Flu à deriva

Há uma semana, neste mesmo Blog Terno e Gravatinha, escrevi que, com Oswaldo de Oliveira no comando técnico do time, o Fluminense seria rebaixado.

O texto era informativo, não opinativo, dada a não aceitação do elenco à postura autoritária do treinador, além da insatisfação com seus métodos e plano antiquado de jogo.

A diretoria fez vista grossa, pagou pra ver e recebeu a galope o resultado de sua teimosia: apenas uma vitória em cinco jogos, além de uma atuação melancólica do Fluminense em São Paulo, numa noite em que os jogadores tricolores, passivos, atuaram em ritmo de treino.

Ganso, com quem OO já havia se estranhado na derrota para o Avaí, deixou seu recado após a goleada para o Palmeiras, dizendo ser prejudicial para qualquer grupo a troca de comando no decorrer de uma temporada.

E se, com Diniz, Ganso exercia papel de líder, sendo mais efetivo nos jogos, com Oswaldo seu desempenho desmoronou, bem como o de quase toda a equipe (desde o início, estava cristalina a vulnerabilidade de um meio de campo formado por Airton, Ganso e Nenê. Só o técnico não percebeu e, pior, insistiu).

Muriel é a exceção. Vem pegando tudo, com arrojo e segurança. Sua fase atual, por sinal, está parodoxalmente relacionada à queda das atuações do time.

Não quero crer, contudo, que a direção do clube, vendo o rumo das coisas (claramente não deu liga a relação de OO com o grupo de atletas), vá ficar só assistindo o Fluminense se afundar.

Ajam, reconheçam o erro. Será melhor. Amanhã poderá ser tarde.

E se era para cair, melhor que fosse com Diniz. Assim, pelo menos o Fluminense passaria a ter uma marca, uma digital, como tem hoje, por exemplo, o Corinthians (feia, mas bem-sucedida).

Seriam então os treinadores que iriam ter que se adequar ao plano de jogo tricolor, e não o contrário, como aconteceu radicalmente agora com a chegada de Oswaldo.

A humildade desperta simpatia e compaixão.

Por favor, reflitam.

_________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

304 thoughts on “Flu à deriva

  1. Com a rodada de sábado encerrada, o Fluminense tem que se aproveitar da perda de pontos como o Cruzeiro e buscar ganhar do Corinthians para sair do sufoco.

    Enquanto isso, alguns times vão se distanciando como o Vasco, o que vai ampliando a ua pontuação confortável em relação ao Z4.

    1. Verdade Andrei.

      Tomara que o Fluminense não fique a depender dos outros times e ficar dando mole nas rodadas desse segundo turno que vai ser mais difícil.

      ST

  2. Eu prefiro três zagueiros com Frazan que dois volantes com Yuri.
    Mas é o que temos…e, aqui entre nós, é quase a mesma coisa.
    O que tem que acabar é essa vocação prá derrota.
    Ou muda a atitude ou…

  3. Intermináveis entrevistas do Diniz….. Tenho que admitir o medo do campeão brasileiro e libertadores serem o mesmo. Até agora com uma vitória sobre o adversário amanhã subiremos para 16.

  4. Pois é! Estava dando um ‘rolé’ pelo centro de Bacaxá (distrito de Saquá) e acabei vendo o segundo tempo do jogo do campeão do primeiro turno (e virtual campeão brasileiro).
    Me chamou a atenção, além da sorte dos caras, a vontade de jogadores como Everton Ribeiro, Gabicho.., digo Gabigol, e até o ex-chupa sangue Gerson que estão ‘comendo grama’. Totalmente envolvidos, focados e compromissados.
    Enquanto isso, o nosso time de bailarinas joga um futebol ridículo, indecente e abaixo da crítica, muito pq estão zangadinhos com a demissão do treinador sedutor.
    Se vcs acham q Diniz sedutor fazia ‘milagres’ com o time do Flu, procurem acompanhar o Santos do Sampaoli.
    O cara é vice líder com jogadores desconhecidos, Marinho e o melhor jogador é um baixinho de 1 metro e vinte.

    1. Não vá pensar que eu esteja lhe patrulhando ultimamente. É mais ou menos…..

      Diabos, você – como grande parte dos escribas deste blog -, sempre teceu os piores comentários sobre vários jogadores que passaram pelo Flu. Muitos deles foram embora e estão jogando em outros lugares, e faz a mesma coisa com estes todos que ficaram, que estão entrando em campo com a nossa camisa, e que, bem ou mal, mantêm o clube em atividade ainda. .

      Você nunca deu um fósforo queimado por nenhum deles, sempre foi porrada. “Bailarinas de futebol ridículo, indecente e abaixo da crítica”. Então, cacete, porque torce para que “elas” vençam qualquer adversário, mesmo não acreditando em “nenhuma”, e fica com a TPM fervendo como se fosse o único torcedor deveras fiel ao clube, quando não vencem?

      Será por este time de bailarinas que você estará torcendo hoje à tarde, descabelado-se e roendo as unhas, e tomara que sejam as suas mesmas ainda.
      Ó incoerente de crachá pendurado no queixo, faça outro tipo, pô, esse aí já cansou a paciência de todos, a.m.i g.u.i.n.h.o, “habitante das trevas do país do caos”.
      (15/09)
      cdpcdpcdpcdpcdpcdpcdpcdpcdpcdpcdpcdpcdpcdpcdpcdpcdp.
      .
      . .

      1. Puxa amiguinho, vc está patrulhando os meus comentários sim.
        A maior parte dos escribas do blog torcem pro Fluminense e não se conformam com essa campanha ridícula de 15 pontos em 18 jogos.
        Se vc e seus amigos (principalmente Oni) torcem pra jogadores, técnicos e dirigentes, gostam de lavar peças íntimas no vestiário, etc…eu respeito, mas penso de maneira diferente.
        Esses cabeças de bagre não estão defendendo o Cuiabá (com todo o respeito)… estão usando a camisa que foi de Preguinho, Rivelino, Assis…
        o mínimo q se espera é q tenham vontade, já q futebol, a maioria não tem.
        Procure ver o jogo de hj sem óculos róseos…

  5. Não sei se nada tem a ver o que vou expor. Contudo, pode ser um bom prenúncio para o Fluminense.

    Em 2009 a situação do Fluminense e do Flamengo no brasileiro eram parecidos.

    Já em 2019 a novela quase se repete.

    Será que teremos um 2020 melhor para o Fluminense pelo que vem acontecendo nesse ano?

  6. Olha o time do Oswaldo, para domingo:
    Muriel
    Gilberto
    Nino
    Digão
    Caio Henrique
    Allan
    Yuri
    Ganso – deixa de ser volante
    Nenê –
    Yoni
    João Pedro.

    Tirando o Digão.
    Acho que seja a melhor no momento.

    1. Ganso, prezado Haguiar, em qualquer posição jogará desse modo lento, parecendo achar que não tem que dar um pique mais forte, não tem que tentar tomar a bola do adversário, não tem que dar uma varada de fora da área, e que os colegas é que têm que lhe municiar. Aquela fisionomia dele como alheio ao momento, ao ambiente não me faz bem mesmo.
      Quem dera tivesse ele da disposição do Digão.

      Na minha opinião, tem que botar o Julião, ou qualquer outro, na lateral esquerda, e mandar o C H para o lado do Allan, e sobra Ganso ou Nenê. Na verdade, botava outro mais e sobrariam estes dois, já que não têm mais pernas para volar atrás de ninguém.
      ST
      (14/09)
      .

      1. PC, se os caras a quem o ganso deu assistência, tivessem convertido em gols, a metade delas, o Flu, estaria em melhor posição na tabela.
        Concordo com a falta aparente de entusiasmo dele, mas será que se os gols de suas assistências tivessem saído, o seu humor seria outro?
        O cara desanima também.

        1. Mas não foram essas assistências todas, não, Haguiar, que eu tenha visto.
          Eu queria vê-lo cantando o lance para os colegas, principalmente, os mais jovens, naquele “vai ali, chega pra cá. abre por lá”, fazendo esses gestos que a gente entende o que significam.
          Mas parece não se envolver tanto mesmo.
          (15/09)
          <.

    2. Cuidado! Cuidado para não queimar a língua! Melhor dizendo, cuidado com os dedinhos, Haguiar.
      Fico satisfeito com ajuda do Digão fazendo-nos somar pontos.

      1. Deixa queimar. Torço pra isso.
        hehehe….
        Mas ele é meio afobado.
        Lembro em 2013.
        Flu e CAM, Maracanã, fim de jogo, Flu 2×1, e Digão comete falta boba na lateral. Batida a falta pra dentro da área. Gol. Empate. Se não tivesse tomado aquele gol, o Flu teria se livrado do caso Luza.
        História….

    3. Como mencionei abaixo Haguiar, escalaria o Marcos Paulo no lugar do Yoni e aproveitaria o entrosamento dele com o João Pedro. Concordo contigo sobre essa titularidade ser do Digão e entraria o Frazan na zaga.

      ST

  7. Allan voltando, Gansolino liberado pra jogar em qualquer lugar do galinheiro, Gilberto mantido, Nem no banco…
    Acho que mais do que os jogadores o problema principal está na forma de jogar . E isso é questão do treinador só dele.
    Amanhã, será um pote de ouro ou um pinico de merda?

  8. E a mídia em plena campanha do volta Diniz para desestabilizar o que já não está bom!
    Diniz devia estar chateado não por perder o emprego, mas PORQUÊ perdeu o emprego!!! Pelo segundo ano consecutivo foi demitido por deixar seu time na ZR.
    Mas tem quem goste…. que fase….
    ST

  9. Netflu tentando manter Diniz assombrando nosso time para tentar derrubar o Fluminense de vez, está fazendo uma consulta, colocando vários nomes para substituir Oswaldo (??) e lá está o nome do recém-demitido Fernando Diniz.
    Cômico! Que jornalismo imparcial!
    Eu queria votar mas fiquei na dúvida entre Edgardo Bauza, Thiago Larghi ou, vejam só, Lisca Doido.
    Fluminense já não é mais o mesmo definitivamente, virou zona!

    1. Concordo! Só discordo quanto ao cômico. Não é. É cinismo. Um desserviço ao Clube. É uma cretinice a imprensa, em nome de uma política fantasiosa de “jogo bonito”, ficar a louvar um cara cujo currículo só tem derrotas.

  10. Sobre esse assunto, associação de torcida, conversado lá embaixo.

    Ok, Amaury, ok.
    Mas não era para esses indolentes já terem escancarado isso para a torcida?
    Eu moro fora do Rio, e tenho que me informar na secretaria do clube ainda para me associar?
    Pessoalmente, por e-mail, por telegrama, por carta ou por sinais de fumaça? .
    Mesmo você que já paga não tem certeza como é a coisa?
    Acho um absurdo que a diretoria do clube não tenha popularizado isso ainda.
    Mas quer sócios desse jeito?
    ST
    (14/09)
    ????????????????????????????????????????

      1. Sendo assim parece simples. Mas porque eles já não mostram como com fazer?
        Pelo jeito, parece que não têm interesse no negócio. Né não? .
        Eu nunca vi uma propagando explícita desse plano.
        Será que todos que dizem ser associados sabem como fazer isso???
        Ok. Grato.
        (14/09)
        >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    1. Paulo, é só entrar no site do clube.
      Fácil, fácil.
      Tem as opções de planos e de pagamentos.
      Eu por exemplo, vem o débito no meu cartão de crédito.
      Pouco tempo depois você já recebe a sua carteirinha.

    2. PCA, se continuar a dar problema na associação ao Flu, muda pro Rio, fica mais previsivel, a duvida no atendimento diminui,

      alem do que, o Fluminense vai acabar fechando o patrocinio master com a Johnson & Johnson
      e inicialmente vão distribuir o kit socio de Hipoglós somente pra torcedores residentes no Rio, exceção feita ao garoto propaganda Pedrão.

  11. O que o Fluminense hoje mais precisa diante do Corinthians é marcar gols e não levar.

    Se o time está tomando gols em quase toda a partida, a lógica será reforçar a marcação.

    Com 3 zagueiros ou 2 volantes de marcação?

    Qualquer das opções devem ser tentadas.

    O time não pode se dar o luxo de perder pontos, pois mesmo que vença, o Fluminense ainda continuará no Z4.

    Mas já será um fator motivador para o time a conquista de uma vitória.

    Contudo, enquanto o Osvaldo está no comando técnico do time, ele que escale certo e ao meu ver, bem que poderia aproveitar o entrosamento entre o Marcos Paulo e o João Pedro e começar a partida assim.

    Quem sairia seria o Yone, pois ao meu ver, depois que declarou a pedida para renovar com o Fluminense, seu futebol caiu drasticamente que já não é lá essas coisas em termos de finalização.

    1. Wash, compadre, agora você mitou: o que mais o Fluminense precisa é marcar gols e não levar.
      O problema é que não é só o Fluminense que precisa disso. rsrsrsrs!

      1. Pois é ajuri. Ele sabe, mas o que ele quis diz dizer, é que o Fluminense não está fazendo, enquanto os outros estão.
        Pega leve ajuri…

  12. Dá série a melhor defesa é o ataque!

    Quanto tempo o Fluminense não jogava tão bonito? 75/76 com a máquina de Rivelino e Cia, 77/78/79 vacas magras, 80 melhorou, muito bom até 84. Até 94 melhor nem lembrar. 95 viva Renato Gaúcho…
    Realidade… zorra! Mais um jogo contra o Corinthians, e nos de OO, será? é isso mesmo? tô acreditando nisso não!!

  13. Quantos jogos o Fluminense perdeu com placar mínimo, e/ou gol no finalzinho da partida? agradecido, desde já.
    Em contrapartida, ofereço um caminhão de gols imperdíveis, que os nossos atacantes perderam.
    No primeiro jogo do brasileirão, contra o Santos, o simpático Luciano, perdeu na pequena área, e sem goleiro.
    No último jogo, contra o Palmeiras, o genial Ganso, deixa o JP cara a cara com o goleiro, e o simpático JP chuta para fora! A zorra tava 1 a O para os caras, se agente empata, tuuuuudddo podia acontecer, vitória, empate, derrota, inclusive, goleada.
    Mesmo com MB, CB, OO, continuo na torcida pelo Fluminense. Ops! Esqueci de mencionar o nosso amiguinho Nando.

  14. E no quesito de maior perdedor da história do BR estamos de vento em popa!
    Enquanto isso tem gente com saudades de perder bonito…
    Para o jogo com o timaozinho o negócio vai ser fechar muito bem a casinha.
    Talvez meter o frazan lá atrás, e jogar por uma bola milagrosa para tentar vencer.
    O2, coloca a barba de molho…..
    ST

    1. Andrei, o que mais o Fluminense vai precisar será de resultados positivos, já a partir do jogo contra o Corinthians.

      Ah e não vamos nos esquecer do VAR não intervir contra como tem sido algumas vezes.

      ST

      1. Exato Washington, estes 3 pontos são fundamentais.
        E que o raio do VAR e os sopradores de apito não atrapalhem .
        Confesso que minhas esperanças diminuem a cada dia.
        ST

  15. Vamos também às boas notícias.
    Depois daquela foto em que o Gilberto perdeu sua virgindade ( em público ) precisamos de boas notícias !

    A torcida do Fluminense está respondendo, pois já estamos com 43 mil Sócios Torcedores !
    Parabéns, torcida triolor.
    Entretanto, creio que o clube precisa de maior número. E merece isso.
    Para que tenhamos referências, lá vai o último ranking divulgado pelo site Lancenet :

    INT = 207 mil sócios
    SAO = 160
    GRE = 154
    PAL = 130
    CAM = 124
    FLA = 123
    COR = 117
    CRU = 83
    FLUMINENSE = 43 MIL SÓCIOS TORCEDORES.
    SPO = 40
    CFC = 31

    Parabéns, torcida tricolor.
    Espero que a próxima atualização mostre o Flu com pelo menos 50 mil torcedores.

    Notem que – não por mera casualidade – os clubes que detêm maiores contingentes de Socios Torcedores são aqueles que estão disparadamente na frente dos demais, em todas as competições.

    Esta é a solução, meus queridos amigos. Esta é a única saída.
    Uma pequena contribuição individual de dezenas de milhares de torcedores, alavancando o clube.

    1. Explique aí, Amaury, como é este plano de associação, e como é feito o pagamento.
      Lembro que, num certo tempo lá atrás, eu e meu filho fizemos depósitos num plano desses, pagamos por bom tempo, mas ele desapareceu como por encanto. Nunca foi dito quanto arrecadou nem porque acabou. Quem sabe, nós entramos de gaiatos.

      Mas tinha-se que ir a uma agência de um banco que nem me lembro mais o nome, vou ver se meu filho lembra, num local onde nem havia estacionamento por perto.
      Qual é a conta que está aberta que se possa fazer de casa online?
      E, se há esse meio do associado depositar da sua casa mesmo, por que isso nunca foi escancarado para a torcida? Arruma essa aí. .
      (13?09)
      $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

      1. Nunca tive que ir à rua para fazer os pagamentos, caro PCA. Sempre fiz de meu PC.
        Concordo que houve uma época em que a coisa era confusa.
        Mas isso antecedeu ao plano Sócio Torcedor.
        A Secretaria do clube poderá lhe informar as opções (modalidades) de planos, como você poderá se associar e como fazer os pagamentos.
        Abraço, parceiro !

        1. Ok, Amaury, ok.
          Mas não era para esses indolentes já terem escancarado isso para a torcida?
          Eu moro fora do Rio, e tenho que me informar na secretaria do clube ainda?
          Pessoalmente, por e-mail, por telegrama, por carta ou por sinais de fumaça? .
          Mesmo você que já paga não tem certeza como é a coisa?
          Acho um absurdo que a diretoria do clube não tenha popularizado isso ainda.
          Mas quer sócios desse jeito?
          ST
          (14/09)

    2. Amaury, concordo plenamente com você e, independente do resultado do time em campo, me manterei como sócio.
      Mas, mas, mas, é imprescindível que a diretoria comece a falar a mesma língua da torcida, mas (de novo) o que se viu, foi outra coisa, quando da contratação do OO.
      Também fez um negócio prejudicial ao Flu, na venda do Pedro, acho o valor muito aquém do merecido, além de carregar percentual do outro clube, em venda futura.
      O que quero dizer é que não adianta nada a torcida entrar de cabeça, e a diretoria continuar a fazer besteiras.

  16. Que diabo é que vcs agora implicam com as fotos que o blogueiro coloca nos textos? Até o João tá cansado desse time pow! Tem mais é que mostrar a mediocridade que nós nos tornamos mesmo. Chega de alisar cabeças e viver no mundo da fantasia. Mete o pé mesmo João! Ninguém aguenta mais esse Fluminense medíocre que viramos. Nem a nossa torcida. Sugiro a vc que coloque a imagem do Corinthians levantando o troféu da Sula se eles forem campeões, só pra mostrar pra esses trouxas como deve ser bom ganhar um título! E dane se que achar ruim.

    1. Ora, ora, ora. Você gostaria de estar num brincadeira de bola, ou de outra qualquer, e alguém achasse uma pose sua daquele jeitão que está ali, e postasse paras os seus amigos? Nem precisa responder se gostaria. .
      Só não seja mais um desenformado envolvendo o João nisso.
      Decifre o “enigma” terrível.
      (13/09)
      >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  17. Senhores,

    Sempre achei inconcebível que um time que não vem jogando nada, de repente comece a jogar o fino da bola. Principalmente quando nem troca de treinador aconteceu. Não se resolve problemas que vemos no time do Fluminense com apenas uma rápida mudança tática ou de um ou outro jogador.

    Mas, no desespero, toda e qualquer gestão deseja, apenas, que as coisas passem a dar certo. Por isso, nada é apurado ou corrigido pensando no futuro.

    Então, se nada muda sem uma razão e nada está acontecendo para se tentar mudar o que estamos vendo em campo, é sinal de que só esta situação inexplicável pode fazer com que o time passe a jogar bem e vencer com segurança os seus jogos.

    É nisso que a direção está acreditando?

    Acho que a estória é sempre aquela de acreditar no trabalho bem feito. E foi assim que ficamos onde estamos…

    Vamos ver o que vai acontecer de agora em diante.

    E as dispensas por WhatsApp estão rendendo. Aliás, rendendo como várias outras medidas esquisitas. Pena que não se cogite avaliar esta opção adotada no clube e analisar se é viável a apuração de responsabilidades.

    ST

    ST

    1. Você deve lembrar, prezado T T, que as sugestões para que a diretoria do Flu fizesse essa do Zap, partiu de figuras deste blog. Nego dizia que o presidente só precisava reunir a turma e ir apontando para cada um e o mandando pegar seus cacarecos e ir embora que o clube não o queria mais no elenco, e tchau.

      Aiiii, eles pensaram: “que ideia maravilhosa a turma do TG nos deu. Como fomos estúpidos de não ter feito isso antes? E fizeram.
      Será que deram algum royalty a alguém pela fantástica ideia?
      ST
      (13/09)

      1. Caro Paulo C. Araújo,

        Não me lembro disso. Sinceramente.

        Mas eu me lembro que se defendia aqui praticamente qualquer coisa que a administração fazia.

        Havia quem exigisse prova da forma destas dispensas.

        Muitas foram as defesas da “honra” alheia. Mas a mesma pessoa acabava não tendo o mesmo “cuidado” em relação àqueles de quem não gostava.

        O fato é que nunca houve dúvidas sobre o equívoco nesta dispensa. O próprio presidente, salvo engano, falou publicamente sobre o erro.

        Acho que se perdeu muito tempo negando a realidade. Mais ou menos como as coisas se mostram atualmente no Brasil.

        Mas não gosto de alimentar divergências. Gosto de procurar as convergências possíveis. Só assim se constrói algo.

        Eu, sem dúvida, venho apontando aqui e em outros espaços o que entendo ser equívocos de quem quer que seja.

        Vamos torcer para que achem logo o caminho certo.

        ST

    2. O estrago que o comunismo provocou por onde passou, tá se repetindo no Fluzão.
      Uma turma de almofadinhas gramscinianos incompetentes e ladrões se apossoram da direção do clube e deixaram essa bagaceira aí.
      O Fluminense hoje é a Venezuela do futebol, sem rumo, sem prumo, sem dinheiro, sem respeito e afundando cada dia mais.

      Todas as ‘inovações’ promovidas por essa gentalha caviar, ferraram com o Tricolor. Hoje não temos sequer um fornecedor decente de camisas.

      1. Guilherme,

        O mundo não se resume a direita e a esquerda. Há coisas muito mais complexas por aí.

        Nem de longe penso que está correta a associação que você fez em relação aos dirigentes anteriores, apesar de eles terem cometido erros básicos que sempre que pude apontei.

        A confusão tem sido divulgada em progressão geométrica em nosso país, na mesma velocidade das fakenews.

        Eu me permito ter as minhas opiniões livres da mesmice do que hoje se difunde como o certo.

        Não encontro qualquer semelhança entre o Fluminense e a Venezuela de Maduro, ou a Hungria de Órban, que se assemelham em lados opostos.

        O problema tricolor foi de gestão de futebol, com equívocos que vieram, em tempos mais atuais, desde a gestão de Horcades, que parecia não ter o futebol todo nas mãos, até o Peter, que disse que ia fazer diferente, mas o que de diferente fez foi começar esperando Abel e procurando um treinador tampão. Depois veio Abad que se elegeu como continuidade, mas disse não saber da situação financeira do clube.

        Atualmente ainda não vejo como o Mário pode ser muito diferente de tudo isso, até porque está com o CB, cujo pensamento sobre futebol vinha desde o Horcades.

        É isso…

        ST

    3. Se a atual gestão fosse abrir a caixa preta de vários atos que as gestões anteriores fizeram iriam apresentar os estragos feitos no Fluminense e que afetam os cofres do Clube.

      Como vc citou TT as dispensas via zapp onde jogador como Higor Leite e Robert estão pedindo um caminhão de grana.

      Fora os tributos ou comissões que deixaram de honrar como a venda do Gerson que foi na época do Peter.

      Enfim, é buraco negro essas dívidas do Fluminense é que parece não ter sua solução a curto prazo.

      ST

  18. A respeito da réplica ao comentário do Nando, feita pelo meu amigo Onivaldo :

    ” Vai concluir que o problema do Fluminense é o seu ataque! Não faz gol. São 30 chutes ao gol adversário, e zero de gol. Como responsabilizar o treinador? ” (ass. Onivaldo.)

    Onivaldo, …………. caro amigo Onivaldo, filho de Deus !!!!!!!!!!

    Permito-me a intromissão, para ver se consigo fazer com que você perceba – finalmente – que o problema do Fluminense É A DEFESA, ou melhor, É O SISTEMA DEFENSIVO, caro amigo Onivaldo.
    O problema do Fluminense é o SISTEMA DEFENSIVO, Onivaldo.
    Os fatos, os números, indicam isso : temos a SEGUNDA PIOR DEFESA DO BRASILEIRO !!!
    Sendo mais claro, somente UM time conseguiu sofrer mais gols que esta nossa peneira.

    Onivaldo, já me dei ao trabalho de fazer cálculos para mostrar a você que se o Flu não tivesse sofrido gols seria o LIDER do Brão, com mais de 70% de aproveitamento.
    Isso, lógico, parece OBVIO, caro amigo, mas você se nega a aceitar, a ponto de ter afirmado que ” se o Flu não tivesse sofrido gols ainda assim estaria na Z4 ” , o que gerou meu total espanto e iniciativa de fazer os tais ‘calclinhos’.

    Agora, que venderam o ataque do time – Everaldo, Luciano e Pedro, além de Calazans e outras promessas, (agora) certamente nosso problema será TAMBÉM ( veja bem, eu digo TAMBÉM ) O ATAQUE.

    Mas, repito, o que levou o time à atual situação É O SISTEMA DEFENSIVO, já que nosso ataque era (do verbo não é mais) o quinto em número de gols feitos, meu caro amigo. Digo ” não é mais ” porque logo, logo, a ineficiência dos substitutos dos atacantes vendidos vai mudar estas estatísticas.

    1. Caro Amaury, perdão pela trabalheira, não tive a intenção.
      Insisto: após 18 rodadas, considerando que o Fluminense não levou gol, ainda assim, estaria na zona perigosa, com 18 pontos conquistados. Com a chegada do Diniz, passamos a ver futebol bonito, sem chutões e chuveirinhos. Acostumamos a ver os nossos zagueiros marcando gols em quase todos os jogos, acho que acostumamos ver os nossos atacantes perdendo dezenas de gols, inclusive, perdendo pênaltis. Será que esquecemos de Everaldo, Luciano e Cia? insisto, a deficiência dos atacantes, foi suprida pelos defensores, Gilberto, Digão, Nino, Matheus Ferraz e Caio Henrique, sempre marcavam gols, como estávamos vencendo ninguém reclamava, estivemos bem na Sula, mesma situação, não vi ninguém duvidando do Fluminense, em razão da defesa.
      Mesmo jogando com goleiros fraquinhos.
      Defesa nenhuma aguenta jogar quase 100 minutos sem descanso, o meio e o ataque tem que comparecer, ajudar, time que consegue chegar 20, 30 vezes em condição de marcar em quase 100 minutos, e tem aproveitamento ínfimo, não é culpa do técnico.
      Desculpe-me Amaury, é dessa forma que vejo.
      É apavorante a ideia de rebaixamento, os números não são bons. Isso é futebol, já passamos por isso.

      1. Concordo com você, Oni, em número e grau.

        É exatamente o que você escreveu: “a deficiência dos atacantes, foi suprida pelos defensores, Gilberto, Digão, Nino, Matheus Ferraz e Caio Henrique, sempre marcavam gols, como estávamos vencendo ninguém reclamava, estivemos bem na Sula, mesma situação, não vi ninguém duvidando do Fluminense, em razão da defesa”. Bingooo
        .
        Sempre, repito isso, que nego começava dizendo que o time perderia de goleadas de todos os outros (parecido até com aquela histórias que diziam “ele perde para qualquer outro no segundo tempo”), lembra? Mas, quando o time fazia boas partidas, logo gente mudava de cara, e já começava a apoiar, fazer prognósticos alvissareiros, já achava que dava para encarar qualquer um, e já passava a exigir que não perdesse de nenhum dos feras que o goleariam, e nem aceitando mais empate com ninguém .

        Fizeram isso neste blog, mas querem se passar por críticos abalizados agora, que não aceitaram o modo de jogo de priorizar a bola, o que a defesa fez bem, sim, e se voltam todos contra um técnico, esse que não estava embaixo das traves para perder gols.
        Um gol feito no adversário, poderia evitar que o time tomasse um no final.

        Era muito mais fácil consertar o Diniz – se presidente, diretor de futebol e conselheiros entendessem dessa porra de futebol como tantos de nós entendemos – do que manda-lo embora, numa prova que nem viam jogos para avaliar o lado bom e mantê-lo.
        (13/09)
        <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

          1. Em gênero, não, Nando! Sei que você sabe o pq. Amiguinho, na próxima oportunidade, vamos saborear umas ampolas de cevada + malte estupidamente geladas. Ah, eu pago a conta.
            Vc é meu convidado.

            1. Pô Oni, seria muito legal assistir um jogo do Flu com a galera daqui…a gente sabe que, provavelmente o time perderia, mas pelo menos iríamos nos divertir.
              A distância é que impede, amiguinho.
              A única coisa que eu não toparia é visitar o vestiário, um velho hábito seu e do seu amiguinho PCA. Aí, tô fora, rsrs

              1. Com relação ao vestiário, são apenas lembranças! Boas lembranças! Bons tempos! Não volta mais.
                Vamos ter oportunidade de assistir jogos do Fluminense, e com vitória nossa, Nando.

          2. Essa de gênero, é com você, malandro.
            A propósito, Lulu Santos, pelo que li, andou fazendo uns shows lá em Laranjeiras. Você foi prestigiar?
            (14/09)
            vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv

      2. Caro amigo, você não dá ‘trabalheira’ alguma. É bom trocar ideias com o educado amigo.
        Apenas ressalto que a defesa do Fluminense já tomou 29 gols até agora, superado apenas pela Chapecoense, com 30 gols.
        Isto é, continuamos como sendo disparadamente a segunda pior defesa da competição.

  19. Pra galera que vive no mundo maravilhoso de ‘Oz'(waldo), que acha que jogadores de futebol são freiras ou ‘anjinhos’ , sugiro que ouçam esse vídeo do comentarista Nicola da ESPN.
    Tô sem paciência nenhuma pra falar com ‘Alices’, mas acordem caramba!
    Vcs parecem ter tomado a pílula azul e continuam na Matrix, só que nesse lugar, tudo é lindo, florido e maravilhoso… tem jogador do Fluminense que tá ‘jogando’ com um salto de 30 centímetros, nitidamente de sacanagem e vcs, usuários de óculos rosados vem me dizer que é ‘simplista’ dizer que essa cambada tá louca pra derrubar o mágico de ‘Oz’ e trazer de volta Diniz, o feiticeiro sedutor…
    Ah (que vontade de xingar, mas nem a educação nem a moderação permitem)… então, com todo o respeito…vão procurar outros esporte pra torcer (talvez xadrez).

    https://www.youtube.com/watch?v=3qfksZbEgDw

    1. Ave, César! Acaso TB é enxadrista? no ginásio tinha um colega, Fernando adorava jogar xadrez, tava sempre dando o pastor (xeque pastor). Rsrs
      Amiguinho, por favor, esquece esses comentaristas, todos são comentaristas de resultado! Sabem nada de bola.
      Ah, não precisa xingar, chiliques etc, basta ver o jogo com a razão!
      Vai concluir que o problema do Fluminense é o seu ataque! Não faz gol. São 30 chutes ao gol adversário, e zero de gol. Como responsabilizar o treinador? o erro é individual! O coletivo é muito bom! Repito são 30 chutes ao gol adversário. Veja, se, convertido 20% dos chutes em gol, a situação era outra. Lembra o Santos de Pelé,? dizem que foi o melhor time de futebol do mundo! Inclusive, é bicampeão do mundo, ganhou tudo que disputou. Detalhe: a defesa sempre levava gols, muitos gols, os placares era 5 a 3, 6 a 4 etc, ou seja, o ataque sempre foi competente. Ah! O Bahia conquistou o primeiro título nacional, aí no Rio, em cima do Santos. Depois levou duas goleadas, tomou 7 e 9. O melhor time da história não deixava o ataque dormindo em berço esplêndido! Nem atribuía a defesa e técnico os insucessos! Futebol é esporte COLETIVO!

      1. Pois é, ONI, o cara enlouqueceu.

        Não era ele que vivia prevendo catástrofes para o time logo que começava o ano?
        Que levava tudo, na gozação, totalmente descontraído, e querendo que o time se explodisse la na frente e naquela de “tô nem aí”?
        Com pode , agora, querer levar, nas costas, todos os infortúnios do Fluminense, e as frustrações dos colegas do blog? Ele leva todas mesmo?

        É tão ingênuo nessa questão de interior de vestiário que nunca soube que o pau quebra lá dentro mesmo quando a coisa está ruim. Nego solta os cachorros, sim, aponta o que o outro fez de errado, e isso aí a perfeita lavagem de roupas íntimas bem sujas, que pouca gente sabe, e que nenhum deles é canalha nem burro o suficiente para ligar celular e postar imagens nas redes sociais.

        Tadinho do síndico do blog que está tão preocupado com uma pia quebrada, um piso solto, uma janela sem tranca ou com uma mangueira que, se ele a pega, pinga na mão dele. Né não?
        (13/09)
        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        1. Exatamente, PCA. Não sabe o que ocorre nós vestiários, pq não teve oportunidade de fazer parte do meio. Aliás, muitos dos escribas do blog, TB, não.
          A funcionária/estagiária do Fluminense, que denunciou o MB, de ter orquestrado a entrega do jogo no Maracanã, contra o América de Natal, afirmou o clima beligerante do vestiário. Disse que o Fred, muito irado, cobrou forte do MB. Ah, consta que o MB, mandou substituir o artilheiro, com o pretexto de poupar.
          Importante ressaltar que o MB não se defendeu das acusações
          A propósito, gostaria de lembrar a cobrança do Fred, ao novato Scarpa! Fato que ocorreu no vestiário! O piadista Levi Culpir, oportunista, jogou na mídia, os incautos morderam a isca, e o resto da história já sabemos.

          1. Pois é ! Não sei pq ainda perco o meu tempo conversando com duas sumidades que entendem tanto de futebol… realmente não tive oportunidade de ficar no meio de jogadores de futebol, vendo o pau comer, lavando roupa íntima (felizmente, amiguinhos), mas acredito que vcs dois Batman e Robin, do alto da sua sabedoria, tenham explicação melhor para esse time mediano ter perdido mais que Chape, Avaí e CSA.

            Já vou dizer o que espero do jogo contra o curica… outra cacetada, Ganso desfilando de Melissa, Digão errando tudo e Oz waldo e o pior em campo dando entrevistas pós jogo, dizendo que estão todos de parabéns e estão no caminho certo…
            e vcs Alices, alisando as cabeças desses coitadinhos e defendendo os guerreiros de araque.
            Melhor ver o filme do Chacrinha (esse sim, um velho guerreiro…).

            Olhem o que diz o PC Caju EM NEGRITO…
            eu também já fiz campanha pra derrubar ‘professor’ …
            Acordem de uma vez por todas, ALICES!
            https://www.netflu.com.br/campeao-com-a-maquina-tricolor-faz-critica-as-diferencas-na-cobertura-dos-clubes-covardia/

            1. A explicação é: perdeu mais gols que os três que vc citou.
              Tá desafiado a provar o contrários, Nando.
              Nando, não esqueça qual era a sua opinião em relação ao Pedro! Lembra o q vc falava do futebol do simpático? bem, só mudou a opinião, quando alguém da sua relação discordou 100% de sua avaliação. E esse alguém era da comissão técnica ou coisa parecida.
              Quanto ao jogo do Corinthians, acho que vc tem muita chance de acertar! Mesmo com o OO, vou torcer ao menos por um empate.
              Te fiz um desafio, vou fazer um convite, vindo a SSA, vai visitar o vestiário do Bahia. Topas?

              1. Tô fora…nada contra, mas deixo essa visita ao vestiário do Bahia pra vc e o menino prodígio (rs).
                Prefiro o vestiário da seleção feminina de vôlei, que, inclusive, se concentra aqui em Saquá.

            2. O PC Caju só tá confirmando uma verdade da falecida imprensa brasileira, as redações são os balcões de negocios, sem nenhum pudor, tendenciosas, desqualificadas, desrespeitosas com a historias dos clubes e suas torcidas, sem qualquer compromisso com a verdade.

              Há muito tempo eu vejo jogos sem som da tv,
              imagem de um e som de radio de outro,
              divertido e é o unico jeito de xingar pouco e poder beber sem querer quebrar a tv. E jornal não leio nenhum, as coberturas dos clubes realmente são uma covardia, um desrespeito.

              1. Eu também desligo o som da TV, Guilherme. .
                Se estou vendo tudo, para que ficar ouvindo um cara berrando esses lances.
                Pior é que o time faz um gol logo no inicio de um jogo complicado, e os caras já começam a falar que ele está subindo de posição e mostrando a tabela. Isso me aporrinha muito.
                (14/09)
                >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

              2. Mas Guilherme eu concordo com tudo o q ele disse…as mesas redondas de hj são uma vergonha. Não consigo ficar mais de 5 minutos assistindo. De ex-jogadores como neto e Denilson então, vc não consegue tirar nada q preste…
                mas eu me referi ao fato dele citar ‘panelinhas’ e campanhas pra derrubar treinador que sempre existiram e os usuários de óculos rosados dizem q são ‘simplismos’ e ‘teorias da conspiração’.

    2. Bem, eu não vi o jogo contra o Palmeiras e é provável que não veja o de amanhã, pois, assim como não quero ficar doente de Brasil, não quero ficar doente de Fluminense.

      Ontem, caí na asneira de ver o Sub-17 e fui dormir irritado com tamanha incompetência e humilhação.

      Voltando à questão do comportamento dos jogadores, até o jogo contra o Avaí, achei que os jogadores estavam se empenhando. Ganso, não. Já estava com nítida “cara de cu”.

      Não pude ver o jogo contra o Fortaleza. Então, não tenho como avaliar esses últimos jogos, mas acho que a gente não pode querer ser mais realista que o rei. Quando não se gosta do chefe, ninguém trabalha e produz com a mesma motivação. Se o profissional precisa do emprego e não tem alternativa, engole os sapos e faz o que pode.

      Jogador de futebol sabe que a diretoria não vai mandar o elenco inteiro embora, então…

      Não levando fé nas ideias e no trabalho de OO, é bem possível que estejam fazendo corpo mole.

      ST

    3. Aí pessoal, vcs já viram Chacrinha (o filme)… tô vendo agora na hora do almoço. Stepan Nercessian tá impagável. Muito melhor q ver essa porcaria de time de guerreiros de araque, que com certeza vai ser esmagado pelo timão e depois dirão q estão todos de parabéns.
      Vale a pena ver, amiguinhos…e nem há necessidade de óculos rosados, pq é muito legal.

    4. Quanta implicância com os jogadores
      salto de 30 cm é o padrão Mundin, no cotidiano, desfilando com aquelas calças de pegar frango, um luxo na Baia de Todos os Santos.

    5. Nando,

      Nenhuma novidade.

      Cuca fez, segundo penso, algo bem por aí em 2019.

      Clubes daqui preferem, normalmente, treinadores quê administrem os problemas do elenco.

      Os dirigentes preferem ficar longe desse problema, que pode ser evitado quando o clube tem princípios, valores, bem definidos.

      ST

  20. Em nome da decência e respeito que se deva ter com o time num momento difícil, com o jogador que não foi culpado sozinho, e com os frequentadores deste blog, é imperioso que ninguém poste um foto tão cretina como esta que está abrindo este poste.
    Se o tal moderador censura palavras que ele na gosta, então censure esse escárnio feito ao jogador com essa foto. Ou será que ele gosta “disso” e se “empolga”?
    Eu imaginei que, por bom senso, seria tirada o mais rápido possível.
    (12/09)
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  21. O título da coluna do nobre JG até parece o prenúncio do que está acontecendo com o Fluminense.

    Terça-feira toma um chocolate do Palmeiras por 3 x 0.

    A molecada do sub-17 que estava até indo bem pela Copa do Brasil da categoria, está enfrentando o Palmeiras em SP e está sendo goleado por 6 x 0 ainda no primeiro tempo.

    Que semana o Fluminense vai tendo!

    1. No início do jogo o narrador falou sobre o toque de bola do Fluminense, igual ao do time principal. Aí pensei: toque de bola, Diniz, isso não vai dar certo.
      Pois bem. De acordo com os sonhadores o Fluminense manteve seu “jogo bonito” de toques laterais ou para trás e falhas terríveis da zaga … tudo igualzinho ao “estilo” Diniz.
      E o Palmeiras com seu jogo feio, com passes rápidos e para a frente. Como dizia certo personagem da TV: “coisa horrorosa”.
      A partir dos 35′ do primeiro tempo o Palmeiras desacelerou. Tomara que fique “só” no 6×0.

      1. Você está louco, malandro !
        O narrador pode ter falado isso por ser um dos muitos otários que existem na crônica esportiva hoje. Mas, quem manja um mínimo de futebol, viu logo de início, que a molecada estava perdidona, sem qualquer noção de time, toque de bola nenhum. Ela estava picada pelo mesmo inseto que contaminou o time principal no sábado. Com 8 minutos já estava 2 a 0.

        E dizem que esses treinadores de base sabem alguma coisa para ensinar a essa molecada. Sabem porrísima nenhuma, como tantos famosos, rodados por aí, não sabem também. Essas joias de Xerém têm saído de lá sem nunca ter aprendido bater na bola nas diversas situações que se apresentam, dar um drible ou um pique com ela dominada. Pombas, lá é a escola de primeiro e segundo grau, dali pra frente, já é vestibular.
        Será que a direção lá também é ceguinha nesses detalhes? .
        (13/09)
        xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    2. Prezado Washington.
      Fique esperto, e veja se você a vários outros não estão comendo mosca.
      Eu falo isso há bastante tempo, e já fiz charge sobre o tema. .
      Enigma: nem o tipo “decifra-me ou te devoro”. E, mais ou menos, “decifrem para não passarem por otários”.
      Vamos abrir os olhos, gente. Decifrem, por favor.
      Como dica, tem nada a ver com situação do Flu.
      (13/09 – 08:10)
      ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  22. Como todos os times de base do Fluminense, há muito tempo, o time Sub-17 é um time de pelada.

    Não tem organização, não marca, não tem jogo coletivo, sucumbe a qualquer time que tenha o básico em termos táticos.

    No momento em que escrevo essa mensagem, 38 min do PRIMEIRO TEMPO, Palmeiras 6 x 0 !!!!!

    Vergonha!

    ST

    1. Mas o Fluminense mantém seu “jogo
      bonito”, com a “marca” Diniz, de toques laterais ou para trás e falhas terríveis da zaga …
      E o Palmeiras com seu jogo feio de passes rápidos e para a frente. Coisa horrorosa.

  23. A confusão existente na cabeça dos jogadores do Fluminense pode explicar também os resultados ruins ao longo do ano.

    O Caio Henrique declarou que no esquema do Fernando Diniz, a posse de bola era importante. Contudo, os gols não saiam como ficou demonstrado no jogo contra o CSA.

    Aí muda o treinador e eis que o mesmo defende menos posse de bola. Com isso, somente 2 gols em 5 partidas.

    Em resumo, será até quando a direção vai ver essa corda esticar com a vaca indo pro brejo?

  24. Ontem assisti ao jogo do Athletico e Inter, para tentar entender o sucesso, principalmente do Athletico, e fazer um comparativo com o Flu. Pois bem, no geral, ele conta com jogadores mediano, tal qual o Flu, acho inclusive o Flu ainda melhor, a diferença é que eles estão motivados – salário em dia, CT adequado, torcida presente e, principalmente, uma diretoria que trabalha para obtenção de resultados para o clube, a curto, médio e longo prazos, proporcionando a segurança jurídica dos contratos, principalmente dos contratos de trabalho.
    A forma de atuar, é parecida com a do Flu, pois ele aproveitaram do Diniz, só o que foi bom para o time – toque de bola.
    A diferença para o Flu, além, claro das citadas acima, que mexe e muito com o brio do atleta, é a alegria de jogar; os dois laterais cruzam buscando alguém na área, e não, tipo assim, “vai buscar alguém bola”. Os deslocamentos são constantes para dar condições de passe para quem está com a bola, e sem a bola, a marcação é em cima, não dando liberdade para o adversário, começando com quem perdeu a bola ou com o mais próximo de quem a recebeu; procuram imprimir certa velocidade para chegar à área adversária, com posicionamento bem aberto e com troca de passes rápidos, quase sempre estão em condições de finalização.
    Não é uma seleção, mas chegaram a um estágio bem interessante, pois estão sempre bem posicionados nos torneios que disputam.
    É isso aí.
    Caminhada que o Flu já teve chance, e por várias vezes de fazer, mas, por orgulho, brigas internas, corrupção, ou desinteresse das administrações, deixaram um legado, legado de penúria.
    Mas ainda é tempo.

    1. Eu não acho que o time do Flu tenha jogado desmotivado até o jogo com o Avaí, inclusive. A partir daí, não que tenha havido falta de empenho, mas quando o time levava gol, aí sim, a desanimação passou a ser perceptível.

      Ganso nitidamente está insatisfeito com a posição em que o OO o colocou.

      O que há de diferente no Athletico Paranaense é que é um time com jogadores mais velozes , principalmente no meio-campo, que é algo que nos faltava com Diniz , para que tivéssemos um melhor aproveitamento nos contra-ataques e uma melhor recomposição defensiva.

      Tudo isso teria sido possível se Diniz não tivesse sido tão cabeça dura.

      ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *