Flu sofre, mas confirma favoritismo e vai à decisão

Pelo terceiro ano seguido, a dupla Fla-Flu decidirá o Campeonato Estadual. A final, envolvendo os dois melhores elencos do estado, já era esperada pela maioria, mas não da forma como se deu.

O Rubro-Negro avançou com duas vitórias magras sobre o Vasco, enquanto o Tricolor só garantiu a sua classificação com um gol aos 51 minutos do segundo tempo, fazendo-se valer da vantagem adquirida na Taça Guanabara para garantir a classificação com uma vitória (1 a 0) e uma derrota (1 a 2) pela mesma diferença de gols.

O argentino Germán Cano foi quem colocou o Flu na final, apesar do justo protesto alvinegro contra a arbitragem, que terminou a partida depois que Fred foi expulso, impedindo que o time cobrasse a falta derradeira. A precipitação no lance final ofuscou a então boa arbitragem de Paulo da Silva Coelho.

A verdade, porém, é que o Fluminense mereceu estar na decisão. Não pela atuação deste domingo, constrangedora, mas por sua trajetória até lá, com uma convincente série de vitórias em clássicos e o título simbólico da Taça GB.

Verdade também que o nível de atuações despencou desde a jornada infeliz em Assunção, pela Libertadores, e que o time parece carregar ainda a decepção pela derrota para o Olimpia.

Por outro lado, a classificação ao apagar das luzes paga um pouco da frustração de o clube ter saído da mesma maneira de uma semifinal, há quatro anos, quando o lateral Fabricio fez 3 a 2 para o Vasco, aos 50 do segundo tempo, apenas três dias depois de o clube ter vencido a Taça Rio, com uma goleada sobre o Botafogo. Abel também era o técnico tricolor na época.

O técnico, por sinal, terá agora a chance de devolver o revés da final de 2017, também decidido por Flamengo e Fluminense.

E, por falar em Abel, em sua coletiva pós-jogo, o treinador mostrou abatimento pela atuação abaixo da crítica e por ter sido alvo direto de protestos da torcida. Sua insistência em um esquema com três zagueiros e três atacantes, sem meias, deixa o time vulnerável justamente no setor em que é preciso ser dominante – o meio de campo. Muito espaçado, de hora para outra, o time passou a não ser seguro defensivamente nem efetivo ofensivamente, caindo num buraco escuro de ideias e imaginação.

Com a primeira partida da final agendada para quarta-feira, Abel tem menos de 72 horas para recuperar o elenco, a ponto de torná-lo novamente confiável. Para isso, deverá contar com o retorno de Nino, Felipe Melo e Luiz Henrique, peças-chaves na saída de bola do time.

Como dificilmente o Tricolor voltará a jogar tão mal, pode-se esperar mais no Fla-Flu, clássico que, por si só, já servirá de combustível para o Fluminense entrar mobilizado, pronto para manter a invencibilidade contra o Rubro-Negro, engasgado com a série de derrotas para o adversário.

Fato que, se explorado com inteligência, pode aproximar o Flu de seu 32º título estadual.

***

Foto: Mailson Santana/FFC

125 thoughts on “Flu sofre, mas confirma favoritismo e vai à decisão

  1. Infelizmente não vai poder ter jogo no Maracanão, pois ficou sem agua . Motivo o *Cano* estourou !!!
    Abel não é porque ganhou que vou te achar bonzinho. Tomara que o ano sabático do CUCA termine e que o novo presidente o contrate !
    Venderam o rapaz pela metade do preço do que ofereceram ao meia do Palmeiras e nem assim receberam a entrada ! Vái entender ?

  2. Pronto :
    Marcos Felipe barrado e imbróglio criado.

    Por que ?
    Porque o técnico delegou ao “preparador” a escolha entre os dois ótimos goleiros.

    Um líder nunca …. nunca mesmo … deve delegar a responsabilidade sobre decisões que lhe cabem tomar

    Consulta seus técnicos e assessores, observa, mas A DECISÃO É DELE, líder.

    Agora quero ver como ele se sai dessa, sem machucar o ego de nenhuma das partes.

    1. A cagada já está feita, Amaury. O Marcos Felipe ficou fulo da vida, com toda a razão. Ele vem defendendo bem, fazendo defesas difíceis, e o seu “prêmio” é ser barrado na final do campeonato., pelo goleiro que entregou o gol ao Olimpia, que nos eliminou. Abel provou que, além de estar totalmente ultrapassado como técnico, perdeu a capacidade que tinha de gerir o vestiário. Imagino o ambiente tricolor, com salários atrasados, eliminação vergonhosa na pré-libertadores, derrota contundente para o Botafogo e enorme pressão da torcida. Ambiente para lá de tenso e pressionado. Só João de Deus poderá nos dar esse título, e desbancar o amplo favoritismo da mulambada.

      1. O Fábio é mais experiente em decisões. O jogador tem todo direito de ficar chateado, mas o técnico ou quem ele quiser delegar pode decidir, não barrá-lo, mas optar por quem quiser para a partida que quiser.

  3. Caros,

    É o cúmulo do cinismo que a FERJ escale o mesmo ladrão da final de 2017 quando não marcou a falta evidente de Rever no lance do gol de empate do Flamengo, e num outro comemorou gol do Flamengo e expulsou o Fred de graça. E impressionante que o Fluminense não proteste. Roubo à vista.

    SDs T

  4. Eu vou colocar uma questão que considero de extrema importância.

    Com essa decisão do carioca com o tradicional Fla x Flu, podemos colocar como sendo um ponto de início para o Fluminense ter um ano vitorioso ou vamos ver mais do mesmo há uma década?

    Foi prometido no início da temporada que a vinda do Abel traria outros rumos para o Fluminense começando pela pré Libertadores e o carioca.

    Algumas contratações pontuais foram feitas.

    Parece que aquela invencibilidade conseguida e a conquista da taça Guanabara camuflaram uma realidade que estava escondida de que temos um time fraco, mal treinado e administrado por uma gestão onde o presidente só aparece nas horas positivas para sua imagem?

    Antes desse Fla x Flu que considero muito importante, o Fluminense foi eliminado vergonhosamente pelo Olímpia e jogou ainda pior na derrota para o Bota revoltando a maioria da torcida cansada de tantos fracassos.

    O que será que nos espera depois dessa decisão para o Fluminense no restante da temporada antes das eleições?

    O momento atual está muito tumultuado, muito por conta do ambiente propiciado pela atual gestão e as escolhas questionáveis do Abel que está mais perdido que cego em tiroteio e ele está exercendo dupla função no Fluminense. Uma delas é a de escudo da atual gestão.

    1. Presidente que não viu o goal do Cano contra o bfr, mais preocupado em fugir da torcida. Se o presidente não acredita no time que montou, e a fuga prova isso, quem irá acreditar?

    2. O negócio é ser campeão carioca e meditar se mesmo assim devemos manter Abel. Outro técnico que chegue pode aprimorar o que de bom tem no time do Abel e corrigir os erros. O time do Carbone de 1984 era muito bom, mas mesmo assim o trocamos pelo Parreira.

  5. Mário bo*tacourt e paulo Angisono estão gostando do professor Abel e vão mantê-lo em caso de título tricolor.
    kkkkkkkkkk
    Tem q ser muito louco pra acreditar q um time q não conseguiu jogar bem em duas partidas contra o foguim vá superar o tetra campeão framengu. Vejo, sem exageros, 95% de chances de título para o mais ajudado (digo querido) e 5 % para os guerreiros q não ganham absolutamente NADA.
    Abel já tem até algumas desculpas prontas…os caras estão ‘mordidos’ e o Flu está cansadinho pq jogou domingo.
    O Flu não ganha nada, vai ser tri-vice e os flamenguistas é que estão mordidos. E há quem acredite nesse fanfarrão.
    Pelo menos Abel será mandado embora no domingo…se bem q não dá pra acreditar em nada q esse presidente Pinóquio fale.

    P.s.: Sério q o mengão contratou o Ayrton beijinho? Boa! Tem mais vários fenômenos aqui pra eles levarem …Caio paulixo, Wellington, Gabi Zinho e um cracaço, o Cris Moldavo, uma descoberta da inteligência tricolor, o cara q deu 3 assistências na Champions League. Esse é fera!

      1. Pois é Amaury. Só com muita ironia pra superar mais esse vice- campeonato iminente.
        Infelizmente dessa vez é o q eu penso mesmo… é muito difícil encontrar ânimo pra acreditar num time q está num péssimo momento, com um treinador irritante, retranqueiro e ultrapassado, que insiste nessa bosta de esquema com 3 zagueiros, jogadores fracos ou veteranos como Calegari, Cris credo, bigode (que não disse a q veio ainda) , etc…
        Se fosse em jogo único, poderia dar a famosa k gada, mas em 2 jogos…

      1. Kkkkkkk depois q perder mais um título, Abel vai dizer que foi lindo, estão todos de parabéns e vai pegar um adversário complicado na copa do Brasil… é a rotina desse Fluminense apequenado pela Flu ÓCIO.

  6. Recomendo a leitura no NETFLU da entrevista de um ex-dirigente Tricolor, um tal de Eduardo Mitke, onde ele fala de amigos do Mário recebendo altos salários para não trabalhar, a falta de depósitos do FGTS para jogadores entre outras coisas.
    Óbvio que ele como foi um membro da flusócio deve estar ressentido por perder a mamata, mas bem esclarecedor sobre o que ocorre no Reino Podre do Laranjal.

      1. Será que um frequentador desse espaço que defende essa máfia está levando algum também?
        Não creio nisso, e peixe pequeno, deve ser só idolatria a quadrilha mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *