achando ótimo que as várias comissões técnicas que a têm dirigido vivam fazendo cálculos para encarar qualquer adversário que tenha que enfrentar agora.
    Eu vejo esta seleção de agora, como sempre vi tantas outras que deram certo e outras que não deram. Certa vez uma seleção dessas para testes, foi à Europa, ainda como atração, e tomou de 5×0 da Bélgica, o que alarmou até os próprios adversários, e segundo alguns gozadores o tal Mendonça
    Falcão, prócer do Corinthians teria dito que nosso futebol esta mesmo ruim poque perdemos feio até para os “belgicanos”
    E se todos prestam bem atenção, quem mais acentua essa situação aflitiva da seleção é a mídia esportiva, seus garotões e garotinhas fazem um tremendo suspense para falar do jogo, do que pode ocorrer, e lá vêm aqueles relatos lá de trás mostrando como foi e como não foi naquela vez.
    A turma que é mais recente neste meio do futebol, se leu o que eu disse, viu que me ative ao fato de que imprensa brasileira muda de opinião repentinamente diante de uma vitória ou de uma derrota, e desde muito tempo vive querendo mudar tudo se o time perde, e faz mesmo a cabeça da torcida que não tenha muita convicção do que sabe sobre futebol e ela entra na pilha de que seleção só tem mercenários, que perde porque quer, e todo esse nojo que se vê.
    Eu não inventei nada, esse relato é baseado em fatos, e Nelson Rodrigues meteu muita porrada nesses seus colegas jornalistas por essa dubiedade no modo de analisar seleções brasileiras, principalmente as que perderam.
    Sobre o Fluminense, ora, pombas, eu fico aborrecido com essa situação, só não sou ridículo de ficar xingando diretoria, técnico e jogadores, com os mesmos cometários que todos fazem a toda hora, em todos os dias, e que já viraram clichês de tão batidos e vazios de curiosidade, seriedade, lógica.
    Mas, uma perguntinha ao amiguinho Nando e aos que compõem o seu séquito no blog, e que usam aqueles óculos fundo de garrafa, que já nem são mais para enxergar, mas para disfarçar:
    Quem torce como eu, sem xingamentos a dirigentes, a técnico ou jogadores, ajudo ou atrapalho o clube, a seleção e o futebol em quê?
    E quem faz festa nas vitórias, mas xinga todos nas derrotas, roga praga para que jogadores “quebrem a perna para deixar o seu Flu em paz”, que criam “estórias” de terror, de bandidos, de pornografia com personagens reais do clube, cidadãos de bem, como tantos de nós somos, em que ajudam ou atrapalham o clube?
    ssssssssssssssssssssss

    1. PC, eu já te falei. Relaxe!! A ideia é essa mesmo. Essa galera, quando ficam sem argumentos, acuados, eles saem pela tangente. e dizem que estão sendo patrulhados que nunca disseram que o Fred era o culpado de tudo etc etc. Veja, só para não deixar passar batido. Hoje, o Nando, postou o seguinte: o Levir não tem culpa e está fazendo milagres com esse elenco, pois, não foi ele quem montou o time. PC, por acaso foi o Cuca que montou o elenco do Palmeiras? e ano passado foi o Dorival Júnior quem montou o elenco do Santos? quantos treinadores assumiram o time no meio da competição e foram campeões? e mais, o Amiguinho, afirma que o Levir é muito bom técnico, eu me reservo ao direito de não discutir o mérito. Mas, lembro que com esse elenco, segundo o amiguinho: horrível, o Enderson Moreira chegou a segunda colocação e terminou entre os quatros primeiros durante todo o primeiro turno de 2015. PC, assim, fica muito difícil entender esse pessoal. Acho, que as verdadeiras Fredetes, Alices, Polyanas e usuários de óculos róseos SÃO ELES. E, vc tem razão são umas Marias vão com as outras. Aquilo que a imprensa fala eles adotam. vide o quase LINCHAMENTO que submeteram o Fred. Diziam que o Fred é um cone, que o time fica sem velocidade e por isso o Brasil levou 7 x 1 da Alemanha. Esquecem ou não sabem que Alemanha não tem nenhum jogador velocista, quem jogou aquele jogo foi o veterano Klouse. E, enquanto, o Brasil tinha o Bernard e Hulck. E agora, estão numa sinuca de bico. Estão se borrando de medo. – PC, vamos em frente com o FFC, contra tudo e contra todos. ST

      1. Pois é, Onivaldo.
        O Nando é isso mesmo; ele sofre de “tricolite aguda”, uma doença que faz o indivíduo sofrer dores atrozes pelo Flu, mas fingir que deplora tudo que diz respeito a ele, e para aliviar essa dor ele tem que atacar o que haja no Tricolor.
        Sobre o Zanitti, eu sempre li os comentários dele, já fiz várias concordâncias com o que dizia, e ele sempre pareceu torcedor consciente, que quer ver o time jogando bem – como eu sempre quis – ganhando mais que perdendo, é lógico, e nunca me pareceu um extremista.
        No entanto, de certo tempo para cá, ele se “converteu à seita radical” do amiguinho Guru Nando, e está empolgado com isso, e esse pessoal quando se converte assim, fica caso perdido.
        eeeeeeeeeeeeeeee

        1. Pôxa PCA, só porque eu discordei de você sobre o futebol da seleção eu me “converti à seita radical”? Calma caro Tricolor, foi só uma opinião! Continuo sendo o torcedor que quer ver o time jogando bem, assim como a seleção!
          E por falar em seleção, já acho que terá outra cara com o Tite e voltará pelo menos a apresentar um bom futebol (se vai ganhar ou não, já é outra estória, mas pelo menos já tivemos uma mudança significativa). E o Tite disse que a seleção dele é o Thiago Silva + 10! Cara inteligente é outra coisa!

          PCA, calma cara, desculpe aí se exagerei na discussão sobre a seleção, mas eu tava realmente P da vida por ver a seleção se apresentar como vinha se apresentado. Ainda estou P da vida, mas pelo menos agora a seleção tem um técnico (porque Dunga nunca foi técnico). Como você eu gosto sim de ver a seleção jogar bem, mas se continuasse do jeito que estava, grande parte da torcida ia continuar não se interessando pela seleção.

          Não me converti a nada e nem sou extremista beleza? rsrs
          ST!

          1. Caro Fred Zanitth, só para dirimir quaisquer dúvidas, saliento que o que postei na te alcança. Refiro-me a galera surfista aqueles que vão nas ondas dos outros. Fred, vc é diferente, sempre sensato e demonstra que tem conhecimento sobre o que escreve. Eu sempre leio suas postagens. ST

        2. PC, só para encerrar com esse assunto. Lembro, que dia desses o Nando em sua sanha de desmerecer o Fred. Postou, entre outras bobagens, que o FFC estava jogando bem com o Levir e mimimimmi. Eu, perguntei qual foi o jogo que o FFC jogou bem? Aí o Júlio respondeu que foram os jogos da primeira liga. E observou aqueles em que o Fred não jogou. E o Nando ratificou o Júlio. Disse Nando: é isso mesmo Júlio quando o Fred não jogou o time melhorou. PC, está tudo registrado aqui no blog. É tudo vero. Agora, vem o Nando Fredete Alice Polyana, usando óculos róseos, dizendo que nunca disse que o Fred era o único culpado. Da mesma forma, ele vai mudar de opinião em relação ao trabalho do Levir. Aliás, a quem ele chama de furacão. Vale dizer que o Furacão ainda não saiu do chão. Fazendo uma rápida analogia entre Levir/Cuca x Flu e Galo, teremos o seguinte: Cuca no FFC foi fantástico, salvou do rebaixamento (Fred jogou), no Galo foi campeão da liberta; Levir no Galo briga com Ronaldinho Gaúcho Jô etc etc no FFC polemica com Fred. ST

  14. Se o Osvaldo for embora pro Sport eu prometo que faço um jejum de cerveja de um mês .

    Se o Pierre for junto, fico um mês e meio sem molhar o bico.

    Agora, se esses dois mais o Giovanni sumirem das Laranjeiras eu fico seco até o Natal.

  15. Pelo que andei lendo o time do Flu para o próximo jogo será Diego Cavalieri, Jonathan, Gum, Henrique e Wellington Silva; Douglas, Edson, Cícero e Gustavo Scarpa; Marcos Junior e Richarlison. Acho que, considerando o atual momento do tricolor, é uma boa formação e tem condições de jogar bem. Mas é claro que alguns ótimos reforços são necessários, pois ainda há certas carências no Flu que precisam ser resolvidas.

  16. “Lista de 20 bons jogadores, de acordo com site Torcedores.com, que ficam sem contrato esse mês”

    Pro NetFlu reproduzir uma lista de refugos como essa, só estando no esquema de empresario que comanda o futebol.

    Pro Fluzão não tem nada aí que presta,
    refugos da Europa nós temos os nossos e temos que dispensar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *