A imagem do ano

Vem da Arena Condá a imagem esportiva mais tocante, significativa e emblemática de 2017, na opinião deste Blog do Flu – Terno e Gravatinha.

Cinco dias depois de a tragédia com o voo da Chapecoense ter completado um ano, os atletas sobreviventes Follmann, Neto e Alan Ruschel emocionaram o Brasil e o mundo após a vitória sobre o Coritiba, na última rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o ex-goleiro ao volante de um carrinho de maca, diante de uma plateia extasiada, o trio comemorou a classificação de uma então esfacelada Chape para a Libertadores de 2018, obtida já nos acréscimos.

Mas não era propriamente uma volta olímpica aquela.

Ao optarem pela mais legítima das ambições – serem felizes –, Follman, Neto e Ruschel celebravam ali a maior reviravolta de suas vidas.

O renascimento.

O destino parece mesmo uma questão de escolha.

Demais!

***

Ao dispensar oito jogadores que representarão uma economia de R$ 20 milhões/ano, o Fluminense iniciou acertadamente a reformulação do seu futebol.

Entre os nomes anunciados – Diego Cavalieri, Henrique, Wellington Silva (lateral), Marquinho, Artur, Robert, Higor Leite e Maranhão –, discordo apenas da saída do capitão tricolor, ainda que seu salário esteja entre os mais altos do elenco.

Diferentemente de outros que vêm onerando a folha do clube sem apresentar bom desempenho, como Cavalieri e Marquinho, Henrique, por sua liderança e experiência, foi um dos poucos que se salvaram na defesa tricolor em 2017.

Sem ele, caso ninguém chegue, Abel contará apenas com Renato Chaves e Gum entre os jogadores mais rodados no setor.

Até a reapresentação do elenco, no dia 3, e o embarque para a Florida Cup, 9, outras novidades deverão ser anunciadas.

***

Feliz 2018, leitor! Muito obrigado por mais um ano juntos neste nosso cantinho – e olha que já faz tempo.

Em maio de 2017, o Blog do Flu – Terno e Gravatinha completou uma década no ar, contado o tempo em que esteve hospedado nos portais G1 e NETFLU.

Uma vida!

Alimentada por você, a quem agradeço e desejo um ano de paz.

Um 2018 mais suave ao nosso Flu e a todos os brasileiros.

Até lá!

________________________________________________________________________

E-mails para esta coluna: joaogarcez@yahoo.com.br

Curta a nossa fanpage: https://www.facebook.com/BlogTernoeGravatinha/