Deliciosamente campeão

A mais doce e iluminada torcida do mundo viveu mais uma noite de gala no Maracanã. Viu o Tricolor sobrar no Fla-Flu e conquistar, pela 32ª vez, o título de campeão do Rio de Janeiro, evitando, de quebra, que o adversário igualasse o seu próprio feito de conquistar quatro edições seguidas do Campeonato Estadual.

As imagens da consagração, lindas e emocionantes, serão lembradas como versos não escritos. Por sinal, cenas da torcida tricolor em festa, celebrando com o time em campo, é algo que sempre desafiou os artistas das letras – jamais conseguiram produzir algo à altura de tamanha poesia.

A conjunção de cores, sorrisos e bandeiras com o distintivo do Fluminense é de charme incomparável, dessas coisas que só o Pó de Arroz é capaz de exibir ao mundo de futebol, tão menos interessante se não houvesse o Fluminense, um clube predestinado, berço do futebol brasileiro, naturalmente com a vocação para a eternidade.

Foto: Leonardo Brasil/FFC

Predestinado, também, parece ser Abel Braga, campeão em todas as suas passagens pelas Laranjeiras. Às vezes contestado, às vezes exaltado, o técnico, com seu jeito humano e verdadeiro, empresta leveza ao ambiente, distensionando o vestiário. Nem sempre acerta, mas sua coleção de títulos, inclusive mundial, faz dele um dos técnicos mais vitoriosos do país, com dezenas de troféus (só pelo Flu, entre Taças Guanabara, Rio, do Estadual e do Brasileiro, são nove), exaltado ainda pelo mestre Tostão, em coluna recente.

Um dos seus grandes acertos, porém, para além, até, dos dois nós táticos no português Paulo Sousa, na decisão do Estadual, esteve no gesto nobre de doar os R$ 50 mil que ganhou na Justiça às famílias das dez vítimas fatais (garotos de 14 e 15 anos) no trágico incêndio do Ninho do Urubu, em 2019. Isso depois de ter sido inacreditavelmente chamado de “bêbado e drogado” pelo dirigente rubro negro Luiz Eduardo Baptista quando dirigia o Flamengo.

Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Exaltar um a um o valor de nossos campeões levaria tempo – e muitas linhas. Mas salve o grande herói Germán Cano, autor dos três gols tricolores na final, e na semifinal, quando salvou o time na batida do gongo. O Rei dos Clássicos terminou o Estadual com a moral nas alturas, sedento por novos desafios, que já se avizinham.

Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Salve também Fred, que em seu último ano de carreira, conquistou mais um título pelo clube que ganhou seu coração e em que se fez ídolo. Levantar a taça num Fla-Flu, e no Maracanã lotado, há de ter sido a despedida que o capitão pediu a Deus. Lesionado na maioria dos jogos, pouco atuou, mas, quando voltou, fez uso de um expediente questionável – de causar quizumba para ganho de minutos preciosos –, prontamente relevado pela torcida.

Há outros tantos gigantes no elenco, quase todos, porque Abel usou dois times na competição, fazendo com que praticamente a maioria dos 35 aletas tivesse sua parcela de contribuição na trajetória do título – até Muriel, atualmente terceiro goleiro, no jogo com o Boavista, pela Taça Guanabara, também vencida pelo Flu.

Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Fundamentais foram também os Moleques de Xerém. Salve André, nosso volante clássico, moderno, um monstro na final. Salve Luiz Henrique, o menino que sorri e que nos faz sorrir com a sua bola. Salve também Ganso, que não é menino, nem de Xerém, mas que renasceu nos Fla-Flus decisivos, agigantando-se em campo, além de categórico na jogada do gol do título.

Salve o Fluminense, campeão, para sempre campeão estadual de 2022, título que, pelas muitas das circunstâncias descritas, não será lembrado apenas como mais um.

Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

E parabéns à torcida tricolor, que queimou o gogó para impulsionar a atuação de imposição tricolor, tacada certeira que minou de vez as forças adversárias, então esperando um jogo de ataque contra defesa.

Profecia cumprida. As comemorações pelos 120 anos do Flu começaram mais cedo, esbaldando euforia e talcos coloridos em verde, branco e grená.

A felicidade se chama Fluminense.

***

Foto principal: André Fabiano/Estadão

95 thoughts on “Deliciosamente campeão

  1. Nando, amiguinho, explica aí.

    Você mostrou essa foto do Gerson e do Garotinho numa cabine, e eu pergunto em que emissora eles estão agora já que é difícil pra caramba sintonizar rádios por aqui atualmente?

    Sobre o Gerson e outros ex-jogadores que são comentaristas hoje. Na mídia, eles sabem tudo de táticas, mostram gráficos de como o treinador tem que armar o time e como os jogadores devem cumprir as ordens, mas, exceto o Gerson, vários desses ex-jogadores tentaram ser técnicos e não foram à frente nesta carreira e nem tentaram mais, inclusive o nosso quarto zagueirão, Edinho.

    É o mesmo com alguns árbitros. Todos fizeram suas trapalhadas que prejudicaram uns e beneficiaram outros, mas, agora, como bambas na TV – “nosso analista de arbitragem” – ele quer dar show, fazer análises cabais e sempre apoiando o que o colega que está dentro do campo e no VAR fazem. Não vejo um fdp desses se revoltar com essas simulações dessa molecada que voltou com tudo.
    (05/04/22)
    <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  2. Hoje para mim é um dia triste.
    Começa a Libertadores e nós estamos de fora.
    Apesar de todas as dificuldades no Brasileiro do ano passado, para podermos disputar a primeira etapa, tivemos um bom desempenho na disputa por uma vaga na chave principal até a última partida, porém, um erro estratégico grosseiro da diretoria nos tirou da competição.
    Que pena!

  3. Pois é, pois é.

    Eu não vi esses meias de ofício que resolveram o problema do Flu e fizeram o time ganhar o campeonato, não. Esses meias, geralmente leves e talentosos, não existem mais. Dizer que o Arias foi quem ajeitou o time, que mandou no meio-campo, acho que não. Ele, em certos jogos, entrou mas não voltou para o segundo tempo. Em outros, ficou no banco e foi pro jogo no segundo e ajudou a dar velocidade e induzir os colegas a se soltarem mais. Ele não tem atuações regulares mas é mais jogador de ataque porque agita lá na frente. Quanto ao Ganso, que Abel bancou, ainda não está totalmente no ponto, e é só lembrar que a torcida achava temerária a inclusão dele.

    Mas temos que ser honestos porque houve tensão nesses jogos, sim. Não foram dois passeios que o Flu deu neles. Houve muitos lances perigosos que eles criaram e que nem eram para ter acontecido. Os nossos viam o defensor deles receber a bola no seu campo ainda sem muita luz do que ia fazer com ela, mas ficavam do nosso campo até que ele chegasse lá para ser combatido.
    David Luiz se arrastando em campo, mas isso foi percebido por técnico nem por jogadores. Aquela do Cano não matar o jogo naquele pênalti foi bem sinistra. Assim, não foi essa teta toda.

    Hoje, o time tem um bom miolo de zaga para jogar com dois ou três zagueiros desses que os odiados empresários levaram para lá, que, como disse o Mario naquele dia, devem estar de contrato alugado e recebendo mensalmente, a perder de vista, pois não dá para crer que o clube tenha pago vários milhões por eles do seu caixa e esteja pagando salários altos a eles ainda.

    Eu sou adepto de três zagueiros de ofício, sem FM entre eles, e botando a “garotada” que já temos ali na frente, e isso não será “encher o time de zagueiros e volantes” porque esses sabem jogar no meio e lá na cara do gol adversário, sabem marcar, e, se tomam a bola, sabem o que fazer com ela. Estou querendo saber se o Gabriel realmente se contundiu feio, ou estão de bobeira com ele.
    (05/04/22)

  4. Pois é, pois é!
    Abaixo, o time do Fluminense que a torcidinha não queria. Flu 3 x 1 Olímpia.
    Nino
    33ZAD
    Felipe Melo
    88ZAD
    David Braz
    44ZAECalegari
    31LAD
    André
    7VOL
    Yago Felipe
    20VOL

    Martinelli
    38VOL
    Cristiano
    15LAE
    Luiz Henrique
    11ATA
    Arias
    21MEC
    Cano (2)
    14ATA
    Ganso
    10MEC

    Willian
    Pineida.

    Abaixo, o Fluminense que a torcidinha queria. Olímpia 2 x O Fluminense.
    Fabio
    Gol
    Nino
    33ZAD

    Felipe Melo
    30ZA
    David Braz
    44ZAE
    Calegari
    31LAD
    André
    7VOL
    Martinelli
    38VOL
    Cristiano
    15LAE
    Luiz Henrique
    11ATA
    Willian
    17ATA
    Cano
    14ATA
    Lucas Claro
    4ZAD
    Arias
    21ATA
    Gabriel Teixeira
    Pineida.

  5. Após um fim de semana excelente com a conquista do Carioca e mais ainda, impedindo o tetra dos urubus, estamos a enfrentar três competições difíceis em que acredito na possibilidade de mais uma conquista, a depender do Abel Braga.
    Vai continuar com o time que jogou o Fla x Flu ou voltar a covardia dos jogos contra o Olímpia e Botafogo?
    Para o Abel dos dois Fla x Flu eu elogio e bato palmas, para aquele contra o Olímpia e Botafogo eu volto a chamar de Abelanta.
    Simples assim, pra mim não é tanto faz ganhar, perder ou empatar mas jogar como time grande, aí o resultado pode ter menor importância.

    1. O entendimento que a comissão técnica e os jogadores devem ter tirado das 2 primeiras competições entre os acertos e os erros devem ser levados em conta.

      Só resta saber se a gestão não vai vir com mais uma granada sem pino e anunciar outra ou mais vendas do estilo que fazem, pois aí o rendimento do time cai e até engrenar é que vão ser elas.

  6. Assisti à coleção de gols do Fluminense ao longo do campeonato exibida no NetFlu.
    Todos, sem exceção, foram gols construídos pelo entrosamento dos jogadores, toques e trocas de passes, deslocamentos precisos, assistências perfeitas.
    Colocamos a maioria dos times na roda, especialmente a urubuzada, como se estivéssemos brincando de bôbo.
    Tirante o tropeço terrível e fatal contra o Olímpia, que ainda está atravessado na garganta da torcida, fizemos jogos espetaculares, com gols espetaculares, com defesas espetaculares dos nossos goleiros, enchendo os olhos e aquecendo os nossos corações.
    Creio que temos chance de ganhar o que aparecer pela frente de disputas e certamente este ano não precisaremos fazer contagem semanal dos pontos que nos faltam para não cairmos.

  7. Fluzão novamente campeão estadual, conquistando o título após 10 anos, em cima do maior rival.
    Apesar do vacilo na fase preliminar da Libertadores. Estou bem otimista, com relação às perspectivas nas campanhas das competições que iremos disputar. O time está bem encorpado com os reforços e temos às vantagens de contar com um elenco que na sua maioria tem jogadores que vêm atuando juntos nos últimos três ou dois anos. Isso é muito positivo para dar coesão e robustez tática ao elenco. O Abel sabe explorar isso. O elenco tem carências e o time é limitado, no entanto, ao contrário do que propaga a mídia, consigo enxergar o Fluminense entre os 5 melhores do Brasil no momento. E digo mais, esse time consegue encarar de igual para igual, jogando ao seu estilo, qualquer equipe do futebol brasileiro atual.
    No mais parabéns à todos pela merecida conquista.
    Saudações Tricolores.

  8. O Blog(-2) é composto de pessoas esclarecidas, educadas, civilizadas.
    Notem que ficaram estes três meses batendo na tecla de que o Abel tinha que escalar dois meias.
    E o homem até ironizava, dizendo que quem jogava de meias era índio.
    Chegou ao cúmulo de afirmar que não gostava de ter meias em suas equipes.
    E nós (-2) insistiamos.
    Até que o time titular começou a entregar a paçoca, dando chances a que alterações no 2° tempo …. com meias, consertavam as coisas.
    Começou a saltar aos olhos de todos (-2) que o Blog(-2) tinha razão.
    E a eliminação na LA foi o divisor.
    O homem resolveu entrar com meias no Carioca e deu sorte que o Ganso ressurgiu das cinzas .
    Fomos campeões, dando chocolate.
    Mas, então vem a admiração pelas atitudes educadas de todos no Blog(-2) :
    Tínhamos todo o direito de gritar ” EU NÃO DISSE ???? , seu isso, seu aquilo, seu …. “.
    Mas, não !!!
    Todos respeitaram o caminho de
    aprendizado que nosso querido Abel teve que percorrer nestes episódios.
    Parabéns, turminha querida.
    Tenho verdadeiro orgulho em fazer parte deste Blog(-2).

    1. Abel demorou a enxergar o que todos (-2) já havíamos percebido, isso nos custou a eliminação da Libertadores e se não fosse pelo gol no apagar das luzes contra o Botafogo também estaríamos fora do Carioca.
      Contra o Flamengo, no primeiro jogo evoluiu um pouco colocando o Ganso e ganhamos, no segundo, parece que sua mente clareou de vez e escalou Ganso e Árias e o Fluminense jogou futebol.
      Quanto ao Ganso, não acho que ressurgiu das cinzas, mas sim que finalmente um treinador conseguiu enxergar como ele deve ser usado em campo.
      Ele sempre jogou assim, o que faltava era saber aproveitar do seu “bom” futebol.
      Enfim, muito feliz que o Abel abriu os olhos e torcendo para que não os feche novamente.

      1. Caros Igor + TO,
        Creio que o time está sendo definido, seja por obra do destino ou decisões do Abel, e -melhor- esta encaixando e mostrando consistência na defesa, técnica no meio campo e poder de conclusão no ataque.
        Também estou esperançoso de um ano muito feliz para nós (-2) tricolores.

      2. Neste último jogo o Ganso foi visto até correndo atrás do adversário para recuperar uma bola perdida, ou para recompor a defesa, TO.
        E enquanto esteve em campo foi isso,
        como nunca havia feito no Flu.
        Aguardo os próximos jogos, torcendo para que este seja seu novo ‘patamá ‘.
        ST

    2. Sei não, Amaury!
      O Abelão é matreiro. Na minha visão, ele idealiza tanto o “complicado” que as vezes fica pelo caminho priorizando o simples, óbvio e trivial – mas se você quiser, também pode enxergar isto como pensamento covarde! Foi assim que demos adeus à libertadores, pois pra mim o Abelão fez o simples (ou agiu de forma covarde) armando uma trincheira para segurar “a vantagem” ao invés de jogar futebol! Seu esquema tem a figura do elemento surpresa – lembra do Gabirú!? No nosso caso, ele veio de Biel e o matreiro Abel, tentando descomplicar, complicou de fez… Não há dúvidas de que é um técnico vitorioso, identificado com o Fluminense, mas o Abel é tão manjado para os Tricolores quanto para os outros profissionais do mundo da bola! Eu não gosto de ver o time no sufoco, não impondo ritmo de jogo e ficando na roda, porém, é assim que o Fluminense vai jogar no comando de Abelão, independente de ter meias ou cinco volantes, o esquema tático do time é esse: uma ou duas bolas, e em outras palavras, jogos chatos de assistir e 1 x 0 como goleadas! A nossa sorte é ter o Fred no time! Sim, porque foi ele que deu gás para o Cano jogar futebol, viver ótima fase e mostrar para todos que a vaga de titular é dele… Por último, mas não menos importante, o Jhon Arias – o homem “elemento surpresa” do segundo tempo! De resto, nada de novo, já que vinham bem no time os zagueiros, o guarda metas e a volância, cujo destaque Tricolor em 2021 foi o André! O momento de curtir o Carioqueta é breve, e vale lembrar que não há nada que iluda mais torcedores que um campeonato estadual… Contudo, se levantar mais um caneco esse ano, em qualquer uma das competições que tem pela frente, aí fica de bom tamanho pra mim!
      ST

  9. Agora temos 3 competições simultâneas para disputar. Vamos precisar da molecada e de alguns reforços pontuais.

    Acho que precisamos de um lateral direito, um meia e um reserva para o Cano.

    A retranca do Abel para o campeonato brasileiro é bem interessante. JOGA fechadinho, vai lá faz 1×0 e fura a bola. E 3 pontinhos na conta. Da até pra ser campeão assim. Mais no Mata mata tem que jogar bola. Isso foi provado nessa final. Acredito que da pra beliscar mais um título.

  10. Um dos grandes méritos do Abel para mim foi o uso de dois times, inclusive com o rodízio de goleiros entre os dois times O grande erro usar o time A como titular e o B como reserva. De qualquer forma, ele e os jogadores, mesmo os que não jogaram nas duas partidas, mas fazem parte do elenco, mereceram o título.
    PS: Acharia mais honroso o Fred não ter partido para a violência.

  11. PCA, segura essa: Livre no mercado, Cuca pode assumir o comando de gigante carioca, Fla é a bola da vez.

    Treinador tem nome falado também na seleção brasileira
    03/04/2022 – 14:35hs BRT.
    Lembra o que foi dito aqui?
    PCA, quem está falando a verdade?

  12. O estrago que o Fluminense fez no depto. de
    futebol do Flargh é devastador.
    Verdadeiro tsunami.
    O pobre goleirinho Bruno perderá a posição para Santos, já contratado por R$ 15 milhões.
    Vão defenestrar vários jogadores, entre eles o Arão, Diego Ribas, Rene e Ewerton Ribeiro, diz a mídia.
    Eles ainda não assumiram que perder para o Fluminense é normal.
    Haha !!!

    1. Sabe o como o Fla vai pagar esse goleiro, Santos, Amaury?
      Conforme li no rodapé da Jovem Pan ontem, o endinheirado Flamengo vai pagar quinze milhões em dez vezes.

      Quanto às peças que estão falhando lá no Urubu, têm que ver o David Luiz, que, se Abel tivesse mandado jogar em cima dele, teria havido maiores estragos.
      Gabigol também deu muita sorte em outros tempos, mas, agora, só fez essas simulações cretinas toda vez que alguém do Flu esbarrava nele. E o Bruno Enrique, o Marinho, parece que o Fla tem que ir às compras mesmo.
      (04/04/22)
      >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

      1. É sério isso, PCA, R$ 15 milhões por um goleiro com + de 30 anos?
        Caramba! E o q dizer do Fluminense, pagou 8 milhões por Caio Paulista + 8 milhões por Cris em suaves e módicos prestações?
        Sem contar o negócio ainda não pago envolvendo, Robinho 8 milhões de reais e Richard, esse chegou de grátis. Detalhe: o Richard, virou titular do Fluminense e marcou o gol que nos livrou do rebaixamento! E, ainda foi vendido para o Corinthians.
        Quem está apequenando quem?
        FLUMINENSE é para os fortes!

      2. PCA, sinceramente acho normal que tal contratação tenha sido feita a prazo.
        É um jogador que tem limitações no mercado, pela idade já meio avançada.
        Diferente de fatiar a preço de black-friday pérolas ainda imberbes, que por isso têm muitos interessados.

  13. FLUMINENSE foi merecidamente campeao!
    Atuação soberana neste sábado, controlou o jogo e , a meu ver , o resultado justo teria sido nossa vitória.
    Zagueiros firmes, com pouquíssimas falhas, bem nas bolas aéreas.
    Cris Silva mais seguro , com mais confiança, vem crescendo de produção.
    Ganso um maestro no meio , com a companhia do incansável e onipresente yago Felipe.
    Andre , o “velho”, um camisa 5 clássico, marca muito bem, prende a bola como poucos, e sai pro jogo com confiança de um veterano.
    Arias e cano excelentes , muita movimentação e deslocamentos que dão ao ganso opções de passes constantes.
    Abel , pé quente, ontem acertou e muito na escalaçao. Com ele ganhamos os 3 últimos cariocas 2005/12/22. Tem que respeitar.
    Torcedores, NOTA 10 pela festa de ontem, pelo incentivo incondicional durante os 90 minutos.
    Comemoremos muito esse título, e que venha outro ainda esse ano.
    SAUDACOES TRICOLORES.

    1. Belo texto, Marcelo Silva Offredi.
      Oh, é mandar colocar na moldura e por na parede.
      Lembrou o saudoso João Saldanha, disse: quem tem time ataca. Quem não tem contra-ataca.
      Parabéns! FLUMINENSE é para os fortes!

    2. É mesmo! Abel é tricampeão carioca pelo Fluminense. Lembrando que o tricampeonato carioca 83-84-85 foram com Cláudio Garcia/Carbone, Carlos Alberto Torres e o terceiro me escapa a memória.

  14. E pensar que o André seria emprestado para o CRB, né Angioni?
    O Angioni prefere o Hudson!
    ***
    Por falar nisso, cadê o Jefté, que é melhor que os dois que estão lá?
    Deve estar apodrecendo na base ou num Sub qualquer desses aí.
    Acho que eu posso perguntar, pq eu fui o primeiro a pedir o André nos profissionais aqui!
    É só pesquisar.
    ****
    Outro alerta: devemos ficar de olho no que essa turma que está lá pensa em fazer com o Alexsandro, tão bom ou melhor que o André!
    Benfica e Porto querendo comprar, e o leiloeiro doidinho prá vender!

    Vender não…DAR!

    1. Permita-me uma correção, Tinho.
      “Leiloeiro” ? Nunca, pois esta classe vende para quem der mais, i.e., pelo maior valor.
      Ele é o oposto disso.
      Filantropo ? Caridoso ? Beneficente ?
      À sua escolha.

    2. Interessante, Tinho, não foi isso que o André disse em entrevista.
      Disse: recebi oportunidades e não soube aproveitar. Acabei vendo o companheiro Martineli aproveitar.
      Na mesma entrevista, o Martineli, elogiou o André, dizendo: joga muito! Sabia que o dia dele ia chegar e chegou.

      Ah, aconteceu o mesmo com o Scarpa, Wel Nem. Oxalá aconteça o mesmo com Walace e Frazan.
      Em tempo: Angioni, não é treinador. O Angioni, é o cara que trouxe Ibannez, Allan, Caio Henrique, Everaldo, Ganso, David Brás, Manuel, Nino, Lucas Claro, Fábio, Cano etc.
      FLUMINENSE é para os fortes!!

  15. Como contestar o profissional honesto, trabalhador com o currículo deste tamanho?

    Campeão com o Fluminense, Abel chega a 21 troféus por times do RJ
    Taça Guanabara 1971 (Fluminense)
    Carioca 1971 (Fluminense)
    Taça Guanabara 1975 (Fluminense)
    Carioca 1975 (Fluminense)
    Taça Guanabara 1976 (Vasco)
    Taça Guanabara 1977 (Vasco)
    Carioca 1977 (Vasco)

    Como treinador:

    Taça Guanabara 2000 (Vasco)
    Taça Guanabara 2004 (Flamengo)
    Carioca 2004 (Flamengo)
    Taça Rio 2005 (Fluminense)
    Carioca 2005 (Fluminense)
    Taça Guanabara 2012 (Fluminense)
    Carioca 2012 (Fluminense)
    Brasileirão 2012 (Fluminense)
    Taça Guanabara 2017 (Fluminense)
    Taça Rio 2018 (Fluminense)
    Taça Rio 2019 (Flamengo)
    Carioca 2019 (Flamengo)
    Taça Guanabara 2022 (Fluminense)
    Campeonato Carioca 2022 (Fluminense)

  16. É campeão porr@….que se dane o Mário, o Angione. O Bin Laden. Eu sou é Fluminense. Que venha mais reforços para conquistas maiores.
    Tudo NORMAL na cidade do Rio de Janeiro.

    1. Tá falando do Jefté, Guaratiba?
      Primeiro tem ganhar a copinha.

      Oh, o jogo é jogado!
      O lambari é pescado! By – Nenê Prancha.
      FLUMINENSE é para os fortes!!

    1. Cuidado com o que fala!

      Olhe que você parece muito com esses militantes que vivem doidinhos para botar fogo num cantinho qualquer para tumultuar o ambiente mas sem nada melhor para propor. Só acham que ninguém presta no “clube”, nem presidente nem auxiliares, e querem certos “presidentes, técnicos e jogadores” de volta a ele, esses que nem têm um esquema bem traçado e já mostraram pois o time não andava.
      Veja bem se você não se assemelha a essa raça pela zorra que faz por aqui.
      (03/04/22)
      ppppppppppppppppppppppppppp.qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq.ppppppppppppppppppppppp

      1. Eu não posso nem falar o que eu realmente penso, pq sou ‘censurado’. Fique tranquilo q vc não tem o perfil de militante… é apenas um simpatizante do Fluminense…
        e, cá pra nós…quem são vcs (dois) pra duvidar do caráter de alguém apenas por causa de clubes de futebol?
        Pra mim mau caratismo é se aproveitar de uma situação pra ‘se dar bem’, ficar puxando o saco, não criticar nunca, etc…
        Repito: não é o seu caso…vc só tem simpatia pelo clube do Fluminense.

        1. Veja bem,

          Eu falei do meu caráter de torcedor que é igual ao do cidadão que sou. O caráter dos outros , eu não sei. Cada um cuide disso.

          Se um indivíduo vive numa comunidade e é bom de papo, fala com todos, diz que entra em qualquer programa que seja feito lá, “vamos ajudar alguém, vamos melhorar uma rua”, mas, na hora de pegar firme, vê dificuldades, já esculhamba algumas propostas, tromba com alguns moradores do lugar, duvida que são competentes, ou não, confia e não confia em outros, mas está sempre no auge no meio das conversas e faz zoada. Você afirma que o caráter de cidadão desse cara é dos melhores que conhece? .

          Se um cara vive no meio de outros do mesmo clube, gaba-se de ser fervoroso torcedor mas só demonstra isso quando o time está numa fase boa, ganhando jogos e títulos, mas fica logo fora de si se começar a dar alguns problemas. Aí já começa botando seu time abaixo das baratas, fazendo ataques a jogadores, nenhum vale nada nem como pessoa nem como atleta. Você afirma que o caráter de torcedor desse cara é bem louvável, e é esse que demonstra torcer pelo time , enquanto os outros que não agem assim são só simpatizantes?

          “”Tem q ser muito louco pra acreditar q um time q não conseguiu jogar bem em duas partidas contra o foguim vá superar o tetra campeão framengu. Vejo, sem exageros, 95% de chances de título para o mais ajudado (digo querido) e 5 % para os guerreiros q não ganham absolutamente NADA.
          Abel já tem até algumas desculpas prontas…os caras estão ‘mordidos’ e o Flu está cansadinho pq jogou domingo. O Flu não ganha nada, vai ser tri-vice e os flamenguistas é que estão mordidos. E há quem acredite nesse fanfarrão””.

          Eu imagino que torcedor que diz coisas desse tipo no momento em que o time inicia uma decisão dessas, esse nem é simpatizante. E olhe que, por manifestações análogas que leio neste blog, fico muito triste de ver que você tem muitos discípulos aqui.
          (04/04/22)
          pppppppppppppppppppppp.qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq.pppppppppppppppppppp

          1. Caramba PCA…’discípulos’ é demais rsrs. Cara, não existe isso, todos aqui tem personalidade. Vc sabe q há 10 anos eu faço esses comentários irônicos. Sinceramente, continuo sem entender um torcedor q não critica nunca , não consegue enxergar erros. Até o cara q cobre o flamengo na globo esculacha o time quando perde, e a torcida concorda, faz protesto…
            Eu vi ontem o vídeo do canhota na hora do gol do título …ele esculhamba o time quando vai mal, rasga papel de maneira irônica, fica p**o, esbraveja…mas olha a alegria do cara quando vê o time bem…

            p.s.: nunca,em momento algum eu disse q um jogador não vale nada como pessoa. As críticas são sempre ao lado profissional. Tem muitos jogadores q não tem a menor possibilidade de vestir a camisa tricolor. Desejo todo bem à eles…mas longe das Laranjeiras.

  17. E CAMPEÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO !!!! Foi a frase que mais gritei, desde o momento que deixei o Maracanã, até agora. Que festa bonita nós demos ! Foi lindo ver a mulambada muda do outro lado, vendo a gente comemorar. Pitacos campeões :

    1- Que partidaça do André. Toques rápidos, dribles precisos, e muita raça ! Nota 10 !

    2- Yago é outro que vem sendo fundamental ao time. Dá muita força e consistência ao nosso meio de campo. Mario pavão tem que amarrar bem esse contrato dele.

    3- Cano mostrou ser a melhor contratação para essa temporada. Está sempre posicionado para buscar os gols. Marcou em todos os clássicos do campeonato carioca. Com a aposentadoria do Fred, o clube precisa buscar um substituto para quando ele não jogar.

    4- PH Ganso, finalmente, conseguiu ser útil ao Fluminense. Nos jogos que vem entrando, subiu de produção e conseguiu fazer bons passes / lançamentos. Até que enfim o Abel percebeu que não se pode armar o time sem jogadores de meio de campo.

    5- Essa semana começam a Libertadores e a Sulamericana. A missão do Fluminense é difícil (só classifica um por grupo), mas com essa injeção de ânimo no time e torcida, creio que possamos fazer uma boa campanha. Até para amenizar a vergonhosa eliminação na pré-libertadores.

    6- Muito bom “homenagear” o presidente pavão. A torcida, em alto e bom som, mandou ele “tomar caju”. Esse título jamais será seu, pavão ! Esse título é da torcida e dos jogadores. Final do ano você será varrido para fora das laranjeiras, e não deixará nenhuma saudade.

    7- Mandem o LH logo para a Espanha. Foi vergonhoso notar a lentidão e displicência com que entrou, ontem, na final. O time jogando a 100 por hora, e ele a 3 km/h. Já está com a cabeça lá fora, portanto, adeus.

    8- Comemorem, vibrem ! Aproveitem o domingão saboreando esse título, pois além de ser o primeiro após 10 anos, foi em cima da mulambada soberba e arrogante. Isso não tem preço !

    SAUDAÇÕES TRICOLORES !!!!!

    1. A partir de amanhã Rafael o ano prossegue sob nova perspectiva para o Fluminense na medida que vem aí 3 competições que são pedreiras.

      Já falamos sobre o reserva do Cano anteriormente e olha que o Fluminense tem ainda o JK que diante das cagadas que vez ou outra faz, está queimando a sua carreira. O jeito vai ser trazer sim um substituto a altura da posição.

      Outro jogador que vem mantendo uma senhora regularidade é o André. Se ele entender que não é hora de sair do Fluminense é candidato a conquistar mais coisas na carreira dele.

      E aquela zaguinha do Flamengo é tão ruim que o cara do apito não expulsou o D. Luiz. naquela butinada que deu no Yago.

      No mais é bom ganhar título em cima do rival.

      ST

      1. O apito amigo, ao não expulsar o D. Luiz, mais uma vez ajudou a mulambada. Isso é “normal” em se tratando da mulambada, caro amigo. Eu já perdi a conta de quantas vezes vi a arbitragem ajudando o time da Gávea, nas finais das mais diversas competições. O que importa é que, dessa vez, eles tomaram no Cano rs.

        Quanto ao JK é preciso amadurecer e descer do “pedestal Xerém”. Sempre critiquei a marra da base aqui no blog. Os garotos saem de lá se achando os próprios “Pelés”, e não é por aí. O Fluminense precisará ir ao mercado para buscar um reserva para o Cano.

        Quarta-feira já tem estreia pela Sulamericana, e precisamos aproveitar o título carioca para começarmos com tudo no torneio sulamericano. Já passou da hora do Flu deixar de ser o “virgem das Américas”. O Flu tem que fazer de tudo para ser campeão deste torneio.

        ST

        1. Se encontrar 2 bons laterais e o Abel entender que o time não pode jogar sem uma cabeça pensante, o Fluminense pode dar mais alegria para sua torcida Rafael.

          ST

  18. Pois é, pois é!

    FLUMINENSE CAMPEÃO! E, até agora, apenas 38 posts, são 11h de um lindo domingo.
    Alguma dúvida de quem são os VERDADEIROS Torcedores do Fluminense??

    Abaixo, fragmentos do texto Flupress, dedicado aos nossos Ganso e Amaury.
    Esclareço: Ganso por tudo: refinada
    técnica para jogar futebol, visão e organização e, tbm por facilitar o jogo dos companheiros. Fica fácil jogar com o PH Ganso. Basta se deslocar q vai

    receber bola limpa e açucarada.
    Elegância ímpar para jogar futebol etc.,etc., etc.

    E o Amaury, bem, o companheiro de blog, Amaury, tbm foi homenageado pelo texto Flupress, no penúltimo parágrafo. (Por ter falado muita m**da)

    Vejam:
    Mas hoje é dia de falar de quem faz o futebol ser lindo e apaixonante: Obrigado
    Paulo Henrique Ganso pelo recital nessa final de campeonato.
    Muitos te devem desculpas por tanta m**da que falaram.
    Não é o meu caso.
    Hoje eu só te agradeço. No último sábado você me fez amar um pouco mais o futebol e me orgulhar de um Fluminense que fez seu maior rival sucumbir ao futebol coletivo praticado.

    FLUMINENSE é para os fortes!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *