Richarlison permaneceu (ao menos, por enquanto), foi preservado pela torcida, marcou um gol (depois, corretamente anulado), mas o Fluminense tornou a ser derrotado pelo Grêmio no Maracanã, desta vez, com dois gols de falta (o segundo, com falha de Júlio César, que pulou atrasado).
Abel iniciou com Norton ao lado de Wendel na cabeça de área, e com Calazans auxiliando Gustavo Scarpa na criação. À exceção do último, acabaram sendo eles os melhores do time na partida.
Dos 14 atletas utilizados por Abel, oito eram oriundos da base, um número esmagador, mas também revelador.
O Flu tem meninos de talento, mas também tem pressa.
Sem dinheiro para ir ao mercado, investe tudo na molecada e corre riscos altos.
O de queimá-los, a princípio, fica um pouco afastado com Abel à beira do campo.
O treinador tem costas largas e chama sempre para ele a responsabilidade dos resultados.
Mas o risco maior – e o que mais preocupa – é o de a meninada ter seu emocional afetado se o time vier a ter uma série negativa.
Neste caso, o rendimento da equipe seria fatalmente comprometido.
No Fla-Flu de domingo, Abel terá ao menos a volta de Orejuela, que serviu a seleção do Equador.
O Tricolor é o mandante e, se Richarlison jogar, sabe-se que ao menos para o Palmeiras (nem para qualquer outro clube nacional) ele não será mais negociado, já que completará seu sétimo jogo no Brasileiro.
Uma vitória sobre o grande rival urge neste momento para dissipar as nuvens de preocupação que começam a rondar Laranjeiras e quebrar a série de três jogos sem triunfo na competição.
______________________________________________________________________________________
E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br
Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/
Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/
Na medida das possibilidades que temos, gostei da escalação.
Não sei como o Mascarenhas vai se sair, mas não dava mais para adiar a barração do Leo.
Ele é muito fraco no apoio, já que não sabe cruzar, e pior ainda na marcação.
Que os jogadores tenham a mesma disposição do início da temporada, sufocando a saída de bola do adversário.
Vamos vencer !
“Opinião sobre o protesto…”
http://explosaotricolor.com.br/v2/59505-2/
E relembrando (outro assunto):
“O novo presidente do Fluminense, Pedro Abad, sabe que será cobrado por grandes contratações e títulos. Porém, o mandatário tricolor terá outro desafio no próximo triênio (2017/2018/2019): lidar com os vários movimentos políticos que compõem o Conselho Deliberativo desde a posse de terça-feira.
Depois de seis anos, a Flu Sócio, corrente política que apoiou o antecessor Peter Siemsen nas duas gestões e abraçou o nome de Abad para a campanha presidencial deste ano, não terá ampla maioria no conselho. O grupo perdeu algumas cadeiras e terá apenas cerca de 60 conselheiros — 150 novos foram eleitos no pleito do mês passado.
O menor número de cadeiras se deve ao acordo político com outras correntes para fortalecer a chapa de Abad, que, pouco antes das eleições, se uniu a Cacá Cardoso, agora vice-presidente geral. Assim, membros da Flu 2050, grupo de apoio a Cacá, também garantiram alguns assentos, e não significam apoio irrestrito.
Além destes, há a denominada Democracia Tricolor, que conta com sócios antigos do clube e conselheiros da chapa de Mário Bittencourt, que terminou em segundo lugar nas eleições. Ao contrário de Siemsen, que na reeleição obteve mais votos que a soma dos demais concorrentes, Abad não teve maioria absoluta. Assim, abriu espaço no conselho a 15 apoiadores do ex-vice-presidente de futebol. (…)
Na batalha política da última eleição foi firmada uma coalizão inédita e, porque não dizer, histórica no Fluminense. Em suma, o grupo Verdade Tricolor surgiu com o pré-candidato Pedro Trengrouse, que declinou de sua candidatura em prol a de Cacá Cardoso, que já tinha o apoio do grupo Flu 2050. Dessa união, surgiu o Fluminense Unido & Forte, que junto ao MR21, Esperança Tricolor e os chamados Independentes, formaram um grupo forte, coeso e que culminou com o apoio ao candidato Pedro Abad, juntando as forças do clube com a Flusócio, grupo político que já apoiava o candidato.”
Fernando Reis,
Nem tudo é política.
Como explicar mais três anos para fazer acontecer algo no futebol? Por que, então, não explica a razão pela qual prometeu reforços sendo candidato da situação?
Acho que ele vai aguentar os erros dele, seja quando se lançou candidato da situação sendo sabedor da situação do clube, mas prometeu reforços.
Botar culpa em política é desprezar a inteligência dos outros.
ST
Torcedor Tricolor
E de onde você tirou que falei isso? Uma matéria é sobre o protesto. A outra diz respeito a uma composição de vários grupos que estão no comando do Clube.
“Nem tudo é política”, mas você está falando sobre política. Ou é um novo tipo de ‘patrulha’ no blog, da qual tanto reclamam?
Todo mundo aguenta seus erros e acertos. “Prometeu” reforços? Então tem que cumprir.
Ele que se explique. Agora ele é candidato de uma coalizão, que inclui a situação.
Se o ‘botar a culpa em política é desprezar a inteligência dos outros’ foi para minha pessoa, pode estar certo de que não mediria nem a sua e nem a minha por duas matérias de blogs de futebol. Creio que de sua parte a recíproca seria verdadeira.
Fernando Reis,
Vou-lhe dar o benefício da dúvida. Costumo ser bem educado ao conversar com qualquer pessoa. Aprecio quem prefere uma boa conversa. Rolo compressor não me diz nada.
Você certamente nunca leu nada do que escrevi por aqui ao longo de muito tempo. Abomino qualquer restrição à liberdade de expressão, mesmo em relação a quem se faz de vítima e, ao invés de discutir ideias, prefere censurar os outros.
Portanto, vejo que você não tem a menor ideia do que falei.
Vou explicar. E caso você deseje tirar qualquer dúvida pessoalmente, certamente você não ficará com a mínima dúvida sobre o que falei, de tão simples que é. Vamos lá.
Você publicou um link e um texto. No texto há referência a um pensamento claramente político sobre as dificuldades que o Abad enfrentaria justamente em razão da composição de forças no clube.
Então, sem qualquer porém, eu disse que as dificuldades de Abad (entendeu?) não são políticas. Referi-me ao que entendo como mau planejamento do futebol.
Não tem a menor dúvida de que falo acerca do que o texto diz. Vou repetir: Nem tudo é política (como parece dizer o texto). As dificuldades dele não serão necessariamente por razões políticas.
Entendeu?
Nada faz pensar que comentei algo a seu respeito. Nem me dou a esse trabalho, porque, salvo engano, nunca ou pouquíssimas vezes, fiz comentário ao que você posta.
Mas acho que o melhor caminho, ao invés de, sem me conhecer, já vir respondendo dessa forma, é me bloquear.
Digo-lhe que patrulhamento da expressão é algo muito esquisito e não condiz com a minha postura. Talvez seja adequada com esta sua aí de cima, que, ao não entender o que um torcedor escreve no blog, vem “atirando” suposições absurdas.
Caso ainda não tenha entendido, sinto muito, não terei tempo para explicar novamente neste blog.
Outra coisa: o que eu achar errado desta ou de qualquer outra gestão, vou continuar escrevendo. Não tenho qualquer interesse político. Torço até para que o Abad acerte. Mas, certamente e pensando bem, muita gente deve ter.
ST
Agradeço pelo ‘benefício da dúvida’, já que rolo compressor também não me diz absolutamente nada. Também costumo ser muito bem educado.
E ainda postei a dúvida: Se o ‘botar a culpa em política é desprezar a inteligência dos outros’ foi para minha pessoa… Então, as demais palavras estavam condicionadas a estas.
Bastava você dizer neste último texto. Até porque, como você bem o disse, jamais comentei em postagens suas. E até me daria a este ‘trabalho’ porque são inteligentes.
Seu texto, na minha visão, pareceu dúbio para quem lê. Tanto poderia ser referir ao que você explicou, quanto ser pessoal. No mundo virtual as interpretações podem descambar para o que não pretendíamos dizer. A frase foi: “Botar culpa em política é desprezar a inteligência dos outros”. Tanto caberia para o presidente quanto para quem postou.
Com toda a vênia, se vê motivo para tanto bloqueie por aí. E continue escrevendo sobre o que bem entender a respeito de qualquer gestão ou outro assunto. Isso não estava em discussão nos textos e nem me diz respeito.
Torço para todo presidente do Fluminense dar certo. Eles dando, o Clube também dará. Ainda mais porque ‘interesse político’ ainda não virou crime no país, apesar de parecer para alguns. E até coloquei: ele que deve explicar as promessas que não cumpre, etc.
Também abomino qualquer tentativa de cerceamento de liberdade de expressão, tanto de quem se faz de vítima quanto de quem age com soberba.
Agora entendi!
Caros,
Hoje quando a bola rolar vou, como creio que todos aqui o farão, torcer para enfiarmos uma goleada histórica no Flamengo. Porém, independente do resultado vou continuar criticando a atual administração naquilo que acho errado, como fiz sempre durante o período Orcades. E também continuar lendo aqueles que, por dever de compromisso político ou convicção, a defendem sempre com muitas “certezas”. No mais, quem quiser pode falar o que quiser a respeito, inclusive desconsiderar e ignorar qualquer coisa dita aqui. Mas é como dizia Sócrates num dos diálogos (O Phédon, mais cultura nem sempre inútil) “Não é possível, com efeito, que suceda a alguém desgraça maior do que recusar o debate”
SDs Tricolores e FT e DJ
Pois é, Amigos queridos !!!…..
Hoje, neste início de domingo em que estamos esperando o FLU x Fla, vamos pensar positivo, pelo menos, esquecer esse negócio de guerra à diretoria, ao técnico, aos jogadores, que, enfim , são os que realmente contam na hora que a bola rola, já que são eles que têm que dominar o objeto esférico, sem nenhuma saliência na sua periferia, que não podem usar as mãos para pega-lo, e que têm que ficar com esse objeto de desejo o maior tempo possível, e enfia-lo tantas vezes puderem nas traves adversárias.
E por que não parar de guerras uns contra os outros, que nos respeitemos como amigos, embora tenhamos divergências sérias sobre tantas coisas, e principalmente sobre futebol?
Eu pego pesado mas contra a ideia de alguns que acham que só está tudo certo se o time estiver vencendo todas, e que, se perder, tem que mudar tudo, mas meus cometários só atingem o “torcedor” e nunca o cidadão.
Todos temos alguém de nossa inteira amizade que torce contra nosso time, e nós, contra o dele, e tenho certeza que todos falamos de vitórias e derrotas cara a cara, mas em sem agressões. .
Eu e meu saudoso irmão começamos crianças a torcer pelo Vasco, ele, e eu, pelo Flu, mas nunca, nem de leve, nos estranhamos, embora fizemos alguma molecagem um com outro, mas só isso.
Eu, se me encontrar com qualquer dos senhores que conheço de nome deste blog, terei enorme prazer de conhece-lo pessoalmente, conversaremos, brincaremos, e e sempre tem que ser assim, acreditando que todos pensem desse modo. A vida tem que ser assim. .
Sem querer ditar manual de boa conduta para ninguém, manjaram?
Ms, voltando a falar de animais, afinal, o blog é de futebol e da causa animal, né não? , ,
Mas o Juarez Franco falou sobre a Harpia, esse bicho bem grande mesmo, e que os mais velhos diziam para nós, crianças, moradoras da roça, que ele pegava um de nós se estivéssemos sozinhos longe de casa, e nós ficávamos bem cabreiros quando víamos alguns passarinho parecido com ele, e estávamos sempre alertas.
Mas esse papo dos mais velhos era, lógico, para que os filhos não andassem muito longe de casa.
Hoje, ninguém alerta os filhos para tantos predadores que os atacam ferozmente, que os matam, escravizam-nos, e os menininhos a as menininhas continuam, cada vez mais , saindo para bem longe de casa.
Mas, Juarez, você falou tanto sobre a ave, e não esclareceu ao amiguinho Nando se a Harpia também pega uma cobra e só larga quando ela parar de se mexer, e que não dê mais sinais de resistência. A águia faz isso!
Estarei diante da TV hoje, confiante como sempre, vendo a turma lutar na tela, só que ali não é videogame, e não tenho um controle nas mãos, e os bonequinhos vão para onde querem, e não fazem o que eu quero que façam.
Saudações tricolores sem correr da raia.
(18/ 06 – 09: 15)
flufluflufluflufluflulfufluflufluflufluflufluflufluflu.
Es a magnífica Arpia.
https://uploads.disquscdn.com/images/0a5a2509d7777b87f04264e88297d85f5a699e0f9d4691eab42e06d0052fcc6b.jpg
Uma ave magnífica! A sua envergadura chega a 2 metros. Realmente, ela pode levantar um ser humano de mais ou menos 20 quilos.
Abraços Tricolores.
https://uploads.disquscdn.com/images/2e5419c893c09ac7822ed2ade842b7aa3a4877b37a26fe614f7b62864b49581c.jpg
Aquela outra agremiação já barrou o goleiro vacilão e colocou um garoto,
mas o esquema no Fluminense é esquisito demais.
O Fluzão tá precisando de uma delação premiada, vai ser merda pra todo lado.
Esse podcast do Beto Sales tem pontos interessantes a serem refletidos:
https://www.netflu.com.br/podcast-netflu-com-beto-sales-o-cretino-e-o-torcedor/
Como o Brasil vem passando por uma crise moral de enormes proporções, o Fluminense também merece passar por um expurgo dessa política dominante que esteve e está a arruinar com o futebol do Clube e que foi presente também nos anos negros da década de 90!
Daí conclui-se do porquê nos últimos anos, mesmo com as últimas conquistas nacionais, vemos o Fluminense passando por vexames, sem novos títulos de expressão como um Mundial de Clubes, queda no número de torcedores, acúmulo de derrotas em confrontos diretos contra muitos times no Brasil, brigando para não cair de novo para a série B entre outras mazelas.
Tudo herança da adm. do pilantra do Peter.
Washington,
A abordagem sobre o torcedor está muito boa.
ST
Matéria diz que Flu não pode jogar no estádio do América porque um alvará venceu dia 17 de abril.
Será que ninguém sabia disso?
Enquanto isso mais um prejuízo na quinta no maraca.
Prejuízo acumulado no maraca se aproximando de 2 milhões.
Fica dificil acreditar que essa falta de alvará seja a principal razão.
Conta para nós gestão, o que falta para jogar lá e fugir do prejuízo do maraca?
ST
Faltam cérebros… faltam cérebros… pelo jeito somente existem latrinas.
SSTT
Tudo a ver com a águia americana (do norte), e nada com a americana (do sul). O ‘simbolismo’ soa latente à medida que de águia para urubu é só trocar a cor da plumagem.
Tô brincando, hein
Leva a mal não mas, depois das três sapatadas que o Renato deu no nosso Abel, se sou eu, peço o boné e vou me reciclar em Ipanema!
Perdeu a primeira daquele jeito…
Perdeu a segunda com a desculpa de um homem a menos…
E foi amassado na terceira!
AMASSADO!
***
Prá piorar tivemos presidentes em sequência, inclusive o atual, que não entendem porra nenhuma de futebol.
Não sabem ver e dizer se esse jogador joga bola ou se não joga nada.
Como as contratações em 2016 foram um desastre, o Abad está mal parado.. Tem, do seu lado esquerdo, como vice de futebol, um cara que diz que só aceita conversar sobre a venda do Wendel se a oferta for de €15 mi prá cima! Depois de dizer isso será que espera que alguém ofereça mais de €15 mi?
E do seu lado direito, um gerente chamado Alexandre Torres, que seria o cara que está vendo quem poderia vir prá resolver.
***
De presidente estamos mal…
De assessores, meu Deus…
E no comando um cara que entende de vinho prá cacete!
De vinho eu tenho duvida, ele tem cara é de cachaceiro,
mas de e$quema ele é bom.
O Luiz, pode reparar quando chega determinado momento da partida, o time está perdendo e ele coloca o Pedro com o Dourado contando com os cruzamentos certeiros dos laterais do estilo Dacroce.
Ainda coloca o Reginaldo na área ou o Henrique e aí seja o Deus nos acuda.
ST.
Deve ser para derramar o vinho no… e sorver…
SSTT
Também acho que já passou da hora dele entrar, prezado Wash..falei só em relação aos dois já conhecidos. E acho pouco provável que o Abel coloque outro garoto nesse time ‘juvenil’. Se o Flu não contratar jogadores ‘cascudos’, essa garotada não vai segurar a barrar não…
Em um comentário abaixo, falei ao Guilherme que já estou considerando o Abad um dos piores presidentes da história do Flu. Aí fui dar uma olhada na relação de todos os presidentes e também algumas reportagens sobre vários deles, para não ser injusto, pq poucas coisas me irritam mais do que injustiças…
se eu, à distância, sem frequentar o clube, sem conhecer ninguém pessoalmente, sem ‘torcer’ pra nenhum deles e sem ABSOLUTAMENTE NENHUM interesse, como eu sei q tem (poder, ingressos, frequentar piscinas, parques, etc…) tivesse que citar os 4 piores apenas pelo que acompanho do ‘currículo’ e pela história deles, citaria os srs. Álvaro Barcelos, Gil Carneiro, Peter e Abad… sem ter absolutamente nada pessoal contra eles…apenas a ‘performance’ como presidentes do meu clube de coração. Os dois primeiros quem é da antiga, vai saber pq. O Peter por conseguir ‘rebaixar’ um clube com a maior folha salarial do continente, ‘comemorar’ a ida para a segundona e trazer de volta toda aquela história de ‘paguem a série b’…e o Abad, primeiro pq mentiu pra torcida dizendo q traria 4 jogadores para serem titulares (Sornoza e Orejuela não contam), por dizer q não sabia da situação mesmo sendo presidente do Conselho Fiscal e por estar apequenando o clube cada vez mais.
Aí, eu comecei a pensar… será que se a torcida tricolor tivesse tomado uma atitude, cobrasse e ‘exigisse’ as saídas dos srs. Gil Carneiro (inimigo mortal de futebol, e que depois da casa arrombada veio a sair) e Álvaro champagne Barcelos (sem comentários), o Fluminense teria essa página vergonhosa na sua história?
É ‘normal’ aplaudir, concordar e se conformar com tudo de ruim que esses caras de hoje estão fazendo no Fluminense há quase 5 anos? Só o fato da gente discordar disso, nos transforma em pessoas ruins, de má índole e até maus-caracteres ?
Nando, mesmo com o título de 95, o Arnaldo Santiago também tem sua parcela de responsabilidade nas mazelas que acompanham o Fluminense há muito tempo.
A conta deve ser dividida com o Horcades que patrocinou a contratação de muitos ex jogadores e sua administração deixou a bancarrota o Fluminense em muitos momentos.
ST.
Senhores Nando e Jacques Limonta,
por dever de hombridade, informo a V.Sas. que acabei de bloquear seus nomes em meu endereço no Terno e Gravatinha.
Desta forma, seus comentários não mais aparecerão em minha página no blog.
Então, poupo-me do dissabor de continuar exposto às suas provocações.
E, da mesma forma, os estou poupando de receberem minhas respostas.
Se quiserem fazer-me um especial favor, providenciem a contrapartida, bloqueando-me em suas páginas.
Assim, vocês se juntam ao Fluto, formando o trio por mim bloqueado.
Fluto, Jacques Limonta e Nando.
Belíssimo trio !
Lamento.
Bem que tentei .
Mas conclui que é melhor assim .
17:05 > 17JUN
Há há.
Me sinto lisonjeado.
Ainda no primeiro mandato do PS, quantas e quantas vezes ouvíamos ele se gabar de vir das arquibancadas. Só não disse qual e foi o que foi na condução do Fluminense tendo inclusive a marca de um rebaixamento na sua gestão???
Outro desastre que ele cometeu foi a de acumular a vice presidência de futebol e o estabelecimento de contratação de técnicos mea boca dentro da realidade salarial do Fluminense. Nem estou a mencionar a contratação do R10 já aposentado e outros.
O engraçado foi o Abad usar o mesmo discurso que ele também veio das arquibancadas e que faria uma presidência diferente no Fluminense. Aliás alguém sabe quando ele realmente vai assumir a presidência do Fluminense que até agora não conseguiu um patrocinador master e trazer um reforço que seja por empréstimo e para piorar com o brasileiro em andamento???
Fora ‘abade’!
Fora Flu ócio!
Volta Cava!
Volta Orejuela!
Qualquer um no lugar do ‘Lebron’!
Poucas vezes nos últimos anos vi o Fluminense tão inferior ao framerda. Tem gente falando em ‘milagre’ (pra variar).
Perguntar não ofende: se o Flu perder a terceira (novamente) em sequência, vão acontecer aplausos da torcida, parabéns, a frase ‘enfrentamos um grande time’ e a palavra ‘complicado’ proferida pelo nosso querido Abelão?
E PCA…o ‘nosso’ inesquecível craque Carlos Alberto Pintinho fará aniversário daqui a uma semana. Vc gostaria de dar um grande abraço no pintinho, amiguinho?
Nando, faltou chamar de volta o artilheiro Fred. Amiguinho, que papo furado é esse de perder para mulambo? Nando, lembre-se do nosso pavilhão… VENCE O FLUMINENSE.
Volta Cava???
VAZA CAVA!!!
No abraço ao pintinho quem vai entrar na fila 03X é o Queens
Saracoteia, eunuco!
Finalmente a torcida fez um manifesto contra está diretoria de merd@.
Ailton e Eduardo foram vendidos.
Resta só saber por quanto?
E o Fluminense levou quanto?
E o dinheiro foi pra onde?
E o Marlon?
Já receberam?
Já gastaram?
Onde?
Frederico Zanitti,
Vc sim!
Falou em nome de todos e o fez com muita propriedade!
Clap, clap, clap…
Os três mosqueteiros poderiam se juntar e criar um blog denominado “O maravilhoso mundo cor de rosa tricolor” e ficarem só por lá se auto-elogiando.
Seria um bem enorme para o Blog do JG.
ST
Tem dois que até são divertidos, tem como ‘brincar’, mas um realmente se acha o ‘dono da verdade’, quer falar em nome de todos (sempre foi assim), trata futebol como a coisa mais importante do mundo e não aceita divergências.
Sua idéia é fantástica (como diria o Abel) ..poderiam ciar um blog onde só haveriam maravilhas e elogios. O complicado é que , provavelmente, só os 3 participariam.
No carioca ainda eu arriscava um prognóstico para um coisa ruim x Fluminense.
Errei numa delas em virtude daquela falha bisonha do R Chaves.
Agora no brasileiro a realidade é totalmente adversa.
Na tabela eles estão atrás do Fluminense no quesito vitórias.
Será uma partida de confronto direto e pela lógica muitos devem apontar o coisa ruim como favorito em virtude do momento melhor que eles vem tendo.
Resta saber se o Fluminense pode se aproveitar para buscar a vitória e assim se recuperar no brasileiro.
Mas as falhas individuais e os equívocos que o Abel vem cometendo ao não ler o decorrer da partida, estão determinando os resultados dentro de campo que estão começando a ser desfavoráveis ao Fluminense e que tem de ser revertido o quanto antes, sob pena da vaca ir pro brejo cedo.
O principal são os equivocos do Abel, não é a praia dele ‘ler’ o jogo.
Ele tem que sair da condição de tecnico já,
tem que virar assistente dessa direção de merda.
Coloquem um técnico de verdade, Abel vai rebaixar o Flu, não sabe trabalhar com garotos é um motivador apenas isso não sabe escalar nem substituir quando a diretoria vai acordar.
Onde assino???
Ele só está como tecnico, porque é uma situação de conforto pra essa diretoria de merda. É um cara que bate de frente com a imprensa, adula a torcida, achando que somos bobos, que chama pra ele a responsabilidade de coisas que nada tem a ver com o cargo dele e vai deixando os diretores na sombra e agua fresca.