O Blog do Torcedor do Fluminense — Terno e Gravatinha completa 15 anos neste domingo, 15 de maio de 2022.
Quando inaugurado, em 2007, minha filha, Melissa, hoje com nove anos, ainda nem era nascida.
O Terno e Gravatinha foi o primeiro, entre todos do portal da Globo, a ter sido campeão, e logo nacional — porque lançado a semanas da conquista da Copa do Brasil.
No presente, o Tricolor manteve a boa fase e homenageou o T&G, por tabela, ao vencer o Athletico-PR por 2 a 1.
Há coisas que parecem pré-determinadas, escritas mesmo, porque justamente numa data tão cara à coluna, ela reflete sobre coincidências como as que reproduz a seguir:
“Quando o papa Bento XVI, enviado por João Paulo II, pisou em solo nacional, a torcida tricolor teve a certeza de uma semana triunfante. A reação contra o Cruzeiro, na estreia do Brasileirão, foi apenas a cereja do bolo de uma jornada iniciada na Arena da Baixada (PR), onde o Fluminense, com garra de sobra, se classificou pela quarta vez em sua história para a semifinal da Copa do Brasil, a terceira consecutivamente (1992, 2005–2007). Dos céus, João de Deus, o pontífice tricolor, abriu um largo sorriso, abençoando a massa pó de arroz.”
O parágrafo acima foi o primeiro da história do Terno e Gravatinha, publicado em 15 de maio de 2007.
O espanto está em ter sido também o Atlético-PR (ainda com acento e sem agá) adversário do Flu na semana de estreia desta casa.
A coluna acha graça ainda de Bento — um dos papas citados, logo na largada — ser também o nome do atual goleiro do Furacão.
Mas, este, incapaz de fazer milagres.
Graça mesmo só o estado atual de Germán Cano, que, com os bonitos gols que marcou no Raulino de Oliveira, chegou a 15 na temporada.
Em 2007, quem dava as cartas no ataque do Flu era Adriano Magrão. De folclórico, o jogador passou a um dos destaques na campanha vitoriosa da Copa.
Exatamente como o argentino, herói da recente conquista estadual do Tricolor, com quatro gols decisivos, na semifinal e na final.
A torcida, com certeza, não reclamaria se Cano repetisse Magrão e ganhasse também o bi.
Nem se terminasse o Brasileiro no G4, embora o título seja o objetivo, como disse Fernando Diniz, invicto no cargo, agora com três vitórias e um empate.
Técnico do adversário, e do Penta da Seleção, Felipão ainda nem sonhava com o 7 a 1 em 2007, mas é louvável que, aos 73, tenha completado 40 anos de Brasileirão, desde sua estreia pelo CSA (AL), em janeiro de 1982.
Mas nem Cano, nem Magrão, nem Diniz, nem Felipão.
A coluna de hoje é dedicada a você, leitor.
Que há 15 anos, crônica a crônica, me acompanha neste espaço, três vezes eleito o melhor do País, e que toco com tanto esmero.
Não é fácil, sobretudo porque, aos 43, as demandas são bem diferentes das de quando eu tinha 28.
Mas, se segui, foi por prazer, gratidão e, sobretudo, respeito, aos milhares de leitores que há uma década e meia — alguns, há menos tempo — me dão o enorme prazer de estar na companhia.
Impressiono-me ao me dar conta de que, por mais de um terço de toda a minha vida, venho me dedicando a servir o Fluminense — e aos animais, a quem também escolhi assistir.
Muitos livros publicados, entrevistas realizadas, mensagens trocadas, afetos…
Uma lição de amor, sem dúvida, com começo, meio, mas, torço, sem fim, já que os escritos, com importante fatia da história do clube, seguirão circulando, mesmo quando o Terno e Gravatinha já não estiver na ativa.
Mas isso é papo para depois.
Para daqui a 15, quiçá 30 anos…
O Gravatinha é a sua casa, a extensão da minha.
Parabéns a todos, parabéns ao Fluminense, que nos uniu.
E, uma vez mais, obrigado por tudo, amigo leitor! Você é dez!
Ou melhor, 15!
Confesso que estou ansioso para ver – pela primeira vez em um classico – a dupla Ganso + Nathan.
Vamos ter que compensar de alguma forma com os ‘muralhas’ lá de trás, talvez entrando com o Wellington + André e deslocando o Yago Felipe para a lateral direita.
Tudo da ‘turma de cascudos bons de bola’, inclusive o Wellington, de quem muito tricolor não gosta. Mas eu acho que ele tem bola para jogar ali.
Se tem,
tem sim, turminha !!!
Não dá pra levar o Fluminense atual a sério…enquanto vários clubes estão cada vez mais se profissionalizando, a diretoria do time de guerreiros de araque continua com um amadorismo inacreditável , renovando e contratando ex-jogadores na base da amizade, sem nenhum critério técnico.
Concordo com o q disse o Rodrigo Guaratiba…esses times q estão virando SAF vão colocar o Flu ainda mais pra trás no cenário futebolístico, e a ‘legião’ de bobos da corte espalhados pelos blogs vai continuar dizendo q esse time q está prestes a ser eliminado de maneira ridícula novamente é o time dos ‘fortes’. https://uploads.disquscdn.com/images/10548c760c7caca3c2d65ff43cc8a5aabe761508a35b748e17f92480bc5e5a24.jpg
A lógica seria o Fred sair por cima justamente no aniversário do Fluminense como fora divulgado.
Mas o que esperar dessa gestão que não leva em conta o custo x benefício para o time dentro de campo?
Algumas contratações como foram CP e Cristiano que eles defendem com unhas e dentes, responde claramente isso caro Nando.
ST.
Resolvi assistir a partida Jr x Petroleiros e o que vi, mesmo com a vitória do time colombiano por 2 x 0, foi um jogo que a equipe da casa não forçou muito o lanterna do grupo.
E essa falta de intensidade na partida, mostrou o quão esse grupo do Fluminense na sula é fraco.
Mas a situação do Fluminense na chave foi causada exclusivamente pelas escolhas e teimosias do Abel nas primeiras partidas.
Agora o Fluminense tem várias obrigações pela frente se quiser reverter os números que não são favoráveis como no caso do saldo de gols.
Em suma, o Fluminense vai ter que fazer a sua parte e depender de outro resultado na última rodada.
Na verdade, caro Washington Luiz, o Fluminense não depende de nenhum outro time para se classificar para a próxima fase da Sulamericana, tem que vencer amanhã por um bom placar e golear impiedosamente o Petroleiro, como o Ceara fez com o seu adversário de ontem (a não ser que o União Santa Fé abra a porteira para o Barranquilla, mas o Fluminense jogará a última partida já sabendo dos resultados e o que deverá fazer para se classificar). O Fluminense depende de si próprio, basta fazer saldo de gols a mais que os adversários. Tudo isso seria evitado, inclusive a eliminação da Libertadores, caso o escolhido como técnico fosse o Diniz e não o Abel, que deveria estar aposentado e não ressuscitado como técnico pela gestão.
Abraços.
É como vc mesmo observou prezado Juarez,
O Union não pode ir de calças arriadas para o jogo contra o Jr.
O Fluminense vai ter que jogar muito as 2 partidas que lhe restam se quiser a classificação.
ST meu caro.
Hoje, manhã de 16/05/2022, dia lindo, céu de brigadeiro, convite para um passeio no calçadão das praias Ipitanga,Vilas do Atlântico e Buraquinho, sei lá…mais ou menos 6 – 7 km ida e volta e depois uma abençoada água de coco!
Aí, como ninguém é de ferro , diante daquilo tudo, exuberante beleza obra da natureza, colírio de Deus, depois dos necessários alongamentos, seguidos de piques 30 – 50 e 100 m – sucessivos mergulhos e braçadas, uma delícia!
Obrigado meu Deus!
Hora de voltar para casa, para o café e ato contínuo cuidar da vida prática.
Não conseguimos compreender a razão de outros ao despertar correr para o garimpo (quero dizer: rede social) e garimpar maledicências!!
Gente, Deus não se serve disso!
Aproveitem a vida!
Acaso isso é obra da solidão e/ou ócio mal resolvido?
Oh!
A palavra solidão indica o estado de quem está sozinho ou se sente sozinho, mesmo acompanhado por outras pessoas.
A culpa não é do Fluminense.
Fluminense é para os fortes!!!
Pois é, pois bem, pois sim.
Eu descobri o blog do Garcez ali pelo final do ano após a sentida perda da Libertadores daquele jeito que foi. Naquele tempo, estava-se no limiar dos blogs, não se tinha esses famosos do mundo que invadem a internet hoje, e eu pensei que seria bem legal poder conversar com tricolores de vários lugares do país, trocar ideias sobre futebol e vários assuntos que pessoas normais têm para conversar.
Naquele tempo, João Garcez dava plantão no Blog, fazia seus posts com a sua “caligrafia” que guardei bem, conversava com todos, respondia qualquer questionamento que se lhe fizesse, falava dos seus bichos de estimação, dizia que “o homem era o único animal que não havia dado certo na terra” (rsrsrs) e era bem mais divertido, embora já havendo alguns manés que não sabiam dialogar de maneira como é feito entre gente civilizada e soltavam algumas asneiras.
Mas ele passou o seu blog para um grupo que o tem, hoje, o seu domínio. Isso não tem nada demais, ele viu vantagem no negócio, e é claro que ele não vive aqui mais como foi no início em que fazia o blog no computador da sua casa, de bermudas e sem camisa, como disse certa vez, e jogando papo fora conosco. Mas isso passou na janela de alguns escribas deste blog que não viram nem percebem que ele não respondeu a ninguém individualmente nem, tampouco, numa resposta coletiva o que não tem nada a ver que o desabone. Nada, nada, nada. É algo que ele não pode fazer hoje mais.
Com toda sinceridade, dou parabéns ao João por ter iniciado este espaço há quinze anos passados que pegou mesmo e é aquela cachaça que eu falei logo no início dele, algo em que todos nos viciamos. Estamos sempre “sentados às mesas batendo papo”, e eu entendo que, neste espaço, não formulamos nada que possa influenciar nos destinos do Clube para bem ou para mal. São só opiniões que podem ser corroboradas, ignoradas, retocadas. Só isso.
Valeu mesmo, João Garcez !!!!
(17/05/22)
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Perfeito, PCA.
Eu, só acompanhava de longe. Passei a interagir na mudança de gestão Roberto Horcardes/Peter Siensem. Nesse interstício vi o Flu ser tricampeão e tetracampeão brasileiro, paradoxalmente, tbm vi o Fluminense ser quase rebaixado.
Cuca, Fred, Gum, Digão e cia., nos salvaram. Ainda assim, aparecem alguns canalhas por aqui esculhambando os jogadores.
PCA, também vimos o Fluminense receber às CNDs, trazer para dentro do clube o mecenas Pedro Antônio conseguir o terreno e construir o CT de profissionais e como tudo não são flores, tbm vimos o rompimento repentino e unilateral saída da Unimed complicando ainda mais a vida de um clube com problemas econômicos e financeiros desde a sua criação.
Com chuvas e trovoadas continuamos existindo na elite do futebol brasileiro, inclusive, passamos a frequentar a Libertadores, e se Deus quiser um dia vamos conquistar a danada.
Se vamos?
Vamos sim!
Fluminense é para os fortes!!
Bem , ONI.
Na verdade, o ponto central do meu papo lá de cima é o terceiro parágrafo.
É só prestar atenção porque há muita gente batendo na porta do vizinho que já se mudou , há temos, da sua rua, algo que é muito fácil de notar. Né não?
(17/05/22)
No Brasileirão, o Fortaleza é o último colocado, cinco jogos, nenhuma vitória, um mísero (põe mísero nisso) ponto em quinze disputados, mas cheio de esperança (quase certeza) de que isso vai mudar: o próximo jogo é contra o Hobin Hood.
Missão ” Carmelitas Piedosas “.
A ver !!!
Vejam do que nós nos livramos! https://uploads.disquscdn.com/images/40fc2e7dbe3fd3cc765f0de21f1bb4fab99fadfcc6733ac5dbd66455349f0f06.jpg
Pô, Pedrão, ainda não esqueceu o jogo contra o Olimpia?
Oh, também fiquei pu*o com o Biel. Foi infeliz na conclusão da jogada, mas faz parte do futebol, já passou, tal qual em 2019, às trocentas oportunidades desperdiçadas pelos simpáticos JP, MP, Luciano, Everaldo, Caio Henrique etc., acabou sobrando para o Diniz, né? Q bom q o Júlio César defendeu o pênalti cometido pelo Marlon, e o Richard fez o gol q nos livrou do rebaixamento. Né não?
Oh, a bem da verdade o gol do Grêmio teve assinaturas moleques de Xerem: jogada de Biel e gol de Diego Souza.
Quem deu mole, foi a outra dupla gremista: Matheus Sarará/Geromel, o Matheus perdeu a disputa da bola
pelo alto e o Geromel deu condição de jogo ao adversário.
Taí quem vai suprir a carência do Fluzão com a aposentadoria do Fred….é só correr para o abraço.
https://ge.globo.com/am/futebol/times/amazonas-fc/noticia/2022/05/16/walter-deixa-o-amazonas-com-apenas-dois-jogos-e-periodo-no-dm-pensava-uma-coisa-e-foi-outra.ghtml
ST PA CB
Exemplo para Kenedi (não merece o “y”).
Tolo, idiota, que esnoba o futuro que a vida lhe oferece e prefere chafurdar na lama da pobreza e da miséria.
Idiota !!!
Promovido a Quenedi.
É sério titio, Jacques? Hummm! Já sei é promessa de campanha do CB.
Fluminense é para os fortes!!