Sobre números, desafios e projeções

Ao fim do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras, campeão, acumulou 70 pontos, o mesmo número do Fluminense na temporada de 2022, quando terminou em terceiro.

Nesta, em que priorizou a Libertadores em vários momentos da competição, era natural que o Tricolor baixasse um pouco seu aproveitamento, somando 14 pontos a menos que no ano passado.

Assim, repetiu a mesma colocação de 2021, quando também terminou em sétimo, posição que, naquele ano, lhe assegurou uma vaga na segunda fase da principal competição da Conmebol.

Em 2023, o sétimo lugar não lhe daria a possibilidade de sonhar com a Glória Eterna, mas foi justamente a conquista do passaporte para a eternidade que garantiu o Flu pelo quarto ano seguido na Libertadores (a décima vez, no total) e o direito de defender o seu título, conquistado com luz, garra e heroísmo em duelos pesados pelo continente.

Pela última rodada do Brasileirão, dois erros defensivos de Nino no primeiro tempo (o capitão tem crédito de sobra) determinaram a virada do Grêmio no final, que, somados a um pênalti discutível de Guga no segundo, tiraram a invencibilidade do Fluminense no Maracanã contra times de fora do Rio, que já perdurava havia mais de um ano.

Mas, como quase a totalidade das partidas envolvendo os comandados de Diniz, foi uma partida com muitas alternativas e agradável aos quase 50 mil tricolores (uma pintura o gol do JK) que foram se despedir do elenco antes do embarque para a disputa do Mundial, na próxima terça-feira.

Depois de três voltas olímpicas na temporada, todas no Maracanã, o Fluminense vai à Arábia em busca de uma cereja que sabe ser difícil de ser alcançada.

Mas ela está lá, alguém vai ter que pegá-la. E o Tricolor, campeão da América que é, não parece disposto a entregar nada antes da hora.

É futebol, afinal.

***

Foto: Marcelo Gonçalves/FFC

123 thoughts on “Sobre números, desafios e projeções

  1. Fred acabou de me falar q nós vamos ser campeões do mundo.
    Eu não acredito não…
    Eu penso com a razão… Fred, Frajola e minha tartaruga Gansolina são muito sensíveis. Pqp…

  2. O time egipcio na teoria era inferior ao asiatico cheio de estrelas, aquele gol de penalti no comeco, o penalti perdido por Benzema ajudaram
    muito o time africano.
    Sou mais Flu, porem nao pode vacilar e levar gol bobo de bola aerea que e nossa fraqueza ou brincar de bobinho na grande area.

    1. “Roda de bobinho na grande área”! Kk

      Piada pronta, muito fraquinha!

      Enquanto isso…
      “Fascinante”; Site oficial da FIFA publica matéria sobre estilo de jogo do Fluminense de Fernando Diniz; leia a íntegra…

      Luiz, o seu negócio é jogar “peteca”!! Kkkk

      Fluminense é para os fortes!!

    2. Era inferior tão somente por causa de nomes, mas a verdade é que quase 100% das pessoas aqui do Brasil não tinha capacidade de comentar comparação simplesmente porque não assistem jogos do Arabão ou do Faraós Cup. O time vermelho foi bem superior e se aquele era o melhor do time do Benzema , certeza que o melhor do Flu atropelaria eles da mesma forma que o time egípcio ou até mais elasticamente. Bom , boa sorte para nós todos daqui a pouco e que o melhor Flu se apresente.

  3. pic.twitter.com/Bu8zPJGwwb

    https://www.netflu.com.br/voce-sabia-keno-ja-atuou-no-egito-e-marcou-um-golaco-no-al-ahly/#:~:text=O%20gola%C3%A7o%20de%20Keno%20na%20vit%C3%B3ria%20por%201%20a%200%20do%20Pyramids%20sobre%20o%20Al%2DAhly%20

    pic.twitter.com/Bu8zPJGwwb

    O 2° gol do Al Ahly no jogo de ontem, é uma copia do gol que levaram do Keno em 2019,
    entra aí a questão de direitos autorais, direitos humanos, apropriação indébita, plagio, danos e assedio moral…

    Tá muito confuso o que o locutor comenta na hora do gol do Keno, alguem esclarece por favor.

  4. Assisti o jogo de nosso adversário, time organizado e fechadinho até fazer o gol, aí demonstrou uma competência incrível nos contra ataques, rápidos e mortais.
    Os caras correm muito e são habilidosos, o atacante pela direita, é canhoto e muito veloz, vai dar trabalho, principalmente se formos com Marcelo e Felipe Melo pela esquerda, a desvantagem dele é que parece não ter a perna direita.
    Porém, o adversário deles deixou muito espaço no meio campo e facilitou bastante.
    Se o Fluminense jogar como já demonstrou diversas vezes que sabe, dá para chegarmos a final.
    ST.

    1. “a desvantagem dele é que parece não ter a perna direita.”

      Ele tem as duas, reví no video agora.
      Beba com moderação.
      اشرب باعتدال

  5. Deus do céu!
    Misericórdia! Isso não tem fim? Ora é Fábio, ora é Felipe Melo, Marcelo, Lima, Keno, Diniz e até MB!!
    Que coisa mais abjeto!

    O Fluminense de 2023, é o melhor Fluminense de todos os tempos!
    O Fluminense vence, convence, encanta, conquista, títulos! Ganhou de 4 a 1 do seu maior rival, verdadeiro chocolate de Páscoa!
    Conquistamos a glória eterna (Libertadores) – goleamos o River, batemos o Record de gols, quando vencemos o adversário pelo placar de 10 gols. Tudo isso, comandado dentro do campo, pelo camisa 10, o maestro Ganso!

    O problema não é o “peito” kkkk – o Fernando Diniz, escala o Ganso, no time titular do Fluminense, pq sua (dele) função cognitiva está em perfeito funcionamento!

  6. STT.

    Não entendo como ainda tem pessoas que usam estatística em jogo de futebol. Em 2009 o Fluminense comprovou que usar porcentagens entre vitórias, derrotas, empates, rebaixamentos e quem vai ser o campeão (vide o Botafogo) é inútil.

    Saudações Tricolores.

  7. Podemos escalar o melhor time sem Ganso , Marcelo e Felipe Melo pela idade de todos lógico , pelos talentos nunca podem sair do time , agora vendo o primeiro tempo dos nossos proxímos adversários , nessa intensidade fica complicado , os caras do Egito correm muito e se para escolher o menos melhor prefiro o Altitirad da Arabia , tem mais veteranos e correm menos .
    O Time terá que correr muito e aí .

  8. Xavier, Nino, Ruff e Diogo;
    .. André e Martinelli;
    … ….Marcelo
    Arias, Cano e John.

    Nossa melhor escalação neste momento.

    Mas, onde está o ‘peito’ para deixar o penoso no banco ?

    1. Sério q vc está sugerindo o Fluminense jogar sem o goleiro?
      Oh! Escalafobético, a FIFA não deixa iniciar a partida
      faltando o goleiro!

      Em tempo: lá atrás, qdo vc com inveja, mudou a sua linha editorial. Te avisei… você não tem competência para esse tipo editorial. Faz um curso de verão com Nando!

    2. Penso diferente, onde está o peito para barrar o Marcelo.
      O penoso como você diz, fez muito mais que o Marcelo nessa Libertadores.
      Nada contra o “genial” Marcelo, é craque sem dúvida e vencedor de tudo, mas vamos ser sinceros, o que ele fez no Fluminense até agora?
      Minha sugestão seria um revezamento na criação, até mesmo pela idade dos dois, mas o “Penoso” como titular.

  9. Caros,

    Os times europeus tem uma moeda mais forte, pagam melhores salários em dia, não têm um calendário tão massacrante quanto o nosso, nem percorrem milhares de quilometros para jogar (Paris-Barcelona são duas horas de trem TGV). E ainda têm também um bando de imbecis baba-ovo na nossa imprensa. Tenho fé de que vamos surpreender. Vitória Fluminense!

    SDs T

    1. Considero uma boa oportunidade para o Fluminense buscar um título inédito e que vai dar mais projeção ao Clube.

      Os jogadores em 2 jogos para mostrar que não foram para somente participar por participar.

      Simples assim.

  10. Sinceramente, em minha opinião não existe esse negócio de percentual de chances de ganhar ou perder, no final o que vale é a bola na rede.
    Óbvio que a qualidade do plantel dos adversários é muito maior, nesse caso estou falando do City, quanto ao time da semifinal, não conheço, sei que tem grana e uns feras lá como o Benzema, mas nós também temos nossos feras.
    Então, vou torcer é claro, ir a final será um mérito caso ocorra e o resto, o que vier é lucro.
    O que eu tenho certeza que temos chance de vencer é a Recopa e esta sim seria a nossa vingança perfeita contra a LDU.

  11. Pois é!
    O Rizek risada das organizações bobo deu uma declaração extremamente pessimista de q o Fluminense tem 50% de chances de passar na semifinal e apenas 15% de vencer uma possível final (mas tentando dizer q é possível).
    Na minha modesta opinião, o Flu tem 60% de chances na semi, provavelmente contra os donos na casa (jogo dificílimo).
    Na final, seria 20/80 com o City completo. Sem o De Bruyne e possivelmente com o Haaland a meia bomba, eu colocaria 30/70…mas isso se o professor Fernando fortalecer a marcação e ‘rejuvenescer’ esse time. Se entrar com FM, Marcelo e Ganso tartaruga, só uma ‘conjunção astral ‘, um ‘milagre’ maior do que o do Inter de Abel fez contra o Barcelona de Deco e Ronaldinho Dentucho para o time ser campeão…me desculpem os usuários de óculos róseos.

    1. Na minha modesta opinião, o Flu tem 60% de chances na semi, provavelmente contra os donos na casa (jogo dificílimo).

      Dona Maria das Cartas errou feio, pra variar. E o Rizek foi no embalo.

      KKK

      1. Foi a minha secaçao, mas não precisa agradecer…e anote aí: há 50% de chances de vc me zoar no final, pq eu dei apenas 30% pro Flu numa final contra o City. Kkkkkkkkkk

  12. Caros,

    Quem morre de véspera é Peru. O Fluminense está vivo e muito muito na Arábia. Vi uma matéria na TV em que um cidadão de lá que curte o futebol brasileiro disse que os compatriotas desinformados acham o Fluminense “um time fraco”. Francamente, é assim que eu gosto de entrar numa competição: desacreditado, vestindo as famosas “Sandálias da Humildade”. Acho que vamos surpreender os incautos e soberbos árabes.

    E depois… Que dia é hoje? 22?

    SDs T

    Vitória Fluminense!

  13. STT.

    O City levou mais um gol de cabeça dentro da pequena área em mais uma falha do goleiro. Deveremos explorar essa fraqueza deles. Temos ótimos cruzadores de bola nos escanteios.

    Saudações Tricolores.

  14. Um texto que reflete como está a realidade do futebol nos tempos atuais na disputa do Mundial de Clubes:

    https://ge.globo.com/blogs/blog-do-mansur/post/2023/12/13/na-era-da-desigualdade-fluminense-pode-ter-a-ultima-chance-sul-americana-num-mundial.ghtml

    É possível sim para o Fluminense nos 2 jogos que tem levar esse título.

    Isso se jogar futebol e não temer os adversários que tem pela frente.

    O favoritismo pode estar com o City, mas aonde está escrito que ele não é imbatível?

    O diferencial no time é a grana que eles tem igual os árabes e o treinador multi campeão por onde passou. Mas para aí.

    Problemas dentro de campo eles tem também e o estilo de jogo do Fluminense poderá surpreender, pois eles não estão acostumados em serem atacados.

    E o comportamento do time do Fluminense vai ser bem diferente do que foi contra o Boca que também era favorito para levar a Libertadores.

    Acertando os erros apresentados naquela decisão, o Fluminense pode conseguir sim nos 2 jogos um feito que será inédito para o Clube, e isso é fato. Dessa vez não será o de participar por participar.

    1. OS DE LÁ E OS DAQUI
      “O diferencial no time é a grana que eles tem igual os árabes e o treinador multi campeão por onde passou”. Concordo!
      Por esses vetores há um diferencial entre as ligas europeias e a sul-americanas.
      Mas também há um diferencial entre o Fluminense e seus antecessores brasileiros no Mundial de Clubes. A humildade.
      Aqui não se entoa a algum adversário “pode esperar”.
      Aqui se trabalha para fazer sempre o melhor jogo: o próximo!
      E há de ser assim, mesmo que, contra meu desejo e minha crença, não consigamos o título.

  15. Fiquei emocionado ao ver, aqui em Dubai, o Burjh Khalifa, o prédio mais alto do mundo, estampando o escudo do tricolor!
    Estou com o coração a mil!

  16. STT.

    https://www.instagram.com/p/C0t1c2ZqoUw/

    O título mundial de clubes do Flamengo de 1981 não é oficial como o nosso de 1952. Sendo assim, devemos torcer e muito para o Fluminense conquistar o título do Mundial de Clubes FIFA 2023. Que se dane que tem muitos da imprensa que diz que é impossível, falam da situação financeira, falam do abismo entre times da Europa e os nossos, não acreditem! Temos jogadores tão bons e uns melhores que os deles, não é a toa que os Europeus querem contratar os nossos jogadores. É narrativa psicológica de vários da imprensa esportista, principalmente os da Jovem Pan, os piores comentaristas debochados do mundo, estão de … na mão doidos para já sairmos derrotados de primeira. O programa é um show de horrores. É possível sim, temos técnico e time para isso. Até dia 18.

    Saudações Tricolores.

    1. Juarez, quem disse q à imprensa sabe de futebol?
      Quem da imprensa veio trabalhar no futebol e alcançou êxito?
      Washington Rodrigues (Apolinho) e Kleber Leite, ambos famosos da rádio Globo. Migraram da imprensa para o futebol e foram reprovados. O Apolinho, com o microfone era o sabe tudo! Como técnico, transformou o ataque dos sonhos: Edmundo/Romário/Sávio em pesadelo. Já o Kleber Leite, arrebentou com às finanças da mulambada. Kkkkkk
      É bíblico: a César o q é de César!
      Ao futebol o q é do futebol!

      Sugestão: incluir na grade do curso de jornalismo a matéria futebol. Ato contínuo permitir que jogador/técnico possam lecionar a matéria aos estudantes/jornalistas esportivos!

      Em tempo: não é obrigação do Fluminense ser campeão do mundo. Obrigação do Fluminense é disputar o mundial com dignidade! Tal qual o carioca/CB e a libertadores. E, se Deus quiser seremos … né não?
      Abraço!

      1. “Sugestão: incluir na grade do curso de jornalismo a matéria futebol”

        Incluir tambem noções elementares de Moral e Etica.

        Só o basico já ajudaria bastante,
        nada de Aristoteles, Platão, Socrates, Fernando Diniz…

  17. Como a administração do futebol do Brasil vai bem e obrigado.

    Seleção sem treinador efetivo e o Ancelotti nem aí;

    O presidente da CBF é afastado pela Justiça;

    A CONMEBOL punindo um afiliado da CBF com as mais estranhas proibições durante a disputa da LIbertadores;

    E a FERJ por onde anda mesmo?

  18. Mercado da bola

    Caio Paulista – uma merreca $$ Cotação- Banana em fim de feira
    Nino Seleção – uma merreca $$ Cotação- Banana em fim de feira

    Beraldo 20 milhões Cotação EUROS

  19. Salvo quanto à marcação alta e velocidade no contra-ataque, o City hoje, contra o Luton Town, esteve longe de um primor de excelência. Mas isso induz a muito pouco, considerado o fator motivacional. Serviu apenas à observação de alguns detalhes, como um Fluminense x Goiás.
    Lembremos: Fluminense x City só ocorrerá se ambos vencerem seus adversários da semifinal, fase não suprida pelos brasileiros nos últimos anos. Então, para que não se contamine com a soberba, a condutora da derrocada, que seja respeitado todo e qualquer adversário, sem essa ilusão, há muito sepultada (pelo menos desde a Copa de 2002) de que o Brasil é imbatível no futebol.

  20. STT.

    O jogo terminou com vitória do Manchester City por 2 x 1 de virada contra um time fraco, o goleiro deles não sabe sair do gol, por isso levaram um tento. Se alguém vier aqui e disser que esse time é superior ao Fluminense digo que é da flapress. É um time organizado e só. Jogadores que passam bem a bola, dificilmente erram passes, cada um sabe onde o outro companheiro está, mas eles não tem um Marcelo, um André, um Martinelli, um Ganso, um Árias, um Keno, um Jonh Árias, e um Cano, jogadores superiores aos deles. Um bom parâmetro para um adversário que o Fluminense enfrentou neste ano e que venceria esse time (City) é o Internacional, imaginei que quem vencesse o confronto entre Inter e nós, venceria a Libertadores, o que aconteceu. Primeiro temos que passar pela semifinal, não tenho ideia e nem como joga qualquer que seja o adversário, ainda. Passando poderemos enfrentar o City, temos dois parâmetros para vencermos: Justamente a jogada que alguns detestam que é a saída rápida da defesa que encontrará a defesa deles desguarnecida e a individualidade técnica dos nossos jogadores. Estou otimista, confio no time e no técnico. Esqueçam essa coisa de poderio financeiro, jogo grande é decidido dentro de campo, não existe rico, pobre, preto, branco ou amarelo.

    Saudações Tricolores.

      1. Adebayo cabeceou em frente e por cima dele. É uma fraqueza da maioria dos goleiros. Goleiros corajosos evitam derrotas e muitos gols de cabeça dentro da área, principalmente na pequena área. Não chega nem as mãos do Paulo Vitor. O goleiro Fábio está melhorando muito nesse fundamento.

        Abraços.

  21. Pois é! Não sei se os amiguinhos viram, mas o City acaba de vencer de virada o fraquíssimo time do Luton por 2×1. O time joga de maneira muito parecida com o do professor Pard.., digo professor Fernando, mas a diferença é q não usa as insuportáveis saidinhas, nem corre tantos riscos desnecessários na defesa.
    É possível sim…
    mas o professor Fernando tem q proteger muito a defesa, pensando primeiro na semifinal q vai ser complicada. Jogar com ‘canso’ é jogar com menos um. Na minha modesta opinião, ele deveria colocar o DB na lateral e o showman no meio, com a proteção do André e Martinelli…mas, repito: é totalmente possível sim.

    1. Então, tá!
      Antes sua bronca era com o Caio Paulista. Aliás, para vc era Caio Paulixo!
      Então, aparece na jogada o Dorival Jr, treinador muito bem avaliado/recomendado por vc.
      E, seguindo na contramão, discorda veementemente de sua opinião e pimba! Autoriza/referenda a compra do Caio!
      Oh, Nando, não tô querendo ficar contra vc. Mas, caceta, caceta (by PCA) novamente vc pagando mico no blog. Pois, conforme o noticiado o Flu obteve lucro de 130% na operação Caio Paulista!
      Créditos para o prof. Fernando Diniz q colocou o Caio na LÊ.

      Se ficar de mal… já sabe: vai fazer dupla função.

    2. Nando, relaxe!
      O Fluminense joga da mesma maneira que treina!
      A propósito, vc lembra do jogo São Paulo 3 x 2 Millan? – São Paulo bicampeão do mundo!
      E o gol do Müller, o 3o do São Paulo, foi sorte, competência e/ou azar, incompetência do Millan.
      Faltou o raio! Cuidado para o raio não cair na sua cabeça, amiguinho.

  22. Os times que vão para o Mundial certamente estão a frente do Fluminense no quesito financeiro.

    É óbvio e não dá para contestar.

    Quando a bola estiver rolando no campo eu creio que nenhum dos possíveis adversários do Fluminense estão anos luz nesse quesito.

    Mas há um porém.

    O que está claro para o torcedor tricolor é que para se ter a possibilidade de encarar essas equipes como o City e poder ganhar deles começa pela escalaçâo, pois entrar com Ganso, FM e Marcelo juntos será um prato cheio para se explorar a deficiência na marcação e na questão física que nenhum deles não possuem há algum tempo.

  23. STT.

    Final do primeiro tempo, Luton Town 1 x 0 Manchester City. São organizados, o segredo e usar o nosso tradicional drible, quebra as barreiras deles. Eles não tem molejo, não entendo tanto favoritismo (da flapress). O Fluminense é tecnicamente melhor.

    Saudações Tricolores.

  24. NetFlu, que nada publica em benefício do Fluminense, divulga que um jornalista alemão noticiou o interesse do Eintracht em contratar Nino, matéria ilustrada com a imagem em que ele agarra o pescoço do gabriel barbosa.
    É mais um ato de má fé contra o Fluminense, a induzir que Nino é extremamente violento e indica que a contaminação da imprensa é mundial, uma pandemia em que os afetados não querem ser curados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *