Largada para o penta

Foram três estreias em intervalo de apenas dez dias — com uma decisão estadual no meio.

Libertadores, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

Em todas, vitórias tricolores, por 3 a 1, 3 a 0 e, de novo, 3 a 0 — além dos avassaladores 4 a 1 sobre o Fla, na finalíssima.

O que Sporting Cristal, Paysandu e América-MG têm em comum?

Todos bailaram com o Flu, em Lima, no Rio e em Belo Horizonte.

Contra o time mineiro, via a plasticidade de seu jogo, o Tricolor pareceu querer dignificar o nome do Brasileirão-Rei, assim popularmente batizado, por ser o primeiro depois da morte de Pelé.

E nem a tradicional dificuldade de superar times dirigidos por Vagner Mancini foi levada em conta pelo Flu, embora o primeiro tempo não tenha sido fácil para o bicampeão estadual, sem peças fundamentais como os preservados Marcelo, que nem viajou, e Arias, no banco.

Depois do intervalo, porém, Fernando Diniz sacou da cartola uma armadilha para o Coelho: Lelê, que se tornaria o nome do jogo.

O atacante fez a diferença em lances decisivos, como na esticada em diagonal para o gol de John Kennedy, além de ter marcado, ele mesmo, o terceiro, depois de limpar um marcador, e chutar cruzado, no canto de Cavichioli.

Foi de Lelê também o passe na jogada do pênalti sofrido por John Kennedy, que voltou ao clube depois de um período emprestado à Ferroviária.

Cano, que abriria o placar logo depois ao driblar o goleiro em velocidade, é indiscutivelmente um baita artilheiro, mas cobrar pênaltis não é, em definitivo, a sua especialidade.

Não há o que lamentar, outros tantos goleadores também não eram bons batedores.

Perdeu mais um, defendido com a ponta dos dedos. Felizmente, não fez falta.

Em 2022, Cano cobrou apenas um pênalti pelo Fluminense — também desperdiçado, na decisão do Estadual. Ganso era o batedor oficial, com 100% de aproveitamento. Arias também cobrou alguns, com igual índice de acerto.

Entende-se a sanha de Cano de fazer mais e mais gols (e, como tricolores, adoramos que os marque mesmo aos montes, como fornadas de pão). Mas não se pode colocar a ambição pela artilharia acima da necessidade coletiva. Tanto contra o América-MG como contra o Flamengo, a vitória (0 a 0) e o título (2 a 0) não estavam garantidos.

Apesar disso, a ousadia de Diniz foi premiada outra vez. Com três atacantes em campo, e a requalificação do meio de campo (Pirani, que perdeu gol feito com um minuto, saiu), surpreendeu o América-MG, que já não apresentava a mesma intensidade.

Categóricos 3 a 0, que mantêm o Flu na boca de todos, e Diniz cada vez mais na crista da onda.

Estreia(s) de gala.

***

Foto: Marcelo Gonçalves / FFC

35 thoughts on “Largada para o penta

  1. Esses streamings estão querendo aumentar suas pequenas vendas explorando quem gosta de futebol …. um montão de gente.
    Fica uma zona completa: ESPN, dona da Premier League coloca no canal da Net o que quer, fingindo que não percebeu que nós já pagávamos o seu serviço antes desta picaretagem de Disney e o filet mignon vai para o seu canal pago a parte, Fox faz o mesmo com a Champions League, achou legal e copiou a sacanagem, Amazon Prime entrou na jogada como dona da Copa do Brasil, Globo.com – Premiere (Globo, não precisa falar mais nada), … e agora a tal de Paramount+ veio tirar sua casquinha também nas competições da Conmebol.
    Libertadores e Sul Americana, eu achava que era da ESPN …. ou ainda é e chegou a um acordo com outro streaming porque não estava levando nada, para nos explorar?
    Alguém sabe se ainda existe pay-per-view do tipo paga apenas por jogo ou é preciso assinar o pacote?
    Uma esculhambação, como tudo neste país.

    1. Caro Goncere , segundo um amigo meu na Net TV no canal 712 ha a opçao de compra individual pelo PPV parece que e necessario criar uma senha.
      Quanto ao que relatastes realmente e muita sacanagem que estao fazendo, uma verdadeira pirataria com o cidadao apreciador de esportes em particular o futebol.

  2. STT.

    Agora o Fluminense tem duas propostas de jogo: aquela de progressão assistida e envolvente com aproximação e toques rápidos sempre de primeira e a projeção com bolas longas e retenção da bola com toques novamente envolventes só que em direção ao gol feita pelos nossos centro avantes. Não vejo nenhum time das competições que disputamos com esses leques de jogadas dentro de seus elencos. Será que isso foi planejado na construção do elenco? Acredito que não! Foi a conjunção do acaso e algumas contratações decidida pela direção com o dedo do Fred, como a contratação do Lelê. Temos time para jogar contra retrancas e com aqueles que nos atacam e jogam ofensivamente (esses são os meus favoritos). como falei aqui, não ligo para o resultado da partida, isso não quer dizer que uma derrota não me afeta, claro que sim! O resultado é o reflexo de como os jogadores se posicionaram em campo, o que quero dizer é que um torcedor não assistiu a partida e depois vem comentar apenas pelo resultado ou assistiu a partida e não prestou atenção ao posicionamento tático dos jogadores. Eu cansei de falar aqui que os jogadores alcançariam essa exuberância tática e técnica, mais pelos treinamentos que o técnico aplicava aos jogadores. Como falei algumas vezes, coisas boas virão, estamos no caminho certo, a hora chegou.

    Saudações Tricolores.

  3. Pqppqppqppqppqppqppqppqppqppqppqppqppqp
    Pombaspombaspombaspombaspombas (como diz o amiguinho PCA)
    Eu tenho assinatura da Amazon, mas pra ver o jogo amanhã, tenho q assinar Paramount+ também… é isso?
    Concordo com o q disseram Wash e o Flu/To… tá um salseiro danado essas transmissões e assinaturas.

    1. Estou na mesma situação Nando, tá fo*a.
      Comecei a fazer o cadastro na Paramount e tem 7 dias de gratuidade, vou deixar para completar amanhã minha assinatura.

      1. Ano passado inventaram um Fluminense X Fortaleza na Amazon que tinha conta de 30 dias como amostra grátis. Esqueci de tirar e até agora estou preso nela . Pior que já era assinante de outras duas.

        1. Pois é To, acabei de ver q eu posso utilizar esses 7 dias gratuitos, e provavelmente o farei.
          Há algumas semanas eu procurei um filme chamado ‘a fita branca ‘, e só estava disponível numa plataforma chamada ‘Reserva Imovision’ (mesmo esquema de 7 dias de ‘amostra grátis’).

          Cleber, vc pode cancelar a assinatura, se não for de seu interesse.

  4. Para aquele torcedor que não tem condições de ir ao estádio, uma alternativa é acompanhar os jogos do Fluminense pela tv.

    Aí que reside a zona dessa alternativa, pois o torcedor tem que assinar os mais variados pacotes de streaming que ofertam as partidas e por vezes, a dificuldade de grana barra o acompanhamento dos jogos do Fluminense.

  5. Não sou fisiologista, mas a lógica indica que quem mora em grandes altitudes está com seu organismo adaptado a viver com baixos níveis de oxigenação do sangue.
    Pela mesma lógica, quando este organismo é exposto ao ar de região ao nível do mar fica hiper-oxigenado, uma vez que está programado para viver com taxas mais baixas de oxigênio no ar.

    E um atleta hiper-oxigenado é um atleta (naturalmente) dopado, i.e, um avião.

    Assim, se isto é verdade, vamos enfrentar lebres hiper-oxigenadas.

    E seja o que Deus quiser.
    Mas, tenho convicção de que ELE há de querer.

  6. Outra vitória por 3 gols e na estreia do brasileiro.

    O brasileiro ainda tem muitas rodadas pela frente.

    O momento que o Fluminense está vivendo é positivo.

    É pena o Lelê não jogar a Copa do Brasil.

  7. Em minha opinião existem duas maneiras de se bater um pênalti:
    1. Olhando para o goleiro e batendo a bola para o lado contrário em que ele se desloca.
    2. Escolhendo um canto e batendo com tal precisão e forlça que mesmo que ele adivinhe o canto não consiga chegar na boa.
    Treinar cobranças de pênalti não é chutar 200 ou 300 vezes de qualquer forma que não seja uma dessas duas e o Cano não sabe fazer isso, parece que fecha os olhos e manda a porrada.
    Pênalti se bate como o Ganso, Fred e Henrique Dourado faziam ou fazem.
    Se há omissão do Ganso e do Diniz cabe ao próprio German Cano entender que ele não é um exímio cobrador e deixar para outro.
    Ontem não fez falta, mas uma hora vai nos custar caro.
    Excelente vitória e gratas atuações como as de Lelê e John Kenedy.

    1. Já eu penso diferente, TO.
      Há apenas UMA forma de bater pênalti, a meu ver, qual seja :

      Chutar forte, do lado oposto ao que está o goleiro e colocando a bola dentro do gol.
      Haha !!!

      1. A bola dentro do gol é fato, rs.
        Henrique Dourado se não me engano, não errou um pênalti pelo Fluminense, apenas deslocando o goleiro, Ganso da mesma forma, de 10 perdeu 1.
        Quanto ao Cano, considerando seu tempo no Vasco também, bateu 10 e converteu somente 4, não pode ser nosso cobrador oficial.

  8. Presidente Mário lacrador, muito cuidado com a arbitragem…pare de agir como Alice no país das maravilhas. O Fluminense vem sendo sistematicamente prejudicado.
    Ex: Primeiro fra-Flu do carioca, contra o Paysandu, etc…
    A grande imprensa odeia o Flu. Fala alguma coisa pra defender a instituição, p*rra.
    * Hj não teve nada de errado em relação à arbitragem…me refiro a outros jogos.

  9. Pois é! Esqueci de falar sobre o árbitro halterofilista Dá ronco…quer dizer então q ele não viu contato no lance do pênalti escandaloso em cima do Lima contra o papão?
    A partir de hj, sempre q ele apitar um jogo do Flu, vou chamá-lo de mr. Magoo…se PCA não ficar triste, lógico.

  10. O German Cano deve bater todos os penaltis, ele é pé-quente
    Perdeu contra o Fla ano passado e fomos campeões, com 03 gols dele
    Perdeu contra o Fla esse ano, fez no rebote, meteu 02 gols e fomos Bi Campeões
    Perdeu contra o America hoje, meteu 01 gol, goleamos 3×0 e quebramos uma escritazinha furreca.

    Voces não entendem nada DE FUTEBOL.

  11. Pois é! Boa vitória do time dos guerreiros que só ganham estaduais. Jogo de hj foi o contrário do jogo contra o papão… primeiro tempo sonolento e ótimo segundo tempo. Destaque para o trio de ataque do segundo tempo, que deixou a defesa do chatíssimo coelho quase tendo um ataque de nervos.
    Mas não dá pra deixar passar em branco o pênalti perdido pelo nosso artilheiro Cano. Fernando Diniz, Cano não sabe bater pênalti p*rra. Ele não tem q ser nem o quinto cobrador. Tem q ser artilheiro sem cobrar pênalti. Acompanho ele cobrando pênaltis desde q estava no fiasco, e repito: Cano não sabe (e não deve ) bater pênaltis…

    Amaury, se o JR vier mesmo, só vão ficar faltando um lateral direito titular e um atacante pra reserva do Cano…Alexander-Arnold e Haaland. Aí é só correr pro abraço. 😃

    1. Kkkkkkkkkkkkkkk
      O Inter fez as contas e desistiu do (Jesse) James.
      Custo total perto de 2,5 milhões/mês.
      O Flu está fora dessa meu caro.

      1. Ué? Tem sites dizendo que ele pediu 900 ou 950 mil…mesmo assim acho uma fábula, mas esses caras ganham esses salários absurdos mesmo. Vamos então de (Ex) Canso mesmo…😁

  12. Parece que este Pirani vai ser o Caio Paulista modelo 2023.
    Quase todos os jogos recentes ele entrou e não mostrou nada para justificar sua escalação de saída no jogo.
    Resultado: não jogou absolutamente nada e quando saiu o time melhorou muito.
    John Kennedy e Lelê dois ótimos jogadores.
    As próximas escalações tem de ser criteriosas e justas.

    1. Concordo. Pela menos até agora Pirani é um pereba enquanto que JK e LL estão se destacam e também empurram Keno para o confortável banco de reservas

  13. Boa vitória depois de um primeiro tempo fraco.
    O que eu queria ver, tive a felicidade de ver, John Kenedy e Lelê, arrebentaram.
    Outra coisa muito boa, o Cano perder o pênalti, não é possível que depois disso o Diniz vai insistir com ele como batedor, ele sabe fazer gols, mas não de pênalti, isso pode nos custar uma classificação ou um título, Cano você não precisa disso.
    Estreias nos três campeonatos com vitórias, tá bom demais.
    Valeu Fluzão.

  14. Segundo tempo, em outra rotação, Fluminense melhor. Acho que chegou a hora de esquecer Cano para cobrar pênaltis. E tudo indica que Keno segue firme para ser reserva de JK e de LL.

  15. Caros,

    Pirani estava em outra rotação. Lelê entrou e já botou o JK na cara do gol. Pênalti e Cano perde na trave. Ganso é quem deveria bater.

    JK deixa Cano na cara do gol. E Go…L. Vamos atrás desses três pontos.

    SDs T

  16. Parece que vamos com um time misto contra o América, penso estar certo, terça teremos um confronto difícil pela Libertadores.
    Uma boa oportunidade para o Diniz observar com quem ele pode contar de verdade.
    Gostaria de ver o John Kennedy e também o Lelê.
    O Cano não quis ser poupado, será que é fominha nosso goleador, kkkkkk.

    1. Esse negócio de time reserva nunca deu certo para ninguém, time misto com a maioria dos titulares é até razoável, para poupar os mais “coroas” e que tem grande participação no jogo.
      Equipes que estavam em um nível alto e que entraram com muitos reservas recentemente em algumas competições, hoje estão ladeira abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *