O imprevisível Flu

Ao vencer o Athletico na Arena da Baixada, o Fluminense voltou a surpreender.

Nem tanto pelo triunfo em si, mas pela confirmação de sua frequente e enervante variação de apresentações.

A irregularidade é o que há de mais regular neste Flu de Odair, que vinha de atuação apagada há apenas três dias.

O torcedor nunca sabe como o time irá se apresentar.

Nesse começo de Brasileiro, calhou de o Flu jogar bem – e vencer – dois de seus adversários mais duros: o Inter, atual líder da competição, e o Athletico na grama sintética, uma aliada do Furacão desde 2016 (o Palmeiras só veio a colocá-la no Allianz Parque em 2020).

Desclassificado em fevereiro pelo Unión La Calera (CHL) na Sul-Americana, o Fluminense não foi a campo com todos os titulares.

O medo de nova eliminação precoce bateu à porta de Odair, que poupou Nino, Nenê e Evanilson para o confronto de terça, contra o Figueirense, pela Copa do Brasil.

Foram escolhidos para o lugar Digão, Ganso e Luiz Henrique, todos bem, com exceção do último, que logo saiu, lesionado na coxa.

Outra novidade esteve na lateral direita: Julião perdeu a vaga para Calegari, que não repetiu, porém, a boa atuação da recente vitória contra o Botafogo.

Já Muriel não deu lugar a ninguém, mas fez seu irmão mais famoso se orgulhar de sua defesa salvadora no lance final.

Ainda bem, porque o empate não seria justo.

A verdade é que o Fluminense se posicionou o tempo todo no campo ofensivo, teve, principalmente com Michel Araújo, atuação convincente e, desta vez,  jogou bola para ganhar.

Ainda que tivesse que marcar três vezes para que apenas um gol valesse.

***

Com compreensível atraso neste ano de pandemia, chegou às bancas o tradicionalíssimo Guia do Brasileirão da Placar, lançado pela revista desde 1990 (sem interrupção desde 1994). A capa da edição, que marca os 30 anos do guia, traz Fred como destaque do Fluminense. Antes, Placar já o havia feito em 2009, 2012 (guia do segundo turno, publicado pela última vez há cinco anos, com Ronaldinho Gaúcho representando o Flu), 2013, 2015 e 2016.

A pouco mais de um mês de completar 37 anos e já com a carreira em declínio, Fred merece todas as honras pela trajetória de glórias e inúmeros serviços prestados ao Fluminense – fora de campo, inclusive, como garoto-propaganda para planos de adesão ao clube. Jogador de Copa do Mundo, conhecido mundo afora, Fred continua sendo indiscutivelmente o nome mais badalado do Flu depois que voltou, de bicicleta, às Laranjeiras, durante o recesso.

Mas ao colocá-lo em relevo ainda em 2020, mesmo tendo um Evanilson voando no elenco, Placar, ciente da idolatria do craque entre os torcedores tricolores, pareceu querer “jogar pra galera”, ignorando o débil estado atlético do capitão, o qual, justamente pelo tempo que levou para colocar a edição na rua, a revista teve tempo de sobra para observar desde a sua chegada.

Não tardará e, tal como Richarlison, contratação mais cara da história do Everton (45 milhões de libras), o jovem atacante do Flu, que já anda por sinal na mira dos ingleses, também estará brilhando em gramados da Europa.

Muito provavelmente antes mesmo do guia de 2021.

[Fotos: Mailson Santana/FFC e Veja]

***

O Terno e Gravatinha também está no Instagram. São postagens diárias, com fotos do passado, presente e muitas recordações. Siga-nos lá: @TernoeGravatinha

***

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Fanpage do Terno e Gravatinha no FB: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

104 thoughts on “O imprevisível Flu

  1. Opa, opa. Agora é “join the discussion.
    Breve a gente “vamo termos que falarmos ingreis”. Fica bom, não?

    Boa vitória, e eu comemoro todas essas conseguidas de modo inquestionável, sem nenhuma rusga. Mas comemoro em casa, nunca saio pra rua vestido de roupa diferente, enfeitada de plumas , paetês, lantejoulas, isso que um certo amiguinho costuma fazer, mas…mas…mas quando o time perde, o que soa bem pior.

    Mas o Fluminense poderia ter vencido esse jogo de maneira bem mais ampla e tranquila. O time deles entrou com certo cuidado de não ir para cima adoidado, mas o nosso deixou a zaga deles sair tocando bolas como bem quisesse, achando colegas livres para receber. Eles chegaram até de modo perigoso na nossa defesa por conta de atacante ver defensores saindo com a bola, e, em vez de correr veloz pra cima deles, vai se afastando, com preocupação com o jogador atrás de si que possa recebe essa bola,.

    Lembrando o sucesso do Flamengo no ano passado, foi porque o técnico mandava seus jogadores pressionar jogador adversário na defesa e no campo todo, a gente via um lateral receber, e, antes que se acertasse com a bola, já havia um jogador chegando veloz para cima dele. Isso tira a tranquilidade, o cara não consegue fazer um passe perfeito pro colega. Quando um técnico exige que seus comandados procedam dessa maneira, ele vira o maior técnico do mundo. O antidoto para isso, é o atacado ter habilidade no drible curto, no jogo de corpo, quando o inimigo chega como doido, e ter sangue frio para fazer o que sabe com a bola. O diabo é que poucos têm habilidade hoje.

    Eu continuo achando um desperdício desse técnico ter quatro bons zagueiros no plantel, mas manter esses dois sozinhos ali atrás. Fico em suspense vendo o Nino sair pelo lado direito, ir embora, lá na frente faz esses passes em diagonal tentando o centro, e eu vejo o seu lugar lá atrás vazio, o outro zagueiro no lado esquerdo. Se esse passe é interceptado e o cara toca no espaço a nossa defesa estará frita. É preciso ver isso. Tomamos um desses contra o Palmeiras.

    Mas, pensando bem, como pode o pessoal da Globo exibir aquela tabela antes de todos os jogos, propagandeando que é compilada por esse consorcio deles que mostra somente o número de infectados e dos mortos. Faz isso num momento de lazer, em que alguém quer ver uma programação qualquer até para relaxar, e os miseráveis sempre focando no caos. Pior de tudo é que há muito mais gente que se recuperou do que a soma dos que infelizmente se foram, mas eles não completam a tabela mostrando isso.
    Lamentavelmente acabarão por provar que muita gente do grupo de risco morreu de pânico.
    (26/08/20)
    <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  2. Marcelo goleiro, na mira de gigantes europeus, Calegari, André, Wallace, João Pedro, Marcos Paulo e Luiz Henrique, todos daquele time que foi a melhor geração do Sub17 já formada no Fluminense.
    Time prá muitos anos!
    Enquanto isso, é isso que temos visto!

    1. Serao todos vendidos por uma mixaria….. E assim que eles fazem dinheiro. E ficam com a lenga-lenga que precisa vender para “pagar contas”. Pegue a relacao de todos os jogadores vendidos desde que a Flusocio assumiu o poder, e Mario Bittencourt e Flusocio, e veja o quanto foi amortizado da divida. ZERO. Porque a mesma nao para de crescer. Se paga divida com PREMIACOES, com campeonatos, titulos. Pesquisem como o Bayenr de Munique formou o time atual deles…..
      O pior e que eles vendem poor uma ninharia e ainda tem a PACHORRA de “repor” a venda. Com mais de 40 jogadores no elenco…. Mas a vend anao era para pagar dividas? Cmo e que se gasta grande parte da mesma “repondo” o jogador? O casop Richarlisson e quem e o quanto pagaram pela “reposicao” era digno de um processo por gestao temeraria……

        1. Usando um “termo tecnico”. O Elias Duba pode chamar o Mario Arco Iris de agente de jogador, ser ameacado de processo, e ficou por isso mesmo; porque pelo visto era verdade. Como o presidente e pavao, se eu uso o termo verdadeiro aqui, e nao sou conhecido, ele pode querer aparecer e me processar. Mas levar o Peter e o Abad a justica ele nao leva…….

    2. Só o ataque do Sub 17 Luiz Henrique, João Pedro e Marcos Paulo pagaria pelo menos a metade da dívida do Flu. E detalhe divulgado na época: todo o time praticamente era do Fluminense .
      Não é à toa que a palavra AUDITORIA nem existe nas Laranjeiras.

    3. Talvez a demissão do Diniz, tenha sido motivada, pelo fato de que ele iria usar os jogadores da base. Isso atrapalharia os planos da flusocio proprietário.

  3. Menos mal, turminha ! Menos mal !

    Parece que o Claybom vai manter o Calegari na lateral direita.
    Volta com o Nino no lugar do Digão.
    Outro tiro na mosca : Ganso e Fred no banco.
    E mantém o meio-campo com Yuri, Dodi, Michel Araujo e Nenê.
    Sendo o ataque formado por Evanilson e Marcos Paulo.

    Pode dar caldo, sim, turminha !
    Se pode !
    Pode sim !

      1. Pelo menos joga no 4 x 4 x 2, Pior seria 4 x 3 x 1 x 2. Michel Araújo tomou a vaga de um volante na bola. O técnico não é cego de um olho, apenas demora a entender. Falta o André entrar no time na vaga do Yuri. Vamos classificar para a próxima fase da Copa do Brasil.

        Abraços.

    1. Assoprou, depois morde.
      Kkkkkk.
      Em comentário anterior sugere Digão (que sempre criticou) no lugar do Nino.
      Bipolaridade em alta.
      Mas vamos que vamos.
      Kkkkkk

    2. Não acredito em Nenê e Marcos Paulo não pode ser ponta esquerda , colocaria Marcos Paulo na posição de Nenê e Pacheco na vaga de Marcos Paulo na esquerda , ja que Luiz Henrique esta machucado , outro que não jogaria Yuri , André ja.

  4. Vejamos o que vai acontecer, como sempre acontece mesmo.

    É só alguns jogadores .do time começarem a aparecer, e os outros já começam a fazer ofertinhas por eles, isso, com muita certeza, com o dedo do “corretor” dele no teclado do celular conectando aqui e ali, porque esses caras têm interesse que seu pupilo mude de clube já que é isso que lhes garante a profissão..

    O Inter já meneou a cabeça para o Evanilson, há papo de que Diniz quer o Dodi, e esse meu parente uruguaio, continuando nesse ritmo, logo será ofertado para o exterior pelo seu “corretor”, que já sabe que o clube que o pôs na vitrine não tem chances de compra-lo. , .
    Isso cria um clima bem brochante no clube, quando algum jovem promissor é cobiçado pelos poderosos, e, quase sempre, “torrado nos cobres”. Esses que alguns “técnicos” deploram, e só notam depois que eles vão embora. . .

    Sobre o final da Uefa, esse time do Bayern é bem treinado, mas dá sorte demais. No primeiro lance sério de gol, a bola do Neymar passou por baixo da perna dele e esbarrou na sua mão que ficou perdida atrás dele, e mudou o rum o, não continuando com a velocidade normal para o gol, parecendo a mãozinha do sobrenatural. Outros perderam chances que não podem perder.

    Mas eu penso que um treinador não tem direito de colocar o Neymar na lateral do campo, com um marcador implacável pelo lado de fora que é a linha, e um ou dois inimigos por dentro, o que tira muito do potencial do jogador, e faz o mesmo com o Embapé. Será que é o Ney que pede para jogar assim, e o Francês o imita?

    Pombas, esses dois têm que jogar no centro do campo, pelo miolo dele, pois driblam para todos os lados, sempre podem achar uma brecha. e isso acarreta problemas demais para uma zaga, que não pode ficar só com dois marcadores para eles.

    Mas, pensando bem, o Embapé não jogou porríssima nenhuma nesses jogos que eu vi. Não demora, o PSG quer troca-lo pelo Miguel, este que, pelo que demonstrou, sempre que atuou, já merecer ser tratado com mais atenção. Tão de bobeira lá, não? .
    (24/08/20)
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>><<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<,

    .
    . .

      1. Opa, Senhor Corregedor do Blog.

        Não sabia que havia galgado tal posto, e já está implantando as suas severas diretrizes. Mas diga quais são os seus auxiliares que completarão esse “time” que passará a rotular o que eu posso e o que não posso mais dizer aqui.

        Assim, em contribuição, sugiro dois nomes para compor esse “órgão”: o Amiguinho de Saquiá, e o Limontam, justamente porque eles ficarão felizes de poder diminuir o meu poste que eles sempre acharam grande e desajeitado para ler, e que Vossas “insolências” combatam as injustiças que são cometidas por aqui.

        Mas é preciso colocar um portal bem explícito para receber esse conteúdo a ser analisado, para que façam essa verificação com certa urgência, e não levar anos como é feito em algum órgão inspirador.
        (25/08/20)
        eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

        1. Apenas fiquei feliz por ver um comentário seu em que não criticou nenhum colega de Blog.
          Eu havia lançado este desafio a você. Lembra ? Ou não leu ?
          Mas, insisto, você tem muito mais a contribuir nesta linha de ação, meu caro.
          Queira-me bem !
          O intuito é ajudar. Tão somente isso !

    1. PCA,

      Falei com você sobre o assunto: “a negociação dos nossos jovens”. Eles contratam os mais jovens porque são mais baratos e podem moldar o estilo de jogo a maneira deles jogarem. Quando contratam jogador mais cascudo bom de bola, eles pagam muito mais caro. Tem a história da comissão, que alguns dirigentes adoram. Pensa bem! Você ficaria com o Muriel para vender o Marcelo? Eu não ficaria! O Marcelo tem o salário bem menor que o do Muriel e é jovem, vai jogar por muito tempo. Então o que é estranho nisso tudo? Não é por questões financeiras e sim por questões de comissão. Vejamos: vendemos metade do time sub-17 e contratamos Muriel, Ganso, Nenê e Fred. O salário desses caras paga o dos jovens que foram embora. Vou repetir de novo: não é questão financeira e nem que os clubes europeus tem muito dinheiro, é questão de comissionamento. E outro fato muito importante: lá quem contrata jogador é o dono do clube, para evitar que técnicos peça a contratação e a comissão do negócio. É muito simples, jogador pertence ao clube, técnico é contratado, vai embora e o jogador fica. Understood. Você estava falando sobre o jogo da decisão da Europa. O PSG contratou jogadores caríssimos e montou um bando de jogadores enquanto o Bayer vem formando um time por muito tempo, nada de absurdos financeiros. O Lewandowski, Neuer e o Miller jogam juntos por muito tempo, eles tem um conjunto, são multi campeões. O Fluminense poderia fazer isso, o Clube ganharia mais dinheiro do que vendendo jogadores da Base, mas a ganancia dos dirigentes não deixa. Quem perde dinheiro é o Clube.

      Abraços.

  5. Vamos ver se o Claybom irá manter o Calegari na Lateral Direita.
    É o que deve ser feito, na minha humilde opinião.

    Se quiser ser ainda mais justo, deveria manter a dupla de zaga, i.e., Digão e Claro.
    Com aqueles dois ‘Trivelatos’ fazendo o barulhinho da chuteira na grama, chegando, não há atacante que mantenha os dois pés no chão. Já é meio caminho andado para tomar-lhe a bola.
    Por mais que eu goste do Ninho, creio que o momento é dos dois ‘homens de pedra’.

    Na meiúca eu entraria com o Yuri, Hudson, Dodi e Michel Araújo.

    No ataque, com Nenê e Evanilson.

  6. Amaury, em relação ao que vc citou, é tudo brincadeira , e tenho certeza que eles dois (dupla dinâmica) sabem disso…o lance das plumas, confetes e serpentinas, é uma ‘alegoria’, para representar torcedores q se conformam com pouco e comemoram qualquer simples vitória entusiásticamente… nunca no sentido de menosprezar quem quer q seja.
    Se pararmos pra pensar, há 8 anos que o Fluminense não ganha nada, vem lutando apenas pra não ser rebaixado e tá só vendo o framengo tirar a diferença de vitórias em decisões de títulos, o q era motivo de orgulho de todo tricolor antigo.
    Eu não me conformo com isso, e tenho certeza de que a maioria absoluta de tricolores q tem mais de 50 anos também não…
    mas Oni e PCA, com todo o respeito, parecem não se incomodar. Estão sempre satisfeitos, parecem não se indignar com derrotas e atuações vergonhosas.
    Oni então, continua colocando a culpa na torcida, mesmo na atual situação em q nenhuma torcida está indo aos estádios.

    Tirando isso, e o estranho hábito de frequentarem vestiários e banheiros masculinos, não tenho nenhuma discordância com a dupla (dinâmica).
    👍👍

    1. Nando, agradeço pela bem intencionada iniciativa em esclarecer as coisas.
      Entretanto, meu caro, eu sempre percebi tudo aquilo como brincadeiras.
      Apenas que em uma linha de duplo-sentido em que não sei atuar, reconheço.
      Até acho muito engraçado, mas admito que não tenho ‘jogo de cintura’ para tal.
      Os dois amigos são ótimos e creio que estão um pouco ‘enciumados’ porque eu ando expondo pontos de vista um tanto divergentes em relação aos deles.
      Mas, tudo isso é saudável se levado com boa educação, como é o caso.
      E, afinal de contas, não estamos atrelados a posições ‘estatutárias’ que nos obriguem a seguir esta ou aquela linha de pensamento.
      Ainda bem !
      Saudações tricolores, Nando.

    2. Sabemos sim, Nando, a ‘brincadeira’ também é uma forma de comunicação, da qual vc é genial!
      Lembra do Gum Guerreiro? Vc, transformou em Gum Garibaldi, kkk muito bom! E o Orinho eterno? Muito bem aproveitado pelo Amaury, q vaticinou Orinho+Nando=Orinando. Uma bela homenagem, né não? kkk
      Em relação ao nosso Flu, acredite q nem eu, e muito menos o PCA, ficamos satisfeito com pouca coisa.
      Se pegarmos o Flargh como paradigma/parâmetro, o nosso maior rival, time de maior torcida e mais rico, podemos perguntar: a exceção de 2019, o q foi q o Flargh, ganhou nos últimos 8 anos? Não vale o carioca, né Nando, afinal, qdo tinhamos a hegemonia do Estado, vc era o primeiro a dizer: carioquinha/ carioqueta NÃO vale. Sem esquecer q nos últimos 8 anos, o Flargh, foi nosso parceiro nas escapadas da segundona.
      Quanto a culpar nossa torcida, permita-me FUNDAMENTAR…Nando, sabemos q o Flargh NÃO era clube de futebol, apenas regatas.
      E quando passou a ser um time de futebol, o nosso amado Fluminense, já existia, tinha a hegemonia do futebol carioca e muitos torcedores, milhares de torcedores. O q foi q aconteceu Nando, para um time caçula, o caçulinha do Estado, passasse a ter a maior torcida do Estado? Superando, inclusive, o campeonissimo Fluminense Football Club.
      Nando, em q momento da história sucedeu esse fenômeno? Duas alternativas: teria o torcedor tricolor migrado (virado a folha) para o Flargh, tal qual ocorreu com alguns dos nossos atletas?
      Nando, em 1970, ocorreu o primeiro campeonato nacional, o Fluminense foi o seu CAMPEÃO!! Em 1970, o Fluminense tinha mais de 10 títulos estadual em relação ao Flargh, e pasmem…em 1970, o Flargh tinha 4,5 vezes mais torcedores q o Flu.
      Ora, ora Nando, lá em cima, vc usou o interstício de 8 anos, como fator preocupante (ausência de conquistas) se dizendo muito incomodado.
      Afinal, conquistar títulos, vencer a maioria do jogos, ter os melhores jogadores é a receita para o time ser popular!
      O Flu, sempre faturou títulos, sempre teve os melhores jogadores, sempre contribuindo com jogadores para seleção canarinho.
      Então, o q foi q aconteceu com o nosso torcedor?
      Segunda alternativa: teria o nosso torcedor morrido, Nando?
      O diabo do flargh, conquistou o primeiro título nacional, 10 anos após o Flu ter conquistado. Nesse interstício, a nossa torcida só diminuí e a do flargh só cresce.
      No quesito capacidade+ honestidade…se o Flu, tem dirigentes desonestos e/ou incompetentes. O Flargh, tem 10.000 vezes mais. Quem não lembra, do baiano Edmundo Santos Silva, presidente do Flargh, e a empresa suíça de marketing esportivo ISL? A época foram desviados mais de US$ 12 milhões.
      Voltando para o presente, ano 2020, o Fluminense luta bravamente, para chegar a 38 mil sócio torcedor. Detalhe importante: segundo MB, antes da chegada do Fred, o Fluminense tinha 14 mil sócio torcedor!
      Isto posto, reitero e reafirmo ser o Torcedor Tricolor, o grande responsável por tudo q aconteceu e acontece com o Fluminense Football Club! Sempre lembrado q na história centenária do Fluminense, nunca existiu presidente q NÃO fosse seu torcedor. E q o Fluminense é propriedade do seu torcedor.
      Quero dizer: eu, você, PCA, Amaury e demais participantes do blog.
      Forte abraço!!

    3. Pois é, pois é, Amiguinho.

      Amaury ficou preocupado por imaginar que eu o estava vinculando ao seu passado de frequentador de certos bailes que haviam no RJ. .

      Mas eu só disse que preocupava o fato de que ele já vive dando crédito a tanta inconstância sua nessas análises muito “acuradas” em torno da situação do clube tricolor, e nessa sua ânsia de ver o time tricolor atual tomar uma goleada humilhante como o Barça tomou recentemente.

      Se eu tivesse colocado a linha que o aborreceu mais abaixo como um parágrafo independente, o que ela é, ele a teria dissociado de qualquer possível alusão a sua (dele) intercessão por você. Pior que ele nem sabe o que você e o Iludido frequentam hoje. .

      Mas vou dizer uma verdade para você. Neste blog, há dois tricolores, PCA e ONi, que torcem pelo Fluminense com lealdade explícita, que não tratam jogadores dele como inimigos. Não os escorraçam, não os vivem culpado por derrotas já que sabem que é o grupo todo que perde ou ganha. Que há momentos em que o jogador só pode fazer o que der numa fração de segundos que tem para agir. Não os qualificam como essa imundice toda como alguns fazem, justamente esses que exigem que ele – mesmo sendo uma droga -, ganhe o próximo jogo contra um bonzão, mas, depois, têm ataques de pelancas até se ele consegue empate.
      Nós somos torcedores de primeira linha. Coisa rara. .
      (24/08/20)
      ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++,

  7. Vamos nos associar! Estamos em 37.503. Se chegarmos a 40.405 poderemos pagar um mês de salário ($ 400 mil) do ciclista. Vamos lá, galera!

  8. 37502. É a expressiva marca de sócios adimplentes do clube. E crescendo. Vou comemorar.
    Vitória sobre o CAP em seu campo de gramado sintético, com três gols feitos, por um válido. Comemorei.
    O time jogou bem. Um lateral da base. Dois zagueiros “reservas” – os mais jovens diriam aleatórios -, desacreditados, que não gozam da simpatia dos críticos de futebol. Dois meio campistas que sabem jogar futebol. Yuri descobriu que pode ir até a linha de fundo e cruzar a bola. Muitos motivos para comemorar.
    Isso tudo é estupendo.
    Mas o que está me deixando muito contente, é que eu não vi um certo cracaço de bola “fazendo de conta” que joga futebol, enquanto os outros se matam pra cobrir sua “ausência”. O time venceu um adversário que não vencia há séculos, em seu campo, em seu lugar, em sua casa. Sem “ele”, isso tem um valor. Vou comemorar.
    Vou comemorar porque na CB talvez tudo volte ao normal, padrão de qualidade “ridículo é pouco”.
    Vou comemorar como se fosse uma onda de felicidade interminável.

  9. Notícia ainda para ser confirmada dá conta da possível venda do goleiro Pitaluga para o Liverpool.

    Mesmo com a draga que o Fluminense convive, talvez seja a hora do MB dizer para o Clube da terra dos Beatles que não negocia os direitos pela atitude que eles tiveram lá atrás com o Allan.

    Mas sabemos que no mundo do futebol tal situação vai parecer a mesma com a venda do Pedro para a Fiorentina.

    A lamentar ainda que caso essa venda ocorra, o Fluminense vai perder um bom goleiro.

    1. Que ainda não foi utilizado no time profissional. A Flusócio continua mandando no futebol do Fluminense, administrando a venda dos jogadores da Base. Enquanto o futebol profissional e a Instituição fica a ver navios. Muda os nomes mas os negócios continuam os mesmos.

      Abraços.

    2. Calma, a venda não vai acontecer assim tão rapido,
      primeiro tem que transferir os direitos do moleque pro Tombense, e ficar com 10% mais o direito de vitrine, e como ele nem vai jogar, não vai ter vitrine, só vai restar os 10%.

      1. E o q aconteceu com o centroavante, Matheus Pato, deve ter 24 a 25 anos, e continua no Flu. O taco espirrou? Erro de cálculo? Explica aí, Gui.

  10. “Mário utiliza conta do clube para rebater
    “fake” e é alvo de críticas dos torcedores”.

    Abaixo, fragmentos da resposta do presidente.

    “A artimanha que criou tal confusão se assemelha às estratégias de grupos políticos de oposição. Os mesmos grupos que transformaram a política do Fluminense em uma nociva rede de intrigas.”

    Tá vendo Nando? Você tá fazendo escola. Fique esperto! Estamos de olho!

  11. Poizézézézézézézé (agora ficou gravado 😄😄). Andei dando uma olhada na tabela. Embora esteja toda defasada (times com 3,4 e 5 jogos), dá para notar claramente que o Flu vai estar numa posição intermediária (talvez décimo ou décimo primeiro lugar), quando todos tiverem o mesmo número de jogos.
    Estamos em sexto…o Inter tem 12, o fiasco tem 100% de aproveitamento, o Bahia os mesmos 7 pontos, só que em 3 jogos.
    Mas nenhuma dessas 3 torcidas está soltando fogos de artifício, com direito a confetes, serpentinas, plumas, paetês e lantejoulas, como a dupla dinâmica do blog, que acha q só eles dois torcem pro Fluminense e ficam felizes com as vitórias.
    É muito fácil entender pq o Fluminense está nessa lama…o pensamento da diretoria e dos últimos 3 presidentes é exatamente esse…15o lugar é pra ser comemorado entusiásticamente, qualquer vitória é conquista de Champions e não ser rebaixado é motivo pra churrascada.

    Voltem pros vestiários masculinos, amiguinhos…vcs são torcedores de Olaria ou XV de Piracicaba 😁😁👏👏👏

    1. Você já teve dias melhores, Nando, esperava algo mais criativo!
      Pode relaxar… não vou te abandonar!
      Não tenha dúvida, o Fluminense está na situação q está, por causa da sua torcida.
      A torcida de arquibancada, pq não frequenta os estádios como deveria…diferente de outras torcidas, tudo é motivo para não ir aos jogos do Fluminense; já a torcida q compõe administração do clube, essa vc sempre faz elogios. Peter Siemsem, Abad, MB, Horcades e cia.
      Em tempo: todos guardam ponto em comum, TORCEDOR RAIZ do Fluminense, sem esquecer a torcidinha maledicente!

    2. É isso aí, Nando. No jogo mais fácil até o momento, contra o Bragantino, perdemos! Vencido o jogo, estaríamos bem posicionados na tabela. Na hora de separar a nata, ficamos com o soro. Não está na hora de ninguém comemorar. Mais pra frente, quando os times se agruparem entre os de cima, os do meio e os de baixo da tabela é que veremos quem é quem. Agora são conjecturas.

      Abraços.

    3. Pois é, ONI.

      Esse “amiguinho” sempre foi esse tricolor cinzento, ele nunca diz que torce por uma vitória do time, como todo torcedor normal faz. Ele nunca confia no time, mas vive exigindo vitória, e esculhamba até um empate contra times cascudos. Disse que o time não ganharia um pontinho sequer nesses jogos que faria nesse início, e está com tudo atolado na garganta.

      Nem está torcendo para que o time se recupere e vá ganhando esses pontinhos que nós outros tanto gostamos, mas que ele jurava que não os ganharia, e diz que já está analisando a tabela agora, e, pelo que sentiu, já demonstra contentamento porque os outros ainda não entraram no jogo como deviam, e, para o Flu, só resta mesmo o caos quando os bons chegarem.

      Ele esquece que fez campanha a favor do Mário, e soltou fogos e mais alguma coisa quando ele se anunciou candidato, foi eleito e assumiu, apostou que a coisa ficaria boa, mas já virou as costa para presidente, e o considera, agora, igual aos da Flusócio. Passa confiança, um cara desse??.

      Mas ele vive com esse papo de que há torcedores aqui que fazem festas por qualquer vitória, e sempre cita esses enfeites “plumas, paetês, lantejoulas”, deve adorar isso, e será que não foi chegado a um “baile dos enxutos” daquela épocas?
      O que preocupa é que o Amaury já vive intercedendo por ele agora, Já manjou?
      (23/08/20)
      >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

      1. Um dia vocês entenderão que não tenho posições pessoais contra ninguém aqui no Blog.
        Se alguém assumir aqui no Blog uma posição contrária aos interesses do Flu eu intercederei e me colocarei em posição oposta, se julgar que isso seja conveniente na ocasião.
        Como você citou meu nome, vejo-me no direito de esclarecer que não tenho absolutamente nada contra o Nando, a quem considero um ótimo escriba aqui do Blog. Discordo dele – assim como ele de mim – sempre que as circunstâncias mostrarem este caminho.
        Nando gosta muito de brincadeiras com frases e/ou palavras de duplo sentido – águas em que você e o Marmund gostam de velejar. Não é o meu caso. Não sei e não gosto de tais coisas. E o Nando, certamente notando isso, respeita e não me inclui em tais brincadeiras.
        É sinal de respeito, ao qual eu retribuo com reciprocidade.
        Um abraço, caro amigo PCA.
        Despreocupe-se a respeito do Amaury.
        Muito grato, mas já sou crescidinho e sei me cuidar.

        1. Caríssimo Amaury, relaxe! Nada do q dissemos pode te alcançar, salvo o nosso imenso respeito e carinho pelo ilustre Tricolor q vc é, Saravá!!
          Nando é uma grande figura! Pessoalmente gosto do amiguinho, é inteligente e muito bem humorado.
          Todavia, divirjo diametralmente, quanto a forma do Nando protestar!
          Pois, em nada soma, em nada ajuda o clube.
          Tenho absoluta certeza, q esculhambar o clube, seus atletas e comissão técnica NÃO é a ferramenta adequada q precisamos para corrigir eventuais erros.
          Sem esquecer q estamos lhe dando com ‘futebol’, talvez o único esporte em q o mais fraco (menos poder aquisitivo) pode vencer o mais forte (maior poder aquisitivo). Nando e seus seguidores precisam entender isso. Forte abraço!

      2. Nando, tá sempre dando as costas, PCA. Kkk
        Confesso ter muita simpatia pelo amiguinho. K pra nós, PCA, o Nando é um xaropinho!! Sabe nada inocente.
        O nosso Amaury, é uma figura carimbada do blog, inteligente, conhece de bola e como Nando, muito bem humorado!
        Todavia, não tem o mesmo talento do amiguinho, q em matéria de esculachar o clube, atletas e comissão técnica é imbatível.
        O nosso bom Amaury está em outro patamar. By Bruno Henrique.
        Em tempo: o amiguinho Nando, é frequentador do baile na Cinelândia e Quinta da Boa Vista.

    1. Se tiveram um bom desempenho e acho que foi assim, o gênio vai desmontar o que está dando certo, só pra ter seu atestado de estupidez carimbado.

  12. Vitória muito boa e totalmente inesperada ! Não pude acompanhar o jogo no tempo real, mas vi os melhores lances depois na internet. Pelo que pude perceber, o time criou boas chances ofensivas e deixou aquela lentidão e toquinhas inúteis -dos jogos anteriores -para trás.

    Éesse tipo de postura que eu quero ver em campo. O Flu não pode entrar com medo de perder ou de levar gols. O time deve visar fazer gols e vencer as partidas (tanto dentro quanto fora de casa). Parece que o Ganso fez sua melhor apresentação com a camisa tricolor até aqui. Tomara que mantenha isso e não volte a ser aquele jogador apático e inoperante.

    Valeu pelos 3 pontos ! Quanto mais vitórias tivermos, menos dor de cabeça teremos lá no fim do campeonato. Terça teremos o jogo de volta pela Copa do Brasil e a margem para erros tem que ser igual a zero. Se errarmos, iremos para a 2 eliminação precoce do ano, o que significa menos grana e mais revolta no torcedor tricolor.

  13. para não deixar ninguém triste aqui no blog , tô contribuindo para aumentar as postagens!
    Só alegria pela vitória, ainda não consegui ver nem o gol.
    Então não tenho o que dizer além de o furacão se ferrou!
    ST

  14. Abaixo Matéria do Netflu!
    “Fluzão quebra os palpites de toda a bancada do Grupo Globo”

    Pera aí Netflu…por questão de justiça… é imperioso citar outros palpites, quais sejam: Amaury, Was Luiz, Já Morreu, Pedro do Rio. Destaque para o amiguinho Nando e seu miquinhos! Todos, todos não acreditavam na vitória do Fluminense. – O Fluminense venceu, venceu muito bem! Marcou 3 gols para valer 1. Vence o Fluminense!!

    1. Estou feliz com a vitória, Marmund.
      Isso é o que quero, como bom tricolor que sou.
      Abraços, parceiro !
      Prometo a você que não vou sacaneá-lo caso o Flu perca na terça-feira, pois não torço pela prevalência de minhas opiniões, … mas por vitórias do Flu.
      Fique em paz e curta a ” SUA ” vitória, Mundin.

    2. “por questão de justiça” caro Oni, nem dei meu palpite para essa partida, mas é um direito que TODOS nós temos de opinar a respeito de uma derrota ou vitória não é mesmo?
      E como está o seu humor depois daquele lance do Egídio e do Dodi que decretou a derrota do Fluminense para o Bragantino?
      Ali também não fiquei satisfeito com a derrota como foi.
      Mas é isso ai. Curta seu fim de semana.

    3. O Netflu resolve sacanear os integrantes da “bancada do grupo Globo”, de quem (e de onde) eles – do Netflu – chupam de canudinho TODAS as matérias que “copiam e colam” para seu site.
      Exemplo vivo de “cuspir no prato em que come”.

  15. Um ciclista na capa de uma revista (que chegou atrasada porque não pegou carona desde Parati) sobre futebol?
    Melhor deixar mofar nas bancas

  16. Pois é.

    Há cínicos para tudo neste blog, e um dos mais inconstantes apareceu dizendo que graças a eles, os escarnecedores, o Flu venceu um jogo, que ele já considerava improvável, e se não fosse pelas exigências de tricolores medíocres que não se conformam com a mediocridade… .
    E já está querendo exigir que o time ganhe do Figueirense, mesmo que continue medíocre.

    Tenho pena desse tipo de “torcedor tricolor” que infelizmente prolifera neste blog, e pior que, desse espécime, quando menos se espera, aparece sempre mais um , e tome desaforo sobre tudo do time, mesmo numa vitória contra um grande, em que alguns deles fizeram beicinho, esculhambaram tudo e todos, achando que o pensamento deles é o que tem que prevalecer. Quando perdeu para o Bragantino, todos se acalmaram, porque torcem pra isso e se expressaram como sabem fazer. .

    No jogo de hoje, vi os melhores momentos, foi um absurdo um fdp de um grupo de árbitros ficar dois minutos para “provar” que o Digão fez falta no cara. Ele saltou no ponto da bola, nem fez pressão nas costas do adversário, porque, se fizesse, o cara teria caído de cara no chão, já que eles fingem por qualquer coisinha. Parece coisa feita contra o Flu mesmo.

    .Mas, se houvesse machos neste futebol brasileiro, já teriam mandado esse VAR pro inferno, dado uma decisão forte na FIFA porque com essa porcaria só está promovendo esses medíocres que nem mais precisam aprender os macetes do futebol, porque os amiguinhos nessas cabines escondidas por aí consertam as sujeiras que eles fazem. Então, ficou muito clamo apitar jogo hoje, e os clubes levando ferro parecendo gostar, dirigentes e jogadores morrem de medo de peitar um mané desses do apito, mesmo cobertos de razão.
    (22/08/20)
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>,

    1. Não esqueça q a nossa missão no blog, é a catequese, Caro PCA, Como já disse, acho somos o contraponto do blog.
      PCA, o amiguinho Nando, tá jogando pesado! Tá querendo transformar o Terno e Gravatinha, do nosso bom Garcez, em um divã de psiquiatria!! Veja, tá trazendo gente nova, e pelo andar da carruagem…contratou gente das antigas. Né não?? Kkkk Bom domingo!

      1. Estou aqui, meu caro !
        Sou um daqueles ‘das antigas’.
        Fique à vontade para malhar o amigo aqui.
        Minhas opiniões continuam no ar.
        Haha !!!

        1. Lamento muito não ser possível, caro Amaury, impossibilidade de ordem técnica! Kk És o meu pensador.
          Várias vezes vc já me aconselhou, como bom baiano, ouvi, e aprendi. – baiano bobo nasce morto!
          Nesse sentido, permita-me aconselhá-lo: os atletas/comissão técnica do Fluminense, não merecem tamanho desacato e falta de consideração do Torcedor Tricolor. É o trabalho deles, quando vestem a nossa camisa, fazem com respeito e consideração ao Fluzão! Você tem muito talento, percebemos, admiramos e respeitamos.
          Todavia, quando o assunto é esculachar… sugiro q deixe a tarefa com quem é mestre no assunto, deixe a cargo do nosso amiguinho Nando. Talento inenarrável para o humor, paradoxo, esculhambar, incoerência. Representante nato do CVL e presidente dos Asas Negras.

    2. Este seu comentário ficaria bem melhor sem os dois primeiros parágrafos, PCA

      Aliás, deixo-lhe um desafio : fazer um comentário sem qualquer alusão crítica a
      opiniões postadas por outros colegas.
      Quero dizer, cuja abordagem fale apenas de SUA opinião sobre as coisas do futebol.

  17. STT.

    Eu vi e ouvi a narração do jogo na NETFLU. Fizeram um comentário, não sei se entendi. Disseram que o Odair poupou alguns jogadores, inclusive o Igor Julião. Deve ter sido uma brincadeira, só pode. Deveria ter poupado também o Yuri, Egídio, Wellington Silva e o Caio Paulista. Sem o Nenê o Fluminense joga mais solto. Não entendi os gols anulados, nos ajudaria muito. Sempre temos sorte de aparecer um gringo bom de bola: Romerito, Equi gonzales (surpreendentemente, nome dele não aparece no elenco do qual ele fez parte, o Abel não gostava dele), Lanzine (o Abel disse que ele era caro, preferiu ficar com o Sóbis que tinha o mesmo valor da contratação) e agora o Michel Araújo. O técnico com nome ou sem nome as vezes atrapalha.

    Saudações Tricolores.

    1. Vou te ajudar, Juarez, o primeiro gol foi mal anulado; o segundo foi bem anulado.
      O treinador preferiu poupar alguns jogadores, para o jogo com o Figueirense, disse isso na entrevista pós jogo.
      O Nenê, tava no banco, o Ganso jogou grande futebol; Muriel fez ótimas defesas, Yuri jogou bem. Quase todos jogaram bem. O destaque negativo, ficou com Marcos Paulo. Ah! Dessa vez, não ficou preso na ponta, by- Amaury.

      1. Vencer fora de casa é muito importante em um campeonato tão nivelado como o de 2021/2022. Falando nisso, deveriam aproveitar o calendário e se ajustar ao europeu. Não teríamos problemas com as janelas de contratações de jogadores e nossos clubes teriam como se planejar melhor. Marcos Paulo tem algum problema, nunca vi jogar tão mal. Yuri tem que dar vaga ao André. O restante se ajusta.

        Abraços.

        1. Tá vendo como são as coisas, Juarez? No seu segundo parágrafo, vc acertadamente, abordou o calendário, tendo como justificativa a “janela de contratação”, logo você? Fiquei surpreso, pelas suas posições, esperava q a justificativa fosse: treinar! Ajustar o calendário, para q no mínimo o treinador, tivesse POSSIBILIDADE de treinar. Fico imaginando vc presidente do Fluminense!
          Bom domingo!

        2. Sobre o M Paulo : garoto, ainda imaturo, ouviu dizerem que suas pernas valem dezenas de milhões de reais, na dependência de uma venda para o exterior.
          Resultado ?
          O rapaz ” guardou ” as pernas, com receio de que sejam quebradas em um jogo.
          Consequências do ‘trabalho’ dos empresários.

    2. Este “Araúrro” promete muito, Juarez.
      Ontem pensei em postar aqui minha impressão de que ele lembra a bola que jogava o Romerito.
      Discreto, sem malabarismos de foca amestrada, efetivo, agudo, incisivo, bom de bola e raçudo.
      Mas, confesso que não o fiz pensando na ‘galera da espera’, que fica lendo o que o outro escreve para sacanear à vontade.
      Vai dar caldo, o ” Araúrro “.
      Haha !!!

  18. Para não cairmos, temos de ganhar também fora de casa, razão pela qual a vitória de hoje foi ótima.
    Não vi o jogo, não posso avaliar os desempenhos dos jogadores.
    Aguardo terça-feira!
    Temos de ganhar, Figueirense não é time para nos desclassificar.
    Isso ocorrendo perderemos muito dinheiro e — creio eu — a bosta desse técnico.

      1. Concordo, Marmund !
        Pedrão – como verdadeiro tricolor que é – sofre muito quando o Flu perde.
        Merece que lhe dediquemos esta vitória.

  19. Assisti ao 2o tempo num link de transmissões internacionais que recebi.
    Muita dedicação e entrega.
    Egídio, o de sempre,
    Yuri só a jogada do gol,
    E Muriel quase entrega, salvou no rebote e fez defesa antológica numa cabeçada no último lance do jogo.
    Calegari ganhou a posição,
    Digão e Claro bem,
    Ganso mostrou mais,
    E Araújo foi o cara do jogo.
    E esse time do Atlético PR, hein que horror.
    Senta aqui, bundão, prá vc ver quem já morreu.
    Vem, iludido.

  20. Vamos lá pessoal… cadê os
    comentários?
    Já sei…os entendidos estão com vergonha kkkk também foi tanto chilique! Muita besteira, muita injustiça, olha o resultado…todos arrolhados sem saber o q escrever.kkk Acaso tão esperando o sinal do chefe Nando?

    1. Pouca inteligência querer comentários em massa sobre um jogo que não teve transmissão. Justamente por não ter visto, comemoro os 3 pontos continuando a achar que temos um time horroroso. Chega até ser piada forçada de Barra do Netflu jogando números do péssimo Ganso em um jogo que praticamente ninguém viu. No próximo com TV ele volta a dormir em campo.

      1. Comentários em massa? Vc quer dizer duas dúzias de chiliques.
        Pouca inteligência é confundir fatos, com comentários/opinião.
        Sugestão: vamos aguardar o desenrolar do campeonato, certo?

      2. Não repara Cleber…esse sujeito é o maluco do pedaço. Defende jogadores medíocres e comemora qualquer vitória como se fosse conquista de Champions…
        E o site MetFlu só tem lunáticos (exceção à Crys e ao cara q veio da grobo.com) que abrem sorrisos até com empates contra times como Ceará e Goiás .
        São os torcedores Alices e Pollyanas…assim como os últimos 3 presidentes.
        Só quando nos livrarmos das loucuras desse tipo de torcedores e presidentes, o Fluminense voltará a ser grande.

        1. Olha o q vc escreveu, Nando! E o maluco do pedaço sou eu? Kkkk – Cara de pau!! Diz aí, depois de fazer a barba, tá usando óleo de peroba?

          “Pois é! Graças a nós críticos, o Fluzão venceu mais um jogo improvável… não fosse pelas exigências dos tricolores raiz que não se conformam com a mediocridade, não veríamos (na verdade, acho q ninguém viu) Calegari, Luiz Henrique e Araújo em campo hj…
          Palmas pra mim e todos os críticos do blog, e vaias para todos (na verdade são só dois), que aplaudem a mediocridade e entram em êxtase com uma simples vitória.
          É muito pouco, não tem nada pra comemorar…mas já dá pra ter alguma esperança de passarmos de fase contra o favorito figueirinha.
          Vamos Fluzão!

  21. Pois é! Graças a nós críticos, o Fluzão venceu mais um jogo improvável… não fosse pelas exigências dos tricolores raiz que não se conformam com a mediocridade, não veríamos (na verdade, acho q ninguém viu) Calegari, Luiz Henrique e Araújo em campo hj…
    Palmas pra mim e todos os críticos do blog, e vaias para todos (na verdade são só dois), que aplaudem a mediocridade e entram em êxtase com uma simples vitória.
    É muito pouco, não tem nada pra comemorar…mas já dá pra ter alguma esperança de passarmos de fase contra o favorito figueirinha.
    Vamos Fluzão!

    1. Amiguinho, vc é ótimo! Tem q ter muita personalidade e humor para escrever esse texto.
      Faltou dizer a posição do Fluminense em em relação aos cariocas e tb a colocação na tabela.
      Deixa eu te falar…Luiz Henrique, não fez quase nada de saiu contudo, o Calegari foi + ou -, o Araújo, já tá no time a 4 ou 5 partidas, o destaque negativo é o Marcos Paulo. Já o Ganso, fez grande jogo, foi o melhor em campo. ST.

  22. Estou muito animado com o crescimento do Michel Araújo nos jogos.
    O garoto está comendo a bola e foi eleito o melhor em campo hoje, pela Globo/CBN.
    Precisamos desesperadamente disso : um meia jovem, raçudo, e bom de bola.

    1. Na minha televisão/computador passou isso não, Amaury. Ninguém comeu a bola! Continuou todas no campo, uma com os jogadores e outras com os gandulas. Hahaha não posso perder a piada, né não?
      Outra coisa, pode falar do Ganso! Fique acanhado não. O Ganso é nosso, e o Fred vai te pegar!
      Bom domingo.

  23. Não vi o jogo. Como aconteceu com todos nós, não pude ver o jogo, não transmitido.

    Pelos ‘melhores momentos’, o time parece ter jogado mais solto, mais veloz.
    Entretanto parece que a maior posse de bola foi para ‘os homi’.
    Pelo jeito, esquema de time pequeno : dar a bola e jogar em contra-ataques.

    De qualquer forma, ótimo pela vitória. Estamos com sete pontos. Isso é bom.

    Aconteceram duas coisas gravíssimas que vão nos atrapalhar pelo resto do ano :

    ° O Odair livrou-se de uma demissão com esta vitória. Teremos que atura-lo.

    ° Com boa atuação, Ganso ganhou crédito para entrar e jogar mal nos próximos jogos.

    Estamos com sete pontos em quinze disputados. Performance de 46,7 %.

    1. Tá precisando revisar sua bola de cristal, Amaury.
      Não acredita? A ver caríssimo pensador, ainda temos 33 jogos pela frente. ST

  24. Ótima espetaculqr vitória!!! Ótimo domingo para fazer um ótimo almoço, tomar uma cerveja brahma duplo malte otimamente gelada!!! Escutei o jogo na flutv perambulando e torcendo, agora é curtir o domingo para depois pemsar na terça feira. 3 pontos de basquete!!

  25. Ansioso para ler os comentários da torcidinha kkkkk Chuuuuuuupppppaaa mulambada kkkkk aqui é Fluzão! O sistema é bruto!

  26. Vencer o mulambinho lá na baixada é bom demais.
    Não tenho ideia de como foi o jogo, só vi que o primeiro tempo foi 64% de posse deles e marcamos 3 para valer 1.
    Muito doido, ainda com netflu dizendo que ganso arrebentou.
    Só vendo para crer.
    3 pontos na conta.
    ST

    1. Os melhores momentos estão no GE.
      Tivemos uns bons lances e o Muriel pegou uma bola cabeçada no final do jogo que vale a pena ver.
      Uma boa vitória.

  27. Fico vendo o tanto que o torcedor do Flu não tem visão, reclamar de poupar Nenê é sacanagem.
    Só tenho esperança da vitória justamente por poupar esse caranguejo, corre pra não chegar, só cava falta no meio de campo, não dar uma enfiada de bola que preste, jogador totalmente nulo.
    Desde a época do carioca que já pedia pra aproveitar a “boa” fase e doar pra algum time da Arábia, China ou EUA. Contra ninguém até eu jogo bola.

    ST 🇭🇺

  28. Ainda bem que vamos ser poupados de ver esse jogo de hj.
    O cara poupou Nenê, Evanilson e Nino.
    Mas insiste com Muriel, Lucas Claro, Egídio, Yuri e Ganso.
    Acho que nem no rádio vou ouvir.
    Fora Odair.
    Fora Muriel, Egídio, Yuri, Ganso.
    Chega de mediocridade!
    A gente não aguenta mais.
    A gente não merece isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *