Cheirando mal

A primeira quinzena de janeiro encerrou com o anúncio da contratação de Gustavo Scarpa pelo Palmeiras – valendo-se de uma liminar concedida pela Justiça ao jogador – e, à noite, com a despedida desonrosa do Fluminense na Florida Cup, derrotado por 3 a 1 para os equatorianos do Barcelona.

O clube tenta respirar em meio à chuva de fatos negativos que acompanham seu noticiário – muitos por conta de erros administrativos, como os processos de atletas dispensados com contrato em vigor –, e o time volta ao Brasil com a descrença da torcida na bagagem.

Desta vez, nem o velho discurso de que a equipe ainda está em fase de preparação serve como muleta. O Fluminense tem um elenco enxuto, limitado do ponto de vista técnico e emocionalmente mexido, devido aos inúmeros problemas que acompanham o seu dia a dia.

Custo ainda a crer que a diretoria não vá se mexer ante tal cenário. Será que não aprenderam nada com os erros da temporada passada? Por enquanto, os mandatários tricolores vêm cumprindo à risca o manual dos rebaixados.

A carência é tanta que nem mesmo para o anêmico Estadual o elenco parece o bastante. O time estreia quarta, às 16h30, contra o Boavista, com um time alternativo, embora isso soe até como uma brincadeira, já que nem bem com uma formação titular o Flu conta hoje.

Da experiência nos Estados Unidos, nota-se que Abel, por falta de opção, optará, ao menos para este começo de ano, por uma formação com três zagueiros (Marlon e Gilberto, que atuam como alas, farão a recomposição ao lado do trio) e uma linha de três no meio, provavelmente formada por Douglas, Richard e Sornoza, embora Jadson e o menino Ibañez, zagueiro de origem, também tenham agradado ao treinador.

Com a indefinição sobre o futuro de Henrique Dourado, o ataque segue sendo uma incógnita. A princípio, só Marco Júnior, autor do gol tricolor contra o Barcelona, parece garantido.

É o que o Flu tem para hoje. Parece bem pouco.

E é.

________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/