Na ponta dos cascos

Não foi pelo caminho marítimo para as Índias que Nino descobriu o ângulo direito do goleiro Bento.

No aniversário de 523 anos do descobrimento do Brasil, o zagueiro tricolor liderou mais uma grande navegação tricolor rumo ao infinito.

Nino tem sido peça-chave no esquema de Diniz, também por sua fase goleadora, com três gols de cabeça nos últimos quatro jogos, todos no Maracanã.

Contra o Athletico-PR, atual vice-campeão da Libertadores, só precisou de um drible de corpo para vencer dois marcadores e cabecear livre, com extrema elegância — tanta, que a coruja já se encontrava até acordada.

“Estamos na ponta dos cascos, sabendo o que fazer dentro de campo”, disse o capitão após a sexta vitória seguida do Fluminense na temporada, que manteve o time na liderança do Brasileiro.

Ao se perceber preparado e confiante, o elenco tricolor faz os movimentos parecerem simples. Não há mágica, mas treinamento, contínuo e exaustivo.

Para Cano, os jogos são a parte mais simples de todo o processo, porque é quando simplesmente executa o que treinou repetidas vezes.

O artilheiro tricolor na temporada diz confiar tanto em Fernando Diniz e em seu plano de jogo, que não titubeia em deixar tudo em campo, sendo por isso, como explicou o treinador, o primeiro a ajudar na recomposição defensiva, no (pouco) tempo em que o time fica sem a bola (chegou a ter 88% de posse contra o Furacão).

Cano não marcou desta vez. Lima e Nino fizeram os gols que incendiaram a torcida, presente de novo em número excelente — 40 mil.

Foi mais uma atuação de almanaque desse a cada dia mais sedutor Fluminense, embora Diniz observe que sempre haverá reparos a se fazer.

Como a falta de tradução em número de gols o primeiro tempo de absoluto domínio tricolor, de bola na trave e bonito gol anulado (de André), por um pé à frente de Keno.

O time paranaense só jogou um tanto no começo do segundo tempo, quando ameaçou o gol de Fábio, mas Nino, o Cabral tricolor, deu números finais ao jogo, não para descobrir o Brasil.

Mas para descortiná-lo à moda tricolor.

A gente faz um país.

***

Fotos: Leonardo Brasil (principal) e Mailson Santana / FFC.

 

32 thoughts on “Na ponta dos cascos

    1. Posso discordar, Wash ?
      O gajo cantava o hino do Flargh no ônibus que levava os atletas do Flu.

      Desligou o cara na hora e foi criticado por isso, tal como você faz agora .

      Se tivesse aceitado a situação teria sido ………. igualmente criticado.

      Faltou ao PS ser “presidente” – e não torcedor – optando pelo meio termo, repreendendo formalmente o gajo e dando-lhe uma multa.

    2. Imagine o inverso. Um jogador do flargh cantando o hino do Fluminense. Depois de apanhar muito, seria jogado pela janela do ônibus a 120 por hora.

    1. ‘Mea culpa’ Amaury!
      Em outros países eu provavelmente seria açoitado.. ainda bem q no Brasil não existem leis tão severas 🤣🤣

  1. Pois é!
    Mais um treinador falando do trabalho do Diniz…

    – “Diga-se que o Fluminense hoje, esse futebol que está apresentando aí é único. Não tem nenhuma equipe, inclusive, posso até ser exagerado, se no mundo tem uma equipe que tenha esse trabalho. É o trabalho de um treinador que está aí há quase dois anos, já trabalhando com muito potencial e etc. – disse Turra.”

    E o saquaremense, todo acanhado, bem tímido, brigando com a realidade é querendo se chegar kkkk

    Enquanto isso, conforme o nosso bipolar diz: “tudo isso é culpa do reizinho, Angioni, sofá verde e o prof. Pardal.

    Mais uma vez: Fluminense é para os fortes!!

  2. Aí, volto a perguntar ?
    Por que meu comentário e o de Washington, postados a nove horas, estão embaixo, antes, do comentário do Igor Fotopoulos postado a dois dias? Não foi respostas a ele.
    Ninguém sabe explicar isso, pô?
    (24/04/23) – 09,00hs
    ppppppppppppppppppppppppp.qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq.pppppppppppppppppppppppp,

  3. Na próxima rodada do Brasileiro, vai ser marcado pelo confronto entre Fortaleza x Fluminense lá no Castelão.

    O time do Fortaleza vem de uma boa sequência na sulamericana e no brasileiro onde venceu bem a sua partida contra o Coritiba lá no Paraná.

    O que me incomoda é ver que o gramado do Castelão é um verdadeiro pasto em alguns joogos que vi e isso pode prejudicar o futebol do Fluminense, que tem a posse de bola como uma de suas características.

    Mas se é para o Fluminense manter a ponta do brasileiro, é jogar seu futebol e tentar vencer o Fortaleza mesmo com um gramado como veremos na próxima partida do tricolor das Laranjeiras.

    1. Falando de pasto, historicamente – e agora também – o pior é o Maracanã. Há buracos por todo o campo e a área do goleiro é um lamaçal total.

  4. Então, estamos assim.

    Já começa uma ondinha de que a CBF pode chamar Diniz, se bem que isso tem sido dito por especulações de uns poucos jornalistas querendo formar opinião e esperar para ver como fica. Eu não sei se, na hipótese de isso se tornar verdade, o clube possa se negar a ceder seu funcionário à entidade máxima do futebol brasileiro ou se é obrigado a obedecer a uma ordem dessa.

    Mas, vamos lá que o Diniz se mantenha na crista da onda e, lá pelo fim do ano, a CBF o convide ou convoque, o que o clube tricolor poderá fazer de fato? Não vai poder cobrir a proposta mesmo, isso vai deixar o técnico balançado, e como ficará a novela?

    Eu daria a sugestão de que a CBF voltasse a fazer como era nos tempos passados que o treinador era convidado para preparar a seleção pouco tempo antes da copa, conduzia o time na competição, e, acabada a copa, ele estava livre novamente. Que volte a fazer isso com qualquer um deles, não só por conta do Diniz. Eu nem sei se essa modalidade de técnico contratado por tempo indeterminado foi boa para a CBF, e não lembro quantos títulos foram ganhos dessa maneira.

    Mas será que esse grilo vai começar a cantar mesmo nos ouvidos tricolores? Imagino você, Amiguinho de Saquiá, que gosta muito do Diniz, como reagiria diante dessa hipótese?
    (23/04/23) – 23,00Hs.
    vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv,pppppppppppppppppppppppp.pppppppppppppppppppppppppp

    1. Olá PCA!
      Acredito que todos aqui já ouviram algo a respeito do Diniz na Seleção Brasileira de Futebol. É claro que o maior prejudicado com isso seria o Fluminense, mas a bem da verdade é que não há nada além de especulação e imagino que nenhum Tricolor seja favorável a ideia – pelo menos na atual situação do Flusão. Ademais, penso que o Fluminense tenha a última palavra e, se não me falhe a memória, o Murici Ramalho quando técnico nas Laranjeiras foi impedido de aceitar o convite da CBF pela presidência do club. BTW, nenhum texto seu aparece como comentário ou abaixo do meu!
      ST

  5. STT.

    Sem ter o que fazer neste domingo morno dia de São Jorge, padroeiro dos bombeiros e matador de dragões (como São Jorge, tomara que matemos o Dragão da Curuzu na terça), assisti Inter e Flamengo. Jogo sem atrativos e sem emoção no primeiro tempo, os goleiros não tiveram trabalho e nem sujaram os uniformes. No segundo tempo, com as mudanças de ambos os times o jogo ganhou algum brilhareco, o Cebolinha é jogador de uma jogada só, aquela em que ele fez o gol contra nós, driblando para dentro e chutando com a direita, jogador comum e caro. Airton Lucas não conseguiu reeditar os seus melhores momentos, o destaque ficou com o Gerson que fez um gol em grande jogada individual, o único do Flamengo na partida. Quanto ao Inter: analisando o técnico Mano Menezes me parece que os dois títulos ganhos pelo Flamengo foram mais pelo elenco que o Flamengo tem… Ou tinha. Deixou o seu melhor atacante no banco, o camisa número 27 Maurício que fez os dois gols da vitória quando entrou em jogo. Resumindo: o Mano Menezes deixou o seu melhor atacante no banco, inacreditável! É como o Diniz deixar o Cano no banco sem justificativa. Mesmo vencendo o jogo, o técnico do Inter deixou a desejar, o Diniz está na prateleira de cima. O time do Flamengo sem Arrascaeta vira um time comum, mesmo assim não é páreo para o Fluminense. O time do Internacional dará trabalho em seu estádio, acredito que pelo grande volume de jogo o Fluminense em um confronto lá no sul, deverá sair vencedor ou no mínimo com um empate. Talvez assista Vasco e Palmeiras para analisar e saber como anda o Palmeiras, nosso adversário direto no Campeonato e a evolução do Vasco.

    Saudações Tricolores.

  6. Então, o que dizer além de: Fluminense é para os fortes!!
    Vale a pena ler de novo…
    “O primeiro tempo aconteceu só no campo de ataque do Fluminense. Foi um massacre tático, estético… Aos 35 minutos do primeiro tempo, a torcida do Fluminense, sem saber o que fazer, começou a aplaudir, do nada, porque não sabia mais o que sentir com o que estava ali. Não tinha gol, mas tinha uma troca de passes muito rápida. Gostei muito de ver, como tenho gostado de ver o Fluminense jogar”.

    Mais uma vez: Fluminense é para os fortes!!

  7. O domingo começou muito bom 😁😁😁, mas confesso q estou na dúvida entre a razão e a emoção…torcer pro fiasco ou pro palmerda daqui a pouco.
    O adversário do Flu é o palmerda, mas torcer pro fiasco é f*da…
    um empate seria bom né?
    PCA, KD o seu parceiro? Tá legal?

  8. O Fluminense que estamos vendo jogar nos dá orgulho e a certeza de que o Diniz corrigiu uma de nossas falhas em sua primeira passagem, a defesa.
    Temos um time consistente que fica com a posse da bola, cansa os adversários e se recompõe com velocidade, a torcida Tricolor entendeu e comparece em todos os jogos.
    Uma pena o gol bem anulado do André, esta por merecer fazer o seu.

  9. O que o time do Fluminense vem jogando em todas as competições até aqui está deixando a torcida esperançosa de ver algum título pintar nas Laranjeiras.

    Uma observação a ser feita é que o Mundial sub 20 vai acontercer e o Alexander deverá ser convocado e o time do Fluminense pode sentir sua falta pelo futebol que ele vem jogando.

    Aquela marcação do penal para o Athlético PR foi de um absurdo que o VAR salvou o juiz, o bandeirinha e o Fluminense de um empate com um gol cuja a origem do lance foi irregular.

    Agora vem a partida pela CB contra o papão lá em Belém e a vantagem que o Fluminense tem vai ser importante a manutenção para classificação à próxima fase.

    Feliz pelo momento do Fluminense que vem orgulhando a torcida com o futebol que vem jogando.

  10. Demos conta do recado mais uma vez, vencendo um fio desencapado que havia amassado o Atl. MG na rodada anterior.
    Atuações irretocaveis de Nino, Felipe Mello, André, Lima e Alexsander, sem que os demais tenham ficado muito abaixo deles.
    Acho que o Cano está sendo implacavelmente marcado, o que resulta na liberdade de outros dos nossos, alem de que o pai do Lourenço tem tido falta de sorte nas poucas chances que aparecem.
    Em suma, o time teve outra partida de almanaque.
    Parabéns turminha !¹

    1. Cano está no jogo para fazer gols e hoje em quase todas as tentativas se saiu muito bem com belas finalizações …. não entraram, é assim.
      A única que foi um chute vira-lata e subiu, foi a mais fácil …. passe na medida do Lelê, um jogador que parece ser bem melhor do que “apenas” um grande artilheiro.
      Viva Lelê, acho que vai longe.

      1. Entendo o que v diz sobre o Lelê.
        E concordo.
        Ele demonstra ótima visão de jogo e de espaço vazio.
        Pode vir a ser de grande utilidade taticamente.

  11. Em partidas assim, eu acho que o Diniz devia substituir o Fabio, colocar mais um jogador no meio de campo, e aumentar a posse de bola. Vai ser divertido ver o Fluzão com os 11 na linha.
    Foi um treino…

    1. Juro que já pensei nisso também : dar a camisa de goleiro a jogador de linha .
      Racional : É mais fácil treinar alguém para jogar com as mãos do que um goleiro para jogar com os pés .
      Haha !!!!

  12. Pois é! Mais uma boa partida do Flu q vem cada vez mais demonstrando variações de jogadas e gols. Parabéns pro meNino (ex-tartaruga) q vem jogando demais e pro André, o verdadeiro monstro tricolor.
    Os demais cumpriram bem o seu papel contra o misto quente do ex-pathético. Sandálias da humildade são recomendadas…

    Amiguinho PCA, se tiver tempo e paciência (são dez minutos de vídeo), assista o vídeo/documentário ‘Messi é um cachorro ‘ no YouTube. Eu assisti todos os filmes do Pelé e pra mim ele foi o melhor de todos, mas dos q eu tive o prazer de assistir, não tem ninguém (nem Maradona) melhor q o Messi.
    Mas é questão de opinião…e eu respeito a sua.

  13. Está tudo ok, está tudo certo. Mas, ops! Cano, mesmo jogando bem, tem que por a bola na rede. Atacante vive de gols. É a regra. Na vitória isso é absorvido, na derrota a coisa muda.

  14. Que ótimo o Xavier ter recebido um cartão amarelo.
    Pode ser que ele não volte no segundo tempo.
    Guga me parece mais jogador do que ele.
    E ainda por cima …… muito enfezadinho.

  15. Não sei se vocês enxergam a coisa da mesma maneira, mais com a impregnação do esquema de jogo intitulado por “Dinizmo” e assimilação da filosofia pelos expectadores, tem dado a sensação que os brasileiros e, principalmente, a torcida Tricolor estão tendo um prazer diferenciado nos dias de jogos do Fluminense. Pelo o que tenho percebido, há ainda um enorme respeito dos adversários, da imprensa esportiva e das diferentes torcidas pelo entretenimento que o Fluminense entrega. Vez por outra eu escuto dizer que “o Fluminense de Diniz tem recuperado a alegria do futebol brasileiro”, “que o Diniz na seleção brasileira vai trazer de volta a generalidade para nossa seleção”, “que o Fluminense é um forte candidato à ganhar a Libertadores da América” etc. Confesso que não sei até quando essa fase irá durar, mas que o Fluminense hoje é o time mais badalado das Américas, isto não resta a menor dúvidas! Logo mais tem espetáculo e dá gosto saber que o Brasil todo pára “pra ver o show do meu Tricolor!” 🇮🇹

    1. Prezado Igor, veja bem.

      Eu não estou criticando nenhum escriba do blog por isso que eu vejo. Mas preste atenção que este comentário seu, onde estou respondendo agora 17, 10,hs, diz lá na cabeça dele que foi postado “2 dias atrás”, portanto, no sábado que é antes de domingo, né? Quando eu postei, eram 23 hs de ontem, domingo, e não havia nenhum sobre o meu. Quero dizer que há alguma anomalia no blog que ninguém parece notar.

      Se eu postar o comment antes do início do jogo, você concorda que este meu comentário não poderá aparecer acima de um que você postar após o fim do jogo.
      O seu terá que estar acima, dá para entender, né. Estou vendo umas coisinhas estranhas no TG. Mas só eu vejo?
      Saudações tricolores, verdes e amarelas!
      (24/04/23) 17,20Hs.
      <

  16. Mais um jogo difícil, o Athlético costuma ser um time de ataques em velocidade, então devemos ter muita atenção no sistema defensivo, apesar de ter feito uma ótima partida no jogo anterior não creio que este jogo seja para entrar com o Felipe Melo.
    Bora buscar mais três pontos Fluzão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *