Sobre escolhas e prioridades

O Fluminense tem hoje um elenco melhor que o da temporada passada.

Encorpou o grupo com jogadores importantes e subiu garotos que fazem a diferença.

Mas, ainda assim, enxuto, insuficiente para lutar em três frentes, ao menos com o que tem de melhor.

Dessa forma, com jogo em cima de jogo, é compreensível a necessidade de se preservar alguns atletas, sobretudo às vésperas de um jogo decisivo naquela que é a menina dos olhos do Fluminense – a Libertadores.

Roger vem se esforçando para não abdicar de nenhuma competição – além da copa internacional e do Nacional, o clube disputa ainda a Copa do Brasil.

Não faz, por exemplo, como Renato Gaúcho, que tem o hábito de escalar 11 reservas e, por vezes, ainda manda o auxilar dirigir o time, prática que desprestigia o campeonato e desmobiliza a torcida.

O técnico tricolor dirige, sim, todo o seu arsenal às Copas, mas vem tentando se manter competitivo no Brasileirão, substituindo somente os desgastados e imprescindíveis.

Contra o Grêmio, estiveram em campo Manoel, Luccas Claro, Egídio, Martinelli, Gabriel Teixeira e Abel Hernández, todos titulares contra o Cerro, com exceção do volante, que estava suspenso.

São jogadores importantes, mas mais funcionais quando ao lado de Samuel Xavier, André, Yago Felipe, Nenê, Caio Paulista e Fred, os poupados, dos quais Roger não quer se privar contra os paraguaios.

Sem eles, o Flu perde força, inegavelmente, mas é preciso lembrar que o Tricolor ainda é um clube com problemas financeiros, que vem se superando e fazendo das tripas coração para dar orgulho à torcida.

Por isso, embora eventuais derrotas com formações mescladas nunca sejam agradáveis, Roger tem necessidade de fazê-lo, para seguir perseguindo, com força, o sonho da glória eterna.

O 0 a 0 seria mais justo, mas Calegari fez pênalti bobo no fim, quando Alisson saía da área.

O descontrole do lateral é só uma das razões que explicam sua perda de posição para o reforço que veio do Ceará.

Terça, contra o Cerro, o Flu, com força máxima, vai ter que domar a ansiedade de estar em vantagem no confronto, 2 a 0, e perto de se colocar entre os oito finalistas da Libertadores.

Terá a volta de seu grande comandante, Fred, recuperado de lesão muscular.

O Tricolor irá comemorar 119 anos de fundação no dia seguinte, 21 de julho.

E sabe bem como deseja passar a data.

A semana vai ser de emoções.

Ou não seria Fluminense.

***

Tem alguma dúvida, crítica ou quer simplesmente trocar uma bola?

Respondo a você pelo e-mail joaogarcez@yahoo.com.br

***

Tem mais Terno e Gravatinha, no Instagram. Siga-nos lá: @ternoegravatinha

Curta também a nossa fanpage no Facebook. É só clicar: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha

T&G no Twitter: https://twitter.com/blogdoflu

100 thoughts on “Sobre escolhas e prioridades

  1. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta terça-feira, em entrevista à Rádio Itatiaia, que sancionará o Projeto de Lei de clube-empresa, aprovado pela Câmara dos Deputados na última quarta-feira (14), depois de passar no Senado Federal. O PL 5516/2019 permitirá que clubes de futebol optarem por esse modelo de gestão, se transformem em empresas. Sendo assim, deixariam de ser associações civis sem fins lucrativos, e se tornariam Sociedade Anônima de Futebol (SAF).

    O PL foi aprovado na Câmara dos Deputados com 429 votos a favor. Apenas sete parlamentares foram contrários. O principal objetivo da possível transição de associação civil para empresa é atrair mais investidores e garantir maior transparência na gestão de clubes, esperando-se um melhor gerenciamento de dívidas, especialmente as de caráter trabalhista. O projeto é de autoria do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), com relatoria de Carlos Portinho (PL-RJ).

    Fonte: O Globo.

    Diante de uma novidade na forma de gerir um Clube de futebol, muitas agremiações devem estar se preparando para a implementação dessa novidade e assim saírem do marasmo que se encontram.

    Agora, resta saber o nível de interesse e comprometimento dos que estão no comando nas Laranjeiras para tirar o Fluminense desse atoleiro do endividamento que há tempos deixa o Clube de joelhos e vão querer implantar a S/A.

    Será esse o caminho?

    1. Caro Washington Luiz, você deveria fazer esta pergunta a gestão Flusócio que está no poder desde 2013 a frente do Fluminense, acredito que eles não iriam transformar o Clube em empresa. Se perguntasse para mim, se o Fluminense tivesse uma gestão comprometida com o Clube igual a do Flamengo, diria que não gostaria que o Clube virasse empresa. Se você perguntasse aos torcedores do Flamengo se eles gostariam que o clube deles virasse empresa, eles diriam que não. Sua pergunta é relativa e complexa, depende de vários fatores. Clubes grandes e tradicionais com muita torcida com suas situações relativamente controladas. não irão virar empresas. Clubes médios e pequenos irão querer virar empresas, é muita oferta para pouca procura. Penso que irá virar uma bagunça generalizada, vários desses clubes irão falir e desaparecer. Vai ser o que quase aconteceu na Europa, 10 grandes clubes irão disputar um campeonato durando o ano inteiro. Clubes empresas sem torcidas e grandes clubes com torcida, jogos com uma só torcida. Em cinquenta anos ou menos o futebol vai virar peça de museu. Surgirá disputas de jogos de Vídeos Games, como já existe até um estádio com torcida presente. Terá transmissão online em vários monitores no mundo. Tem muitas crianças atualmente que não dão a mínima para jogos de futebol, preferem jogar vídeo gamers. Sou torcedor e não um cliente. Em algum dia este cenário pode se tornar realidade? Não sei! Mas diante de muitos jogadores sem qualificação para serem profissionais do futebol, duvido muito se os jogos se transformarem em virtuais e que cada jogador seja manipulado por um jogador real digitalmente. No lugar do gramado um telão gigantesco, tridimensional. Quem viver, verá. Com a física quântica, tudo será possível.

      Abraços.

  2. Na realidade, era para estarmos vendo o Flu disputando a segundona lá no meio de “barangas” tipo Vasco, Botafogo, Cruzeiro, esses que já foram base de seleção nos velhos tempos. Mas, por teimosia deste time, ele fez um bom campeonato brasileiro de 2020 “que não faria”, pegou vaga na Libertadores “que nunca conseguiria”, e está disputando a segunda fase dela “onde não chegaria”. .

    Eu vejo o time fazendo campanhas modestas há muito tempo falando sério, e, mesmo que tenha ganho dois campeonatos brasileiros, nunca mais houve um plantel que tivesse empolgado a torcida tricolor sempre exigindo excelência. Então, eu penso nas torcidas dos três citados acima como qualquer delas estaria feliz com o seu time no lugar em que o Fluminense está hoje. É por isso que não vivo fazendo cobranças por saber o quanto os tempos mudaram nessa seara do futebol .

    Sobre a derrota para para Grêmio, eu imagino que foi alguma coisa parecida com a vitória que o time obteve contra o Flamengo, sem maiores comentários.
    .
    Sobre a armação do time, eu acho que esse técnico pode fazer um belo meio campo, agora, com quatro ali. Tem André, Yago, Martinelli, Callegari, que cresceu nesse setor, Cazares , dando-lhe uns esporros antes de entrar em campo, Luiz Henrique que deu uma melhorada boa, e mais um ou outro que haja por lá ainda escondido.

    Já que não joga com três zagueiros, bote quatro no meio-campo, porque só com três e precisando do Gabriel e o Caio ajudando aí é ruim demais. E que esses quatro, na maioria das vezes, sirvam para combater adversários e ajudar o ataque e não para precisar de ajuda dos dois atacantes sistematicamente. Eu fico com pena do Gabriel e acho desperdício vê-lo correndo atrás de adversário lá na nossa intermediária. A saída dele, no segundo tempo, já bem desgastado é rotina.
    (20/07/21)
    +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

  3. Com a permissão do João, comunico o falecimento do meu pai aos comentaristas/amigos virtuais do blog. Faleceu perto da meia noite de domingo pra segunda. Faço isso pq alguns sabiam da árdua luta q vínhamos enfrentando já há alguns anos. Peço perdão aos demais participantes. O Fluminense perde um grande torcedor q sempre fazia questão de usar a camisa tricolor, e q me ‘apresentou’ ao clube tantas vezes campeão.

      1. Olá, Nando, meus sentimentos.
        Em qualquer circunstância é sempre muito dolorido perde-se um ente querido, e eu sei bem quando perdi meu .Pai, minha Mãe e meu Irmão.
        Um abraço e que você se conforte lembrando os momentos alegres que viveu ao lado dele por esses anos todos.
        Fique com Deus.
        (20/07/21).

    1. Meus sinceros sentimentos a você e sua família nesse momento tão difícil, Nando. Que Deus receba o seu pai e ilumine o seu coração. Grande abraço 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    2. Oh, Nando, que momento de tristeza.
      Pelo que v. passava víamos que v. era um filho notável para ele. Companheiro presente.
      Peço ao Senhor que ilumine o caminho da alma que se desligou daqui, e que dê muita força a você para superar este momento de dor.

    3. Nando meus sentimentos e sei o que é ser tricolor por exemplo , sou tricolor pelo meu pai .
      Que deus abençoe a todos vcs e que Deus o receba .

    4. Força e paz, amigo de longa data do Blogue Terno e Gravatinha. Espero que em homenagem ao seu pai o Fluminense aos trancos e barrancos conquiste a tão desejada Libertadores.

      Saudações.

    5. Querido e estimado ” Aguia de Saquarema “, lamento muito a sua grande perda que o Altissimo Senhor acolha sua alma e que console voce e todos seus familiares neste triste momento.

    6. Nando, lamento demais sua perda que vai ser sentida também pelos seus familiares. Seu pai está do lado do Senhor.

      Forças meu parceiro!

    7. Força, Nando…não é fácil não, irmãozinho.
      Que Deus o receba em sua luz.
      Tenha a certeza: de onde ele estiver, vai estar olhando por vc, um filho dedicado e parceiro.
      Conte sempre com os amigos.
      Tamo junto.

    8. Querido Nando,

      Que vc e sua família encontrem em DEUS a força para superarem este inevitável, mas sempre doloroso momento.

      Vc perdeu um grande companheiro na Terra, porém, ganhou um forte aliado nos Céus.

      Meus sinceros sentimentos.

      Forte abraço.

    9. Muito obrigado pelas palavras, pessoal. Apesar de não conhecê-los pessoalmente, tenho grande respeito e consideração por cada um de vcs. Peço perdão mais uma vez ao João e os demais participantes, por usar o espaço para um assunto pessoal . Obrigado a todos. Fiquem com Deus!

    10. NANDO boa noite, só agora li seu post.
      Creio que seu pai estava por volta dos 92 , 93 anos , vc já tinha comentado.
      Desejo muita força a você Nando , a seus irmãos ( se vc tiver), aos netos , a toda a família. Que Deus na sua misericórdia, possa confortar a quem retorna a pátria espiritual, e a quem fica.
      Sem Duvida, vc se distancia fisicamente ( não perde) , de seu grande amigo, que estara sempre na sua mente e no seu coração. E perde sim, o fluminense, um ilustre e devotado torcedor.
      Um forte abraço a vc , e muita paz no coração.

  4. Peguem a Live do Villela de ontem, e escute o que o Edmundo falou do clube Kkkkkk
    E isso é até hoje.
    ” Vilella, me desculpe a sinceridade, mas o Flu é um clube paternal, muito tranquilo, Não tem cobrança”
    Isso serve tanto para a oposição e para a torcida também.

    1. Prezado amigo tricolor, o Palmeiras é muito favorito ! Além de ter um time melhor, nosso retrospecto lá é um desastre ! Em 7 jogos disputados no estádio novo dos caras, nós NUNCA vencemos NENHUM jogo. Isso mesmo, nenhum ! Foram 7 DERROTAS e vergonhosos 3 míseros gols marcados. Um verdadeiro massacre né ? Eu, sinceramente, ficaria extremamente surpreso se conseguirmos um empate, porque vitória é pouquíssimo provável.

      ST

  5. Pronto, Nando, a rodada foi encerrada.
    Apenas o Ceará fez o dever de casa.
    Oh, Inter 1x 0Juventude não conta, ambos são do mesmo estado.
    Tá vendo, Nando? Isso é futebol. O imponderável sempre presente!!

  6. Respeito a dor terrível de Arce, mas penso que o adiamento, na essência, é um “passar de pano” da Conmebol no Cerro em razão do grosseiro erro do árbitro no jogo passado por conceder aos paraguaios um prazo maior de treinamento sob a direção do próprio Arce ou do seu assistente, que assim poderiam perfeitamente dirigir o Cerro no jogo contra o Fluminense sem a necessidade do adiamento. Mas que o evento sirva de lição para essa idiotice brasileira de “poupar” jogadores, a resultar na acumulação de datas com a Copa do Brasil. Nos últimos anos, port aqui, o técnico de melhor aproveitamento foi J Jesus, que não poupava ninguém. NINGUÉM! PORRA ROGER, APRENDE!

  7. O Gremio nao havia vencido , eram 06 empates e 03 derrotas, perdera todos os jogos fora do seu dominio entao pega o eterno levantador de defundos e consegue sua primeira vitoria.
    Triste clube que tem como lateral direito duas toupeiras chamadas Igor Juliao e Calegari, se esses dois sao laterais eu sou cientista nuclear.O burro com sorte com suas substituiçoes erradas conseguiu piorar o que ja estava ruim, a saida do nosso melhor jogador em campo Luiz Henrique foi um erro grotesco.
    Ainda ha tolos que acreditam nesse entregador de camisas disfarçado de tecnico.

  8. Com essa semana de “treinamento” o Roger finalmente vai poder provar pra gente que ele não entende nada de treino kkkkkkkkk
    O time vai voltar a mesma coisa, chutando mal, zero jogadas, time espaçado, e jogando a bola dentro da àrea para o Fred.
    Resumindo: estamos ferrado com Roger. O importante nesse momentos é ser forte kkkkkkkkkk

  9. Essa desorganizada Conmebol , poderia ter avisado que ia adiar o jogo (justo motivo) que o homem das camisas para o alto , poderia ter entrado com um time melhorzinho contra o Grêmio. Perdemos , não vamos jogar contra os mulambos do Paraguai e ainda, por cima vamos enfrentar o Palmeiras aa encima na tabela . Tempo para treinar ele vai ter mas….

  10. É + 1de tantos! Segue o baile…
    Realidade do futebol brasileiro, o resto é chilique!!
    Com vinculo até o fim de 2021 com o Santos, Kaio Jorge não estenderá sua permanência na Vila Belmiro, e já pode assinar um pré-contrato com outro clube.

    O Milan, no entanto, cogita envolver um pagamento ao Peixe para que a liberação do atacante seja antecipada o quanto antes e ele possa fazer parte do elenco de Stefano Pioli. Os valores para esta saída imediata não foram revelados.

    A diretoria do Santos já considera encerrada a negociação para que o jogador renove contrato, e entende que há dois caminhos possíveis para os próximos dias.

    “De maneira simples, temos duas situações: acontecer algo na janela (de transferências) e anteciparmos os seis meses do fim do contrato, até para levantarmos algum recurso, ou o Kaio ficar até o fim do ano, com uma entrega técnica, e não acontecer nada até lá. Lidamos de forma um pouco tranquila sobre ter o Kaio conosco para entregar o que puder até o momento de sair algo”, disse André Mazzuco, executivo de futebol do Santos, em entrevista ao canal ‘E só dá Santos’ no último dia 08 de julho.

  11. Jogo da Libertadores adiado e o Roger 30% vai ter uma semana livre para treinar, isso se não derem folga para os jogadores, não acredito muito que caso haja treino o time melhore alguma coisa.
    Roger 30% é fraco, mas sabe falar umas palavras difíceis e isso deve agradar o Mário Bitcoin..
    Enquanto isso o Fluminense já despenca na tabela e estamos a 11 pontos do líder.
    #FORA ROGER!

  12. Jogo da Libertadores adiado…justamente, diga-se.
    E foi remarcado para a véspera do 2° jogo decisivo, pela CB, contra o Criciúma!
    Desta vez vc vai poupar em qual dos dois jogos, treineiro horroroso: contra o Cerro ou contra o Criciúma?
    Perdemos para o lanterna, e vc deixou escancarado, prá todo mundo, que vc não acredita no time no Brasileiro.
    Se fu*eu nessa, hein?
    Otário é otário. Não existe 1/2 otário.
    E nós é que somos fracos… né, Tricolor Baiano?

    1. Meu caro Tricolor!
      Em momento algum dissemos que alguém é fraco!
      Dissemos que Fluminense é para os fortes! Sim senhor!!
      Muito embora, k pra nós, aqui tem muito siri na lata!
      Já já ficaremos conhecidos como a torcida Flumedroso!! Ou Medrosoflu. Sei lá.

  13. STT.

    Força e paz ao técnico Arce. O Roger poupou jogadores, perdemos uma das partidas mais fáceis do Campeonato Brasileiro e não vamos jogar na terça feira. Por que não poupou só o Fred e o Nenê e os mais velhos? Venceríamos a partida e chegaríamos aos 20 pontos a frente do Flamengo na sexta posição. Valeu a pena? Jogadores de futebol ganham a hora mais cara do mundo, trabalham só quatro horas por semana. Treinar é uma diversão e ainda ajuda na saúde física e mental. Poupar pra que? Se lesionar tem outro querendo a vaga, é um acidente de trabalho como qualquer outro.

    Saudações Tricolores.

    1. Nando, até o momento só o Ceará venceu em casa. Calma! No futebol vence, empata, perde, esqueceu?
      Vai uma império LAGER?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *