Com garra e com alma

A torcida do Fluminense viveu uma noite inesquecível no Maracanã. O tetracampeão brasileiro, em sua sétima participação na Sul-Americana, pavimentou em três cores sua caminhada para as oitavas-de-final, ao bater os uruguaios do Defensor num fim de jogo eletrizante, que contou com leve toque sobrenatural.

Foi instante depois de terem sido amarelados que Digão e Sornoza, como que tomados por uma fúria incontrolável, fizeram os gols que deram ao Tricolor a boa vantagem no confronto – o do equatoriano, uma pintura, olímpico, com a bola descrevendo uma curva só interrompida com o chacoalhar da rede.

Vitória justíssima de um time que só se preocupou em jogar futebol, contra uma equipe que veio ao Rio de Janeiro exclusivamente para praticar o antijogo, matando o tempo com recursos de toda ordem. Jogando assim, seu gol não sairia, como não saiu.

O Flu, por sinal, completou seis jogos sem ser vazado contra times internacionais, por esta competição. A última vez foi em 2009, na semifinal contra o Cerro Porteño, quando Gum e Digão já montavam a dupla de zaga do então futuro finalista.

A torcida fez a parte dela, apoiando a equipe durante toda a partida e vaiando a catimba adversária. A massa pó de arroz é, disparadamente, a mais vibrante, criativa e participativa do Rio de Janeiro. Quando mais se precisa do seu grito, ela sempre dá o recado.

Sornoza foi o grande personagem da noite. Já jogava bem, procurando abrir espaços para furar o muro de contenção formado pelas linhas de defesa dos uruguaios. O Flu chegou lá em duas cobranças de escanteio, mas poderia ter arriscado mais de fora da área e feito mais jogadas de fundo, embora Léo não faça nem sombra a Gilberto, desfalque de última hora, devido a um problema muscular.

Fluminense 2 x 0 Defensor será sempre lembrado pela obra-prima do Papá e pela superação do aguerrido time tricolor, tão desejoso de fazer algo diferente no semestre, embora a vontade esbarre nas limitações do elenco, que, contudo, não se entrega.

O Flu se enche de novo de moral e parte pra cima do Bahia, domingo, às 19h, também no Maracanã.

Jogo para consolidar o bom momento.

___________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

108 thoughts on “Com garra e com alma

  1. O único “senão” do jogo foram as vaias ao Léo, embora reconheça o direito da torcida vaiar, achei injustas porque o jogador estava se empanhando bastante e, com as vaias, piorou em campo, tem horas que um incentivo ajuda o jogador a se recuperar no jogo, as vaias nunca. Particularmente, eu só vaio jogador quando não se esforça ou então quando faz aquelas faltas idiotas que só beneficia o adversário.

    1. É isso, Julio Cezar.

      O fdp que diz que torce por um time e vai ao estádio para desestabilizar jogadores apupos, esse cara não é nem o excremento de um torcedor leal.
      Foram pilantras dese tipo que ajudaram muito para que o Scarpa fizesse o que fez.
      Ninguém é obrigado a ir a estádio de futebol, então não vá aporrinhar lá.
      ST
      (05/08 – 15 – 00)
      jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj

      1. Mas q deselegancia do Prolixo Com Afinco … chamar de excremento e xingar a mãe de torcedores que vaiam o time …
        E depois essa figura fica aqui posando de arauto da moralidade e se vitimizando qdo é criticado pelas tolices que escreve …

  2. MUNDIM,

    Vou te fazer um convite:

    – Vá amanhã ao Maraca e sente e vibre na minha torcida.

    Vai ser inesquecível !!!!

    ST CB e P Ant

  3. Fecharam o elenco, e caso o Sornoza se machucar, quem entra no meio?
    Dodi ou Richard?
    A hora de mesclar essa turma com a molecada dos sub é agora.
    Vai dando canja pra essa molecada no profi. Vai fazendo teste no br, não vamos cair mesmo, muito time pior que o nosso. Testa o Rodholfo no gol, dê mais chances pro Ibanês, vai fazendo rodízio com o elenco para não estourar.

