Seguindo em frente

A ampla superioridade do Fluminense – 3 a 0 no placar agregado – sobre um time que até há pouco disputava, na chave do Grêmio, a Taça Libertadores da América sublinha, sem sofisma, o discurso de nivelamento entre clubes do continente.

Em anos recentes, equipes como Santa Fe (COL), Huracan (ARG), Atlético Nacional (COL), Chapecoense, Nacional (PAR) e Independiente del Valle (EQU) foram algumas das finalistas das competições organizadas pela Conmebol, ilustrando o fundamento.

Mesmo se equilibrando em corda bamba, o Tricolor tem se saído bem na Sul-Americana. Contra times internacionais, no último biênio, venceu, sem sofrer gols, todos os confrontos que fez como mandante, no Maracanã.

Em 2017, foi quinto colocado e só não avançou mais porque sua vaga na semifinal lhe escapou depois de ter aberto 3 a 1 em confronto com o Flamengo.

Em 2018, já deixou para trás Nacional Potosí (BOL) e Defensor (URU) e tem boas chances no duelo contra o Deportivo Cuenca (EQU) nas oitavas de final, principalmente se Pedro, autor do gol da vitória em Montevidéu (foto), não for negociado ainda nesta janela de agosto.

Numa Copa em que a distância entre o melhor e o pior vem mostrando ser mínima, o torcedor tricolor, apesar da precariedade do seu elenco, tem todo o direito de ter esperança na conquista.

Até porque, ante a malfadada administração atual, é só o que lhe resta.

___________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

94 thoughts on “Seguindo em frente

  1. STT.
    Eu não confio em notícias chamativas, parece mais uma fake news. O empresário do Pedro disse que não há nada em relação a negociação com o Bordeaux. Deve ser um bando de carniceiros da coisa ruim tentando desestabilizar o jogador e o Clube. Apesar de achar esse Abadé um trouxa, ele não é uma ameba. Pura inveja! Mas aceitar jogo no domingo ás 20:00 é coisa de idiota. Nem um paquiderme aceitaria, são animais muito inteligentes. Atravessam desertos inteiros para encontrar água, e encontram. Viu PCA! São estrategistas!
    Saudações Tricolores.

  2. Já estão noticiando que o Pedro está vendido para o Bordeaux, pela ninharia de €17mi.
    A se confirmar, estará caracterizado crime contra o patrimônio do clube.
    Mais um!
    ***
    O Conselho, que abriu o processo de impeachment do desqualificado, tem que intervir imediatamente e proibir que qualquer negociação envolvendo qualquer jogador seja tratada ou consumada, enquanto a questão não for votada e resolvida.
    ***
    Mercadores mercenários de merda!
    Vcs serão escorraçados, enxotados de lá!

    1. LA, tou muito puto. Venderam o garoto por uma mixaria. Mesmo valor de antes da convocação. A burrice ou incompetência é tamanha que cheira sacanagem! Alô alô oposição façam algúma coisa!

      1. O empresário tá negando.
        Vamos ver com quem está a verdade.
        ***
        O Fluminense tem 50% do passe, levando R$ 40 mi nessa.
        Uma piada!
        Caso de polícia!

  3. Assisti Everton 2×1 Southampton, times não favoritos ao título do campeonato inglês. Velocidade, técnica e dedicação que não se vê por aqui, onde se joga uma coisa monótona, cheia de passes laterais e para trás, que os brasileiros ainda pensam que é futebol. Mas há explicação capixaba para isso: os jogadores da Premier League são máquinas.
    Para registro: Richarlison marcou um gol. Em dois jogos, três gols. Tite, o Rolando Lero, não assiste o campeonato inglês, prefere ver o chinês.

    1. “Bom domingo”: Cristiano Ronaldo treina menos de 24 horas após estreia

      Velocidade, tecnica, dedicação…

      O PCA deve achar que esse CR7 é doido, o Abel idem.

  4. Espero que o Marcelo Oliveira faça o time rodar, não da para ficar escalando os mesmos jogadores, tem que da rodagem para o elenco que já é fraco e pequeno. João Pedro e Marcos Paulo voando no sub 17. André volante ótimo jogador, Zé Ricardo bom volante. Não sei se o Rodholfo é bom goleiro, nunca agarra. Tinha que descansar o Airton Lucas um pouco. O que faz o cabeludo que joga de meia no Flu? Não tem oportunidade manda embora pohha, esse Zagueiro Paulo Ricardo, vai ter oportunidade?
    Tem um pretinho no sub 17 que joga fácil também, Luiz Henrique. Tem que ter ousadia já que não tem dinheiro. A hora que precisar no mata mata da sula, já vai esta o elenco todo arrebentado se não fizer rodízio.

    1. É isso aí, Rodrigo.
      Há uns moleques bons de bola nesses “subs” todos que existem, hoje, no Flu, mas quase todos estão com um “salto” que nem dá para medir, né?
      Será muito bom que sejam colocados no time de cima, com bastante cuidado, mas que sejam instruídos a se portarem com mais humildade.

      Desses citados por você, todos levam muito jeito, sim, mas, aí, se o cara aparecer bem, logo a mídia o coloca nas alturas, e, mesmo que ninguém tenha falado em interesse por ele, alguém logo inventa isso, vira um inferno, e acaba como no caso do Wendel, que tinha muita coisa para evoluir, mas foi incompleto para fora e nem se sabe como anda.

      Eu acho que todos os clubes têm que ter um psicólogo para conversar com essa garotada hoje, mas que ele entenda e goste muito de futebol e não só de psicologia, para dar uma amaciada na ansiedade deles em ir para a Europa, principalmente, logo após a primeira oportunidade no time titular.
      E que, no Flu, esse psicólogo converse muito também com a diretoria que está precisando muito.
      (19/08 – 08:30)
      sssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

  5. A escalação provável do Fluminense mostra Richard/Jadson e Matheus Alessandro.
    Se der descarga, entope o vaso!
    Eta técnico teimoso e burro!
    Vai dar merda e deppis ele vem, à la Abel, dizer que o time jogou mal, isso e aquilo, que não foi isso o que treinou, mas o excesso de jogos e a rebimboca da parafuseta atrapalharam.
    Táquepariu!

  6. Depois da saída do Ayrton e a entrada do Richard no jogo contra o Defensor, a defesa começou a errar e os caras tiveram chance de fazer um ou dois.
    Qdo o Norton entrou, igualamos e vencemos.
    ***
    Como uma dor sem contusão tirou o Ayrton do jogo, eu acho que o Marcelo não pode, nem em sonho, insistir com o Richard.
    Prá mim, Ibañez, sem dúvida!
    Ou, pior das hipóteses, Norton!
    Richard, NÃO!

  7. Apesar do exame não ter acusado contusão alguma, o Ayrton não viajou pro jogo contra o América MG.
    Disse que a coxa dói!
    Estranho!
    ***
    No jogo contra o Inter, qdo ele saiu, eu achei que ele havia quebrado o tornozelo.
    Mas teve melhora surpreendente e foi pro jogo contra o Defensor.

  8. O que vi do jogo de ontem foi que era para ser até uma partida mais tranquila para o Fluminense dada a vantagem que levou para o Uruguai e que poderia ser mais explorado o nervosismo do fraquíssimo time do Defensor.

    Observem que o Marcelo optou por uma formação 3 5 2 entrando o Ibanēz e Mateus Alessandro.

    O primeiro jogou com objetividade e cumpriu bem o que lhe foi determinado.

    O M. Alessandro ciscou de um lado para o outro e faltou-lhe objetividade em muitos lances e afoito em outros como foi naquele contra ataque no segundo tempo que custou o primeiro gol que poderia ter saido.

    Era também para se aproveitar essa partida e dar mais ênfase para colocar mais um no meio de campo para compor a criação já que o Daniel não deveria estar inscrito nessa fase.

    E o Pedro foi convocado pelo Tite o que valoriza ainda mais seu valor mais aí que reside o problema.

    Diante a infinidade de problemas financeiros que o Fluminense possui, com uma gestão que não tem o discernimento de estabelecer um valor justo dos jogadores que negocia e ainda as várias trapalhadas que ela mesma cria como por exemplo em não honrar os acordos pra firmados, o dinheiro que entrar nos cofres tricolores logo será pulverizado e minimizarå por uns dias as contas do Clube que logo virão novas notícias de dívidas não honradas como pagamentos de salários.

    E o foco do Fluminense hoje deva ser a de se recuperar no brasileiro que a sequência de jogos mais não será das mais fáceis depois do confronto contra o América de MG.

    1. Matheus Alessandro é jogador de segundo tempo. Não tem corpo, não tem velocidade, não tem drible, não sabe chutar e muito menos dá passes inteligentes.

      Pablo Dyego é parecido. Só tem mais corpo.

      Pra piorar, até agora, esses atacantes que foram contratados não mostraram nada. Brian Cabezas que se cuide. Se não jogar nada, a alcunha de Brian Cabezas de Bagre já está na ponta da língua pra ser usada.

      De Caíque, nada se espera. Tomara surpreenda.

      Espero estar enganado, mas nas próximas cinco rodadas no Brasileiro Marcelo Oliveira periga ficar “prestigiado” se o time não melhorar muito o padrão de jogo.

      ST

      1. Cláudio, na boa, com todas as “qualidades” que você relatou sobre o Matheus Alessandro, com as quais eu concordo integralmente, eu acho que ele NÃO serve pra jogar no Fluminense.
        O moleque acha que é filho do Garrincha, sassarica pra lá, sassarica pra cá, quer driblar todo mundo e na maioria das vezes perde a bola e estraga a jogada.
        Além do mais, é metido a nervosinho, reclamar de juiz, mas futebol eficiente que é bom PORRA NENHUMA.
        Na minha escalação, ele e o tal do Jadson não entrarão nunca!
        Um abraço

  9. Fez muito bem vc, Pedro Antônio, em não aceitar a reaproximação proposta pelo auditor.
    ***
    Levar uma perna de anão de saci?
    Longe, bem longe dessa turma!
    Fez bem!

  10. Os bastidores dos jogos do Flu é muito engraçado, o gum faz você acreditar em algumas palavras dele, mas quando a bola rola, não condiz com nada do que ele falou. Jogador lento, sem técnica nenhuma, minha gratidão por ele jogar com garra e defender o Flu será para sempre, mas o futebol não é só isso. Chegou a hora de bancar ele e o péssimo Digão.
    Ibanes & Paulo Ricardo + volantes do sub 17 no lugar do fraco Jadson. Rodholfo no lugar do horroroso Júlio César, eu quero vê a hora que for para os penaltys, não temos goleiro e nem batedores.

  11. Eis os meus palpites…
    se classificam…

    Santa Fé x LDU
    Junior x Banfield
    fogão x patético
    San Lorenzo x Cueca… brincadeirinha Fluzão (jogão hein. Times dos Papas)

    A margem de erros é de 4 pontos percentuais.

  12. Pois é, pois é.

    Há uma turma rasgando as roupas porque Pedro pode ser vendido, e exigindo que o clube o mantenha para que isso ajude para que a torcida volte a encher os estádios, e, como isso, o clube se recupere financeiramente.

    Eu ruim ! Primeiro que a área de esportes da Rede Globo já botou o Pedro na vitrine para vendê-lo de qualquer forma, forçou a barra para sua convocação, porque nunca vi um jogador jovem ser tão badalado como este rapaz está sendo por este pessoal.

    Mas poderá haver algo escuso nessa força que estão dando para a venda desse rapaz, alguma teoria conspiratória embutida? Quem sabe, assim do tipo “vamos forçar a venda para enfraquecer o time deles”.

    Mas, bobagens à parte, haverá alguém tão ingênuo que ache que o clube possa segurar o Pedro, ou qualquer moleque bom de bola que apareça por lá para fazer a torcida voltar aos estádios e conseguir grandes patrocínios?

    O Vinícius Júnior recebeu só de presente do patrocinador uma Mercedes cujo valor daria para pagar um bocado de salários dele se ficasse jogando no Flamengo.

    É aquela história: “Fogo de morro acima, água de morro a baixo (e vontade de família sair de algum cantão e ir morar na Europa) são incontroláveis”.
    Dá para segurar, não. É bobeira ficar falando que o dirigente do clube possa impedir uma venda dessa hoje. Alguém impediria, como?
    (17/08 – 16:00)
    yyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy

    1. Concordo que não dê para segurar, principalmente se aparecer oportunidade de levar a família para um local muito melhor… agora… que não venda a preço de banana verde.

      Só de ontem para hoje com esta convocação ele já se valorizou. Se ele jogar bem e vir a ser um dos titulares da seleção… pronto.
      No momento, vender ele por menos de 50 milhões de euros é assinar atestado de burrice, pois se ele vingar na seleção triplica isto em menos de um ano.
      SSTT

      1. Aí, são outros quinhentos, né?

        Mas se o comprador bater pé, o empresário do jogador, a sua família e ele próprio baterão pé também para que ele seja vendido. Né não?

        Mas tomara que o Pedro se dê bem, tenha o mesmo sucesso que tantos conterrâneos tiveram, e que perca muito da empáfia que já demonstra, pois nem gosta de ser abraçado pelos colegas quando faz gols, e quer se expor sozinho.
        18/08 – 09:15)
        %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%

    2. PCA,
      Você só falou do lado bom, o da venda. Eu lhe pergunto, quais as consequências dessa venda e a de outras que aconteceram para o Clube? Se beneficiou com elas? Pagou as dívidas? Quem foram os verdadeiros beneficiados com essas vendas? O Clube não foi, as dívidas aumentaram. Você fala como se fosse impossível evitar tais vendas. Existe estratégias que podem ser colocadas em prática, não por essa diretoria que não entende nada do negócio chamado futebol, mas se o Fluminense tivesse nas mãos de gente competente, e não de ratazanas, o Clube estaria em outro patamar. Está claro que no Fluminense, vendas de jogadores não tem retorno financeiro, esportivo, de pagamento de dívidas, não enxergo nada de positivo nessa equação financeira, vislumbro prejuízos. Se essa política do “vender ou vender” não está dando certo para o Clube, como disse acima, existem outras estratégias para serem colocadas em prática. Defendo a profissionalização dos Clubes de futebol. Uma instituição como o Fluminense não pode ficar nas mãos de aventureiros dispostos a tudo para ficar com um pedaço do bolo. As vendas podem sim serem evitadas, existe uma balança chamada custo x benefício que tem que ser usada e deve ser usada em cada venda. O jogador é um patrimônio do Clube, é o seu alicerce. O jogador é custeado pelo Clube, da Base até o profissional, onde a Instituição pode lucrar. O lucro não é só feito de vendas, existe muitas coisas embutidas aí nesse bolo: como títulos, valorização dos jogadores, aumento da torcida, etc.. O Pedro pode ser um bom exemplo para usar uma estratégia para ser implementada. Estenda o contrato desse jogador, aumentando e muito a multa rescisória, consigam um patrocinador principal, o Pedro pode ser o centro avante da seleção, é um grande trunfo. Ideias não faltam, o que precisa é de inteligência. Fora “vender ou vender”.
      Abraços Tricolores.

      1. Prezado Juarez.

        Sobre suas interrogações do início:
        1ª – São sempre ruins para o clube hoje, sim, e tenho absoluta certeza disso como você e tantos outros têm.
        2ª – Não, como sempre, é lógico.
        3ª – Não. Já que tem que vender pelo valor que querem comprar, até porque esse mercado estrangeiro hoje é “comprador” em relação ao “comércio” brasileiro.
        4ª – Os empresários, o jogador e sua família, e o clube que leva o jogador, se este der certo por lá.

        Mas a minha “tese” é que não há como segurar mesmo hoje, e falo que é impossível ao Flu evitar tais vendas, sim.
        Sobre essa estratégias que você fala, detalhe uma por uma, e, quem sabe, a direção do clube as aceite e tudo dê certo.

        O clube não estaria nem estará em outro patamar nenhum se continuar sem um grande patrocínio, se não chegar um empresário tricolor verdadeiro cheio de dinheiro e se disponha a ajudar o clube efetivamente.

        Esse papo de “custo x benefício” que Muricy meteu em futebol, foi mais uma analogia, talvez até sem querer, que ele fez em relação ao Conca, só que, com seres humanos, não funciona assim.
        Isso funciona para quem compra uma máquina, ele tem que medir isso, ou compra animais para criar e vende-los, esse custo/benefício tem que ser medido rigorosamente.
        Com jogadores, não dá por “n” motivos.

        Mas, Juarez, jogadores já foram custeados pelos clubes, e o Eurico dizia que o Vasco tinha uns duzentos deles, que lhes dava alojamento, roupa, alimentação, educação, tratamento médico e o escambau, e que isso, com a Lei Pelé, não mais seria interessante para clube nenhum. Estamos vendo agora que ele estava certo.

        Imagine, Juarez, o Flu chamando o Pedro e lhe dando um salário de 200 mil reais mensais, e o clube lá fora já bateu para o empresário dele que lhe dá algo parecido em euros?

        Depois, o Pedro tem que pensar também que no dia em que errar uma bola na cara do goleiro adversário a torcida fiel tricolor o chamará de todo os nomes possíveis. Né não?

        Mas vá pensando nessas estratégias que o Flu posa fazer para manter o Pedro e quem mais aparecer comendo a bola na base.
        Abraços tricolores – com os pés no chão.
        (18/08 – 09:00)
        $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

        1. PCA,
          O Neymar só saiu do Barcelona porque o PSG pagou a multa rescisória, ele não sairia se não fosse por isso. Não adianta oferecer um salário de 200 mil euros ao jogador se não pagarem a multa ao Clube. Não adianta o jogador exigir e nem a família pedir, que ele não vai sair. Contratos tem que serem cumpridos é a lei, o jogador pode ser punido severamente, assim como o Clube aliciador pela FIFA. Esta é uma das estratégias, as outras, tem que contratar pessoas capacitadas e inteligentes para um bom departamento de marketing e, principalmente, ter um presidente que seja um tubarão nos negócios, e não um trouxa de óculos fundo de garrafa. Assista ao filme no you tube sobre a rede da Mcdonald’s de fast food, como foi criada, como cresceu, e porque virou um fenômeno mundial. Com Michael Keaton. Você compreenderá perfeitamente com o que estou falando.
          Abraços Tricolores.

  13. Fizeram o que tinha que ser feito:garantir a classificação diante da fraca equipe do Defensor.Quanto a título eu só acredito vendo.

    Pedro é mesmo o destaque, mas no nosso caso, é bom e não é ao mesmo tempo, pois não demora muito, será negociado por um valor apenas para fecharem algumas contas em 2018 e depois ainda saírem alardeando “saneamento financeiro”.

  14. Acho uma bobagem mesmo a gente não valorizar essa vitória gigantesca contra o Defensor… pombas, querem o que? Como diria aquela Alice… o Grêmio sofreu pra empatar e ganhar dessa seleção. Pouco importa se o Grêmio só ganhou estadual, copa do Brasil, Libertadores e Recopa nos últimos 2 anos. O que importa é que o Fluzão tá nas oitavas da sula. Ehhhhhhhh , vamos comemorar.

    1. Nando,

      Mesmo assim, o Grêmio não jogou propriamente contra este time. Eram outros jogadores até pouquíssimo tempo atrás.

      Por isso imaginei que, sendo o time adversário recentemente remontado, eles teriam que sair para o ataque, dando a nós a oportunidade de “mostrar o nosso valor”. Mas não foi bem assim.

      Foi um jogo até difícil, que expôs a nossa atual, eu disse atual, fragilidade.

      Vamos ver se este time “encaixa”, porque o segundo turno do brasileirão será complicado e a Sul-americana não será esta moleza toda não.

      ST

  15. Classificados Sim, mas não dá pra dizer que jogou bem.
    Este time do Defensor não se equipara nem aos pequenos do Rio, fraquíssimo.
    Esta Sul Americana está uma baba, ainda mais com a saída do São Paulo, mas o Fluminense é seu treinador tem demonstrado que também são muito fracos.
    Pode melhorar, depende muito do Marcelo, embora torço para que isto aconteça não consigo acreditar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *