Pra conta

O Fluminense empatou mais uma no Campeonato Brasileiro porque tem um elenco menos qualificado do que o do Cruzeiro e um dos mais enxutos da competição, razão por que vai sempre lamentar a ausência de qualquer um de seus titulares, na atual conjuntura tricolor, andorinhas que fazem sim um verão – casos dos lesionados meia equatoriano Sornoza e do artilheiro Henrique Dourado.

Esbarrou ainda na boa atuação de Thiago Neves, campeão brasileiro e vice da Libertadores pelo clube, que teve participação direta no gol da Raposa, ao servir Sassá, finalizando ainda outras duas vezes contra o gol de Júlio César – isso só no primeiro tempo, porque, no segundo, o meia ainda acertaria a trave.

Desta vez, nem a entrada de Calazans no lugar de Pedro mudou o panorama do Fluminense, que teve muita dificuldade de sair e propor o jogo – em parte também por conta de sua formação original, com três volantes, Marlon Freitas, Orejuela e Wendel.

O empate se deve também ao sempre regular Wendel e a Richarlison, que ascende de novo na temporada, depois de quase ter se transferido para o Palmeiras, há pouco mais de um mês. Não à toa, foi da dupla a jogada que resultou no gol tricolor antes do intervalo – o primeiro pela bela esticada, e o segundo pela cobrança perfeita do pênalti, que ele mesmo sofreu.

Quando fez as vezes de pivô, Richarlison também serviu bola açucarada para Gustavo Scarpa, mas sua má fase perdura faz tempo – de frente para o goleiro Fábio, desperdiçou a bola que daria a segunda vitória consecutiva ao Flu no campeonato.

Seria o desfecho perfeito para as comemorações dos 115 anos de fundação do clube, completados nesta sexta-feira, 21 de julho.

Pioneiro em quase tudo no futebol brasileiro, o Fluminense acrescenta mais um feito ao seu currículo – é o primeiro clube do mundo a disputar um campeonato nacional profissional com um time de juniores.

E com um detalhe: quase ao fim do primeiro turno, mesmo nestas condições, está a apenas dois pontos da zona de classificação para a Libertadores.

Parabéns, Gigante!

______________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/