  4. PCA, segue abaixo depoimento do nosso Richarlisson! Tema: condição física. Detalhe: + uma vez o Ricolorzinho, tá + por fora q bunda de índio! Sabe nada inocente.

    “- Acho que fiz uma temporada boa. O começo foi muito bom. Também senti um pouco a parte física. Vinha de dois anos sem férias. Jogando muitas vezes os 90 minutos sem parar. Estava sentindo a perna um pouco desgastada. Até tirava um pouco o pé do treino para não estourar nada na perna. Eu sentia que ia estourar uma hora porque estava muito pesada. A coxa vivia com dor. Resolvi descansar um pouco. Mas durante o jogo sempre dava a vida. Tentava fazer gol, dar assistência, mas infelizmente não saia. Mas nunca deixei de lutar, de correr atrás.”

    1. E eu lá me interesso por coxa de jogador de futebol?

      Isto é pura falta de treino. Não treinava aqui no Flu e quando chegou lá os cara o colocaram para jogar porque estava em plena temporada. Aí peidou na farofa…
      Somente corrobora o que digo… treino, treino e mais treino para solucionar problemas gerais de jogadores de futebol profissional. Treinos em dois períodos… de 08h as 11h 30min e das 14h as 17h 30min…

      SSTT

      1. Uaiiiii, sô !!!
        Não seja cego nem incapaz de entender o que lê, cara.
        Leia o que o que Oni postou, que expressa a narração do Rixharlison, porque ele disse uma coisa e você “entendeu” do seu modo como sempre faz.

        Pera aí, capacidade, tente ler quantas vezes puder, por favor, se não conseguir compreender o que o jogador disse, aí ficará difícil paca.
        Mas faça o favor de só dizer coisas que tenham validade.
        (05/08 – 14:00)
        honchonchonchonchonchonchonchonc

  5. Atenção torcida organizada FLU RECLAMAÇÃO! Domingo todos ao maraca! Vamos rever o estagiário Enderson Moreira e o Bahêa.
    Alô, Abad! Coloca ingresso a R$1,00

    1. É muito curioso ver um torcedor residente em Lauro de Freitas dando ordens para a torcida carioca comparecer ao Maracanã …
      Isso é o que eu chamo de delegação de atribuições …

      1. Opa! Tá fazendo confusão! Zero de ordens. Qdo estou por aí trabalho/passeio é minha obrigação assistir ao vivo e em cores o Fluzão jogar! Idém, aqui em SSA.
        Sempre seguindo o lema: Se não posso ajudar! Não devo atrapalhar…

    2. Acho que não encheu na quinta por três motivos: a derrota para o Ceará, o horário ingrato(21h45 de uma quinta-feira) e o fato do jogo passar na televisão(SporTv). No domingo, o jogo será às 19h após uma vitória épica. Não há necessidade de diminuir ainda mais o preço dos ingressos.

      Quanto ao “estagiário”, devo lembrá-lo que ele nos fez avançar uma fase da Libertadores em 2011 quando o “professor”Muricy praticamente nos deixou à deriva, além de ter montado uma equipe na sua segunda passagem, aproveitando os garotos e revelando o Scarpa.

      1. Fernando, tô ligado! O “estagiário” tem como objetivo cutucar alguns! Além de 2011, o estagiário ajudou-nos na conquista da primeira liga! No brasileiro, pós Unimed… ficamos entre os 4 primeiros durante todo primeiro turno. Conquistou a segundona pelo América-MG. Excelente treinador!
        Quanto ao público nos nossos jogos, acho legítimo os três motivos elencados.
        Outrossim, lembro q clubes com os mesmos motivos tem apresentado mais torcedores em seus jogos. Ex: Ceará, Atlético-PR, Santos,Bahia, Vitória etc..

  6. Há algumas décadas atrás eu vi em ” Os Trapalhões e o Rei do Futebol ” o Didi bater um córner correr para a área e ele mesmo marcar de cabeça . Além disto o goleiro do time era o Pelé . Talvez este seja o verdadeiro gol olímpico com o algo diferente …..

  7. Caros,

    Excelente vitória contra um time covarde e medíocre, mas num jogo internacional e com um gol de enciclopédia ( este sim, pelo jogo ser internacional pode lhe dar um “Puskas”) do Sornoza. Acho que dá pra chegar a uma quartas de final ou semifinal neste torneio sem maiores problemas, mas daí pra ganhar tem de haver um algo mais, alguma entrega extra, junto com uma pitada de sorte.

    SDs T

  8. Que o Marcelo Oliveira veja os 2 próximos jogos do Fluminense no Maracanã como fundamentais para recuperar os 3 perdidos diante do Ceará na última rodada.

    Tem que afastar essa síndrome de Hobin Wood que tanto tem sido constante no Fluminense.

    Deverá ser uma boa a volta do Danielzinho mas de nada adianta se ele não tiver a oportunidade diferente do que foi o Luquinhas que foi rara as vezes que ficava a disposição no banco de reservas.

    1. Futebol, o Daniel tem. Só não sei se com aquele corpo de passarinho ea pouca velocidade ele conseguirá se firmar no time principal.

      Torço muito por ele e acho que a diretoria fez a coisa certa. Em vez de gastar dinheiro com um meia mais ou menos, usou a prata da casa.

      ST

  9. Eu não tenho a menor dúvida que a voz do torcedor pouco importa para essa gestão se for perguntar sobre a venda e o preço cobrado pelos direitos do Pedro que assim que for convocado, sai por um valor aquém do que foi vendido o VJ do mulambo.

    Entendo que o Fluminense há muito tempo enfrenta problemas financeiros oriundo de más gestões que levaram o Clube para o buraco.

    Mas a Fluócio veio para dar continuidade nesse processo que não é fácil de ser resolvido pela próxima gestão que for assumir.

    Aí quando pergutam do por quê o Fluminense é ainda considerado a virgem entre os grandes sem uma Libertadores que seja grande parte das respostas está nessa ânsia de “doar” os direitos de um destaque como o Pedro que poderia fazer parte de um plano de marketing para formar uma equipe competitiva e assim ajudar a buscar nessa e outras conquistas.

    Vai entender o que se passa na cabeça dessa turma da Fluócio.

    1. Não precisa procurar.

      Se tiver presidente competente ela comparece

      Lembra da final da Liberta 2008 quando mais de 80.000 tricolores fizeram a festa mais linda do mundo?

      Quem era o presidente de fato?

      CELSÃO!!!

      Que será o o nosso próximo presidente.

      Dias bem melhores virão!!!

      ST CB E P Ant

      1. Limontam, dá uma pesquisada nos públicos de 2008, e depois vem conversar! Torcedor de verdade acompanha QUASE todos os jogos do clube na competição! Torcedor apenas de final é mero visitante.

        1. Pois é, OVNIVALDO MARMUND … residindo no interior da Bahia a desculpa do “SE” vai estar sempre engatilhada no seu revólver …
          “SE eu morasse no Rio, não deixaria de comparecer a nenhum jogo do time no Maracanã..”

          Resta saber se essa sua disposição toda te fará deslocar-se para o Barradão e para a Fonte Nova qdo o time estiver por aí …

          Estamos de olho …

          1. Qto a isso relaxe! Aqui temos um grupo de verdadeiros tricolores. Seja na Fonte Nova, Pituaçu, Barradão! Juntos com o Fluzão.
            Axé, Fluzão!

  10. Vixe! A turma da FLU RECLAMAÇÃO! Tá q Tá. Cuidado com o Bahêa!
    Nando, Tom Zé mandou lembranças, segura essa:
    Tô bem de baixo prá poder subir
    Tô bem de cima prá poder cair
    Tô dividindo prá poder sobrar
    Desperdiçando prá poder faltar
    Devagarinho prá poder caber
    Bem de leve prá não perdoar
    Tô estudando prá saber ignorar
    Eu tô aqui comendo para vomitar

    Eu tô te explicando
    Prá te confundir
    Eu tô te confundindo
    Prá te esclarecer
    Tô iluminado
    Prá poder cegar
    Tô ficando cego
    Prá poder guiar

    Suavemente prá poder rasgar
    Olho fechado prá te ver melhor
    Com alegria prá poder chorar
    Desesperado prá ter paciência
    Carinhoso prá poder ferir
    Lentamente prá não atrasar
    Atrás da vida prá poder morrer
    Eu tô me despedindo prá poder voltar

  11. Sobre essa choradeira de tanta gente neste blog, exigindo que o Clube não venda esse ou aquele, nem qualquer outro garoto bom, eu sugiro que cada um exponha um plano realmente viável para a diretoria fazer isso hoje mantendo qualquer moleque que se destaque. Não vale “quem sabe”, “talvez”, “poderia”, nada disso.

    Eu fico pensando nisso e não vejo nenhuma saída clara, e afirmo que o Fluminense só pode manter boa parte dos seus garotos, e contratar esse meia que tantos suplicam, se 50 grandes empresários tricolores, bem situados no mercado nacional e internacional, decidirem que cada um dará uma boa grana mensal ao Flu, começando agora em agosto, cujo montante dê perto de 250, 300 milhões de reais até dezembro.
    Ao final do ano, eles se reunirão com a diretoria para fazer mais avaliações.

    Só vejo uma hipótese desas, ação de fada madrinha.
    (03/08 – 19:00)
    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    1. Só eles pararem de colocar patrocínios de colchão, de exames, de táxi. E essa porcaria de valepress que não consegue pagar um mês de salário. Pega logo a caixa e vai arrumando a casa de vagarinho sem meter a mão no clube. Eles vendem, vendem, vendem, e a gente continua na lama, você não acha que essa ganância de vender estranha não?
      Acredito que até o patrocínio que não paga, é coisa premeditada, para fingir para o torcedor que tem que vender, se bobear essa valepress é parente do Abad.

    2. KKKKKKKKKKKKK

      É muita bobagem escrita.

      Fico imaginando o REAL MADRID, BARCELONA, MANCHESTER CITY, MANCHESTER UNITED, CHELSEA, INTER DE MILÃO, JUVENTUS, BAYERN DE MUNIQUE, ETC dependendo de 50 empresários.

      Como diz um amigo meu:

      Idoso faz hora extra neste planeta.

      ST CB E P Ant

      1. Bobagem escrita é vc marcando palpite nos jogos do Fluzão! Sempre contra. É vc venerando o Celsão!
        Limontam se gosta tanto do Celsão, aluga um apartamento e vai morar com ele.

  12. A cereja do bolo foi ler que o Patético Cabra Aloprado acha que gol olímpico, sem tocar em ninguém e morrer na rede lateral fazendo uma imensa curva, é besteira.
    Realmente… é pura besteira. E ele ainda justifica que se o goleiro tivesse tocado, batido no travessão e a defesa tirado seria nada.

    Páááára o mundo para… ele descer. Por favor.
    Alguém explica para ele que… se… o goleiro tivesse tocado na bola na cabeçada do Digão… se… o Maradona não tivesse usado a mão contra a Inglaterra… se… o Banks não tivesse pulado e feito o movimento de mão não teria feito a maior defesa de todos os tempos… se… se… ele não falasse tanta asneira a gente até o levasse a sério…
    Caracoles… até agora estou sem saber se rio, choro ou faço que nem tô aí… pqp…
    SSTT

    1. Eu fico pensando como você se instituiu, compulsoriamente, para ser o revisor de tudo o que eu escrevo, até porque escrever não é o seu forte.
      Desse besteirol todo seu, só quem é do seu time gosta, pois é muito “argumento” raso numa escrita pior ainda.
      E você reclamou que o blog estava ruim outro dia. Não o piore.

      Dê a sua explicação decente do que acha que é um lance desses. A gente vê uns vinte ou mais escanteios numa partida, e os vimos em várias partidas deste campeonato até agora, vimos em vários jogos da copa do mundo, vimos o Flu jogar desde o ano passado e quantos gols desse tipo foram marcados nesse jogos todos, quantos o Flu marcou, e, especialmente, o Sornoza marcou quantos? Diga algo válido.

      Nego treina pênaltis, faltas, laterais, escanteios no primeiro pau, no segundo, no meio da área, mais para fora da órbita do goleiro, tudo isso que efetivamente resulte em gols. Mas treinar para fazer gols olímpicos, isso só no time que você treina, cheio de jogadores altos e fortes e de espada penetrante.

      Golaços são os que o jogador sai de vários adversários e chega na cara do goleiro deles, bota nas redes, ou de tabelas que matam a defesa toda.
      Mas você fica empolgado quando vê cestas de longa distância, pois os que as fazem são negões bem grandes.
      Mas eu vou começar a marcar quem fala asneiras neste espaço.
      (03/08 – 19:00)
      nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

      /

      1. PCA, pega leve com o nosso Ricolorzinho! Tudo isso, por causa de uma letrinha! “U” em lugar de “O”.
        PCA, tá parecendo o Ajuri.

        1. Marmundinho… aprende aêê…

          https://www.conjugacao.com.br/verbo-rir/

          Outra… quem gosta de zagueiro alto, espadaúdo e viril é o nosso amigo PCA. Ele afirmou isto em passado que o Flu buscava um zagueiro e ele disse que viu um zagueirão argentino assim que o Flu deveria contratar.
          Nem fui o primeiro a sacanear ele…
          SSTT

    2. Ricolorzinho, tô rindo até agora do seu rio! Cuidado para não afogar!
      Lembre-se q o seu negócio é o babaçu e o garoto espadaúdo.
      Cuidado com o Bahêa e o seu técnico estagiário.

  13. Pode-se dizer que o futebol só apareceu mesmo já quase no fim do segundo tempo, com destaque para o Sornoza fechando com chave de ouro com aquele golaço.

    Também acho que essa Sul-Americana pode ser viável para nós, mas tem que ser levada a sério.Agita um meia, Abad e manda parar com essa conversa de que é difícil a permanência do Pedro.

    1. Já está tudo sendo preparado para vender o moleque…
      Vejam só: contrataram zuzentos atacantes e já começaram a falar que é “difícil manter” o mesmo.
      Resultado? Quem trouxer meia duzia de mariola e uns dois pé de moleque ou língua de sogra leva facinho.
      SSTT

      1. Pois é, Ricolor, é por isso que não dá para se iludir.

        É mais provável que prefiram
        enfraquecer o time, perderem o ano mais uma vez e não tirarem o Flu pelo menos da fila da Sul-Americana.

  14. Dois assuntos : gostei do juiz ontem aplicou cartões a quem fez cera e a segunda Diretoria afirma que é difícil manter Pedro como? É difícil pegar uma parte do dinheiro de Richarlison e tentar comprar mais parte dos direitos e renovar contrato e aumentar a multa ?

    1. Ramires,

      Permita-me discordar de você quanto ao árbitro. Deixou a cera correr solta e não compensou o tempo de jogo paralisado.

      Veja que o goleiro adversário sequer foi advertido com cartão pela cera vergonhosa. Ao contrário, o árbitro cuidou de enquadrar os jogadores do Fluminense que com ele reclamavam do tempo para que o jogador substituído saísse de campo, por exemplo.

      Enfim, não gostei da arbitragem.

      Mas concordo quanto à necessidade de se manter o Pedro por mais tempo, até para querele se valorize mais.

      ST

    2. Claro que é difícil, o Abad deve está louco para meter a mão nessa grana. E vai vender essa geração de “ouro” rapidinho.

  15. Espero que este jogo seja indício, de que a nuvem pesada esteja dissipando-se de uma vez por todas.
    Contra um ferrolho insuportável e aviltante nada como jogar com brio e luta.
    O torcedor agradece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *