Alegre e de óculos

A revista Placar ainda se chamava Placar Mais quando Romerito venceu o bigodudo goleiro Rafael e garantiu a primeira vitória do Fluminense sobre o Coritiba no Couto Pereira, em 1988, naquela que ficou conhecida como a segunda edição da Copa União, vencida pelo Bahia, que parou o time dirigido por Sérgio Cosme na semifinal.

Vinte e quatro anos se passaram até que o Flu obtivesse novo êxito sobre o Coxa em seu estádio. Naquele 5 de agosto de 2012, Coritiba 0 x 2 Fluminense foi disputado, como agora, na 14ª rodada do Brasileirão. A nota triste daquela partida foi a lesão de Deco, que o afastou quase por todo o restante da competição. O meia luso-brasileiro só retornou quando o Tricolor já havia se tornado tetracampeão, no jogo das faixas, contra o Cruzeiro, no Engenhão.

De tão raras, vitórias do Flu dentro do Couto Pereira podem ser lembradas assim, apenas puxando pela memória. Ou de binóculos, como fez o lateral Léo na comemoração de seu gol, o segundo da vitória por 2 a 1.

Tal observação dá a medida da importância do triunfo tricolor no domingo, que, por seu elenco enxuto, será lembrado mais pelos jogadores que não atuaram, como o zagueiro capitão Henrique, o atacante Wellington Silva (quase de saída outra vez para a Europa), além do artilheiro Henrique Dourado, do que propriamente pelos que estiveram em campo, casos dos ases Wendel, Gustavo Scarpa e Richarlison, que marcou um gol de placa, após lindo giro e chute de rara categoria no ângulo direito do goleiro.

Substituídos por lesão, Reginaldo (coxa) e Nogueira (tornozelo) engrossaram a lista de jogadores no Departamento Médico – 11. Não deverão ficar fora tanto tempo quanto Deco, em 2012. Mas a coincidência em série faz da situação infeliz um cenário tragicômico para Abel, que apenas sorri, resignado.

Sem a dupla, Frazan e Orejuela seguraram a onda e a pressão na reta final, já que Henrique Almeida, que desperdiçou um pênalti no início numa cobrança de dar inveja a Roberto Baggio, havia diminuído pouco antes do intervalo.

Com o Flu também muito alterado, pode-se dizer que os três pontos foram arrancados na superação, na camisa encharcada de suor de uma garotada que oscila, mas que sempre deixa o máximo em campo.

O Fluminense fechou a rodada em décimo, a apenas dois pontos do sexto colocado, o Botafogo, que venceu o Sport no encerramento da rodada, segunda à noite.

Recebe o Cruzeiro, quinta, dos ex-tricolores Thiago Neves e Rafael Sóbis (este, suspenso). Para buscar sua sexta vitória, terá o retorno de seu xerife e de Dourado, que agora tem a companhia de Jô, do Corinthians, na artilharia (nove).

Emplaca mais essa, Fluzão!

______________________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/

Leia também as opiniões deste colunista no portal NETFLU: http://www.netflu.com.br/author/joao/