Justo tropeço no Sul

Na noite trágica do Flamengo na Libertadores, o Fluminense sofreu também um duro golpe na Copa do Brasil.

Pela terceira vez seguida, o Rubro-Negro deixa a Taça precocemente, ainda na fase de grupos; o Tricolor terá que cortar um dobrado no Rio de Janeiro para não repetir 2016, quando não conseguiu avançar às quartas de final.

Viva mesmo a dupla Fla-Flu está é na Sul-Americana, competição que o time de Zé Ricardo acaba de adentrar, por não ter conseguido chegar à fase de mata-mata da Liberta, como é carinhosamente chamada pelos brasileiros.

Dependendo do sorteio, podem até reeditar um confronto pela copa internacional, como já aconteceu em 2009, a primeira entre eles num torneio da Conmebol. Naquela, o Tricolor passou não apenas pelo rival, como avançou até a decisão.

A derrota por 3 a 1 para o bom time do Grêmio, na Arena Sul, não é irreversível. Um placar de 2 a 0 no Maracanã classifica o Flu.

Apesar da destacada atuação de Wendel (foto), de novo não esteve bem o meia equatoriano Sornoza, que deverá subir de produção quando Gustavo Scarpa estiver mais bem condicionado e adaptado em seu retorno aos gramados.

Além dele, Richarlison (muito afobado), Henrique Dourado (errou bem mais do que acertou) e Marcos Júnior (vem jogando mal partida sim, outra também) não conseguiram dar ao time a dinâmica de jogo envolvente de outras jornadas.

Como consequência, o time foi pressionado no segundo tempo e, com muitos erros defensivos, viu Lucas Barrios, com dois gols, deixar o Grêmio em vantagem considerável.

Mas nesta Abel bobeou. Mesmo com o Flu encontrando forte resistência, o técnico demorou a mexer no time, que visivelmente não conseguia sair da encruzilhada.

Quando o fez, as entradas de Scarpa, Maranhão e Calazans (enfim, voltou a ser relacionado), contudo, não mudaram o panorama da partida.

O 3 a 1 acabou se revelando um placar justo, e o Flu agora vai ter de se mobilizar para reverter o placar no dia 31 de maio.

Se conseguir, terá tom heroico.

Se não, é compreender as dificuldades momentâneas, tocar o bom trabalho e seguir a vida no Brasileiro, na Sul-Americana e na Primeira Liga.

_____________________________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/